???global.info.a_carregar???
Full Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra, Portugal. PhD in Education, Educational Technology, University of Minho, Portugal (1998). Master in Education, Education and Mass Media, School of Education, University of Manchester, UK (1991). Graduated in Humanities, Teaching Program of Portuguese and French at the University of Minho, Portugal (1985). Coordinator of the Educational Technology Laboratory (LabTE) at the Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra. Member of the research center Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA AMÉLIA COSTA DA CONCEIÇÃO AMORIM SOARES DE CARVALHO
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Carvalho, Ana Amélia
  • Carvalho, Ana A.
  • Carvalho, Ana A. Amorim

Identificadores de autor

Ciência ID
C918-1B46-354B
ORCID iD
0000-0002-0621-9447
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=_qjCA5sAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
N-4069-2013
Scopus Author Id
55576322200

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/03/24 - 2010/03/25
Concluído
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"O Modelo Múltiplas Perspectivas: uma proposta para ensino online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade.
2005/04/01 - 2005/06/03
Concluído
Técnicas e Contextos de E-learning (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
17 valores
1994/09/01 - 1998/12/17
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Os Documentos Hipermédia Estruturados Segundo a Teoria da Flexibilidade Cognitiva: Importância dos Comentários Temáticos e das Travessias Temáticas na Transferência do Conhecimento para Novas Situações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
1990/09/01 - 1991/12/15
Concluído
Master in Education and Mass Media (Mestrado)
The University of Manchester, Reino Unido
"Using Authentic Materials in Foreign Language Teaching" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction
1985
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
1998/12/17 - 2010/02 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1992/03/25 - 1998/12/16 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1991/10/23 - 1992/03/24 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/03/24 - 2010/03/25 Professora Auxiliar com Agregação Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/12/01 - 2022/07/31 Education, Communication, and Technology
Capes-PrInt EDITAL nº. 41/2017
Investigador
Concluído
2014/09/01 - 2017/08/31 Camouflage and Safety in the Virtual World
Erasmus+ Programme, Agreement n° 2015-1-PL01-KA201-016817
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2014/09/01 - 2017/08/31 Supplemental Self-Help in English as a Foreign Language for Learners with Specific Learning Differences/ Difficulties
Ref. 2014-1-DE02-KA200-001093
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2012/12/01 - 2015/11/15 From Games to Mobile-Learning Interactive Activities
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/01 - 2009/09/30 Pedagogical Implications of Podcasts in Blended-Learning
PTDC/CED/70751/2006
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/11/01 - 2007/12/31 POAW - Produção de Objectos de Aprendizagem para a Web
referência 727 / 4.2 / C / REG
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2004/12/31 Knowledge Deconstruction and Anchors to promote collaborative learning on the Web
POCTI/33691/CED/2000
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000 - 2001/09/30 Os Multimédia na Aprendizagem: da análise do software educativo às reacções dos utilizadores
Referência nº 40/2000
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1996/09/01 - 1998/09/01 A Teoria da Flexibilidade Cognitiva Hipertexto em Ambientes de Educação Não Presencial
PESH/CED/903/95
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Ana Amélia. "Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores: opções no projeto educativo". Trabalho apresentado em XXX Jornadas Internacionales Universitarias de Tecnología Educativa, La Laguna, 2023.
    Publicado
  2. Trindade, A.R.; Carvalho, A.A.; Marques, C.G.. "Proposal of a Methodological Approach for Digital Innovation in Sustainable Tourism Project Design and Management,Proposta de uma Abordagem Metodológica para a Inovação Digital no Desenho e Gestão de Projetos Turísticos Sustentáveis". 2022.
    10.18803/capsi.v22.282-294
  3. Da Costa, M.G.; Carvalho, A.A.A.. "Applying Peer Instruction to Computer Science Students Using Non-native Language: A Study with Undergraduate Students". 2021.
    10.1109/TALE52509.2021.9678789
  4. Carvalho, Ana Amélia. "Stimulating Students’ Creativity in Individual and Group Work Projects". Trabalho apresentado em Innovate Learning Summit Online 2021, 2021.
    Publicado
  5. Carvalho, Ana Amélia. "Abordagens de Ensino Híbridas: Desafios e clarificação de conceitos". Trabalho apresentado em IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES 2021, 2021.
    Publicado
  6. Barros, Cândida Raquel Clemente; Carvalho, Ana Amélia; Salgueiro, António. "A study on the effects of the serious game Tempoly". Trabalho apresentado em Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2020, 2020.
    Publicado
  7. Salgueiro, António; Barros, Cândida Raquel Clemente; Carvalho, Ana Amélia. "Learning Polynomial Operations: A study on the effects of the serious game Tempoly". Trabalho apresentado em Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2020.
    Publicado
  8. Araújo, I.; Carvalho, Ana Amélia. "Tools2Gamify: orientações para gamificar passo a passo". Trabalho apresentado em Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
    Publicado
  9. Gonçalves, A. C.; Carvalho, Ana Amélia; Reis, C. F.. "Aprender ética com base no modelo Múltiplas Perspetivas: um estudo no ensino secundário com recursos a dispositivos móveis". Trabalho apresentado em Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
    Publicado
  10. Machado, C. T.; Terra, G. R.; Carvalho, Ana Amélia. "Go Formative nas aulas de Histologia". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
    Publicado
  11. Freire, D.; Carvalho, Ana Amélia. "Impacto da gamificação na aprendizagem de Matemática: uso da plataforma Classcraft enquanto elemento facilitador". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
    Publicado
  12. Santos, D. S.; Carvalho, Ana Amélia. "O jogo de Nivelamento Online para aprendizagem de Matemática". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
    Publicado
  13. Carvalho, Ana Amélia. "Jogos e Aprendizagem: dinâmicas para fomentar o envolvimento e a responsabilidade dos estudantes". Trabalho apresentado em 1º SEVj - Seminário sobre Ensino de Videojogos, 2020.
    Publicado
  14. Carvalho, A.A.A.. "Engaging students in learning with apps and critical games analysis,Envolver os Estudantes na Aprendizagem através de Apps e de Análise Crítica de Jogos Digitais". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760977
  15. Marques, C.G.; Carvalho, A.A.; Ferreira, A.P.; Manso, A.. "The use of Letrinhas in Elementary School: The results of a case study in Central Portugal". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970135
  16. Marques, C.G.; Manso, A.; Grilo, L.M.; Ferreira, A.P.; Carvalho, A.A.. "The use of information and communication technologies to overcome reading difficulties. statistical comparison of reading results through the use of Letrinhas software". 2019.
    10.1063/1.5138003
  17. Carvalho, Ana Amélia. "Quão nativos digitais são os nossos caloiros e como os podemos motivar para aprender?". Trabalho apresentado em XIV Congresso da SPCE – Ciências, Culturas e Cidadanias, 2019.
    Publicado
  18. Carvalho, Ana Amélia. "Apps e Jogos Digitais em Contexto Educativo para Promover Envolvimento, Responsabilidade e Criatividade nos Estudantes". Trabalho apresentado em 21st International Symposium of Computers in Education –SIIE, 2019.
    Publicado
  19. Araujo, Ines; Carvalho, Ana Amélia. "Empowering teachers to apply gamification". Trabalho apresentado em Computers in Education (SIIE), 2017 International Symposium on IEEE Xplore, 2018.
    Publicado • 10.1109/siie.2017.8259668
  20. Carvalho, Ana Amélia. "Na Senda de Estratégias de Aprendizagem para Envolver os Caloiros: serious game, aula invertida e quizzes". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES’ 2018, 2018.
    Publicado
  21. Freire, D.; Carvalho, Ana Amélia. "Classcraft: a aprendizagem que se transforma num desafio permanente!". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional TIC e Educação, ticEduca2018 - Technology Enhanced Learning, 2018.
    Publicado
  22. Araújo, nês; Carvalho, Ana Amélia. "Perceção de professores sobre os efeitos de atividades gamificadas nas aulas". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018.
    Publicado
  23. Marques, C. G.; Ferreira, A. P.; Carvalho, Ana Amélia. "Tecnologias e dispositivos móveis na promoção da leitura. Um estudo de caso na Região Centro". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018.
    Publicado
  24. Marques, C. G.; Ferreira, A. P.; Cruz, S.; Araújo, Inês; Vieira, A. C.; Carvalho, Ana Amélia. "Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis. Um estudo de caso no Médio Tejo no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018.
    Publicado
  25. Cavadas, C.; Godinho, W.; Machado, C.T.; Carvalho, A.A.. "Quizzes as an active learning strategy: A study with students of pharmaceutical sciences,Quizzes como estratégia de aprendizagem ativa: Um estudo com estudantes de Ciências Farmacêuticas". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975894
  26. Ferreira, A.P.F.; Vieira, A.C.; Marques, C.G.C.; Manso, A.; Carvalho, A.A.A.. "The national programme for school success promotion and the role of technology: Challenges for teacher training". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259654
  27. Ferreira, Ana Paula Faria; Marques, Celio Goncalo; Vieira, Agripina Carrico; Manso, Antonio; Carvalho, Ana Amélia. "The national programme for school success promotion and the role of technology: Challenges for teacher training". Trabalho apresentado em Computers in Education (SIIE), 2017 International Symposium on IEEE Xplore, 2017.
    Publicado • 10.1109/siie.2017.8259654
  28. Fernandes, Sandra; Pessôa, M. T.; Carvalho, Ana Amélia. "Evaluation of an Online Training Course for Learners with Specific Learning Differences: findings from an International Project". Trabalho apresentado em 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. EDULEARN, 2017.
    Publicado
  29. Araújo, Ines; Carvalho, Ana Amélia. "Capacitar professores para o uso da gamificação". Trabalho apresentado em Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, 2017.
    Publicado
  30. Marques, C. G.; Carvalho, Ana Amélia; Ferreira, A. P.; Manso. A.; Morgado, F.. "Improving Reading Literacy with an Immersive Learning App". Trabalho apresentado em Immersive Learning Research Network Conference, 2017.
    Publicado
  31. Barros, C.; Carvalho, A.A.A.. "Tempoly: A game designed to learn polynomial operations". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451665
  32. Trindade, Sara Dias; Carvalho, Joaquim Ramos de; Carvalho, Ana Amélia. "O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História (The use of tablets and iTunes U in learning in History)". 2016.
    Publicado
  33. Cruz, S.; Carvalho, A.A.; Araújo, I.. "1910: A mobile game to relive the implementation of the Republic in Portugal". 2015.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2015.7451657
  34. Carvalho, A.A.; Araújo, I.; Moura, A.. "A mobile game for engaging students on the study of the novel 'Os Maias' | Um jogo mobile para envolver os alunos no estudo de "Os Maias"". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170611
  35. Carvalho, Ana A.; Araújo, Inês C.. "Digital games played by Portuguese students: Gender differences | Jogos Digitais Que os Estudantes Portugueses Jogam: Diferenças de Género". Trabalho apresentado em 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6877076
  36. Trindade, Sara Dias; Carvalho, Joaquim Ramos de; Carvalho, Ana Amélia. "Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB". 2014.
  37. Trindade, Sara Dias; Carvalho, Joaquim Ramos de; Carvalho, Ana Amélia. "Do iTunes U ao iPad nas aulas de História (From iTunes U to the iPad in history classes)". 2013.
    Publicado
  38. Trindade, Sara Dias; Carvalho, Joaquim Ramos de; Carvalho, Ana Amélia. "History at the fingertips". 2013.
    Publicado
  39. Marques, C G; Carvalho, Ana Amélia. "Development of learning objects by library and information sciences by postgraduate students". Trabalho apresentado em 2012 International Symposium on Computers in Education, SIIE, 2012.
    Publicado
  40. Carvalho, A.A.; Aguiar, C.; Santos, H.; Oliveira, L.; Marques, A.; Maciel, R.. "Podcasts in higher education: Students' and lecturers' perspectives". 2009.
    10.1007/978-3-642-03115-1_44
  41. Moura, A.; Carvalho, A.A.. "Mobile learning: Teaching and learning with mobile phones and Podcasts". 2008.
    10.1109/ICALT.2008.294
  42. Pedrosa, R.; Valente, J.; Rocha, F.; Carvalho, A.A.. "Contextual online learning model: A proposal". 2008.
  43. Cruz, S.C.; Carvalho, A.A.. "A webquest about tuthankamen". 2008.
  44. Cruz, S.C.S.; Carvalho, A.A.A.. "Podcast: A powerful web tool for learning history". 2007.
  45. Moura, A.; Carvalho, A.A.. "Learning anywhere, anytime through a laptop: A pilot study in a secondary school". 2007.
  46. Costa, Fernando Albuquerque ; Carvalho, Ana Amélia. "Webquests: Oportunidades para alunos e professores". Trabalho apresentado em Encontro sobre WebQuests, Braga, 2006.
    Publicado
  47. Carvalho, Ana Amélia; Pinto, Carlos; Monteiro, P.; Baptista, A.A.. "Desenvolvimento de Flexibilidade Cognitiva Através da Plataforma Web FleXml". Trabalho apresentado em Conferência Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática, Orlando, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cristiane Tolentino Machado; Ana Amélia Carvalho. "Percepções dos estudantes sobre o ensino remoto e contribuições para o ensino pós-pandemia". Revista Práxis (2023): https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.3971.
    10.47385/praxis.v14.n28.3971
  2. Moura, A; Carvalho, Ana Amélia. "Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação". Re@d – Revista de Educação a Distância e Elearning 6 2 (2023): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33981.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Araújo, I.; Carvalho, A.A.. "Enablers and Difficulties in the Implementation of Gamification: A Case Study with Teachers". Education Sciences 12 3 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85126694455&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci12030191
  4. Sande, Danilo; Sande, Denise; Carvalho, Ana Amélia. "Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19". RENOTE 19 2 (2021): 61-70. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.121187.
    Publicado • 10.22456/1679-1916.121187
  5. Henriksen, D.; Henderson, M.; Creely, E.; Carvalho, A.A.; Cernochova, M.; Dash, D.; Davis, T.; Mishra, P.. "Creativity and risk-taking in teaching and learning settings: Insights from six international narratives". International Journal of Educational Research Open 2 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85110879460&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijedro.2020.100024
  6. Carvalho, Ana Amélia. "Desenvolvimento digital das escolas: aspetos a considerar". Elo 28 (2021): 93-104.
    Publicado
  7. Fávero, Rutinelli; Soares Dias Vermelho, Sonia Cristina; Carvalho, Ana Amélia. "UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES DOS JOVENS EM ESPAÇOS VIRTUAIS". Debates em Educação Científica e Tecnológica 10 2 (2020): 212-239. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v10i2.1345.
    Publicado • 10.36524/dect.v10i2.1345
  8. Nakamoto, Paula Teixeira ; Carvalho, Ana Amélia. "As tecnologias digitais na formação inicial docente: um estudo nos mestrados em ensino da Universidade de Coimbra, Portugal". Research, Society and Development 9 7 (2020): 711974587-711974587. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4587.
    10.33448/rsd-v9i7.4587
  9. Cristiane Tolentino Machado; Ana Amélia Carvalho. "Concept Mapping: Benefits and Challenges in Higher Education". The Journal of Continuing Higher Education (2020): https://doi.org/10.1080/07377363.2020.1712579.
    10.1080/07377363.2020.1712579
  10. Cristiane Tolentino Machado; Ana Amélia Carvalho. "MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR". Revista Contexto & Educação (2020): https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201.
    10.21527/2179-1309.2020.110.187-201
  11. Machado, C.T.; Carvalho, Ana Amélia. "Peer instruction com o apoio do Kahoot nas aulas de Histologia". Revista Tecnologia Educacional 49 227 (2020): 31-43.
    Publicado
  12. Barros, Cândida; Carvalho, Ana Amélia; Salgueiro, António. "The effect of the serious game Tempoly on learning arithmetic polynomial operations". Education and Information Technologies (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s10639-019-09990-4.
    Publicado • 10.1007/s10639-019-09990-4
  13. Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia; Sturion, Leonardo; Carvalho, Ana Amélia. "INVESTIGANDO FUNÇÃO COMPOSTA COM O SOFTWARE GEOGEBRA". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10 3 (2019): 132-147. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1985.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26843/rencima.v10i3.1985
  14. Freire, Dora Sofia; Carvalho, Ana Amélia. "Classcraft: a aprendizagem que se transforma num desafio permanente!". REVISTA INTERSABERES 14 31 (2019): 58-74. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1527.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22169/revint.v14i31.1527
  15. Machado, Cristiane Tolentino; Carvalho, Ana Amélia. "Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários". ETD - Educação Temática Digital 21 1 (2019): 259-277. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v21i1.8652010.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/etd.v21i1.8652010
  16. Guimarães, Daniela; Santos, Idalina Lourido; Carvalho, Ana Amélia Amorim. "Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática". Debates em Educação 10 22 (2018): 121-139. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139.
    Publicado • 10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139
  17. Carvalho, Ana Amélia Amorim. "FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 01 (2018): 25-36. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10047.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v11i01.10047
  18. Sturion, Leonardo; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Reis, Marcia Cristina dos; Rocha, Zenaide De Fátima Dante Correia. "AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE ESTATÍSTICA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIATICAS". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9 4 (2018): 78-93. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1712.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26843/rencima.v9i4.1712
  19. Machado, Cristiane Tolentino; Carvalho, Ana A.. "Avaliação do serious game Immuno Rush sobre Imunologia". RENOTE 16 1 (2018): http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.86027.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22456/1679-1916.86027
  20. Webb, Mary E.; Prasse, Doreen; Phillips, Mike; Kadijevich, Djordje M.; Angeli, Charoula; Strijker, Allard; Carvalho, Ana Amélia; et al. "Challenges for IT-Enabled Formative Assessment of Complex 21st Century Skills". Technology, Knowledge and Learning 23 3 (2018): 441-456. http://dx.doi.org/10.1007/s10758-018-9379-7.
    Publicado • 10.1007/s10758-018-9379-7
  21. Inês Araújo; Ana Amélia Carvalho. "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidos". Revista Observatório 4 4 (2018): 246-283. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246.
    10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
  22. Santos, I. L.; Carvalho, Ana Amélia. "Flipped Classroom: experiências com alunos". Revista Diversidades 52 (2018): 22-26.
    Publicado
  23. Cruz, S.; Carvalho, A.A.A.; Araújo, I.. "A game for learning history on mobile devices". Education and Information Technologies 22 2 (2017): 515-531. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84966339539&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10639-016-9491-z
  24. Almeida-Aguiar, C.; Carvalho, A.A.. "Exploring podcasting in heredity and evolution teaching". Biochemistry and Molecular Biology Education (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961575485&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/bmb.20965
  25. Zagalo, N.; Carvalho, Ana Amélia; Araújo, Inês. "Elementos do design de videojogos que fomentam o interesse dos jogadores". Educação, Sociedade e Culturas 48 (2016): 169-190.
    Publicado
  26. Carvalho, Ana Amélia; Marques, Célio Gonçalo. "O Modelo Múltiplas Perspetivas no Ensino Superior: Promover a Análise Crítica e a Reflexão". Revista Portuguesa de Pedagogia 49 1 (2015): 83-104. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_4.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_49-1_4
  27. Carvalho, A.A.; Araújo, I.; Fonseca, A.. "From game preferences to the creation of Mobile Game Konnecting: A study in higher education | Das Preferências de Jogo à Criação do Mobile Game Konnecting: Um estudo no ensino superior". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2015 16 (2015): 30-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962190120&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.16.30-45
  28. Carvalho, Ana Amélia. "A mobile game for engaging students on the study of the novel Os Maias". Proceedings of the 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (Cisti 2015) (2015): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000361005100257&KeyUID=WOS:000361005100257.
  29. Cruz, Sonia; Carvalho, Ana Amelia; Araujo, Ines; IEEE. "1910: A mobile game to relive the Implementation of the Republic in Portugal". 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (2015): 103-108. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000380568100020&KeyUID=WOS:000380568100020.
  30. Marques, C.G.; Carvalho, A.A.A.. "Development of learning objects for library and information sciences by postgraduate students". Informática EducativaE Comunicaciones 17 (2013): 13-22. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873115025&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  31. Kukulska-Hulme, A.; Pettit, J.; Bradley, L.; Carvalho, A.A.; Herrington, A.; Kennedy, D.; Walker, A.. "Mature Students Using Mobile Devices in Life and Learning". International Journal of Mobile and Blended Learning 3 1 (2011): 18-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85001799545&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/jmbl.2011010102
  32. Moura, Adelina; Carvalho, Ana Amelia; Reynolds, N; TurcsanyiSzabo, M. "Mobile Learning: Using SMS in Educational Contexts". Key Competencies in the Knowledge Society 324 (2010): 281-291. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000306343100027&KeyUID=WOS:000306343100027.
  33. Carvalho, Ana A.; Reynolds, N; TurcsanyiSzabo, M. "ICT in Teacher Education: Developing Key Competencies in Face-to-Face and Distance Learning". Key Competencies in the Knowledge Society 324 (2010): 23-34. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000306343100003&KeyUID=WOS:000306343100003.
  34. Aguiar, C.; Carvalho, A.A.; Carvalho, C.J.. "Use of short podcasts to reinforce learning outcomes in biology". Biochemistry and Molecular Biology Education 37 5 (2009): 287-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349847693&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/bmb.20319
  35. Pedrosa, R.; Valente, J.; Rocha, F.; Carvalho, A.A.. "Contextual online learning model: A proposal". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 103-114. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891415499&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_11
  36. Cruz, S.C.; Carvalho, A.A.. "A webquest about tuthankamen". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 207-217. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891411514&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_21
  37. Carvalho, Ana A.; Dagiene, V; Mittermeir, R. "Students' reactions to the integration of Weblogs and WebQuests in a master education course". Information Technologies at School (2006): 246-252. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000243636900024&KeyUID=WOS:000243636900024.
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Ana Amélia; Guimarães, Daniela; Marques, Célio Gonçalo ; Araújo, Inês ; Cruz, Sónia. "Digital Innovation in Assessment During Lockdown: Perspectives of Higher Education Teachers in Portugal". 2023.
    10.1007/978-3-031-43393-1_37
  2. Moura, A.; Carvalho, Ana A.. "Inteligência Artificial para Ensinar e para Aprender". In Inteligência Artificial e Educação. Refletindo sobre os desafios contemporâneos, 155-168. Brasil: Edufba, 2023.
    Publicado
  3. Tonder, J.; Howard, S.; Redmond, P.; Bower, M.; Lakshmi, T.; Carvalho, Ana A.; et al. "Future Learning Environments: Integrating Digital and Physical Learning Spaces". In EDusummIT 2023 – Moving forward to new educational realities in the digital era, 51-58. EDUsummIT, 2023.
    Publicado
  4. Carvalho, Ana A.. "Um Modelo de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional Docente: ForMAR". In Desenvolvimento Profissional docente: perspectivas e desafios na contemporaneidade, 422-437. Editora Fi, 2022.
    Publicado
  5. Carvalho, Ana A.; Marques, C. G.; Guimarães, D.; Araújo, I.; Cruz, S.. "Digital Innovation Promoted by Students Assessment during School lockdown". In Contemporary Challenges in Digital Education, 21-36. Nova Science, 2022.
    Publicado
  6. Carvalho, Ana Amélia. "As tecnologias digitais como facilitadoras de estudantes engajados, responsáveis, críticos e criativos". In Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação, 307-327. Livraria da Física, 2022.
    Publicado
  7. Carvalho, Ana Amélia. "Gamificação em tempo de COVID-19: Adaptação às exigências de confinamento". In Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da Covid-19, 35-45. EDUFAL, 2021.
    Publicado
  8. Carvalho, Ana Amélia. "Konnecting: a mobile game to introduce undergraduates to the evolution of communication". In Gaming in Action, 179-192. Çukurova University, 2021.
    Publicado
  9. Carvalho, Ana Amélia. "Revisão por Pares, Aula Invertida e Instrução entre Pares para fomentar a capacidade crítica e o envolvimento dos estudantes na aula". In Práticas formativas e tecnologia nos contextos da Educação Superior e da pós-graduação: perspectivas de docentes de diferentes países, 10-21. EDUFMA, 2021.
    Publicado
  10. Carvalho, Ana Amélia; Moura, A.; Marques, C. G.; Guimarães, D.; Santos, I. L.; Araújo, I.; Cruz, S.. "A organização de eventos científicos em tempos de pandemia: o caso do EJML - Encontro Sobre Jogos e Mobile Learning". In As Tecnologias digitais Mediando a Aprendizagem em Tempos de Pandemia, 13-22. Mentes Abertas, 2020.
    Publicado
  11. Henriksen, D.; Henderson, M.; Carvalho, Ana Amélia; Cernochova, M.; Creely, E.; Dash, D.; Davis, T.; et al. "Creativity for Teachers and Teaching". In International Summit on ICT in Education - EDUSummit2019. Learners and Learning Contexts: new alignments for the digital age, 20-26. EDUsummIT, 2020.
    Publicado
  12. Carvalho, Ana A.. "Using Mobile Devices and Online Tools to Promote Students Learning". 2019.
    10.1007/978-3-030-28764-1_2
  13. Carvalho, Ana Amélia; Moura, Adelina. "Aplicativos para desafiar na era da mobilidade". In App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura, 189-220. Edufba, 2019.
    Publicado
  14. Carvalho, Ana Amélia. "Jogos digitais e Gamification: desafios e competição para aprender na era mobile-learning". In Aprendizagem, TIC e redes digitais, 112-144. Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  15. Oliveira, Maria M.; Carvalho, Ana Amélia. "Podcasts para Orientar a Visita ao Museu". In Educar com podcasts e audiobooks, 139-146. Cirkula, 2016.
    Publicado
  16. Carvalho, Ana Amélia; Araújo, Inês. "What do Portuguese students play on mobile devices – Inputs for the development of Educational Games". In ICT in Education - Multiple and Inclusive Perspectives, 69-95. Springer, 2016.
    Publicado
  17. Carvalho, Ana Amélia. "Podcasts na educação: diálogos e experiências". In Educar com podcasts e audiobooks, 91-94. Cirkula, 2016.
    Publicado
  18. Carvalho, Ana Amélia. "Na era mobile learning: fomentar a aprendizagem dos nativos digitais". In Das práticas do ler e escrever : ao universo das linguagens, códigos e tecnologias, 353-379. Cirkula, 2014.
    Publicado
  19. Gomes, T.; Carvalho, Ana Amélia. "The pedagogical potential of MMOG: An exploratory study including four games and their players1". In Computer Games as Educational and Management Tools: uses and approaches, 103-121. IGI Global, 2011.
    Publicado • 10.4018/978-1-60960-569-8.ch007
  20. Moura, A.; Carvalho, A.A.. "Twitter: A productive learning tool for the SMS generation". 199-214. 2010.
  21. Carvalho, A.A.; Lustigova, Z.; Lustig, F.. "Integrating new technologies into blended learning environments". 79-104. 2009.
Edição de livro
  1. Carvalho, Ana Amélia. Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. 2022.
    Publicado
  2. Carvalho, Ana A.; Revuelta, F.; Guimarães, D.; Moura, A.; Marques, C. G.; Santos, I. L.; Cruz, S.. Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. CEIS20, Universidade de Coimbra. 2020.
    Publicado
  3. Carvalho, Ana A.; Coelho, A; Morgado, L.; Prada, R.. Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de Videojogos. Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. 2020.
    Publicado
  4. Carvalho, Ana Amélia; Pons, J.P.; Marques, C. G.; Cruz, S; Santos, I.L.. Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. CEIS20. 2018.
    Publicado
  5. Momesso, M.R.; Yoshimoto, E. ; Carvalho, Ana A.; Diegues, V.; Meireles, M. Educar com podcasts e audiobooks. Brasil: Diegues, V.. 2016.
    Publicado
  6. Carvalho, Ana Amélia. Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Portugal. 2014.
  7. Flores, M. A.; Carvalho, Ana A.; Ferreira, F. I.; Vilaça, M. T.. Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research. Sense. 2013.
    Publicado
Livro
  1. Momesso, M.R.; Carvalho, Ana Amélia; Meirelles, M.; Yoshimoto, E. . Autor correspondente: Momesso, M.R.. Educar com Podcasts. Uma proposta possível para a educação básica. Brasil: Cirkula. 2023.
    Publicado

Outros

Software
  1. Salgueiro, António; Barros, Cândida Raquel Clemente; Carvalho, Ana Amélia. "Tempoly". Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 2018.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2022 Interações Mediadas pelas TIC: estudos em espaços virtuais
Coorientador
Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do Instituto Nutes (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - 2021 A Integração de Metodologias Ativas e Tecnologias Móveis na Disciplina de Língua Inglesa: um estudo de caso no ensino médio técnico
Coorientador
Doutoramento em Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2019 O Modelo Múltiplas Perspetivas aplicado ao ensino da Ética: um estudo no ensino secundário
Coorientador de Ana Cristina Gonçalves
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2018 Design do Jogo Sério Tempoly para a Aprendizagem das Quatro Operações Aritméticas com Polinómios: um estudo no 3º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2018 Integração de plataformas de e-learning em contexto educativo: Modelo Bietápico de Formação Contínua de Professores
Orientador de Maria Idalina Lourido Figueiredo dos Santos
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2016 Impacte da Formação Contínua de Professores em Quadros Interativos Multimédia: um Estudo no Centro de Formação de Associação de Escolas de Sousa Nascente
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 O Passado na Ponta dos Dedos: a era móvel no ensino da História no 3º CEB do Ensino Secundário
Coorientador
Doutoramento em Letras, área de História, na Especialidade de Didáctica da História (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2012 Clubes Virtuais de Leitura: Práticas e Competências Leitoras
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
2007 - 2012 Desenvolvimento e implementação de um modelo de blended-learning com objectos de aprendizagem no ensino superior
Orientador
Doutoramento em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2011 Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2010 Proposta de um Modelo de Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas lectivas: o aluno de consumidor crítico a produtor online
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2005 Da Uni-versidade para a Multi-versidade: análise de redes de acção e convivência em uma proposta de graduação com o uso de um AVA
Coorientador
Doutoramento em Informática na Educação (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05/15 - 2020/05/16 5ª Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML'2020) - congresso internacional (2020/05/15 - 2020/05/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/05/05 - 2018/05/05 4ª Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML'2018) - congresso internacional (2018/05/05 - 2018/05/05)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal