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Identification

Personal identification

Full name
Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de Freitas

Citation names

  • Freitas, Mariana Isabel Portas de

Author identifiers

Ciência ID
D117-97C3-E84F
ORCID iD
0000-0002-3798-7369

Telephones

Mobile phone
  • 925664869 (Professional)
Education
Degree Classification
2023/10/01 - 2024/09/05
Concluded
Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento)
Major in História da Música - Teoria Musical
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)" (THESIS/DISSERTATION)
Classificação máxima
2014/09/01 - 2016/03/31
Concluded
Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/09/01 - 2003/12/18
Concluded
Ciências Musicais (Mestrado)
Major in Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1997/09/01 - 1999/07/31
Concluded
Curso de Alemão - Grundstuffe (Outros)
Goethe Institut, Portugal
1986/09/15 - 1992/03/15
Concluded
Direito (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
14
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1996/01/16 - 2010/01/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1994/10/01 - 1995/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Musicoteca - Edições de Música, Lda., Portugal
1992/01/01 - 1994/04/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Morais Leitao Galvao Teles Soares da Silva & Associados Sociedade de Advogados SP RL, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/01/01 - Current Coordenadora editorial / Gestora de projeto sénior Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010/01/01 - 2022/01/01 Coordenadora de equipa Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/01/01 - 2013/12/31 Assessora do Diretor Artístico Festival de Sintra Câmara Municipal de Sintra, Portugal
Festival de Sintra, Portugal
2001/01/01 - 2013/08/31 Assessora do Diretor Artístico - Festival de Sintra Câmara Municipal de Sintra, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2010/01/01 - 2017/06/30 Coordenadora do Coro Gulbenkian Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/01/01 - 2011/12/31 Coordenação editorial da coleção «Estudos Musicológicos» Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2025/01/01 - Current Tratados Musicales Ibéricos (TraMusI)
Post-doc
Universidad de Salamanca, Spain
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Freitas, Mariana Isabel Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII e XVIII. O caso da Escola de Canto de Órgão (Bahia, 1759-60)". In Estudos de História da Matemática, da Música e Militar, edited by Forjaz, Maria Antónia, 171-189. Braga, Portugal: U. Minho, 2024.
    Published
  2. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". In Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos (título provisório). III Congresso MUSAM Soc. Espanhola Musicología. Santiago de Compostela, Spain: a confirmar, 2022.
    Submitted
  3. Freitas, Mariana Portas de. "António Fernandes: um músico prático erudito". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 33-45. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Published
  4. Pereira, Andrea Ruzzi; Parreira, Mariana Melo; Marques, Larissa Nascimento. "Pedro Talésio: um tratado-repertório de cantochão como testemunho da receção da teoria musical europeia". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Primeiros tratados de música, 24-32. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2019.
    Published • 10.22533/at.ed.0301913063
  5. Freitas, Mariana Portas de. "A Escola de Canto de Orgaõ (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira". In LUCAS, Elizabeth e NERY, Rui Vieira (orgs.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2012.
    Published
  6. Freitas, Mariana Portas de. "«Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759)". In SANTOS, Maria do Rosário Girão Ribeiro e LESSA, Elisa Maria Maia da Silva (coord.), Música Discurso Poder., 83-103. Braga, Portugal: Humus, 2012.
    Published
Conference abstract
  1. Freitas, Mariana Portas de. "A Escuela Musica de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos". Paper presented in Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos III Congresso MUSAM da Sociedade Espanhola de Musicologia – 14 a 16 de outubro de 2021. Santiago de Compostela, USC, Santiago de Compostela, 2021.
    Published
  2. Freitas, Mariana Portas de. "A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito Escola de Canto de Orgaõ (Bahia, 1734-1760)". Paper presented in ENIM 2019 – IX Encontro de Investigação em Música. Lisboa, FCSH da Universidade Nova de Lisboa / SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, 13-15 de novembro de 2019, Lisboa, 2019.
    Published
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Pitagorismo, afinação justa e os “Tempêros” na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas". Paper presented in ENIM 2018 – Encontro de Investigação em Música. Porto, Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, 8 a 10 de Novembro de 2018, Porto, 2018.
    Published
  4. Freitas, Mariana Portas de. "A “Escola de Canto de Orgaõ” do P. Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime". Paper presented in Congresso da ANPPOM, realizado em Brasília, Agosto 2006., Rio de Janeiro, 2006.
    Published
Conference paper
  1. Freitas, Mariana Portas de. "Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790)". Paper presented in Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA, 27 a 29 de setembro de 2018., Lisboa, 2018.
    Published
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o senario de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da Escola de Canto de Orgaõ (Baía, 1759-61)". Paper presented in Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017., 2017.
    In press
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760)". Paper presented in VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim, Anais. Rio de Janeiro, UFRJ., Rio de Janeiro, 2015.
    In press
Journal article
  1. Freitas, Mariana Portas de. "Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea : Glossário de termos musicais.". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Published
  2. Freitas, Mariana Portas de. "Instrumentos musicais na Dûvida de Gregorio de Sousa e Gouvea in Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. (2016): 67-87. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
  3. Freitas, Mariana Portas de. "Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados: a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)". Revista Brasileira de Música. V. 29 nº 1 (jan.-jun. 2016). Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. 29 1 (2016): 17-65. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/issue/view/382/showToc.
    Open access • Published
  4. Freitas, Mariana Portas de. "Entre o hexacorde de Guido e o solfejo "francês": a Escola de Canto de Orgaõ de Caetano de Melo de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teórico-musical em língua portuguesa". Revista Brasileira de Música. Programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, Outubro de 2010. (2010): 45-71. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29286.
    Published
Report
  1. Freitas, Mariana Portas de. 2018. Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgaõ de Caetano Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Relatório de Progresso da Tese de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas. Orientação: Professor Doutor Rui Vieira Nery. FCSH-NOVA, Departamento de Ciências Musicais, 31 de março de 2018..
Thesis / Dissertation
  1. "Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Órgão» de Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)". 2024. http://hdl.handle.net/10362/173789.
    10.13140/RG.2.2.10883.72485
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2025/02/13 Entre a verve poética e o vernáculo. Caetano de Melo de Jesus, tradutor e versificador (Bahia, 1759). Comunicação na Mesa VI do III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA III Congresso Internacional «A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos», do Caravelas — Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do CESEM — FCSH-NOVA
CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical — FCSH-NOVA (Lisboa, Portugal)
2023/11/15 O sistema mensural: a lenta desagregação (e renovação) de um quadro teórico em tratados da Península Ibérica dos séculos XVII e XVIII. Seminário Permanente do INET-md — Grupo de Investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música (GI-EHCM)
INET-md — GI-EHCM — Moderadora: Cristina Fernandes. (Lisboa, Portugal)
2023/06/06 «Trata-se duma iniciativa de grande alcance». A atividade musicológica do Serviço de Música da Fundação (1958-75): estratégia e eixos de intervenção. Conferência «Madalena de Azeredo Perdigão (1923-1989): vamos correr riscos»
Fundação Calouste Gulbenkian. Comissário: Rui Vieira Nery (Lisboa, Portugal)
2021/10/14 A «Escuela Musica» de Pablo Nassarre (Saragoza, 1724) e a «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano Melo de Jesus (Bahia, 1759-60). Transferências culturais e circulação de modelos. Comunicação apresentada ao III Congresso MUSAM — SEdeM. Santiago de Compostela, USC. III Congresso MUSAM «Músicas Ibero-Americanas: Caminhos, Redes e Circuitos» — Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM)
Universidade de Santiago de Compostela (USC) (Santiago de Compostela, Spain)
2019/11/14 A lição das notas à margem. Camadas temporais, derrogação e evolução de estruturas teóricas nas anotações marginais do manuscrito «Escola de Canto de Orgaõ» (Bahia, 1734-1760). ENIM 2019 — IX Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2018/11/10 Pitagorismo, afinação justa e os «Tempêros» na teoria musical luso-brasileira (séculos XVII e XVIII): (des)articulações teórico-práticas ENIM 2018 — VIII Encontro de Investigação em Música. Promovido por SPIM — Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
ESMAE — Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo — Porto e IPP — Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/29 Teorias em contraponto. Relendo os contextos e revendo a categorização de tratados de música de Melo de Jesus (Bahia, 1760), Álvares Pinto (Recife, 1761) e Solano (Lisboa, 1790). Nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. Lisboa, FCSH-NOVA Congresso Internacional nos 10 Anos do Núcleo Caravelas. «Musicologia transatlântica: um momento para reflexão». Lisboa, FCSH-NOVA, 27 a 29 de setembro de 2018.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2017/10/13 Entre o «senario» de Zarlino e o logaritmo de Sauveur: aplicações (meta)físicas do número na teoria musical dos séculos XVII-XVIII. O caso da «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1759). Braga, Campus de Gualtar. Encontro 3M+1. História da Matemática, da Música e Militar. Universidade do Minho / Fundação da Casa de Mateus. Braga, Campus de Gualtar, 12 a 14 de outubro 2017.
Universidade do Minho — Campus de Gualtar, Braga / Fundação da Casa de Mateus (Braga, Portugal)
2016/10/25 Escolásticos e iluministas na teoria musical luso-brasileira na década de 1760: as mundivisões de Caetano de Melo de Jesus e Luiz Álvares Pinto. O problema de um método analítico-comparativo comum a tratados especulativos e métodos práticos de solfejo. Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Rio de Janeiro. VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical «Música no Universo Ibero-Afro-Americano: Desafios Interdisciplinares»
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
2016/09/15 «Nones» versus «pares»: a afinação pitagórica na «Escola de Canto de Orgaõ» (Baía, 1760) e a polémica musical sobre os «Tempêros» das vozes e dos instrumentos. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano. NOVA-FCSH. Conferência doutoral da Escola Pedro Hispano.
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 Listening to music theory. Experiencing the sound of a theoretical treatise and analyzing it in the context of stylistic changes in the 18th century. 8th Doctoral Forum «Music Theory & History». INET — FCSH-NOVA
Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA) (Lisboa, Portugal)
2015/07/10 Receção teórica e polémicas transatlânticas: os contactos/contágios entre Caetano de Melo de Jesus e João Vaz Barradas Muito Pão e Morato (Salvador da Baía - Lisboa, 1734-1760). Rio de Janeiro, UFRJ VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ & Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — Programa de Pós-Graduação em Música (Rio de Janeiro, Portugal)
2011/03/10 «Musica est scientia divina»: escolástica, retórica e apologética nos tratados de teoria musical em finais do Antigo Regime. A «Escola de Canto de Orgaõ» de Caetano de Mello de Jesus (Baía, 1759). Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga. Coordenação: Maria do Rosário Girão Ribeiro Santos e Elisa Maria Maia da Silva Lessa Colóquio Internacional «Música Discurso Poder»
Universidade do Minho — Centro de Estudos Humanísticos — Campus de Gualtar, Braga (Braga, Portugal)
2008/05/10 A «Escola de Canto de Orgaõ» (1759) de Caetano de Melo de Jesus: um aparato teórico singular no contexto da teoria musical luso-brasileira. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações». Coordenação: Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Colóquio Internacional «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações».
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2006/08/10 A «Escola de Canto de Orgaõ» do Padre Caetano de Melo de Jesus (Salvador da Baía, 1759-60). Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Brasília. XVI Congresso Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
ANPPOM — Brasil (Brasília, Brazil)