Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elisabete Ferraz da Cunha
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C41E-A4D9-3C8D
- ORCID iD
- 0000-0001-5143-9484
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/04/05
Concluído
|
Instructional Design Foundations and Applications (Outros)
University of Illinois Urbana-Champaign, Estados Unidos
|
|
2022/02/07 - 2022/04/08
Concluído
|
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: Projeto de UC em Ambiente Digital (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022/02/04
Concluído
|
Aprendizagem com Base em Processos de co-criação (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
|
2021/12/13 - 2022/01/23
Concluído
|
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: E-atividades no Desenho de Cursos (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021/11/08 - 2021/12/03
Concluído
|
Docência Digital em Rede (Outros)
Especialização em Ensino a Distância
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2020/10/19 - 2020/12/02
Concluído
|
Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students (Outros)
European Schoolnet Academy, Bélgica
|
|
2014
Concluído
|
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Informação e Comunicação e Tecnologias da Comunicação
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal "Contributos para a eficácia do clustering usando o tagging social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Educação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2004
Concluído
|
Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2015/02 - 2016/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2006/09 - 2015/01 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Coordinator of the Digital and Distance Learning Unit | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal | ||
2022/12/07 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2020/01/01 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação [Coordinator of the Master's Degree in Information and Communication Technologies in Education] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Collaborator Research at Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2026/08/31 | MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Member
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/12/01 - 2023/11/30 | COM.SIGO - Skills 4 Pós-COVID - Competências para o Futuro do Ensino Superior [Skills 4 Post-COVID -Skills for the Future
of Higher Education]
Co-Coordinator
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
European Social Fund
Concluído
|
2022/07/01 - 2023/10/30 | LINEA (Linhas de Inovação de Ensino e Aprendizagem) [Innovation in Teaching and Learning]
Co-Coordinator
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
European Social Fund
Concluído
|
2021/07/01 - 2022/02/04 | Link Me Up - 1000 ideas
Member
|
European Social Fund
Concluído
|
2020 - 2022 | MaSCE³ - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environment in Europe
Member
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2010 - 2012 | Breadcrumbs
Member
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2009 | Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns
in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
Colaboradora Contratada
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/10/01 - 2008/08/31 | MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
Member
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Ciência Viva
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos [Custom Digital Educational Resources: enhancing the productive aspect of teachers and students] | 7.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Minho e universidade de Aveiro (Portugal)
|
2022 | O feedback no ensino e aprendizagem através da avaliação entre pares: uma experiência no ensino superior [Feedback in teaching and learning through peer assessment: an experience in higher education] | VPCT 2022: A Voz dos Professores de Ciências & Tecnologias
UTAD (Portugal)
|
2021 | Ambientes de Aprendizagem com as TIC [Learning Environments with ICT] | VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências
UBI (Portugal)
|
2021 | A ANÁLISE CRÍTICA DA APRENDIZAGEM PARA A AVALIAÇÃO ENTRE PARES NO MOODLE [THE CRITICAL ANALYSIS OF LEARNING FOR PEER ASSESSMENT IN MOODLE] | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação
UM (Braga, Portugal)
|
2019 | Brinquedos 2.0: programação gráfica e tangível nos primeiros anos [Toys 2.0: graphical and tangible programming in the early years] | XXII Encontro Nacional de Professores | Pré. 1.º e 2.º ciclos. Matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Brinquedos 2.0: Ajuda o robot! [Toys 2.0: Help the robot!] | Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019 | Graphic Programming Artefacts in the development of geometric skills | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | A Dramatização na Compreensão e Resolução de Problemas | Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019 | Interação entre artefactos manipuláveis e digitais na mobilização do conhecimento geométrico [Interaction between manipulable and digital artifacts in the mobilization of geometric knowledge] | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2018 | Fostering the understanding of area formulas through technology and collaborative work | EDULEARN18
(Palma, Mallorca, Espanha)
|
2018 | Digital resources: origami folding instructions as lever to mobilize geometric concepts to solve problems | Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
|
2017 | A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de seis anos [Creativity in problem formulation for children under six years old] | VIII Congreso Iberoamericano de Educación
(Madrid, Espanha)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07 | Educação Financeira e Matemática. Proposta Didática para alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade [Financial Education and
Mathematics. Didactic Proposal for students of the 3rd and 4th grades]
Arguente
|
MARIANA COSTA BETTENCOURT (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020/07 | Influência da programação tangível na resolução de problemas: um estudo com crianças do pré-escolar [Influence of tangible
programming in problem solving: a study with pre-school children]
Orientador
|
Rute Daniela Rodrigues Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2020/05 | Desenvolvendo o Sentido de Número com uma turma do 1.º ano de Escolaridade [Developing Number Sense with a 1st grade class]
Arguente
|
Renata Patrícia Andrade Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/07 | Educação Financeira e Matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade [Financial Education
and Mathematics: a path to savings. Study with 4th grade students]
Arguente
|
Marina Helena Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/07 | Uso sinérgico de artefactos manipuláveis e digitais no desenvolvimento do sentido de número: um estudo com crianças do pré-escolar
[Synergistic use of manipulable and digital artifacts in the development of number sense: a study with pre-school children]
Orientador
|
Mariana Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/12 | Abordagem ao raciocínio multiplicativo de alunos do 4º ano de escolaridade. Uma experiência envolvendo o Património Local
[Approach to the multiplicative reasoning of 4th grade students. An experience involving Local Heritage]
Arguente
|
MARTA DANIELA MIRANDA LOUREIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/07 | Dramatização de Lendas Geometrizadas no desenvolvimento de competências geométricas e comunicativas no pré-escolar [Role-playing
of Geometrized Legends in the development of geometric and communicative skills in pre-school]
Orientador
|
Joana Pereira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/07 | Dramatização no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas: um estudo com crianças do pré-escolar [Role-playing in
the development of problem-solving skills: a study with pre-school children]
Orientador
|
Joana Mendes Ervalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/01 | O trabalho colaborativo e as tecnologias na dedução de fórmulas de áreas de figuras planas: um estudo no 5º ano [Collaborative
work and technologies in the deduction of area formulas for flat figures: a study in the 5th grade]
Orientador
|
Ana Isabel Arantes Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/01 | A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados [The Gallery Walk in the teaching and learning
of Data Organization and Processing]
Arguente
|
Ariana Ramos Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2018/01 | Resolução de problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade [Resolution of open problems with 3rd grade students]
Arguente
|
Tânia Patrícia Graça Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/12 | Aceitação das tecnologias pelos mais velhos: um estudo exploratório em gerontologia [Acceptance of technologies by the elderly:
an exploratory study in gerontology]
Arguente
|
Flávio Miguel Gomes Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/07 | A Medida partindo de situações do quotidiano real e imaginário : Um estudo com crianças do pré-escolar
Orientador
|
Joana Maria Castro Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/05 | Educação Financeira e a publicidade: proposta didática para 2.º e 3.º ano de escolaridade [Financial Education and advertising:
didactic proposal for 2nd and 3rd grade]
Arguente
|
Luísa Lopes da Silva Tomé (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/05 | Era uma vez... as histórias infantis e o imaginário na resolução de problemas com matemática: um estudo no Pré-Escolar [Once
upon a time... children's stories and the imaginary in problem solving with mathematics: a study in Pre-School]
Orientador
|
Ana Carolina Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/04 | Nativos Digitais: o contributo das TIC na Educação Pré-Escolar [Digital Natives: the contribution of ICT in Pre-School Education]
Arguente
|
Maria de Fátima Foios Mina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2017/01 | Educação Financeira: uma abordagem da poupança com alunos do 4.º ano de escolaridade [Financial Education: a savings approach
with 4th grade students]
Arguente
|
Natália Filipa Lima Pontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016/05 | Os jogos tradicionais no contexto escolar: um estudo de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Traditional
games in the school context: an intervention study with children from the 1st Cycle of Basic Education]
Presidente do júri
|
Marta Isabel Santos Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/09 | O contributo dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática: um estudo no 4.º ano de escolaridade
[The contribution of teaching materials in the process of teaching and learning mathematics: a study in the 4th grade]
Arguente
|
Sandra Cristina Moura Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/06 | Padrões e Criatividade na Matemática no Jardim de Infância [Patterns and Creativity in Mathematics in Kindergarten]
Arguente
|
Alberta Daniela Palheirinho Anacleto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014/12 | Representações matemáticas como meio facilitador da comunicação matemática na resolução de problemas: um estudo com alunos
do 2.º ano de escolaridade [Mathematical representations as a means of facilitating mathematical communication in problem
solving: a study with 2nd year students]
Arguente
|
Maria Alzira Pereira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014/09 | Um desafio à introdução do algoritmo da divisão - O contributo da utilização de material manipulável na aprendizagem do algoritmo
da divisão [A challenge to the introduction of the division algorithm - The contribution of using manipulative material in
learning the division algorithm]
Arguente
|
Sílvia Raquel Santos Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|