???global.info.a_carregar???
Romeu Lopes. Concluiu o Doutoramento em Marketing e Estratégia em 2015 pela Universidade de Aveiro, Mestrado em Gestão de Empresas em 2005 pelo ISCTE Business School e Licenciatura em Direcção e Gestão Hoteleira em 2000 pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico da Guarda desde 2006. Possui 3 capítulo(s) de livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 7 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: hospitality; tourism; management; eWOM; eTourism; online reviews' credibility; social networks; media socias; innovation; ensino superior.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Romeu Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Romeu

Identificadores de autor

Ciência ID
D516-E907-E68C
ORCID iD
0000-0001-5360-3524

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2005
Concluído
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
ISCTE Business School, Portugal
2000
Concluído
Direcção e Gestão Hoteleira (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - Atual Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2015/09 - 2019/01 Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Hoteleira Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Romeu; Abrantes, José Luís; Kastenholz, Elisabeth. "E-Satisfaction and F-WOM IA the Context of Online Hotel Reservations". 2013.
Capítulo de livro
  1. Lopes, Romeu; Abrantes, José Luís; Kastenholz, Elisabeth. "Perceptions and behaviours towards online travel reviews". Portugal: Instituto Politécnico da Guarda,
  2. Lopes, Romeu; Abrantes, José Luís; Kastenholz, ELISABETH. "Online reviews credibility: Implications on traveller’s decision making". Portugal: Anatolia: An International Journal of Tourism and Hospitality Research,
  3. Roque, Vítor; Martins, José Alexandre; Lopes, Romeu. "Análise exploratória de sítios web: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas". Portugal: Instituto Pólitecnico da Guarda,
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Romeu Mendes da Silva. "Online reviews credibility and website quality: implications on travellers’ decision making". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14087.

Outros

Outra produção
  1. PERFIL E IMPACTO SOCIOECONÓMICO DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS POLITÉCNICAS DO INTERIOR DE PORTUGAL – O CASO DE ESTUDO DA ESTH-IPG. Nos últimos anos, algumas instituições de ensino superior, em particular as do interior, têm encontrado dificuldades em captar e fixar novos alunos, em consequência de um processo de litoralização continuado. Nesse sentido, com esta investigação pretende-se caraterizar o perfil socioeconómico dos estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e. 2017. Lopes, Romeu; Martins, José Alexandre; Roque, Vitor. http://hdl.handle.net/10314/3972.
  2. Innovation, tourism and social networks. Innovation is an important source of competitive advantage, being a key research topic. Some authors consider that tourism entrepreneurs typically show scarce business skills and limited innovativeness. Many studies additionally conclude that accommodation businesses are not particularly innovative. This study intends to demonstrate the opposite. Tourism enterprises rarely have research and develo. 2014. Lopes, Romeu; Abrantes, José Luís; Kastenholz, Elisabeth. http://hdl.handle.net/10314/3115.