???global.info.a_carregar???
# Formação Académica Doutoramento Tese O Festival de Cinema Fantasporto – Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto Área Ciências da Empresa (Gestão de Marketing Cultural / Marcas Culturais) Universidade Universidad Rey Juan Carlos Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales Departamento de Economía de la Empresa Apresentação e Defesa 5 de fevereiro de 2016 Classificação Sobresaliente Cum Laude # Experiência Profissional 1. Docência – Ensino Superior ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto (2016-) Cursos: Licenciaturas: Gestão Hoteleira, Turismo, Relações Empresariais Mestrados: Gestão de Empresas, Direção Comercial e Marketing Pós-Graduações: Gestão Empresarial, Direção Comercial e Marketing CTeSP: Restauração e Bebidas e Gestão e Comércio Internacional Unidades Curriculares lecionadas: Gestão de Marketing / Estratégia de Marketing (Mestrados e Pós-Graduações) Técnicas de Expressão e Comunicação I e II Língua Inglesa I, II, III e IV Cultura Portuguesa Orientação de Dissertações, Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio Universidade Lusíada – Norte, Porto – Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, (2016 – 2017) Curso: Licenciatura: Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Planificação Estratégica de Media Inglês IPAM – Instituto Superior de Administração de Marketing (Lisboa e Porto, 1993 – 2013) Curso: Licenciatura: Gestão de Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Plano de Marketing Práticas de Marketing Laboratórios de Marketing A e B Laboratório de Cidadania Ambiental Comunicação Empresarial Linguagem e Apresentação Empresarial Comportamento de Compra e Venda Business English Orientação de Teses e Projetos 2. Formação ECP – Escola de Comércio do Porto (2016) Unidades Curriculares lecionadas: Marketing de Serviços AEBA – Associação Industrial do Baixo-Ave (+ de 700h) Áreas de Formação Inglês e Comunicação # ORCID ID 0000-0002-2417-0659 # Key Words Marketing Cultural, Gestão de Marcas Culturais, Capacidade de Comunicação, Apresentação de Projetos, Organização, Coordenação de Áreas Científicas, Trabalho em Equipa, Domínio de Idiomas, Experiência Profissional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
BF11-4D09-3BEA
ORCID iD
0000-0002-2417-0659

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2016/02
Concluído
Ciências da Empresa (Doutoramento)
Especialização em Gestão de Marketing Cultural
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
"Fantasporto - Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente cum laude
1988 - 1993
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As Narrativas Históricas de Rebelo da Silva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1983 - 1987
Concluído
Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/01 - 2017/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Professores no Século XXI: Os Desafios da Sobrevivência", Vida Económica, 2021
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Docentes Perante os Desafios Tecnológicos: Ameaça ou Oportunidade?", Vida Económica, 2020
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Um Novo Perfil para os Estudantes do Século XXI", Vida Económica, 2019
  4. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "A Oferta Educativa e as Exigências do Mercado", Vida Económica, 2019
  5. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Festivais de Cinema, as Cidades e o Turismo", Vida Económica, 2019
  6. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Financiamento das Indústrais Culturais", Vida Económica, 2018
  7. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O(s) Consumidor(es) de Cultura", Vida Económica, 2018
  8. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, o cinema e a memória cinéfila", Vida Económica, 2018
  9. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Estratégias da Gestão de Marketing Cultural", Vida Económica, 2018
  10. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Eventos Culturais como Polos de Atração Turística", Vida Económica, 2017
  11. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Desafios da Gestão Cultural", Vida Económica, 2017
Artigo em revista
  1. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Networks, Innovation and Knowledge Transfer in Tourism Industry: An Empirical Study of SMEs in Portugal". Social Sciences 10 159 (2021):
    Publicado
  2. IVO M. F. M. RODRIGUES; NUNO F. M. SOARES; JOÃO M. LOPES; JOSÉ C. OLIVEIRA; JORGE M. N. G. LOPES. "GAMIFICATION AS A NEW TREND IN THE CO-CREATION PROCESS". RAM. Revista de Administração Mackenzie 22 4 (2021): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramr210132.
    10.1590/1678-6971/eramr210132
  3. Borges, Ana Pinto; Cunha, Cristina; Lopes, Jorge. "The main factors that determine the intention to revisit a music festival". Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events (2020): 1-22. http://dx.doi.org/10.1080/19407963.2020.1817051.
    Publicado • 10.1080/19407963.2020.1817051
  4. Vieira, Elvira; Borges, Ana Pinto; Rodrigues, Paula; Lopes, Jorge. "The role of intangible factors in the intention of repeating a tourist destination". International Journal of Tourism Policy 10 4 (2020): 327-350. http://dx.doi.org/10.1504/ijtp.2020.112639.
    Publicado • 10.1504/ijtp.2020.112639
  5. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, os Eventos e o Turismo". 271 (2019): 134-134.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Braga, José Luís; Lopes, Jorge Manuel. "The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas". In Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism, 207-227. Índia: IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-1302-6.ch012
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural - Os Desafios da Gestão de Marcas Culturais". In Marketing Insights, 127-151. LISBOA, Portugal: Chiado, 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "The Influence of the Factors Push and Pull in the Intention to Return to a Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies". Trabalho apresentado em Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Em revisão
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes; Braga, José Luís. "Sustainability and Authenticity as Differentiating Factors in Porto's Off Peak Tourism". Trabalho apresentado em Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2017.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021/05/05 Irmalex, SA – A Importância do Marketing na Organização
Orientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/10/07 O Impacto do Bloqueio de Publicidade no Marketing Digital
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2020/01/16 A Comunicação no Setor Imobiliário – O Caso Luximo’s, Christie’s
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019/10/31 Savoy Hotels and Resorts, Relatório de Estágio
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Influência dos Eventos na Promoção do Porto como Destino Turístico: O Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Importância do Marketing Relacional na Gestão de Marca: O Caso da Delightfull
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 Novas Estratégias de Comunicação – Mestre da Cor
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/22 âme moi: Uma Nova Estratégia de Marketing Digital
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018/06/27 O Novo Paradigma – Fazer vs. Ser Digital
Orientador
2018 - 2018/06/26 Plano de Marketing para a Empresa António Carlos Rocha
Orientador
2017 - 2017/06/27 Manual de Acolhimento e Integração - Auditrec
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/04/22 ISAG – European Business School: Plano de Marketing Internacional
Presidente do júri
Catarina Sousa Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/11/27 Estudo do Processo de Produção de Portas e Apresentação de Melhorias
Presidente do júri
José Carlos Pereira Mota (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/22 Impacto do Marketing Experiencial no Aumento da Lealdade dos Consumidores
Presidente do júri
Rafael de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/20 Análise da Produtividade do Serviço Pós-Venda: Criação de uma Ferramenta de Gestão para o Setor Automóvel
Presidente do júri
Afonso Trevisan Gomes Rijo (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09/09 Estratégias Comerciais e Marketing na Hotelaria: Estudo de Caso Sheraton - Porto
Presidente do júri
Beatriz Isabel Moreira Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/07/28 Vendas de Serviços no Mercado B2B: o Caso da Olicargo
Presidente do júri
Bernardo Camões Semelhe Félix (Mestrado)
2020/07/28 Técnicas de Venda Adaptadas aos Mercados-Alvo
Presidente do júri
Filipe Alexandre Oliveira Brandão Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/06/15 Importância do Power Branding para o Sucesso da Marca Corporativa no Contexto das PME
Presidente do júri
José Luís Mendes dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/16 Análise da Qualidade do Serviço, da Satisfação e da Confiança dos Clientes na Caixa Agrícola de Trás os Montes e Alto Douro
Presidente do júri
Daniela Filipa Vieira Borges (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributo para a Melhoria da Presença Digital das Marcas Milaneza e Nacional
Presidente do júri
Juliana Sofia Celestino Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributos para a Melhoria da Estratégia de Comunicação da Pib – Design & Comunicação
Presidente do júri
Catarina da Silva Ramos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Plano de Comunicação do Projeto Gitscale para a Web Summit
Presidente do júri
Francisca da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/11 O Papel do Cultural Branding para o Sucesso da Marca – O Caso Milanesa
Presidente do júri
Mariana Guedes de Cárcomo Lobo (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/08 Plano de Marketing – 688 Apartments
Presidente do júri
Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018/10/31 Gestão da Marca no Contexto da Economia Social: a Plataforma da Marca
Presidente do júri
Paula Cristina de Sousa Beira Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 Estratégias para a Internacionalização das PME de Tecelagem de Portugal (Mestrado)
2018 Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - Brigadão (Mestrado)
2018 O Papel do Marketing Digital aplicado ao conceito B2B na Bi-Bright (Mestrado)
2018 Proposta de um Plano de Comunicação Integrada para o Centro de Serviços Porsche Matosinhos (Mestrado)
2017 Fatores Determinantes das Exportações Portuguesas do PSI 20 (Mestrado)
2017 Plano de Comunicação de Marketing numa Empresa de Bens Alimentares no Interior de Portugal (Mestrado)
2017 Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress Centre (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03 - 2021/06 Técnicas de Expressão e Comunicação I Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Gestão de Marketing Mestrado em Direção Comercial e Marketing e Gestão de Empresas (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Técnicas de Expressão e Comunicação II Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/02 Marketing Licenciatura em Gestão de Empresas e Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Comunicação Empresarial Integrada Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa I Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa III Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa IV Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação I Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Restauração e Bebidas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão e Comércio Internacional (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Empresas (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação II Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Gestão de Marketing Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Língua Inglesa II Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Distinções

Outra distinção

2000 Prémio Desempenho
Ensigest, Portugal
1987 Prémio Hickling
Universidade dos Açores, Portugal