???global.info.a_carregar???
Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos e Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canadá). Especialista na área de Formação de Professores que ensinam Matemática e Física. Integrante do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP (2016 a 2017). Pesquisador integrante do Decolonizing Light: Tracing and countering colonialism in physics, Canadá (2020 - atual). Pesquisador integrante da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021 - 2022) e da Cátedra José Bonifácio, do Centro Ibero-Americano da Universidade de São Paulo (2022 - 2023). Pesquisador associado no Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (Universidade Federal da Integração Latino-americana) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil). Pesquisador associado do Societies and Environmental Sustainability Research Group (Universidade de Coimbra, Portugal). Além disso, faz parte da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Associação Nacional dos Professores de Matemática (Brasil), Associação dos Professores de Matemática (Portugal), Sociedade Brasileira de Matemática, National Association for Research in Science Teaching (NARST, EUA), Red de Centros de Investigación en Matemática Educativa (Red Cimates - México), Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, British Educational Research Association (BERA), Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, metodologia de ensino de matemática e física, e decolonialidade aplicada aos estudos curriculares.
Identification

Personal identification

Full name
Antonio Carlos Mometti

Citation names

  • Mometti, Antonio
  • Mometti, C.
  • Mometti, A. C.

Author identifiers

Ciência ID
CF1C-C5BB-D9E9
ORCID iD
0000-0001-6699-7139
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/9154213708765130

Email addresses

  • carlosmometti@usp.br (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+55) 975917887 Ext.: 11 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Exact Sciences - Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Italian (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2019/07/04 - 2023/11/17
Concluded
Science and Math Education (Doctor)
Major in Education
Universidade de São Paulo, Brazil

Concordia University Department of Computer Science and Software Engineering, Canada
"Cultural decolonizing and the Physics Education Curriculum" (THESIS/DISSERTATION)
10
2016/07/10 - 2019/02/11
Concluded
Education (Master)
Major in Science and Math Education
Universidade de São Paulo, Brazil
"Innovative practices and physics teaching: a case study of the didactic ways of a college group through interdisciplinary projects" (THESIS/DISSERTATION)
10
2009/03/09 - 2016/06/03
Concluded
Licenciatura em Física (Graduado)
Major in Science
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
"A interdisciplinaridade como estratégia para consolidação da aprendizagem dos conceitos do Eletromagnetismo" (THESIS/DISSERTATION)
9,8
2013/07/01 - 2014/12/04
Concluded
Laurea in Fisica (Laurea)
Major in Fisica
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Italy
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2024/09/04 - Current Postdoc (Research) Universidade Federal de São Paulo, Brazil
2020/03/04 - 2025/12/01 Invited Auxiliary Researcher (Research) Concordia University, Canada
Concordia University, Canada
2016/02/02 - 2023/12/05 Research Assistant (Research) Universidade de São Paulo, Brazil
Universidade de São Paulo, Brazil
2021/08/08 - 2023/07/30 Auxiliary Researcher (Research) Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Avançados, Brazil

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/02/12 - 2024/06/30 Assistant Professor (University Teacher) Serviço Social da Indústria, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2011/08/11 - 2013/04/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brazil
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024/07/24 - Current Gestor de pesquisa científica Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística, Brazil
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2019/02/10 - 2023/12/17 Decolonização Cultural e o Ensino de Física
2019-2023
PhD Student Fellow
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
2016/06/16 - 2018/12/05 Práticas Inovadoras e o Ensino de Física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciados por meio de projetos interdisciplinares
2016-2018
Master Student Fellow
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded

Contract

Designation Funders
2020/03/01 - 2025/07/30 Educação Matemática nos Anos Iniciais: aspectos metodológicos do ensinar
2020 - 2025
Researcher
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2024/08/01 - Current Colonização epistêmica nos países do Cone Sul: um estudo comparativo no Ensino de Física a partir das lentes decoloniais
2024 - 2026
Post-doc
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brazil
2024/07/05 - Current Estudo das epistêmes autóctones brasileiras sob a ótica das teorias sociocultural e decolonial andina: novos horizontes epistemológicos
2024 - 2027
PhD Student Fellow
Universidade Aberta, Portugal
Ongoing
2024/04/30 - Current As metodologias utilizadas no ensino da Matemática no Brasil do século XX: um percurso histórico no acervo da Prof. Lucinha
2024 - 2027
Post-doc
Universidade Federal de São Paulo, Brazil
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. As vozes das/dos docentes na contemporaneidade: ensaiando vivências na humanidade digital. Dial{\'{e. 2021.
    10.48021/978-65-252-0786-5
  2. Contemporary Science Education and Challenges in the Presente Society: Perspectives in Physics Teaching and Learning. Universidade de S{\~{a. 2017.
    10.11606/9788560944835
  3. Pietrocola, Maurício; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Gurgel, Ivã; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Leite, Cristina; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Mometti, Antonio Carlos; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Contemporary science education and challenges in the presente society: perspectives in physics teaching and learning. USP Open Books Portal. Portal de Livros Abertos da USP. 2017.
    https://doi.org/10.11606/9788560944835
Book chapter
  1. Carlos Mometti. "Estudio de las metodologías utilizadas por el profesorado que enseña matemáticas en la educación primaria brasileña". 2025.
    10.61728/AE24003575
Journal article
  1. Carlos Mometti. "Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos". Revista de História da Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672.
    10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.672
  2. Carlos Mometti. "Ensino de Astronomia para professores pedagogos:". Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (2024): http://dx.doi.org/10.14244/relea/2024.38.176-204.
    10.14244/relea/2024.38.176-204
  3. Carlos Mometti. "A Matemática dos Anos Iniciais: análise do percurso metodológico de uma professora pedagoga". Educação Matemática em Revista (2024): https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3547.
    10.37001/emr.v29i84.3547
  4. Carlos Mometti; Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. "O educador contemporâneo". Travessias (2023): https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31876.
    10.48075/rt.v17i3.31876
  5. Carlos Mometti. "Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos". Revista Diálogos em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.28998/redemat.v2i1.15762.
    10.28998/redemat.v2i1.15762
  6. Carlos Mometti. "Metodologia de ensino e a história da matemática: um estudo com professores pedagogos". Revista Catarinense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3530.
    10.37001/recem.v2i3.3530
  7. Antonio Carlos Mometti. "A escrita ensaísta e a formação continuada de professores pedagogos". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004.
    10.36311/2236-5192.2023.v24.e023004
  8. Carlos Mometti. "ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA SIMONE". ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP (2023): https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94.
    10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.94
  9. Carlos Mometti. "Hermeneutic-phenomenological study of the teaching practice of polyvalent teachers". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3360.
    10.37001/ripem.v13i1.3360
  10. Carlos Mometti. "Ressignificando a metodologia do ensinar matemática para os anos iniciais do ensino fundamental". ¿a¿¿µat¿¿¿: epistemologia e educação (2023): https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.254328.
    10.51359/2965-1794.2023.254328
  11. Carlos Mometti. "NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0". Periferia (2022): https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599.
    10.12957/periferia.2022.67599
  12. Carlos Mometti; Fanley Bertoti da Cunha; Gabriela Canuto dos Reis. "CURRÍCULO SOB A LENTE DECOLONIAL". Revista Espaço do Currículo (2022): https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62895.
    10.15687/rec.v15i2.62895
  13. "A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior:". Ensino em Perspectivas 3 1 (2022): 1–25-1–25. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7314.
  14. "Teaching Fractions in the Primary Education: A Cross-Sectional Study with Brazilian Polyvalents Teachers". Creative Education 12 11 (2021): 2752-2764. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2021.1211203.
    10.4236/ce.2021.1211203
  15. "CATEGORIZACIÓN Y ESTUDIO DE LA PRACTICA DIDÁCTICA DE LOS PROFESORES DE FÍSICA EN FORMACIÓN INICIAL POR MEDIO DE UNA ISLA INTERDISCIPLINARIA DE RACIONALIDAD (IIR)". Tecné, Episteme y Didaxis: TED Número Ext (2021): 403-409. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15124.
  16. "O ensino de física a partir da perspectiva da colonização epistêmica: uma lente decolonial do currículo brasileiro". Revista de Enseñanza de la Física 33 2 (2021): 343–350-343–350. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35277.
  17. Carlos Mometti. "Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais". Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 8 23 (2021): 1202-1218. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907.
    10.30938/bocehm.v8i23.4907
  18. "0 saber necessário à prática docente na humanidade digital". Revista de Educação Matemática 18 (2021): e021010-e021010. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id482.
    10.37001/remat25269062v17id482
Thesis / Dissertation
  1. Antonio Carlos Mometti. "Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares". Master, 2019. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339.
    https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339
Distinctions

Award

2025 Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduaç˜åo
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, Brazil
2022 Gina Cody School EDI Research Grant, Concordia University, Canada.
Concordia University, Canada