???global.info.a_carregar???
[EN] Andrea Ulhôa is a PhD candidate in Education, specialising in Didactics and Curriculum Development at the University of Aveiro, where she is a Non-Doctoral Integrated Member of the Research Centre for Didactics and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF), supported by a scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT). Her research focuses on the continuous training of teachers in contexts of cultural and linguistic diversity and is part of the Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF). She holds a Master's degree in Education from the Federal University of Mato Grosso (UFMT), recognised by the University of Aveiro, and has specialisations in Higher Education Methodology from the Federal University of Goiás (UFG) and in Teacher Training from the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO). With extensive professional experience developed in Brazil, she has held various roles in higher education in the areas of didactics and teaching practices, including teaching, supervision of internships, coordination of specialised courses in teacher training, and university extension activities. In public education, she has experience as a teacher and pedagogical coordinator at the elementary level, as well as a manager of social and professional qualification programs, with a particular focus on inclusion and sociocultural diversity. She has also excelled in the design, implementation, and coordination of projects aimed at the social and professional qualification of citizens in vulnerable situations, working in the third sector, where she has promoted initiatives for integration and inclusion in diverse communities. [PT] Andrea Ulhôa é doutoranda em Educação na área de Didática e Desenvolvimento Curricular na Universidade de Aveiro, onde é Membro Integrado Não Doutorado no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A sua investigação foca-se na formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística e insere-se no Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF). Possui um mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reconhecido pela Universidade de Aveiro, e especializações em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Com vasta experiência profissional desenvolvida no Brasil, desempenhou diversas funções no ensino superior nas áreas de didática e práticas de ensino, incluindo docência, supervisão de estágios, coordenação de cursos de especialização em formação de professores e atividades de extensão universitária. Na educação pública, tem experiência como professora e coordenadora pedagógica no ensino básico, além de gestora de programas de qualificação social e profissional, com particular enfoque na inclusão e na diversidade sociocultural. Destacou-se ainda na conceção, implementação e coordenação de projetos voltados à qualificação social e profissional de cidadãos em situação de vulnerabilidade, atuando no terceiro setor, onde promoveu iniciativas de integração e inclusão em comunidades diversas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANDREA ULHOA

Nomes de citação

  • Ulhôa, Andrea
  • Ulhôa, Andrea Alves

Identificadores de autor

Ciência ID
BC10-F27B-0469
ORCID iD
0000-0002-0583-6179
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=rId2b0cAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • andreaulhoa@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2025
Em curso
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Interculturalidade na formação contínua de professores numa perspectiva de investigação-ação-formação. O caso do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005 - 2008
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Teorias e práticas pedagógicas da educação escolar
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
"O estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia e a aprendizagem profissional da docência: Alguns elementos para reflexão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1998 - 1999
Concluído
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
"O Lúdico nas Práticas Pedagógicas da Alfabetização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/08/01 - 1998/12/01
Concluído
Especialização em Formação de Professores - Área de concentração Informática Educativa (Postgraduate Certificate)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
"Educação de Portadores de Síndrome de Down em ambientes computacionais de aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994 - 1998
Concluído
Pedagogia (Licence)
Especialização em Educação infantil. Anos iniciais do ensino fundamental. Disciplinas pedagógicas do ensino secundário. Disciplinas pedagógicas no ensino superior. Gestão escolar.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
"Princípios Orientadores da Pré-escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2019 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdades Projeção, Brasil
1999 - 2004 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2018 Diretora de Qualificação Profissional Governo do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Estado do Trabalho, Brasil
2009 - 2013 Presidente Instituto Interamérica, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2021 Professora da Educação Básica Governo do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Estado de Educação, Brasil
1998 - 2005 Professora da Educação Básica Prefeitura de Goiânia, Brasil
Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual Nas fronteiras da formação contínua: construção colaborativa de uma prática docente intercultural e bilíngue nas raias entre Portugal e Espanha
2022.14501.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/09 - 2025/08 Nas fronteiras da formação contínua: construção colaborativa de uma prática docente intercultural e bilíngue nas raias entre Portugal e Espanha
2022.14501.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/06/16 - 2022/08/31 Interculturalidade na formação contínua de professores numa perspetiva de investigação-ação-formação em Escolas de Fronteiras
BI/UI57/10062/2022
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
2022/01/16 - 2022/05/16 A práxis docente intercultural e bilíngue nas fronteiras entre Portugal-Espanha: Os contributos d' "A Raia
BI/DEP/10062/2022
Bolseiro de Investigação
Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2019 Projeto EJA: contribuições para a prática pedagógica de alfabetização na escola pública
Faculdades Projeção
Orientador
Faculdades Projeção, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. "Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras (artigo)". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Leardine, Márcia Alexandra; Sá, Maria Helena Araújo e; Ulhôa, Andrea Alves. "Mirando as raias entre Portugal e Espanha: Um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 23 2 (2021): 423-438. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438
  2. Ulhôa, Andrea. "A instituição escolar sob a ótica do aluno: Algumas reflexões para subsidiar a formação do professor". Revista Projeção e Docência 5 2 (2014): 104-117. http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/issue/view/60/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. "Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras". In V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores - Livro de Atas, 883-894. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2022.
    Publicado
  2. Ulhôa, Andrea; Capela, Carina; Ribeiro, Erika; Mota, Marina. "Imagens que contam histórias: O photovoice e a foto-elicitação na investigação qualitativa". In Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, 53-72. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado • 10.34624/ka02-fq42
  3. Ulhôa, Andrea; Albuquerque, Simone. "Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia e desenvolvimento profissional da docência com o Tema Gerador". In Formação de professores e práticas em discussão, 107-127. Cuiabá, Brasil: EDUFMT, 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. "Formação contínua de professores para uma prática docente intercultural e bi/plurilingue: Um estudo de caso na fronteira luso-hispânica". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2023: Ciência e Oceano para além do Horizonte, 2023.
  2. Ulhôa, Andrea; Lourenço-Simões, Carolina; Araújo e Sá, Maria Helena. "Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira - Atividades realizadas e recursos produzidos na implementação dos Projetos de Aprendizagem". Trabalho apresentado em VI Fórum CIDTFF - CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?, 2022.
Resumo em conferência
  1. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. "Nas fronteiras da formação contínua: Construção colaborativa de uma prática docente intercultural e bilíngue nas raias entre Portugal e Espanha - Aspetos metodológicos". Trabalho apresentado em Research Summit 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado
  2. Ulhôa, Andrea; Lourenço-Simões, Carolina; Araújo e Sá, Maria Helena. "Desafios para a emergência do plurilinguismo e da interculturalidade na fronteira luso-espanhola: Um olhar a partir do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira". Trabalho apresentado em VII ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores - Desafios atuais na investigação em Educação - Agendas emergentes, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Ulhoa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena; Ferreira Martins, Viviane. "A formação contínua em foco: o PEBIF como espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente". Trabalho apresentado em Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s), Aveiro, 2022.
    Publicado
  4. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena; Ferreira Martins, Viviane. "A formação contínua em foco: o PEBIF como espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente". Trabalho apresentado em Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s), Aveiro, 2022.
    Publicado
  5. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. "Interculturalidade na formação continua de professores: O caso do projeto escolas interculturais bilíngues de fronteira". Trabalho apresentado em Research Summit 2021, Aveiro, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia e a aprendizagem profissional da docência: Alguns elementos para reflexão". Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, 2007. http://livros01.livrosgratis.com.br/cp071356.pdf.

Outros

Outra produção
  1. Histórias de uma parceria: O Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira. Vídeo realizado em co-autoria para o "VI Fórum do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores". 2022. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena; Barrio, Maria Matesanz; Lourenço-Simões, Carolina; Ana Paula Laborinho; Ferreira Martins, Viviane; Alexandre, Eulália. https://www.youtube.com/watch?v=L1srNpqofTc&list=PL9eSbe9tEVC_JNfYPq6sL0lcxDvr9xtJS&index=3.
  2. Interculturalidade na formação continua de professores em escolas de fronteiras: Considerações a partir de uma revisão de literatura. Comunicação oral no evento VI Jornadas Caminhos de investigação em Educação - Diálogos Inconclusos.. 2021. Ulhôa, Andrea; Araújo e Sá, Maria Helena. http://ciedi2021.web.ua.pt/?page_id=1602.
  3. Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras (vídeo). Vídeo criado no âmbito do evento "Ciência em Cena - Projeto de Investigação num minuto". 2021. Ulhôa, Andrea. https://youtu.be/xltI5amQuj4.
  4. A Raia: formar para o plurilinguismo e a interculturalidade na fronteira Portugal-Espanha. Vídeo realizado em co-autoria para o "V Fórum do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores". 2021. Ulhôa, Andrea Alves; Araújo e Sá, Maria Helena; Lourenço-Simões, Carolina; Simões, Ana Raquel; Faneca, Rosa Maria; Ferreira Martins, Viviane; Barrio, Maria Matesanz. https://www.youtube.com/watch?v=IiZSnhY8Kuw&list=PL9eSbe9tEVC--xRRKOzdf7cySo_Fe0gIl&index=3.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/01 Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya (CITER2024)
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2023/10/13 Intercompréhension dans la formation continue des enseignants: réflexions à partir du Projet Écoles Bilingues et Interculturelles de Frontière (PEBIF) Colloque International IC2023 - Intercompréhension
Université Savoie Mont Blanc (Chambéry, França)
2023/07/14 Nas fronteiras da formação contínua: construção colaborativa de uma prática docente intercultural e bilíngue nas raias entre Portugal e Espanha - Aspetos metodológicos Research Summit 2023
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/02/03 Desafios para a emergência do Plurilinguismo e da Interculturalidade na fronteira luso-espanhola: um olhar a partir do "Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira" VII ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores - Desafios atuais na investigação em Educação - Agendas emergentes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/18 A formação contínua em foco: o PEBIF como espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/07/15 Interculturalidade na formação contínua de professores. O caso do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira Research summit 2022
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/07/08 Interculturalidade na formação contínua de professores: O caso do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira Research Summit 2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021 A Raia: formar para o plurilinguismo e a interculturalidade na fronteira Portugal-Espanha V Fórum CIDTFF - Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável
CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Metodologias ativas no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2019 - 2019 A interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2019 - 2019 Educação infantil e pedagogia histórico-crítica
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Pedagogia empresarial outras possibilidades de atuação do profissional de pedagogia
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Pedagogia empresarial: atuação e contribuição do pedagogo na empresa
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Literatura Infanto-juvenil: Estratégias de ensino da leitura na escola
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Os contos de fadas na construção da identidade feminina
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Contação de histórias na educação infantil
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Estratégias da equipe escolar no combate ao bullying
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 O uso da informática como recurso didático nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública do Distrito Federal
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 O papel do pedagogo nas organizações empresariais
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 O uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A pedagogia histórico-crítica na práxis escolar
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A contribuição da educação física escolar no desenvolvimento cognitivo e social da criança na Educação Infantil
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Práticas pedagógicas que influenciam o prazer pela leitura infanto-juvenil
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 O bullying como manifestação da violência escolar no ensino fundamental e o papel do professor nessa situação
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A educação especial na EJA: Desafios e perspectivas
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A influência da literatura infanto-juvenil de temática afrodescendente na construção da identidade étnica das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A literatura infantil no processo de alfabetização da criança no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A educação social e o desenvolvimento escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 A literatura no desenvolvimento de crianças da educação infantil de uma escola pública do município de Planaltina de Goiás
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil
2018 - 2018 Percepção sobre a importância da educação ambiental no contexto escolar
Orientador
Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Faculdades Projeção, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/23 - 2023/09/26 Apoio técnico no "VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança" (2023/09/23 - 2023/09/23)
Simpósio (Outra)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022/11/17 - 2022/11/18 Membro da Comissão Organizadora do "Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)" (2022/11/17 - 2022/11/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021/01/08 - 2021/08/30 VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação: Diálogos Inconclusos (2021/07/01 - 2021/07/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2019 Organização de eventos acadêmicos. Coorganização da semana pedagógica realizada anualmente, constituída como espaço de formação/disseminação das aprendizagens construídas pelos estudantes do curso de Pedagogia. (2015 - 2019)
Outro (Coorganizador)
Faculdades Projeção, Brasil
2015 - 2015 2º Congresso da União Geral dos Trabalhadores do Distrito Federal. Organização do evento. (2015 - 2015)
Congresso (Coorganizador)
União Geral dos Trabalhadores do Distrito Federal, Brasil
2012 - 2012 Implementação do projeto "Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã". Cursos de qualificação profissional voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econônomica. (2012 - 2012)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Interamérica, Brasil
2012 - 2012 Plano Territorial de Qualificação - PlanTeq/Goiás/Brasil. 2012. Implementação de cursos de qualificação profissional. (2012 - 2012)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Interamérica, Brasil

Secretaria de Estado da Cidadania e Trabalho, Brasil
2011 - 2011 Plano Territorial de Qualificação - PlanTeq/Goiás/Brasil. 2011. Implementação de cursos de qualificação profissional. (2011 - 2011)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Interamérica, Brasil

Secretaria de Estado da Cidadania e Trabalho, Brasil
2011 - 2011 Hair Brasília 2011. Feira de negócios. Exposições e oficinas (workshop) (2011 - 2011)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Interamérica, Brasil
2009 - 2009 O turismo na perspectiva da Inclusão Social e do Desenvolvimento local: formação/qualificação profissional para cidadãos de baixa renda do município de Corumbá de Goiás-Goiás-Brasil. (2009 - 2009)
Oficina (workshop)
Instituto Interamérica, Brasil

Prefeitura Municipal de Corumbá de Goiás, Brasil
2007 - 2007 Jornada de estudos voltada a professores da rede pública de ensino de Rondonópolis/Mato Grosso/Brasil. (2007 - 2007)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/16 - 2022/02/18 Evento bienal organizado pela OEI com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre estratégias para as línguas português e e espanhol, considerando que juntas formam o maior bloco linguístico pluricêntrico em expressivo crescimento.
Conferência
Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola - "Línguas, Cultura, Ciência e Inovação"
Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Portugal
2022/01/26 - 2022/01/26 Participação na Mesa Redonda: El multilingüismo en la sociedad actual: logros y retos.
Mesa-redonda
VI Encuentro APLINEL: Sociedades multilingües y multiculturales
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2021/01/28 - 2021/01/28 Encontro com professores do curso de Fisioterapia e Educação Física - Semana de planeamento pedagógico
Encontro
O tempo de ser para ser professor - Um diálogo com professores da Faculdade União de Goyazes
Faculdade União de Goyazes, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - 2019 Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10/14 - 2022/05/20 Membro da equipa de formadores do Projeto Escolas Bilingues e Intercuturais de Fronteira (PEBIF) Formação contínua de professores (Outros) Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Portugal
2014 - 2019 Docência. Unidades Curriculares: Didática, Estágio Curricular Supervisionado, Pedagogia Social, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pedagogia (Licence) Faculdades Projeção, Brasil
2014 - 2019 Didática (Licence)
2014 - 2019 Estágio Supervisionado I
2014 - 2019 Estágio Supervisionado II
2014 - 2019 Estágio Supervisionado III
2001 - 2003 Coordenação de cursos de especialização em formação de professores - Áreas de concentração Educação Infantil. Especialização (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
2001 - 2003 Coordenação de cursos de especialização em formação de professores - Áreas de concentração Alfabetização Especialização (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro Membro Integrado Não Doutorado
2011 - 2018 União Geral de Trabalhadores do Distrito Federal Secretária de Finanças

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/02 - Atual Membro da Comissão Científica da Revista EduSer - Revista de Educação
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2023/11 - 2023/11 Membro da Comissão Científica - VII Jornadas da Prática Pedagógica: Interpelações de projetos para uma prática situada (Escola Superior de Educação)
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2019 Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Instância consultiva da instituição voltada ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais no âmbito do curso de Pedagogia; ao acompanhamento/organização didático-pedagógica; supervisão e integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constante no currículo; apoio às formas de avaliação e acompanhamento dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia.
Membro
Faculdades Projeção, Brasil
2011 - 2014 Membro Titular do Conselho do Trabalho do Distrito Federal
Membro
Governo do Distrito Federal, Brasil

Secretaria de Estado do Trabalho, Brasil
2001 - 2003 Equipa de assessoria do Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás, como coordenadora das Didáticas e Práticas de Ensino das licenciaturas.
Coordenador
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
2001 - 2003 Composição da equipa de assessoria do Departamento de Educação da Universidade Católica de Goiás, como coordenadora das Didáticas e Práticas de Ensino das licenciaturas.
Membro
1999 - 2003 Integrante da Comissão Auxiliar do Departamento de Educação.
Membro
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
2002 - 2002 Integrante da Banca Examinadora para Processo Seletivo de Pessoal Docente para o Departamento de Biomedicina - CBB, área de concentração Imunologia, da Universidade Católica de Goiás.
Membro
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - 2017 VII Circuito de Ciências das escolas públicas de Sobradinho/Distrito Federal. Participação na qualidade de avaliador. Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, Brasil