???global.info.a_carregar???
# Formação Académica Doutoramento Tese O Festival de Cinema Fantasporto – Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto Área Ciências da Empresa (Gestão de Marketing Cultural / Marcas Culturais) Universidade Universidad Rey Juan Carlos Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales Departamento de Economía de la Empresa Apresentação e Defesa 5 de fevereiro de 2016 Classificação Sobresaliente Cum Laude # Experiência Profissional 1. Docência – Ensino Superior ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto (2016-) Cursos: Licenciaturas: Gestão Hoteleira, Turismo, Relações Empresariais Mestrados: Gestão de Empresas, Direção Comercial e Marketing Pós-Graduações: Gestão Empresarial, Direção Comercial e Marketing CTeSP: Restauração e Bebidas e Gestão e Comércio Internacional Unidades Curriculares lecionadas: Gestão de Marketing / Estratégia de Marketing (Mestrados e Pós-Graduações) Técnicas de Expressão e Comunicação I e II Língua Inglesa I, II, III e IV Cultura Portuguesa Orientação de Dissertações, Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio Universidade Lusíada – Norte, Porto – Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, (2016 – 2017) Curso: Licenciatura: Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Planificação Estratégica de Media Inglês IPAM – Instituto Superior de Administração de Marketing (Lisboa e Porto, 1993 – 2013) Curso: Licenciatura: Gestão de Marketing Unidades Curriculares lecionadas: Plano de Marketing Práticas de Marketing Laboratórios de Marketing A e B Laboratório de Cidadania Ambiental Comunicação Empresarial Linguagem e Apresentação Empresarial Comportamento de Compra e Venda Business English Orientação de Teses e Projetos 2. Formação ECP – Escola de Comércio do Porto (2016) Unidades Curriculares lecionadas: Marketing de Serviços AEBA – Associação Industrial do Baixo-Ave (+ de 700h) Áreas de Formação Inglês e Comunicação # ORCID ID 0000-0002-2417-0659 # Key Words Marketing Cultural, Gestão de Marcas Culturais, Capacidade de Comunicação, Apresentação de Projetos, Organização, Coordenação de Áreas Científicas, Trabalho em Equipa, Domínio de Idiomas, Experiência Profissional.
Identification

Personal identification

Full name
Jorge Manuel Neves Gomes Lopes

Citation names

  • Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes

Author identifiers

Ciência ID
BF11-4D09-3BEA
ORCID iD
0000-0002-2417-0659

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures
  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2010 - 2016/02
Concluded
Ciências da Empresa (Doutoramento)
Major in Gestão de Marketing Cultural
Universidad Rey Juan Carlos, Spain
"Fantasporto - Uma Marca Cultural para a Cidade do Porto" (THESIS/DISSERTATION)
sobresaliente cum laude
1988 - 1993
Concluded
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As Narrativas Históricas de Rebelo da Silva" (THESIS/DISSERTATION)
17
1983 - 1987
Concluded
Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
14
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016/09/01 - Current Researcher (Research) Research Center in Business Sciences and Tourism (CICET-FCVC), Portugal
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016/01 - 2017/07 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2001 - 2013 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
1993 - 2001 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016/09/01 - Current Estudo de Públicos, a Avaliação das Marcas Patrocinadoras do evento e o Impacto económico do evento para o local
Essência do Vinho
Fundação de Serralves (Serralves em Festa)
Fundação de Serralves (Festa de Outono)
Avaliação da marca Fumeiro de Montalegre na 28.ª Edição da Feira do Fumeiro de Montalegre
Estudo de Público do Impacto Económico e Comportamento do Consumidor em relaçao à Marca Fumeiro de Montalegre - Feira do Fumeiro de Montalegre 29º Ed
Pic-Nic, Produções SA | Festival NOS Primavera Sound
Essência do Vinho - Edição de Verão 2021
Essência Festival 2022- Food, Drink & Music
Nova Era Beach Party
Researcher
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Braga, José Luís; Lopes, Jorge Manuel. "The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas". In Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism, 207-227. India: IGI Global, 2020.
    10.4018/978-1-7998-1302-6.ch012
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural - Os Desafios da Gestão de Marcas Culturais". In Marketing Insights, 127-151. LISBOA, Portugal: Chiado, 2017.
    Published
Conference abstract
  1. Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "The Role of the Sociodemographic and Emotional Intelligence Profile of Tourists in the Intention to Return to a Destination". Paper presented in International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020), Porto, 2020.
    Published
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "The Influence of the Factors Push and Pull in the Intention to Return to a Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies". Paper presented in Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2019.
    Under revision
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes; Braga, José Luís. "Sustainability and Authenticity as Differentiating Factors in Porto's Off Peak Tourism". Paper presented in Workshop in Tourism and Hospitality Management, Porto, 2017.
    Published
Journal article
  1. Rodrigues, Paula Cristina Lopes; Sousa, Ana Ferreira Antunes; Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes; Borges, Ana Pinto. "How does brand authenticity affect brand hate-love relationships and buying intention? The moderating role of brand personality". Journal of Brand Strategy 12 4 (2024): 381-403.
    Published
  2. Ana Ferreira; Borges Pinto, Ana; Bruno Vieira; Elvira Vieira; Paula Rodrigues; Jorge Lopes; Ana Canavarro. "Changes in the fashion industry and consumer choices in the Portuguese context: strategic directions". Strategic Management (2024): https://doi.org/10.5937/StraMan2300061F.
    10.5937/StraMan2300061F
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Networks, Innovation and Knowledge Transfer in Tourism Industry: An Empirical Study of SMEs in Portugal". Social Sciences 10 159 (2021):
    Published
  4. IVO M. F. M. RODRIGUES; NUNO F. M. SOARES; JOÃO M. LOPES; JOSÉ C. OLIVEIRA; JORGE M. N. G. LOPES. "Gamification as a new trend in the cro-creation process". RAM. Revista de Administração Mackenzie 22 4 (2021): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramr210132.
    10.1590/1678-6971/eramr210132
  5. Borges, Ana Pinto; Cunha, Cristina; Lopes, Jorge. "The main factors that determine the intention to revisit a music festival". Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events (2020): 1-22. http://dx.doi.org/10.1080/19407963.2020.1817051.
    Published • 10.1080/19407963.2020.1817051
  6. Vieira, Elvira; Borges, Ana Pinto; Rodrigues, Paula; Lopes, Jorge. "The role of intangible factors in the intention of repeating a tourist destination". International Journal of Tourism Policy 10 4 (2020): 327-350. http://dx.doi.org/10.1504/ijtp.2020.112639.
    Published • 10.1504/ijtp.2020.112639
  7. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, os Eventos e o Turismo". 271 (2019): 134-134.
    Open access
Newspaper article
  1. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Avaliações, o Google e o Chat GPT", Vida Económica, 2024
  2. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Ensino, o Papel e os Recursos Digitais", Vida Económica, 2023
  3. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Regresso às Lojas!", Vida Económica, 2023
  4. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Profecias e Realidades: o Mundo Digital", Vida Económica, 2023
  5. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Ensinar/hoje: uma Abordagem Humanística", Vida Económica, 2022
  6. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Ensino Universitário e as Grandes Crises Globais", Vida Económica, 2022
  7. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Professores no Século XXI: Os Desafios da Sobrevivência", Vida Económica, 2021
  8. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Docentes Perante os Desafios Tecnológicos: Ameaça ou Oportunidade?", Vida Económica, 2020
  9. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Marcas Culturais", Vida Económica, 2020
  10. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Um Novo Perfil para os Estudantes do Século XXI", Vida Económica, 2019
  11. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "A Oferta Educativa e as Exigências do Mercado", Vida Económica, 2019
  12. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Festivais de Cinema, as Cidades e o Turismo", Vida Económica, 2019
  13. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Financiamento das Indústrais Culturais", Vida Económica, 2018
  14. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O(s) Consumidor(es) de Cultura", Vida Económica, 2018
  15. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "O Marketing Cultural, o cinema e a memória cinéfila", Vida Económica, 2018
  16. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "As Estratégias da Gestão de Marketing Cultural", Vida Económica, 2018
  17. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Eventos Culturais como Polos de Atração Turística", Vida Económica, 2017
  18. Lopes, Jorge Manuel Neves Gomes. "Os Desafios da Gestão Cultural", Vida Económica, 2017
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - 2023 Novas Estratégias de Marketing para a SASIA – Reciclagem de Fibras Têxteis SA,
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a Empresa de Transportes Torres e Oliveira
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa HIMEV
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa SONERES
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Contributos para o Desenvolvimento de um Plano de Marketing para a empresa Móveis JUCA
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa HIMEV
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Plano de Marketing para a empresa SONERES
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 Contributos para o Desenvolvimento de um Plano de Marketing para a empresa Móveis JUCA
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 A Otimização da Experiência Física do Consumidor como Impulsionadora da Notoriedade e da Lealdade
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022 - 2023 A Importância do Marketing Territorial na Atração de Investimento – O Caso da Cidade de Braga
Supervisor
2022 - 2023 Os Desafios e Oportunidades do Canal Offline: O Caso Foreo
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2023 Plano de Marketing para a Empresa de Transportes Torres e Oliveira
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 O Papel do Inbound Marketing no Setor Automóvel: O Caso do Centro Porsche Porto
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 O Impacto das Estratégias de Marketing Verde na Intenção de Compra dos Consumidores
Supervisor
2021 - 2022 A Conceção de um Plano de Marketing Digital para Abertura de um Hostel em Matosinhos
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Plano de Comunicação para o Centro de Formação da Indústria de Calçado
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021 - 2022 Plano de Marketing para a Laborial, S.A.
Supervisor
Gestão de Empresas (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021/05/05 Irmalex, SA – A Importância do Marketing na Organização
Supervisor
Mestrado em Gestão de Empresas (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Bluebird: Novas Estratégias de Marketing Digital
Supervisor
Gestão de Empresas (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 Impacto da Comunicação nas Campanhas Eleitorais: Caso de Estudo – Iniciativa Liberal
Supervisor
DIreção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 O Enoturismo como Mercado Emergente: Quinta Nova – Plano de Comunicação
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
2020 - 2021 Marketing B2B no Contexto Microempresarial: O Caso da G3TECH
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Importância da Simbiose entre Marketing Digital e Marketing Relacional para a Empresa Macovex, S.A. em contexto de pandemia COVID-19
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Importância da Criação de um Departamento Comercial e a Influência dos Meios de Comunicação na Captação de Novos Clientes – O Caso da NoMore,
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
2019 - 2020/10/07 O Impacto do Bloqueio de Publicidade no Marketing Digital
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2020/01/16 A Comunicação no Setor Imobiliário – O Caso Luximo’s, Christie’s
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2019/10/31 Savoy Hotels and Resorts, Relatório de Estágio
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Influência dos Eventos na Promoção do Porto como Destino Turístico: O Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 A Importância do Marketing Relacional na Gestão de Marca: O Caso da Delightfull
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/23 Novas Estratégias de Comunicação – Mestre da Cor
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019/05/22 âme moi: Uma Nova Estratégia de Marketing Digital
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018/06/27 O Novo Paradigma – Fazer vs. Ser Digital
Supervisor
2018 - 2018/06/26 Plano de Marketing para a Empresa António Carlos Rocha
Supervisor
2017 - 2017/06/27 Manual de Acolhimento e Integração - Auditrec
Supervisor

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018 - Current Chair na ICABM - International Conference of Applied Business and Management 2018 - 2020 - 2022 e 2024 (2018)
Conference (Member of the Scientific Committee)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - Current Chair no Workshop on Tourism and Hospitality Management 2017 - 2019 - 2021 e 2023 (2017)
Workshop (Member of the Scientific Committee)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/03/13 O Impacto do Marketing Relacional na Lealdade do Consumidor Online: O Caso da Booking.com
(Thesis) Arguer
Marina Costa Joice Chalupa (Master)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2024/01/24 O Consumo de Conteúdos Digitais em Vídeo por parte das Crianças: a Perspetiva dos Pais
(Thesis) Arguer
Rita Catarina Lopes Pinto (Master)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2024/01/11 A Atitude dos Jovens Portugueses face às Campanhas de Doação de Sangue – Uma Abordagem Exploratória
(Thesis) Arguer
Sara da Conceição Vieira Lopes (Master)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/11/29 Gestão de Projetos Europeus – Gestión Estratégica & Innovación SA
President of the jury
Fernando Ferreira Barrias (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/10/18 Marketing de Influência – a Prova Social como Fator de Confiança nos Consumidores
President of the jury
Mafalda Marques Lopes Garcia Araújo (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/07/06 Internationalization of a Brand from the Vinho Verde Region: The Destalo Wine Case
President of the jury
Nicky Anup (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/05/10 Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Aracira Group
President of the jury
Ana Rita Soares Cunha Ferreira (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/04/18 Estudo de Mercado para o Lançamento de uma Nova Gama de Produtos da Marca Wepharm
President of the jury
Ana Carolina Frazão Monteiro (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2023/04/13 Estudo Exploratório para o Lançamento de uma Academia de Formação
President of the jury
Teresa Sofia da Silva Pimentel (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2022/12/13 Attitudes of French Consumers Towards Green Products: Perceptions and Purchase Intention
(Thesis) Arguer
Lenny Joseph (Master)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/11/30 A Relação entre as Tipologias de Conteúdo e o Brand Engagement na Rede Social Instagram – O Caso do Futebol Clube do Porto
(Thesis) Arguer
Bárbara Sofia Pacheco da Costa Monteiro Domingues (Master)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/10/12 Construção de um Modelo de Negócio para a Descarbonização das Cidades e Empresas: O Caso AYR
President of the jury
Mariana Brandão Ribeiro Neto (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/10/13 A Influência da Música na Publicidade Online: o Caso do YouTube
(Thesis) Arguer
Pedro Miguel Monteiro Azevedo (Master)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/08/03 Contributos para a Internacionalização da Marca – O Caso Casal Garcia
President of the jury
Rodrigo Bouça de Morais Laranjeira (Master)
2021/07/13 O Mercado do Surf em Portugal: Estudo do Comportamento do Consumidor
President of the jury
Miguel Guntzel Maia Leal (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/06/29 A Importância do Marketing Digital na Indústria do Mobiliário de Luxo – Caso Brabbu: Covet Group
President of the jury
Alexandra Caetano Monteiro (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/06/28 Marketing de Conteúdos no Contexto Digital: O Caso I Love Douro
President of the jury
Gonçalo Valentim Osório (Master)
2021/05/25 A Construção da Narrativa da Marca através da Criação de Museus Corporativos
President of the jury
Paulo Gilberto Prates Stenzel (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/05/24 Organizações de Apoio Cultural – O Caso do Imaginarius, Centro de Criação Analisado sob o Prisma do Marketing
President of the jury
Bárbara Oliveira Pinto Santos (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/04/22 ISAG – European Business School: Plano de Marketing Internacional
President of the jury
Catarina Sousa Lopes (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/04/22 A Influência do Marketing Digital em Empresas com menos de 5 Anos em Portugal
President of the jury
Daniel Filipe Abreu de Sousa (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/11/27 Estudo do Processo de Produção de Portas e Apresentação de Melhorias
President of the jury
José Carlos Pereira Mota (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/22 Impacto do Marketing Experiencial no Aumento da Lealdade dos Consumidores
President of the jury
Rafael de Oliveira (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10/20 Análise da Produtividade do Serviço Pós-Venda: Criação de uma Ferramenta de Gestão para o Setor Automóvel
President of the jury
Afonso Trevisan Gomes Rijo (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09/09 Estratégias Comerciais e Marketing na Hotelaria: Estudo de Caso Sheraton - Porto
President of the jury
Beatriz Isabel Moreira Guerreiro (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/07/28 Vendas de Serviços no Mercado B2B: o Caso da Olicargo
President of the jury
Bernardo Camões Semelhe Félix (Master)
2020/07/28 Técnicas de Venda Adaptadas aos Mercados-Alvo
President of the jury
Filipe Alexandre Oliveira Brandão Pereira (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/06/15 Importância do Power Branding para o Sucesso da Marca Corporativa no Contexto das PME
President of the jury
José Luís Mendes dos Santos (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/16 Análise da Qualidade do Serviço, da Satisfação e da Confiança dos Clientes na Caixa Agrícola de Trás os Montes e Alto Douro
President of the jury
Daniela Filipa Vieira Borges (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributo para a Melhoria da Presença Digital das Marcas Milaneza e Nacional
President of the jury
Juliana Sofia Celestino Silva (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Contributos para a Melhoria da Estratégia de Comunicação da Pib – Design & Comunicação
President of the jury
Catarina da Silva Ramos (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/05/07 Plano de Comunicação do Projeto Gitscale para a Web Summit
President of the jury
Francisca da Silva Teixeira (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/11 O Papel do Cultural Branding para o Sucesso da Marca – O Caso Milanesa
President of the jury
Mariana Guedes de Cárcomo Lobo (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019/01/08 Plano de Marketing – 688 Apartments
President of the jury
Narciso Fernando Pinto Ferreira de Oliveira (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018/10/31 Gestão da Marca no Contexto da Economia Social: a Plataforma da Marca
President of the jury
Paula Cristina de Sousa Beira Santos (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 Estratégias para a Internacionalização das PME de Tecelagem de Portugal (Master)
2018 Plano de Marketing para a Empresa Monteiro & Werfel, Lda. - Brigadão (Master)
2018 O Papel do Marketing Digital aplicado ao conceito B2B na Bi-Bright (Master)
2018 Proposta de um Plano de Comunicação Integrada para o Centro de Serviços Porsche Matosinhos (Master)
2017 Fatores Determinantes das Exportações Portuguesas do PSI 20 (Master)
2017 Plano de Comunicação de Marketing numa Empresa de Bens Alimentares no Interior de Portugal (Master)
2017 Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress Centre (Master)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/02/05 - Current Intercultural Communication Management Management Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/03 - 2021/06 Técnicas de Expressão e Comunicação I Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Gestão de Marketing Mestrado em Direção Comercial e Marketing e Gestão de Empresas (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/02 Técnicas de Expressão e Comunicação II Licenciatura em Relações Empresariais Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/02 Marketing Licenciatura em Gestão de Empresas e Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Comunicação Empresarial Integrada Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa I Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa III Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Língua Inglesa IV Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação I Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Restauração e Bebidas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Português e Técnicas de Comunicação Empresarial Gestão e Comércio Internacional (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Empresas (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Marketing Gestão de Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Técnicas de Expressão e Comunicação II Relações Empresariais (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Gestão de Marketing Direção Comercial e Marketing (Mestrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2019 Língua Inglesa II Gestão Hoteleira (Licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2011/10/12 Entrevista com o título: Contra a crise, gargalhar, gargalhar! Diário Económico

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2022/03/08 - Current Programa da Manhã - Antena 1 As consequências do conflito Rússia Ucrânia para a economia europeia e para as empresas portuguesas
2022/02/25 - Current Especial Informação – Programa 3 às 11 da RTP As consequências do conflito Rússia – Ucrânia para as empresas portuguesas
2011/10/10 - Current Portugal em Direto Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Current Blogue JPN Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Current Tarde Informativa Conferência Mood Marketing 2011
2011/10/10 - Current Porto Alive Conferência Mood Marketing 2011
Distinctions

Other distinction

2000 Prémio Desempenho
Ensigest, Portugal
1987 Prémio Hickling
Universidade dos Açores, Portugal