Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Cristina Cachola
Citation names
- Cachola, Ana Cristina
Author identifiers
- Ciência ID
- BD1D-9C83-0D76
- ORCID iD
- 0000-0002-7821-6245
Knowledge fields
- Humanities - Other Humanities
- Social Sciences - Sociology
- Humanities
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010 - 2015
Concluded
|
Doutoramento em Estudos de Cultura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Representações da Identidade Cultural Portuguesa na Arte Contemporânea. Pós-imagens entre o pedagógico e o performativo" (THESIS/DISSERTATION)
|
Summa cum laude (19-20) |
2007 - 2009
Concluded
|
Mestrado em Ciências da Comunicação, Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Da Criação à Mediação: ateliers de arte contemporânea em Portugal " (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2000 - 2005
Concluded
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
14 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/09/01 - Current | Researcher (Research) | Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015/09 - Current | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2010/10 - 2015/01 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/02/24 - Current | quéréla
Projecto curatorial
Other
|
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2016 - Current | Pipi Colonial
Colectivo de Curadoria
|
Ongoing
|
2017 - 2021 | 4C’s: Do Conflito à Convivialidade através da Criatividade e da Cultura
Researcher
|
Ongoing
|
2018 - 2019 | O Segundo Nexo
Projecto Curatorial
Other
|
Ongoing
|
2018 - 2019 | Anexo
Projecto Curatorial
Other
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Exhibition catalog |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Magazine article |
|
Newspaper article |
|
Artistic / Performance
Curatorial / Museum exhibition |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/07/09 | Talk About #1 - Eu Vejo Género | Programa de Conhecimento de Walk & Talk
Festival Walk & Talk (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019/05/07 | Abjeção: Teorias e Vivências | Abjeção: Teorias e Vivências
Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas, Portugal)
|
2019/03 | Helena Almeida: Sente-me, Ouve-me, Vê-me (com Delfim Sardo e Filipa Oliveira) BoCA - Biennial of Contemporary Arts |
(Portugal)
|
2019 | Ver Helena Almeida - Masterclass | BOCA - Biennial of Contemporary Arts 2019
Universidade de Braga
|
2019 | Os Anexos do Anexo (com Marta Espiridião) | Impasse
Culturona (projecto de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira)
|
2018 | Academic activism: why grey zones of fakery, racism and sexism matter (or a plan against the trumpification of discourses) (com Luísa Santos) | Workshop "Donald Trump’s Political Reality, The Politics of Fakery and the Fakery of Politics"
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2018 | Activismo académico: a importância das zonas cinzentas da falsidade, do racismo e do sexismo (ou um plano contra a trumpificação dos discursos) (com Luísa Santos) | Encontro Ciência ’18
Encontro Ciência
|
2018 | Rápido, Veloz, Vertiginoso: Qual o Tempo da Criação Contemporânea? | E o Futuro? Ensinar Arte e Design na Sociedade do Instantâneo
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
|
2018 | Portuguese Class With An Accent | Escola ao Lado / School Next Door
50 Golborne Gallery (United Kingdom)
|
2018 | Apresentação do livro Portuguese Emerging Art 2018 | EMERGE
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2017 | Curating the university (com Luísa Santos) | Paper Sessions - The Museum Reader Conference
MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea.
|
2017 | Sobre 'Return to Earth' de Rita GT (com Pipi Colonial) | ENCONTRARTE
Galeria Belo Galsterer
|
2016 | Centriferias: um novo léxico para fazer mundos | Periférica - Brainstorming Art
Walk&Talk (Ponta Delgada, Portugal)
|
2016 | Estado Novo para Imagens Velhas: A Guerra Colonial na obra de Pedro Barateiro e Maria Lusitano | VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Porto, Portugal)
|
2016 | A Turn Towards Online Exhibition & Distribution Platforms | Post Screen Festival
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Residir |
Residências Artísticas da Tojeira
|
2016 | MAAT – O Museu como espaço público? | Mesa-Redonda
Arquivo 237,
|
2016 | Sobre 'Under All of This' de Cristina Ataíde | ENCONTRARTE
Galeria Belo Galsterer
|
2015 | Flagging Critical Practices: The Portuguese Flag in Contemporary Art | Circulating Critical Practices Workshop
Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Universitat de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2013 | Contemporary art and Cultural Studies: overlapping agendas | Cultural Studies Association Conference 2013 – “Beyond Interdisciplinarity: Interventions in Cultural Studies and the Arts”
Cultural Studies Association (Chicago, United States)
|
2012 | The Colors of Belonging: the Portuguese Flag in Contemporary Art | International Conference “Thinking Colors: Perception, Translation and Representation”
CECC - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A arte do mito: os mitos de nacionalidade nas obras de João Pedro Vale e Joana Vasconcelos | Colóquio Internacional “Revisitar o Mito”
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Pursued by the Trivial : Joanas Vasconcelos’ Public Artworks | Conferência Internacional "Pursuing the Trivial: Investigations into Popular Culture"
Universidade de Viena (Viena, Austria)
|
2012 | Contemporary Art and Culture Studies: Overlapping Agendas | Crossroads in Cultural Studies
Sorbonne Nouvelle - UNESCO (Paris, France)
|
2012 | Regarding the Centre (of conflict) as Periphery: The Portuguese Empire and the Colonial War in Pedro Barateiro’s "Composição" | Second Lisbon Summer School for the Study of Culture - “Peripheral Modernities”
The Lisbon Consortium - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A red and green (hi)story: the Portuguese Flag in contemporary art | 33rd Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies
Association For Contemporary Iberian Studies (Londres, United Kingdom)
|
2012 | The Strange Case of Banksy: Street Art Between Authority and Alterity | 33ª Conferência da APEAA
APEAA (Lisboa, Portugal)
|
2012 | The Popular Side of Contemporaneity: Pop and Folk in João Pedro Vale’s Artworks | 3rd Graduate Conference in Culture Studies “Report from the Pop Line: On the Life and Afterlife of Popular”
The Lisbon Consortium - CECC (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Warscapes, the figures and their absence: The War on Terror in Portuguese contemporary art | 32nd Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies
Association For Contemporary Iberian Studies (Glasgow, United Kingdom)
|
2011 | Freedom and entropy: the (de)composition of meanings in João Pedro Vale’s artworks | 2nd International Graduate Conference in Communication and Culture “The Culture of Remix”
Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Street art for streetless: the symbolic destruction of West Bank Wall | International Conference “The Ethics and Politics of Representation”
Università degli Studi di Bergamo (Bergamo, Italy)
|
2011 | Regarding the Cinema of Others: The Colonial War in Portuguese Contemporary Art | IV International CECC Conference “Post-Conflict Cinema: Imagining Out-breaks and in-tensions”
CECC - Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Writing Images in the Name of War: When the Colony Displays the Metropolis | First Lisbon Summer School for the Study of Culture - “Performaticity” (27 de Junho – 2 de Julho)
Lisbon Consortium (Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - Current | Contradictory Space. Monumental-Decorative Art in Late-Soviet Estonia, Latvia and Lithuania 1979-1991
Supervisor of Gregor Taul
|
Culture Studies (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | Between Soft Power and Cultural Diplomacy: A Case Study of the Louvre Abu Dhabi
Supervisor of Martin Antoine Poiret
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | Galleries in Lisbon: Before and After the Crisis, a Different City, a Different Art Market (título provisório)
Supervisor of Linda Morando di Custoza
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | Peggy Guggenheim: an artist that did not paint (título provisório)
Supervisor of Camilla Mongini
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | MUSIC FESTIVALS AS CATALYZERS FOR THE DEVELOPMENT AND REGENERATION OF RURAL REGIONS: AN EXPERIENCE WITHIN WAKING LIFE FESTIVAL
Supervisor of Baptiste Guimiot
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | A ARTE MARTELO DE LINN DA QUEBRADA: LINGUAGEM, PERFORMATIVIDADE E A QUEDA DO MACHO
Supervisor of Luiz Felipe Novais
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | Knowledge Production in Visual Arts Organizations: A Case Study on the Triangle Network
Supervisor of Sofia Steinvorth
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Current | Towards an Agonistic Ethics in Contemporary Art
Co-supervisor of Orsola Vannocci
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Between the Physical and the Symbolic: on Shifting of Boundaries within the Israeli Culture
Supervisor of Zohar Iancu
|
Estudos de Cultura, especialização em Performance e Criatividade (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Recriar: Portugueses do Luxemburgo - A Curatorial and Theoretical Reflection on the Portuguese Immigration in Luxembourg
Supervisor of Athena Abrahimia
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - 2018 | A Feira de Arte Contemporânea na era da Globalização Cultural: o caso da ARCO Lisboa
Supervisor of Patrícia Alexandra Assis Simões
|
Estudos de Cultura, especialização em Gestão das Artes e da Cultura (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2017/12 - 2017/12 | Comité Científico da conferência internacional no âmbito do programa 4C’s “Conviviality and the Institutional” (2017/12 - 2017/12)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal |
2017/11 - 2017/11 | Organização (com Pipi Colonial) dos painéis “Futurologia do presente: arte, corpo e clima”, com Sophia Al-Maria, e “Repensar
o Antropoceno”, com Denise Ferreira da Silva e Ursula Biemann, no Fórum do Futuro, Porto (2017/11 - 2017/11)
Conference (Co-organisor)
|
Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2017/11 - 2017/11 | Organização (com Pipi Colonial) do debate “Feminismos e Pós-Colonialidade”, com FEMAFRO, Gê Escobar e Joacine Moreira, no
âmbito da exposição Efeito-Suruba, Rua das Gaivotas6, Lisboa. (2017/11 - 2017/11)
Conference (Co-organisor)
|
|
2017/05 - 2017/05 | Organização (com Miguel Amado) do Fórum “Em que Estou a Trabalhar?” na ARCO Lisboa 2017, moderação e conversa com João Ribas,
Filipa Oliveira, Aveline de Bruin, Jesse James, Martha Kirszenbaum, Guilherme Blanc, Margarida Mendes, Luísa Santos, Nicolas
de Oliveira, David Cabecinha, Susana Pomba, ATLAS PROJECTOS, Luiz Vieira, Pedro Gadanho, Vera Appleton e Bruno Leitão. (2017/05 - 2017/05)
Conference (Co-organisor)
|
ARCO Lisboa, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | Organização do lançamento da edição especial da Revista Contemporânea “(In)visibilidades de género: práticas feministas na
produção artística contemporânea.“ com performance de Susana Mendes Silva, ensaio visual de Ana Vidigal, e participação no
painel com Fernanda Fragateiro, Filipa Oliveira e Luís Silva (2017/04 - 2017/04)
Symposium (Co-organisor)
|
MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | Organização da programação do 10º aniversário da Appleton Square, com uma conversa entre os coleccionadores, António Cachola,
Armando Cabral, José Carlos Santana Pinto, e a vice-directora da ARCO, Maribel Zambrana, moderada por Vera Appleton, e uma
conversa entre vários responsáveis de projectos com 10 anos: Jorge Viegas e James Steele (Galeria 3+1), João Silvério (Empty
Cube), Vera Appleton (Appleton Square) e António Cachola (MACE) moderada por Ana Cristina Cachola (2017/04 - 2017/04)
Meeting
|
|
2016/10 - 2016/10 | 'The Way we Work Now': Lecture by Irit Rogoff (2016/10 - 2016/10)
Seminar (Co-organisor)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal |
2016/07 - 2016/07 | Quem tem medo de Fantasmas? - Screening e conversa com Vasco Araújo a propósito da obra Parque Temático (2016/07 - 2016/07)
Conference (Co-organisor)
|
Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal Appleton Square, Portugal |
2016/04 - 2016/04 | “Feminist Ghosts”, Performance de Vera Mota e Mesa Redonda com Ana Vidigal, Daniela Agostinho e Isabel Capeloa Gil (2016/04 - 2016/04)
Round table (Other)
|
Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture, Portugal |
2012/12 - 2012/12 | Comité Científico da conferência internacional “Report from the Pop Line: On the Life and Afterlife of Popular”, III Conferência
de estudos pós-graduados (2012/12 - 2012/12)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
2012/03 - 2012/03 | Comité Científico da conferência internacional “Thinking Colors: Perception, Translation and Representation" (2012/03 - 2012/03)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
2009 - 2009 | Comité Científico do programa de conferências “Metamorfoses da Criatividade” (2008 - 2009)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
CECC/Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Centro Nacional de Cultura, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/07/08 - 2019/07/19 | Participação no programa de residências do Festival Walk & Talk, com o objectivo de preparar a curadoria do circuito de exposições
para o ano de 2020.O Programa de Residências Artísticas (PRA) integra as residências em curso a cada edição do Walk&Talk e
pretende potenciar tanto a criação inédita e experimental nos Açores, diversificando as áreas de expressão artística presentes
no festival, como a promoção de um diálogo cada vez mais transdisciplinar no contexto local.
Festival
|
Festival Walk & Talk - Programa de Residências |
2018/09 - 2018/09 | Moderação da mesa-redonda "Convivialidade e o Institucional", no âmbito do lançamento de "Conviviality and the Institutional"
(Santos, L. et al [ed.])
Round table
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019 | Food Museums for (After)Thought: Narratives of Identity and Heritage in the Cheese Museum at Peraboa | Raul Fernando Barbosa dos Santos (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2019 | Politics of Representation of African Contemporary Art and Culture in European Cultural Institutions: an Afropolitan Experience at Bozar | Elena Ndidi Akilo (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2017 | Colagem na Arquitetura: repensar a colagem na Arquitetura | Cheila Eloísa Ramiro Azenha (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
|
2017 | Fotografia da Guerra Colonial Portuguesa: Memórias Visuais | Clara Caldeira (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2019/08 - Current | Associação Alkantara - Alkantara Festival | Membro da direcção com funções de consultoria |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/07 - 2020/05 | Mina espectáculo de dança que terá lugar no Teatro São Luiz, concebido por Carlota Lagido. A Carlota Lagido interessa trabalhar com mulheres, artistas e não-artistas, e utilizar o processo de criação como uma possível plataforma de ativismo feminista, transfeminista e interseccional. “Interessa-me fazer um espetáculo-manifesto que pretende contribuir para a abolição do patriarcado”, defende. Mina é um projeto que se envolve assumidamente em questões feministas, é um projeto com e sobre mulheres. “ |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2017 - Current | Cultura Visual | Mestrado Integrado de Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
2016 - 2027 | Database Research e Methods of Cultural Analysis. | Mestrado em Estudos de Cultura (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2019 - 2020 | Teorias da Representação | Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
2019 - 2020 | Cultural Management - Gestão Cultural | Comunicação Social e cultural (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
2018 - 2019 | Seminário de Investigação II | Doutoramento em Estudos de Cultura (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2017 - 2018 | Atelier de Empreendedorismo Cultural | Mestrado em Estudos de Cultura (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2016 - 2017 | Escrita e Comunicação das Artes | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2015 - 2015 | Portuguese Contemporary Art | Curso de curta duração de Língua e Cultura Portuguesa (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2011 - 2013 | Arte Pública no século XX | Mestrado em Estudos de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2010 - 2011 | Marketing das Artes Performativas e Visuais | Licenciatura em Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2019/04/03 | "El futuro de la colección, y su estabilidad en ese futuro, nunca estuvo en juego" Ana Cristina Cachola | ARTEINFORMADO |
2019 | Entrevista sobre curadoria, incorporada na obra "Uma Breve História da Curadoria" de Sara & André | Uma Breve História da Curadoria |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2013 - 2018 | Diffractions - Graduate Journal for the Study of Culture |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - Current | Concurso de Novos Artistas, para publicação do Portuguese Emerging Art Book 2018 | EMERGE – Contemporary Art Agency., Portugal |
2012 - Current | Prémio Traduzir, categoria de língua espanhola | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2019 - 2020 | Membro do Juri das opens call para artistas do Festival Walk & Talk - Open Call for Residency é uma chamada aberta a artistas de todas as idades, geografias e disciplinas que atribui duas (2) residências no Programa de Residências Artísticas Walk&Talk durante o biénio de 2019/2020. |
Distinctions
Other distinction
2018 | Criatório 2018 - concurso anual de apoio à criação artística no Porto
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
2017 | Bolsa de Pós-doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2015 | Bolsa Culture@Work para participação no workshop “Circulating Critical Practices”, Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Universitat de Barcelona |
2011 | Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|