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Ana Daniela Ferreira Antunes de Sousa. Publicou 4 artigos em revistas especializadas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Daniela Ferreira Antunes de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
CB15-080B-3F99
ORCID iD
0000-0001-8621-4963

Telefones

Telemóvel
  • 962436709 (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2012/10 - 2019/11/27
Concluído
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A imagem do País: Orgulho ou Preconceito? A influência da imagem do país nas intenções de compra, visita e investimento do consumidor. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009/10 - 2011/09
Concluído
Direcção Comercial e Marketing (Mestrado integrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
"Desafios da Gestão da Marca em Contexto de Recessão: O Caso da "Água das Pedras". " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009 - 2010
Concluído
Curso Geral de Gestão (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
Muito Bom
2006/09 - 2009/07
Concluído
Gestão de Empresas (Licenciatura)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
15
1999/10 - 2004/07
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/10/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2017/03/01 - 2019/11/28 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12/01 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
2015/05/01 - 2015/07/31 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) ISCAA - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/06/01 - 2016/12/31 Consultora Externa QSP - Consultoria de Marketing, lda., Portugal
2006/10/02 - 2016/02/28 Marketeer Isma - Equipamentos Industriais, lda., Portugal
2012/07/02 - 2012/10/02 Marketeer VDS - Vinhos do Douro Superior, SA, Portugal
2010/10/04 - 2012/06/30 Técnica de Recursos Humanos Tubival - Instalações Industriais, lda., Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2020/03 Country Image: National Pride or Prejudice?
SFRH/BD/114989/2016
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Fundacao para a Ciencia e Tecnologia
2019 - 2019/08 International Meeting "Arkwork WG3 Focus Groups Workshop" at University of Oslo, Norway
GRANT_NUMBER: CA 15201
COST Association
2019 - 2019/03 International Meeting "Arkwork WG3 Focus Groups Workshop" at University of Helsinki, Finland
GRANT_NUMBER: CA15201
COST Association
2019 - 2019/01 Industry Forum supported by the COST Action ARKWORK
GRANT_NUMBER: CA 15201
COST Association
2018 - 2018/04 International Meeting "Arkwork WG3 Focus Groups Workshop" at European University of Cyprus, Nicosia
GRANT NUMBER: CA 15201
COST Association
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, Ana. "A Bibliometric Analysis on Cryptocurrency and Consumers Trust.". Trabalho apresentado em Proceedings of 14th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business: Contemporary Business Concepts and Strategies in the new Era., 2021.
    Publicado
  2. Sousa, Ana. "Consumer’s perceptions of a Sports Brand Globalness: a Study about the influence of Brand Love and the Intentions to Buy and generate Positive WOM". Trabalho apresentado em Proceedings of 14th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business: Contemporary Business Concepts and Strategies in the new Era., 2021.
    Publicado
  3. Sousa, Ana. "Genuine or Counterfeit? A Study about Consumer’s Attitudes towards Counterfeiting and their Intentions to Buy Fashion Accessories.". Trabalho apresentado em Proceedings of 14th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business: Contemporary Business Concepts and Strategies in the new Era., 2021.
    Publicado
  4. Sousa, Ana; Rodrigues, Paula. "E-commerce before, during and after confinement: consumer tendencies in three countries.". Trabalho apresentado em BAM2021 Conference - Recovering from Covid: Responsible Management and Reshaping the Economy, 2021.
    Publicado
  5. Sousa, Ana; Rodrigues, Paula. "Consumer’s perceptions towards a luxury brand: a comparative evaluation between brand love and brand engagement.". Trabalho apresentado em 2021 AMA Summer Academic Conference: Reimagining Marketing, Virtual, 2021.
    Publicado
  6. Sousa, Ana; F916-35BB-B368; Clara Madeira. "Close to the view but closer to the heart: A study about the antecedents of brand love and its influence on consumer’s intentions to buy and recommend a sports brand.". Trabalho apresentado em Academy of Marketing 2021 Annual Conference: Reframing Marketing Priorities, online, 2021.
    Publicado
  7. Sousa, Ana. "Do visitors recognize the World Heritage Brand? An exploratory study about visitors' perceptions of this brand.". Trabalho apresentado em 3th Tourism and Hospitality Management Workshop (IWTHM2021), Porto, 2021.
    Publicado
  8. Sousa, Ana. "Tourist Satisfaction with Luxury Hotels before and during Pandemic Crises: A Netnography Approach.". Trabalho apresentado em 3th Tourism and Hospitality Management Workshop (IWTHM2021), Porto, 2021.
    Publicado
  9. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Cosmopolitanism and the Mediating Effect of Country Image on Consumers’ Purchase, Visit and Investment Intentions.". Trabalho apresentado em International Conference on Business and Economics (ICBE), 2019.
    Publicado
  10. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "An Empirical Study about the influence of Country Personality and Product Involvement on Consumer's Purchase and Visit Intentions". Trabalho apresentado em International Conference on Business and Economics (ICBE), Seoul, 2018.
    Publicado
  11. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "An Empirical Study about the influence of Country Personality and Product Involvement on Consumer's Purchase and Visit Intentions". Trabalho apresentado em AMA Global Marketing SIG Conference on "Global Marketing in Times of Uncertainty", Santorini, 2018.
    Publicado
  12. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Exploring consumer cosmopolitanism and ethnocentrism effects in the purchase intentions towards the products of a foreign country.". Trabalho apresentado em International Conference on Business and Economics (ICBE), 2017.
    Publicado
  13. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "The effects of ethnocentrism and country of origin familiarity in consumer preference and recognition of international brands.". Trabalho apresentado em EuroMed Conference on Innovation, Entrepreneurship and Digital Ecosystems, Varsóvia, 2016.
    Publicado
  14. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Country-Product association: an exploratory study considering the moderating effects of familiarity and ethnocentrism". Trabalho apresentado em EMAC Regional Conference - Marketing Theory Challenges in Emerging Markets, Vienna, 2015.
    Publicado
  15. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Country Image: National Pride or Prejudice?". Trabalho apresentado em EuroMed Conference on Innovation, Entrepreneurship and Sustainable Value Chain in a Dynamic Environment, Verona, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Paula; Pinto Borges, Ana; Sousa, Ana. "Authenticity as an antecedent of brand image in a positive emotional consumer relationship: the case of craft beer brands". EuroMed Journal of Business ahead-of-p ahead-of-p (2021): http://dx.doi.org/10.1108/emjb-03-2021-0041.
    Publicado • 10.1108/emjb-03-2021-0041
  2. Lopes, João M.; Sousa, Ana; Calçada, Eva; Oliveira, José. "A citation and co-citation bibliometric analysis of omnichannel marketing research". Management Review Quarterly (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s11301-021-00219-8.
    Publicado • 10.1007/s11301-021-00219-8
  3. Sousa, Ana; Rodrigues, Paula; Torres, Isabel. "Generation Y and Brand Love: understading the effects of individual cultural values an religious commitment". Journal of Creative Communications (2021):
    Aceite para publicação
  4. Sousa, Ana; João Lopes; Helder Antunes. "Entrepreneurial Marketing: Conceptual Systematization in English and Portuguese Languages.". International Journal of Marketing, Communication and New Media 6 (2020): 5-33. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm.
    Publicado
  5. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Cosmopolitanism and the Mediating Effect of Country Image on Consumers’ Purchase, Visit and Investment Intentions". The Journal of Asian Finance, Economics and Business 6 4 (2019): 159-170. https://doi.org/10.13106/jafeb.2019.vol6.no4.159.
    Publicado • 10.13106/jafeb.2019.vol6.no4.159
  6. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "An Empirical Study about the Influence of Country Personality and Product Involvement on Consumer’s Purchase and Visit Intentions.". Journal of Asian Finance, Economics and Business 5 3 (2018): 65-72. http://jafeb.org/journal/article.php?code=62852.
    Acesso aberto • Publicado • 10.13106/jafeb.2018.vol5.no3.65
  7. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "The influence of consumer cosmopolitanism and ethnocentrism tendencies on the purchase and visit intentions towards a foreign country". International Journal of Digital Culture and Electronic Tourism 2 3 (2018): 175-184. https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=90388.
    Publicado • 10.1504/IJDCET.2018.090388
  8. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "Exploring the effects of ethnocentrism and country familiarity in consumer preference and brand recognition". International Journal of Business and Globalisation 20 2 (2018): 139-151. https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=89864.
    Publicado • 10.1504/IJBG.2018.089864
  9. Sousa, Ana; Tavares, Victor. "Brand Management Challenges in the Context of Recession.". European Journal of Applied Business Management 2 1 (2016): 1-11. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/80.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pereira, Olga; Sousa, Ana; Maia, Miguel. "How can corporate social responsibility survive in times of recession?". European Journal of Applied Business and Management 1 2 (2015): 100-111. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/72.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sousa, Ana; Nobre, Helena; Farhangmehr, Minoo. "How do others think about us? The effect of country perceptions on the behavioural intentions of foreign students". In Academic Tourism Perspectives on International Mobility in Europe, editado por Cerdeira Bento, J.P.; Martínez-Roget, F.; Pereira, E.T.; Rodríguez, X.A., 1-174. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-57288-4
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Ana. "Country Image: Pride or Prejudice? The influence of country image on consumer's purchase, visit and investment intentions". Doutoramento, Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, 2019.
  2. Sousa, Ana. "Desafios da Gestão da Marca em Contexto de Recessão: O caso da "Água das Pedras"". Mestrado, Instituto Superior de Administração e Gestão, 2011.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01/29 «Proposta de conceptualização de uma marca de luxo / A luxury brand conceptualization proposal».
Arguente principal
DIOGO MICAEL PIRES CAMPO GRANDE (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/05/25 - 2021/05/28 EMAC-ESIC MARKETING FOR GROWTH ESIC BUSINESS & MARKETING SCHOOL - MADRID
2020/06/05 - 2020/06/05 ecUI&D´20 - VI ENCONTRO CIENTÍFICO da UI&D Unidade de Investigação e Desenvolvimento do ISLA Santarém
2019/07/01 - 2019/11/07 SemeAD 2019 - Revista de Gestão Brasileira de Negócios Brasil - USP
2016/12/21 - 2017/01/23 EMAC 2017 - "Leaving Footprints" - 23-26 May The University of Groningen, The Netherlands

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/08 - 2021/01/22 Journal for Global Business Advancement (1746-9678) Inderscience Publishers
Distinções

Prémio

2019 Best Paper Awards with a scholarship of USD500
2018 Best Paper Awards with a scholarship of USD500
2017 Best Paper Awards with a scholarship of USD500
Korea Distribution Science Association (KODISA), Vietname