Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de Freitas
Nomes de citação
- Freitas, Mariana Isabel Portas de
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D117-97C3-E84F
- ORCID iD
- 0000-0002-3798-7369
Telefones
- Telemóvel
- 
                           - 925664869 (Profissional)
 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2023/10/01 - 2024/09/05 Concluído | Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento) Especialização em História da Música - Teoria Musical Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo
                                       de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Classificação máxima | 
| 2014/09/01 - 2016/03/31 Concluído | Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Especialização em Musicologia Histórica Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | |
| 2001/09/01 - 2003/12/18 Concluído | Ciências Musicais (Mestrado) Especialização em Musicologia Histórica Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | |
| 1997/09/01 - 1999/07/31 Concluído | Curso de Alemão - Grundstuffe (Outros) Goethe Institut, Portugal | |
| 1986/09/15 - 1992/03/15 Concluído | Direito (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal | 14 | 
Percurso profissional
            Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1996/01/16 - 2010/01/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 1994/10/01 - 1995/12/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Musicoteca - Edições de Música, Lda., Portugal | 
| 1992/01/01 - 1994/04/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Morais Leitao Galvao Teles Soares da Silva & Associados Sociedade de Advogados SP RL, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/01/01 - Atual | Coordenadora editorial / Gestora de projeto sénior | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2010/01/01 - 2022/01/01 | Coordenadora de equipa | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2001/01/01 - 2013/12/31 | Assessora do Diretor Artístico Festival de Sintra | Câmara Municipal de Sintra, Portugal | 
| Festival de Sintra, Portugal | ||
| 2001/01/01 - 2013/08/31 | Assessora do Diretor Artístico - Festival de Sintra | Câmara Municipal de Sintra, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2010/01/01 - 2017/06/30 | Coordenadora do Coro Gulbenkian | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2001/01/01 - 2011/12/31 | Coordenação editorial da coleção «Estudos Musicológicos» | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/01/01 - Atual | Tratados Musicales Ibéricos (TraMusI) Investigador Pós-doutorado
                                     Universidad de Salamanca, Espanha | Em curso | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/02/13 | Entre a verve poética e o vernáculo. Caetano de Melo de Jesus, tradutor e versificador (Bahia, 1759). Comunicação na Mesa VI do III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA | III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História
                                 da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical — FCSH-NOVA (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/11/15 | O sistema mensural: a lenta desagregação (e renovação) de um quadro teórico em tratados da Península Ibérica dos séculos XVII e XVIII. | Seminário Permanente do INET-md — Grupo de Investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música (GI-EHCM) INET-md — GI-EHCM — Moderadora: Cristina Fernandes.  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/06/06 | «Trata-se duma iniciativa de grande alcance». A atividade musicológica do Serviço de Música da Fundação (1958-75): estratégia e eixos de intervenção. | Conferência «Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos» Fundação Calouste Gulbenkian. Comissário: Rui Vieira Nery (Lisboa, Portugal) | 
| 2021/10/14 | A «Escuela Musica» de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos. Comunicação apresentada ao III Congresso MUSAM — SEdeM. Santiago de Compostela, USC. | III Congresso MUSAM «Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos» — Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM) Universidade de Santiago de Compostela (USC) (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2019/11/14 | A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito «Escola de Canto de Orgaõ» (Bahia, 1734-1760). | ENIM 2019 — IX Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/11/10 | Pitagorismo, afinação justa e os «Tempêros» na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas | ENIM 2018 — VIII Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música ESMAE — Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo — Porto e IPP — Escola Superior de Educação do Porto  (Porto, Portugal) | 
| 2018/09/29 | Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790). Nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. Lisboa, FCSH-NOVA | Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA,
                                 27 a 29 de setembro de 2018. Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/10/13 | Entre o «senario» de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1759). Braga, Campus de Gualtar. | Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus
                                 de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017. Universidade do Minho — Campus de Gualtar, Braga / Fundação da Casa de Mateus (Braga, Portugal) | 
| 2016/10/25 | Escolásticos e iluministas na teoria musical luso-brasileira na década de 1760: as mundivisões de Caetano de Melo de Jesus e Luiz Álvares Pinto. O problema de um método analítico-comparativo comum a tratados especulativos e métodos práticos de solfejo. Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro. | VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical «Música
                                 no Universo Ibero-Afro-Americano: Desafios Interdisciplinares» Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal) | 
| 2016/09/15 | «Nones» versus «pares»: a afinação pitagórica na «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1760) e a polémica musical sobre os «Tempêros» das vozes e dos instrumentos. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano. NOVA-FCSH. | Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano. Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/07/07 | Listening to music theory. Experiencing the sound of a theoretical treatise and analyzing it in the context of stylistic changes in the 18th century. | 8th Doctoral Forum «Music Theory & History». INET — FCSH-NOVA Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/07/10 | Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760). Rio de Janeiro, UFRJ | VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade
                                 das Artes de Berlim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal) | 
| 2011/03/10 | «Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759). Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga. Coordenação: Maria do Rosário Girão Ribeiro Santos e Elisa Maria Maia da Silva Lessa | Colóquio Internacional «Música Discurso Poder» Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga (Braga, Portugal) | 
| 2008/05/10 | A «Escola de Canto de Orgaõ» (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações». Coordenação: Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. | Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações». Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal) | 
| 2006/08/10 | A «Escola de Canto de Orgaõ» do Padre Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Brasília. | XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) ANPPOM — Brasil (Brasília, Brasil) | 
