Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Costa
Nomes de citação
- Costa, Marisa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C815-CB30-7EEB
- ORCID iD
- 0000-0003-3626-3809
Endereços de correio eletrónico
- mrcosta@porto.ucp.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. Rua Diogo de Botelho, 1327, 4169-005 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0003-3626-3809 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/12/09 - 2020/01/06
Concluído
|
The Reports of Psychological Evaluation - 9th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2019/10/07 - 2019/10/28
Concluído
|
Intervention with Children and Youth at Risk - 6th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2018/09/26 - 2018/09/29
Concluído
|
Emotion Focused Therapy - Level I (Outros)
Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções, Portugal
|
|
2017/02/03
Concluído
|
Specialist in Psychology of Education (Título de especialista)
Especialização em Psychology of Education
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2010/09/01 - 2016/02/08
Concluído
|
Psychology Doctoral Program (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação
e sucesso escolar no ensino secundário. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with Distinction |
2012/07/10 - 2012/07/10
Concluído
|
Introducing Statistical Mediation Analysis With Mplus (Postgraduate Certificate)
Università degli Studi di Trieste, Itália
|
|
2011/11/08 - 2011/12/20
Concluído
|
Coaching, Empowerment and Leadership of Working Teams (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011/07/26 - 2011/07/29
Concluído
|
Multilevel Analysis Training (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
2011/04/18 - 2011/04/21
Concluído
|
Structural Equation Modeling with AMOS (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
|
|
2010/04/09 - 2010/07/03
Concluído
|
Development of Social Skills in Children and Adolescents: Intervention in a Systemic Ecological Perspective (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2010/01/11 - 2010/01/12
Concluído
|
HLM, Multilevel Modeling (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2009/10/14 - 2009/10/16
Concluído
|
Educational and Vocational Development" (Outros)
INALCO, Portugal
|
|
2008/01/19 - 2008/03/08
Concluído
|
Grief: psychological intervention in different contexts (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2003 - 2008
Concluído
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Competência Emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários (Emotional Competence in health
context: Exploratory study with nurses and volunteers)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal | ||
2017/08/01 - Atual | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2016/11/15 - 2017/07/31 | Investigador (Investigação) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016/07/15 - 2016/11/14 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2011/04/01 - 2015/03/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2009/09/01 - 2010/11/30 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/02/01 - 2017/07/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Project Coordinator | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Regional Centre of Expertise of Education for Sustainable Development of Porto Metropolitan Area, Portugal | ||
2019/03/01 - Atual | Psychologist | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Clínica Universitária de Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/02 - 2027/12/31 | GraspingHERITAGE: Crafting tactile exploration replicas for safer educational museums experiences
COMPETE2030-FEDER-00837800
Outra
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Museu Nacional de Soares dos Reis, Portugal Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Portugal Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Portugal |
Em curso
|
2011/04/01 - 2015/03/31 | Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação
e sucesso escolar no ensino secundário. (SFRH/BD/72600/2010)
SFRH/BD/72600/2010
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/05/10 - Atual | Heritage, Art and Creation for Climate Change. Living the city: catalysing spaces for learning, creation and action towards
climate change.
NORTE-01-0145-FEDER-000067
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Em curso
|
2021/05/01 - 2023/03/30 | HSoil4Food—Healthy soils for healthy
NORTE-01-0145-FEDER-000066
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
European Regional Development Fund
Concluído
|
2019/10/01 - 2022/02/28 | ACT - Aprender com Todos (NORTE- 4740-FSE-000637)
NORTE- 4740-FSE-000637
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
European Social Fund
Concluído
|
2016/11/15 - 2017/07/30 | Efeitos da escola na mudança do envolvimento dos alunos com a escola ao longo do tempo (PTDC/MHC-CED/2224/2014)
PTDC/MHC-CED/2224/2014
Bolseiro de Mestrado
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/07/15 - 2016/11/14 | Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for inclusion) (VS/2014/0418)
VS/2014/0418
Bolseiro de Mestrado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Social Fund
Concluído
|
2009/09/01 - 2010/11/30 | Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: contributos para a promoção
do sucesso escolar no ensino secundário. (FSE/CED/83522/2008)
FSE/CED/83522/2008
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/03/17 | Competências socioemocionais e pró-ambientais em crianças e jovens: Contributos para a ação em contexto escolar. | 10º Fórum para Psicólogos Escolares
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2023/01/06 | Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde - Mesa Redonda | Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde: Mesa Redonda
(Portugal)
|
2022/07/07 | “Nature is the best Classroom”: An educational project from pre-school to secondary school | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Pro-environmental attitudes and behaviors: a validation study with portuguese children and adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | College students' perceptions about climate change: an exploratory study" | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/03/17 | A Natureza é a Melhor Sala de Aula | 3ª Conferência para Professores Aprender Fora da Sala de Aula
Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Relação entre o bullying, a autoestima e empatia: Um estudo em contexto escolar
Orientador
|
Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | O efeito da participação de alunos em atividades extracurriculares na autoeficácia percebida e desempenho escolar
Coorientador
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/09/01 - Atual | Avaliação do impacto das aulas na Natureza nos problemas emocionais e comportamentais, atitudes e comportamentos pró-ambientais
e desempenho académico
Orientador
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB
Orientador
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2022 - 2022 | Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
Orientador
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2022 - 2022 | Ativismo contra os discursos de ódio nas redes sociais: estudo exploratório com jovens adultos |
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/16 | Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia: um estudo exploratório numa Escola TEIP |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021 - 2021 | A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto
escolar
Orientador
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2021 - 2021 | Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Orientador
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2020/07/14 - 2020/07/14 | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância |
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | Das dificuldades de aprendizagem na leitura à intervenção: perspetivas de professores de 1º ciclo
Coorientador
|
Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem: perspetivas de educadoras de infância
Coorientador
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | O papel das competências socioemocionais: Visão multidisciplinar de agentes educativos
Orientador
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | O papel das competências socioemocionais: visão multidisciplinar de agentes educativos |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/09 | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Conferência (Outra)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/07 | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Conferência
|
IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/11 | Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Orientador
|
Ana Sofia Pereira Fernandes (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/07/22 | Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar.
Arguente
|
Vânia Sofia Lopes Linhares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/07/22 | Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
Arguente
|
Vânia Sofia Lopes Linhares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/06 | Personality and Individual Differences | |
2019/06/16 - 2020/04/18 | Psicologia | |
2019/11/23 - 2019/11/23 | Europe's Journal of Psychology |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02 - 2023/07 | Projeto de Dissertação | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Structural Equation Modeling with AMOS | Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/10 - 2022/10 | Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Projeto de Dissertação | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | Structural Equation Modeling with AMOS | Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/10 - 2021/10 | Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/12/14 - 2020/12/14 | Seminários Aprofundados em Psicologia "Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir" | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/11/06 - 2020/11/06 | Ser Família em Tempos de Pandemia: o Desafio de nos Reinventarmos na Adversidade | (Outros) | Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Portugal |
2020/04/25 - 2020/04/25 | Seminários Aprofundados de Psicologia - Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/06 - 2014/06 | Psicologia da Motivação | Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/05 - 2014/05 | Questões e Problemáticas na Psicologia Contemporânea | Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/02/16 | Marisa Costa, researcher at the CEDH, was interviewed by Jornal de Notícias, as coordinator of the educational project "Nature is the Best Classroom", which integrates more than 40 educational contexts throughout the Metropolitan Area of Porto. The motto of this project is to challenge the community of teachers and educators to use Nature to promote the contact of children and young people with the natural environment and enhance this reality as a mean and space for multiple learning and consequently the development of a set of transversal skills . | Jornal de Notícias |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções | Membro |
2015/01 - Atual | American Psychological Association | Affiliate Member |
2011/01 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Membro Efetivo |