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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de Freitas

Nomes de citação

  • Freitas, Mariana
  • Freitas, Mariana Portas de

Identificadores de autor

Ciência ID
D117-97C3-E84F
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2016/03/31
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/09/01 - 2003/12/18
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1997/09/01 - 1999/07/31
Concluído
Curso de Alemão - Grundstuffe (Outros)
Goethe Institut, Portugal
1986/09/15 - 1992/03/15
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/01/16 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Freitas, Mariana Portas de. "A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito Escola de Canto de Orgaõ (Bahia, 1734-1760)". Trabalho apresentado em ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH da Universidade Nova de Lisboa / SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, 13-15 de novembro de 2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Pitagorismo, afinação justa e os “Tempêros” na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas". Trabalho apresentado em ENIM 2018 – Encontro de Investigação em Música. Porto, Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, 8 a 10 de Novembro de 2018, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790)". Trabalho apresentado em Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA, 27 a 29 de setembro de 2018., Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da Escola de Canto de Orgaõ (Baía, 1759-61)". Trabalho apresentado em Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017., 2017.
    No prelo
  5. Freitas, Mariana Portas de. "Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760)". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim, Anais. Rio de Janeiro, UFRJ., Rio de Janeiro, 2015.
    No prelo
  6. Freitas, Mariana Portas de. "A “Escola de Canto de Orgaõ” do P. Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime". Trabalho apresentado em Congresso da ANPPOM, realizado em Brasília, Agosto 2006., Rio de Janeiro, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Freitas, Mariana Portas de. "Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea : Glossário de termos musicais.". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Publicado
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Instrumentos musicais na Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea in Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados: a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. 29 1 (2016): 17-65. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o hexacorde de Guido e o solfejo "francês": a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teórico-musical em língua portuguesa". Revista Brasileira de Música. Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, Outubro de 2010. (2010): 45-71. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29286.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". In Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos (título provisório). III Congresso MUSAM Soc. Espanhola Musicología. Santiago de Compostela, Espanha: a confirmar, 2022.
    Submetido
  2. Freitas, Mariana Portas de. "António Fernandes: um músico prático erudito". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 33-45. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Publicado
  3. Pereira, Andrea Ruzzi; Parreira, Mariana Melo; Marques, Larissa Nascimento. "Pedro Talésio: um tratado-repertório de cantochão como testemunho da receção da teoria musical europeia". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 24-32. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.0301913063
  4. Freitas, Mariana Portas de. "A Escola de Canto de Orgaõ (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira". In LUCAS, Elizabeth e NERY, Rui Vieira (orgs.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2012.
    Publicado
  5. Freitas, Mariana Portas de. "«Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759)". In SANTOS, Maria do Rosário Girão Ribeiro e LESSA, Elisa Maria Maia da Silva (coord.), Música Discurso Poder., 83-103. Braga, Portugal: Humus, 2012.
    Publicado
Relatório
  1. Freitas, Mariana Portas de. 2018. Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas. Orientação: Professor Doutor Rui Vieira Nery. FCSH-NOVA, Departamento de Ciências Musicais, 31 de março de 2018..
Resumo em conferência
  1. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". Trabalho apresentado em Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos III Congresso MUSAM da Sociedade Espanhola de Musicologia – 14 a 16 de outubro de 2021. Santiago de Compostela, USC, Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado