Identification
Personal identification
- Full name
- Hugo Soeiro Sanches
Citation names
- Sanches, Hugo Soeiro
Author identifiers
- Ciência ID
- D81B-D8EF-FAD4
- ORCID iD
- 0000-0002-5410-9920
Websites
- https://www.esmae.ipp.pt (Professional)
- www.surunyo.com (Personal)
Knowledge fields
- Humanities - Arts
- Humanities - Other Humanities
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
- Humanities - Arts - Art history
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
German | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
Galician | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2014
Concluded
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Major in Especialidade: Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
""Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do
MM 229 da Universidade de Coimbra" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2009 - 2012
Concluded
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Ornamentação na música de Weiss - estudo para uma abordagem sistemática" (THESIS/DISSERTATION)
|
19 |
2006 - 2009
Concluded
|
Música variante Música Antiga - Alaúde (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
20 |
2004 - 2005
Concluded
|
Psicologia da Música (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
|
17 |
1994 - 2000
Concluded
|
Licenciatura em Música, Variante de Instrumento - Ramo Cordas (guitarra) (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
17 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/07/01 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2019/09 - Current | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - 2019 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013/10 - 2017/09 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2009/10 - 2013/09 | Assistant (University Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01/01 - Current | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Researcher
Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2014 - Current | Mundos e Fundos
Principal investigator
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Newsletter article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Artistic / Performance
Audio recording |
|
Musical performance |
|
Sound design |
|
Video recording |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/11/12 | Mel e Ouro - Os mundos poéticos dos cartapácios seiscentistas de Santa Cruz de Coimbra | X Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/23 | Cânone, Marginalidade e Contexto - (re)cartografando e (re)interpretando a música do passado | I Simpósio Brasileiro de Musicologia – SiBraM
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) & Universidade Federal do Paraná (UFPR). (Plataforma digital, Brazil)
|
2019/11/08 | De fuego, y yelo. Os elementos da construção retórica dos discursos poético-musicais nos séculos XVI e XVII. | Jornadas Mundos e Fundos 2019
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/11/07 | Ensaladas, Romances e Vilancicos. Um breve olhar sobre a poesia cantada na Península Ibérica nos Séculos XVI e XVII | II Seminário de História da Música - A música de Coimbra e Lisboa do século XVI A XVIII
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2018/10/26 | Romances, vilancicos e ensaladas: Uma viagem pela poesia ibérica cantada nos séculos XVI e XVII | Jornadas Mundos e Fundos 2018
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/01/13 | Som, palavra e emoção - a música, os seus textos e os seus contextos | A literatura e as outras artes
Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Uma Enselada Ibérica: os fluxos poético-musicais no espaço peninsular antes e após Alcácer Quibir | ALCÁCER QUIBIR: margens e contra-margens Colóquio internacional
FCSH Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Universitário Militar (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/27 | Para além do som - a dimensão política e a caracterização de tipos sociais na música de santa cruz de coimbra (ca. 1650) | Jornadas Mundos e Fundos 2017
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Exploring the evidence of the compositional process in 17th century Portuguese vernacular repertoire - the case study of a romance in Musical Manuscripts 229 and 235 of the Coimbra University General Library. | Tracking the Creative Process in Music 2017
University of Huddersfield/IRCAM (Huddersfield, United Kingdom)
|
2017 | Viva Zoão IV! - a música de Santa Cruz de Coimbra no contexto da Restauração da Independência. | VII Festival Internacional de Polifonia Portuguesa - Seminário: O BARROCO E A POLIFONIA EM PORTUGAL
Fundação Cupertino de Miranda (Coimbra, Portugal)
|
2017 | "Vindes de guerra ou de paz? - as difusas fronteiras entre devoção, política e teatro na música de Santa Cruz de Coimbra." | Encontro Académico - III Festival Portingaloise 2017
Portingaloise (grupo de investigação e performance em dança histórica) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2017 | Som, Palavra e Emoção - Retórica e teoria dos afectos no barroco musical. | IV Festival Internacional de Guitarra de Braga
(Braga, Portugal)
|
2016 | O voo dos Surunyos - Comunicando o Passado ao Presente. | PORTINGALOISE - FESTIVAL DE INVERNO Curso e Encontro Académico de Danças Antigas
Portingaloise (grupo de investigação e performance em danças históricas) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2016 | Del Archivo al Mundo - Estudio y interpretación de la música vernácula de Santa Cruz de Coimbra | Congresso "Musicología aplicada al concierto: los estudios sobre performance en acción"
Universidad Internacional de Andaluzia (Baeza - Espanha, Spain)
|
2016 | Rasuras, borrões e transformações - Evidências do processo composicional no romance Bullicioso entre las flores. | Mundos e Fundos 2016: Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015 | Concordâncias e discordâncias - Tentando montar o puzzle do MM 229 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra |
(Portugal)
|
2013 | Ornamentação na música para alaúde da primeira metade do século XVIII - autoridade versus individualidade | ENIM 2013 - Terceiro Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
|
2013 | Celebrando John Dowland - generalidades e singularidades da Era Dourada de música para alaúde em Inglaterra | Jornadas “Mundos e Fundos” 2013
CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012 | A Investigação Vista Pelo Intérprete. Ornamentação na música de Silvius Leopold Weiss – estudo para uma abordagem sistemática | Jornadas “Mundos e Fundos” 2012
CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/09 - 2020/12 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Música (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Autenticidade no Barroco: uma abordagem preliminar à Performance Musical
Supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de
los afectos
Co-supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2019/04/30 | XVI Curso Internacional de Música Antiga de ESMAE
XVI ESMAE Internacional Early Music Course (2019/04/14 - 2019/04/18)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017/10 - 2018/02 | XV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
XV ESMAE International Early Music Course (2018/02/11 - 2018/02/15)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/10 - 2017/04 | XIV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
XIV ESMAE Internacional Early Music Course (2017/04/07 - 2017/04/12)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/10 - 2016/04 | XIII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
XIII International Early Music Course ESMAE/ESML (2016/03/28 - 2016/04/02)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2014/10 - 2015/04 | XII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
XII International Early Music Course ESMAE/ESML (2015/03/27 - 2015/04/01)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/07/30 | Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
President of the jury
|
Carlos Sánchez Leonardo (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/02/19 | Videojogos e desenhos animados como veículo da música clássica
Supervisor
|
Beatriz Moreira Carneiro (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/02/19 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
Supervisor
|
Pedro Jorge Marques e Silva Nunes Martins (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/06/12 | Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de casos com as bandas de quatro concelhos.
(Thesis) Arguer
|
Bruno César Pinto Madureira (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/04/23 | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos hacia nuevos paradigmas
O gesto e a guitarra clássica: Prolegomena para novos paradigmas
(Thesis) Main arguer
|
Alfonso Aguirre Dergal (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019/10/03 | Charamelas e Trombetas: Em torno da música na cronística portuguesa dos finais da Idade Média
https://hdl.handle.net/10216/123145
(Thesis) Main arguer
|
Ana Maria Santos Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/16 | Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa
(Thesis) Main arguer
|
Veronica Febbi (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | El fagot obligado en las óperas de Agostino Steffani (1654-1728): Análisis y edición crítica
(Thesis) Main arguer
|
Jose Arsenio Rueda Ocaña (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: Los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de los afectos | Moisés Maroto García (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | A viola da gamba e os temperamentos históricos - para um método de afinar a viola da gamba
(Thesis) Main arguer
|
Xurxo Lois Varela Díaz (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2020/09/03 - Current | Diálogos Musicais | |
2020/07/05 - Current | A coffee with... | Michael Thallium |