???global.info.a_carregar???
Sahra Kunz has an a degree in Fine Arts – Painting from the Fine Arts School in Porto (1997), A Masters degree in Sound and Image from the Portuguese Catholic University (2001) and a PhD in Drawing by the Fine Arts School at the University of the Basque Country in Bilbao (2011). She teaches several courses at the School of the Arts of the Portuguese Catholic University, including Drawing for Animation, Animation Theory, Animation Atelier, Animation Final Project and Dissertation. PhD Thesis and other publications available at: https://ucp.academia.edu/sahrakunz Sahra Kunz é licenciada em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (1997). Obteve o grau de Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2001). É doutorada em Desenho pela na Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco (Bilbao - 2011). Desde 1998 é docente no curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa, leccionando de entre outras, as disciplinas de Desenho, Desenho para Animação, Teoria da Animação, Atelier de Animação, Produção de Projecto Final de Animação e Dissertação. Tese de doutoramento e outras publicações disponíveis em: https://ucp.academia.edu/sahrakunz
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sahra Ursula Kunz Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Sahra Ursula Kunz

Identificadores de autor

Ciência ID
D71A-D387-DBA1

Websites

  • https://ucp.academia.edu/sahrakunz (Profissional)
  • http://www.artes.ucp.pt/docentes/sahra/ (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004 - 2011
Concluído
Desenho (Doutoramento)
Universidad del Pais Vasco, Espanha
"FORMAS BÁSICAS DE REPRESENTACIÓN Y EJERCICIOS DE APRENDIZAJE EN DIBUJO (Un estudio basado en la observación de un grupo de alumnos adultos)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2004 - 2005
Concluído
Diploma de Estudios Avanzados (DEA) (Pós-Graduação)
Universidad del Pais Vasco, Espanha
"Formas de Representación y Ejercicios de Aprendizaje en Dibujo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1999 - 2002
Concluído
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
"Vision Interface" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1992 - 1997
Concluído
Artes Plásticas Pintura (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2018/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009/01 - 2011/06 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2006/01 - 2008/12 Assistente (Docente Universitário)
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
2003/09 - 2005/07 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1998/10 - 1999/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

2018/09 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico
Universidade Catolica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/05 - 2018 Coordenação do Mestrado em Som e Imagem
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014/01 - 2016/02 Vice Directora do C.I.T.A.R.
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Outros

2013/09/18 - Atual Secretária do Conselho Científico
Universidade Catolica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/07 - 2018 Outra Situação (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Visualizing human motion with MoCap for CG animation with mixed technology/techniques". Trabalho apresentado em EVA London, Londres, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Mahou shoujo: From Japan to Global Phenomenon". Trabalho apresentado em CONFIA - 8th International Conference on Illustration and Animation, Viana do castelo, 2020.
    Publicado
  3. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Catarina Vieira. "Howl’s Moving Castle: Perspectives from Literature to Film". Trabalho apresentado em CONFIA 2017 - International Conference on Illustration & Animation, Esposende, 2018.
    Publicado
  4. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Sofia Lacerda. "Emulated Defects: adding physically accurate flaws on flawlessly rendered pixels". Trabalho apresentado em CONFIA 2017 - International Conference on Illustration & Animation, Guimarães, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Mara Ungureanu. "Persepolis (2007) – a simbologia no filme e na banda desenhada". Trabalho apresentado em CONFIA - Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, 2016.
    Publicado
  6. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Maria Beatriz Vigário Alves de Castro. "Hayao Miyazaki “A Viagem de Chihiro”". Trabalho apresentado em CONFIA - Conferência Internacional e Ilustração e Animação, BArcelos, 2016.
    Publicado
  7. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "The problem of Realism in animated characters – has the Uncanny Valley been crossed?". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação - CONFIA, Braga, 2015.
    Publicado
  8. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Definition of the main categories of errors in 'functional drawing'". Trabalho apresentado em CONFIA 2013, Porto, 2013.
    Publicado
  9. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Observations on the evolution of the contour line in animated characters". Trabalho apresentado em CONFIA 2013, Porto, 2013.
    Publicado
  10. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "The role of Drawing in Animated Films". Trabalho apresentado em CONFIA, Ofir, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ungureanu, Mara; Kunz, Sahra. "Hayao Miyazaki “A Viagem de Chihiro". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/23947.
    Acesso aberto
  2. Ungureanu, Mara; Kunz, Sahra. "Persepolis (2007) – a simbologia no filme e na banda desenhada". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/23948.
    Acesso aberto
  3. Kunz, Sahra. "The problem of realism in animated characters: has the Uncanny Valley been crossed?". (2015): http://hdl.handle.net/10400.14/19661.
    Acesso aberto
  4. Kunz, Sahra. "The role of Drawing in Animated Films". (2014): http://hdl.handle.net/10400.14/14644.
    Acesso aberto
  5. Kunz, Sahra. "Observations on the evolution of the contour line in animated characters". (2013): http://hdl.handle.net/10400.14/15072.
    Acesso aberto
  6. Kunz, Sahra. "Definition of the main categories of errors in “functional drawing”". (2013): http://hdl.handle.net/10400.14/15073.
    Acesso aberto
  7. kunz, sahra; CITAR. "Meta Maus - A look inside a Modern Classic review". (2012): http://artes.ucp.pt/citarj/article/view/52.
Artigo em revista (magazine)
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Meta Maus - A look inside a Modern Classic Review", CITAR journal, 2013, http://artes.ucp.pt/citarj/.
    10.7559
  2. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Easi", EASI - Revista anual de Som e Imagem, 2008, www.artes.ucp.pt.
Capítulo de livro
  1. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo. "Animação : história e métodos de produção". Portugal: Asociación Cientifica ICONO 14,
  2. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo. "Animação : história e métodos de produção". Portugal: Asociación Cientifica ICONO 14,
  3. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Quasi-real - the presence of the Uncanny Valley between animation and cinema". In Multidisciplinary Perspectives on New Media Art. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado
  4. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Ricardo Megre. "Animación: Historia y métodos de producción". In Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas, 0-0. Madrid, Espanha: ICONO14 / CITCEM, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Giannalberto Bendazzi. "Stereoscopy". In Animation: A World History: Volume III: Contemporary Times: 3, 343-344. Reino Unido, Reino Unido: Focal Press, 2015.
    Publicado
  6. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Drawing by Algorithm - Simple Thoughts". In Simple thoughts, 187-220. Ghent, Bélgica: MER. Paper Kunsthalle, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. Introdução ao Desenho: princípios, materiais e exercícios. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Using Motion Capture as Reference to Design Animation Avoiding the Uncanny Valley". Trabalho apresentado em Ciência 2019, 2019.
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz; Lacerda, Sofia Monteiro; Megre, Ricardo; Kunz, Sahra; Coelho, Joana Maria Sousa. "O Cachalote". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/26670.
  2. Kunz, Sahra; Cruz, André; Ramos, Luís António Gomes Tarrafa. "Production of 3D Animated Short Films in Unity 5 : Can game engines replace the traditional methods?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22820.
  3. Kunz, Sahra; Fontes, Maria Beatriz Ferreira Gomes Martins. "Relatório de projecto final "O Cachalote "". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23675.
  4. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Silva, Emílio Sérgio Moura Maia da. "Da modelação à mensagem : reprodução de um spot publicitário para o BMW M5". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23182.
  5. Kunz, Sahra; Teixeira, Ana Rita de Novais; Megre, Ricardo; Machado, Célia Aurora Lobo. "O Cachalote : relatório de projecto final da curta-metragem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23184.
  6. Kunz, Sahra; Cruz, André; Ramos, Luís António Gomes Tarrafa. "Production of 3D Animated Short Films in Unity 5 : Can game engines replace the traditional methods?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22820.
  7. Kunz, Sahra; Fontes, Maria Beatriz Ferreira Gomes Martins. "Relatório de projecto final "O Cachalote "". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23675.
  8. Kunz, Sahra; Ungureanu, Mara-Cristina. "“Persépolis” : da realidade ao filme de animação auto-biográfico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18138.
  9. Kunz, Sahra; Pinheiro, Ricardo Miranda. "Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19500.
  10. Kunz, Sahra; Dias, Joana Filipa Cunha. "Personagens atípicas no cinema de animação : do movimento à personalidade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19502.
  11. Kunz, Sahra; Pascoal, João Miguel de Matos. "“YouTube Killed the MTV Star” : Did Hip-Hop music videos become the blueprint for other genres of music videos in the digital age?". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19487.
  12. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Carneiro, Simão Pedro Vinheiras. "Personagens idosos animados : caracterização e movimento em estados emocionais básicos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19501.
  13. Kunz, Sahra; Lickfold, Beatriz Oliveira Duarte de Novais. "The portrayal of female characters in mainstream animation". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/19503.
  14. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Silva, Miguel Filipe Bastos. "A antecipação no cinema de animação 3D". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/18150.
  15. Kunz, Sahra; Paiva, João Pedro Tavares Medeiros. "The use of motion capture in non-realistic animation". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/18151.
  16. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Souza, Bruce Rodolfo de. "A expressão corporal e a evolução da animação em personagens inanimados". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/16429.
  17. Kunz, Sahra; Moura, João Garcia de Lima de. "Visual development as a tool for storytelling in animated feature films". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/16460.
  18. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Cunha, João Nuno de Oliveira e. "Desenvolvimento de um jogo physics-based em ambiente iOS". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17644.
  19. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Conceição, Sérgio Gil Pinheiro da. "Cel shading : história e aplicação do efeito 2D em Animação Digital". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16680.
  20. Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Sequeira, Fábio da Costa. "Direção de fotografia em visualizações arquitetónicas fotorrealistas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16469.
  21. Sá, Cristina; Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Pinho, Joana Mendes. "Concepção e criação de criaturas alienígenas para videojogos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16473.
  22. Sá, Cristina; Megre, Ricardo; Kunz, Sahra; Barbosa, Diogo de Paiva Brandão F.. "Concepção de estruturas geológicas para videojogos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16452.
  23. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Barros, Jorge Nuno Dinis de. "Modelação do rosto humano realista : animação por computador 2010/2011". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8045.
  24. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Megre, Ricardo; Alves, Ana Sofia Araújo. "Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador 2010/2011". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8048.
  25. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Duarte, Maria Helena Lima. "Mapeamento de texturas da pele de personagens humanóides". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.14/17943.
  26. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Costa, Joana Graciete Caetano. "O retrato dos relacionamentos amorosos no cinema de Woody Allen". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.14/16714.
  27. Barbosa, Álvaro; Kunz,Sahra; Teixeira, Vitor Manuel Cardoso. "Simulação e animação de água na Indústria Cinematográfica e dos efeitos visuais". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.14/16522.
  28. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Figueiredo, André Tiago da Silva. "A comédia física em personagens humanóides na Animação 3D". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.14/15956.
  29. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Sousa, João Domingos Pinho Alves de. "O drama nas curtas-metragens de animação". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.14/15970.
  30. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Pereira, Luís Pedro Veiga Dias Parada. "Rigging e expressões faciais". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.14/15978.
  31. Barbosa, Álvaro; Kunz, Sahra; Pinto, Pedro Henrique da Rocha. "Processos de produção de uma curta-metragem de de animação 2D tradicional". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.14/17859.
  32. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "Vision interface". 2001. http://hdl.handle.net/10400.14/9851.
Tradução
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. A decade of “Black & White”. Porto, Portugal: Citar Journal. 2013.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Gomes, Sahra Ursula Kunz. Cartaz do Festival Black and White.
  2. Gomes, Sahra Ursula Kunz. A lágrima.
  3. Gomes, Sahra Ursula Kunz. "O desterrado".
  4. Gomes, Sahra Ursula Kunz. 90 degrees.

Outros

Outra produção
  1. Ungureanu, Mara; Kunz, Sahra. 2016. Hayao Miyazaki “A Viagem de Chihiro. Hayao Miyazaki é conhecido por ser um dos animadores japoneses mais importantes do cinema, responsável por alguns filmes de animação mais belos e bem-sucedidos no Japão. Entre eles conta-se o seu maior sucesso: “A Viagem de Chihiro. Durante este trabalho abordar-se-á o percurso de vida do autor e de que forma a sua infância o influenciou nas suas obras, tornando-as tão especiais. É possível conhec. http://hdl.handle.net/10400.14/23947.
  2. Ungureanu, Mara; Kunz, Sahra. 2016. Persepolis (2007) – a simbologia no filme e na banda desenhada. A obra cinematográfica Persépolis (2007), de Marjane Starpi aborda uma temática autobiográfica. Desenrola-se durante o período da Revolução Islâmica, da guerra Irão-Iraque e do pós-guerra. Baseada na banda dese- nhada homónima, trata-se de uma obra visualmente rica em simbologia, e complexa no seu uso de referências visuais. Apresenta-se uma análise de diversos aspetos desta obra cinematográfica,. http://hdl.handle.net/10400.14/23948.
  3. Kunz, Sahra. 2015. The problem of realism in animated characters: has the Uncanny Valley been crossed?. When computer generated animation (CG) emerged in the early eighties, and because of technical limitations, the creation of animated characters that fell into the realm of what is known as the Uncanny Valley was not an issue. Early examples such as Lucasfilms The Adventures of André and Wally B. (1984) or Pixar’s Tin Toy (1988), the first CG animated short to win an Oscar, portrayed characters bas. http://hdl.handle.net/10400.14/19661.
  4. Kunz, Sahra. 2014. The role of Drawing in Animated Films. Abstract. Historically, the role of drawing in traditional animation was unequivocal. How has this role been affected or changed by the advent of computer animation, and the increasingly widespread use of digital tools in animation? Can the contemporary animator work exclusively with these digital tools and forego the use of drawing, or are these tools an extension of traditional drawing utensils?. http://hdl.handle.net/10400.14/14644.
  5. Kunz, Sahra. 2013. Observations on the evolution of the contour line in animated characters. From the viewpoint of Drawing Contour constitutes the line that defines and contains the shape and volume of any drawn object. From a perceptual standpoint, it is what distinguishes a shape from its background. In the past hundred years the contour line that defines animated characters has mutated through diverse styles, many of them a direct consequence of the technologies available at the time o. http://hdl.handle.net/10400.14/15072.
  6. Kunz, Sahra. 2013. Definition of the main categories of errors in “functional drawing”. Abstract. Traditionally, teaching drawing has been mainly centered on an artistic (stylistic) approach. Drawing teachers base their work on methods similar to those used in the fine arts. Notions such as composition, style and expressiveness are primary in the transmission of knowledge to the class. Because of this approach, when learning drawing students sometimes find themselves not quite graspi. http://hdl.handle.net/10400.14/15073.
  7. Gomes, Sahra Ursula Kunz. 2011. FORMAS BÁSICAS DE REPRESENTACIÓN Y EJERCICIOS DE APRENDIZAJE EN DIBUJO (Un estudio basado en la observación de un grupo de alumnos adultos). https://addi.ehu.es/handle/10810/12377.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DA ANIMAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS INTERACTIVAS EMERGENTES
Orientador
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Efeitos Visuais para Cinema Chroma Key e sua automatização
Orientador
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - Atual Personagens idosos animados – caracterização física e movimento em estados emocionais básicos
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Production of 3D Animated Short Films in Unity 5: Can Game Engines Replace the Traditional Methods?
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Sweet Bite
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 The Amazing Ordinary Man
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Ghiocel
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Ao Relento
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 A directa
Orientador
Som e Imagem (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 The Use of Motion Capture in Non-realistic Animation
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Visual Development as a tool for storytelling in animated feature films
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 The Evolution of the Visual Portrayal of Female Characters in Animation
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Personagens atípicos no cinema de animação: do movimento à personalidade
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 "Persépolis" - da realidade ao filme de animação
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 A song, a camera and an idea – Hip Hop music videos in the new decade (2010 – 2015)
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Night Fright
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Napoleon's Unsung Battle
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 A Helping Hoot
Orientador
Som e Imagem (Outra)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Estágio curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Evolução dos efeitos visuais digitais em filmes de imagem real
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento de um jogo physics-based em ambiente iOS
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Cel Shading: História e aplicação do efeito 2D em animação digital
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Iluminação Nocturna em Animação 3D: Do conceito à Composição de Imagem
Orientador
2011 - 2011 Lutas em Cinema de Animação Influências do Cinema de Acção Real
Orientador
2011 - 2011 The Railway Keeper – 3D Short Movie
Orientador
2011 - 2011 The Railway Keeper – 3D Short Movie
Orientador
2011 - 2011 A expressão corporal e a evolução da animação em personagens não humanos.
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 A antecipação no cinema de animação 3D
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 A Europa Imaginária no Cinema de Animação
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Direcção de fotografia em visualizações arquitectónicas foto-realistas
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Mapeamento de Texturas da Pele de Personagens Humanóides
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Simulação e Animação de Água na Indústria Cinematográfica e dos Efeitos Visuais
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Modelação de Humanóides para o Cinema de Animação
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 O Retrato dos Relacionamentos Amorosos no Cinema de Woody Allen
Coorientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Modelação Realista do Rosto Humano
Coorientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Estágio Curricular
Orientador
Som e Imagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Reino Maravilhoso: O Imaginário e o Cinema de Animação
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 A Comédia Física em Personagens Humanóides na Animação 3D
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 O Drama nas Curtas-Metragens de Animação
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Rigging e expressões faciais
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/04/23 - Atual Ink and Motion #1 International Conference on Animation and Comics This conference aims at constituting a pioneering cross-disciplinary platform in Portugal for a fruitful dialogue between the fields of Animation and Comics. Responding to a growing artistic and academic interest in these two media and to the new conceptual, practical and theoretical challenges they pose, we feel the need to provide a space for academics and artists to share ideas about these subjects. (2020/04/23 - 2020/04/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
1999 - 1999 Primeiras jornadas da L.M.C.C.
Conferência
Primeiras jornadas da L.M.C.C.
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Do movimento à narrativa: estudo da expressão corporal da personagem de animação Patrícia Isabel de Carvalho Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politecnico do Cavado e do Ave, Portugal
2017 “NODUS TOLLENS” Ana Filipa Barroso Costa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 The Player and the Character: Building Identity through Game Audio Mariana Vieira de Melo Costa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 Speech Emotion Recognition Through Statistical Classification Adelino Rafael Mendes Ferro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 El Rupe - Suite 3.14 Pedro Miguel Fernandes Ribeiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 Música Experimental: Conceitos, Formas, Contextos e Limites (Contributos para uma Percepção Alargada) Igor do Nascimento Lima de Almeida (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2017 Mass Participation in Art: Patterns and Unpredictability Luís Sarmento Ferreira (Doutoramento)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2015 Risco & Stroke: a experiência do ensino do design gráfico para a construção do indivíduo Maria Raquel Canedo de Sousa Morais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014 As Representações do Rir em Animação: Expressão Corporal e Facial da Personagem Cómica André Fernandes Abrantes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 Writing for the Player. Adapting a traditional screenplay into an interactive format Henrique Alves de Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2014 Una Mirada al Dibujo desde el paradigma del cuerpo humano - Técnica y procedimiento en la obra de Oswaldo Viteri: 1950-2012 Rosa Esther Revelo Potosi (Doutoramento)
Universidad del Pais Vasco, Espanha
2014 Conflicting Relationships Between Two Non-Antagonistic Animated Characters Tiago João Ramos dos Santos Monteiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 O simulacro numa curta-metragem de animação Rui Miguel Oliveira Barros Pinho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 Optimization of facial rigs for low budget production animated series José Maria Richardson Rebello de Andrade (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 Engagement in independent video games through narrative and character development Vasco Pires Prazeres (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 A Ilusão e o Poder da Imagem no Espectro do Hiper-Real ao Fantástico Daniel Henrique (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2013 A Europa Imaginária no Cinema de Animação Tiago Manuel da Silva Cruz (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 Evolução dos efeitos visuais digitais em filmes de imagem real Diogo da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 Desenvolvimento de um jogo physics-based em ambiente iOS João Nuno Cunha (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012 Cel Shading: História e aplicação do efeito 2D em animação digital Sérgio Gil da Conceição (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 A expressão corporal e a evolução da animação em personagens não humanos Bruce Rodolfo de Souza (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2011 Direcção de fotografia em visualizações arquitectónicas foto-realistas Fábio da Costa Sequeira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Mapeamento de Texturas da Pele de Personagens Humanóides Maria Helena Lima Duarte (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Simulação e Animação de Água na Indústria Cinematográfica e dos Efeitos Visuais Vítor Manuel Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 A Estereoscopia na Era Digital João Pedro Nogueira de Seabra (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Iluminação de Espaços Exteriores Virtuais João do Santos Rema (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Modelação de Humanóides para o Cinema de Animação Ângela Sofia Gomes Antunes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 O Retrato dos Relacionamentos Amorosos no Cinema de Woody Allen Joana Graciete Caetano Costa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Lutas em Cinema de Animação Influências do Cinema de Acção Real Ana Sofia Araújo Alves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Iluminação Nocturna em Animação 3D: Do conceito à Composição de Imagem Sofia Alexandra Dengucho Peixe (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Interacção de personagens do tipo Vilões com o público – Características Visuais e de Movimento Marcos Pinto Pereira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010 Modelação Realista do Rosto Humano Jorge Nuno Dinis Barros (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 Reino Maravilhoso: O Imaginário e o Cinema de Animação João Apolinário Paulino Mendes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 A Comédia Física em Personagens Humanóides na Animação 3D André Tiago da Silva Figueiredo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 O Drama nas Curtas-Metragens de Animação João Domingos Pinho Alves de Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009 Rigging e expressões faciais Luís Pedro Veiga Dias Parada Pereira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/05 - Atual Leonardo (1530-9282) MIT Press
2013/07/16 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts
2009/09/30 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/04 - Atual Fundamentos Multimedia Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012/07 - Atual Atelier de Cinema de Animação 1 e 2 Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012/07 - Atual Pré-Produção de projecto final Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2012/07 - Atual Produção de Projecto Final Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010/09 - Atual Desenho para Animação Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010/09 - Atual Desenho Básico 1 e 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2010/09 - Atual Dissertação de Mestrado em Som e Imagem Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Católica Porto Teen Academy – Som e Imagem (2016) Outra (Curso médio)
2015 - 2015 Católica Porto Teen Academy – Som e Imagem (2015) Outra (Curso médio)
2010 - 2010 Introdução aos fundamentos do Desenho (Materiais e técnicas) Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade Católica do Porto - Som e Imagem, Portugal
2003/09 - 2005/07 Desenho Básico 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2005/07 Desenho Básico 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2005/07 Desenho de Representação 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2003/09 - 2005/07 Desenho de Representação 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Desenho Básico 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Desenho Básico 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Desenho de Representação 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1999/09 - 2003/07 Desenho de Representação 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1998/10 - 1999/07 Desenho Básico 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1998/10 - 1999/07 Desenho Básico 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1998/10 - 1999/07 Desenho de Representação 1 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
1998/10 - 1999/07 Desenho de Representação 2 Som e Imagem (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/04/02 - Atual Relatora da Rede Cultura 2027 - candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Membro
Rede Cultura 2027, Portugal
2019/10 - Atual Membro da Comissão Diocesana para a Cultura - Porto
Membro
2013/09 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal
2009/01 - 2011/06 Outro
Outro
Universidade Catolica Portuguesa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Júri do 1º Festival de Cinema de Animação - Olho 2020 https://olho.pt
2020 - 2020 Membro do Júri de Seleção do festival CINANIMA 2020 CINANIMA, Portugal
Distinções

Outra distinção

2006 Bolsa de Doutoramento
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal