???global.info.a_carregar???
Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2014 - 2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Doutor em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação e Instituto de Física, ambos da Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canada). Especialista na área de Formação de Professores que ensinam Matemática e Física. Integrante do Programa de Formação de Professores (FEUSP - 2016 a 2017). Formador pedagógico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular (NUPIC/2016 - 2023). Integrante do Decolonizing Light: Tracing and counteringcolonialism in physics, Canada (2020 - atual) e pesquisador integrante da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021 - 2022) e da Cátedra José Bonifácio, do Centro Ibero Americano da Universidade de São Paulo (2022 - 2023). Pesquisador integrante da Cátedra Oscar Sala - Inteligência Artificial Responsável, do Instituto de Estudos Avançados da USP, São Paulo. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços (UNILA). Membro ativo do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil), bem como da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Associação Nacional dos Professores de Matemática (Brasil), Associação dos Professores de Matemática (Portugal), Sociedade Brasileira de Matemática, National Association for Research in Science Teaching (NARST), Red de Centros de Investigación en Matemática Educativa (Red Cimates - América Latina), Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, British Educational Research Association (BERA) e Red Iberoamericana de Pedagogia (REDIPE). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, metodologia de ensino de física e matemática e decolonialidade aplicada aos estudos curriculares.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonio Carlos Mometti

Nomes de citação

  • Mometti, Antonio
  • Mometti, C.
  • Mometti, A. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
CF1C-C5BB-D9E9
ORCID iD
0000-0001-6699-7139
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/9154213708765130

Endereços de correio eletrónico

  • carlosmometti@usp.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 975917887 Ext.: 11 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/07/04 - 2023/11/17
Concluído
Science and Math Education (Doctor)
Especialização em Education
Universidade de São Paulo, Brasil

Concordia University Department of Computer Science and Software Engineering, Canadá
"Cultural decolonizing and the Physics Education Curriculum" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
2016/07/10 - 2019/02/11
Concluído
Education (Master)
Especialização em Science and Math Education
Universidade de São Paulo, Brasil
"Innovative practices and physics teaching: a case study of the didactic ways of a college group through interdisciplinary projects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
2009/03/09 - 2016/06/03
Concluído
Licenciatura em Física (Graduado)
Especialização em Science
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
"A interdisciplinaridade como estratégia para consolidação da aprendizagem dos conceitos do Eletromagnetismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,8
2013/07/01 - 2014/12/04
Concluído
Laurea in Fisica (Laurea)
Especialização em Fisica
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/04 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2020/03/04 - Atual Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Concordia University, Canadá
Concordia University, Canadá
2016/02/02 - 2023/12/05 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil
2021/08/08 - 2023/07/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Avançados, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/12 - 2024/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Serviço Social da Indústria, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08/11 - 2013/04/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carlos Mometti. "Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos". Revista de História da Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672.
    10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672
  2. Carlos Mometti. "Ensino de Astronomia para professores pedagogos:". Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (2024): http://dx.doi.org/10.14244/relea/2024.38.176-204.
    10.14244/relea/2024.38.176-204
  3. Carlos Mometti. "A Matemática dos Anos Iniciais: análise do percurso metodológico de uma professora pedagoga". Educação Matemática em Revista (2024): https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3547.
    10.37001/emr.v29i84.3547
  4. Carlos Mometti; Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. "O educador contemporâneo". Travessias (2023): https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31876.
    10.48075/rt.v17i3.31876
  5. Carlos Mometti. "Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos". Revista Diálogos em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.28998/redemat.v2i1.15762.
    10.28998/redemat.v2i1.15762
  6. Carlos Mometti. "Metodologia de ensino e a história da matemática: um estudo com professores pedagogos". Revista Catarinense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3530.
    10.37001/recem.v2i3.3530
  7. Antonio Carlos Mometti. "A escrita ensaísta e a formação continuada de professores pedagogos". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004.
    10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004
  8. Carlos Mometti. "ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA SIMONE". ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (2023): https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94.
    10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94
  9. Carlos Mometti. "Hermeneutic-phenomenological study of the teaching practice of polyvalent teachers". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3360.
    10.37001/ripem.v13i1.3360
  10. Carlos Mometti. "Ressignificando a metodologia do ensinar matemática para os anos iniciais do ensino fundamental". ¿a¿¿µat¿¿¿: epistemologia e educação (2023): https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.254328.
    10.51359/2965-1794.2023.254328
  11. Carlos Mometti. "NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0". Periferia (2022): https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599.
    10.12957/periferia.2022.67599
  12. Carlos Mometti; Fanley Bertoti da Cunha; Gabriela Canuto dos Reis. "CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL". Revista Espaço do Currículo (2022): https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62895.
    10.15687/rec.v15i2.62895
  13. "A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior:". Ensino em Perspectivas 3 1 (2022): 1–25-1–25. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7314.
  14. "Teaching Fractions in the Primary Education: A Cross-Sectional Study with Brazilian Polyvalents Teachers". Creative Education 12 11 (2021): 2752-2764. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2021.1211203.
    10.4236/ce.2021.1211203
  15. "CATEGORIZACIÓN Y ESTUDIO DE LA PRACTICA DIDÁCTICA DE LOS PROFESORES DE FÍSICA EN FORMACIÓN INICIAL POR MEDIO DE UNA ISLA INTERDISCIPLINARIA DE RACIONALIDAD (IIR)". Tecné, Episteme y Didaxis: TED Número Ext (2021): 403-409. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15124.
  16. "O ensino de física a partir da perspectiva da colonização epistêmica: uma lente decolonial do currículo brasileiro". Revista de Enseñanza de la Física 33 2 (2021): 343–350-343–350. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35277.
  17. Carlos Mometti. "Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais". Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8 23 (2021): 1202-1218. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907.
    10.30938/bocehm.v8i23.4907
  18. "0 saber necessário à prática docente na humanidade digital". Revista de Educação Matemática 18 (2021): e021010-e021010. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id482.
    10.37001/remat25269062v17id482
Capítulo de livro
  1. Carlos Mometti. "Estudio de las metodologías utilizadas por el profesorado que enseña matemáticas en la educación primaria brasileña". 2025.
    10.61728/AE24003575
Livro
  1. As vozes das/dos docentes na contemporaneidade: ensaiando vivências na humanidade digital. Dial{\'{e. 2021.
    10.48021/978-65-252-0786-5
  2. Contemporary Science Education and Challenges in the Presente Society: Perspectives in Physics Teaching and Learning. Universidade de S{\~{a. 2017.
    10.11606/9788560944835
  3. Pietrocola, Maurício; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Gurgel, Ivã; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Leite, Cristina; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Mometti, Antonio Carlos; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Contemporary science education and challenges in the presente society: perspectives in physics teaching and learning. USP Open Books Portal. Portal de Livros Abertos da USP. 2017.
    https://doi.org/10.11606/9788560944835
Tese / Dissertação
  1. Antonio Carlos Mometti. "Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares". Mestrado, 2019. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339.
    https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339
Distinções

Prémio

2022 Gina Cody School EDI Research Grant, Concordia University, Canada.
Concordia University, Canadá