Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- António Manuel Correia Henriques
Nomes de citação
- Henriques, António
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D81A-B778-C2AD
- ORCID iD
- 0000-0003-0524-6395
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2018
Concluído
|
Education (Doutoramento)
Especialização em History of Education
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"A heritage intrigue. Excursion to the most valuable and educational monuments of art and architecture in the company of the
deputies of the Portuguese nation between 1820 and 1910" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and praise |
1995/09/04 - 1996/09/30
Concluído
|
Post-graduate course in Journalism (Especialização pós-licenciatura)
Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal
|
|
1988 - 1992
Concluído
|
History, specialization in Archaeology (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Educação - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Instituto de Educação - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - Atual | Communication office Main area: Education and heritage in architecture | Departamento de Comunicação Área principal: Educação e herança cultural em arquitetura | Ordem dos Arquitetos , Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | ||
1995 - 2007 | Journalist - Specialization in history and cultural heritage | Jornalista - Especialização em história e herança cultural | Jornal Expresso, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2013 | From pupil to artist: inventiveness, status and heritage in the history of art education in Portugal (1780-1983) | De aluno
a artista: as dinâmicas da inventividade, do estatuto e da herança na história do ensino artístico em Portugal (1780-1983)
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
Investigador
Instituto de Educação - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2013 | A heritage intrigue. Excursion to the most valuable and educational monuments of art and architecture in the company of the
deputies of the Portuguese nation between 1820 and 1910 | Uma intriga patrimonial. Excursão aos mais valorosos e educativos
monumentos de arte e arquitetura
SFRH/BD/47640/2008
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/09 | On academic writing at the University | Sobre a escrita académica na Universidade | Forum-Cafe (Young Researchers)
Young Researchers Forum, Institute of Education, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2022/07/14 | On the practice of research writing in university training | Sobre a prática da escrita de pesquisa na formação universitária | 1st International Conference on Education and Training. Thinking Education in Transition Times
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2021/10/12 | A discreet glance: the invention of cultural heritage under the liberal monarchical regime as technical learning, educational value and peoples veneration | Um rasgo discreto: a invenção da herança cultural sob o regime monárquico liberal como aprendizagem técnica, valor educativo e veneração dos povos | Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820 (CBR1820) | International Congress ¿ Bicentenary of the 1820
Revolution (CBR1820)
Assembleia da República, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2021/07/20 | To educate the constituent man: primary education as the basis for the survival of the parliamentary regime in the proposals offered to deputies of the Portuguese nation (early 19th century) | Formar o homem constituinte: a educação nacional como base da sobrevivência parlamentar e eixo de uma identidade patriótica no discurso dos deputados da nação portuguesa durante o século XIX | XIV Congresso Ibero-americano de História da Educação (CIHELA 2021) | XIV History of Education Ibero-American Congress (CIHELA
2021)
HISTEDUP - Associação de História da Educação de Portugal (Lisbon, Portugal)
|
2019/09 | "Schools are very bad and there is a great lack of education". Analysis of the Portuguese parliamentary archive, construction of documentary series and discursive production on education as a propagator of cultural heritage between 1820 and 1910 | ¿As escolas estão muito más e há muita falta de educação¿. Análise do arquivo parlamentar português, construção de série documental e produção discursiva sobre a instrução como propagadora da herança cultural entre 1820 e 1910 | IX Encontro Ibérico de História da Educação | IX Iberian Meeting of History of Education
Associação de História da Educação de Portugal e Sociedad Española de Historia de la Educación (Braga, Portugal)
|
2012/04/04 | From pupil to artist: Inventiveness, status and heritage in the history of art education in Portugal (1780-1983) Jorge Ramos do Ó (coord.), Ana Luísa Paz, António Henriques, Catarina Martins, Tomás Vallera | De aluno a artista: as dinâmicas da inventividade do estatuto e da herança na história do ensino artístico em Portugal (1780-1983) | II Encontro Nacional de Educação Artística | II National Meeting of Artistic Education
Universidade do Porto - Faculdade de Belas Artes
|
2012 | Being and Having: Identity and Heritage in Pedagogical Discourses (Mid 19th century - Mid 20th century) | Ser e Ter: Identidade e Património nos Discursos Pedagógicos (meados do século XIX - meados do século XX) | IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE 2012) | IX Luso-Brazilian Congress of History of Education (COLUBHE
2012)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisbon, Portugal)
|
2011 | What it means to talk about monuments. Speeches about heritage in the Chamber of Deputies (1821-1910) | O que falar sobre monumentos quer dizer. Discursos sobre o património na Câmara dos Senhores Deputados (1821-1910) | II Fórum de Jovens Investigadores | II Forum of Young Researchers
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisbon, Portugal)
|
2011 | A desire called heritage | Um desejo chamado património | Jornadas Europeias do Património | European Heritage Days
Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico/Artéria e Renovar a Mouraria
|
2010 | The school and the processes of construction of cultural heritage in Portugal (from the second half of the 19th century to the middle of the 20th century) | A escola e os processos de construção da herança cultural em Portugal (da segunda metade do século XIX a meados dos século XX) | I Fórum de Jovens Investigadores | I Forum of Young Researchers
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - 2013 | IV Young Researchers Forum | It aims to promote reflection and discussion on research projects underway within the scope
of the PhD in Education, in several areas of expertise | IV Fórum dos Jovens Investigadores (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012 - 2012 | III Young Researchers Forum | It aims to promote reflection and discussion on research projects underway within the scope
of the PhD in Education, in several areas of expertise | III Fórum dos Jovens Investigadores (2012 - 2012)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/20 - 2021/07/20 | Panel moderator | XIV History of Education Ibero-American Congress (CIHELA 2021) (Axis IV - State, educational policies and
identity building) | XIV Congresso Ibero-americano de História da Educação (CIHELA 2021)
Congresso
|
XIV Congresso Ibero-americano de História da Educação (CIHELA 2021) | XIV History of Education Ibero-American Congress (CIHELA
2021)
HISTEDUP - Associação de História da Educação de Portugal, Portugal
|
2012/07/04 - 2012/07/05 | Writing processes and blocks Jorge Ramos do Ó (coord.), Ana Luísa Paz, António Henriques e Tomás Vallera (colab.) | Processos
e bloqueios de escrita
Oficina (workshop)
|
Processes and Blockades in Writing
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/11/15 - Atual | The interview between journalism and investigation | A entrevista entre jornalismo e investigação | Licenciatura em Educação e Formação / Introdução à Investigação Educacional | Introduction to Educational Research (Licenciatura) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Member |
Distinções
Prémio
2018 | Prémio IE/CGD | IE/CGD Award | Award for best PhD thesis in Education (History of Education)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|