Identification
Personal identification
- Full name
- Filomena Rosinda Oliveira Martins
Citation names
- Martins, Filomena
Author identifiers
- Ciência ID
- D713-90C0-479C
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
English | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2008
Concluded
|
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação para a diversidade linguística - um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada |
1998
Concluded
|
Mestrado em Língua e Literatura Francesas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Aspectos de Emprego/Reemprego Literário na obra “La Vie mode d’emploi” de Georges Perec - Elementos para uma abordagem didáctica" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1994
Concluded
|
Pós-Graduação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
17 |
1992
Concluded
|
D.E.A. Littérature Comparée (DEA)
Universidade de Bourgogne, France
"Partícularítés du Goût au Portugal de 1750 au début du Romantisme" (THESIS/DISSERTATION)
|
Assez Bien |
1981
Concluded
|
Ensino de Francês/Português (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15,9 |
1980
Concluded
|
Francês/Português (Bacharelato)
Major in Ensino
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15,5 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2024/01/31 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2009/09/01 - 2023/08/31 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
1991/09/01 - 2009/06/01 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1980/09/01 - 1991/09/01 | Professora do Ensino Secundário | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
1990/09/01 - 1991/06/30 | Leitora de Português | Université de Bourgogne, France |
1979/09/01 - 1980/06/30 | Professora Estagiária - 3.ºCiclo e Ensino Secundário | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Resources for assessing the home language competences of migrant pupils
Parceiro associado
|
Concluded
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | DiCE.Lang – Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
2020-1-DE01-KA203-005712
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluded
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | CoMMiTTEd – Covid, Migrantes e Minorias na Formação de Professores: Um Observatório de Notícias Falsas para promover o Pensamento
Crítico e a Literacia Digital em Tempos de Crise
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluded
|
2019/09/01 - 2022/12/31 | TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher
education
2019-1-PT01-KA201-060830
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluded
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | LoCALL Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Researcher
|
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | Kamilala - um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas
2019-1-FR01-KA201-062903
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Commissione Europea Rappresentanza in Italia
Concluded
|
2007 - 2010 | Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Other
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2016 - 2019 | AMICAEº - Analyse des médiations innovantes de la culture et de l'art pour une Europe ouvert
-
Other
|
Concluded
|
2016 - 2019 | EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues
1-FR01- KA203-024155
Other
|
Concluded
|
2015 - 2017 | KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
-1-ES01-KA2 016127
Other
|
Concluded
|
2012 - 2015 | MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l'Intercompréhension à Distance
531186 – 2012 – FR - KA2 - KA2NW
Other
|
Concluded
|
2008 - 2010 | Redinter – Rede Europeia de Intercompreensão
143339 – LLP – 2008 – PT – KA2 – KA2NW
Other
|
Concluded
|
2007 - 2009 | Galapro – Formation de formateurs à l’intercompréhension en Langues Romanes
135470 – LLP – 1 – 2007 – 1 – PT – KA2 – KA2MP
Other
|
Concluded
|
2006 - 2009 | EMIP/DL (Didáctica de Línguas: um Estudo Meta-Analítico da Investigação em Portugal)
POCTI/CED/59777/2004
Other
|
Concluded
|
2006 - 2009 | Chainstories
229633 – CP-1-2006-1-ES
Other
|
Concluded
|
2003 - 2006 | Imagens das línguas na Comunicação Intercultural- Contributos para o Desenvolvimento da Competência Plurilingue
POCTI/CED/45494/2002
Other
|
|
2003 - 2004 | Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional
-
Other
|
|
2000 - 2004 | Ja-Ling - Janua Linguarum (Uma porta para as línguas)
Socrates/Comenius 95040-C21-2001-DE
Other
|
Concluded
|
2000 - 2003 | DifCurEv (Introduction de l’éveil aux langues dans le curriculum)
2.1.2 ECML
Other
|
Concluded
|
2000 - 2002 | Sensibilização à diversidade Linguística no 1º Ciclo: das línguas da criança às línguas do mundo
IIE - projecto 3/2000
Principal investigator
|
Concluded
|
1998 - 2001 | ILTE (Intercomprehension in Language Teacher Education)
56290-CP-3-200-Lingua-LA
Other
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2017/08/16 | Tornar-se professor – desafios e possibilidades na formação inicial | Aula aberta - conferência de abertura dos Mestrados em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
|
2017/03/13 | Immobilisme ou mobilités ? Pratiques éducatives d’accueil aux enfants migrants au Portugal | Journée d'Études "Mobilités et Impact éducationnel, quelle approche éducative dans la classe en contexte multiculturel
Université de Nantes (Nantes, France)
|
2013 | Formação de professores para a diversidade linguística e cultural | Jornadas do LALE
Departamento de Educação/Universidade de Aveiro
|
2010 | Les représentations de l’intercompréhension à l’école primaire – quels défis pour la formation des enseignants? | XV Sesiones para docentes e Investigadores de Francés Lengua Extranjera “1810- 2010 : del francés del Iluminismo al francés
de hoy”
(Rosario, Argentina)
|
2009/07/01 | Educação plurilingue – formação de professores. Comunicação apresentada (por convite), no painel “Investigação e práticas experimentais”, no âmbito do projecto EUCIM-TE - População escolar no contexto migratório I - Respostas curriculares e formativas a uma nova realidade em Portugal | National Meeting preparing the International Seminar of the Comenius Multilateral Project EUCIM-TE
Universidade do Minho
|
2009/06/20 | Possibilities and limits of plurilingual education. Paper no painel temático “Awakening to languages in the early years: from practice to reflection” | Language Policy And Language Learning: New Paradigms And New Challenges
University of Limerick
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - Current | Paisagem Linguística Urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa
Supervisor of Clemente, M.
|
Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | Educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável em aula de inglês no 1.º CEB. Relatório Final
de Estágio Supervisionado.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e sensibilização ao francês e ao bretão. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | A Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural na Educação Pré-Escolar e os Direitos das Crianças. Relatório Final
de Estágio Supervisionado.
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - Current | Prática de ensino supervisionada: que possibilidades de desenvolvimento profissional na formação inicial?
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Supervisão (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - Current | A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores a Educação
Básica
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|