???global.info.a_carregar???
Filomena Rosinda Oliveira Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Didáctica em 2008 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Mestrado em Língua e Literatura Francesas em 1998 pelo(a) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas e DEA em D.E.A. Littérature Comparée em 1992 pelo(a) Universidade de Bourgogne. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena Rosinda Oliveira Martins

Nomes de citação

  • Martins, Filomena

Identificadores de autor

Ciência ID
D713-90C0-479C

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação para a diversidade linguística - um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1998
Concluído
Mestrado em Língua e Literatura Francesas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Aspectos de Emprego/Reemprego Literário na obra “La Vie mode d’emploi” de Georges Perec - Elementos para uma abordagem didáctica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1994
Concluído
Pós-Graduação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
17
1992
Concluído
D.E.A. Littérature Comparée (DEA)
Universidade de Bourgogne, França
"Partícularítés du Goût au Portugal de 1750 au début du Romantisme" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Assez Bien
1981
Concluído
Ensino de Francês/Português (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15,9
1980
Concluído
Francês/Português (Bacharelato)
Especialização em Ensino
Universidade de Aveiro, Portugal
15,5
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - 2024/01/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009/09/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
1991/09/01 - 2009/06/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1980/09/01 - 1991/09/01 Professora do Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1990/09/01 - 1991/06/30 Leitora de Português Université de Bourgogne, França
1979/09/01 - 1980/06/30 Professora Estagiária - 3.ºCiclo e Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Resources for assessing the home language competences of migrant pupils
Parceiro associado
Concluído
2020/09/01 - 2023/08/31 DiCE.Lang – Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
2020-1-DE01-KA203-005712
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2021/03/01 - 2023/02/28 CoMMiTTEd – Covid, Migrantes e Minorias na Formação de Professores: Um Observatório de Notícias Falsas para promover o Pensamento Crítico e a Literacia Digital em Tempos de Crise
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2019/09/01 - 2022/12/31 TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
2019-1-PT01-KA201-060830
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2019/09/01 - 2022/08/31 LoCALL Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Investigador
2019/09/01 - 2022/08/31 Kamilala - um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas
2019-1-FR01-KA201-062903
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Commissione Europea Rappresentanza in Italia
Concluído
2007 - 2010 Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Outra
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2019 AMICAEº - Analyse des médiations innovantes de la culture et de l'art pour une Europe ouvert
-
Outra
Concluído
2016 - 2019 EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues
1-FR01- KA203-024155
Outra
Concluído
2015 - 2017 KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
-1-ES01-KA2 016127
Outra
Concluído
2012 - 2015 MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l'Intercompréhension à Distance
531186 – 2012 – FR - KA2 - KA2NW
Outra
Concluído
2008 - 2010 Redinter – Rede Europeia de Intercompreensão
143339 – LLP – 2008 – PT – KA2 – KA2NW
Outra
Concluído
2007 - 2009 Galapro – Formation de formateurs à l’intercompréhension en Langues Romanes
135470 – LLP – 1 – 2007 – 1 – PT – KA2 – KA2MP
Outra
Concluído
2006 - 2009 EMIP/DL (Didáctica de Línguas: um Estudo Meta-Analítico da Investigação em Portugal)
POCTI/CED/59777/2004
Outra
Concluído
2006 - 2009 Chainstories
229633 – CP-1-2006-1-ES
Outra
Concluído
2003 - 2006 Imagens das línguas na Comunicação Intercultural- Contributos para o Desenvolvimento da Competência Plurilingue
POCTI/CED/45494/2002
Outra
2003 - 2004 Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional
-
Outra
2000 - 2004 Ja-Ling - Janua Linguarum (Uma porta para as línguas)
Socrates/Comenius 95040-C21-2001-DE
Outra
Concluído
2000 - 2003 DifCurEv (Introduction de l’éveil aux langues dans le curriculum)
2.1.2 ECML
Outra
Concluído
2000 - 2002 Sensibilização à diversidade Linguística no 1º Ciclo: das línguas da criança às línguas do mundo
IIE - projecto 3/2000
Investigador responsável
Concluído
1998 - 2001 ILTE (Intercomprehension in Language Teacher Education)
56290-CP-3-200-Lingua-LA
Outra
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Neves, Alexandra das; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Batista, Bruna; Martins, Filomena; et al. "The LoCALL App: learning to ¿read¿ the world while playing with linguistic landscapes". 2021.
  2. Martins, Filomena. "Les représentations de l’intercompréhension à l’école primaire – quels défis pour la formation des enseignants?". Trabalho apresentado em SEDIFRALE, 2010.
  3. Martins, Filomena. "Integrar a Diversidade, Valorizar as Línguas: Um Percurso de Formação Inicial". Trabalho apresentado em ENDIPE - Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social, 2006.
  4. Martins, Filomena. "Contos infantis e sensibilização às línguas estrangeiras". Trabalho apresentado em Encontro de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2001.
Artigo em revista
  1. Batista, Bruna F.; Martins, Filomena. "Formation des enseignants à la durabilité: Education et diversité linguistique et bioculturelle dans le cadre du projet TEDS". Recherches en Didactiques des Langues et des Cultures/ Les Cahiers de l¿ACEDLE (2024):
    Aceite para publicação
  2. Chamo ; Martins, Filomena. "Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes". Indagatio Didactica 14 1 (2022): 11-28. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29587.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Silva, M.J; Martins, Filomena; Faneca, Rosa Maria. "Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural: Que potencialidades do kamishibai plurilingue em contextos de aprendizagem não-formal?". Sisyphus – Revista de Educação 10 1 (2022): 49-72. https://doi.org/10.14482/INDES.30.1.303.661.
    Publicado
  4. Cintrão A.C ; Martins, Filomena. "Educação para a cidadania global nos primeiros anos de escolaridade". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 393-410. https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25572.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Costa, A.R.; Martins, Filomena. "«Clube das Línguas – olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2º Ciclo do Ensino Básico»". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 415-432. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23496.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Silva R & Martins, F.. "Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 141-158. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20061.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Soares, A.&Martins, F.. "Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricular". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 141-162. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20097.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Martins, Filomena. "Supervisão do percurso profissional – relato de experiência". Instrumento 22 2 (2020): 399-414. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30704.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Andrade, A.I., Martins&Pinho. "Un Référentiel de compétences en didactique de l’intercompréhension-REFDIC". EL.LE 8 1 (2019): 253-264. http://doi.org/10.30687/ELLE/2280-6792/2019/01/010.
    Acesso aberto
  10. Andrade, A.I., Martins&Pinho. "Formação de formadores e intercompreensão. Potencialidades investigativas de um referencial de formação.". EL.LE 8 1 (2019): 235-252. DOI 10.30687/ELLE/2280-6792/2019/01/009.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Silva, M..&Martins, F.. "O quadro interativo na sensibilização à diversidade linguística na educação pré-escolar". Saber & Educar 25 (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/319.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Andrade, A.I& Martins, F.. "Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão". Indagatio Didactica 10 1 (2018): 47-62. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/12973.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Silva, M..&Martins, F.. "Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar". Indagatio Didactica 10 2 (2018): 187-202. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11327.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena. "Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio". Educar em Revista 63 (2017): 137-154. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49134.
    Publicado • 10.1590/0104-4060.49134
  15. Lourenço, M.; Andrade, A.I.; Martins, Filomena. "Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil: possibilidades de construção de conhecimento profissional". Revista Internacional de Formação de Professores 2 2 (2017): 76-99. http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/619.
    Publicado
  16. Paula, Joana; Martins, Filomena. "Intercompreensão em línguas românicas – uma abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Indagatio Didactica 9 2 (2017): 107-125. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/358.
    Publicado
  17. Martins, Filomena. "Éveil aux langues à l’école primaire – échos d’une étude de recherche formation". Synergies Portugal 2 (2014): 53-64. http://gerflint.fr/Base/Portugal2/martins.pdf.
    Publicado
  18. Andrade, A.I.; Moreira, G.; Alegre, T.; Ançã, M.H.; Araújo e Sá, M. H.; Canha, M.B.; Martins, Filomena; et al. "Intercomprehension in Language Teacher Education: propostas para o desenvolvimento da competência plurilingue.". Intercompreensão 10 (2002): 51-64.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena. "KAMILALA: A creative project for social inclusion open to languages and cultures", research@ua, 2021
  2. Audras, I et al.. "Recolang - Ressources pour l'évaluation des compétences en langues familiales des élèves migrants", Couriel Europée des Langues, 2020, https://www.france-education-international.fr/document/cel-decembre2020.
Capítulo de livro
  1. Andrade, A.I et al.. "Educational Possibilities of Linguistic Landscapes Exploration in a Context of Pre-service Teacher Education". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education. Multilingual Education. Springer, 2023.
    Publicado
  2. Marques, M. t al.. "The LoCALL App: A Mobile Tool to Promote Learning from and About Linguistic Landscapes". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education. Multilingual Education. Springer, 2023.
    Publicado
  3. Osório, R. &Martins, .. "Poesia e Educação para a Cidadania Global". In Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação, 37-54. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado
  4. Andrade, A.I. & Martins, F.. "Pour une éducation à la diversité linguistique et culturelle: réflexions autour d¿un parcours de formation dans le cadre de la licence en éducation basique". In Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha/Initial teacher education: experiences and reflections facing the Bologna process, 97-115. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado
  5. Tomaz,C & Martins, F. "From students to teachers: representations about the Supervised Teaching Practice". In Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha/Initial teacher education: experiences and reflections facing the Bologna process, 63-80. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado
  6. Martins, Filomena. "Pratiques de Formation et Pratiques d’accueil d’enfants migrants – des approches en contexte préscolaire". In Patrimoines culturels des élèves. Démarches éducatives dans/pour des sociétés plurielles. Rennes, França: Presses Universitaires de Rennes, 2022.
    Publicado
  7. Martins, Filomena. "A componente da prática pedagógica supervisionada nos cursos de formação inicial de professores na Universidade de Aveiro". In Livro de Atas_Seminário FIP_PAISE, 51-58. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  8. Martins, Filomena. "Formation des enseignants à la diversité linguistique et culturelle – des pratiques de classe à la médiation interculturelle avec des enfants calés gitains". In Formation et Compétences Plurilingues, 93-106. Varsóvia, Polónia: Werset, 2018.
    Publicado
  9. Martins, Filomena. "Educação para a diversidade linguística – práticas de inserção curricular nos primeiros anos de escolaridade". In Culturas e Imaginários - Deslocamentos, interações e superposições, 73-85. Rio de Janeiro, Brasil: 7 Letras, 2018.
    Publicado
  10. Almendros, S.. "Educación plurilingue e intercultural – propuestas para la formación inicial y continua de professores". In Plurilingual literacy practices at school and in teacher education, 145-162. Berlim, Alemanha: Peter Lang, 2018.
    Publicado • 10.3726/b13093
  11. Martins, Filomena. "Intercompreensão e formação de professores para os primeiros anos de escolaridade – desafios e potencialidades". In L’intercompréhension et les nouveaux défis pour les langues romanes, editado por D. Álvarez; P. Chardenet; M. Tost, 417-431. Agence Française de la Francophonie/ Union Latine, 2011.
    Publicado
  12. Martins, Filomena. "Integrar a diversidade, valorizar as línguas: um percurso de formação inicial de professores do 1º Ciclo". In Imagens das línguas em contextos de educação e formação linguística. Cadernos do LALE – série reflexões, editado por Andrade, A.I.; Araújo e Sá, M. H., 87-103. Aveiro: Universidade de Aveiro/CIDTFF, 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Gerwers, F.; Ginstsburg, S.; Spotti, M.; Ambrósio, Susana; Breeze, R.; Brinkmann, L.; et al. CoMMiTTEd: Covid, Migrantes e Minorias na formação de professores: um observatório de notícias falsas para promover o pensamento crítico e a literacia digital em tempos de crise: livro digital para professores e formadores de professores. UA Editora. 2023.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/jbw5-0807
Livro
  1. Faneca, Rosa Maria; Simões, Ana Raquel; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; Araújo e Sá, Maria Helena; Teixeira, Madalena ; Pinto, Susana; Dorneles, Rita. VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação. | VI European Symposium on Teaching Portuguese as a Heritage Language: Portuguese as a Heritage Language: from Management to Training. Universidade de Aveiro. 2023.
    Publicado
  2. Simões, Ana Raquel (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Oliveira, David; Cabrita, Isabel; Martins, Filomena; Moreira, Gillian; et al. DiCE.Lang teacher training package: multilingual guide. UA Editora. 2023.
    10.48528/fhae-jg64
  3. Brinkmann, Lisa Marie; McMonagle, Sarah; Melo-Pfeifer, Sílvia; Dooly, Melinda; Duarte, Joana; Lourenço, Mónica; Young, Andrea; et al. Orientações para a integração de paisagens linguísticas na aprendizagem de línguas (estrangeiras) e na formação de professores. | Guidelines for integrating linguistic landscapes into (foreign) language learning and teacher training.. Hamburgo, Alemanha: Universität Hamburg. 2022.
    Publicado
  4. Cintrão, Ana Catarina; Costa, Ana; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Vaz, Ana Rita; Batista, Bruna; Pires, Clara; et al. Educação para a cidadania global em contexto português: possibilidades de integração curricular. UA Editora. 2022.
    10.48528/bjah-5j02
  5. Faneca, Rosa Maria (Coord.); Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Espinha, Ângela; Martins, Filomena; Piacentini, Valentina; et al. Kamishibai plurilingue: da criação à execução: fichas pedagógicas. UA Editora. 2022.
    10.48528/dbx9-1863
  6. Faneca, Rosa Maria (coord.); Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Concurso Kamishibai plurilingue, desenvolvimento do projeto: brochura para os parceiros da DULALA que se juntam à rede KAMILALA. UA Editora. 2022.
    10.48528/ygsg-w813
  7. Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    10.48528/qp0z-w569
  8. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Kamishibai plurilingue: da criação à execução: guia de acompanhamento. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.34624/9ca6-gq33
  9. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    10.48528/e94f-8142
  10. Simões, Ana Raquel; Santos, Marta; Andrade, Ana Isabel; Larkens, Ana Paula; Noguerol, Artur; Cabanellas, Bruno; Helmchen, Christian; et al. KOINOS: european portfolio of plurilingual literacy practices (Cadernos do LALE, Série Propostas 11). UA Editora. 2017.
  11. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Faneca, Rosa Maria; Martins, Filomena; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel. A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. Portugal: UA Editora. 2014.
  12. Portugal, Gabriela; Andrade, Ana Isabel; Tomaz, Carlota; Martins, Filomena; Costa, Jorge Adelino; Migueis, Marlene da Rocha; Neves, Rui; Vieira, Rui Marques. Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português. Portugal: UA Editora. 2014.
Poster em conferência
  1. Pinto, Susana; andrade, ana isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Faneca, Rosa Maria; Lourenço, Mónica; Martins, Filomena; Simões, A.R.. "(In)fluência [Influence]". Trabalho apresentado em IV Fórum do CIDTFF - Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
  2. Faneca, Rosa Maria; Pinto, Susana; andrade, ana isabel; Batista, B.; Espinha, A.; Simões, A.R.; Martins, Filomena; Araújoe Sá, M.H.; Lourenço, Mónica. "Multilingual Kamishibai Competition". Trabalho apresentado em IV Fórum do CIDTFF ¿ Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
Recurso online
  1. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Costa, Nilza; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw.
Relatório
  1. Araújo e Sá, M. H.; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Pinho, Ana Sofia; Fanara, Antonella; Ferreira, Cláudia; Spita, Doina; et al. 2014. Atouts et possibilités de l¿insertion curriculaire de l¿intercompréhension: rapport. http://hdl.handle.net/10773/14642.
Resumo em conferência
  1. Batista, Bruna; Martins, Filomena. "Formação de professores para a sustentabilidade: reptos da educação para a diversidade linguística e biocultural no âmbito do projeto TEDS". Trabalho apresentado em Colloque Acedle 2022 | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s), Aveiro, 2022.
    Publicado • 10.48528/e0k4-5r08
  2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Sá, Susana. "Awakening to languages in the early years: From practice to reflection". Trabalho apresentado em Language Polcy and Language Learning:New Paradigms and New Challenges, Limerick, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Filomena. "Formação para a diversidade linguística - Um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2008. http://ria.ua.pt/handle/10773/1470.

Outros

Outra produção
  1. A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. Lourenço, M. , Melo-Pfeifer, S. , Laranjeiro, D. , Laranjeiro, J. , Pombo, L. , Mouta, L. , et al.. (2022). A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos - que relações e com que finalidades. Aveiro: CIDTFF-UA. Retrieved from. 2022. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Laranjeiro, Dionísia; João Laranjeiro; Pombo, Lucia; Luís Mouta; Marques, Margarida M.; et al.
  2. Multilingual Kamishibai Competition/Concurso Kamishibai Plurilingue. Video link from "Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?" - IV CIDTFF Forum [http://hdl.handle.net/10773/30307]. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al.
  3. Concurso Kamishibai Plurilingue. (Multilingual Kamishibai Competition) [Vídeo]. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. https://www.youtube.com/watch?v=LKpxBgn2_HM&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=7.
  4. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa [Vídeo]. 2020. Ana Isabel Andrade; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=9.
  5. Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo. Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as práticas. A constituição de comunidades educativas é fundamental para um sistema educativo orientado para. 2008. Álvares Pereira, Luísa; Araújo e Sá, Helena; Bastos, Mónica; Canha, Manuel Bernardo; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; et al. http://hdl.handle.net/10773/18950.
  6. Práticas actuais e perspectivas futuras. 2002. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Leite, Fátima. http://hdl.handle.net/10400.8/253.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/08/16 Tornar-se professor – desafios e possibilidades na formação inicial Aula aberta - conferência de abertura dos Mestrados em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2017/03/13 Immobilisme ou mobilités ? Pratiques éducatives d’accueil aux enfants migrants au Portugal Journée d'Études "Mobilités et Impact éducationnel, quelle approche éducative dans la classe en contexte multiculturel
Université de Nantes (Nantes, França)
2013 Formação de professores para a diversidade linguística e cultural Jornadas do LALE
Departamento de Educação/Universidade de Aveiro
2010 Les représentations de l’intercompréhension à l’école primaire – quels défis pour la formation des enseignants? XV Sesiones para docentes e Investigadores de Francés Lengua Extranjera “1810- 2010 : del francés del Iluminismo al francés de hoy”
(Rosario, Argentina)
2009/07/01 Educação plurilingue – formação de professores. Comunicação apresentada (por convite), no painel “Investigação e práticas experimentais”, no âmbito do projecto EUCIM-TE - População escolar no contexto migratório I - Respostas curriculares e formativas a uma nova realidade em Portugal National Meeting preparing the International Seminar of the Comenius Multilateral Project EUCIM-TE
Universidade do Minho
2009/06/20 Possibilities and limits of plurilingual education. Paper no painel temático “Awakening to languages in the early years: from practice to reflection” Language Policy And Language Learning: New Paradigms And New Challenges
University of Limerick

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Paisagem Linguística Urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa
Orientador de Clemente, M.
Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável em aula de inglês no 1.º CEB. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e sensibilização ao francês e ao bretão. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Atual A Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural na Educação Pré-Escolar e os Direitos das Crianças. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - Atual Prática de ensino supervisionada: que possibilidades de desenvolvimento profissional na formação inicial?
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade em Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - Atual A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores a Educação Básica
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal