Identification
Personal identification
- Full name
- Marisa Costa
Citation names
- Costa, Marisa
Author identifiers
- Ciência ID
- C815-CB30-7EEB
- ORCID iD
- 0000-0003-3626-3809
Email addresses
- mrcosta@porto.ucp.pt (Professional)
Addresses
- Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. Rua Diogo de Botelho, 1327, 4169-005 , Porto, Porto, Portugal (Professional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0003-3626-3809 (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2019/12/09 - 2020/01/06
Concluded
|
The Reports of Psychological Evaluation - 9th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2019/10/07 - 2019/10/28
Concluded
|
Intervention with Children and Youth at Risk - 6th Edition (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2018/09/26 - 2018/09/29
Concluded
|
Emotion Focused Therapy - Level I (Outros)
Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções, Portugal
|
|
2017/02/03
Concluded
|
Specialist in Psychology of Education (Título de especialista)
Major in Psychology of Education
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2010/09/01 - 2016/02/08
Concluded
|
Psychology Doctoral Program (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação
e sucesso escolar no ensino secundário. " (THESIS/DISSERTATION)
|
Approved with Distinction |
2012/07/10 - 2012/07/10
Concluded
|
Introducing Statistical Mediation Analysis With Mplus (Postgraduate Certificate)
Università degli Studi di Trieste, Italy
|
|
2011/11/08 - 2011/12/20
Concluded
|
Coaching, Empowerment and Leadership of Working Teams (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011/07/26 - 2011/07/29
Concluded
|
Multilevel Analysis Training (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
2011/04/18 - 2011/04/21
Concluded
|
Structural Equation Modeling with AMOS (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
|
|
2010/04/09 - 2010/07/03
Concluded
|
Development of Social Skills in Children and Adolescents: Intervention in a Systemic Ecological Perspective (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2010/01/11 - 2010/01/12
Concluded
|
HLM, Multilevel Modeling (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2009/10/14 - 2009/10/16
Concluded
|
Educational and Vocational Development" (Outros)
INALCO, Portugal
|
|
2008/01/19 - 2008/03/08
Concluded
|
Grief: psychological intervention in different contexts (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2003 - 2008
Concluded
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Competência Emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários (Emotional Competence in health
context: Exploratory study with nurses and volunteers)" (THESIS/DISSERTATION)
|
15 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019/10/01 - Current | Contracted Researcher (Research) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal | ||
2017/08/01 - Current | Science and Technology Management | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2016/11/15 - 2017/07/31 | Researcher (Research) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2016/07/15 - 2016/11/14 | Researcher (Research) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2011/04/01 - 2015/03/31 | Researcher (Research) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2009/09/01 - 2010/11/30 | Researcher (Research) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/02/01 - 2017/07/30 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019/09/01 - Current | Project Coordinator | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Regional Centre of Expertise of Education for Sustainable Development of Porto Metropolitan Area, Portugal | ||
2019/03/01 - Current | Psychologist | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Clínica Universitária de Psicologia, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2025/01/02 - 2027/12/31 | GraspingHERITAGE: Crafting tactile exploration replicas for safer educational museums experiences
COMPETE2030-FEDER-00837800
Other
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Museu Nacional de Soares dos Reis, Portugal Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Portugal Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Portugal |
Ongoing
|
2011/04/01 - 2015/03/31 | Da eficácia parental e familiar à eficácia individual e coletiva de alunos: Contributos para um modelo compreensivo da motivação
e sucesso escolar no ensino secundário. (SFRH/BD/72600/2010)
SFRH/BD/72600/2010
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/05/10 - Current | Heritage, Art and Creation for Climate Change. Living the city: catalysing spaces for learning, creation and action towards
climate change.
NORTE-01-0145-FEDER-000067
Researcher
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Ongoing
|
2021/05/01 - 2023/03/30 | HSoil4Food—Healthy soils for healthy
NORTE-01-0145-FEDER-000066
Researcher
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
European Regional Development Fund
Concluded
|
2019/10/01 - 2022/02/28 | ACT - Aprender com Todos (NORTE- 4740-FSE-000637)
NORTE- 4740-FSE-000637
Researcher
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
European Social Fund
Concluded
|
2016/11/15 - 2017/07/30 | Efeitos da escola na mudança do envolvimento dos alunos com a escola ao longo do tempo (PTDC/MHC-CED/2224/2014)
PTDC/MHC-CED/2224/2014
Master Student Fellow
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016/07/15 - 2016/11/14 | Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for inclusion) (VS/2014/0418)
VS/2014/0418
Master Student Fellow
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Social Fund
Concluded
|
2009/09/01 - 2010/11/30 | Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: contributos para a promoção
do sucesso escolar no ensino secundário. (FSE/CED/83522/2008)
FSE/CED/83522/2008
Master Student Fellow
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/03/17 | Competências socioemocionais e pró-ambientais em crianças e jovens: Contributos para a ação em contexto escolar. | 10º Fórum para Psicólogos Escolares
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2023/01/06 | Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde - Mesa Redonda | Sessão de Entrega do Certificado Coração Verde: Mesa Redonda
(Portugal)
|
2022/07/07 | “Nature is the best Classroom”: An educational project from pre-school to secondary school | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Pro-environmental attitudes and behaviors: a validation study with portuguese children and adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | College students' perceptions about climate change: an exploratory study" | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | “Ser Capaz”: the effectiveness of a socioemotional program with young adolescents | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/03/17 | A Natureza é a Melhor Sala de Aula | 3ª Conferência para Professores Aprender Fora da Sala de Aula
Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica (Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020/09/01 - Current | Relação entre o bullying, a autoestima e empatia: Um estudo em contexto escolar
Supervisor
|
Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/09/01 - Current | O efeito da participação de alunos em atividades extracurriculares na autoeficácia percebida e desempenho escolar
Co-supervisor
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/09/01 - Current | Avaliação do impacto das aulas na Natureza nos problemas emocionais e comportamentais, atitudes e comportamentos pró-ambientais
e desempenho académico
Supervisor
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - 2022 | Comportamentos ambientais de crianças em idades pré-escolar e 1º CEB
Supervisor
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2022 - 2022 | Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
Supervisor
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2022 - 2022 | Ativismo contra os discursos de ódio nas redes sociais: estudo exploratório com jovens adultos |
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/16 | Interrelações entre bullying, autoconceito e empatia: um estudo exploratório numa Escola TEIP |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021 - 2021 | A participação num grupo de teatro do oprimido e sua expressão no desenvolvimento socioemocional : um estudo de caso em contexto
escolar
Supervisor
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2021 - 2021 | Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Supervisor
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal
|
2020/07/14 - 2020/07/14 | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância |
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | Das dificuldades de aprendizagem na leitura à intervenção: perspetivas de professores de 1º ciclo
Co-supervisor
|
Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem: perspetivas de educadoras de infância
Co-supervisor
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | O papel das competências socioemocionais: Visão multidisciplinar de agentes educativos
Supervisor
|
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07/14 | O papel das competências socioemocionais: visão multidisciplinar de agentes educativos |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/09 | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Conference (Other)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/07 | IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Conference
|
IFCU 7º Congresso Internacional de Psicologia
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/10/11 | Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Supervisor
|
Ana Sofia Pereira Fernandes (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/07/22 | Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar.
(Thesis) Arguer
|
Vânia Sofia Lopes Linhares (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019/07/22 | Mentalidade de Crescimento: Desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolar
(Thesis) Arguer
|
Vânia Sofia Lopes Linhares (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2017 - Current | Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções | Membro |
2015/01 - Current | American Psychological Association | Affiliate Member |
2011/01 - Current | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Membro Efetivo |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/02 - 2023/07 | Projeto de Dissertação | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Structural Equation Modeling with AMOS | Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/10 - 2022/10 | Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Projeto de Dissertação | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | Structural Equation Modeling with AMOS | Joint International PhD in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/10 - 2021/10 | Seminários Aprofundados em Psicologia / Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/12/14 - 2020/12/14 | Seminários Aprofundados em Psicologia "Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir" | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/11/06 - 2020/11/06 | Ser Família em Tempos de Pandemia: o Desafio de nos Reinventarmos na Adversidade | (Outros) | Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Portugal |
2020/04/25 - 2020/04/25 | Seminários Aprofundados de Psicologia - Psico-Oncologia Pediátrica: Como avaliar e intervir | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2014/06 - 2014/06 | Psicologia da Motivação | Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/05 - 2014/05 | Questões e Problemáticas na Psicologia Contemporânea | Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2021/02/16 | Marisa Costa, researcher at the CEDH, was interviewed by Jornal de Notícias, as coordinator of the educational project "Nature is the Best Classroom", which integrates more than 40 educational contexts throughout the Metropolitan Area of Porto. The motto of this project is to challenge the community of teachers and educators to use Nature to promote the contact of children and young people with the natural environment and enhance this reality as a mean and space for multiple learning and consequently the development of a set of transversal skills . | Jornal de Notícias |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/06 | Personality and Individual Differences | |
2019/06/16 - 2020/04/18 | Psicologia | |
2019/11/23 - 2019/11/23 | Europe's Journal of Psychology |