Identification
Personal identification
- Full name
- Lurdes Veríssimo
Author identifiers
- Ciência ID
- CB1E-7A5F-8A5E
- ORCID iD
- 0000-0002-6725-4043
Email addresses
- lverissimo@ucp.pt (Professional)
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2020/07/01 - 2020/07/12
Concluded
|
Formação no âmbito do programa Riscos & Desafios (24h) (Outros)
DICAD – ARS , Portugal
|
|
2020/02/26 - 2020/02/28
Concluded
|
Workshop Anos Incríveis (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2019/02/27 - 2019/02/27
Concluded
|
Workshop "Learning outcomes e design de currículo” (Outros)
prof.ª Doutora Diana Soares, Portugal
|
|
2008 - 2012
Concluded
|
Psicologia (Especialização em Psicologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Consequências sociais e motivacionais das dificuldades de aprendizagem" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada por unanimidade |
2011
Concluded
|
Atualização pedagógica para docentes (Curso médio)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2008
Concluded
|
CIF - CJ (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2007
Concluded
|
Curso de Formação Dificuldades de Aprendizagem (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2007
Concluded
|
Refworks (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2007
Concluded
|
O tutor e o seu papel como fator de sucesso (Curso médio)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2006
Concluded
|
Atualização de Competências Pedagógicas (Outros)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2006
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequências motivacionais e sociais" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2003
Concluded
|
Formadora certificada (Outros)
Conselho-Pedagógico de Formação Contínua, Portugal
|
|
2001
Concluded
|
Formadora certificada (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
2001
Concluded
|
Estágio Pós-Graduado em Psicologia Social (Pós-Graduação)
Universidad del País Vasco, Spain
|
0 |
2001
Concluded
|
Estudos Avançados em Psicologia Social (Pós-Graduação)
Università degli Studi di Bari Aldo Moro, Italy
|
0 |
2000
Concluded
|
Formação no terreno psico-pedagógica (comportamentos desviantes de jovens) (Curso médio)
Associozione Quarieri Spanogli, Italy
|
|
1999 - 1999
Concluded
|
Mestrado em Psicologia Social (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O papel do desviante no sistema normativo do grupo" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom, com unanimidade |
1994 - 1999
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
16 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999/01 - 2013/12 | Researcher (Research) | Universidade do Porto, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/11/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2015/01 - 2023/10/31 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2004/01 - 2006/09 | Lecturer (University Teacher) | Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Lecturer (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2001/01 - 2006/07 | Lecturer (University Teacher) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2001/01 - 2003/09 | Lecturer (University Teacher) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - Current | Técnico Psicologia Especialista Principal (Técnico Psicologia) | CUP – Clínica Universitária de Psicologia da FEP – UCP, Portugal |
2007/01 - 2009/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Portuguesa: A Comunidade Contra a Sida, Portugal |
2001/01 - 2004/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | PsiAnima: Centro de Estimulação e Consulta Pedagógica, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012/01 - Current | Coordenador de Programa de Estágios curriculares do Mestrado em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2017/09 - 2021/01/18 | Membro da Direção (para o Ensino e Prestação de Serviços em Psicologia) da FEP-UCP. | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/09 - 2017 | Coordenadora do Mestrado em Psicologia da FEP – UCP. | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/01 - 2016 | Coordenadora da especialização em Educação Especial do Mestrado em Ciências da Educação da FEP – UCP | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/01 - 2015 | Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Profissionais da FEP-UCP, Programa de Formação de Profissionais de Ação Social. | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/01 - 2014 | Coordenador de Programa - FAPSI – Serviço de Formação Avançada em Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010 - 2014 | Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Professores e Educadores | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2014 | Coordenadora do Serviço de Extensão Universitária | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2014 | Coordenadora do APRENDER A EDUCAR - Pais | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2012/10 - 2012/12 | Coordenadora da Licenciatura em Psicologia (1º ciclo) - (substituição de colega com baixa médica). | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2001 - 2001 | Investigadora | Departamento de Psicologia Social e Metodologia da Faculdade de Psicologia da Universidade do País Basco, Spain |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2006/02 - 2014/12 | Assistente Regente (N/D) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2002/01 - 2003/09 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
2001/09 - 2002/09 | Outra Situação (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
1998/01 - 1999/12 | Estagiário (Técnica) | Lar de São Martinho (Coimbra), Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2026/02/28 | Music Performance Anxiety - Children and Adolescents
2022.05771.PTDC
1062109CEDH056
Other
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
University of Melbourne, Australia Polytechnic Institute of Porto, Portugal University of Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - 2021 | APRENDER COM TODOS – DBBC
NORTE-07-4740-FSE-000637
Principal investigator
|
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2014 - Current | Projeto DROPI
--
Technical development
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Associação Unificar, Portugal |
Ongoing
|
2012 - Current | Projeto Mais Valia
--
Technical development
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Ongoing
|
2006 - Current | Developmental, Educational, and Clinical Research on Children and Adolescents
Researcher
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Ongoing
|
2013 - 2015 | Projeto MERLINO: Towards a juvenile delinquency prevention policy: a multistate experiment on integration and efficacy
HOME/2011/ISEC/AG/2611
Researcher
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Ongoing
|
2013 - 2014/05 | Projeto Hora H
--
Technical development
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Associação Vida Norte, Portugal Associação Foste Visitar-me, Portugal |
Quadro Nacional de Referência Estratégico
Concluded
|
2012 - 2013/12 | GPS – Género, Parentalidade e Inclusão Social
--
Technical development
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Associação Vida Norte, Portugal Associação Foste Visitar-me, Portugal Direção Geral dos Serviços Prisionais, Portugal Santa Casa da Misericórdia do Porto, Portugal |
Quadro de Referência Nacional Estratégico (POPH)
Concluded
|
2010 - 2013 | Assessment of psychopathology in children and adolescents: validation of the ASEBA battery
PTDC/PSI-PCL/105489/2008
Researcher
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006 - 2012 | Dificuldades de Aprendizagem. Estudo longitudinal com 4 momentos de recolha de dados durante 2 anos com medidas repetidas
em 18 escolas de 1º Ciclo
SFRH/BD/22199/2005
PhD Student Fellow
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2009 - 2010 | Põe-te a milhas das pastilhas
--
Technical development
Universidade do Porto, Portugal
|
Concluded
|
1999 - 2001 | Categorização Social e Dinâmica de Grupo: Consenso, Reacções ao Desvio, Atracção Social e Comunicação em Contexto Intra e
Intergrupal
PRAXIS C/ PSI/ 13192/ 1998
Researcher
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2000 - 2000 | Prevenção da Exclusão: Metodologias de Formação (Criança em Risco)
DELFIM
Other
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Newspaper article |
|
Report |
|
Translation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/11/14 | Mapping PBIS practices in Portuguese schools through the school psychologists’ perspective | 6th Research Symposium of the PBS-Europe Network 2024
(Finland)
|
2024/10/12 | Ansiedade na Performance Musical em Adolescentes Portugueses: Caracterização e Associação com Variáveis Sociodemográficas, Musicais e Psicológicas | Simpósio de Homenagem a Daniela Coimbra
(Porto, Portugal)
|
2024/09/26 | A preliminary study about PBIS in Portuguese schools: The psychologists’ perspective | 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Portugal)
|
2024/09/17 | Parents’ and Peers’ Socio-emotional support, School Engagement, and Academic Achievement in Primary and Secondary Schools: Systematic Literature Review | 1st International Scientific Conference: Let's Care - Building Safe Educational Environments for All |
2024/09/06 | School Engagement and Academic Achievement: The Role of Relationships with Parents and Peers | 9th ENSEC Conference
(Greece)
|
2024/07/06 | Barriers and facilitators of Safe Learning based on Portuguese teachers' and parents' perceptions | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Latvia)
|
2024/07/04 | When I don’t know my school: Reflections about psychologists’ role as part of a PBIS teams. | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Latvia)
|
2024/04/18 | Será que há uma fórmula mágica para motivar os meus alunos? |
Colégio Paulo VI
|
2024/03/16 | Music Performance Anxiety |
ENSEMBLE
|
2024/01/13 | Interculturalidade na Escola:Oportunidades e Desafios |
CFAE VISPROF
|
2022/07/07 | “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/03/19 | Comportamento em sala de aula | 2º Seminário Ensemble – desafios e boas práticas no EAE
Associação Portuguesa de Instituições de Ensino Artístico Especializado (Braga, Portugal)
|
2021 | Family foster care in Portugal: Perceptions of Child protection professionals | XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Switzerland)
|
2019/12/13 | Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida | Seminário Internacional de Serviço Social
UCP Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/18 | A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. | IV Encontro Regional da APEI - Madeira
APEI - Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019/07 | Assessment of Music Performance Anxiety in Portuguese Children and Adolescents | International Symposium on Performance Science (ISPS)
(Melbourne, Australia)
|
2019/06/28 | A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. | III Encontro Regional da APEI - Açores.
APEI - Açores. (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019 | Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida. | XI Seminário Internacional de Serviço Social: Direitos e bem-estar da criança, acolhimento familiar e Serviço Social
Research Centre for Psychological - Family and Social Wellbeing (CRC-W) (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/07 | A importância do Pré-escolar no sucesso escolar do 1º ciclo. | XV Encontro Nacional da APEI.
APEI-Setubal (Setubal, Portugal)
|
2018/05 | Working with the Families in Residential Care - Evaluation of a training process with social professionals. | 16th WAIMH World Congress.
(Roma, Italy)
|
2018/04/19 | Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: implicações para o desenvolvimento da medida. | Seminário Internacional Acolhimento e Intervenção com Famílias, integrante do Ciclo de Seminários Acolhimento de crianças
e jovens: Práticas, desafios e recomendações
(Porto, Portugal)
|
2018/04/19 | Intervenção com Famílias em Acolhimento Residencial - Avaliação de um programa de formação com profissionais. | Seminário Internacional Acolhimento e Intervenção com Famílias, integrante do Ciclo de Seminários Acolhimento de crianças
e jovens: Práticas, desafios e recomendações
(Porto, Portugal)
|
2018/04/19 | Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: implicações para o desenvolvimento da medida | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
|
2018/04/19 | Intervenção com Famílias em Acolhimento Residencial - Avaliação de um programa de formação com profissionais | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
|
2017/03 | Resultados preliminares de Programa de estimulação em Consciência Fonológica | III Congresso Internacional de Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem |
2016/10 | Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO. | Seminário "Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação"
(Maia, Portugal)
|
2016/06 | Resultados preliminares de Programa de estimulação em Consciência Fonológica. | Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar |
2016 | Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO. | Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação
Instituto Superior da Maia (Porto, Portugal)
|
2016 | Delinquência juvenil, internamento e reincidência: Dados e reflexões do projeto MERLINO | Seminário "Espaços de Reclusão: Desafios na Profissão e na Investigação"
(Maia, Portugal)
|
2015/07 | Preditores de dificuldades de aprendizagem específicas. | 1º Seminário Internacional - Educação, territórios e desenvolvimento humano
Universidade Católica Portuguesa – Porto (Porto, Portugal)
|
2015/06 | Fatores de risco e de proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre uma amostra escolar e uma amostra tutelar educativa | International Congress Children and the Law |
2015/06 | Fatores de risco e de proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre uma amostra escolar e uma amostra tutelar educativa. | International Congress Children and the Law
(Porto, Portugal)
|
2015 | Apresentação dos Resultados do Projeto MERLINO em Portugal | Seminário Final do Projeto MERLINO
(Porto, Portugal)
|
2015 | Fatores de risco e proteção na delinquência juvenil: comparação de dados entre amostra escolar e tutelar educativa | International Congress Children and the Law
(Porto, Portugal)
|
2014 | The impact of low academic achievement on intrinsic and extrinsic motivation: a longitudinal study | 14th International Conference on Motivation
(Helsínquia, Finland)
|
2013 | The relationships between intrinsic motivation, extrinsic motivation, and achievement, along elementary school | 4th International Conference on Education & Educational Psychology /ICEEPSY
(Turkey)
|
2013 | The role of academic competence in developing Social Competence | 4th ENSEC Conference
(Zagreb, Croatia)
|
2013 | The evolution of social competence in students with learning disabilities through primary school | 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
|
2013 | Assessment of Psychopathology in Children and Adolescents with the ASEBA Battery: Psychometric Data from the Portuguese Population | IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC
(Buenos Aires, Portugal)
|
2012 | Uma Escolha de Futuro – empreendedorismo e capacitação dos Jovens | 1º FÓRUM EPRD
(Porto, Portugal)
|
2012 | O impacto das Dificuldades de Aprendizagem na Motivação: Um estudo longitudinal | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Consequências Sociais das Dificuldades de Aprendizagem. | VII Jornadas de Psicologia – Saber e Intervir
Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
|
2011 | Educação Parental: Formação "para levar para casa” | III Jornadas de Educação e Formação de Adultos
(Coimbra, Portugal)
|
2011 | Crisis Intervention in Recreational Settings: Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation Results | 2nd International Conference of the European Society for Prevention Research – Synergy in prevention and health promotion:
individual, community and environmental approaches
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra normativa | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Crisis intervention in recreational settings. Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation | Clubhealth – 7th International Conference on Nightlife, Substance Abuse and related Health issues
(Praga, Czech Republic)
|
2011 | Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino Pré-escolar | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Corunha, Spain)
|
2011 | Utilização da bateria ASEBA na avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes | 1º Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: Intervenções empiricamente validadas para a população
portuguesa
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | The relation between social competence, perceived academic competence and academic achievement along time | 3rd Biennial Conference of the European Network for Social and Emotional Competence in Children
(Manchester, United Kingdom)
|
2010 | Ecologia Urbana: representações e pessoas… a propósito do Morro da Sé | Seminário Sustentabilidade das Operações de Reabilitação Urbana
(Porto, Portugal)
|
2010 | O Papel da Escola e da Família nas Dificuldades de Aprendizagem | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2010 | Avaliação de um modelo de Educação pelos Pares: percepção dos agentes e dos alvos de intervenção | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | The relation between academic achievement and social competence along schooling: Focusing on learning disabled students | 12th Earli JURE Conference
(Amesterdão, Netherlands)
|
2009 | Analyzing relations between intrinsic and extrinsic motivations and their relations with academic achievement across basic school | 13th Biennial Conference EARLI
(Amesterdão, Netherlands)
|
2009 | The impact of self-esteem in academic achievement | 2nd ENSEC Conference: Promoting Social and Emotional Education in Children and Young Persons |
2008 | New Look At Intrinsic and Extrinsic Motivation: Interrelations Between Two Independent Motivational Orientations | 11th International Conference on Motivation – SIG – EARLI
(Portugal)
|
2007 | Community service in university: Personal and social skills, career knowledge and career development | IAEVG International Conference 2007
(Pádova, Italy)
|
2007 | Dificuldades de aprendizagem: definir e prevenir | 1ªs Jornadas de Psicologia da Educação de Barcelos.
(Barcelos, Portugal)
|
2002 | Dealing with collective shame and guilt: Effects of group membership on the transmission of negative historical events | Simpósio “Representions of social identity In Discursive Processes”. XIII General Meeting European Association of Experimental
Social Psychology
(San Sebastián )
|
2000 | Identidade social e processos normativos | Iº Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Santiago de Compostela , Spain)
|
2000 | Saber Ser e saber Estar com a criança institucionalizada | I Encontro do IAC
(Cernache, Portugal)
|
2000 | Sentir-se amado: Uma reflexão sobre a criança institucionalizada | I Congresso “Humanizar a Relação Educativa"
(Coimbra, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - Current | A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto
escolar
Co-supervisor
|
|
2019 - Current | Desafios e estratégias de adaptação ao longo do processo de acolhimento familiar: perspetivas dos jovens acolhidos
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - Current | Relações Sociais e novas tecnologias
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - Current | Cyberbullying e novas tecnologias
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - Current | Preditores das Dificuldades de Aprendizagem específicas
Co-supervisor
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - Current | Insucesso escolar no Ensino Secundário
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 - Current | Repercussões das Dificuldades de Aprendizagem da Competência Social em Contexto Escolar nos Alunos do 2.º ciclo do Ensino
Básico
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 - Current | O papel da motivação no desempenho dos alunos de música
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/07/24 - Current | Fatores de risco e protetores da delinquência juvenil em jovens com medida tutelar educativa
Co-supervisor
|
|
2014/07/12 - Current | Fatores de risco e fatores protetores da delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar
Co-supervisor
|
|
2020/09/01 - 2021/07/16 | Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia: um estudo exploratório numa Escola TEIP
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021 - 2021 | A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolar |
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2020/07/14 - 2020/07/14 | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância
Supervisor
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | O papel das competências socioemocionais: visão multidisciplinar de agentes educativos
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 - 2018/07 | Desafios e estratégias de adaptação ao longo do processo de acolhimento familiar: perspetivas das famílias de acolhimento
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018/07 | Ansiedade aos testes e desempenho académico: estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018/07 | Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico: estudo exploratório com professores de matemática do 3º ciclo
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018/02 | Avaliação da Ansiedade de Desempenho
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino da Música (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017/07 | Acolhimento familiar: Conhecimentos e Perceções
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017/07 | Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017/07 | Diferenças no acordo entre informadores na avaliação de sintomas psicopatológicos em função do nível de realização académica
em estudantes portugueses
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016/07 | Prosocial Tendencies Measure adaptation: a portuguese contribute for the Heroic Imagination Project
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master) |
2016 - 2016/07 | Adaptação da Escala de Auto-relato de Altruísmo: um contributo português para o Heroic Imagination Project
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016/07 | Coparentalidade no divórcio: A perspetiva de pais com filhos na pré-adolescência
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2015/10 | Forças Familiares nas famílias multidesafiadas: Perceção das Famílias e dos técnicos
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master) |
2015 - 2015/10 | Parentalidade
Co-supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master) |
2015 - 2015 | A influência da consciência fonológica no desempenho da leitura e da escrita
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 - 2015 | Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e Competência Social em Alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Psicologia (Master) |
2014/07/24 - 2014/07/24 | Fatores de risco e protetores da delinquência juvenil em jovens com medida tutelar educativa |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014/07/12 - 2014/07/12 | Fatores de risco e fatores protetores da delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Delinquência Juvenil em Contexto Escolar: o Impacto do Desporto Escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar
Supervisor
|
Atualização pedagógica para docentes (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Famílias Reconstituídas: Rotinas e Rituais com crianças em idade pré-escolar e escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Coparentalidade em Situação de Divórcio: Rituais e Rotinas das crianças em idade pré-escolar e escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Relação Família-Escola no ensino articulado da Música
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Literacia empreendedora: Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências empreendedoras em contexto escolar
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | A indisciplina: representações dos docentes/discentes e contributos para a sua prevenção
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | Fatores de satisfação e de stress no Pai divorciado com filhos em idade pré-escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | Transição do Decreto-lei 319/91 para o 3/2008 no âmbito da Educação Especial - Um estudo de caso
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | Fatores de satisfação e de stress na Paternidade de filhas adolescentes
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | Percepções e Conhecimentos de Professores sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | Relação Família-Escola: Percepções dos Pais relativamente ao seu envolvimento na escola
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | Relação Família-Escola: Percepções dos professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | Percepções e Conhecimentos dos Pais sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Fatores de Stress no Sistema Familiar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Percepções de Professores de Educação Regular e de Professores de Educação Especial acerca das novas políticas de Educação
Inclusiva
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Estudo da relação entre competência académica e competência social
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | A experiência de prestação de cuidados a crianças/adolescentes com Perturbação do Espectro do Autismo
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Dificuldades de Aprendizagem: Impacto do Sistema Familiar e Escolar
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação de um Modelo de Educação pelos Pares: Perceção dos alunos e dos jovens universitários
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Infantário, Família e qualidade de Contextos de Educação Pré-Escolar: um estudo de caso
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica (reviewer) da 2019 EARLI Conference (2019 - 2019) | |
2018/03/19 - 2018/03/19 | Bullying em contexto escolar | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/03/19 - 2018/03/19)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018/03/07 - 2018/03/07 | Mediação de Conflitos: conceptualização e prática | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/03/07 - 2018/03/07)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018/02/28 - 2018/02/28 | Perturbações mentais e o trabalho com famílias: um diálogo possível | Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/02/28 - 2018/02/28)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018/02/19 - 2018/02/19 | Vozes de Esperança. Experiências na primeira pessoa: Seminários Aprofundados em Psicologia (2018/02/19 - 2018/02/19)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018 - 2018 | Membro da equipa de organização do encontro técnico-científico Acolhimento: Práticas, desafios e recomendações (2018 - 2018) | |
2018 - 2018 | Membro da equipa de organização do encontro Changemakers (2018 - 2018) | |
2017 - 2017 | Membro da Comissão Científica (reviewer) da 2017 EARLI Conference (2017 - 2017) | |
2016 - 2016 | Membro da Equipa de Organização dos Dias da Psicologia 2016 (2016 - 2016) | |
2014 - 2014 | 2015 EARLI Conference
Conference (Other)
|
|
2014 - 2014 | 14th International Conference on Motivation
Conference (Other)
|
|
2010 - 2010 | 12th International Conference on Motivation
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025/02/23 - 2025/02/23 | Fórum Educa:ENCONTROS DE EDUCAÇÃODE SANTO TIRSO
Conference
|
Fórum Educa:<br/>ENCONTROS DE EDUCAÇÃO<br/>DE SANTO TIRSO |
2024/01/23 - 2024/01/23 | Birras, ajuda por favor!
Conference
|
Birras, ajuda por favor! |
2022/10/20 - 2022/10/21 | Kick-off Meeting of LETS CARE project
Other
|
Kick-off Meeting of LETS CARE project
Comillas Pontifical University, Spain
|
2019/11/16 - 2019/11/16 | Aprender, Hoje. Seminário Psicologia da Educação
Seminar
|
|
2018/10/22 - 2018/10/22 | Política de drogas e direitos humanos: A contribuição dos estudos qualitativos | Seminários Aprofundados em Psicologia
Seminar
|
Política de drogas e direitos humanos: A contribuição dos estudos qualitativos | Seminários Aprofundados em Psicologia |
2016 - 2016 | Seminário Aprofundado em Psicologia (3h) sobre “Desenvolvimento socioemocioal”
Seminar
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2014 | Motivação Escolar
Conference
|
Jornadas de Educação - Lousada
CFAE Sousa Nascente, Portugal
|
2014 - 2014 | Saúde Mental na Escola
Conference
|
Colégio Novo da Maia, Portugal
|
2013 - 2013 | Dificuldades de aprendizagem: Como intervir?
Seminar
|
Seminário FEP-UCP
FEP-UCP, Portugal
|
2013 - 2013 | Educação para a Sexualidade
Workshop
|
Dias da Psicologia
FEP-UCP, Portugal
|
2013 - 2013 | IV Jornadas de Educação
Conference
|
IV Jornadas de Educação |
2013 - 2013 | Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral
Conference
|
Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral |
2013 - 2013 | 1º Seminário Temático 'Curso de Profissionalização em serviço para os docentes do ensino Profissional sobre empreendedorismo'
Seminar
|
|
2012 - 2012 | 2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação,
Direção de Escolas e Políticas
Conference
|
2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/07/16 | O impacto do bullying no rendimento desportivo e bem-estar dos jovens atletas de futebol
(Thesis) Main arguer
|
Filipa Nascimento Ciravegna da Fonseca (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2021/07 | Comportamentos parentais e orientação motivacional no desporto
(Thesis) Main arguer
|
Rúben André Ramalho Araújo (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2020/07 | Relação entre a participação em atividades desportivas e uso e impacto dos meios de comunicação eletrónicos: Um estudo exploratório
com jovens do 3º ciclo
Supervisor
|
Bárbara da Costa Oliveira Nobre (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2020/06 | Defesa de relatório de estágio
Supervisor
|
Diogo Manuel Passos Resende (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2018/07 | Estudo Piloto de Implementação do Heroic Imagination Project em Portugal
(Thesis) Arguer
|
Joana Espírito Santo (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/01 | Envolvimento dos alunos na escola: Um estudo na Guiné-Bissau
(Thesis) Arguer
|
Keylândio Abdulai Jaquité (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/07 | Reatividade Interpessoal e Regulação Emocional em Estudantes de Psicologia: Estudo Exploratório
(Thesis) Arguer
|
Mariana da Silva Gonçalves (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/04 | Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
(Thesis) Arguer
|
Mónica Cristina Nogueira Soares (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015/10 | Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem: um estudo com grupos de discussão focalizada
(Thesis) Arguer
|
Cunha, R. (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/02 | Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia
(Thesis) Arguer
|
Carla (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 | “Projeto: Programa Estuda +: Contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar | Bruno Ricardo Correia da Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Dificuldades de Aprendizagem e Competências Sociais | Telma Ariana Moreira Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Adaptação escolar: trajetórias de um grupo de crianças nascidas prematuramente | Filipa Raquel Sousa Macedo (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | O trabalho em radioterapia: profissionais, práticas e dinâmicas | Nânci Patrícia Ferreira Carvalho (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Análise das relações entre trabalho e saúde no setor da radioterapia | Tânia Filipa Alves Neiva Poças (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção | Micaela Cristina Sousa Santos (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Bullying entre pares em contexto escolar: Investigar e intervir para prevenir | Ruben Filipe Fraga Fontes (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | O diagnóstico de necessidades formativas: a análise de práticas dominantes | Mariana Figueiredo Tavares de Lima (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Entrevista Forense: contributos para adaptação ao contexto português do Protocolo do NICHD | Sílvia Ferreira Gonçalves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A legitimação da violência de Estado na perspetiva de militares | Ana Margarida Guedes Rodrigues Gonçalves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A legitimação da violência de Estado na perspetiva de polícias”, Mestrado em Psicologia | Mónica Catarina Soares (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Avaliação da Adaptação Escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente | Andreia Isabel Valente da Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção | Joana Martins Castro Malheiro (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Prematuridade e Desenvolvimento: Competências Pré-académicas num grupo de crianças nascidas prematuramente | Raquel Alexandra Regadas Magalhães Sereno (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Comunicação/linguagem matemática e características das crianças | Sandra Maria Gomes Lima (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia | Maria de Lurdes Carvalho Barreira (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Ensinar e aprender matemática: refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes | Anabela Cristina Mendes Gonçalves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Refletir no passado preparando o futuro | Anabela Leite Alves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | O papel das estruturas de Gestão Intermédia na inclusão dos alunos com NEE no ensino secundário | Cristina Maria da Rocha Matos (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2018 - Current | Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano | Membro colaborador |
2012 - Current | Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | |
2011 - Current | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | |
2008 - Current | European Network for social and emotional competence (ENSEC) | |
2011 - 2013 | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) / SIG Motivation and Emotion | |
2006 - 2013 | Centro de Psicologia da Universidade do Porto | |
2007 - 2009 | Society for Research in Child Development (SRCD) |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2015/03 - Current | Membro do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto
Member
|
|
2014/03 - Current | Membro de Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Ciências da Educação da FEP - UCP
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da Comissão Científica para a Instalação da Dupla Licenciatura em Psicologia e Direito
Member
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011/07 - 2014/07 | Membro de Conselho Superior
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/01 - 2012/12 | Membro de Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Psicologia da FEP - UCP (Processo ACEF/1112/14802 - A3ES)
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/01 - 2012/01 | Membro de Comissão de Coordenação do Mestrado
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2004 - 2008 | Membro da equipa de Coordenação do Serviço Comunitário da Licenciatura em Psicologia
Member
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2014 - Current | Consultora e Formadora da AEC Mais Dois - Programa de aprendizagem na área das artes performativas | AEC Oficina de Artes de Escolas do 1º ciclo de Guimarães., Portugal |
2009 - Current | Relatório técnico: Conhecimentos e Perceções de Pais e Professores Sobre o Uso de Drogas na Adolescência - um estudo exploratório |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2019/01 - Current | Pós -Graduação de Direitos Humanos | (Pós-Graduação) | |
2014/09 - Current | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | Ciências da Educação (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014/09 - Current | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Práticaa) | Ciências da Educação (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014/09 - Current | Necessidades Educativas Especiais | Ciências da Educação (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014/09 - Current | Seminários Aprofundados em Psicologia | Ciências da Educação (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014/09 - Current | Área de Aprofundamento I - Educação Especial | Ciências da Educação (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018/07/13 - 2018/07/13 | Os novos desafios da Psicologia no contexto escolar | (Outros) | XIV Encontro dos Serviços de Psicologia dos Colégios do Norte, Portugal |
2018/02 - 2018/05 | NEE e Inclusão | Pós-graduação Psicologia da Educação (Pós-Graduação) | INSPSIC em Lisboa e no Porto , Portugal |
2018/04/06 - 2018/04/06 | Aula aberta “Motivação Académica: Considerações teóricas e práticas” | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | |
2017 - 2018 | Sessão Aprender a Educar Professores: Dificuldades de Aprendizagem | (Outros) | Colégio N.S.Lourdes , Portugal Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira , Portugal Colégio Moderno de S. José , Portugal |
2016 - 2017 | Ações de Formação para Pais e Professores sobre as temáticas do Bullying, Indisciplina, Motivação Académica, Desenvolvimento Sócioemocional | (Outros) | Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Academia de Música Vilar de Paraíso, Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira (Espinho), Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso), Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Portugal |
2016/09 - 2016/09 | Sessão Aprender a Educar Professores: Motivação e disciplina: Ingredientes para o Sucesso académico | (Outros) | |
2015/11 - 2015/11 | Aprender a Educar pais: Educação para a Sexualidade | (Outros) | |
2014/10 - 2014/11 | Pedagogias (9h) | (Outros) | Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Projeto de Dissertação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Seminários Aprofundados em Psicologia | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Políticas Educativas e Educação Especial | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Necessidades Especifícas de Aprendizagem I | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Seminário de Projeto | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2014 | Diversidade e Multiculturalidade: motivação na escola para todos - Temas e Problemas da Escola para Todos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Óscar Lopes, Portugal |
2014 - 2014 | Desenvolvimento Profissional: a questão da Motivação - Desenvolvimento profissional e Organizacional: Dinâmicas de Implicação, Conhecimento e Melhoria | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta, Portugal |
2014 - 2014 | Motivação para aprender - Caminhos para a Construção do Sucesso Educativo - Uma Pedagocia de Transformação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Pinheiro, Portugal |
2014 - 2014 | Parentalidade Positiva | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | IPSS de Mãos Dadas, Portugal |
2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem - Temas e Problemas da Escola para Todos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Portugal |
2014 - 2014 | Indisciplina | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas João da Silva Correira, Portugal |
2014 - 2014 | Motivação - Escola, Autonomia e avaliação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Projeto de Dissertação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Seminários Aprofundados em Psicolgia | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/09 - 2013/07 | Pensamento e Comportamento Social | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013 - 2013 | Indisciplina | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de São João da Madeira, Portugal |
2013 - 2013 | Curso de Formação Motivação, (In)disciplina e Sucesso Educativo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Luís António Verney, Portugal |
2013 - 2013 | Relações interpessoais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio dos Carvalhos, Portugal |
2013 - 2013 | Gestão Comportamental na Sala de Aula | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio Nossa Senhora da Paz, Portugal |
2013 - 2013 | Parentalidade Positiva | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Santa Casa da Misericórdia de Espinho, Portugal |
2013 - 2013 | Desenvolvimento Profissional e Organizacional em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Psicologia Social | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Projeto de Dissertação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Pensamento e Comportamento Social | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012 - 2012 | Dificuldades de aprendizagem: Aspetos cruciais de intervenção | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | FEP-UCP, Portugal |
2012 - 2012 | Motivação Académica | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012 - 2012 | Prevenir o Bullying | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Hospital da Boa Nova, Portugal |
2012 - 2012 | Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do Diagnóstico dos Fatores de Risco nas Famílias | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | CLDS+; FEP-UCP, Portugal |
2012 - 2012 | Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do diagnóstico dos fatores de risco nas famílias | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia Social | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia, Comunicação e Direito | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2011 - 2011 | Educação para a Sexualidade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia Social | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia, Comunicação e Direito | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010 - 2010 | Programa Pais Presentes | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Lourosa, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia, Comunicação e Direito | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008 - 2008 | Curso de Formação em Educação Especial – Intervenção Pedagógica com Alunos com Multideficiência e com Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | O Decreto-Lei n.º3/2008 e a utilização do referencial CIF - CJ no processo de avaliação e intervenção” - Curso de Formação em Educação Especial | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2006/09 - 2007/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2006/09 - 2007/07 | Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2006/09 - 2007/07 | Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Psicologia Social (FEG-UCP) | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal |
2004/09 - 2005/07 | Psicologia Social I | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/07 | Psicologia Social II | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/07 | Psicologia da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/07 | Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2004/01 - 2005/07 | Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal |
2003/09 - 2004/07 | Psicologia Social I | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2003/09 - 2004/07 | Psicologia Social II | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2003/09 - 2004/07 | Psicologia da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2003/09 - 2004/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2002/07 - 2003/09 | Psicologia Social | (Outros) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
2002/09 - 2003/07 | Psicologia Social I (Psicologia) | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2002/09 - 2003/07 | Psicologia Social II (Serviço Social) | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2002/07 - 2003/07 | Psicologia Social I | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2002/07 - 2003/07 | Psicologia Social II | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2002/07 - 2003/07 | Psicologia da Criança e Adolescente | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2002/07 - 2003/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2001/09 - 2002/07 | Psicologia das Organizações | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2001/09 - 2002/07 | Psicologia da Comunicação | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2001/09 - 2002/07 | Psicologia Social (Educação Social) | (Outros) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
2001/09 - 2002/06 | Psicologia Social I | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2001/09 - 2002/06 | Psicologia Social II | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2001/09 - 2002/06 | Psicologia da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2001/09 - 2002/06 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2014/06 - 2014/06 | Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Educação Parental | |
2013 - 2013 | Birras: Como evitar? - Sociedade Civil | |
2013 - 2013 | Estado dos Professores | |
2011 - 2011 | Educação Parental | |
2010 - 2010 | Educação Parental | |
2001 - 2001 | Crianças Institucionalizadas |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2014/04/01 - Current | Revista Eletrónica de Educação e Psicologia - EduPsi | UTAD |
Mentoring / Tutoring
Topic | Student name | |
---|---|---|
2019 - 2020 | 9 alunos | |
2015 - 2018 | 33 alunos | |
2006 - 2009 | 35 alunos |