???global.info.a_carregar???
Fernando Catarino is a junior researcher and Science Manager at Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies, (CICANT) and Assistant professor at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). He is also a PhD student at the same University in the Communication Science programme, developing his thesis in the area of Health Communication. He is the Portuguese coordinator of the European IAWARE (2019-1-PL01-KA204-065601), TESEO (2019-1-IT02-KA203-062403), VIRTEACH (2018-1-ES01-KA203-050045) and MIGRATED (592168-EPP-1- 2017-1- IT-EPPKA3-IPI-SOC-IN) projects. As a researcher he participated in International Improving Prenatal Health Communication: Engaging Men Via e-Health; InnovamusEUm (570516-CREA-1-2016-1-IT-CULT-COOP1; http://www.innovamuseum.eu), European Media In Action MIA (LC-00644630; http://mediainaction.eu), CLAP HANDS (2017-01-FR01-KA202-037386), ResponSEAble (652643-Respon-SEA-ble), and National DiCi-Educa - Centros educativos com competências digitais e cívicas projects, acting in this last 4 projects also as Project Manager. As project manager he has good organizational skills and competencies, training and professional experience in managing European and national co-funded projects, being a project manager in more than 10 European and National funded projects. In the last years, Fernando Catarino has developed research in the Media Literacy field where he has projects participation, training courses conception and scientific production such as conference presentations and papers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Catarino

Nomes de citação

  • Catarino, Fernando

Identificadores de autor

Ciência ID
D41D-5ACF-F831
ORCID iD
0000-0002-1558-7858

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.catarino@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - CICANT. Campo Grande, 376, 1749 - 024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/04/20 - 2020/07/31
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação em Saúde
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
"The importance of Social Capital Theory in the Health Literacy Improvement through specific health knowledge. The Study case: Improving Prenatal Health Communication: Engaging Men via E-Health" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2014
Concluído
Ciências Religiosas - Especialização na docência de EMRC (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"O acreditar como fundamento para um projeto de vida: Uma análise crítica sobre a harmonização entre a UL2 e a UL4." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2009
Concluído
Ciências Religiosas (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal
"[Não aplicável]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2015/09 - Atual Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/12 - Atual Investigador visitante (Investigação) Grupo de Pesquisa Educação e Religião, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/12/01 - Atual IAWARE - InnovativeProgram for Digital Education of Adults
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Em curso
2019/10/01 - Atual TESEO - Arianna’s strands in the digital age
2019-1-IT02-KA203-062403
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Em curso
2018/10/01 - Atual DiCi-Educa - Centros educativos com competências digitais e cívicas
221719
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2018/09/01 - Atual VIR_TEACH - A VIRtual Solution for a comprehensive and coordinated training for foreign language TEACHers in Europe
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Em curso
2018/01/15 - Atual MIGRA-TED: Migrations and human rights enhanced through Technology in EDucation
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission - Education, Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2017/11/01 - 2020/03/31 CLAP HANDS - Access to the Professional Integration of Persons with Disabilities in Art and Culture
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Em curso
2018/09/15 - 2019/07/01 ResponSeable - Protecting the Ocean our collective responsibility, our common interest
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2018/06/01 - 2019/06/30 MILT - Media Literacy for Living Together
Outra
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Concluído
2018/01/01 - 2018/12/31 MIA - Media in Action
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission - Directorate-General for Communications Networks, Content and Technology
Concluído
2016/05 - 2018/10 In-NovaMusEUm: Museums comes back to the locals through art and food.
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
European Commission
Em curso
2016/03 - 2018/08 Improving Prenatal Health Communication: Engaging Men Via e-Health.
Funding COLab Ut Austin
Investigador
Universidade Lusófona / CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brites, Maria José; Amaral, Inês; Catarino, Fernando. "The era of fake news: digital storytelling as a promotion of critical reading". Trabalho apresentado em INTED2019 Conference: INTED2019, Valencia, Espanha, Valencia, 2019.
    Publicado • 10.23977/icidel.2018.070
Artigo em revista
  1. Brites, Maria José; Amaral, Inês; Catarino, Fernando. "A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico.". Journal of Digital Media & Interaction 1 1 (2018): 85-98. http://revistas.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/11142.
    Acesso aberto
  2. DF1D-24DD-98B1; Fernando Catarino; 671F-821F-146A. "Improving Prenatal Health Communication: Engaging Men Via E-Health". PEOPLE: International Journal of Social Sciences 3 2 (2017): 495-517. https://doi.org/10.20319%2Fpijss.2017.32.495517.
    Publicado • 10.20319/pijss.2017.32.495517
  3. Catarino, Fernando; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. "Ensino Religioso: concepções e compreensões Portugal e Brasil". Ciências da Religião - História e Sociedade - Universidade Presbiteriana Mackenzie 13 1 (2015): 136-164.
    Publicado
  4. Catarino, Fernando; Paulo Mendes Pinto. "Sobre as razões da inexistência de uma “questão religiosa” aquando do 25 de Abril de 1974. - Alguns aspectos da acção de António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa". Res-Publica - Revista Lusófona de Ciência Política e Relações Internacionais 14 (2014):
    Aceite para publicação
Livro
  1. Catarino, Fernando. Desafios do Ensino Religioso numa sociedade laicizada. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2016.
    Publicado
Manual
  1. Catarino, Fernando; Miguel Barros; Paulo Mendes Pinto; Rui Lomelino de Freitas. Material de apoio para a lecionação de conteúdos relacionados com Islão no 7º ano do Ensino Básico. Portugal. 2014.
Relatório
  1. Brites, Maria José; Teresa Sofia Castro; Catarino, Fernando. 2019. Relatório interino Dici-Educa..
  2. Brites, Maria José; Teresa Sofia Castro; Catarino, Fernando. 2019. Avaliação Julho 2019 – DiCi-Educa..
Resumo em conferência
  1. Catarino, Fernando. "A importância do conhecimento específico na construção de uma literacia em saúde e na melhoria dos resultados em saúde.". Trabalho apresentado em SOPCOM 2019, Funchal, 2019.
    Publicado
  2. Catarino, Fernando; Brites, Maria José; Amaral, Inês. "Análise de documentos internacionais: Jornalismo e educação para os media combinam melhor desde 2015". Trabalho apresentado em XI SOPCOM, Funchal, 2019.
    Publicado
  3. Quico, Célia; Catarino, Fernando. "Art & food creative events for peripheral museums audience development: the overall strategy and main results from In-Nova MusEUm project in Portugal". Trabalho apresentado em TOCRIA 2018, FCSH-UNL, Lisboa, Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Quico, Célia; Catarino, Fernando. "Participatory Art & Food events in European peripheral museums: main lessons from the In-Nova MusEUm project". Trabalho apresentado em CREATOUR 2018, Universidade do Minho, Braga, 2018.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/07/01 Targeting vulnerable audiences to radicalism and extremism in Europe: the approach from the “ReThink: Before Act” project NEM Summit 2020: B’Smart – European Media Science and Technology Meets Arts
NEM Summit 2020
2019/11/14 Análise de documentos internacionais: Jornalismo e educação para os media combinam melhor desde 2015 XI Congresso da Sopcom
SOPCOM (Funchal, Portugal)
2019/11 Análise de documentos internacionais: Jornalismo e educação para os media combinam melhor desde 2015. XI SOPCOM
(Funchal, Portugal)
2019/11 A importância do conhecimento específico na construção de uma literacia em saúde e na melhoria dos resultados em saúde. XI SOPCOM
(Funchal, Portugal)
2019/03/11 The era of fake news: digital storytelling as a promotion of critical reading. INTED2019
INTED (Valência, Espanha)
2018/11/02 The era of fake news: Digital storytelling as a promotion of civic cultures and critical reading ECREA
ECREA (Lugano, Suiça)
2018/07/07 Participatory Art & Food events in European peripheral museums: main lessons from the In-Nova MusEUm project CREATOUR 2018
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/02 Art & food creative events for peripheral museums audience development: the overall strategy and main results from In-Nova MusEUm project in Portugal TOCRIA
FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2018/03/19 The era of fake news: digital storytelling as a promotion of news literacy. Trial and Error II
CECS, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 FIER - 1º Fórum Internacional de Ensino Religioso
Congresso (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica em Portugal nos últimos 25 anos. – Proposta de um roteiro de fontes e arquivos.
Congresso
I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões - Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades
Área de Ciência das Religiões, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal
2015 - 2015 Modelos de Ensino religioso em Portugal e Brasil
Congresso
1º Fórum Internacional do Ensino Religioso
Área de Ciência das Religiões, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal
2015 - 2015 A formação humana das novas gerações religiosas, nas comunidades e na escola
Conferência
World Interfaith Harmony Week
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Desafios actuais à multiculturalidade numa área metropolitana
Conferência
Desafios actuais à multiculturalidade numa área metropolitana
Escola Secundária José Afonso, Portugal
2015 - 2015 Activismo Político e Universalismo
Congresso
II Congresso Internacional Net-Ativismo
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2014 Reorganização católica numa cidade em mutação
Conferência
Identidades e Entidades Religiosas em Lisboa
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - Atual Revista Lusófona de Ciência das Religiões
Distinções

Outra distinção

2017 Bolsa para Estágio de Investigação de Doutoramento na University of Texas at Austin - EUA
Fundação Luso-Americana, Portugal