???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Pires Cachola. Concluiu Doutoramento em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa em 2015. É Professora Auxiliar Convidada e Investigador Principal na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 7 capítulos de livros publicados. Possui 35 itens de produção técnica. É curadora independente e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, instituição em que, desde 2010, lecciona como docente convidada. É fundadora e editora da revista Diffractions – Graduate Journal for the Study of Culture e escreve regularmente para catálogos e outras publicações artísticas e académicas. Faz parte do colectivo de curadoria, programação e produção de pensamento Pipi Colonial. .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Cachola

Nomes de citação

  • Cachola, Ana Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
BD1D-9C83-0D76
ORCID iD
0000-0002-7821-6245

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Doutoramento em Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Representações da Identidade Cultural Portuguesa na Arte Contemporânea. Pós-imagens entre o pedagógico e o performativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude (19-20)
2007 - 2009
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação, Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Da Criação à Mediação: ateliers de arte contemporânea em Portugal " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2000 - 2005
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010/10 - 2015/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/02/24 - Atual quéréla
Projecto curatorial
Outra
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual Pipi Colonial
Colectivo de Curadoria
Em curso
2017 - 2021 4C’s: Do Conflito à Convivialidade através da Criatividade e da Cultura
Investigador
Em curso
2018 - 2019 O Segundo Nexo
Projecto Curatorial
Outra
Em curso
2018 - 2019 Anexo
Projecto Curatorial
Outra
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Cachola, Ana Cristina. "Los Caminos que Llevan a Lisboa", Babelia – suplemento cultural do jornal El País, 2017
Artigo em revista
  1. Cachola, Ana Cristina. "O Bregas é um projecto artístico nosso - Entrevista a João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira". Revista Contemporânea #2 – Deriva Urbana/Urban Drifting Lisboa 2 (2018):
  2. Cachola, Ana. "Curating the University: Overlapping Problems and Solutions (with Luísa Santos)". Wrong Wrong Magazine 9 (2017): http://wrongwrong.net/artigo/curating-the-university-overlapping-problems-and-solutions.
    Publicado
  3. Cachola, Ana Cristina; Mayer, Joana. "“Destruição-regeneração-expansão: entrevista a Alexandre Farto AKA Vhils”". Diffractions – Graduate Journal for the Study of Culture 5 (2015):
    Publicado
  4. Cachola, Ana Cristina; Pereira, Sónia. "The Question of Popular Culture (Editorial)". Diffractions – Graduate Journal for the Study of Culture 4 (2015): https://lisbonconsortium.files.wordpress.com/2012/12/sonia-pereira_ana-cristina-cachola_the-question-of-popular-culture.pdf.
    Publicado
  5. Cachola, Ana Cristina. "Destruição-regeneração-expansão: entrevista a Alexandre Farto AKA Vhils (w/ Joana Mayer)". Diffractions – Graduate Journal for the Study of Culture, 5 (2015):
  6. Cachola, Ana Cristina. "“Escrever imagens em nome da guerra em Nostalgia de Maria Lusitano: quando a colónia mostra a metrópole”". Revista Comunicação & Cultura 12 (2011): 151-169.
    Publicado
  7. Cachola, Ana Cristina. "Escrever imagens em nome da guerra em Nostalgia de Maria Lusitano: quando a colónia mostra a metrópole". Revista Comunicação & Cultura n12 (2011): http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/09.-Ana-Cristina-Cachola.pdf.
Artigo em revista (magazine)
  1. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Santos, Luísa. "Ensaio Visual: Aimée Zito Lema", Revista Contemporânea, 2018
  2. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Mayer, Joana. "Entre Gênero e Colonialidade (colectivo Pipi Colonial)", Select – Arte e Cultura Contemporânea, 2017, https://www.select.art.br/entre-genero-e-colonialidade/.
  3. Cachola, Ana Cristina. "Entre Gênero e Colonialidade (w/ Joana Mayer and Daniela Agostinho)", 2017, https://www.select.art.br/entre-genero-e-colonialidade/.
  4. Cachola, Ana Cristina. "“Ser Feminista e...” (Editorial)", Revista Contemporânea (número especial): (In)visibilidades de género: práticas feministas na produção artística contemporânea, 2017
  5. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Mayer, Joana. "FAQ – Perguntas Frequentes sobre Feminismo (com Pipi Colonial)", Revista Contemporânea (número especial): (In)visibilidades de género: práticas feministas na produção artística contemporânea, 2017
  6. Cachola, Ana Cristina. "“João Onofre – Imagem e Movimento”", Paralelo - FLAD nº 8 , 2014
  7. Cachola, Ana Cristina. "“Rectangle Disorder – Susana Mendes Silva”", Arte Capital, 2014
Capítulo de livro
  1. Cachola, Ana Cristina. "Murro no Estômago ou os encontros no real". In Murro no Estômago, 5-7. Lisboa, Portugal: Galerias Municipais/EGEAC, 2020.
    No prelo
  2. Cachola, Ana Cristina; Espiridião, Marta. "Júlio Pomar, o Pintor que esculpiu o Futuro". In Júlio Pomar: Então e a Escultura?. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2019.
    Publicado
  3. Cachola, Ana Cristina. "El Fantasma de Una Oportunidad". In El Fantasma de Una Oportunidad, 11-16. Madrid, Espanha: La Nave Sánchez-Ubiría, 2019.
    Publicado
  4. Cachola, Ana Cristina. "O trabalho da ficção (não) é um momento à parte". In Momento à parte, 9-19. Portugal: Fundacção EDP, 2019.
    Publicado
  5. Cachola, Ana Cristina. "O tradutor como fotógrafo, o fotógrafo como performer ou o agir sobre (tecno)norma". In Low Ride Pleasure, S/P-S/P. Porto, Portugal: Pedro Magalhães, 2019.
    Publicado
  6. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela. "Dar o Corpo às Imagens / Fleshing Out the Images". In Amar-te os Ossos / Love You to the Bones - Igor Jesus. Künstlerhaus Bethanien Gmb, 2018.
    Publicado
  7. Cachola, Ana. "Function dysfunction: an affectology of an (un)common space". In X+I Appleton Square. Portugal: Appleton Square, 2018.
  8. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Santos, Luísa. "Corpo-Arquivo". In 13 Shots - Catálogo da exposição de Aimée Zito Lema. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  9. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Santos, Luísa. "13 Shots: Image, Latency, Performativity". In Conviviality and the Institutional. Portugal: CECC, Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
  10. Cachola, Ana Cristina; Santos, Luísa. "On Conviviality – Editorial". In Conviviality and the Institutional. Portugal: CECC: Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
  11. Cachola, Ana Cristina. "The return is certain". In Atlantica: Contemporary Art from Angola and its Diaspora, 53-58. lisboa, Portugal: Hangar Books, 2018.
    Publicado
  12. Cachola, Ana. "Voltar - Going Back". In Voltar de Vez em Quando - Cristina Ataíde. Portugal: Travessa da Ermida, 2017.
  13. Cachola, Ana Cristina. "A verdade são as máscaras". In Tudo o que é Profundo Ama a Máscara - António Neves Nobre e Rita Ferreira. Lisboa, Portugal: Galeria 3+1, 2017.
    Publicado
  14. Cachola, Ana Cristina Pires; Mayer, Joana; Agostinho, Daniela. "Return to Earth (c/ Pipi Colonial)". In Return to Earth - Rita GT. Lisboa, Portugal: Galeria Belo-Galsterer, 2017.
    Publicado
  15. Cachola, Ana Cristina. "Olhares Transgressores". In Smuggling - João Louro, 12-28. Elvas, Portugal: Museu de Arte Contemporânea de Elvas, 2016.
    Publicado
  16. Cachola, Ana Cristina. "Curador". In Pequenos monumentos que atestam o início da possibilidade, editado por Ana Rito; Hugo Barata, sp-sp. Lisboa, Portugal: Edição de Autor, 2015.
    Publicado
  17. Cachola, Ana Cristina. "Visual Equations". In meadow| curtain | round | broken line, sp-sp. New York, Estados Unidos: Lynch Tham, 2014.
    Publicado
  18. Cachola, Ana Cristina. "Os Lugares da Arte". In Coisa Mental, sp-sp. Campo Maior, Portugal: Centro de Ciência do Café, 2014.
    Publicado
  19. Cachola, Ana Cristina. "O mais improvável dos rostos". In Five minutes after violent death - João Louro, sp-sp. Lisboa, Portugal: Travessa da Ermida, 2014.
    Publicado
  20. Cachola, Ana Cristina. "Aquilo que se sabe vendo". In Do pequeno espaço entre as coisas - Pedro Calapez, 21-29. Óbidos, Portugal: Galeria Nova Ogiva, 2014.
    Publicado
  21. Cachola, Ana Cristina. "Esta não é uma exposição de design". In Partícula - Filipe Alarcão, 9-20. Lisboa, Portugal: Appleton Square, 2012.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cachola, Ana Cristina. A repetição é, aqui, potência da linguagem - Sobre Klaus Mosettig. Galeria UMA LULIK_, 2020.
    https://umalulikgallery.com/exposicoes/informel/
  2. Cachola, Ana Cristina. O peso das imagens. De todas. Segundo Nexo, 2019.
  3. Cachola, Ana Cristina. Sobre Sobre. Edição de autor Xavier Almeida/Galeria Zé dos Bois, 2019.
Edição de número de revista
  1. Cachola, Ana Cristina. "(In)visibilidades de género: práticas feministas na produção artística contemporânea.". Revista Contemporânea (2017):
    Publicado
  2. Cachola, Ana Cristina. "Popping the Question - The Question of Popular Culture". Diffractions -Graduate Journal for the Study of Culture 4 (2015):
    Publicado
Livro
  1. Cachola, Ana Cristina. Low Ride Pleasures. Porto, Portugal: Pedro Magalhães. 2019.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2019. "Atrito". In Atrito.
  2. Vasco Araújo. 2019. "Momento à Parte (co-curadoria com Inês Grosso) - MAAT, Lisboa, Portugal". In Momento à Parte.
  3. Alice dos Reis; Maria Trabulo; Diogo Henrique Martins; Diogo Bolota; Jaime Welsh; Catarina Real. 2019. "O Coração por Um Fio (co-curadoria com Marta Espiridião) - Galeria Valbom, Lisboa, Portugal".
  4. Ana Rebordão. 2019. "Travesseiro (co-curadoria com Marta Espiridião) - O Segundo Nexo, Lisboa, Portugal".
  5. Pedro Barateiro; Joseph Beuys; Von Calhau!; Richard Deacon; Alexandre Estrela; Marlene Dumas; João Maria Gusmão & Pedro Paiva; et al. 2019. "O Fantasma de Uma Oportunidade - La Nave Sanchez-Ubiría, Madrid, Espanha".
  6. Ana Rebordão; António Neves Nobre; Carla Filipe; Igor Jesus; Pedro Barateiro; Salomé Lamas. 2019. "Murro no Estômago - Galeria da Boavista, Galerias Municipais, Lisboa, Portugal".
  7. Alice Geirinhas; Ana Rito; AnaMary Bilbao; António Júlio Duarte; António Neves Nobre; Augusto Alves da Silva; Carla Filipe; et al. 2018. "A Guerra como Modo de Ver – Obras da Colecção António Cachola - MACE, Elvas, Portugal".
  8. Rita GT. 2018. "Escola ao Lado / Bumba na Chicala - Movart, Luanda, Angola".
  9. Mané Pacheco. 2018. "Para Toda a Obra (co-curadoria com Marta Espiridião) - O Segundo Nexo, Lisboa, Portugal".
  10. Maria Trabulo. 2018. "anexo G – Maria Trabulo (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  11. Andreia Santana. 2018. "anexo F – Andreia Santana (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  12. Igor Jesus; Mariana Silva. 2018. "Collaborations II (co-curadoria com Ana Luiza Teixeira de Freitas, Aveline De Bruin, Isabel Carlos e Filipa Oliveira) - Jachthuis Schijf, Holanda".
  13. Susana Mendes Silva. 2018. "anexo E – Susana Mendes Silva (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  14. Alice dos Reis. 2018. "anexo D – Alice dos Reis (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  15. Aimée Zito Lema. 2018. "13 Shots (co-curadoria com Daniela Agostinho e Luísa Santos) - Project Room Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal".
  16. Alice Geirinhas. 2018. "Chora - Rua das Gaivotas6, Lisboa, Portugal".
  17. André Romão. 2018. "anexo C – André Romão (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  18. Rita Ferreira. 2018. "anexo B – Rita Ferreira (co-curadoria com Marta Espiridião)- anexo, Lisboa, Portugal".
  19. João Marçal. 2018. "anexo A – João Marçal (co-curadoria com Marta Espiridião) - anexo, Lisboa, Portugal".
  20. Rita GT. 2018. "Escola ao Lado/ School Next Door - 50 Golborne Gallery, Londres, UK".
  21. Ana Santos; Andreia Santana; Mariana Silva; Pedro Neves Marques; Rita Ferreira. 2018. "10 anos / 10 artistas /10 exposições (co-curadoria com Filipa Oliveira e João Laia) - Chiado8, Lisboa, Portugal".
  22. Binelde Hyrcan. 2017. "Fuck It’s Too Late - Galeria Balcony, Lisboa, Portugal".
  23. Marie Carangi; Gê Escobar; FEMAFRO; Rita Ferreira; Alice Geirinhas; Rita GT; Igor Jesus; et al. 2017. "Efeito-Suruba (colectivo Pipi Colonial) - Rua das Gaivotas6, Lisboa, Portugal".
  24. Rita GT. 2017. "Return to Earth (com colectivo Pipi Colonial) - Galeria Belo Galsterer, Lisboa, Portugal".
  25. Igor Jesus; Mariana Silva. 2017. "Collaboration - Quetzal Art Centre, Vidigueira, Portugal".
  26. Amira Hanafi. 2017. "A dictionary of the revolution (co-curadoria com Luísa Santos) - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal".
  27. Cristina Ataíde. 2017. "Voltar de Vez em Quando - Travessa da Ermida, Belém, Portugal".
  28. Rita Ferreira; António Neves Nobre. 2017. "Tudo o que é Profundo Ama a Máscara - Galeria 3+1, Lisboa, Portugal".
  29. Rui Serra. 2017. "Todas as Noites - MACE, Elvas, Portugal".
  30. Rita Ferreira. 2017. "Boca Seca Coluna Húmida - Galeria Diferença, Lisboa, Portugal".
  31. Ana Pérez-Quiroga & Patrícia Guerreiro; Ana Rito; Ana Vidigal; Catarina Dias; Jérémy Pajeanc; João Onofre; Jorge Lourenço; et al. 2017. "A Coisa está preta (colectivo Pipi Colonial) - Bregas, Lisboa, Portugal".
  32. João Onofre. 2016. "João Onofre - Appleton Square, Lisboa, Portugal".
  33. João Louro. 2015. "Smuggling - MACE, Elvas, Portugal".

Outros

Outra produção
  1. Murro no Estômago ou os Encontros no Real. Folha de sala da exposição Murro no Estômago, Galeria da Boavista – Galerias Municipais, Lisboa.. 2019. Cachola, Ana Cristina.
  2. Acção e moderação. Folha de sala da exposição …an adventure in which humans are only one kind of participant…, de Gabriela Albergaria, Galeria Vera Cortês, Lisboa.. 2019. Cachola, Ana Cristina.
  3. When the artistic gesture becomes vernacular gesture. Folha de sala da exposição "Escola ao Lado/ School Next Door", Rita GT, 50 Golborne Gallery, Londres.. 2018. Cachola, Ana Cristina.
  4. Proximidade e atmosfera ou quando o afecto destrói o paradoxo. Folha de sala da exposição 'Três linhas, um canto vezes quatro. E uma paisagem', Suzanne S.D. Themlitz, Galeria Vera Cortês, Lisboa.. 2018. Cachola, Ana Cristina.
  5. Eaten away. Folha de sala do projecto 'Antropofagia' de Igor Jesus, Feira de Arte de Colónia, Alemanha.. 2018. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela.
  6. A noite arrancada à pintura. Folha de sala da exposição 'Pinturas Arrancadas à Noite', Marta Soares, Galeria Francisco Fino, Lisboa.. 2018. Cachola, Ana Cristina.
  7. A Guerra como Modo de Ver. Folha de sala da exposição 'A Guerra como Modo de Ver – Obras da Colecção António Cachola', MACE, Elvas.. 2018. Cachola, Ana Cristina.
  8. Entre a Alma de Viga e o Trolha, entre a Folha de Sala e a Carta de Amor. Folha de sala da exposição 'Para Toda a Obra' de Mané Pacheco, O Segundo Nexo, Lisboa.. 2018. Cachola, Ana Cristina.
  9. A Coisa está preta (com Pipi Colonial). Folha de sala da exposição colectiva A Coisa está preta, Bregas, Lisboa. 2017. Cachola, Ana Cristina; Mayer, Joana; Agostinho, Daniela.
  10. Interviews with the Artists: Luísa Jacinto. Projecto "5 to 5: 5 artists, 5 project rooms", Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina.
  11. Boca Seca Coluna Húmida. Folha de sala da exposição Boca Seca Coluna Húmida, de Rita Ferreira, Galeria Diferença, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina.
  12. O Fazer do Real. Folha de sala da exposição 'Todas as Noites', de Rui Serra, MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Elvas.. 2017. Cachola, Ana Cristina.
  13. The work of art in the era of its global repercussion. Folha de sala da exposição "A dictionary of the revolution", Amira Hanafi, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina; Santos, Luísa.
  14. Descarnar a Imagem. Folha de sala da exposição 'Amar-te os Ossos', Igor Jesus, Galeria Filomena Soares, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela.
  15. Estar no Tempo. Folha de sala da exposição Return to Earth, Rita GT, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Mayer, Joana.
  16. Fleshing Out the Image. Folha de sala da exposição 'Love You to the Bones', Igor Jesus, Künstlerhaus Bethanien, Berlin.. 2017. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela.
  17. Efeito Suruba. Folha de sala da exposição Efeito-Suruba, Rua das Gaivotas6, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina; Agostinho, Daniela; Mayer, Joana.
  18. O Regresso é Certo. Folha de sala da exposição 'Fuck It’s Too Late' de Binelde Hyrcan, Galeria Balcony, Lisboa.. 2017. Cachola, Ana Cristina.
  19. Sobre o Afecto e a Doença. Folha de sala para a exposição 'Animal’s Nightmare' de Joana Villaverde, Appleton Square, Lisboa. 2016. Cachola, Ana Cristina.
  20. Da Impossibilidade (In)visível. Folha de sala para a exposição Spooky action at a distance de Vasco Barata, Galeria Fonseca Macedo: Ponta Delgada.. 2016. Cachola, Ana Cristina.
  21. Guitarra Portuguesa. Folha de sala para a exposição 'João Onofre', Appleton Square, Lisboa. 2016. Cachola, Ana Cristina.
  22. Smuggling. Folha de sala da exposição 'Smuggling' de João Louro, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Elvas.. 2015. Cachola, Ana Cristina.
  23. Sem título. Folha de sala para a exposição 'Mergulho' de Vera Mota, Galeria Pedro Cera, Lisboa.. 2015. Cachola, Ana Cristina.
  24. O mesmo e o novo. Folha de sala da exposição Stay a while de Javier Fernandez, Appleton Square, Lisboa.. 2015. Cachola, Ana Cristina.
  25. El límite ubicuo. Folha de sala da exposição 'Off limits – Espacio sin retorno' de Pedro Calapez, Galería Luis Adelantado, Ciudad de México, México.. 2015. Cachola, Ana Cristina.
  26. Obra Reciente. Folha de sala da exposição 'Obra Reciente' de Pedro Calapez, Galería Max Estrella, Madrid.. 2014. Cachola, Ana Cristina.
  27. É preciso continuar. Folha de sala da exposição Área de Vera Mota, Museu da Faculdade de Belas-Artes do Porto, Porto.. 2014. Cachola, Ana Cristina.
  28. O Espaço do Lugar. Folha de sala da exposição 'Slipped Between' de Jeanine Cohen, Appleton Square Lisboa.. 2013. Cachola, Ana Cristina.
  29. O antes no agora. Folha de sala da exposição 'Presente-Passado' de AnaMary Bilbao, Galeria da Boavista, Lisboa.. 2013. Cachola, Ana Cristina.
  30. A ordem de volta ao caos. Folha de sala da exposição ''Schema' de Vera Mota, Appleton Square, Lisboa.. 2012. Cachola, Ana Cristina.
  31. Da remediação da aura. Folha de sala da exposição Le Plaisir au Dessin; Le Plaisir au Dessin; Le Plaisir au Dessin de Carlos Correia, Appleton Square, Lisboa. 2012. Cachola, Ana Cristina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/09 Talk About #1 - Eu Vejo Género Programa de Conhecimento de Walk & Talk
Festival Walk & Talk (Ponta Delgada, Portugal)
2019/05/07 Abjeção: Teorias e Vivências Abjeção: Teorias e Vivências
Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas, Portugal)
2019/03 Helena Almeida: Sente-me, Ouve-me, Vê-me (com Delfim Sardo e Filipa Oliveira) BoCA - Biennial of Contemporary Arts
(Portugal)
2019 Ver Helena Almeida - Masterclass BOCA - Biennial of Contemporary Arts 2019
Universidade de Braga
2019 Os Anexos do Anexo (com Marta Espiridião) Impasse
Culturona (projecto de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira)
2018 Academic activism: why grey zones of fakery, racism and sexism matter (or a plan against the trumpification of discourses) (com Luísa Santos) Workshop "Donald Trump’s Political Reality, The Politics of Fakery and the Fakery of Politics"
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2018 Activismo académico: a importância das zonas cinzentas da falsidade, do racismo e do sexismo (ou um plano contra a trumpificação dos discursos) (com Luísa Santos) Encontro Ciência ’18
Encontro Ciência
2018 Rápido, Veloz, Vertiginoso: Qual o Tempo da Criação Contemporânea? E o Futuro? Ensinar Arte e Design na Sociedade do Instantâneo
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
2018 Portuguese Class With An Accent Escola ao Lado / School Next Door
50 Golborne Gallery (Reino Unido)
2018 Apresentação do livro Portuguese Emerging Art 2018 EMERGE
Fundação Calouste Gulbenkian
2017 Curating the university (com Luísa Santos) Paper Sessions - The Museum Reader Conference
MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea.
2017 Sobre 'Return to Earth' de Rita GT (com Pipi Colonial) ENCONTRARTE
Galeria Belo Galsterer
2016 Centriferias: um novo léxico para fazer mundos Periférica - Brainstorming Art
Walk&Talk (Ponta Delgada, Portugal)
2016 Estado Novo para Imagens Velhas: A Guerra Colonial na obra de Pedro Barateiro e Maria Lusitano VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Porto, Portugal)
2016 A Turn Towards Online Exhibition & Distribution Platforms Post Screen Festival
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Residir
Residências Artísticas da Tojeira
2016 MAAT – O Museu como espaço público? Mesa-Redonda
Arquivo 237,
2016 Sobre 'Under All of This' de Cristina Ataíde ENCONTRARTE
Galeria Belo Galsterer
2015 Flagging Critical Practices: The Portuguese Flag in Contemporary Art Circulating Critical Practices Workshop
Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2013 Contemporary art and Cultural Studies: overlapping agendas Cultural Studies Association Conference 2013 – “Beyond Interdisciplinarity: Interventions in Cultural Studies and the Arts”
Cultural Studies Association (Chicago, Estados Unidos)
2012 The Colors of Belonging: the Portuguese Flag in Contemporary Art International Conference “Thinking Colors: Perception, Translation and Representation”
CECC - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2012 A arte do mito: os mitos de nacionalidade nas obras de João Pedro Vale e Joana Vasconcelos Colóquio Internacional “Revisitar o Mito”
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Pursued by the Trivial : Joanas Vasconcelos’ Public Artworks Conferência Internacional "Pursuing the Trivial: Investigations into Popular Culture"
Universidade de Viena (Viena, Áustria)
2012 Contemporary Art and Culture Studies: Overlapping Agendas Crossroads in Cultural Studies
Sorbonne Nouvelle - UNESCO (Paris, França)
2012 Regarding the Centre (of conflict) as Periphery: The Portuguese Empire and the Colonial War in Pedro Barateiro’s "Composição" Second Lisbon Summer School for the Study of Culture - “Peripheral Modernities”
The Lisbon Consortium - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2012 A red and green (hi)story: the Portuguese Flag in contemporary art 33rd Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies
Association For Contemporary Iberian Studies (Londres, Reino Unido)
2012 The Strange Case of Banksy: Street Art Between Authority and Alterity 33ª Conferência da APEAA
APEAA (Lisboa, Portugal)
2012 The Popular Side of Contemporaneity: Pop and Folk in João Pedro Vale’s Artworks 3rd Graduate Conference in Culture Studies “Report from the Pop Line: On the Life and Afterlife of Popular”
The Lisbon Consortium - CECC (Lisboa, Portugal)
2011 Warscapes, the figures and their absence: The War on Terror in Portuguese contemporary art 32nd Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies
Association For Contemporary Iberian Studies (Glasgow, Reino Unido)
2011 Freedom and entropy: the (de)composition of meanings in João Pedro Vale’s artworks 2nd International Graduate Conference in Communication and Culture “The Culture of Remix”
Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2011 Street art for streetless: the symbolic destruction of West Bank Wall International Conference “The Ethics and Politics of Representation”
Università degli Studi di Bergamo (Bergamo, Itália)
2011 Regarding the Cinema of Others: The Colonial War in Portuguese Contemporary Art IV International CECC Conference “Post-Conflict Cinema: Imagining Out-breaks and in-tensions”
CECC - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2011 Writing Images in the Name of War: When the Colony Displays the Metropolis First Lisbon Summer School for the Study of Culture - “Performaticity” (27 de Junho – 2 de Julho)
Lisbon Consortium (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Contradictory Space. Monumental-Decorative Art in Late-Soviet Estonia, Latvia and Lithuania 1979-1991
Orientador de Gregor Taul
Culture Studies (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Between Soft Power and Cultural Diplomacy: A Case Study of the Louvre Abu Dhabi
Orientador de Martin Antoine Poiret
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Galleries in Lisbon: Before and After the Crisis, a Different City, a Different Art Market (título provisório)
Orientador de Linda Morando di Custoza
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Peggy Guggenheim: an artist that did not paint (título provisório)
Orientador de Camilla Mongini
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual MUSIC FESTIVALS AS CATALYZERS FOR THE DEVELOPMENT AND REGENERATION OF RURAL REGIONS: AN EXPERIENCE WITHIN WAKING LIFE FESTIVAL
Orientador de Baptiste Guimiot
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual A ARTE MARTELO DE LINN DA QUEBRADA: LINGUAGEM, PERFORMATIVIDADE E A QUEDA DO MACHO
Orientador de Luiz Felipe Novais
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Knowledge Production in Visual Arts Organizations: A Case Study on the Triangle Network
Orientador de Sofia Steinvorth
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - Atual Towards an Agonistic Ethics in Contemporary Art
Coorientador de Orsola Vannocci
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2019 Between the Physical and the Symbolic: on Shifting of Boundaries within the Israeli Culture
Orientador de Zohar Iancu
Estudos de Cultura, especialização em Performance e Criatividade (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2019 Recriar: Portugueses do Luxemburgo - A Curatorial and Theoretical Reflection on the Portuguese Immigration in Luxembourg
Orientador de Athena Abrahimia
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 A Feira de Arte Contemporânea na era da Globalização Cultural: o caso da ARCO Lisboa
Orientador de Patrícia Alexandra Assis Simões
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/12 - 2017/12 Comité Científico da conferência internacional no âmbito do programa 4C’s “Conviviality and the Institutional” (2017/12 - 2017/12)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal
2017/11 - 2017/11 Organização (com Pipi Colonial) dos painéis “Futurologia do presente: arte, corpo e clima”, com Sophia Al-Maria, e “Repensar o Antropoceno”, com Denise Ferreira da Silva e Ursula Biemann, no Fórum do Futuro, Porto (2017/11 - 2017/11)
Conferência (Coorganizador)
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2017/11 - 2017/11 Organização (com Pipi Colonial) do debate “Feminismos e Pós-Colonialidade”, com FEMAFRO, Gê Escobar e Joacine Moreira, no âmbito da exposição Efeito-Suruba, Rua das Gaivotas6, Lisboa. (2017/11 - 2017/11)
Conferência (Coorganizador)
2017/05 - 2017/05 Organização (com Miguel Amado) do Fórum “Em que Estou a Trabalhar?” na ARCO Lisboa 2017, moderação e conversa com João Ribas, Filipa Oliveira, Aveline de Bruin, Jesse James, Martha Kirszenbaum, Guilherme Blanc, Margarida Mendes, Luísa Santos, Nicolas de Oliveira, David Cabecinha, Susana Pomba, ATLAS PROJECTOS, Luiz Vieira, Pedro Gadanho, Vera Appleton e Bruno Leitão. (2017/05 - 2017/05)
Conferência (Coorganizador)
ARCO Lisboa, Portugal
2017/04 - 2017/04 Organização do lançamento da edição especial da Revista Contemporânea “(In)visibilidades de género: práticas feministas na produção artística contemporânea.“ com performance de Susana Mendes Silva, ensaio visual de Ana Vidigal, e participação no painel com Fernanda Fragateiro, Filipa Oliveira e Luís Silva (2017/04 - 2017/04)
Simpósio (Coorganizador)
MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal
2017/04 - 2017/04 Organização da programação do 10º aniversário da Appleton Square, com uma conversa entre os coleccionadores, António Cachola, Armando Cabral, José Carlos Santana Pinto, e a vice-directora da ARCO, Maribel Zambrana, moderada por Vera Appleton, e uma conversa entre vários responsáveis de projectos com 10 anos: Jorge Viegas e James Steele (Galeria 3+1), João Silvério (Empty Cube), Vera Appleton (Appleton Square) e António Cachola (MACE) moderada por Ana Cristina Cachola (2017/04 - 2017/04)
Encontro
2016/10 - 2016/10 'The Way we Work Now': Lecture by Irit Rogoff (2016/10 - 2016/10)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal
2016/07 - 2016/07 Quem tem medo de Fantasmas? - Screening e conversa com Vasco Araújo a propósito da obra Parque Temático (2016/07 - 2016/07)
Conferência (Coorganizador)
Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal

Appleton Square, Portugal
2016/04 - 2016/04 “Feminist Ghosts”, Performance de Vera Mota e Mesa Redonda com Ana Vidigal, Daniela Agostinho e Isabel Capeloa Gil (2016/04 - 2016/04)
Mesa-redonda (Outra)
Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal
2012/12 - 2012/12 Comité Científico da conferência internacional “Report from the Pop Line: On the Life and Afterlife of Popular”, III Conferência de estudos pós-graduados (2012/12 - 2012/12)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012/03 - 2012/03 Comité Científico da conferência internacional “Thinking Colors: Perception, Translation and Representation" (2012/03 - 2012/03)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2009 - 2009 Comité Científico do programa de conferências “Metamorfoses da Criatividade” (2008 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
CECC/Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Centro Nacional de Cultura, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/08 - 2019/07/19 Participação no programa de residências do Festival Walk & Talk, com o objectivo de preparar a curadoria do circuito de exposições para o ano de 2020.O Programa de Residências Artísticas (PRA) integra as residências em curso a cada edição do Walk&Talk e pretende potenciar tanto a criação inédita e experimental nos Açores, diversificando as áreas de expressão artística presentes no festival, como a promoção de um diálogo cada vez mais transdisciplinar no contexto local.
Festival
Festival Walk & Talk - Programa de Residências
2018/09 - 2018/09 Moderação da mesa-redonda "Convivialidade e o Institucional", no âmbito do lançamento de "Conviviality and the Institutional" (Santos, L. et al [ed.])
Mesa-redonda
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Food Museums for (After)Thought: Narratives of Identity and Heritage in the Cheese Museum at Peraboa Raul Fernando Barbosa dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 Politics of Representation of African Contemporary Art and Culture in European Cultural Institutions: an Afropolitan Experience at Bozar Elena Ndidi Akilo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 Colagem na Arquitetura: repensar a colagem na Arquitetura Cheila Eloísa Ramiro Azenha (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 Fotografia da Guerra Colonial Portuguesa: Memórias Visuais Clara Caldeira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013 - 2018 Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/07 - 2020/05 Mina espectáculo de dança que terá lugar no Teatro São Luiz, concebido por Carlota Lagido. A Carlota Lagido interessa trabalhar com mulheres, artistas e não-artistas, e utilizar o processo de criação como uma possível plataforma de ativismo feminista, transfeminista e interseccional. “Interessa-me fazer um espetáculo-manifesto que pretende contribuir para a abolição do patriarcado”, defende. Mina é um projeto que se envolve assumidamente em questões feministas, é um projeto com e sobre mulheres. “

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Cultura Visual Mestrado Integrado de Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016 - 2027 Database Research e Methods of Cultural Analysis. Mestrado em Estudos de Cultura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2020 Teorias da Representação Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2020 Cultural Management - Gestão Cultural Comunicação Social e cultural (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2018 - 2019 Seminário de Investigação II Doutoramento em Estudos de Cultura (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2018 Atelier de Empreendedorismo Cultural Mestrado em Estudos de Cultura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2017 Escrita e Comunicação das Artes (Outros) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 - 2015 Portuguese Contemporary Art Curso de curta duração de Língua e Cultura Portuguesa (Outros) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2011 - 2013 Arte Pública no século XX Mestrado em Estudos de Arte Contemporânea (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2010 - 2011 Marketing das Artes Performativas e Visuais Licenciatura em Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/04/03 "El futuro de la colección, y su estabilidad en ese futuro, nunca estuvo en juego" Ana Cristina Cachola ARTEINFORMADO
2019 Entrevista sobre curadoria, incorporada na obra "Uma Breve História da Curadoria" de Sara & André Uma Breve História da Curadoria

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/08 - Atual Associação Alkantara - Alkantara Festival Membro da direcção com funções de consultoria

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Concurso de Novos Artistas, para publicação do Portuguese Emerging Art Book 2018 EMERGE – Contemporary Art Agency., Portugal
2012 - Atual Prémio Traduzir, categoria de língua espanhola Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 - 2020 Membro do Juri das opens call para artistas do Festival Walk & Talk - Open Call for Residency é uma chamada aberta a artistas de todas as idades, geografias e disciplinas que atribui duas (2) residências no Programa de Residências Artísticas Walk&Talk durante o biénio de 2019/2020.
Distinções

Outra distinção

2018 Criatório 2018 - concurso anual de apoio à criação artística no Porto
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2017 Bolsa de Pós-doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 Bolsa Culture@Work para participação no workshop “Circulating Critical Practices”, Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Universitat de Barcelona
2011 Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal