???global.info.a_carregar???
Carlos Francisco de Sousa Reis. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2008. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico da Guarda. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Francisco de Sousa Reis

Nomes de citação

  • Reis, Carlos Francisco de Sousa
  • Reis, C. F. S.
  • C. F. Reis
  • C. F. S. Reis
  • Reis, C. S.
  • C.F.S. Reis
  • Carlos Sousa Reis

Identificadores de autor

Ciência ID
C112-8B43-E253
ORCID iD
0000-0002-9675-3810
Google Scholar ID
qx7cIYcAAAAJ
Researcher Id
J-8141-2017
Scopus Author Id
57192641938

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Filosofia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educação e Cultura Mediática: Análise de Implicações Deseducativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996 - 1998
Frequentou
Programa de Doctorado: Comunicación y Pluralismo (Doctor)
Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha
qualitativa
1996/07/15
Concluído
Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O valor (des)educativo da publicidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991/06/20
Concluído
Filosofia - Ramo de Especialização em Ensino da Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Ensino da Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
16
1989
Concluído
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997/11/29 - 2020/11/29 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/08/01 - 2015/02/09 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000/11/29 - 2013/07/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1994/09/14 - 1997/11/28 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1991/09/14 - 1994/09/13 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/12/01 - 2015/02/09 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/10/08 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2009/02/19 - 2010/10/07 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000 - 2002 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2020 TKCOM - “Building up Chinese Teachers Key Competences through a Global Compe-tence-Based Framework” European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2020/09/01 - 2023/04/30 Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools
2020-1-TR01-KA203-093989
2020-1-TR01-KA203-093989
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
N/A
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Coping with children’s wit". 2019.
    10.18844/prosoc.v6i1
  2. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Monteiro, Guilherme; Leitão, João; Gouveia, Regina. "Inclusão de alunos erasmus nos institutos politécnicos: Estudo de caso". 2014.
  3. Reis, Carlos; Neves, Diana; Ferreira, Maria Eduarda; Loureiro, Manuel; Neves, D.; Loureiro, M.. "Experimental activities in science teaching of children with special educational needs in preschool". 2014.
  4. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Didatizar o processo de ensino e aprendizagem da filosofia da educação". 2013.
Artigo em revista
  1. Reis, C. F. S.; María José Flores-Tena; Manuel Urrutia; Maria D. Formosinho. Autor correspondente: María José Flores-Tena. "Improving Psychological Well-Being through 'Happy Classes' Programme". Eurpean Chemical Bulletin 12 S3 (2023): 4157-4164. https://www.eurchembull.com/uploads/paper/fb602d7f6bf5af6c863163ec7580a991.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31838/ecb/2023.12.s3.479
  2. Flores-Tena, M.J.; Reis, C. F. S.. "Study on the relationship between active ageing activities and the degree of satisfaction in older adults during Covid-19". Retos 43 (2022): 1079-1086. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85121844303&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.47197/RETOS.V43I0.87426
  3. Carlos Francisco REIS; Reis, C. F. S.. "Education facing an uncertain and hasty world: Contributions to a critical teleological reframing". International Journal on Lifelong Education and Leadership 7 2 (2021): 14-26. http://dx.doi.org/10.25233/ijlel.943648.
    Publicado • 10.25233/ijlel.943648
  4. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Maria das Dores Formosinho Sanches Simões; Maria José Flores-Tena. Autor correspondente: Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Students' pre and post COVID-19 perception of Higher Education switch to online: An exploratory study in Portugal". Cypriot Journal of Educational Sciences 16 5 (2021): 2368-2377. http://dx.doi.org/10.18844/cjes.v16i5.6352.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18844/cjes.v16i5.6352
  5. António Costa; Maria Eduarda Ferreira; José Miguel Salgado; Carlos Francisco De Sousa Reis. "Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021): https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_7.
    10.14195/1647-8614_55_7
  6. María José Flores-Tena; María Del Carmen Ortega-Navas; Carlos Sousa-Reis. "El uso de las TIC digitales por parte del personal docente y su adecuación a los modelos vigentes". Revista Electrónica Educare (2021): https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16.
    10.15359/ree.25-1.16
  7. Reis, C. F. S.; Simões, M. F. S.. Autor correspondente: Reis, C. F. S.. "The Ideology of education postponed fantasies". Epistrophe. International Journal of Professional Ethics in Philosophy and Education IV (2021): 227-248. https://practphilab.aegean.gr/eprepe_epistrophe_en/.
    Publicado
  8. Reis, C.; Formosinho, M.. "Grounding education philosophically: An essay on behalf of human happiness". Universal Journal of Educational Research 8 1 (2020): 47-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077986127&partnerID=MN8TOARS.
    10.13189/ujer.2020.080106
  9. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "El arte de la educación y la educación por el arte". Egitania Sciencia (2020):
    http://dx.doi.org/10.46691/.v1i26.325
  10. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "The Sisyphic Destiny of Philosphy (of Education)". (2020): http://hdl.handle.net/11328/3195.
  11. C. Reis; T. Pessoa; M. J. Gallego-Arrufat; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Alfabetización y competencia digital en Educación Superior: una revisión sistemática". REDU. Revista de Docencia Universitaria 17 1 (2019): 45-45. https://doi.org/10.4995/redu.2019.11274.
    10.4995/redu.2019.11274
  12. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Educational proposals for an environmental Ethics". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3196.
  13. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Coping with children’s wit: materials for a dialogical odyssey". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3199.
  14. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Portugal: a proposal on how to inspire philosophizing". (2018): http://hdl.handle.net/11328/3200.
  15. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Dores; Dujo, Ángel García del; Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; García Del Dujo, Ágel. "The End of Democracy and the Modes of Resistance in Education". Universal Journal of Educational Research (2017): http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2017.051308.
    10.13189/ujer.2017.051308
  16. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Outdoor learning: A escola e o mundo que a rodeia". Journal for Educators, Teachers and Trainers , Vol. 8 (1) 8 1 (2017): 24-34. http://hdl.handle.net/10316/45503.
    Publicado
  17. Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Tracana, Rosa Branca; Reis, Carlos Francisco; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Reciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infância". Revista Contexto & Educação, 31(99): 149-172 (2016): http://hdl.handle.net/10316/45684.
    http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  18. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria; Jesus, Paulo; Reis, Carlos. "Emancipatory and Critical Language Education: A Plea for Translingual Possible Selves and Worlds". Language is the main resource for meaningful action, including the very formation of selves and psychosocial identities, shaped by practical norms, beliefs, and values. Thus, language education constitutes one of the most powerful means for both social reproduction and social production and ideological maintenance and utopian innovation. In this paper, we attempt to emphasise the invaluable psycho 0 0 (2016): 1-19. http://hdl.handle.net/10316/45685.
    Publicado • 10.1080/17508487.2016.1237983
  19. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Oliveira, Albertina Lima; Carlos, Reis; Reis, C.S.; Oliveira, A.. "Ontological conversion: The place of self-knowledge, the contemplative tradition and contemporary mindfulness in education". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberS (2016): 163-172. http://hdl.handle.net/10316/45512.
    Publicado
  20. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Oliveira, Marta; Fonseca, António Castro; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Social and civic benefits of higher education". ICLEL 2016 - Conference Proceedings Book DA 2nd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (151-160). (2016): http://hdl.handle.net/10316/45687.
  21. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Rescuing the ghost from the machine:". International Journal of Lifelong Education and Leadership 1 1 (2015): 32-40. http://ijlel.com/ijlelvolume/index.php/journal/article/view/11.
    Publicado
  22. Reis, Carlos; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Jesus, Paulo; Formosinho, Maria. "Rescuing the ghost from the machine: towards responsive education, not explanatory machinery systems". The significance of the ¿Bologna Turn¿ in European Higher Education, which supposedly refocused the process of teaching and learning and was expected to bring about a pedagogical reform, is discussed mainly by clarifying why it has not in fact realized the expected advances on performativity and standardization. We show how the ¿Bologna Process¿ falls into the mechanistic paradigm that Rancière (1 1 1 (2015): 32-40. http://hdl.handle.net/11328/1635.
    Publicado
  23. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Private and public spheres in hypermediatic and consumeristic societies". Homo-Societas-Technologiae 1 4 (2015): 65-73. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Ferreira, Eduarda. "Entrepreneurship education. Insights on current challenges - Editorial". Yet it is not for denying the will and the capacity of each human being to assert him/herself by an entrepreneurial attitude. Nor shall we deny those who have initiative and creativity to open new ways of enriching our societies with their value. The case is that for ensuring competitive, innovative, sustainable, inclusive and just societies, as the European Commission so well puts it, takes us to (2015): http://hdl.handle.net/10316/45682.
  25. Costa, António; Ferreira, Maria Eduarda; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Salgado, José Miguel. "1st Cycle of Basic Education Teachers and their Engagement in Science and Technology". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45671.
  26. Reis, Carlos. "A liberdade e o medo: para uma sistematização do pensamento de Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/203.
    10.21747/203
  27. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. "O papel das TIC no contexto do Ensino Basico". As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX, (2014): http://hdl.handle.net/10316/45676.
  28. Reis, Carlos. "Introdução à leitura de Erich Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/202.
    10.21747/202
  29. Formosinho, Maria das Dores; Formosinho, Sebastião; Reis, Carlos Sousa; Maria das Dores Formosinho; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Science legitimacy and the postmodern condition of knowledge.". International Journal of Human Sciences / Uluslaras{\i 11 1 (2014): 426-447. http://hdl.handle.net/11328/1156.
    Publicado • 10.14687/ijhs.v11i1.2776
  30. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa. "Alternative ways of adressing Philosophy For Children". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45675.
  31. Reis, C. F. S.; Formosinho, Maria das Dores; Lobo, Cristina Costa. "Higher Education in Portugal: From expansion to quality assessment". The Online Journal of New Horizons in Education 4 4 (2014): 44-53. http://hdl.handle.net/10316/45669.
    Publicado
  32. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "On learning and teaching". Homo-Societas-Technologiae 1 1 (2013): 22-28. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Publicado
  33. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "An account of the Progress Model for Initial Teacher Education in ESECD". Egitania Sciencia special ed (2013): 29-37.
    Publicado
  34. Formosinho, M.; Reis, C.S.; De Jesus, P.R.; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, C.; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato. "Education Sciences: Towards a theoretical rebirth beyond reductionisms". Teoría de la Educación 25 1 (2013): 47-62. http://hdl.handle.net/10316/45662.
    Publicado
  35. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "O privado e o público numa sociedade mediática". Egitania Sciencia 12 1 (2013): 101-122. http://hdl.handle.net/10316/45583.
    Publicado
  36. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Desafios metamodernos da filosofia da educação". Revista Egitania Sciencia 14 (2013): 30-44. http://hdl.handle.net/11328/1158.
    Publicado
  37. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Developing preschool children aptitudes". Journal for Educators, Teachers and Trainers 3 (2012): 135-147.
    Publicado
  38. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "A sociedade digital e a (re)construção do humano". Revista Portuguesa de Pedagogia ext.série (2011): 477-490.
    Publicado
  39. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Retos de la cultura mediática en la família y la escuela". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 2 (2011): 553-560.
    Publicado
  40. Carlos Francisco Reis. "A educação da “Geração M”". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 3 (2008): 121-137. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_7.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_42-3_7
  41. Reis, Carlos F. de Sousa; Brigas, Joaquim M. Fernandes; Carlos F. de Sousa Reis; Joaquim M. Fernandes Brigas. "A publicidade nos novos media". Comunica{\c{c 2 0 (2000): 527-527. https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/928.
    Publicado • 10.17231/comsoc.2(2000).1418
Capítulo de livro
  1. Jaciara de Santana Souza; Carlos Francisco Sousa Reis. "Pedagogic and empowering dynamics of identity in a quilombola community in the Recôncavo of Bahia, Brazil: The case of the CEAJAT community". 2024.
    10.2991/978-94-6463-380-1_36
  2. Maria Jose Flores Tena; Carlos Sousa Reis. "Emotions in older people and their cognitive status". 2024.
    10.2991/978-94-6463-380-1_38
  3. Reis, C. F. S.; Simões, M. D. F. S. ; Pomilio, D. S.. Autor correspondente: Reis, C. F. S.. "Princípios e projetos para uma educação ecojusta". In Investigación educativa como factor de avance en las aulas 5.0, 123-132. Madrid: Dykinson, 2023.
    Publicado
  4. Reis, C. S.; Tena, M. J. F.. "Contribuciones para la comprensión de la interculturalidad intergeneracional". In Interculturalidade, inclusión y equidad en educación, 291-296. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
    Publicado • 10.14201/0AQ0331
  5. Reis, C. F. S.; Formosinho, M.. Autor correspondente: Reis, C. F. S.. "A teleologia educacional como foco crítico da desconstrução pós-moderna". In Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas Volume 2, 97-115. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021.
    Publicado • 10.46550/978-65-88362-63-1
  6. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Metodologias ativas na Educação". Editorial Dykinson, 2019.
  7. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Closing the fractures of our souls: Philosophy and the meaningful life". Lodz University of Technology Press, 2019.
  8. Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Liberdade e identidade humana: entre autonomia e contingência". Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    10.14195/978-989-26-1380-2_1
  9. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Um diploma do ensino superior ainda valera a pena?". Portugal, 2016.
  10. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Conceição, Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "Virtualidades das actividades de outdoor learning: Uma intervenção pedagógico-didática no ensino primário". Portugal: Educación Editora, 2015.
  11. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Paiva, Teresa; Tracana, Rosa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". Portugal: Lambert, 2015.
  12. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Transfigurações educacionais da dinâmica globalizadora". In Condições de vida, coesão social e cooperação territorial, 9-25. Guarda, Portugal: CEI/Âncora Editora, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Titrek O.; Campina, A.; Sezen-Gultekin, G.; Reis, C. F. S.. Emotions and Leadership in Organizations and Educational Institutes. 2023.
    10.3389/978-2-8325-4032-9
  2. Reis, C. F. S.; Sezen-Gultekin, G.; Titrek, O.; Campina, A.. Positive organizational psychology and leadership in organizational behavior and culture. 2023.
    10.3389/978-2-8325-3549-3
  3. Carlos Sousa Reis. Proceedings of the International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (ICLEL 2023). Atlantis Highlights in Social Sciences, Education and Humanities. 2023.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa. Ética: indagações e horizontes. Portugal: Coimbra University Press. 2018.
    https://doi.org/10.14195/978-989-26-1380-2
  2. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Lisboa, Portugal: CEI/Âncora Editora. 2014.
    Publicado
  3. Carlos Francisco de Sousa Reis. O valor (des)educativo da publicidade. Coimbra University Press. 2007.
    10.14195/978-989-26-0445-9
  4. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Comunicar & Educar. Portugal. 2007.
  5. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Levantamento prospectivo do perfil dos alunos do ensino secundário na transição para o ensino superior politécnico. Portugal. 2006.

Outros

Outra produção
  1. Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?. Utilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cí. 2016. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Fonseca, António Castro; Oliveira, Marta. http://hdl.handle.net/10316/45686.
  2. Student's attittudes as a constraint factor of teacher's creativity towards inclusive settings. The presentation focus on an inclusive education programme for children and pupils with disabilities. The programme’s activities are directed to set up an adequate educational environment, whose conditions are described and evaluated. Particularly, the programme is designed to support creativity as a basic factor for developing teachers’ expected skills while working under an inclusive setting. Th. 2014. Potmešil, Milon; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Kunhartová, Monika; Hanáková, Adéla. http://hdl.handle.net/10316/45678.
  3. Revisiting the foundations of constructivism: the ethical and theological groundwork of Piaget’s early psychopedagogical thought. Piagetian thought draws on a hybrid foundational matrix in which multiple theoretical lines merge together. Thus, the present study intends to make explicit the metaphysical and theological anchorage of the intellectual questioning of the young J. Piaget so as to demonstrate a relative unity and continuity between categories forged to deal with theological/ethical issues and bio-psycho-pedagogical. 2014. Formosinho, Maria das Dores; Day, James M.; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formoshino, M.; Day, J.M.; Jesus, P.; Sousa Reis, C.. http://hdl.handle.net/10316/45672.
    10.14201/teoredu20142612541
  4. Dos desafios im/possíveis da pós-modernidade à reconstrução dos referentes educacionais. 2013. Carlos Sousa Reis; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0767-2_7.
    10.14195/978-989-26-0767-2_7
  5. La reconstrucción metamoderna de la Razón Pedagógica – Revisitando o Bildung.. Neste artigo analisámos a desconstrução pós-moderna do projeto da Modernidade, destacando as suas consequências para o conceito de "Bildung" e a possibilidade de o recuperar operativamente. Considerámos, também, a questão do relativsmo e do multiculturalismo, bem como a demobilização do sujeito crítico e a sua eventual recuperação educacional.. 2013. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://hdl.handle.net/10316/45664.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Estágio no Centro Qualifica da Profiforma - Valor para o Potencial Humano
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 - 2023 A importância da formação de formadores para a qualidade da atividade formativa e resultados dos formandos.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 "Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 Formação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexão
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 ESTÁGIO NA DIREÇÃO DE FORMAÇÃO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE COIMBRA: A REALIDADE PRISIONAL E PERSPETIVAS DE VIDA FUTURA DOS RECLUSOS
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 GERMINANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO DAS ABORDAGENS MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES COM ALUNOS/AS DOS 5.º E 6.º ANOS DAS TURMAS DO ENSINO REGULAR E ALUNOS/AS ACOMPANHADOS/AS PELO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Estágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvold
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Registo criminal – Sentença para uma vida? A relação entre ter menções e o emprego, as condições de vida dignas e a participação comunitária.
Orientador
Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 CURSOS E PERCURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL: SUCESSO NO PROCESSO FORMATIVO E EMPREGABILIDADE.
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Recados para a vida: passo a passo para o desenvolvimento
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Projeto Educativo de Apoio à Reinserção de Sem-abrigo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O Moinho de Cernache: uma Junta de Freguesia aberta a todos
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Reestruturação do Plano Educativo Municipal da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova – Projetando hoje, concretizando amanhã”
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Quem somos, para onde vamos” O Estabelecimento de Reclusão de Coimbra
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: Formar dinamicamente para a hospitalidade
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Orientador
Gestão da Formação e Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Outdoor learning
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Aprender jogando: um estudo empírico sobre a ludicidade na aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Educação Rodoviária
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/28 - 2022/07/29 Carlos Francisco de Sousa Reis, Coordinator, International Conference On New Horizons In Education – 2022, Kyrenia (Girne), North Cyprus (TRNC), 28-29 de Julho de 2022, ARUCAD Arkin University of Creative Arts and Design. [a) internacional; b) com chamada de comunicações; c) com arbitragem por pares] (2022/07/28 - 2022/07/29)
Congresso (Coorganizador)
Arkin Yaratici Sanatlar ve Tasarim Universitesi, Chipre
2022/07/05 - 2022/07/07 Carlos Francisco de Sousa Reis, Co-chair, International Conference on Lifelong Education and Leadership for All - 2022, Granada, Espanha, 5 a 7 de julho de 2022, Facultad de Educación, Universidade de Grananda. [a) internacional; b) com chamada de comunicações; c) com arbitragem por pares] (2022/07/05 - 2022/07/07)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2001 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Atual International Network of Philosophers of Education (INPE)
Distinções

Outra distinção

2018 Mentor no ano letivo de 2017-18, do Programa Mentores para Migrantes
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
1989 Prémio à mais elevada classificação de Licenciatura em Filosofia no ano de 1988/89 - dezasseis valores
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal