???global.info.a_carregar???
Lurdes Veríssimo, PhD in Educational Psychology from University of Porto (2012), master’s in social psychology (2001) from University of Porto and Psychology degree (1999) from University of Coimbra, Portugal. Her research interests include the study of the reciprocal relation between children and adolescents’ psychological wellbeing, learning and development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lurdes Veríssimo

Identificadores de autor

Ciência ID
CB1E-7A5F-8A5E
ORCID iD
0000-0002-6725-4043

Endereços de correio eletrónico

  • lverissimo@ucp.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2020/07/01 - 2020/07/12
Concluído
Formação no âmbito do programa Riscos & Desafios (24h) (Outros)
DICAD – ARS , Portugal
2020/02/26 - 2020/02/28
Concluído
Workshop Anos Incríveis (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/02/27 - 2019/02/27
Concluído
Workshop "Learning outcomes e design de currículo” (Outros)
prof.ª Doutora Diana Soares, Portugal
2008 - 2012
Concluído
Psicologia (Especialização em Psicologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Consequências sociais e motivacionais das dificuldades de aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2011
Concluído
Atualização pedagógica para docentes (Curso médio)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008
Concluído
CIF - CJ (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2007
Concluído
Curso de Formação Dificuldades de Aprendizagem (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2007
Concluído
Refworks (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2007
Concluído
O tutor e o seu papel como fator de sucesso (Curso médio)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006
Concluído
Atualização de Competências Pedagógicas (Outros)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequências motivacionais e sociais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Formadora certificada (Outros)
Conselho-Pedagógico de Formação Contínua, Portugal
2001
Concluído
Formadora certificada (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2001
Concluído
Estágio Pós-Graduado em Psicologia Social (Pós-Graduação)
Universidad del País Vasco, Espanha
0
2001
Concluído
Estudos Avançados em Psicologia Social (Pós-Graduação)
Università degli Studi di Bari Aldo Moro, Itália
0
2000
Concluído
Formação no terreno psico-pedagógica (comportamentos desviantes de jovens) (Curso médio)
Associozione Quarieri Spanogli, Itália
1999 - 1999
Concluído
Mestrado em Psicologia Social (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O papel do desviante no sistema normativo do grupo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, com unanimidade
1994 - 1999
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/01 - 2013/12 Investigador (Investigação) Universidade do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015/01 - 2023/10/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2004/01 - 2006/09 Leitor (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2005/09 - 2006/07 Leitor (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2001/01 - 2006/07 Leitor (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001/01 - 2003/09 Leitor (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Técnico Psicologia Especialista Principal (Técnico Psicologia) CUP – Clínica Universitária de Psicologia da FEP – UCP, Portugal
2007/01 - 2009/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Portuguesa: A Comunidade Contra a Sida, Portugal
2001/01 - 2004/12 Técnico Superior (Técnico Superior) PsiAnima: Centro de Estimulação e Consulta Pedagógica, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01 - Atual Coordenador de Programa de Estágios curriculares do Mestrado em Psicologia Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017/09 - 2021/01/18 Membro da Direção (para o Ensino e Prestação de Serviços em Psicologia) da FEP-UCP. Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2014/09 - 2017 Coordenadora do Mestrado em Psicologia da FEP – UCP. Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/01 - 2016 Coordenadora da especialização em Educação Especial do Mestrado em Ciências da Educação da FEP – UCP Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/01 - 2015 Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Profissionais da FEP-UCP, Programa de Formação de Profissionais de Ação Social. Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/01 - 2014 Coordenador de Programa - FAPSI – Serviço de Formação Avançada em Psicologia Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2014 Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Professores e Educadores Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2006 - 2014 Coordenadora do Serviço de Extensão Universitária Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2006 - 2014 Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Pais Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2012/10 - 2012/12 Coordenadora da Licenciatura em Psicologia (1º ciclo) - (substituição de colega com baixa médica). Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2001 - 2001 Investigadora Departamento de Psicologia Social e Metodologia da Faculdade de Psicologia da Universidade do País Basco, Espanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/02 - 2014/12 Assistente Regente (N/D) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2002/01 - 2003/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2001/09 - 2002/09 Outra Situação (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1998/01 - 1999/12 Estagiário (Técnica) Lar de São Martinho (Coimbra), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2026/02/28 Music Performance Anxiety - Children and Adolescents
2022.05771.PTDC
1062109CEDH056
Outra
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

University of Melbourne, Austrália

Polytechnic Institute of Porto, Portugal

University of Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021 APRENDER COM TODOS – DBBC
NORTE-07-4740-FSE-000637
Investigador responsável
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2014 - Atual Projeto DROPI
--
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Associação Unificar, Portugal
Em curso
2012 - Atual Projeto Mais Valia
--
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Em curso
2006 - Atual Developmental, Educational, and Clinical Research on Children and Adolescents
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Em curso
2013 - 2015 Projeto MERLINO: Towards a juvenile delinquency prevention policy: a multistate experiment on integration and efficacy
HOME/2011/ISEC/AG/2611
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Em curso
2013 - 2014/05 Projeto Hora H
--
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Associação Vida Norte, Portugal

Associação Foste Visitar-me, Portugal
Quadro Nacional de Referência Estratégico
Concluído
2012 - 2013/12 GPS – Género, Parentalidade e Inclusão Social
--
Desenvolvimento técnico
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Associação Vida Norte, Portugal

Associação Foste Visitar-me, Portugal

Direção Geral dos Serviços Prisionais, Portugal

Santa Casa da Misericórdia do Porto, Portugal
Quadro de Referência Nacional Estratégico (POPH)
Concluído
2010 - 2013 Assessment of psychopathology in children and adolescents: validation of the ASEBA battery
PTDC/PSI-PCL/105489/2008
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2012 Dificuldades de Aprendizagem. Estudo longitudinal com 4 momentos de recolha de dados durante 2 anos com medidas repetidas em 18 escolas de 1º Ciclo
SFRH/BD/22199/2005
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2010 Põe-te a milhas das pastilhas
--
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
1999 - 2001 Categorização Social e Dinâmica de Grupo: Consenso, Reacções ao Desvio, Atracção Social e Comunicação em Contexto Intra e Intergrupal
PRAXIS C/ PSI/ 13192/ 1998
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000 - 2000 Prevenção da Exclusão: Metodologias de Formação (Criança em Risco)
DELFIM
Outra
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lemos, M.S.; Lurdes Veríssimo. "The relationships between intrinsic motivation, extrinsic motivation, and achievement, along elementary school". Trabalho apresentado em Procedia, -, 2014.
    Publicado
  2. Lurdes Veríssimo; Matos, R.. "As Dificuldades de Aprendizagem na 1ª pessoa: “Queria um «cérebro novo» para aprender melhor". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado
  3. Lemos, M.S.; Lurdes Veríssimo. "Escala de orientação intrínseca-extrínseca em sala de aula: Dados de uma nova adaptação". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Braga, 2006.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Lurdes Veríssimo. "Bullying, Hiperatividades & Afins!", Público online, 2018
Artigo em revista
  1. Luísa Campos; Bárbara Nobre; Catarina Morais; Lurdes Veríssimo; Pedro Dias; Jiutong Luo. "Media multitasking scale: validation study with Portuguese adolescents". Social Sciences 14 3 (2025): http://hdl.handle.net/10400.14/52797.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/socsci14030187
  2. Lurdes Veríssimo; Alexandra Marques; Marisa Costa; Isabel Castro; Filipe Martins; Francisca Miranda. "Exploring relations between social and emotional skills and bullying: the role of self-concept and empathy". SAGE Open 15 1 (2025): http://hdl.handle.net/10400.14/52906.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/21582440251323304
  3. Nádia Moura; Pedro Dias; Lurdes Veríssimo; Patrícia Oliveira-Silva; Sofia Serra. "Solo music performance assessment criteria: a systematic review". Frontiers in Psychology 15 (2024): 1-32. http://hdl.handle.net/10400.14/46960.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2024.1467434
  4. Pedro Dias; Lurdes Veríssimo; Alexandra Carneiro; Raquel Duarte. "The role of socio-emotional security on school engagement and academic achievement: systematic literature review". Frontiers in Education 9 (2024): http://hdl.handle.net/10400.14/47021.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2024.1437297
  5. Pedro Dias; Maria João Batista; Sofia Serra; Lurdes Veríssimo; Patrícia Oliveira-Silva; Daniela Coimbra. "Music performance anxiety inventory for adolescents: psychometric properties of the Portuguese version". Advances in Cognitive Psychology 19 4 (2023): 11-15. http://hdl.handle.net/10400.14/38985.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5709/acp-0362-5
  6. Marisa Costa; Isabel Cruz; Filipe Martins; Lurdes Veríssimo; Isabel Castro. "Extracurricular music activities in school and school engagement: students’ and teachers’ perspectives". Qualitative Research in Education 12 1 (2023): 52-80. http://hdl.handle.net/10400.14/40426.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17583/qre.11206
  7. Pedro Dias; Lurdes Veríssimo; Alexandra Carneiro; Bárbara Figueiredo. "Academic achievement and emotional and behavioural problems: the moderating role of gender". Clinical Child Psychology and Psychiatry 27 4 (2022): 1184-1196. http://hdl.handle.net/10400.14/36667.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/13591045211059410
  8. Lurdes Veríssimo; Pedro Dias; Alexandra Carneiro; Diana Santos. "Low academic achievement as a predictor of test anxiety in secondary school students". Neuropsychiatrie de l'Enfance et de l'Adolescence 70 5 (2022): 270-276. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85123086146&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado • 10.1016/j.neurenf.2021.12.002
  9. Marisa Costa; Mariana Reis Barbosa; Lurdes Veríssimo; Luísa Mota Ribeiro; Sara Nunes; Gustavo Carlo. "Prosocial tendencies measure validation for Portuguese late adolescents". Interação em Psicologia 26 1 (2022): 83-91. http://hdl.handle.net/10400.14/38055.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5380/riep.v26i1.77377
  10. Lurdes Veríssimo; Isabel Castro; Marisa Costa; Pedro Dias; Francisca Miranda. "Socioemotional skills program with a group of socioeconomically disadvantaged young adolescents: impacts on self-concept and emotional and behavioral problems". Children 9 5 (2022): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.14/37574.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children9050680
  11. Pedro Dias; Lurdes Veríssimo; Nânci Figueiredo; Patrícia Oliveira-Silva; Sofia Serra; Daniela Coimbra. "Kenny music performance anxiety inventory: contribution for the Portuguese validation". Behavioral Sciences 12 2 (2022): http://hdl.handle.net/10400.14/36552.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/bs12020018
  12. Mariana Negrão; Maria Ana Mendonça; Elisa Veiga; Lurdes Veríssimo; Marina Moreira. "Family foster care: perceptions of Portuguese child protection professionals". Análise Psicológica 40 1 (2022): 33-47. http://hdl.handle.net/10400.14/38026.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14417/ap.1900
  13. Lurdes Veríssimo; Marisa Costa; Francisca Miranda; Catarina Pontes; Isabel Castro. "The importance of phonological awareness in learning disabilities' prevention: perspectives of pre-school and primary teachers". Frontiers in Education 6 (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/36259.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2021.750328
  14. Luísa Campos; Lurdes Veríssimo; Bárbara Nobre; Catarina Morais; Pedro Dias. "Protective factors in the use of electronic media according to youth and their parents: an exploratory study". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 7 (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/32449.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/ijerph18073573
  15. Lurdes Veríssimo; Santos, E.; Dias, P.; Ortigão, S.. "Realização académica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugal.". Educação e Pesquisa (2021):
    Submetido
  16. Lurdes Veríssimo; Pedro Dias; Elodie Santos; Sofia Ortigão. "Academic achievement and internalizing problems in primary and secondary school students in Portugal". Educação e Pesquisa 46 (2020): http://hdl.handle.net/10400.14/30799.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/S1678-4634202046218667
  17. Negrão, Mariana; Moreira, Marina; Veríssimo, Lurdes; Veiga, Elisa. "Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: Contributos para o desenvolvimento da medida". Análise Psicológica 37 1 (2019): 81-92. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1564.
    10.14417/ap.1564
  18. Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa; Hugo Magalhães de Carvalho; Mónica Catarina Pereira Soares; Raquel Maria Navais de Carvalho Matos. "Do school sports deter or facilitate juvenile delinquency?: a multi-method study". Youth Voice Journal 8 (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/25982.
    Publicado
  19. Lurdes Veríssimo; Hugo Carvalho; Soares, Mónica; Raquel Matos. "Do school sports deter or facilitate juvenile delinquency involvement? A multi-method and multi-source approach". Youth Voice Journal 8 (2018): 1-32.
    Publicado
  20. Cunha, Cláudia; Soares, Mónica; Veríssimo, Lurdes; Matos, Raquel. "Família, Pares e Delinquência Juvenil: Análise de Diferentes Percursos de Reincidência". Revista de Psicología 24 2 (2015): http://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2015.38134.
    10.5354/0719-0581.2015.38134
  21. Lurdes Veríssimo; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Rodrigues, L.P.. "The Relation between Academic Competence and Social Competence along time: A study with 3rd and 4th grades". Bogazici University Journal of Education 27 (2015):
    Aceite para publicação
  22. Maria Carmo de Azevedo Carvalho; Lurdes Veríssimo; Filipa Archer Barradas. "Perceções de pais sobre os usos de substâncias psicoativas na adolescência – um estudo qualitativo.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2012):
    Publicado
  23. Barradas, F.; Carvalho, M.C.; Lurdes Veríssimo. "Perceções de pais sobre os usos de substâncias psicoativas na adolescência – um estudo qualitativo". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 10 (2011): 213-231.
    Publicado
  24. Magalhães, J.; Lurdes Veríssimo. "Special and Inclusive Education: The Standpoint of Portugal". Education Sciences -- (2010): 107-112.
    Publicado
  25. Fontes, I.; Boissel, M.; Lurdes Veríssimo; Veiga, E.. "Relação família-Escola: Perceções de PAIS E Professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9 (2010): 137-148.
    Publicado
  26. Cardoso, C.L.; Lurdes Veríssimo. "Estudo da Relação entre Competência Académica e Competência Social". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9 (2010): 137-148.
    Publicado
  27. Magalhães, J.; Lurdes Veríssimo; Veiga, E.. "Percepção dos Professores de Educação Regular e Educação Especial acerca das Novas Políticas de Educação Inclusiva em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9 (2010): 43-60.
    Publicado
  28. J. Magalhães; Lurdes Veríssimo; E. Veiga. "Percepção dos Professores de Educação Regular e Educação Especial acerca das Novas Políticas de Educação Inclusiva em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2010):
    Publicado
  29. Inês Fontes; Madalena Boissel; Lurdes Veríssimo; Elisa Veiga. "Relação família-escola: perceções de pais e professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 10 (2010): 157-174. http://hdl.handle.net/10400.14/11796.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2011.3335
  30. Lurdes Veríssimo; Carvalho, M.C.; Guimarães, M. M.; Silva, V.P.; Aguiar, F.F.; Machado Caetano, J. A.. "Um Modelo de Educação Sexual pelos Pares em Escolas Portuguesas". Contrapontos 3 (2008): 337-351.
    Publicado
  31. Maria Carmo de Azevedo Carvalho; Lurdes Veríssimo. "Um modelo de educação sexual pelos pares em escolas portuguesas.". Revista Contrapontos (2008): file:///Users/mccarvalho/Downloads/marianass,+8_3_1k.pdf.
    Publicado
  32. Lurdes Veríssimo; Lopes, J.; Lemos, M.S.. "Dificuldades de Aprendizagem: Obstáculos à definição e Investigação". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 6 (2007): 47-60.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lurdes Veríssimo; Mariana Neg. "Que Pai quero ser?", revista Pais & Filhos , 2015
  2. Lurdes Veríssimo. "Educação parental e Bullying", Revista das ASAS de Santo Tirso, 2010
  3. Lurdes Veríssimo. "Educar: O desafio Maior", Revista da Escola Secundária Alcaides Faria, 2008
Capítulo de livro
  1. Carvalho, M.C.; Lurdes Veríssimo; Summavielle, T.. "Prevenção do consumo de álcool e drogas: da centralidade da informação à centralidade da relação". In Studies about alcohol, tobacco and other drugs: research contributes to practice, 0-0. -, Portugal: -, 2015.
    Publicado
  2. Lurdes Veríssimo. "Dificuldades de Aprendizagem: Aspetos cruciais na intervenção". In CUPBook – Contributos para a intervenção em psicologia, 45-81. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2014.
    Publicado
  3. Lurdes Veríssimo. "Motivar os alunos, motivar os professores: faces de uma mesma moeda". In Melhorar a escola – Sucesso disciplinar, Disciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas educativas, 73-90. Porto, Portugal: SAME & CEDH, 2013.
    Publicado
  4. Lurdes Veríssimo. "Auto-estima e auto-confiança: Bens Preciosos". In Aprender a Educar – Um Guia para Pais e Educadores, 0-0. Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2010.
    Publicado
  5. Lurdes Veríssimo. "Regras, Limites, Castigos e Recompensas: Quando e Como?". In Aprender a Educar – Um Guia para Pais e Educadores, 0-0. Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lurdes Veríssimo. Aprender a Educar – Um Guia para Pais e Educadores. Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2010.
Livro
  1. Lurdes Veríssimo; Isabel Castro; Marisa Costa. Ser capaz: programa de promoção de competências socioemocionais. Universidade Católica Editora. 2022.
    Publicado • 10.34632/9789899058224
  2. Lurdes Veríssimo; Filipe Martins; Marisa Costa; Isabel Castro; José Oliveira. Aprender com todos: propostas e orientações para a promoção do sucesso escolar. Universidade Católica Editora. 2022.
    Publicado • 10.34632/9789899058316
Poster em conferência
  1. Bárbara Nobre; Luísa Campos; Marta Tavares; Maria Dias; Lurdes Veríssimo; Pedro Dias; Catarina Morais; Gary Jones; Jordi Bernal. "Understanding the role of extracurricular activities in socioemotional development and its impact on young people digital involvement: an exploratory study". Trabalho apresentado em IFCU 7th International Psychology Congress "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal", 2022.
  2. Lurdes Veríssimo; Lopes, D; Pinho, M; Negrão, M.. "Práticas Disciplinares Parentais Crenças e perceções dos Pais e Profissionais de Saúde.". Trabalho apresentado em XXX Encontro Nacional de Crescer com História(s) - Determinantes Sociais da Saúde Mental Infanto-Juvenil, 2019.
  3. Mariana Negrão; Sofia Sousa; Mariana Tavares; Elisa Veiga; Lurdes Veríssimo. "Foster care process: Challenges and coping of youth and families". Trabalho apresentado em XV International Conference: All Children, All Families Promoting Excellence in Child Welfare Research, Policy and Practice, 2018.
  4. Mariana Negrão; Elisa Veiga; Carlota Pereira; Lurdes Veríssimo. "Improving Intervention with the families in Portuguese residential care: Evaluation of a training process with professionals". Trabalho apresentado em XV International EUSARF Conference, 2018.
  5. Mariana Negrão; Elisa Veiga; Carlota Pereira; Lurdes Veríssimo. "Working with the families in residential care: Evaluation of a training process with social professionals in Portugal". Trabalho apresentado em ISPCAN XXII International Congress on Child Abuse and Neglect, 2018.
  6. Marina Moreira; Mariana Negrão; Elisa Veiga; Lurdes Veríssimo. "Acolhimento familiar: conhecimentos e perceções". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia @ Católica, 2018.
  7. Mariana Pinho; Mariana Negrão; Elisa Veiga; Lurdes Veríssimo. "Vinculação em famílias de acolhimento: Contributo para a compreensão de conhecimentos e práticas profissionais". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia @ Católica, 2018.
  8. Lurdes Veríssimo; Sousa, E.; Dias, P. "Stress dos professores". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia – Musicalmente, 2018.
  9. Hugo Magalhães de Carvalho; Mónica Soares; Lurdes Veríssimo; Raquel Matos. "A Influência do Desporto Escolar na Delinquência Juvenil: Perceções dos Professores de Desporto Escolar". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia: Best of, 2015.
  10. Cláudia Cunha; Mónica Soares; Lurdes Veríssimo; Raquel Matos. "Reincidência entre jovens ao abrigo da Lei Tutelar Educativa: análise de dimensões familiares, grupo de pares e contextuais". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia: Best of, 2015.
  11. Lurdes Veríssimo; Carvalho, H.; Soares, M.; Matos, R.. "A Influência do Desporto Escolar na Delinquência Juvenil: Perceções dos Professores de Desporto Escolar.". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia na Católica Porto, 2015.
  12. Lurdes Veríssimo; Cunha, C.; Soares, M.; Matos, R.. "Reincidência entre jovens ao abrigo da Lei Tutelar Educativa: análise de dimensões familiares, grupo de pares e contextuais". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia, 2015.
  13. Lemos, M.S.; Lurdes Veríssimo; Lopes, J.. "The impact of low academic achievement on engagement and perceived academic competence: a longitudinal study". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Motivation, 2014.
  14. Pedro Dias; et al; Vânia Sousa Lima; Alexandra Carneiro; Bárbara César Machado; Lurdes Veríssimo; Maria Xavier. "Avaliação da Psicopatologia em Crianças Clinicamente Referenciadas Portuguesas com a Bateria ASEBA: Acordo Inter-informadores". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  15. Pedro Dias; Alexandra Carneiro; Vânia Sousa Lima; Bárbara César Machado; L Veríssimo; Maria Raúl Lobo Xavier. "Assessment of Psychopathology in Clinically Referenced Children with Portuguese Battery ASEBA: Cross-Informant Agreement". Trabalho apresentado em 1st World Congress on Children and Youth Health Behaviors, 2013.
  16. Dias, P.; Lima, V.S.; Lurdes Veríssimo; Negrão, M.; Cunha, L.; Trigo, L.. "Attachment styles and attitudes towards entrepreneurship". Trabalho apresentado em VI International Attachment Conference, 2013.
  17. Lopes, A.R.; Negrão, M.; Lurdes Veríssimo. "Literacia Empreendedora: Impacto da implementação de um programa de empreendedorismo na escola". Trabalho apresentado em Iº Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação, 2013.
  18. Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C.; Lurdes Veríssimo; Xavier, M. R.. "Psicopatologia da Infância e a Bateria ASEBA: Resultados Preliminares da Amostra Clínica Portuguesa". Trabalho apresentado em VIII Congresso Nacional de Psiquiatria 2012, 2012.
  19. Carneiro, A.; Dias, P.; Lima, V.S.; Machado, B. C.; Xavier, M. R.; Lurdes Veríssimo. "Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA em amostras normativas e clínicas: estudo preliminar". Trabalho apresentado em I Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2012.
  20. Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C.; Lurdes Veríssimo; Xavier, M. R.. "Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra normativa". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  21. Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C.; Santos, S.; Lurdes Veríssimo; Xavier, M. R.. "Assessment of psychopathology in Portuguese referred children: preliminary psychometric data with the ASEBA battery". Trabalho apresentado em 25th European Health Psychology Conference “Engaging with Other Health Professions: Challenges and Perspectives, 2011.
  22. Lurdes Veríssimo; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Rodrigues, L.P.. "The trajectories of intrinsic and extrinsic motivation along primary school: differences depending on academic achievement". Trabalho apresentado em 12th ICM Porto, 2010.
  23. Carvalho, I.P.; Campos, L.; Lurdes Veríssimo. "A experiência de prestação de cuidados informais a crianças/adolescentes com perturbações do espectro do autismo". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  24. Lurdes Veríssimo; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Menezes, H.. "Longitudinal analysis of the relation between Academic Achievement and Academic Self-Concept along elementary school". Trabalho apresentado em 11th European Congress of Psychology, 2009.
  25. Lurdes Veríssimo; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Gonçalves, T.. "Analyzing relations between intrinsic and extrinsic motivations and their relations with academic achievement across basic school". Trabalho apresentado em 13th Biennial Conference EARLI, 2009.
  26. Lurdes Veríssimo; Lemos, M.S.; Lopes, J.. "Learning Disabilities: Implications for Social Competence". Trabalho apresentado em 11th Earli JURE Conference, 2008.
  27. Lemos, M.S.; Lurdes Veríssimo. "Escala de orientação intrínseca-extrínseca em sala de aula: Dados de uma nova adaptação.". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2006.
  28. Trigo, L.; Lurdes Veríssimo. "Community Service in University: A contribute to career development". Trabalho apresentado em IAEVG International Conference 2005, 2005.
Relatório
  1. Raquel Matos; Lurdes Veríssimo; Mónica Soares. 2015. Portugal: National Analysis. Final Report of MERLINO Project.
  2. Carvalho, M.C.; Pinto de Sousa, M.; Frango, P.; Carvalho, J.; Dias, P.; Lurdes Veríssimo. 2011. Kosmicare Research Project – Process Evaluation Report on the 2010 Edition.
Resumo em conferência
  1. Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C.; Lurdes Veríssimo; Xavier, M. R.. "Assessment of psychopathology in preschool children with the ASEBA battery: Preliminary psychometric data from the Portuguese population". Trabalho apresentado em World Congress: Babies in Mind - the Minds of Babies: A View from Africa, Cidade do Cabo, 2012.
    Publicado
  2. Lurdes Veríssimo; M. Carmo Carvalho; Mariana Negrão; D. C. Gonçalves; Luísa Ribeiro Trigo. "Community service in university: personal and social skills, career knowledge and career development". Trabalho apresentado em IAEVG International Conference - International Association for Educational and Vocational Guidance, Padova, 2007.
    Publicado
Tradução
  1. Lurdes Veríssimo. Manual de Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente: Uma abordagem contextual. Braga, Portugal: Psiquilíbrios. 2014.

Outros

Outra produção
  1. Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação de Jovens. Manual para técnicos. 2011. Oswald, P.; Redford, D.; Negrão, M.; Lurdes Veríssimo.
  2. Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação de Jovens. Manual para alunos. 2011. Oswald, P.; Redford, D.; Negrão, M.; Lurdes Veríssimo.
  3. Book of Abstracts. 2010. Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Lurdes Veríssimo; Menezes, H..
  4. Manual de Formação de Formadores: Prevenção da exclusão na infância (0 – 6 anos): Con¬tributos para uma abordagem transdisciplinar. Edição técnica. 2001. Lurdes Veríssimo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/14 Mapping PBIS practices in Portuguese schools through the school psychologists’ perspective 6th Research Symposium of the PBS-Europe Network 2024
(Finlândia)
2024/10/12 Ansiedade na Performance Musical em Adolescentes Portugueses: Caracterização e Associação com Variáveis Sociodemográficas, Musicais e Psicológicas Simpósio de Homenagem a Daniela Coimbra
(Porto, Portugal)
2024/09/26 A preliminary study about PBIS in Portuguese schools: The psychologists’ perspective 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Portugal)
2024/09/17 Parents’ and Peers’ Socio-emotional support, School Engagement, and Academic Achievement in Primary and Secondary Schools: Systematic Literature Review 1st International Scientific Conference: Let's Care - Building Safe Educational Environments for All
2024/09/06 School Engagement and Academic Achievement: The Role of Relationships with Parents and Peers 9th ENSEC Conference
(Grécia)
2024/07/06 Barriers and facilitators of Safe Learning based on Portuguese teachers' and parents' perceptions 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
2024/07/04 When I don’t know my school: Reflections about psychologists’ role as part of a PBIS teams. 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
2024/04/18 Será que há uma fórmula mágica para motivar os meus alunos?
Colégio Paulo VI
2024/03/16 Music Performance Anxiety
ENSEMBLE
2024/01/13 Interculturalidade na Escola:Oportunidades e Desafios
CFAE VISPROF
2022/07/07 “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2022/03/19 Comportamento em sala de aula 2º Seminário Ensemble – desafios e boas práticas no EAE
Associação Portuguesa de Instituições de Ensino Artístico Especializado (Braga, Portugal)
2021 Family foster care in Portugal: Perceptions of Child protection professionals XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Suiça)
2019/12/13 Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida Seminário Internacional de Serviço Social
UCP Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10/18 A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. IV Encontro Regional da APEI - Madeira
APEI - Madeira (Funchal, Portugal)
2019/07 Assessment of Music Performance Anxiety in Portuguese Children and Adolescents International Symposium on Performance Science (ISPS)
(Melbourne, Austrália)
2019/06/28 A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. III Encontro Regional da APEI - Açores.
APEI - Açores. (Ponta Delgada, Portugal)
2019 Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida. XI Seminário Internacional de Serviço Social: Direitos e bem-estar da criança, acolhimento familiar e Serviço Social
Research Centre for Psychological - Family and Social Wellbeing (CRC-W) (Lisboa, Portugal)
2018/07/07 A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. XV Encontro Nacional da APEI.
APEI-Setubal (Setubal, Portugal)
2018/05 Working with the Families in Residential Care - Evaluation of a training process with social professionals. 16th WAIMH World Congress.
(Roma, Itália)
2018/04/19 Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: implicações para o desenvolvimento da medida. Seminário Internacional Acolhimento e Intervenção com Famílias, integrante do Ciclo de Seminários Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações
(Porto, Portugal)
2018/04/19 Intervenção com Famílias em Acolhimento Residencial - Avaliação de um programa de formação com profissionais. Seminário Internacional Acolhimento e Intervenção com Famílias, integrante do Ciclo de Seminários Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações
(Porto, Portugal)
2018/04/19 Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: implicações para o desenvolvimento da medida Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
2018/04/19 Intervenção com Famílias em Acolhimento Residencial - Avaliação de um programa de formação com profissionais Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
2017/03 Resultados preliminares de Programa de estimulação em Consciência Fonológica III Congresso Internacional de Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem
2016/10 Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO. Seminário "Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação"
(Maia, Portugal)
2016/06 Resultados preliminares de Programa de estimulação em Consciência Fonológica. Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
2016 Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO. Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação
Instituto Superior da Maia (Porto, Portugal)
2016 Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO Seminário "Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação"
(Maia, Portugal)
2015/07 Preditores de dificuldades de aprendizagem específicas. 1º Seminário Internacional - Educação, territórios e desenvolvimento humano
Universidade Católica Portuguesa – Porto (Porto, Portugal)
2015/06 Fatores de risco e de proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre uma amostra escolar e uma amostra tutelar educativa International Congress Children and the Law
2015/06 Fatores de risco e de proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre uma amostra escolar e uma amostra tutelar educativa. International Congress Children and the Law
(Porto, Portugal)
2015 Apresentação dos Resultados do Projeto MERLINO em Portugal Seminário Final do Projeto MERLINO
(Porto, Portugal)
2015 Fatores de risco e proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre amostra escolar e tutelar educativa International Congress Children and the Law
(Porto, Portugal)
2014 The impact of low academic achievement on intrinsic and extrinsic motivation: a longitudinal study 14th International Conference on Motivation
(Helsínquia, Finlândia)
2013 The relationships between intrinsic motivation, extrinsic motivation, and achievement, along elementary school 4th International Conference on Education & Educational Psychology /ICEEPSY
(Turquia)
2013 The role of academic competence in developing Social Competence 4th ENSEC Conference
(Zagreb, Croácia)
2013 The evolution of social competence in students with learning disabilities through primary school 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
2013 Assessment of Psychopathology in Children and Adolescents with the ASEBA Battery: Psychometric Data from the Portuguese Population IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC
(Buenos Aires, Portugal)
2012 Uma Escolha de Futuro – empreendedorismo e capacitação dos Jovens 1º FÓRUM EPRD
(Porto, Portugal)
2012 O impacto das Dificuldades de Aprendizagem na Motivação: Um estudo longitudinal 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2012 Consequências Sociais das Dificuldades de Aprendizagem. VII Jornadas de Psicologia – Saber e Intervir
Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2011 Educação Parental: Formação "para levar para casa” III Jornadas de Educação e Formação de Adultos
(Coimbra, Portugal)
2011 Crisis Intervention in Recreational Settings: Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation Results 2nd International Conference of the European Society for Prevention Research – Synergy in prevention and health promotion: individual, community and environmental approaches
(Lisboa, Portugal)
2011 Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra normativa VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa, Portugal)
2011 Crisis intervention in recreational settings. Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation Clubhealth – 7th International Conference on Nightlife, Substance Abuse and related Health issues
(Praga, República Checa)
2011 Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino Pré-escolar XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Corunha, Espanha)
2011 Utilização da bateria ASEBA na avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes 1º Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: Intervenções empiricamente validadas para a população portuguesa
(Lisboa, Portugal)
2011 The relation between social competence, perceived academic competence and academic achievement along time 3rd Biennial Conference of the European Network for Social and Emotional Competence in Children
(Manchester, Reino Unido)
2010 Ecologia Urbana: representações e pessoas… a propósito do Morro da Sé Seminário Sustentabilidade das Operações de Reabilitação Urbana
(Porto, Portugal)
2010 O Papel da Escola e da Família nas Dificuldades de Aprendizagem VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2010 Avaliação de um modelo de Educação pelos Pares: percepção dos agentes e dos alvos de intervenção VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 The relation between academic achievement and social competence along schooling: Focusing on learning disabled students 12th Earli JURE Conference
(Amesterdão, Países Baixos)
2009 Analyzing relations between intrinsic and extrinsic motivations and their relations with academic achievement across basic school 13th Biennial Conference EARLI
(Amesterdão, Países Baixos)
2009 The impact of self-esteem in academic achievement 2nd ENSEC Conference: Promoting Social and Emotional Education in Children and Young Persons
2008 New Look At Intrinsic and Extrinsic Motivation: Interrelations Between Two Independent Motivational Orientations 11th International Conference on Motivation – SIG – EARLI
(Portugal)
2007 Community service in university: Personal and social skills, career knowledge and career development IAEVG International Conference 2007
(Pádova, Itália)
2007 Dificuldades de aprendizagem: definir e prevenir 1ªs Jornadas de Psicologia da Educação de Barcelos.
(Barcelos, Portugal)
2002 Dealing with collective shame and guilt: Effects of group membership on the transmission of negative historical events Simpósio “Representions of social identity In Discursive Processes”. XIII General Meeting European Association of Experimental Social Psychology
(San Sebastián )
2000 Identidade social e processos normativos Iº Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Santiago de Compostela , Espanha)
2000 Saber Ser e saber Estar com a criança institucionalizada I Encontro do IAC
(Cernache, Portugal)
2000 Sentir-se amado: Uma reflexão sobre a criança institucionalizada I Congresso “Humanizar a Relação Educativa"
(Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolar
Coorientador
2019 - Atual Desafios e estratégias de adaptação ao longo do processo de acolhimento familiar: perspetivas dos jovens acolhidos
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual Relações Sociais e novas tecnologias
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - Atual Cyberbullying e novas tecnologias
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - Atual Preditores das Dificuldades de Aprendizagem específicas
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - Atual Insucesso escolar no Ensino Secundário
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - Atual Repercussões das Dificuldades de Aprendizagem da Competência Social em Contexto Escolar nos Alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - Atual O papel da motivação no desempenho dos alunos de música
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/07/24 - Atual Fatores de risco e protetores da delinquência juvenil em jovens com medida tutelar educativa
Coorientador
2014/07/12 - Atual Fatores de risco e fatores protetores da delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar
Coorientador
2020/09/01 - 2021/07/16 Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia: um estudo exploratório numa Escola TEIP
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021 - 2021 A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolar
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2020/07/14 - 2020/07/14 A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância
Orientador
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/14 O papel das competências socioemocionais: visão multidisciplinar de agentes educativos
Orientador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018/07 Desafios e estratégias de adaptação ao longo do processo de acolhimento familiar: perspetivas das famílias de acolhimento
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - 2018/07 Ansiedade aos testes e desempenho académico: estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - 2018/07 Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico: estudo exploratório com professores de matemática do 3º ciclo
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 - 2018/02 Avaliação da Ansiedade de Desempenho
Coorientador
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017/07 Acolhimento familiar: Conhecimentos e Perceções
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017/07 Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017/07 Diferenças no acordo entre informadores na avaliação de sintomas psicopatológicos em função do nível de realização académica em estudantes portugueses
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2016/07 Prosocial Tendencies Measure adaptation: a portuguese contribute for the Heroic Imagination Project
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
2016 - 2016/07 Adaptação da Escala de Auto-relato de Altruísmo: um contributo português para o Heroic Imagination Project
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2016/07 Coparentalidade no divórcio: A perspetiva de pais com filhos na pré-adolescência
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2015/10 Forças Familiares nas famílias multidesafiadas: Perceção das Famílias e dos técnicos
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
2015 - 2015/10 Parentalidade
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
2015 - 2015 A influência da consciência fonológica no desempenho da leitura e da escrita
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e Competência Social em Alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
2014/07/24 - 2014/07/24 Fatores de risco e protetores da delinquência juvenil em jovens com medida tutelar educativa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/07/12 - 2014/07/12 Fatores de risco e fatores protetores da delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Delinquência Juvenil em Contexto Escolar: o Impacto do Desporto Escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar
Orientador
Atualização pedagógica para docentes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Famílias Reconstituídas: Rotinas e Rituais com crianças em idade pré-escolar e escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Coparentalidade em Situação de Divórcio: Rituais e Rotinas das crianças em idade pré-escolar e escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Relação Família-Escola no ensino articulado da Música
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Literacia empreendedora: Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências empreendedoras em contexto escolar
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 A indisciplina: representações dos docentes/discentes e contributos para a sua prevenção
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Fatores de satisfação e de stress no Pai divorciado com filhos em idade pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Transição do Decreto-lei 319/91 para o 3/2008 no âmbito da Educação Especial - Um estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Fatores de satisfação e de stress na Paternidade de filhas adolescentes
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Percepções e Conhecimentos de Professores sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Relação Família-Escola: Percepções dos Pais relativamente ao seu envolvimento na escola
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Relação Família-Escola: Percepções dos professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Percepções e Conhecimentos dos Pais sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Fatores de Stress no Sistema Familiar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Percepções de Professores de Educação Regular e de Professores de Educação Especial acerca das novas políticas de Educação Inclusiva
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Estudo da relação entre competência académica e competência social
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 A experiência de prestação de cuidados a crianças/adolescentes com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Dificuldades de Aprendizagem: Impacto do Sistema Familiar e Escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Avaliação de um Modelo de Educação pelos Pares: Perceção dos alunos e dos jovens universitários
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 Infantário, Família e qualidade de Contextos de Educação Pré-Escolar: um estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica (reviewer) da 2019 EARLI Conference (2019 - 2019)
2018/03/19 - 2018/03/19 Bullying em contexto escolar | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/03/19 - 2018/03/19)
Seminário (Coorganizador)
2018/03/07 - 2018/03/07 Mediação de Conflitos: conceptualização e prática | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/03/07 - 2018/03/07)
Seminário (Coorganizador)
2018/02/28 - 2018/02/28 Perturbações mentais e o trabalho com famílias: um diálogo possível | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/02/28 - 2018/02/28)
Seminário (Coorganizador)
2018/02/19 - 2018/02/19 Vozes de Esperança. Experiências na primeira pessoa: Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/02/19 - 2018/02/19)
Seminário (Coorganizador)
2018 - 2018 Membro da equipa de organização do encontro técnico-científico Acolhimento: Práticas, desafios e recomendações (2018 - 2018)
2018 - 2018 Membro da equipa de organização do encontro Changemakers (2018 - 2018)
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica (reviewer) da 2017 EARLI Conference (2017 - 2017)
2016 - 2016 Membro da Equipa de Organização dos Dias da Psicologia 2016 (2016 - 2016)
2014 - 2014 2015 EARLI Conference
Conferência (Outra)
2014 - 2014 14th International Conference on Motivation
Conferência (Outra)
2010 - 2010 12th International Conference on Motivation
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/02/23 - 2025/02/23 Fórum Educa:ENCONTROS DE EDUCAÇÃODE SANTO TIRSO
Conferência
Fórum Educa:<br/>ENCONTROS DE EDUCAÇÃO<br/>DE SANTO TIRSO
2024/01/23 - 2024/01/23 Birras, ajuda por favor!
Conferência
Birras, ajuda por favor!
2022/10/20 - 2022/10/21 Kick-off Meeting of LETS CARE project
Outro
Kick-off Meeting of LETS CARE project
Comillas Pontifical University, Espanha
2019/11/16 - 2019/11/16 Aprender, Hoje. Seminário Psicologia da Educação
Seminário
2018/10/22 - 2018/10/22 Política de drogas e direitos humanos: A contribuição dos estudos qualitativos | Seminários Aprofundados em Psicologia
Seminário
Política de drogas e direitos humanos: A contribuição dos estudos qualitativos | Seminários Aprofundados em Psicologia
2016 - 2016 Seminário Aprofundado em Psicologia (3h) sobre “Desenvolvimento socioemocioal”
Seminário
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2014 Motivação Escolar
Conferência
Jornadas de Educação - Lousada
CFAE Sousa Nascente, Portugal
2014 - 2014 Saúde Mental na Escola
Conferência
Colégio Novo da Maia, Portugal
2013 - 2013 Dificuldades de aprendizagem: Como intervir?
Seminário
Seminário FEP-UCP
FEP-UCP, Portugal
2013 - 2013 Educação para a Sexualidade
Oficina (workshop)
Dias da Psicologia
FEP-UCP, Portugal
2013 - 2013 IV Jornadas de Educação
Conferência
IV Jornadas de Educação
2013 - 2013 Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral
Conferência
Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral
2013 - 2013 1º Seminário Temático 'Curso de Profissionalização em serviço para os docentes do ensino Profissional sobre empreendedorismo'
Seminário
2012 - 2012 2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas
Conferência
2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/16 O impacto do bullying no rendimento desportivo e bem-estar dos jovens atletas de futebol
Arguente principal
Filipa Nascimento Ciravegna da Fonseca (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2021/07 Comportamentos parentais e orientação motivacional no desporto
Arguente principal
Rúben André Ramalho Araújo (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2020/07 Relação entre a participação em atividades desportivas e uso e impacto dos meios de comunicação eletrónicos: Um estudo exploratório com jovens do 3º ciclo
Orientador
Bárbara da Costa Oliveira Nobre (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2020/06 Defesa de relatório de estágio
Orientador
Diogo Manuel Passos Resende (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2018/07 Estudo Piloto de Implementação do Heroic Imagination Project em Portugal
Arguente
Joana Espírito Santo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018/01 Envolvimento dos alunos na escola: Um estudo na Guiné-Bissau
Arguente
Keylândio Abdulai Jaquité (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017/07 Reatividade Interpessoal e Regulação Emocional em Estudantes de Psicologia: Estudo Exploratório
Arguente
Mariana da Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017/04 Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
Arguente
Mónica Cristina Nogueira Soares (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem: um estudo com grupos de discussão focalizada
Arguente
Cunha, R. (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015/02 Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia
Arguente
Carla (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 “Projeto: Programa Estuda +: Contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar Bruno Ricardo Correia da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Dificuldades de Aprendizagem e Competências Sociais Telma Ariana Moreira Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Adaptação escolar: trajetórias de um grupo de crianças nascidas prematuramente Filipa Raquel Sousa Macedo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 O trabalho em radioterapia: profissionais, práticas e dinâmicas Nânci Patrícia Ferreira Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Análise das relações entre trabalho e saúde no setor da radioterapia Tânia Filipa Alves Neiva Poças (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção Micaela Cristina Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Bullying entre pares em contexto escolar: Investigar e intervir para prevenir Ruben Filipe Fraga Fontes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 O diagnóstico de necessidades formativas: a análise de práticas dominantes Mariana Figueiredo Tavares de Lima (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Entrevista Forense: contributos para adaptação ao contexto português do Protocolo do NICHD Sílvia Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 A legitimação da violência de Estado na perspetiva de militares Ana Margarida Guedes Rodrigues Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 A legitimação da violência de Estado na perspetiva de polícias”, Mestrado em Psicologia Mónica Catarina Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Avaliação da Adaptação Escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente Andreia Isabel Valente da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção Joana Martins Castro Malheiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Prematuridade e Desenvolvimento: Competências Pré-académicas num grupo de crianças nascidas prematuramente Raquel Alexandra Regadas Magalhães Sereno (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Comunicação/linguagem matemática e características das crianças Sandra Maria Gomes Lima (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia Maria de Lurdes Carvalho Barreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Ensinar e aprender matemática: refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes Anabela Cristina Mendes Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Refletir no passado preparando o futuro Anabela Leite Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 O papel das estruturas de Gestão Intermédia na inclusão dos alunos com NEE no ensino secundário Cristina Maria da Rocha Matos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/04/01 - Atual Revista Eletrónica de Educação e Psicologia - EduPsi UTAD

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014/06 - 2014/06 Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Consultora e Formadora da AEC Mais Dois - Programa de aprendizagem na área das artes performativas AEC Oficina de Artes de Escolas do 1º ciclo de Guimarães., Portugal
2009 - Atual Relatório técnico: Conhecimentos e Perceções de Pais e Professores Sobre o Uso de Drogas na Adolescência - um estudo exploratório

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/01 - Atual Pós -Graduação de Direitos Humanos (Pós-Graduação)
2014/09 - Atual Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) Ciências da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/09 - Atual Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Práticaa) Ciências da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/09 - Atual Necessidades Educativas Especiais Ciências da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/09 - Atual Seminários Aprofundados em Psicologia Ciências da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014/09 - Atual Área de Aprofundamento I - Educação Especial Ciências da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/07/13 - 2018/07/13 Os novos desafios da Psicologia no contexto escolar (Outros) XIV Encontro dos Serviços de Psicologia dos Colégios do Norte, Portugal
2018/02 - 2018/05 NEE e Inclusão Pós-graduação Psicologia da Educação (Pós-Graduação) INSPSIC em Lisboa e no Porto , Portugal
2018/04/06 - 2018/04/06 Aula aberta “Motivação Académica: Considerações teóricas e práticas” Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2018 Sessão Aprender a Educar Professores: Dificuldades de Aprendizagem (Outros) Colégio N.S.Lourdes , Portugal

Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira , Portugal

Colégio Moderno de S. José , Portugal
2016 - 2017 Ações de Formação para Pais e Professores sobre as temáticas do Bullying, Indisciplina, Motivação Académica, Desenvolvimento Sócioemocional (Outros) Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Academia de Música Vilar de Paraíso, Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira (Espinho), Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso), Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Portugal
2016/09 - 2016/09 Sessão Aprender a Educar Professores: Motivação e disciplina: Ingredientes para o Sucesso académico (Outros)
2015/11 - 2015/11 Aprender a Educar pais: Educação para a Sexualidade (Outros)
2014/10 - 2014/11 Pedagogias (9h) (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2013/09 - 2014/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Projeto de Dissertação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Seminários Aprofundados em Psicologia (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Psicologia da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Políticas Educativas e Educação Especial (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Necessidades Especifícas de Aprendizagem I (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Seminário de Projeto (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Diversidade e Multiculturalidade: motivação na escola para todos - Temas e Problemas da Escola para Todos Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas Óscar Lopes, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento Profissional: a questão da Motivação - Desenvolvimento profissional e Organizacional: Dinâmicas de Implicação, Conhecimento e Melhoria Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta, Portugal
2014 - 2014 Motivação para aprender - Caminhos para a Construção do Sucesso Educativo - Uma Pedagocia de Transformação Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Pinheiro, Portugal
2014 - 2014 Parentalidade Positiva Extensão e divulgação científica (Curso médio) IPSS de Mãos Dadas, Portugal
2014 - 2014 Dificuldades de aprendizagem - Temas e Problemas da Escola para Todos Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Portugal
2014 - 2014 Indisciplina Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas João da Silva Correira, Portugal
2014 - 2014 Motivação - Escola, Autonomia e avaliação Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Portugal
2012/09 - 2013/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Projeto de Dissertação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Seminários Aprofundados em Psicolgia (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Psicologia da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09 - 2013/07 Pensamento e Comportamento Social (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Indisciplina Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas de São João da Madeira, Portugal
2013 - 2013 Curso de Formação Motivação, (In)disciplina e Sucesso Educativo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas Luís António Verney, Portugal
2013 - 2013 Relações interpessoais Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio dos Carvalhos, Portugal
2013 - 2013 Gestão Comportamental na Sala de Aula Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio Nossa Senhora da Paz, Portugal
2013 - 2013 Parentalidade Positiva Extensão e divulgação científica (Curso médio) Santa Casa da Misericórdia de Espinho, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento Profissional e Organizacional em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Psicologia Social (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Projeto de Dissertação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Psicologia da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Pensamento e Comportamento Social (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Dificuldades de aprendizagem: Aspetos cruciais de intervenção Extensão e divulgação científica (Curso médio) FEP-UCP, Portugal
2012 - 2012 Motivação Académica Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Prevenir o Bullying Extensão e divulgação científica (Curso médio) Hospital da Boa Nova, Portugal
2012 - 2012 Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do Diagnóstico dos Fatores de Risco nas Famílias Extensão e divulgação científica (Curso médio) CLDS+; FEP-UCP, Portugal
2012 - 2012 Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do diagnóstico dos fatores de risco nas famílias Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2010/09 - 2011/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Psicologia Social (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Psicologia da Educação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Psicologia, Comunicação e Direito (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 Educação para a Sexualidade Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Psicologia Social (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Psicologia, Comunicação e Direito (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Programa Pais Presentes Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Lourosa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Psicologia, Comunicação e Direito (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2008 Curso de Formação em Educação Especial – Intervenção Pedagógica com Alunos com Multideficiência e com Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 O Decreto-Lei n.º3/2008 e a utilização do referencial CIF - CJ no processo de avaliação e intervenção” - Curso de Formação em Educação Especial Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2006/09 - 2007/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Psicologia Social (FEG-UCP) (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2005/09 - 2006/07 Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Outros) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicologia Social I (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicologia Social II (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicologia do Desenvolvimento (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2004/09 - 2005/07 Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2004/01 - 2005/07 Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Outros) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicologia Social I (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicologia Social II (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicologia do Desenvolvimento (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2002/07 - 2003/09 Psicologia Social (Outros) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002/09 - 2003/07 Psicologia Social I (Psicologia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2003/07 Psicologia Social II (Serviço Social) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/07 - 2003/07 Psicologia Social I (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2002/07 - 2003/07 Psicologia Social II (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2002/07 - 2003/07 Psicologia da Criança e Adolescente (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2002/07 - 2003/07 Psicologia do Desenvolvimento (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001/09 - 2002/07 Psicologia das Organizações (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2002/07 Psicologia da Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2002/07 Psicologia Social (Educação Social) (Outros) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2001/09 - 2002/06 Psicologia Social I (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001/09 - 2002/06 Psicologia Social II (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001/09 - 2002/06 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001/09 - 2002/06 Psicologia do Desenvolvimento (Outros) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014 - 2014 Educação Parental
2013 - 2013 Birras: Como evitar? - Sociedade Civil
2013 - 2013 Estado dos Professores
2011 - 2011 Educação Parental
2010 - 2010 Educação Parental
2001 - 2001 Crianças Institucionalizadas

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano Membro colaborador
2012 - Atual Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
2011 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
2008 - Atual European Network for social and emotional competence (ENSEC)
2011 - 2013 European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) / SIG Motivation and Emotion
2006 - 2013 Centro de Psicologia da Universidade do Porto
2007 - 2009 Society for Research in Child Development (SRCD)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/03 - Atual Membro do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto
Membro
2014/03 - Atual Membro de Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Ciências da Educação da FEP - UCP
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica para a Instalação da Dupla Licenciatura em Psicologia e Direito
Membro
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2011/07 - 2014/07 Membro de Conselho Superior
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/01 - 2012/12 Membro de Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Psicologia da FEP - UCP (Processo ACEF/1112/14802 - A3ES)
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/01 - 2012/01 Membro de Comissão de Coordenação do Mestrado
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2004 - 2008 Membro da equipa de Coordenação do Serviço Comunitário da Licenciatura em Psicologia
Membro
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019 - 2020 9 alunos
2015 - 2018 33 alunos
2006 - 2009 35 alunos