???global.info.a_carregar???
Marisa Costa is graduated in Clinical and Health Psychology and holds a PhD in Psychology by Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Porto. Throughout her scientific career she has been involved in different projects that aim to better understand the main factors of school success and, in a multifaceted way, promote the socio-academic adjustment of children and adolescents. In recent years, she has extended the research spectrum to the areas of environment, climate change and sustainability, integrating interdisciplinary projects. Currently, Marisa is a Science Manager and Researcher at Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, at Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa and coordinates a project in environmental education at Regional Centre of Expertise on Sustainable Development of Porto Metropolitan Area (RCE Porto Metropolitan Area).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Costa

Nomes de citação

  • Costa, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
C815-CB30-7EEB
ORCID iD
0000-0003-3626-3809

Endereços de correio eletrónico

  • mrcosta@porto.ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. Rua Diogo de Botelho, 1327, 4169-005 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/12/09 - 2020/01/06
Concluído
The Reports of Psychological Evaluation - 9th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019/10/07 - 2019/10/28
Concluído
Intervention with Children and Youth at Risk - 6th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2018/09/26 - 2018/09/29
Concluído
Emotion Focused Therapy - Level I (Outros)
Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções, Portugal
2017/02/03
Concluído
Specialist in Psychology of Education (Título de especialista)
Especialização em Psychology of Education
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2010/09/01 - 2016/02/08
Concluído
Psychology Doctoral Program (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação e sucesso escolar no ensino secundário. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction
2012/07/10 - 2012/07/10
Concluído
Introducing Statistical Mediation Analysis With Mplus (Postgraduate Certificate)
Università degli Studi di Trieste, Itália
2011/11/08 - 2011/12/20
Concluído
Coaching, Empowerment and Leadership of Working Teams (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/07/26 - 2011/07/29
Concluído
Multilevel Analysis Training (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2011/04/18 - 2011/04/21
Concluído
Structural Equation Modeling with AMOS (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2010/04/09 - 2010/07/03
Concluído
Development of Social Skills in Children and Adolescents: Intervention in a Systemic Ecological Perspective (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/01/11 - 2010/01/12
Concluído
HLM, Multilevel Modeling (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/10/14 - 2009/10/16
Concluído
Educational and Vocational Development" (Outros)
INALCO, Portugal
2008/01/19 - 2008/03/08
Concluído
Grief: psychological intervention in different contexts (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2008
Concluído
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Competência Emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários (Emotional Competence in health context: Exploratory study with nurses and volunteers)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2017/08/01 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2016/11/15 - 2017/07/31 Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2016/07/15 - 2016/11/14 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/04/01 - 2015/03/31 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2009/09/01 - 2010/11/30 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/01 - 2017/07/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Project Coordinator Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Regional Centre of Expertise of Education for Sustainable Development of Porto Metropolitan Area, Portugal
2019/03/01 - Atual Psychologist Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Clínica Universitária de Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/01/02 - 2027/12/31 GraspingHERITAGE: Crafting tactile exploration replicas for safer educational museums experiences
COMPETE2030-FEDER-00837800
Outra
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Museu Nacional de Soares dos Reis, Portugal

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Portugal

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Portugal
Em curso
2011/04/01 - 2015/03/31 Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação e sucesso escolar no ensino secundário. (SFRH/BD/72600/2010)
SFRH/BD/72600/2010
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/05/10 - Atual Heritage, Art and Creation for Climate Change. Living the city: catalysing spaces for learning, creation and action towards climate change.
NORTE-01-0145-FEDER-000067
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Em curso
2021/05/01 - 2023/03/30 HSoil4Food—Healthy soils for healthy
NORTE-01-0145-FEDER-000066
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
European Regional Development Fund
Concluído
2019/10/01 - 2022/02/28 ACT - Aprender com Todos (NORTE- 4740-FSE-000637)
NORTE- 4740-FSE-000637
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
European Social Fund
Concluído
2016/11/15 - 2017/07/30 Efeitos da escola na mudança do envolvimento dos alunos com a escola ao longo do tempo (PTDC/MHC-CED/2224/2014)
PTDC/MHC-CED/2224/2014
Bolseiro de Mestrado
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/07/15 - 2016/11/14 Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for inclusion) (VS/2014/0418)
VS/2014/0418
Bolseiro de Mestrado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
European Social Fund
Concluído
2009/09/01 - 2010/11/30 Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: contributos para a promoção do sucesso escolar no ensino secundário. (FSE/CED/83522/2008)
FSE/CED/83522/2008
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marisa Costa; Luísa Maria Faria. "Análise qualitativa de percepções de alunos do ensino secundário sobre a auto-eficácia académica individual e colectiva de pares e escolas". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  2. Costa, Marisa; Faria, Luísa Maria. "Análise qualitativa de percepções de alunos do ensino secundário sobre a auto-eficácia académica individual e colectiva de pares e escolas.". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010.
    Publicado
  3. Marisa Costa; Luísa Maria Faria. "Inteligência Emocional e Satisfação Profissional de Enfermeiros e Voluntários". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  4. Costa, Marisa; Faria, Luísa Maria. "Inteligência Emocional e Satisfação Profissional de Enfermeiros e Voluntários". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009.
    Publicado
  5. Luísa Faria; Marisa Costa. "Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): estudo em contexto hospitalar com enfermeiros". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica, Braga, 2008.
    Publicado
  6. Faria, Luísa; Costa, Ana; Costa, Marisa. "Validação do Questionário de Competência Emocional (QCE): Estudo em contexto hospitalar com enfermeiros.". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional e Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lurdes Veríssimo; Alexandra Marques; Marisa Costa; Isabel Castro; Filipe Martins; Francisca Miranda. "Exploring relations between social and emotional skills and bullying: the role of self-concept and empathy". SAGE Open 15 1 (2025): http://hdl.handle.net/10400.14/52906.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/21582440251323304
  2. Costa, Marisa. "Interventions that promote healthy and sustainable food consumption: A Scoping Review". International Journal Of Environmental Health Research (2025):
    Submetido
  3. Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa; Clara Gomes; Pedro Miguel Brito da Silva Dias; Costa, Marisa. "Phonological awareness in pre-school: the effectiveness of an intervention program and the predictive power of phonological awareness in pre-school on reading skills in 2nd grade". Multidisciplinary Journal of Educational Research (2024):
    Submetido
  4. Sá, Cristina; Nuno Camarneiro; Costa, Marisa; Rocha, M. S.; Brito, M.; Fernandes, A. S.. "Heritage, Art, Creation for Climate Change -Fostering agency and expression with our community". Frontiers in Climate, section Climate, Ecology and People (2024):
    Submetido
  5. Marisa Costa; Isabel Cruz; Filipe Martins; Lurdes Veríssimo; Isabel Castro. "Extracurricular music activities in school and school engagement: students’ and teachers’ perspectives". Qualitative Research in Education 12 1 (2023): 52-80. http://hdl.handle.net/10400.14/40426.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17583/qre.11206
  6. Luísa Campos; Pedro Dias; Marisa Costa; Laura Rabin; Rona Miles; Sumi Lestari; Rania Feraihan; et al. "Mental health literacy questionnaire-short version for adults (MHLq-SVa): validation study in China, India, Indonesia, Portugal, Thailand, and the United States". BMC Psychiatry 22 1 (2022): http://hdl.handle.net/10400.14/39462.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1186/s12888-022-04308-0
  7. Marisa Costa; Mariana Reis Barbosa; Lurdes Veríssimo; Luísa Mota Ribeiro; Sara Nunes; Gustavo Carlo. "Prosocial tendencies measure validation for Portuguese late adolescents". Interação em Psicologia 26 1 (2022): 83-91. http://hdl.handle.net/10400.14/38055.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5380/riep.v26i1.77377
  8. Lurdes Veríssimo; Isabel Castro; Marisa Costa; Pedro Dias; Francisca Miranda. "Socioemotional skills program with a group of socioeconomically disadvantaged young adolescents: impacts on self-concept and emotional and behavioral problems". Children 9 5 (2022): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.14/37574.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children9050680
  9. Lurdes Veríssimo; Marisa Costa; Francisca Miranda; Catarina Pontes; Isabel Castro. "The importance of phonological awareness in learning disabilities' prevention: perspectives of pre-school and primary teachers". Frontiers in Education 6 (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/36259.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2021.750328
  10. Costa, Marisa; Barbosa, Mariana Reis; Veríssimo, Lurdes (CB1E-7A5F-8A5E); Ribeiro, L. M. (E210-C9EB-ADDF); Nunes, Sara; Carlo, Gustavo. "Prosocial Tendencies Measure Validation for Portuguese Late Adolescents". Revista Interação em Psicologia (2021):
    Em revisão
  11. Costa, M.; Faria, Luísa Maria. "Parenting and parental involvement in secondary school: Focus groups with adolescents’ parents". Paideia 27 67 (2017): 28-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029907084&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272767201704
  12. Costa, M.; Faria, Luísa Maria; Alessandri, G.; Caprara, G.V.. "Measuring parental and family efficacy beliefs of adolescents' parents: Cross-cultural comparisons in Italy and Portugal". International Journal of Psychology 51 6 (2016): 421-429. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937800717&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/ijop.12197
  13. Marisa Costa; Luísa Faria. "Crenças de autoeficácia parental e de eficácia coletiva da família de pais de adolescentes: mudança ou estabilidade?". Psicologia, Educação e Cultura 19 1 (2015): 130-142.
    Publicado
  14. Costa, Marisa; Prof. Doutora Luísa Faria. "Crenças de autoeficácia parental e de eficácia coletiva da família de pais de adolescentes: Mudança ou estabilidade?". Revista Psicologia, Educação e Cultura 19 1 (2015): 130-142.
    Publicado
  15. Faria, Luísa Maria; Costa, Marisa; Lima Santos, N. "A eficácia colectiva da escola como expressão de cidadania". Antropológicas 12 (2011): 60-66.
    Publicado
  16. Luísa Maria Faria; Marisa Costa; N Lima Santos. "A eficácia colectiva da escola como expressão de cidadania". Antropológicas (2011):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Costa, Marisa; Castro, Isabel. "E depois do confinamento físico, a escola confinada às salas de aula!", Impar, Jornal Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/11/17/impar/opiniao/confinamento-fisico-escola-confinada-salas-aula-1939359?fbclid=IwAR0yFTilstM8f6kvqACIn5zf7tuV3FFWiizdBl4vna2S_zzj1chUEmqNPKo.
Livro
  1. Lurdes Veríssimo; Isabel Castro; Marisa Costa. Ser capaz: programa de promoção de competências socioemocionais. Universidade Católica Editora. 2022.
    Publicado • 10.34632/9789899058224
  2. Lurdes Veríssimo; Filipe Martins; Marisa Costa; Isabel Castro; José Oliveira. Aprender com todos: propostas e orientações para a promoção do sucesso escolar. Universidade Católica Editora. 2022.
    Publicado • 10.34632/9789899058316
  3. Faria, Luísa Maria; Pina Neves, S; Stocker, J.; Costa, Ana; Costa, Marisa. Concepções Pessoais de Competência de Alunos e Eficácia Colectiva de Escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. Legis Editora. 2010.
    10.24824/978854442051.5
Tese / Dissertação
  1. Marisa Costa. "Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: contributos para um modelo compreensivo da motivação e sucesso escolar no ensino secundário". Doutoramento, University of Porto, 2016.
  2. Costa, Marisa. "Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação e sucesso escolar no ensino secundário.". Doutoramento, 2016.
  3. Marisa Costa. "Competência emocional no contexto de saúde: estudo exploratório com enfermeiros e voluntários". Mestrado, 2008.
  4. Costa, Marisa. "Competência emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários.". Mestrado, Universidade do Porto Centro de Psicologia, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/17 Competências socioemocionais e pró-ambientais em crianças e jovens: Contributos para a ação em contexto escolar. 10º Fórum para Psicólogos Escolares
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2023/01/06 Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde - Mesa Redonda Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde: Mesa Redonda
(Portugal)
2022/07/07 “Nature is the best Classroom”: An educational project from pre-school to secondary school IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2022/07/07 Pro-environmental attitudes and behaviors: a validation study with portuguese children and adolescents IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2022/07/07 College students' perceptions about climate change: an exploratory study" IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2022/07/07 “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
2022/03/17 A Natureza é a Melhor Sala de Aula 3ª Conferência para Professores Aprender Fora da Sala de Aula
Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual Relação entre o bullying, a autoestima e empatia: Um estudo em contexto escolar
Orientador
Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/09/01 - Atual O efeito da participação de alunos em atividades extracurriculares na autoeficácia percebida e desempenho escolar
Coorientador
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/09/01 - Atual Avaliação do impacto das aulas na Natureza nos problemas emocionais e comportamentais, atitudes e comportamentos pró-ambientais e desempenho académico
Orientador
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022 - 2022 Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB
Orientador
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2022 - 2022 Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
Orientador
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2022 - 2022 Ativismo contra os discursos de ódio nas redes sociais: estudo exploratório com jovens adultos
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2020/09/01 - 2021/07/16 Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia: um estudo exploratório numa Escola TEIP
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021 - 2021 A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto escolar
Orientador
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2021 - 2021 Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Orientador
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
2020/07/14 - 2020/07/14 A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/14 Das dificuldades de aprendizagem na leitura à intervenção: perspetivas de professores de 1º ciclo
Coorientador
Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/14 A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem: perspetivas de educadoras de infância
Coorientador
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/14 O papel das competências socioemocionais: Visão multidisciplinar de agentes educativos
Orientador
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/14 O papel das competências socioemocionais: visão multidisciplinar de agentes educativos
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/07 - 2022/07/09 IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Conferência (Outra)
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/07 - 2022/07/07 IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Conferência
IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/11 Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Orientador
Ana Sofia Pereira Fernandes (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2019/07/22 Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar.
Arguente
Vânia Sofia Lopes Linhares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07/22 Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
Arguente
Vânia Sofia Lopes Linhares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/06 - 2023/06 Personality and Individual Differences
2019/06/16 - 2020/04/18 Psicologia
2019/11/23 - 2019/11/23 Europe's Journal of Psychology

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - 2023/07 Projeto de Dissertação Mestrado em Psicologia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2023/06 - 2023/06 Structural Equation Modeling with AMOS Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/10 - 2022/10 Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) Mestrado em Psicologia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/02 - 2022/07 Projeto de Dissertação Mestrado em Psicologia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/06 - 2022/06 Structural Equation Modeling with AMOS Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021/10 - 2021/10 Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) Mestrado em Psicologia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/12/14 - 2020/12/14 Seminários Aprofundados em Psicologia "Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir" Mestrado em Psicologia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/11/06 - 2020/11/06 Ser Família em Tempos de Pandemia: o Desafio de nos Reinventarmos na Adversidade (Outros) Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Portugal
2020/04/25 - 2020/04/25 Seminários Aprofundados de Psicologia - Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2014/06 - 2014/06 Psicologia da Motivação Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/05 - 2014/05 Questões e Problemáticas na Psicologia Contemporânea Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/02/16 Marisa Costa, researcher at the CEDH, was interviewed by Jornal de Notícias, as coordinator of the educational project "Nature is the Best Classroom", which integrates more than 40 educational contexts throughout the Metropolitan Area of Porto. The motto of this project is to challenge the community of teachers and educators to use Nature to promote the contact of children and young people with the natural environment and enhance this reality as a mean and space for multiple learning and consequently the development of a set of transversal skills . Jornal de Notícias

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções Membro
2015/01 - Atual American Psychological Association Affiliate Member
2011/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro Efetivo