???global.info.a_carregar???
Filomena Rosinda Oliveira Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Didáctica em 2008 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Mestrado em Língua e Literatura Francesas em 1998 pelo(a) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas e DEA em D.E.A. Littérature Comparée em 1992 pelo(a) Universidade de Bourgogne. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro.
Identification

Personal identification

Full name
Filomena Rosinda Oliveira Martins

Citation names

  • Martins, Filomena

Author identifiers

Ciência ID
D713-90C0-479C

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
English Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2008
Concluded
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação para a diversidade linguística - um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada
1998
Concluded
Mestrado em Língua e Literatura Francesas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Aspectos de Emprego/Reemprego Literário na obra “La Vie mode d’emploi” de Georges Perec - Elementos para uma abordagem didáctica" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1994
Concluded
Pós-Graduação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
17
1992
Concluded
D.E.A. Littérature Comparée (DEA)
Universidade de Bourgogne, France
"Partícularítés du Goût au Portugal de 1750 au début du Romantisme" (THESIS/DISSERTATION)
Assez Bien
1981
Concluded
Ensino de Francês/Português (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15,9
1980
Concluded
Francês/Português (Bacharelato)
Major in Ensino
Universidade de Aveiro, Portugal
15,5
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - 2024/01/31 Associate Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009/09/01 - 2023/08/31 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
1991/09/01 - 2009/06/01 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1980/09/01 - 1991/09/01 Professora do Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1990/09/01 - 1991/06/30 Leitora de Português Université de Bourgogne, France
1979/09/01 - 1980/06/30 Professora Estagiária - 3.ºCiclo e Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020/01/01 - 2023/12/31 Resources for assessing the home language competences of migrant pupils
Parceiro associado
Concluded
2020/09/01 - 2023/08/31 DiCE.Lang – Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
2020-1-DE01-KA203-005712
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluded
2021/03/01 - 2023/02/28 CoMMiTTEd – Covid, Migrantes e Minorias na Formação de Professores: Um Observatório de Notícias Falsas para promover o Pensamento Crítico e a Literacia Digital em Tempos de Crise
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluded
2019/09/01 - 2022/12/31 TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
2019-1-PT01-KA201-060830
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluded
2019/09/01 - 2022/08/31 LoCALL Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Researcher
2019/09/01 - 2022/08/31 Kamilala - um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas
2019-1-FR01-KA201-062903
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Commissione Europea Rappresentanza in Italia
Concluded
2007 - 2010 Línguas e Educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
Other
Concluded

Other

Designation Funders
2016 - 2019 AMICAEº - Analyse des médiations innovantes de la culture et de l'art pour une Europe ouvert
-
Other
Concluded
2016 - 2019 EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues
1-FR01- KA203-024155
Other
Concluded
2015 - 2017 KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
-1-ES01-KA2 016127
Other
Concluded
2012 - 2015 MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l'Intercompréhension à Distance
531186 – 2012 – FR - KA2 - KA2NW
Other
Concluded
2008 - 2010 Redinter – Rede Europeia de Intercompreensão
143339 – LLP – 2008 – PT – KA2 – KA2NW
Other
Concluded
2007 - 2009 Galapro – Formation de formateurs à l’intercompréhension en Langues Romanes
135470 – LLP – 1 – 2007 – 1 – PT – KA2 – KA2MP
Other
Concluded
2006 - 2009 EMIP/DL (Didáctica de Línguas: um Estudo Meta-Analítico da Investigação em Portugal)
POCTI/CED/59777/2004
Other
Concluded
2006 - 2009 Chainstories
229633 – CP-1-2006-1-ES
Other
Concluded
2003 - 2006 Imagens das línguas na Comunicação Intercultural- Contributos para o Desenvolvimento da Competência Plurilingue
POCTI/CED/45494/2002
Other
2003 - 2004 Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional
-
Other
2000 - 2004 Ja-Ling - Janua Linguarum (Uma porta para as línguas)
Socrates/Comenius 95040-C21-2001-DE
Other
Concluded
2000 - 2003 DifCurEv (Introduction de l’éveil aux langues dans le curriculum)
2.1.2 ECML
Other
Concluded
2000 - 2002 Sensibilização à diversidade Linguística no 1º Ciclo: das línguas da criança às línguas do mundo
IIE - projecto 3/2000
Principal investigator
Concluded
1998 - 2001 ILTE (Intercomprehension in Language Teacher Education)
56290-CP-3-200-Lingua-LA
Other
Outputs

Publications

Book
  1. Faneca, Rosa Maria; Simões, Ana Raquel; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; Araújo e Sá, Maria Helena; Teixeira, Madalena ; Pinto, Susana; Dorneles, Rita. VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação. | VI European Symposium on Teaching Portuguese as a Heritage Language: Portuguese as a Heritage Language: from Management to Training. Universidade de Aveiro. 2023.
    Published
  2. Simões, Ana Raquel (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Oliveira, David; Cabrita, Isabel; Martins, Filomena; Moreira, Gillian; et al. DiCE.Lang teacher training package: multilingual guide. UA Editora. 2023.
    10.48528/fhae-jg64
  3. Brinkmann, Lisa Marie; McMonagle, Sarah; Melo-Pfeifer, Sílvia; Dooly, Melinda; Duarte, Joana; Lourenço, Mónica; Young, Andrea; et al. Orientações para a integração de paisagens linguísticas na aprendizagem de línguas (estrangeiras) e na formação de professores. | Guidelines for integrating linguistic landscapes into (foreign) language learning and teacher training.. Hamburgo, Germany: Universität Hamburg. 2022.
    Published
  4. Cintrão, Ana Catarina; Costa, Ana; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Vaz, Ana Rita; Batista, Bruna; Pires, Clara; et al. Educação para a cidadania global em contexto português: possibilidades de integração curricular. UA Editora. 2022.
    10.48528/bjah-5j02
  5. Faneca, Rosa Maria (Coord.); Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Espinha, Ângela; Martins, Filomena; Piacentini, Valentina; et al. Kamishibai plurilingue: da criação à execução: fichas pedagógicas. UA Editora. 2022.
    10.48528/dbx9-1863
  6. Faneca, Rosa Maria (coord.); Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Concurso Kamishibai plurilingue, desenvolvimento do projeto: brochura para os parceiros da DULALA que se juntam à rede KAMILALA. UA Editora. 2022.
    10.48528/ygsg-w813
  7. Andrade, Ana Isabel (coord.); Machado, Jane (coord.); Sá, Cristina Manuela (coord.); Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    10.48528/qp0z-w569
  8. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. Kamishibai plurilingue: da criação à execução: guia de acompanhamento. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Published • http://dx.doi.org/10.34624/9ca6-gq33
  9. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    10.48528/e94f-8142
  10. Simões, Ana Raquel; Santos, Marta; Andrade, Ana Isabel; Larkens, Ana Paula; Noguerol, Artur; Cabanellas, Bruno; Helmchen, Christian; et al. KOINOS: european portfolio of plurilingual literacy practices (Cadernos do LALE, Série Propostas 11). UA Editora. 2017.
  11. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Faneca, Rosa Maria; Martins, Filomena; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel. A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. Portugal: UA Editora. 2014.
  12. Portugal, Gabriela; Andrade, Ana Isabel; Tomaz, Carlota; Martins, Filomena; Costa, Jorge Adelino; Migueis, Marlene da Rocha; Neves, Rui; Vieira, Rui Marques. Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português. Portugal: UA Editora. 2014.
Book chapter
  1. Andrade, A.I et al.. "Educational Possibilities of Linguistic Landscapes Exploration in a Context of Pre-service Teacher Education". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education. Multilingual Education. Springer, 2023.
    Published
  2. Marques, M. t al.. "The LoCALL App: A Mobile Tool to Promote Learning from and About Linguistic Landscapes". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education. Multilingual Education. Springer, 2023.
    Published
  3. Osório, R. &Martins, .. "Poesia e Educação para a Cidadania Global". In Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação, 37-54. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Published
  4. Andrade, A.I. & Martins, F.. "Pour une éducation à la diversité linguistique et culturelle: réflexions autour d¿un parcours de formation dans le cadre de la licence en éducation basique". In Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha/Initial teacher education: experiences and reflections facing the Bologna process, 97-115. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Published
  5. Tomaz,C & Martins, F. "From students to teachers: representations about the Supervised Teaching Practice". In Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha/Initial teacher education: experiences and reflections facing the Bologna process, 63-80. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Published
  6. Martins, Filomena. "Pratiques de Formation et Pratiques d’accueil d’enfants migrants – des approches en contexte préscolaire". In Patrimoines culturels des élèves. Démarches éducatives dans/pour des sociétés plurielles. Rennes, France: Presses Universitaires de Rennes, 2022.
    Published
  7. Martins, Filomena. "A componente da prática pedagógica supervisionada nos cursos de formação inicial de professores na Universidade de Aveiro". In Livro de Atas_Seminário FIP_PAISE, 51-58. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Published
  8. Martins, Filomena. "Formation des enseignants à la diversité linguistique et culturelle – des pratiques de classe à la médiation interculturelle avec des enfants calés gitains". In Formation et Compétences Plurilingues, 93-106. Varsóvia, Poland: Werset, 2018.
    Published
  9. Martins, Filomena. "Educação para a diversidade linguística – práticas de inserção curricular nos primeiros anos de escolaridade". In Culturas e Imaginários - Deslocamentos, interações e superposições, 73-85. Rio de Janeiro, Brazil: 7 Letras, 2018.
    Published
  10. Almendros, S.. "Educación plurilingue e intercultural – propuestas para la formación inicial y continua de professores". In Plurilingual literacy practices at school and in teacher education, 145-162. Berlim, Germany: Peter Lang, 2018.
    Published • 10.3726/b13093
  11. Martins, Filomena. "Intercompreensão e formação de professores para os primeiros anos de escolaridade – desafios e potencialidades". In L’intercompréhension et les nouveaux défis pour les langues romanes, edited by D. Álvarez; P. Chardenet; M. Tost, 417-431. Agence Française de la Francophonie/ Union Latine, 2011.
    Published
  12. Martins, Filomena. "Integrar a diversidade, valorizar as línguas: um percurso de formação inicial de professores do 1º Ciclo". In Imagens das línguas em contextos de educação e formação linguística. Cadernos do LALE – série reflexões, edited by Andrade, A.I.; Araújo e Sá, M. H., 87-103. Aveiro: Universidade de Aveiro/CIDTFF, 2006.
    Published
Conference abstract
  1. Batista, Bruna; Martins, Filomena. "Formação de professores para a sustentabilidade: reptos da educação para a diversidade linguística e biocultural no âmbito do projeto TEDS". Paper presented in Colloque Acedle 2022 | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s), Aveiro, 2022.
    Published • 10.48528/e0k4-5r08
  2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Sá, Susana. "Awakening to languages in the early years: From practice to reflection". Paper presented in Language Polcy and Language Learning:New Paradigms and New Challenges, Limerick, 2009.
    Published
Conference paper
  1. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Neves, Alexandra das; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Batista, Bruna; Martins, Filomena; et al. "The LoCALL App: learning to ¿read¿ the world while playing with linguistic landscapes". 2021.
  2. Martins, Filomena. "Les représentations de l’intercompréhension à l’école primaire – quels défis pour la formation des enseignants?". Paper presented in SEDIFRALE, 2010.
  3. Martins, Filomena. "Integrar a Diversidade, Valorizar as Línguas: Um Percurso de Formação Inicial". Paper presented in ENDIPE - Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: Compromisso com a Inclusão Social, 2006.
  4. Martins, Filomena. "Contos infantis e sensibilização às línguas estrangeiras". Paper presented in Encontro de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2001.
Conference poster
  1. Pinto, Susana; andrade, ana isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Faneca, Rosa Maria; Lourenço, Mónica; Martins, Filomena; Simões, A.R.. "(In)fluência [Influence]". Paper presented in IV Fórum do CIDTFF - Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
  2. Faneca, Rosa Maria; Pinto, Susana; andrade, ana isabel; Batista, B.; Espinha, A.; Simões, A.R.; Martins, Filomena; Araújoe Sá, M.H.; Lourenço, Mónica. "Multilingual Kamishibai Competition". Paper presented in IV Fórum do CIDTFF ¿ Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, 2020.
Edited book
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Gerwers, F.; Ginstsburg, S.; Spotti, M.; Ambrósio, Susana; Breeze, R.; Brinkmann, L.; et al. CoMMiTTEd: Covid, Migrantes e Minorias na formação de professores: um observatório de notícias falsas para promover o pensamento crítico e a literacia digital em tempos de crise: livro digital para professores e formadores de professores. UA Editora. 2023.
    Published • http://dx.doi.org/10.48528/jbw5-0807
Journal article
  1. Batista, Bruna F.; Martins, Filomena. "Formation des enseignants à la durabilité: Education et diversité linguistique et bioculturelle dans le cadre du projet TEDS". Recherches en Didactiques des Langues et des Cultures/ Les Cahiers de l¿ACEDLE (2024):
    Accepted
  2. Chamo ; Martins, Filomena. "Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes". Indagatio Didactica 14 1 (2022): 11-28. https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29587.
    Open access • Published
  3. Silva, M.J; Martins, Filomena; Faneca, Rosa Maria. "Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural: Que potencialidades do kamishibai plurilingue em contextos de aprendizagem não-formal?". Sisyphus – Revista de Educação 10 1 (2022): 49-72. https://doi.org/10.14482/INDES.30.1.303.661.
    Published
  4. Cintrão A.C ; Martins, Filomena. "Educação para a cidadania global nos primeiros anos de escolaridade". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 393-410. https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25572.
    Open access • Published
  5. Costa, A.R.; Martins, Filomena. "«Clube das Línguas – olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2º Ciclo do Ensino Básico»". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 415-432. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23496.
    Open access • Published
  6. Silva R & Martins, F.. "Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 141-158. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20061.
    Open access • Published
  7. Soares, A.&Martins, F.. "Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricular". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 141-162. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20097.
    Open access • Published
  8. Martins, Filomena. "Supervisão do percurso profissional – relato de experiência". Instrumento 22 2 (2020): 399-414. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30704.
    Open access • Published
  9. Andrade, A.I., Martins&Pinho. "Un Référentiel de compétences en didactique de l’intercompréhension-REFDIC". EL.LE 8 1 (2019): 253-264. http://doi.org/10.30687/ELLE/2280-6792/2019/01/010.
    Open access
  10. Andrade, A.I., Martins&Pinho. "Formação de formadores e intercompreensão. Potencialidades investigativas de um referencial de formação.". EL.LE 8 1 (2019): 235-252. DOI 10.30687/ELLE/2280-6792/2019/01/009.
    Open access • Published
  11. Silva, M..&Martins, F.. "O quadro interativo na sensibilização à diversidade linguística na educação pré-escolar". Saber & Educar 25 (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/319.
    Open access • Published
  12. Andrade, A.I& Martins, F.. "Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão". Indagatio Didactica 10 1 (2018): 47-62. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/12973.
    Open access • Published
  13. Silva, M..&Martins, F.. "Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar". Indagatio Didactica 10 2 (2018): 187-202. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11327.
    Open access • Published
  14. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena. "Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio". Educar em Revista 63 (2017): 137-154. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49134.
    Published • 10.1590/0104-4060.49134
  15. Lourenço, M.; Andrade, A.I.; Martins, Filomena. "Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil: possibilidades de construção de conhecimento profissional". Revista Internacional de Formação de Professores 2 2 (2017): 76-99. http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/619.
    Published
  16. Paula, Joana; Martins, Filomena. "Intercompreensão em línguas românicas – uma abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Indagatio Didactica 9 2 (2017): 107-125. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/358.
    Published
  17. Martins, Filomena. "Éveil aux langues à l’école primaire – échos d’une étude de recherche formation". Synergies Portugal 2 (2014): 53-64. http://gerflint.fr/Base/Portugal2/martins.pdf.
    Published
  18. Andrade, A.I.; Moreira, G.; Alegre, T.; Ançã, M.H.; Araújo e Sá, M. H.; Canha, M.B.; Martins, Filomena; et al. "Intercomprehension in Language Teacher Education: propostas para o desenvolvimento da competência plurilingue.". Intercompreensão 10 (2002): 51-64.
    Published
Magazine article
  1. Faneca, Rosa Maria; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Espinha, Ângela; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena. "KAMILALA: A creative project for social inclusion open to languages and cultures", research@ua, 2021
  2. Audras, I et al.. "Recolang - Ressources pour l'évaluation des compétences en langues familiales des élèves migrants", Couriel Europée des Langues, 2020, https://www.france-education-international.fr/document/cel-decembre2020.
Online resource
  1. Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Costa, Nilza; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw.
Report
  1. Araújo e Sá, M. H.; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Pinho, Ana Sofia; Fanara, Antonella; Ferreira, Cláudia; Spita, Doina; et al. 2014. Atouts et possibilités de l¿insertion curriculaire de l¿intercompréhension: rapport. http://hdl.handle.net/10773/14642.
Thesis / Dissertation
  1. Martins, Filomena. "Formação para a diversidade linguística - Um estudo com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". PhD, Universidade de Aveiro, 2008. http://ria.ua.pt/handle/10773/1470.

Other

Other output
  1. A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. Lourenço, M. , Melo-Pfeifer, S. , Laranjeiro, D. , Laranjeiro, J. , Pombo, L. , Mouta, L. , et al.. (2022). A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos - que relações e com que finalidades. Aveiro: CIDTFF-UA. Retrieved from. 2022. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Laranjeiro, Dionísia; João Laranjeiro; Pombo, Lucia; Luís Mouta; Marques, Margarida M.; et al.
  2. Multilingual Kamishibai Competition/Concurso Kamishibai Plurilingue. Video link from "Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?" - IV CIDTFF Forum [http://hdl.handle.net/10773/30307]. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al.
  3. Concurso Kamishibai Plurilingue. (Multilingual Kamishibai Competition) [Vídeo]. 2020. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Ana Isabel Andrade; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; et al. https://www.youtube.com/watch?v=LKpxBgn2_HM&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=7.
  4. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa [Vídeo]. 2020. Ana Isabel Andrade; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=9.
  5. Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo. Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as práticas. A constituição de comunidades educativas é fundamental para um sistema educativo orientado para. 2008. Álvares Pereira, Luísa; Araújo e Sá, Helena; Bastos, Mónica; Canha, Manuel Bernardo; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; et al. http://hdl.handle.net/10773/18950.
  6. Práticas actuais e perspectivas futuras. 2002. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Leite, Fátima. http://hdl.handle.net/10400.8/253.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2017/08/16 Tornar-se professor – desafios e possibilidades na formação inicial Aula aberta - conferência de abertura dos Mestrados em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2017/03/13 Immobilisme ou mobilités ? Pratiques éducatives d’accueil aux enfants migrants au Portugal Journée d'Études "Mobilités et Impact éducationnel, quelle approche éducative dans la classe en contexte multiculturel
Université de Nantes (Nantes, France)
2013 Formação de professores para a diversidade linguística e cultural Jornadas do LALE
Departamento de Educação/Universidade de Aveiro
2010 Les représentations de l’intercompréhension à l’école primaire – quels défis pour la formation des enseignants? XV Sesiones para docentes e Investigadores de Francés Lengua Extranjera “1810- 2010 : del francés del Iluminismo al francés de hoy”
(Rosario, Argentina)
2009/07/01 Educação plurilingue – formação de professores. Comunicação apresentada (por convite), no painel “Investigação e práticas experimentais”, no âmbito do projecto EUCIM-TE - População escolar no contexto migratório I - Respostas curriculares e formativas a uma nova realidade em Portugal National Meeting preparing the International Seminar of the Comenius Multilateral Project EUCIM-TE
Universidade do Minho
2009/06/20 Possibilities and limits of plurilingual education. Paper no painel temático “Awakening to languages in the early years: from practice to reflection” Language Policy And Language Learning: New Paradigms And New Challenges
University of Limerick

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - Current Paisagem Linguística Urbana – o caso de Aveiro e sua relevância educativa
Supervisor of Clemente, M.
Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Current Educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável em aula de inglês no 1.º CEB. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Supervisor
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Current Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e sensibilização ao francês e ao bretão. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Supervisor
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Current Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - Current A Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural na Educação Pré-Escolar e os Direitos das Crianças. Relatório Final de Estágio Supervisionado.
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - Current Prática de ensino supervisionada: que possibilidades de desenvolvimento profissional na formação inicial?
Supervisor
Doutoramento em Educação, especialidade em Supervisão (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - Current A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores a Educação Básica
Supervisor
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal