???global.info.a_carregar???
Elisabete Cunha is the coordinator of the Digital and Distance Learning Unit of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. She also coordinates the master's degree in Information and Communication Technologies in Education. She has a PhD in Information and Communication on Digital Platforms from the University of Aveiro and University of Porto, a Master's in Multimedia Education from the Faculty of Sciences of the University of Porto, and a Degree in Mathematics - Educational Branch from the Faculty of Sciences of the University of Porto and has pedagogical training in Distance Learning and Instructional Design. She has 17 years of full-time experience and exclusive dedication in teaching Higher Education in the areas of Mathematics and Educational Technologies in the scope of teacher training. She is a collaborating member of INED and has participated in national and international projects with external funding. Some of the recently completed projects she has worked on include Link Me Up - 1000 ideas, MaSCE³ - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environment in Europe (Erasmus+), LINEA (Teaching and Learning Innovation Lines), and COM.SIGO - SKILLS 4 POST-COVID - Skills for Success in Higher Education. Currently, Elisabete is working on the MATRIX project - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences (Erasmus+). Her research focuses on the influence of visual and tangible programming of robots on the development of geometric and transversal skills. She has also worked on the design of active learning environments, specifically using hybrid and digital escape rooms where visual or tangible programming of robots is used to solve puzzles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Ferraz da Cunha

Identificadores de autor

Ciência ID
C41E-A4D9-3C8D
ORCID iD
0000-0001-5143-9484
Formação
Grau Classificação
2023/04/05
Concluído
Instructional Design Foundations and Applications (Outros)
University of Illinois Urbana-Champaign, Estados Unidos
2022/02/07 - 2022/04/08
Concluído
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: Projeto de UC em Ambiente Digital (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2022/02/04
Concluído
Aprendizagem com Base em Processos de co-criação (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021/12/13 - 2022/01/23
Concluído
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: E-atividades no Desenho de Cursos (Outros)
Especialização em Educação a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/08 - 2021/12/03
Concluído
Docência Digital em Rede (Outros)
Especialização em Ensino a Distância
Universidade Aberta, Portugal
2020/10/19 - 2020/12/02
Concluído
Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students (Outros)
European Schoolnet Academy, Bélgica
2014
Concluído
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Informação e Comunicação e Tecnologias da Comunicação
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Contributos para a eficácia do clustering usando o tagging social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
Educação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2004
Concluído
Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/02 - 2016/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006/09 - 2015/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordinator of the Digital and Distance Learning Unit Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/12/07 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/01/01 - Atual Coordenadora do Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação [Coordinator of the Master's Degree in Information and Communication Technologies in Education] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Collaborator Research at Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2026/08/31 MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Member
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Em curso
2022/12/01 - 2023/11/30 COM.SIGO - Skills 4 Pós-COVID - Competências para o Futuro do Ensino Superior [Skills 4 Post-COVID -Skills for the Future of Higher Education]
Co-Coordinator
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
European Social Fund
Concluído
2022/07/01 - 2023/10/30 LINEA (Linhas de Inovação de Ensino e Aprendizagem) [Innovation in Teaching and Learning]
Co-Coordinator
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
European Social Fund
Concluído
2021/07/01 - 2022/02/04 Link Me Up - 1000 ideas
Member
European Social Fund
Concluído
2020 - 2022 MaSCE³ - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environment in Europe
Member
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Concluído
2010 - 2012 Breadcrumbs
Member
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2009 Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
Colaboradora Contratada
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10/01 - 2008/08/31 MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
Member
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fonseca, Lina; Cunha, Elisabete. "Sala de aula invertida: experiência com alunos da licenciatura em educação básica, na área de geometria "Flipped classroom: experience with undergraduate students in basic education, in the area of geometry"". Trabalho apresentado em VPCT 2022: A Voz dos Professores de Ciências & Tecnologias, 2022.
    Publicado
  2. Cunha, Elisabete; Fonseca, Lina; Fernandes, Fátima. "O feedback no ensino e aprendizagem através da avaliação entre pares: uma experiência no ensino superior [Feedback in teaching and learning through peer assessment: an experience in higher education]". Trabalho apresentado em VPCT 2022: A Voz dos Professores de Ciências & Tecnologias, 2022.
    Publicado
  3. Cunha, Elisabete. "Interação entre artefactos manipuláveis e digitais na mobilização do conhecimento geométrico". Trabalho apresentado em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, 2019.
    Publicado
  4. Carreira, Ana; Cunha, Elisabete. "Fostering the understanding of area formulas through technology and collaborative work". Trabalho apresentado em EDULEARN, 2018.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.1214
  5. Cunha, Elisabete. "Digital resources: origami folding instructions as lever to mobilize geometric concepts to solve problems". Trabalho apresentado em Re(s)sources 2018 International Conference, lyon, 2018.
    Publicado
  6. Cunha, E.; Figueira, A.; Mealha, O.. "Clustering documents using tagging communities and semantic proximity". 2013.
  7. Cunha, E.; Figueira, A.; Mealha, O.. "Clustering and classifying text documents a revisit to tagging integration methods". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Knowledge Discovery and information Retrieval, 2013.
  8. Cunha, E.; Figueira, Á.. "Automatic clustering assessment through a social tagging system". 2012.
    10.1109/ICCSE.2012.20
  9. Figueira, Á.; Cunha, E.. "Work in progress - W2: An easy-to-use workshop module". 2009.
    10.1109/FIE.2009.5350535
  10. Cunha, E.; Figueira, Á.. "A web-based tool for assessing online peer-reviews". 2009.
Artigo em revista
  1. Taranto, Eugenia; Jablonski, Simone; Recio, Tomas; Mercat, Christian; Cunha, Elisabete; Lázaro, Claudia; Ludwig, Matthias; Mammana, Maria Flavia. "Professional Development in Mathematics Education: Evaluation of a MOOC on Outdoor Mathematics". Mathematics 9 22 (2021): 2975. http://dx.doi.org/10.3390/math9222975.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/math9222975
  2. Cunha, Elisabete; Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina. "Graphic programming artefacts in the development of geometric skills". Quaderni Di Ricerca in Didattica / Mathematics (QRDM) 7 (2020): 393-401.
    Publicado
  3. María del Carmen Martínez Serrano; Elisabete Ferraz da Cunha. "Uso de las redes sociales por los alumnos universitarios de educación: un estudio de caso de la península ibérica / Use of social networks by college students: A study case in the Iberian Peninsula". Tendencias Pedagógicas 28 2016 (2016): https://doi.org/10.15366%2Ftp2016.28.003.
    10.15366/tp2016.28.003
  4. Cunha, Elisabete; Fonseca, Lina. "Geometria na formação inicial de professores: desafio à criatividade [Geometry in initial teacher training: challenge to creativity]". Sensos-E 1 (2016): 4906-4916. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=12286.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Fonseca, Lina; Cunha, Elisabete. "Teacher training in geometry: creativity and entrepreneurship". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 23 1 (2013): 266-273. https://sites.unipa.it/grim/quaderno23_suppl_1.htm.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fonseca, Lina; Cunha, Elisabete. "Challenges of teacher education in geometry". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 22 (2012): 266-269.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cunha, Elisabete. "Get out Inside: Programming Toys 2.0 to Escape the Island". 2020.
    10.37626/ga9783959871440.0.11
  2. Cunha, E.; Figueira, Á.. "Contribution of Social Tagging to Clustering Effectiveness Using as Interpretant the User’s Community". 2020.
    10.1007/978-3-030-45688-7_19
  3. Cunha, Elisabete. "Transitions Toward Digital Resources: Change, Invariance, and Orchestration". 2019.
    https://doi.org/10.1007/978-3-030-20393-1_12
  4. Cunha, Elisabete; Fernandes, Fátima. "A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de seis anos". In Educação Matemática e suas Tecnologias. 2019.
    10.22533/at.ed.4771924054
Tese / Dissertação
  1. Cunha, Elisabete Ferraz da. "Contributos para a eficácia do clustering usando o tagging social". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13189.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos [Custom Digital Educational Resources: enhancing the productive aspect of teachers and students] 7.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Minho e universidade de Aveiro (Portugal)
2022 O feedback no ensino e aprendizagem através da avaliação entre pares: uma experiência no ensino superior [Feedback in teaching and learning through peer assessment: an experience in higher education] VPCT 2022: A Voz dos Professores de Ciências & Tecnologias
UTAD (Portugal)
2021 Ambientes de Aprendizagem com as TIC [Learning Environments with ICT] VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências
UBI (Portugal)
2021 A ANÁLISE CRÍTICA DA APRENDIZAGEM PARA A AVALIAÇÃO ENTRE PARES NO MOODLE [THE CRITICAL ANALYSIS OF LEARNING FOR PEER ASSESSMENT IN MOODLE] XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação
UM (Braga, Portugal)
2019 Brinquedos 2.0: programação gráfica e tangível nos primeiros anos [Toys 2.0: graphical and tangible programming in the early years] XXII Encontro Nacional de Professores | Pré. 1.º e 2.º ciclos. Matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Brinquedos 2.0: Ajuda o robot! [Toys 2.0: Help the robot!] Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019 Graphic Programming Artefacts in the development of geometric skills CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 A Dramatização na Compreensão e Resolução de Problemas Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019 Interação entre artefactos manipuláveis e digitais na mobilização do conhecimento geométrico [Interaction between manipulable and digital artifacts in the mobilization of geometric knowledge] Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2018 Fostering the understanding of area formulas through technology and collaborative work EDULEARN18
(Palma, Mallorca, Espanha)
2018 Digital resources: origami folding instructions as lever to mobilize geometric concepts to solve problems Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
2017 A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de seis anos [Creativity in problem formulation for children under six years old] VIII Congreso Iberoamericano de Educación
(Madrid, Espanha)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07 Educação Financeira e Matemática. Proposta Didática para alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade [Financial Education and Mathematics. Didactic Proposal for students of the 3rd and 4th grades]
Arguente
MARIANA COSTA BETTENCOURT (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/07 Influência da programação tangível na resolução de problemas: um estudo com crianças do pré-escolar [Influence of tangible programming in problem solving: a study with pre-school children]
Orientador
Rute Daniela Rodrigues Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/05 Desenvolvendo o Sentido de Número com uma turma do 1.º ano de Escolaridade [Developing Number Sense with a 1st grade class]
Arguente
Renata Patrícia Andrade Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/07 Educação Financeira e Matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade [Financial Education and Mathematics: a path to savings. Study with 4th grade students]
Arguente
Marina Helena Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/07 Uso sinérgico de artefactos manipuláveis e digitais no desenvolvimento do sentido de número: um estudo com crianças do pré-escolar [Synergistic use of manipulable and digital artifacts in the development of number sense: a study with pre-school children]
Orientador
Mariana Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/12 Abordagem ao raciocínio multiplicativo de alunos do 4º ano de escolaridade. Uma experiência envolvendo o Património Local [Approach to the multiplicative reasoning of 4th grade students. An experience involving Local Heritage]
Arguente
MARTA DANIELA MIRANDA LOUREIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/07 Dramatização de Lendas Geometrizadas no desenvolvimento de competências geométricas e comunicativas no pré-escolar [Role-playing of Geometrized Legends in the development of geometric and communicative skills in pre-school]
Orientador
Joana Pereira Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/07 Dramatização no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas: um estudo com crianças do pré-escolar [Role-playing in the development of problem-solving skills: a study with pre-school children]
Orientador
Joana Mendes Ervalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/01 O trabalho colaborativo e as tecnologias na dedução de fórmulas de áreas de figuras planas: um estudo no 5º ano [Collaborative work and technologies in the deduction of area formulas for flat figures: a study in the 5th grade]
Orientador
Ana Isabel Arantes Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/01 A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados [The Gallery Walk in the teaching and learning of Data Organization and Processing]
Arguente
Ariana Ramos Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/01 Resolução de problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade [Resolution of open problems with 3rd grade students]
Arguente
Tânia Patrícia Graça Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/12 Aceitação das tecnologias pelos mais velhos: um estudo exploratório em gerontologia [Acceptance of technologies by the elderly: an exploratory study in gerontology]
Arguente
Flávio Miguel Gomes Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/07 A Medida partindo de situações do quotidiano real e imaginário : Um estudo com crianças do pré-escolar
Orientador
Joana Maria Castro Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/05 Educação Financeira e a publicidade: proposta didática para 2.º e 3.º ano de escolaridade [Financial Education and advertising: didactic proposal for 2nd and 3rd grade]
Arguente
Luísa Lopes da Silva Tomé (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/05 Era uma vez... as histórias infantis e o imaginário na resolução de problemas com matemática: um estudo no Pré-Escolar [Once upon a time... children's stories and the imaginary in problem solving with mathematics: a study in Pre-School]
Orientador
Ana Carolina Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/04 Nativos Digitais: o contributo das TIC na Educação Pré-Escolar [Digital Natives: the contribution of ICT in Pre-School Education]
Arguente
Maria de Fátima Foios Mina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/01 Educação Financeira: uma abordagem da poupança com alunos do 4.º ano de escolaridade [Financial Education: a savings approach with 4th grade students]
Arguente
Natália Filipa Lima Pontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/05 Os jogos tradicionais no contexto escolar: um estudo de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Traditional games in the school context: an intervention study with children from the 1st Cycle of Basic Education]
Presidente do júri
Marta Isabel Santos Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/09 O contributo dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática: um estudo no 4.º ano de escolaridade [The contribution of teaching materials in the process of teaching and learning mathematics: a study in the 4th grade]
Arguente
Sandra Cristina Moura Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/06 Padrões e Criatividade na Matemática no Jardim de Infância [Patterns and Creativity in Mathematics in Kindergarten]
Arguente
Alberta Daniela Palheirinho Anacleto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/12 Representações matemáticas como meio facilitador da comunicação matemática na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade [Mathematical representations as a means of facilitating mathematical communication in problem solving: a study with 2nd year students]
Arguente
Maria Alzira Pereira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/09 Um desafio à introdução do algoritmo da divisão - O contributo da utilização de material manipulável na aprendizagem do algoritmo da divisão [A challenge to the introduction of the division algorithm - The contribution of using manipulative material in learning the division algorithm]
Arguente
Sílvia Raquel Santos Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal