???global.info.a_carregar???
Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos e Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canadá). Especialista na área de Formação de Professores que ensinam Matemática e Física. Integrante do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP (2016 a 2017). Pesquisador integrante do Decolonizing Light: Tracing and countering colonialism in physics, Canadá (2020 - atual). Pesquisador integrante da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021 - 2022) e da Cátedra José Bonifácio, do Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo (2022 - 2023). Pesquisador associado no Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (Universidade Federal da Integração Latino-americana) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil). Pesquisador associado do Societies and Environmental Sustainability Research Group (Universidade de Coimbra, Portugal). Além disso, faz parte da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Associação Nacional dos Professores de Matemática (Brasil), Associação dos Professores de Matemática (Portugal), Sociedade Brasileira de Matemática, National Association for Research in Science Teaching (NARST, EUA), Red de Centros de Investigación en Matemática Educativa (Red Cimates - México), Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, British Educational Research Association (BERA), Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, metodologia de ensino de matemática e física, e decolonialidade aplicada aos estudos curriculares.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonio Carlos Mometti

Nomes de citação

  • Mometti, Antonio
  • Mometti, C.
  • Mometti, A. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
CF1C-C5BB-D9E9
ORCID iD
0000-0001-6699-7139
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/9154213708765130

Endereços de correio eletrónico

  • carlosmometti@usp.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 975917887 Ext.: 11 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/07/04 - 2023/11/17
Concluído
Science and Math Education (Doctor)
Especialização em Education
Universidade de São Paulo, Brasil

Concordia University Department of Computer Science and Software Engineering, Canadá
"Cultural decolonizing and the Physics Education Curriculum" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
2016/07/10 - 2019/02/11
Concluído
Education (Master)
Especialização em Science and Math Education
Universidade de São Paulo, Brasil
"Innovative practices and physics teaching: a case study of the didactic ways of a college group through interdisciplinary projects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
2009/03/09 - 2016/06/03
Concluído
Licenciatura em Física (Graduado)
Especialização em Science
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
"A interdisciplinaridade como estratégia para consolidação da aprendizagem dos conceitos do Eletromagnetismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,8
2013/07/01 - 2014/12/04
Concluído
Laurea in Fisica (Laurea)
Especialização em Fisica
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/04 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2020/03/04 - 2025/12/01 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Concordia University, Canadá
Concordia University, Canadá
2016/02/02 - 2023/12/05 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil
2021/08/08 - 2023/07/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Avançados, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/12 - 2024/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Serviço Social da Indústria, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08/11 - 2013/04/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/07/24 - Atual Gestor de pesquisa científica Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística, Brasil
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/02/10 - 2023/12/17 Decolonização Cultural e o Ensino de Física
2019-2023
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2016/06/16 - 2018/12/05 Práticas Inovadoras e o Ensino de Física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciados por meio de projetos interdisciplinares
2016-2018
Bolseiro de Mestrado
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/03/01 - 2025/07/30 Educação Matemática nos Anos Iniciais: aspectos metodológicos do ensinar
2020 - 2025
Investigador
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/08/01 - Atual Colonização epistêmica nos países do Cone Sul: um estudo comparativo no Ensino de Física a partir das lentes decoloniais
2024 - 2026
Investigador Pós-doutorado
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil
2024/07/05 - Atual Estudo das epistêmes autóctones brasileiras sob a ótica das teorias sociocultural e decolonial andina: novos horizontes epistemológicos
2024 - 2027
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2024/04/30 - Atual As metodologias utilizadas no ensino da Matemática no Brasil do século XX: um percurso histórico no acervo da Prof. Lucinha
2024 - 2027
Investigador Pós-doutorado
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carlos Mometti. "Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos". Revista de História da Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672.
    10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672
  2. Carlos Mometti. "Ensino de Astronomia para professores pedagogos:". Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (2024): http://dx.doi.org/10.14244/relea/2024.38.176-204.
    10.14244/relea/2024.38.176-204
  3. Carlos Mometti. "A Matemática dos Anos Iniciais: análise do percurso metodológico de uma professora pedagoga". Educação Matemática em Revista (2024): https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3547.
    10.37001/emr.v29i84.3547
  4. Carlos Mometti; Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. "O educador contemporâneo". Travessias (2023): https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31876.
    10.48075/rt.v17i3.31876
  5. Carlos Mometti. "Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos". Revista Diálogos em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.28998/redemat.v2i1.15762.
    10.28998/redemat.v2i1.15762
  6. Carlos Mometti. "Metodologia de ensino e a história da matemática: um estudo com professores pedagogos". Revista Catarinense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3530.
    10.37001/recem.v2i3.3530
  7. Antonio Carlos Mometti. "A escrita ensaísta e a formação continuada de professores pedagogos". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004.
    10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004
  8. Carlos Mometti. "ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA SIMONE". ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (2023): https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94.
    10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94
  9. Carlos Mometti. "Hermeneutic-phenomenological study of the teaching practice of polyvalent teachers". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3360.
    10.37001/ripem.v13i1.3360
  10. Carlos Mometti. "Ressignificando a metodologia do ensinar matemática para os anos iniciais do ensino fundamental". ¿a¿¿µat¿¿¿: epistemologia e educação (2023): https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.254328.
    10.51359/2965-1794.2023.254328
  11. Carlos Mometti. "NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0". Periferia (2022): https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599.
    10.12957/periferia.2022.67599
  12. Carlos Mometti; Fanley Bertoti da Cunha; Gabriela Canuto dos Reis. "CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL". Revista Espaço do Currículo (2022): https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62895.
    10.15687/rec.v15i2.62895
  13. "A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior:". Ensino em Perspectivas 3 1 (2022): 1–25-1–25. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7314.
  14. "Teaching Fractions in the Primary Education: A Cross-Sectional Study with Brazilian Polyvalents Teachers". Creative Education 12 11 (2021): 2752-2764. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2021.1211203.
    10.4236/ce.2021.1211203
  15. "CATEGORIZACIÓN Y ESTUDIO DE LA PRACTICA DIDÁCTICA DE LOS PROFESORES DE FÍSICA EN FORMACIÓN INICIAL POR MEDIO DE UNA ISLA INTERDISCIPLINARIA DE RACIONALIDAD (IIR)". Tecné, Episteme y Didaxis: TED Número Ext (2021): 403-409. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15124.
  16. "O ensino de física a partir da perspectiva da colonização epistêmica: uma lente decolonial do currículo brasileiro". Revista de Enseñanza de la Física 33 2 (2021): 343–350-343–350. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35277.
  17. Carlos Mometti. "Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais". Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8 23 (2021): 1202-1218. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907.
    10.30938/bocehm.v8i23.4907
  18. "0 saber necessário à prática docente na humanidade digital". Revista de Educação Matemática 18 (2021): e021010-e021010. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id482.
    10.37001/remat25269062v17id482
Capítulo de livro
  1. Carlos Mometti. "Estudio de las metodologías utilizadas por el profesorado que enseña matemáticas en la educación primaria brasileña". 2025.
    10.61728/AE24003575
Livro
  1. As vozes das/dos docentes na contemporaneidade: ensaiando vivências na humanidade digital. Dial{\'{e. 2021.
    10.48021/978-65-252-0786-5
  2. Contemporary Science Education and Challenges in the Presente Society: Perspectives in Physics Teaching and Learning. Universidade de S{\~{a. 2017.
    10.11606/9788560944835
  3. Pietrocola, Maurício; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Gurgel, Ivã; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Leite, Cristina; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Mometti, Antonio Carlos; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Contemporary science education and challenges in the presente society: perspectives in physics teaching and learning. USP Open Books Portal. Portal de Livros Abertos da USP. 2017.
    https://doi.org/10.11606/9788560944835
Tese / Dissertação
  1. Antonio Carlos Mometti. "Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares". Mestrado, 2019. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339.
    https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339
Distinções

Prémio

2025 Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduaç˜åo
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, Brasil
2022 Gina Cody School EDI Research Grant, Concordia University, Canada.
Concordia University, Canadá