???global.info.a_carregar???
# Formação Académica Doutoramento Tese O Festival de Cinema Fantasporto – Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto Área Ciências da Empresa (Gestão de Marketing Cultural / Marcas Culturais) Universidade Universidad Rey Juan Carlos Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales Departamento de Economía de la Empresa Apresentação e Defesa 5 de fevereiro de 2016 Classificação Sobresaliente Cum Laude # Experiência Profissional 1. Docência – Ensino Superior ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto (2016-) Cursos: Licenciaturas: Gestão Hoteleira, Turismo, Relações Empresariais Mestrados: Gestão de Empresas, Direção Comercial e Marketing Pós-Graduações: Gestão Empresarial, Direção Comercial e Marketing CTeSP: Restauração e Bebidas e Gestão e Comércio Internacional Unidades Curriculares lecionadas: Gestão de Marketing / Estratégia de Marketing (Mestrados e Pós-Graduações) Técnicas de Expressão e Comunicação I e II Língua Inglesa I, II, III e IV Cultura Portuguesa Orientação de Dissertações, Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio Universidade Lusíada – Norte, Porto – Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, (2016 – 2017) Curso: Licenciatura: Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Planificação Estratégica de Media Inglês IPAM – Instituto Superior de Administração de Marketing (Lisboa e Porto, 1993 – 2013) Curso: Licenciatura: Gestão de Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Plano de Marketing Práticas de Marketing Laboratórios de Marketing A e B Laboratório de Cidadania Ambiental Comunicação Empresarial Linguagem e Apresentação Empresarial Comportamento de Compra e Venda Business English Orientação de Teses e Projetos 2. Formação ECP – Escola de Comércio do Porto (2016) Unidades Curriculares lecionadas: Marketing de Serviços AEBA – Associação Industrial do Baixo-Ave (+ de 700h) Áreas de Formação Inglês e Comunicação # ORCID ID 0000-0002-2417-0659 # Key Words Marketing Cultural, Gestão de Marcas Culturais, Capacidade de Comunicação, Apresentação de Projetos, Organização, Coordenação de Áreas Científicas, Trabalho em Equipa, Domínio de Idiomas, Experiência Profissional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
BF11-4D09-3BEA
ORCID iD
0000-0002-2417-0659

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2016/02
Concluído
Ciências da Empresa (Doutoramento)
Especialização em Gestão de Marketing Cultural
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
"Fantasporto - Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente cum laude
1988 - 1993
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As Narrativas Históricas de Rebelo da Silva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1983 - 1987
Concluído
Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Research Center in Business Sciences and Tourism (CICET-FCVC), Portugal
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/01 - 2017/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001 - 2013 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
1993 - 2001 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/09/01 - Atual Estudo de Públicos, a Avaliação das Marcas Patrocinadoras do evento e o Impacto económico do evento para o local
Essência do Vinho
Fundação de Serralves (Serralves em Festa)
Fundação de Serralves (Festa de Outono)
Avaliação da marca Fumeiro de Montalegre na 28.ª Edição da Feira do Fumeiro de Montalegre
Estudo de Público do Impacto Económico e Comportamento do Consumidor em relaçao à Marca Fumeiro de Montalegre - Feira do Fumeiro de Montalegre 29º Ed
Pic-Nic, Produções SA | Festival NOS Primavera Sound
Essência do Vinho - Edição de Verão 2021
Essência Festival 2022- Food, Drink & Music
Nova Era Beach Party
Investigador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Avaliações, o Google e o Chat GPT", Vida Económica, 2024
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Ensino, o Papel e os Recursos Digitais", Vida Económica, 2023
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Regresso às Lojas!", Vida Económica, 2023
  4. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Profecias e Realidades: o Mundo Digital", Vida Económica, 2023
  5. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Ensinar/hoje: uma Abordagem Humanística", Vida Económica, 2022
  6. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Ensino Universitário e as Grandes Crises Globais", Vida Económica, 2022
  7. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Professores no Século XXI: Os Desafios da Sobrevivência", Vida Económica, 2021
  8. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Docentes Perante os Desafios Tecnológicos: Ameaça ou Oportunidade?", Vida Económica, 2020
  9. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Marcas Culturais", Vida Económica, 2020
  10. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Um Novo Perfil para os Estudantes do Século XXI", Vida Económica, 2019
  11. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "A Oferta Educativa e as Exigências do Mercado", Vida Económica, 2019
  12. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Festivais de Cinema, as Cidades e o Turismo", Vida Económica, 2019
  13. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Financiamento das Indústrais Culturais", Vida Económica, 2018
  14. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O(s) Consumidor(es) de Cultura", Vida Económica, 2018
  15. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, o cinema e a memória cinéfila", Vida Económica, 2018
  16. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Estratégias da Gestão de Marketing Cultural", Vida Económica, 2018
  17. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Eventos Culturais como Polos de Atração Turística", Vida Económica, 2017
  18. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Desafios da Gestão Cultural", Vida Económica, 2017
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Paula Cristina Lopes; Sousa, Ana Ferreira Antunes; Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes; Borges, Ana Pinto. "How does brand authenticity affect brand hate-love relationships and buying intention? The moderating role of brand personality". Journal of Brand Strategy 12 4 (2024): 381-403.
    Publicado
  2. Ana Ferreira; Borges Pinto, Ana; Bruno Vieira; Elvira Vieira; Paula Rodrigues; Jorge Lopes; Ana Canavarro. "Changes in the fashion industry and consumer choices in the Portuguese context: strategic directions". Strategic Management (2024): https://doi.org/10.5937/StraMan2300061F.
    10.5937/StraMan2300061F
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Networks, Innovation and Knowledge Transfer in Tourism Industry: An Empirical Study of SMEs in Portugal". Social Sciences 10 159 (2021):
    Publicado
  4. IVO M. F. M. RODRIGUES; NUNO F. M. SOARES; JOÃO M. LOPES; JOSÉ C. OLIVEIRA; JORGE M. N. G. LOPES. "Gamification as a new trend in the cro-creation process". RAM. Revista de Administração Mackenzie 22 4 (2021): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramr210132.
    10.1590/1678-6971/eramr210132
  5. Borges, Ana Pinto; Cunha, Cristina; Lopes, Jorge. "The main factors that determine the intention to revisit a music festival". Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events (2020): 1-22. http://dx.doi.org/10.1080/19407963.2020.1817051.
    Publicado • 10.1080/19407963.2020.1817051
  6. Vieira, Elvira; Borges, Ana Pinto; Rodrigues, Paula; Lopes, Jorge. "The role of intangible factors in the intention of repeating a tourist destination". International Journal of Tourism Policy 10 4 (2020): 327-350. http://dx.doi.org/10.1504/ijtp.2020.112639.
    Publicado • 10.1504/ijtp.2020.112639
  7. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, os Eventos e o Turismo". 271 (2019): 134-134.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Braga, José Luís; Lopes, Jorge Manuel. "The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas". In Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism, 207-227. Índia: IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-1302-6.ch012
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural - Os Desafios da Gestão de Marcas Culturais". In Marketing Insights, 127-151. LISBOA, Portugal: Chiado, 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "The Role of the Sociodemographic and Emotional Intelligence Profile of Tourists in the Intention to Return to a Destination". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020), Porto, 2020.
    Publicado
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "The Influence of the Factors Push and Pull in the Intention to Return to a Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies". Trabalho apresentado em Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Em revisão
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes; Braga, José Luís. "Sustainability and Authenticity as Differentiating Factors in Porto's Off Peak Tourism". Trabalho apresentado em Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2017.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Novas Estratégias de Marketing para a SASIA – Reciclagem de Fibras Têxteis SA,
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a Empresa de Transportes Torres e Oliveira
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa HIMEV
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa SONERES
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Contributos para o Desenvolvimento de um Plano de Marketing para a empresa Móveis JUCA
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa HIMEV
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa SONERES
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Contributos para o Desenvolvimento de um Plano de Marketing para a empresa Móveis JUCA
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 A Otimização da Experiência Física do Consumidor como Impulsionadora da Notoriedade e da Lealdade
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 A Importância do Marketing Territorial na Atração de Investimento – O Caso da Cidade de Braga
Orientador
2022 - 2023 Os Desafios e Oportunidades do Canal Offline: O Caso Foreo
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2023 Plano de Marketing para a Empresa de Transportes Torres e Oliveira
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 O Papel do Inbound Marketing no Setor Automóvel: O Caso do Centro Porsche Porto
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 O Impacto das Estratégias de Marketing Verde na Intenção de Compra dos Consumidores
Orientador
2021 - 2022 A Conceção de um Plano de Marketing Digital para Abertura de um Hostel em Matosinhos
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Plano de Comunicação para o Centro de Formação da Indústria de Calçado
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Plano de Marketing para a Laborial, S.A.
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021/05/05 Irmalex, SA – A Importância do Marketing na Organização
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Bluebird: Novas Estratégias de Marketing Digital
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Impacto da Comunicação nas Campanhas Eleitorais: Caso de Estudo – Iniciativa Liberal
Orientador
DIreção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 O Enoturismo como Mercado Emergente: Quinta Nova – Plano de Comunicação
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
2020 - 2021 Marketing B2B no Contexto Microempresarial: O Caso da G3TECH
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Importância da Simbiose entre Marketing Digital e Marketing Relacional para a Empresa Macovex, S.A. em contexto de pandemia COVID-19
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Importância da Criação de um Departamento Comercial e a Influência dos Meios de Comunicação na Captação de Novos Clientes – O Caso da NoMore,
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
2019 - 2020/10/07 O Impacto do Bloqueio de Publicidade no Marketing Digital
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2020/01/16 A Comunicação no Setor Imobiliário – O Caso Luximo’s, Christie’s
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019/10/31 Savoy Hotels and Resorts, Relatório de Estágio
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Influência dos Eventos na Promoção do Porto como Destino Turístico: O Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Importância do Marketing Relacional na Gestão de Marca: O Caso da Delightfull
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 Novas Estratégias de Comunicação – Mestre da Cor
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/22 âme moi: Uma Nova Estratégia de Marketing Digital
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018/06/27 O Novo Paradigma – Fazer vs. Ser Digital
Orientador
2018 - 2018/06/26 Plano de Marketing para a Empresa António Carlos Rocha
Orientador
2017 - 2017/06/27 Manual de Acolhimento e Integração - Auditrec
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Chair na ICABM - International Conference of Applied Business and Management 2018 - 2020 - 2022 e 2024 (2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - Atual Chair no Workshop on Tourism and Hospitality Management 2017 - 2019 - 2021 e 2023 (2017)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Científica)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/13 O Impacto do Marketing Relacional na Lealdade do Consumidor Online: O Caso da Booking.com
Arguente
Marina Costa Joice Chalupa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/01/24 O Consumo de Conteúdos Digitais em Vídeo por parte das Crianças: a Perspetiva dos Pais
Arguente
Rita Catarina Lopes Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024/01/11 A Atitude dos Jovens Portugueses face às Campanhas de Doação de Sangue – Uma Abordagem Exploratória
Arguente
Sara da Conceição Vieira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/11/29 Gestão de Projetos Europeus – Gestión Estratégica & Innovación SA
Presidente do júri
Fernando Ferreira Barrias (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/10/18 Marketing de Influência – a Prova Social como Fator de Confiança nos Consumidores
Presidente do júri
Mafalda Marques Lopes Garcia Araújo (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/07/06 Internationalization of a Brand from the Vinho Verde Region: The Destalo Wine Case
Presidente do júri
Nicky Anup (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/05/10 Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Aracira Group
Presidente do júri
Ana Rita Soares Cunha Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/04/18 Estudo de Mercado para o Lançamento de uma Nova Gama de Produtos da Marca Wepharm
Presidente do júri
Ana Carolina Frazão Monteiro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/04/13 Estudo Exploratório para o Lançamento de uma Academia de Formação
Presidente do júri
Teresa Sofia da Silva Pimentel (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022/12/13 Attitudes of French Consumers Towards Green Products: Perceptions and Purchase Intention
Arguente
Lenny Joseph (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/11/30 A Relação entre as Tipologias de Conteúdo e o Brand Engagement na Rede Social Instagram – O Caso do Futebol Clube do Porto
Arguente
Bárbara Sofia Pacheco da Costa Monteiro Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/10/12 Construção de um Modelo de Negócio para a Descarbonização das Cidades e Empresas: O Caso AYR
Presidente do júri
Mariana Brandão Ribeiro Neto (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/10/13 A Influência da Música na Publicidade Online: o Caso do YouTube
Arguente
Pedro Miguel Monteiro Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/08/03 Contributos para a Internacionalização da Marca – O Caso Casal Garcia
Presidente do júri
Rodrigo Bouça de Morais Laranjeira (Mestrado)
2021/07/13 O Mercado do Surf em Portugal: Estudo do Comportamento do Consumidor
Presidente do júri
Miguel Guntzel Maia Leal (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/06/29 A Importância do Marketing Digital na Indústria do Mobiliário de Luxo – Caso Brabbu: Covet Group
Presidente do júri
Alexandra Caetano Monteiro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/06/28 Marketing de Conteúdos no Contexto Digital: O Caso I Love Douro
Presidente do júri
Gonçalo Valentim Osório (Mestrado)
2021/05/25 A Construção da Narrativa da Marca através da Criação de Museus Corporativos
Presidente do júri
Paulo Gilberto Prates Stenzel (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/05/24 Organizações de Apoio Cultural – O Caso do Imaginarius, Centro de Criação Analisado sob o Prisma do Marketing
Presidente do júri
Bárbara Oliveira Pinto Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/04/22 ISAG – European Business School: Plano de Marketing Internacional
Presidente do júri
Catarina Sousa Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/04/22 A Influência do Marketing Digital em Empresas com menos de 5 Anos em Portugal
Presidente do júri
Daniel Filipe Abreu de Sousa (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/11/27 Estudo do Processo de Produção de Portas e Apresentação de Melhorias
Presidente do júri
José Carlos Pereira Mota (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/22 Impacto do Marketing Experiencial no Aumento da Lealdade dos Consumidores
Presidente do júri
Rafael de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/20 Análise da Produtividade do Serviço Pós-Venda: Criação de uma Ferramenta de Gestão para o Setor Automóvel
Presidente do júri
Afonso Trevisan Gomes Rijo (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09/09 Estratégias Comerciais e Marketing na Hotelaria: Estudo de Caso Sheraton - Porto
Presidente do júri
Beatriz Isabel Moreira Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/07/28 Vendas de Serviços no Mercado B2B: o Caso da Olicargo
Presidente do júri
Bernardo Camões Semelhe Félix (Mestrado)
2020/07/28 Técnicas de Venda Adaptadas aos Mercados-Alvo
Presidente do júri
Filipe Alexandre Oliveira Brandão Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/06/15 Importância do Power Branding para o Sucesso da Marca Corporativa no Contexto das PME
Presidente do júri
José Luís Mendes dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/16 Análise da Qualidade do Serviço, da Satisfação e da Confiança dos Clientes na Caixa Agrícola de Trás os Montes e Alto Douro
Presidente do júri
Daniela Filipa Vieira Borges (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributo para a Melhoria da Presença Digital das Marcas Milaneza e Nacional
Presidente do júri
Juliana Sofia Celestino Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributos para a Melhoria da Estratégia de Comunicação da Pib – Design & Comunicação
Presidente do júri
Catarina da Silva Ramos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Plano de Comunicação do Projeto Gitscale para a Web Summit
Presidente do júri
Francisca da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/11 O Papel do Cultural Branding para o Sucesso da Marca – O Caso Milanesa
Presidente do júri
Mariana Guedes de Cárcomo Lobo (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/08 Plano de Marketing – 688 Apartments
Presidente do júri
Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018/10/31 Gestão da Marca no Contexto da Economia Social: a Plataforma da Marca
Presidente do júri
Paula Cristina de Sousa Beira Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 Estratégias para a Internacionalização das PME de Tecelagem de Portugal (Mestrado)
2018 Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - Brigadão (Mestrado)
2018 O Papel do Marketing Digital aplicado ao conceito B2B na Bi-Bright (Mestrado)
2018 Proposta de um Plano de Comunicação Integrada para o Centro de Serviços Porsche Matosinhos (Mestrado)
2017 Fatores Determinantes das Exportações Portuguesas do PSI 20 (Mestrado)
2017 Plano de Comunicação de Marketing numa Empresa de Bens Alimentares no Interior de Portugal (Mestrado)
2017 Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress Centre (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02/05 - Atual Intercultural Communication Management Management Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/03 - 2021/06 Técnicas de Expressão e Comunicação I Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Gestão de Marketing Mestrado em Direção Comercial e Marketing e Gestão de Empresas (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Técnicas de Expressão e Comunicação II Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/02 Marketing Licenciatura em Gestão de Empresas e Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Comunicação Empresarial Integrada Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa I Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa III Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa IV Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação I Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Restauração e Bebidas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão e Comércio Internacional (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Empresas (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação II Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Gestão de Marketing Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Língua Inglesa II Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2011/10/12 Entrevista com o título: Contra a crise, gargalhar, gargalhar! Diário Económico

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/03/08 - Atual Programa da Manhã - Antena 1 As consequências do conflito Rússia Ucrânia para a economia europeia e para as empresas portuguesas
2022/02/25 - Atual Especial Informação – Programa 3 às 11 da RTP As consequências do conflito Rússia – Ucrânia para as empresas portuguesas
2011/10/10 - Atual Portugal em Direto Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Atual Blogue JPN Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Atual Tarde Informativa Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Atual Porto Alive Conferência Mood Marketing 2011
Distinções

Outra distinção

2000 Prémio Desempenho
Ensigest, Portugal
1987 Prémio Hickling
Universidade dos Açores, Portugal