Artigo em conferência |
- Freitas, Mariana Portas de. "A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas
anotações marginais do manuscrito Escola de Canto de Orgaõ (Bahia, 1734-1760)". Trabalho apresentado em ENIM 2019 – IX
Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH da Universidade Nova de Lisboa / SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação
em Música, 13-15 de novembro de 2019, Lisboa, 2019.
Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "Pitagorismo, afinação justa e os “Tempêros” na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e
XVIII): (des)articulações teórico-práticas". Trabalho apresentado em ENIM 2018 – Encontro de Investigação em Música. Porto,
Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, 8 a 10 de Novembro de 2018, Porto,
2018.
Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música
de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790)". Trabalho apresentado em Congresso
Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA,
27 a 29 de setembro de 2018., Lisboa, 2018.
Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria
musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da Escola de Canto de Orgaõ (Baía, 1759-61)". Trabalho apresentado em Encontro 3M+1.
História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar,
12 a 14 de outubro 2017., 2017.
No prelo
- Freitas, Mariana Portas de. "Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de
Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760)". Trabalho apresentado em VI Simpósio
Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes
de Berlim, Anais. Rio de Janeiro, UFRJ., Rio de Janeiro, 2015.
No prelo
- Freitas, Mariana Portas de. "A “Escola de Canto de Orgaõ” do P. Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma
súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime". Trabalho apresentado em Congresso da ANPPOM, realizado
em Brasília, Agosto 2006., Rio de Janeiro, 2006.
Publicado
|
Artigo em revista |
- Freitas, Mariana Portas de. "Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea : Glossário de termos musicais.". Revista Brasileira
de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016):
67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "Instrumentos musicais na Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea in Escola de Canto de Orgaõ de
Caetano de Melo de Jesus". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola
de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
- Freitas, Mariana Portas de. "Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados: a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio
de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016).
Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. 29 1 (2016): 17-65. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
Acesso aberto • Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "Entre o hexacorde de Guido e o solfejo "francês": a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo
de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teórico-musical em língua portuguesa". Revista
Brasileira de Música. Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, Outubro de 2010. (2010):
45-71. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29286.
Publicado
|
Capítulo de livro |
- Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo
de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". In Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes
e Circuitos (título provisório). III Congresso MUSAM Soc. Espanhola Musicología. Santiago de Compostela, Espanha: a confirmar,
2022.
Submetido
- Freitas, Mariana Portas de. "António Fernandes: um músico prático erudito". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros
tratados de música, 33-45. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
Publicado
- Pereira, Andrea Ruzzi; Parreira, Mariana Melo; Marques, Larissa Nascimento. "Pedro Talésio: um tratado-repertório de cantochão
como testemunho da receção da teoria musical europeia". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de
música, 24-32. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
Publicado • 10.22533/at.ed.0301913063
- Freitas, Mariana Portas de. "A Escola de Canto de Orgaõ (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no
contexto da teoria musical luso-brasileira". In LUCAS, Elizabeth e NERY, Rui Vieira (orgs.), As Músicas Luso-Brasileiras
no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.. Lisboa,
Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2012.
Publicado
- Freitas, Mariana Portas de. "«Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical
em finais do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759)". In SANTOS, Maria do
Rosário Girão Ribeiro e LESSA, Elisa Maria Maia da Silva (coord.), Música Discurso Poder., 83-103. Braga, Portugal: Humus,
2012.
Publicado
|
Relatório |
- Freitas, Mariana Portas de. 2018. Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A Escola
de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento em
Ciências Musicais Históricas. Orientação: Professor Doutor Rui Vieira Nery. FCSH-NOVA, Departamento de Ciências Musicais,
31 de março de 2018..
|
Resumo em conferência |
- Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo
de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". Trabalho apresentado em Músicas Ibero-Americanas:
Caminhos, Redes e Circuitos III Congresso MUSAM da Sociedade Espanhola de Musicologia – 14 a 16 de outubro de 2021. Santiago
de Compostela, USC, Santiago de Compostela, 2021.
Publicado
|