Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Antonio Carlos Mometti
Nomes de citação
- Mometti, Antonio
- Mometti, C.
- Mometti, A. C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CF1C-C5BB-D9E9
- ORCID iD
- 0000-0001-6699-7139
- LattesiD
- http://lattes.cnpq.br/9154213708765130
Endereços de correio eletrónico
- carlosmometti@usp.br (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+55) 975917887 Ext.: 11 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Italiano (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2019/07/04 - 2023/11/17
Concluído
|
Science and Math Education (Doctor)
Especialização em Education
Universidade de São Paulo, Brasil
Concordia University Department of Computer Science and Software Engineering, Canadá "Cultural decolonizing and the Physics Education Curriculum" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
10 |
|
2016/07/10 - 2019/02/11
Concluído
|
Education (Master)
Especialização em Science and Math Education
Universidade de São Paulo, Brasil
"Innovative practices and physics teaching: a case study of the didactic ways of a college group through interdisciplinary
projects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
10 |
|
2009/03/09 - 2016/06/03
Concluído
|
Licenciatura em Física (Graduado)
Especialização em Science
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
"A interdisciplinaridade como estratégia para consolidação da aprendizagem dos conceitos do Eletromagnetismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9,8 |
|
2013/07/01 - 2014/12/04
Concluído
|
Laurea in Fisica (Laurea)
Especialização em Fisica
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
|
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/09/04 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Federal de São Paulo, Brasil |
| 2020/03/04 - 2025/12/01 | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Concordia University, Canadá |
| Concordia University, Canadá | ||
| 2016/02/02 - 2023/12/05 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de São Paulo, Brasil |
| Universidade de São Paulo, Brasil | ||
| 2021/08/08 - 2023/07/30 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Avançados, Brasil |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/02/12 - 2024/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Serviço Social da Indústria, Brasil |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2011/08/11 - 2013/04/12 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil |
| Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil |
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/07/24 - Atual | Gestor de pesquisa científica | Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística, Brasil |
| Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brasil |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/02/10 - 2023/12/17 | Decolonização Cultural e o Ensino de Física
2019-2023
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
| 2016/06/16 - 2018/12/05 | Práticas Inovadoras e o Ensino de Física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciados por meio de projetos interdisciplinares
2016-2018
Bolseiro de Mestrado
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/03/01 - 2025/07/30 | Educação Matemática nos Anos Iniciais: aspectos metodológicos do ensinar
2020 - 2025
Investigador
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
Concluído
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024/08/01 - Atual | Colonização epistêmica nos países do Cone Sul: um estudo comparativo no Ensino de Física a partir das lentes decoloniais
2024 - 2026
Investigador Pós-doutorado
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil
|
|
| 2024/07/05 - Atual | Estudo das epistêmes autóctones brasileiras sob a ótica das teorias sociocultural e decolonial andina: novos horizontes epistemológicos
2024 - 2027
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Aberta, Portugal
|
Em curso
|
| 2024/04/30 - Atual | As metodologias utilizadas no ensino da Matemática no Brasil do século XX: um percurso histórico no acervo da Prof. Lucinha
2024 - 2027
Investigador Pós-doutorado
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
|
Em curso
|
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Livro |
|
| Tese / Dissertação |
|
Distinções
Prémio
| 2025 | Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduaç˜åo
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, Brasil
|
| 2022 | Gina Cody School EDI Research Grant, Concordia University, Canada.
Concordia University, Canadá
|
