???global.info.a_carregar???
Célia Maria Quitério Ramos holds a PhD in Quantitative Methods applied to Economics and Management, in the specialty of Econometrics, by the University of Algarve. Master in Electrotechnical and Computer Engineering by Instituto Superior Técnico. Graduated in Computer Engineering from the University of Coimbra. Also, is an integrated researcher of CinTurs ¿ Research Center for Tourism, Sustainability and Well-Being (www.cinturs.pt).Holds a Professional Diploma in Digital Marketing from Digital Marketing Institute in Dublin, Ireland. She is Coordinator Professor at School for Management, Hospitality and Tourism, also in the UALG, where she lectures computer science, mainly Information Systems, Business Intelligence, Information Systems for Management Support Decision. Currently, she was President of the Pedagogical Council, since 2017 until 2021, and Director of the degree in Marketing and member of the coordination of the master's degree in Hospitality Management, from 2015 to 2019. Areas of research and special interest include conception and development of information systems, tourism information systems, data analytics, business intelligence, social media marketing, internet marketing, etourism, ict applied to tourism and hospitality, website evaluation, econometric modeling and panel-data models. Célia Ramos has published in the fields of information systems, marketing and tourism, namely, she has authored a book, book chapters, journal articles and conference papers. She is reviewer of several scientific journals. At the level of applied research, she has participated in several funded projects. Also, she is reviewer of many international journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Maria Quitério Ramos

Nomes de citação

  • Ramos, Célia
  • Ramos, Célia M.Q.
  • Ramos, C.M.Q.

Identificadores de autor

Ciência ID
B917-D015-C2EF
ORCID iD
0000-0002-3413-4897
Google Scholar ID
R4qqW8MAAAAJ
Researcher Id
C-5119-2012
Scopus Author Id
35073165500

Endereços de correio eletrónico

  • cmramos@ualg.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Campus da Penha; Estrada da Penha, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2012/02/24
Concluído
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"A influência das Tecnologias de Informação e de Comunicação na Procura Turística: Uma abordagem com Dados em Macro Painel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1994 - 1997/05/27
Concluído
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Sistema Informático de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
5 valores (0-5)
1987 - 1992/07/17
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
2011/03 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade de Évora Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Portugal
2017/12 - 2020/01 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1997/05 - 2020/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1992/10 - 1997/05 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - Atual Sudiretora da licenciatura em Marketing da ESGHT -UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09/01 - Atual Conselho pedagógico Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2013/07 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve, Portugal
2017/10 - 2021/10/15 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2017/10 - 2021/10/15 Membro do Senado Académico da UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09 - 2019/10 Diretora da licenciatura em Marketing da ESGHT -UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09 - 2019/10 Membro da direção do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da ESGHT-UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo Portimão, Portugal
2011/09 - 2015/09 Diretora de Núcleo de Informática (departamento) da ESGHT-UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1997/04 - 2009/07 Conselho Científico Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1996/12 - 2005/03 Membro da Assembleia de Representantes da ESGHT-UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1996/06 - 2001/11 Membro do Senado Universitário da UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
1997/11 - 1999/07 Diretora de Núcleo de Informática (departamento) da ESGHT-UAlg Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/02 - 2025/01/01 SHIFT (Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação)
PTDC/EGE-OGE/2146/2021 SHIFT
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2021/08/01 - 2023/06/30 Guest-IC - Guest Intelligence Chain
ALG-01-0247-FEDER-047399
Investigador responsável
Universidade do Algarve - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
Em curso
2021/01/01 - 2023/03/31 HoST Lab - Laboratório de Inovação em Hospitalidade, Sustenatbilidade e Experiências Turísticas
72592 - HoST Lab
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
Em curso
2019/07 - 2022/07 Projeto IMPACTUR-ALGARVE / Platform to monitor, predict and simulate the tourism competitiveness of the Algarve within the national territory and Spanish Mediterranean Basin, Aviso 01/SAICT/2018
SAICT-ALG/39547/2018
Investigador
European Regional Development Fund
Em curso
2019/01 - 2021/12 Projeto TurExperience: Impactos das experiências turísticas na imagem do destino: em busca de novas oportunidades para o Algarve (TurExperience)
SAICT-ALG/39588/2018
Investigador
European Regional Development Fund
Em curso
2019/01 - 2021/12 Projeto RESTUR: Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve
SAICT-ALG/39584/2018
Investigador
European Regional Development Fund
Em curso
2004/05 - 2019 IMPACTUR: Indicadores de Monitorização e Previsão da Atividade Turística
Investigador
Turismo de Portugal
2016/01 - 2018/10 Projeto M5SAR - Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR)
CRESC Algarve 2020 I&DT, nº 3322
Investigador
European Regional Development Fund
2013/12 - 2015/06 Projeto SRM: Smart Revenue Management
QREN I&DT, n.º 38962
Investigador
European Regional Development Fund
Concluído
2013/12 - 2014/12 Projeto FootData: Integrated information system for football
QREN I&DT, n.º 23119
Investigador
European Regional Development Fund
Concluído
1999/11 - 2001/11 MAEPTIA Metodologia de avaliação ex ante de Projectos Turísticos com Impactes Ambientais
Investigador
Instituto de Financiamento ao Turismo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramos, CMQ. "Business Intelligence Approach and Sentiment Analysis as a Management Strategy Applied to Study Customer Satisfaction in the Hospitality Sector". 2022.
    10.1007/978-981-16-9701-2_44
  2. Quitério Ramos, CM; Rodrigues, JMF. "Social Network Behavior, from Information Search to Purchase: The Case of Generation X and Millennials". 2021.
    10.1007/978-3-030-78092-0_20
  3. Ramos, Célia M. Q.; Mendonça, Maria Manuela; Rodrigues, João M. F.. "Senior users of social networks". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, Thessaloniki, 2018.
    Publicado • 10.1145/3218585.3218658
  4. Cardoso, IR; Ramos, CMQ; Andraz, G. "The implementation of healthcare information systems: The role of commitment and usage in benefits achievement [A Implementação de Sistemas de Informação na Saúde: O papel do compromisso e utilização no alcance de benefícios]". Trabalho apresentado em 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Cáceres, 2018.
    Publicado • 10.23919/cisti.2018.8399205
  5. Romero, Maria; Casado, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. "Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots". Trabalho apresentado em of II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences, Faro, 2017.
    Publicado
  6. Rodrigues, João M.F.; Lessa, Joana; Gregório, Miguel; Ramos, Célia; Cardoso, Pedro J. S.. "An Initial Framework for a Museum Application for Senior Citizens". Trabalho apresentado em the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2016), 2016.
    Publicado • 10.1145/3019943.3020002
  7. Choupinha, R.; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. "Guest reputation indexes to analyze hotel’s online reputation using data extracted from OTAs". Trabalho apresentado em 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), Salerno, 2015.
    Publicado
  8. Martins, D.; Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Lam, R.; Serra, F.. "Challenges in Building a Big Data Warehouse Applied to the Hotel Business Intelligence". Trabalho apresentado em . 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), Salerno, 2015.
    Publicado
  9. Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J. M. F.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. "Big data warehouse framework for smart revenue management". Trabalho apresentado em 3rd NAUN Int. Conf. on Management, Marketing, Tourism, Retail, Finance and Computer Applications (MATREFC '15), 2015.
    Publicado
  10. Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, J. M. F.; Cardoso, Pedro J. S.. "Framework for the characterization of hotel websites". Trabalho apresentado em 13th Int. Conf. WWW/Internet 2014, 2014.
    Publicado
  11. Vallespín-Arán, Maria; Jiménez, M.; Ramos, C.M.; Robledo, J.L.R.. "Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo". Trabalho apresentado em XXVIII Congreso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura, Cáceres, 2014.
    Publicado
  12. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. "Tourism demand analysis through dynamic modeling of macro panel data". Trabalho apresentado em International Conference on Tourism & Management Studies 2011, Olhão, 2011.
    Publicado
  13. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. "The importance of online tourism demand". Trabalho apresentado em 10th International Forum on Tourism Statistics 2010, Lisboa, 2010.
    Publicado
  14. Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. "Turismo electrónico". Trabalho apresentado em X Seminario Hispano - Luso de Economía Empresarial, Huelva, 2008.
    Publicado
  15. Ramos, Célia MQ. "A integração dos sistemas de informação e do turismo, o caso IMPACTUR". Trabalho apresentado em 8ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Setúbal, 2008.
    Publicado
  16. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. "Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: características, potencialidades e desafios". Trabalho apresentado em IASK International Conference – Global Management 2008, Porto, 2008.
    Publicado
  17. Ramos, Célia M.Q.; Perna, Fernando. "Information System for the Indicators of Monitoring and Forecasting of Touristic Activities (IMPACTUR) as experience for Portugal". Trabalho apresentado em 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Porto, 2007.
    Publicado
  18. Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. "GIS on tourism planning: preventing the impacts caused by the developing tourism activity in a specific site". Trabalho apresentado em GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information, Lisboa, 1998.
    Publicado
  19. Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. "Tourism planning informatization". Trabalho apresentado em 38th Congress of the European Regional Science Association, Viena, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Celia Ramos; Pedro J.S. Cardoso; Hortênsio C. L. Fernandes; J.M.F. Rodrigues. "A Decision-Support System to Analyse Customer Satisfaction Applied to a Tourism Transport Service". Multimodal Technologies and Interaction (2022): https://www.mdpi.com/2414-4088/7/1/5.
    10.3390/mti7010005
  2. Ramos, Célia M.Q.; Casado-Molina, Ana-María. "Online corporate reputation: A panel data approach and a reputation index proposal applied to the banking sector". Journal of Business Research 122 (2021): 121-130. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.061.
    Publicado • 10.1016/j.jbusres.2020.08.061
  3. Ramos, CMQ; Hassan, A. "Evaluation of the tourist experience using a framework for the analysis of the influence of social media on tourist behaviour". International Journal of Tourism Policy (2021):
    10.1504/ijtp.2021.118663
  4. Muñoz-Leiva F.; Faísca L.M.; Ramos C.M.Q.; Correia M.B.; Sousa C.M.R.; Bouhachi M.. "The influence of banner position and user experience on recall. The mediating role of visual attention". Spanish Journal of Marketing - ESIC (2021):
    10.1108/sjme-04-2020-0050
  5. Espigares-Jurado, Francisco; Muñoz-Leiva, Francisco; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Ramos, Célia M.Q.; Faísca, Luís. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services 52 (2020): 101906. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906.
    Publicado • 10.1016/j.jretconser.2019.101906
  6. Casado-Molina, Ana-María; Ramos, Celia M.Q.; Rojas-de-Gracia, María-Mercedes; Peláez Sánchez, José Ignacio. "Reputational intelligence: innovating brand management through social media data". Industrial Management & Data Systems 120 1 (2019): 40-56. http://dx.doi.org/10.1108/imds-03-2019-0145.
    Publicado • 10.1108/imds-03-2019-0145
  7. Ramos, Célia Maria Quitério; Casado-Molina, Ana Maria; Ignácio-Peláez, José. "An Innovative Management Perspective for Organizations through a Reputation Intelligence Management Model". International Journal of Information Systems in the Service Sector 11 4 (2019): 1-20. http://dx.doi.org/10.4018/ijisss.2019100101.
    Publicado • 10.4018/ijisss.2019100101
  8. Cardoso, Pedro J. S.; Rodrigues, João M. F.; Pereira, João; Nogin, Sergey; Lessa, Joana; Ramos, Célia M. Q.; Bajireanu, Roman; Gomes, Miguel; Bica, Paulo. "Cultural heritage visits supported on visitors -preferences and mobile devices". Universal Access in the Information Society 19 3 (2019): 499-513. http://dx.doi.org/10.1007/s10209-019-00657-y.
    Publicado • 10.1007/s10209-019-00657-y
  9. López García, Juan José; Lizcano, David; Ramos, Celia MQ; Matos, Nelson. "Digital Marketing Actions That Achieve a Better Attraction and Loyalty of Users: An Analytical Study". Future Internet 11 6 (2019): 130. http://dx.doi.org/10.3390/fi11060130.
    Publicado • 10.3390/fi11060130
  10. Rodrigues, Joao M. F.; Ramos, Celia M. Q.; Pereira, Joao A. R.; Sardo, Joao D. P.; Cardoso, Pedro J. S.. "Mobile Five Senses Augmented Reality System: Technology Acceptance Study". IEEE Access 7 1 (2019): 163022-163033. http://dx.doi.org/10.1109/access.2019.2953003.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1109/access.2019.2953003
  11. Rossi, Juliana; Ramos, Célia Maria Quitério. "A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística". Revista Turismo Visão e Ação (RTVA) 21 3 (2019): 265-290.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Antunes, N.M.B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.M.R.. "A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 32 (2018): 20-37. http://dx.doi.org/10.18089/damej.2018.32.2.
    Publicado • 10.18089/damej.2018.32.2
  13. Vallespin, M; Molinillo, S; Ramos, CMQ. "Who relies on mobile payment systems when they are on vacation? A segmentation analysis". TOURISM 66 1 (2018): 6-18.
    Publicado
  14. Casado-Molina, Ana Maria; Universidad de Málaga, Facultad de Comercio y Gestión, Málaga, Spain; Ramos, Célia M.Q.; ESGHT & CIEO - University of the Algarve; Cabrera, Francisco; Universidad de Málaga, E.T.S.I. Informática, Málaga, Spain. "Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media". (2018): http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1085.
  15. Moita, Patrícia; Ramos, Célia Maria Quitério. "As redes sociais como plataforma de comunicação da informação turística". Tourism and Hospitality International Journal 10 1 (2018): 12-34.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Antunes, NMB; Ramos, CMQ; Sousa, CMR. "Who are the Tourists Sharing Content on Social Media? Behaviour and Characteristics". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 6 3 (2018): 237-257.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.. "Tourism and Technology:: A Religious Tourist Experience Framework". Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 9 1 (2017): 32-48. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v9i1p032.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18226/21789061.v9i1p032
  18. Ramos, Célia M.Q.; Casado Molina, AM; Pelaez, JI. "Measuring air and terrestrial transport company reputation: Tourism intangibles expressed in the digital environment". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 5 4 (2017): 443-462. http://dx.doi.org/10.1016/j.jairtraman.2010.01.002.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.jairtraman.2010.01.002
  19. Ramos, C.M.Q.; Martins, D.J.; Serra, F.; Lam, R.; Cardoso, P.J.S.; Correia, M.B.; Rodrigues, J.M.F.. "Framework for a hospitality big data warehouse: The implementation of an efficient hospitality business intelligence system". International Journal of Information Systems in the Service Sector 9 2 (2017): 27-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85012231847&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4018/ijisss.2017040102
  20. Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia. "Os Hotéis da Música e a oferta de experiências memoráveis". Revista Turismo & Desenvolvimento 27/28 (2017): 1979-1991.
    Publicado
  21. Alves, Liliana; Antunes, Nuno; Agrici, Olga; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, Celia M. Q.. "Click Bait: You Won't Believe What Happens Next!". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 2 (2016): 196-213. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213
  22. Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J.; Sousa, C.; Cascada, P.. "Hotel websites characterisation framework for consumer’s information needs". Tourism & Management Studies 12 1 (2016): 25-39. http://dx.doi.org/10.18089/tms.2016.12103.
    Publicado • 10.18089/tms.2016.12103
  23. Cantinho, Gonçalo; Correia, Marisol B; Ramos, Célia M.Q.. "As redes sociais online nos hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve". Tourism and Hospitality International Journal 7 1 (2016): 27-48.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Rodrigues, João M. F.. "Opportunities, Emerging Features, and Trends in Electronic Distribution in Tourism". International Journal of Information Systems and Social Change 6 4 (2015): 17-32. http://dx.doi.org/10.4018/ijissc.2015100102.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4018/ijissc.2015100102
  25. Cascada, Pedro; Sousa, Carlos MR; Ramos, Célia MQ; Correia, Marisol B. "E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em Turismo". Egitania Sciencia 16 (2015): 55-55.
    Acesso aberto
  26. Ramos, Célia Maria Quitério; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. "Tourism Demand Modelling and Forecasting: An Overview". Revista de Turismo Contemporâneo - RTC 2 2 (2014): 323-340.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Pinto, Marco Paula; Ramos, Célia Maria Quitério. "Mobile Marketing: A nova abordagem dos Marketeers e dos novos turistas". GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias 4 5 (2014): 1376-1387.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Cascada, Pedro; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição: Aplicação ao Setor Hoteleiro". DosAlgarves. A Multidisciplinary e-journal 23 (2014): 51-74.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Cascada, Pedro; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior". Revista de Turismo Contemporâneo – RTC 2 1 (2014): 136-160. http://hdl.handle.net/10400.1/6895.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. "Research Note: The Importance of Online Tourism Demand". Tourism Economics 19 6 (2013): 1443-1447. http://dx.doi.org/10.5367/te.2013.0253.
    Publicado • 10.5367/te.2013.0253
  31. Quitério Ramos, Célia Maria; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. "Os efeitos da Internet na atividade turística". Revista Gestão, Inovação e Tecnologias 1 2 (2011): 64-83. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-07222011000200006.
    Publicado • 10.7198/s2237-07222011000200006
  32. Ramos, Célia MQ. "Sistemas de informação para a gestão turística". Revista Encontros Científicos-Tourism & Management Studies 6 (2010): 107-116.
    Publicado
  33. Ramos, Célia; Perna, Fernando. "Information system for Tourism Activity Monitoring and Forecasting Indicators as an experience for Portugal". Tourism and Hospitality Research 9 4 (2009): 277-289. http://dx.doi.org/10.1057/thr.2008.45.
    Publicado • 10.1057/thr.2008.45
  34. Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, P.M.M.; Perna, Fernando. "Sistemas e Tecnologias de Informação no Sector Turístico.". Revista Turismo & Desenvolvimento 12 (2009):
    Publicado
  35. Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. "Sistemas de Informação para apoio ao Turismo, o caso dos Dynamic Packaging". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 2 (2008): 25-35. http://hdl.handle.net/10400.1/1093.
    Publicado
  36. Canhoto, Pedro; Jesus, Marco; Ramos, Célia MQ. "Sistema de informação para a gestão de uma frota". DosAlgarves 13 (2005): 8-14. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index.
    Publicado
  37. Ramos, Célia M.Q.; Lobo, Fernando. "Descoberta de Conhecimentos em Base de Dados". DosAlgarves 12 (2003): 53-59. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index.
    Publicado
  38. Ramos, Célia MQ. "Sistemas de informação no planeamento turístico". DosAlgarves 3 (1998): 42-47. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ramos, Célia M. Q.; Andraz, Georgette; Cardoso, Irene. "The Role of ICT in Involving the Tourist and in Sustainability of Tourism Destinations". In Studies on Entrepreneurship, Structural Change and Industrial Dynamics, 29-45. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-26245-7_3
  2. Ribeiro de Almeida, Cláudia; Ramos, Célia M.Q.; Alonso Almeida, Maria del Mar; Fernandes, Paula Odete; Gamarra, Lucas Estrada. "Deepening the Use of Social Media and Tourism Travel Behaviour". In Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector, 66-81. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-1947-9.ch005
  3. Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Monteiro, Jânio; Ramos, Célia M.Q.. "Augmented Intelligence: Leverage Smart Systems". In Smart Systems Design, Applications, and Challenges, 1-22. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2112-0.ch001
  4. Cardoso, Pedro J. S.; Monteiro, Jânio; Cabrita, Cristiano; Semião, Jorge; Cruz, Dario Medina; Pinto, Nelson; Ramos, Célia M.Q.; Oliveira, Luís M. R.; Rodrigues, João M. F.. "Monitoring, Predicting, and Optimizing Energy Consumptions: A Goal Toward Global Sustainability". In Smart Systems Design, Applications, and Challenges, 80-107. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2112-0.ch005
  5. Carvalho, Fatima Lampreia; Sequeira, Bernadete Dias; Wikesjö, Magda; Ramos, Célia M. Q.. "The Unfolding Theories on Destination Image, 1990-2020". In Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations, 313-338. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3156-3.ch015
  6. Matos, N.; Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Ramos, Célia M. Q.; Baptista, Nuno; Ferreira, João José de Matos. "Systematic Literature Review on Global Strategy: Mapping Trends and Gaps". In Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance, 243-270. Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4552-2.ch010
  7. Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson. "Customer Experience Journey in Social Networks - Analysis of Cohorts' Behavior". In INCREaSE 2019, 1180-1195. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-30938-1_93
  8. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. "The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent". In Universal Access in Human-Computer Interaction. Applications and Practice, 451-465. Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-49108-6_32
  9. Ramos, Célia M. Q.; Brito, Isabel Sofia. "The Effects of Industry 4.0 in Tourism and Hospitality and Future Trends in Portugal". In The Emerald Handbook of ICT in Tourism and Hospitality, 367-378. Emerald Publishing Limited, 2020.
    10.1108/978-1-83982-688-720201023
  10. Hassan, Azizul; Ramos, C.M.Q.. "Innovative technology application in tourism marketing". In Tourism Marketing in Bangladesh. Taylor and Francis, 2020.
    Publicado
  11. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Elderly Users". In Universal Access in Human-Computer Interaction. Multimodality and Assistive Environments, 538-555. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-23563-5_43
  12. Ramos, Célia M. Q.; Mafé-García, Ana. "Analysis of the Contribution of ICT to Cultural and Religious Tourism". In Handbook of Research on Socio-Economic Impacts of Religious Tourism and Pilgrimage, 167-194. IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5730-2.ch010
  13. Rodrigues, J.; Pedro J. Cardoso; Joana Lessa; João A. Pereira; João D. Sardo; Marco de Freitas; Jorge Semi?o; et al. "An Initial Framework to Develop a Mobile Five Human Senses Augmented Reality System for Museums". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-2927-9.ch005
  14. Henriques, Cláudia; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio; Ramos, Célia M. Q.. "Fado as a popular culture expression in the context of a tourist city". In The Routledge Handbook of Popular Culture and Tourism, 116-126. Routledge, 2018.
    Publicado • 10.4324/9781315559018-11
  15. Ramos, Célia M. Q.; Henriques, Cláudia; Rodrigues, João M. F.. "Religious Tourism Experience Model (RTEM)". In Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications, 1-29. Estados Unidos: IGI Global, 2018.
    10.4018/978-1-5225-2927-9.ch001
  16. Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. "Marketing Intelligence and Automation - An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". In Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods, 402-411. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-58706-6_32
  17. Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia; Lanquar, Robert. "Augmented Reality for Smart Tourism in Religious Heritage Itineraries". In Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, 245-278. IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-0435-1.ch010
  18. Vallespín-Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia Maria Quitério. "Evaluación del sistema de distribución del sector hoteleiro: critérios de selección del canal". In En la Piel del Cliente: Escuchar, Atraer, Retener, 147-164. Oviedo, Espanha: Universidad de Oviedo, 2015.
    Publicado
  19. Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. "The Importance of ICT for Tourism Demand: A Dynamic Panel Data Analysis". In Quantitative Methods in Tourism Economics, editado por Physica-Verlag, 97-111. Physica-Verlag HD, 2013.
    10.1007/978-3-7908-2879-5_6
  20. Ramos, Célia M. Q.. "Informatização do planeamento e ordenamento turístico". In Aspectos de Dinamismo Regional - Série Estudos, 103-116. Faro, Portugal: Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional (CIDER), 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, João; Cardoso, P.J.S.; Monteiro, J.; Ramos, C.M.Q.. Smart Systems Design, Applications, and Challenges. Estados Unidos: IGI Global. 2020.
    Publicado
  2. Ramos, C.M.Q.; Ribeiro de Almeida, Cláudia; Fernandes, Paula Odete. Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector. Estados Unidos: IGI Global. 2020.
    Publicado • 10.1079/9781780644530.0000
  3. Ramos, C.M.Q.; Matias, Fernanda; Santos, J.; Afonso, C.M.; Baptista, C.; Santos, M. M. Estudos de Gestão e Empreendedorismo. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  4. Ramos, C.M.Q.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Henriques, C.. Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications. Estados Unidos: IGI Global. 2018.
    Publicado
  5. Ramos, C.M.Q.; Sousa, A.; Gonçalves, G.; Cardoso, I.; Calisto, M.L.; Nelson, M.. Turismo e Competitividade dos Destinos Turísticos. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  6. Alcoforado, E.; Santos, J.; Santos, M.; Ramos, C.M.Q.; Henriques, C.. Hotelaria e Restauração: Estratégias versus Experiências. TMS Conference Series.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  7. Jesus, M.; Machado, C.; Correia, M.B.; Alcoforado, E.; Ramos, C.M.Q.. Gestão de Recursos Humanos: Abordagens e Perspetivas. TMS Conference Series.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  8. Sousa, C.; Ramos, C.M.Q.; Cascada, P.; Correia, M.; Guerreiro, R.. O Futuro Hoje: Novas Tecnologias, Social Media e Negócio Digital. TMS Conference Series.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  9. Ramos, C.M.Q.; Santos, M.; Machado, C.; Casanueva, C.; Correia, M.. O Marketing como Estratégia. TMS Conference Series.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado
  10. Águas, P.; Santos, M. M; Santos, J.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. Desafios, Estratégias e Tendências do Marketing. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2016.
    Publicado
  11. Águas, P.; Santos, M.M.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. TMS Conference Series (2014) - Perspetivas Contemporâneas em Marketing. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2014.
    Publicado
  12. Correia, M.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.; Serra, F.. TMS Conference Series (2014)- Perspetivas Contemporâneas em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Estratégia. ESGHT - Universidade do Algarve. 2014.
    Publicado
  13. Ramos, C.M.Q.; Correia, M.; Serra, F.; Santos, J.; Águas, P.. TMS Conference Series (2013) - Competitividade, Marketing e Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve. 2013.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos M.R.; Casado-Molina, A.M.. "Special Issue Social media applied to tourism and hospitality". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 32 (2018): https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/23.
    Publicado • Editor
  2. Ramos, C.M.Q.; Correia, M.B.. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 26 2 (2015): https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/17.
    Publicado • Editor
  3. Ramos, C.M.Q.; Marisol, M.B.. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 26 1 (2015): https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/15.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Fernandes, H.; Rodrigues, J.. "Business Intelligence Challenges applied in a Transfer Company.". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the t-forum Global Conference., 2020.
    Publicado
  2. Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, I.R.. "O papel das TIC no envolvimento do turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos". Trabalho apresentado em III International Forum on Management, Évora, 2019.
    Publicado
  3. Ramos, C.M.Q.. "A comunicação da informação turística através das redes sociais: análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, 2018.
    Publicado
  4. Alba-Fuerte, I.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. "Nodes of influence and their impact on the management of tourism companies in the Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, 2018.
    Publicado
  5. Cascada, Pedro; Correia, M.B.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, C.M.Q.. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". Trabalho apresentado em ICMD, Faro, 2018.
    Publicado
  6. Ramos, C.M.Q.; Andraz, G.; Cardoso, I.R.. "The ICT in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, 2018.
    Publicado
  7. Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, J.. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, 2018.
    Publicado
  8. Cardoso, I.R.; Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.. "Top Management Commitment in the Implementation of Health Information Systems: The Usage and Benefits Achievement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, 2018.
    Publicado
  9. Ramos, C.M.Q.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ignácio-Peláez, José. "Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa". Trabalho apresentado em XIX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, CIBECEM, Faro, 2017.
    Publicado • 10.14488/enegep2019_tn_sto_000_1637_38085
  10. Ramos, C.M.Q.; López-García, J.J.; Ramón-Saura, J.; Matos, Nelson. "On-line Leads generation: What do we still need to know?". Trabalho apresentado em VIII Postgraduate Conference, Faro, 2017.
    Publicado
  11. Ramos, C.M.Q.; García, Ana M.. "The perception of ICT in the Touristic Activity". Trabalho apresentado em 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge, Faro, 2017.
    Publicado
  12. Casado, Ana-Maria; Peláez, J.I; Ramos, C.M.Q.. "An Innovative Management for Tourism Organizations through Reputational Intelligence". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, 2017.
    Publicado
  13. Charneco, Maria Romero; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. "Comportamiento del Consumidor de Turismo Gastronómico en Sistemas Conversacionales de Mensajería Móvil: Los Chatbots". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, 2017.
    Publicado
  14. Vallespín Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia M. Q.. "Smartphone Users Segmentation based on Trust in Mobile Payment". Trabalho apresentado em 6th International Conference on New Challenges in Management and Business, Dubai, 2017.
    Publicado • 10.14257/astl.2015.84.13
  15. Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, João; Henriques, Claúdia. "Desenvolvimento de um Sistemas de Recomendação para divulgação do património cultural e religioso". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, 2016.
    Publicado
  16. Matos, Nelson; Correia, Marisol B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Cascada, Pedro. "Marketing Intelligence - A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, 2016.
    Publicado
  17. Sousa, Carlos Manuel; Ramos, Célia Maria; Correia, Marisol Brito; Cascada, Pedro Miguel. "Segmentação e Valorização de Clientes Através das Metodologias RFM e CLV". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, 2014.
    Publicado
  18. Cantinho, Gonçalo; Correia, M.B.; Ramos, C.M.Q.. "Monitorização da Presença Online dos Hotéis de 4 e 5 Estrelas do Algarve". Trabalho apresentado em V Postgraduate Conference, Faro, 2014.
  19. Henriques, Claúdia; Ramos, Célia MQ; Rodrigues, João MF. "Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, 2014.
    Publicado
  20. CASCADA, PEDRO; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição - Aplicação ao Setor Hoteleiro". Trabalho apresentado em TMS 2013 - Management Studies International Conference, Olhão, 2013.
    Publicado
  21. Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. "Analysis of ICT in Tourism Demand in Countries of the European Community". Trabalho apresentado em TMS 2012 - Management Studies International Conference, Olhão, 2012.
    Publicado
  22. Ramos, C.M.Q.. "Análise e Previsão da Procura Turística efetuada online". Trabalho apresentado em I Seminário de Doutorandos (I Postgraduate Conference), Faro, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ramos, Célia M. Q.. "A influência das tecnologias de informação e de comunicação na procura turística: uma abordagem com dados em macro panel". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/1089.
    http://dx.doi.org/10.13140/2.1.4203.2961
  2. Ramos, Célia M. Q.. "Sistema informático de apoio ao planeamento e ordenamento turístico". Mestrado, 1997. http://hdl.handle.net/10400.1/1079.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/06 Business Intelligence challenges applied in a transfer company. T-Forum 2020 Global Conference
Universidade do Algarve
2020/10/18 Business Intelligence in the tourism industry. International e-Symposium on “Current issues in Tourism”.
2020/07/21 The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent. Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2020.
(Copenhaga, Dinamarca)
2019/10 Customer Experience Journey in Social Networks: Analysis of cohorts behavior. INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019
(Faro, Portugal)
2019/07 The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of the Elderly Users. Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2019
(Orlando, Estados Unidos)
2019/02 O Papel das TIC no envolvimento do Turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos. III International Forum on Management
(Évora, Portugal)
2018/11 A comunicação da informação turística através das redes sociais: Análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas. TMS ALGARVE 2018 – Tourism & Management Studies Internacional Conference
(Olhão, Portugal)
2018/02 The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users II International Forum on Management
(Faro, Portugal)
2018/02 The ITC in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement II International Forum on Management
(Faro, Portugal)
2017/11 Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial, CIBECEM
(Faro, Portugal)
2017/10 Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE
(Faro, Portugal)
2017/05 An Innovative management for tourism organizations through reputational intelligence II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017/05 Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017/05 The perception of ICT in the Touristic Activity 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge
(Faro, Portugal)
2017/02 La Percepción de las TIC’s en la actividad turística hoy III International Conference Scientific-Professional of Cultural Tourism “El Turismo Patrimonial en el Espacio Cultural Cultural Iberoamericano
(Córdoba, Espanha)
2016/11 Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para divulgação do Património Cultural e Religioso TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2016/11 Marketing Intelligence – A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2016/03 A Religious Tourism Experience Framework II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA
(Faro, Portugal)
2015/05 Rotas Tecnológicas de Turismo Religioso , I Conferência Internacional de Turismo & História – Produtos Turístico-culturais
(Faro, Portugal)
2014/11 Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve TMS ALGARVE 2014 –Management Studies Int. Conf
(Olhão, Portugal)
2014/11 Segmentação e valorização de Clientes Através das metodologias RFM e CLV TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2014/11 Extracting information from massive web content data, Semantic Web Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2014/06 Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo XXVIII Congresso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura
(Cáceres, Espanha)
2013/11 Utilização de Medidas se Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição – Aplicação ao Setor Hoteleiro TMS Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2012/11 Analysis of ICT in tourism demand in countries of the European Community International Conference on Tourism & Management Studies
(Olhão, Portugal)
2012/06 The importance of ICT on Tourism Demand: A Panel Error Correction Model Approach Advanced Research Workshop in Tourism Economics (ARWTE 2012)
(Coimbra, Portugal)
2012 A Modelação do efeito das TIC na procura turística com modelos corretores de erro aplicados a dados em painel CICLO DE SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO 2012/2013, CEFAGE
(Évora, Portugal)
2011/10 Análise da procura turística através de Modelação Dinâmica de Dados em Macro Painel International Conference on Tourism & Management Studies
(Faro, Portugal)
2011/06 Dynamic Panel Data Tourism Demand Models UNWTO Forum Tourism and Science: Bridging theory and practice
(Vilamoura, Portugal)
2011/06 Tourism Demand Modelling witgh Macro Panel Data Symposium on Recent Advances in Methods for the Analysis of Panel Data
(Lisboa, Portugal)
2011/04 Analysis of Tourism Demand through Time Series in Panel Data 4th International Conference Advances in Tourism Economics
(Lisboa, Portugal)
2010/11 The importance of Online Tourism Demand 10th International Forum on Tourism Statistics 2010
(Lisboa, Portugal)
2010/06 Análise e Previsão da Procura Turística efectuada online I Seminário de Doutorandos da ESGHT 2010
(Faro, Portugal)
2010/03 Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística
(Faro, Portugal)
2008/11 Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: Características, Potencialidades e Desafios IASK International Conference – Global Management 2008
(Porto, Portugal)
2008/08 Turismo Electrónico X SEMINARIO HISPANO - LUSO DE ECONOMÍA EMPRESARIAL
(Huelva, Espanha)
2008/06 A Integração dos Sistemas de Informação e do Turismo, o caso IMPACTUR 8ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
(Setúbal, Portugal)
2007/06 Sistema de Informação para os Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística (IMPACTUR) como experiência para Portugal 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
(Porto, Portugal)
1998/09 GIS on Tourism Planning GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information
(Lisboa, Portugal)
1998/09 Tourism Planning Informatization 38th Congress of the European Regional Science Association (ERSA)
(Vienna, Áustria)
1997/11 Sistema de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico Iªs Jornadas de Desenvolvimento Regional
(Portimão, Portugal)
1997 Sistema Informático de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico Célia Maria Quitério Ramos
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (Faro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - 2022/01 Opinion mining and sentiment analysis: Algarve's online tourist generated content.
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020/05 - 2021/12 Destination Image online analyzed through user generated content. A systematic literature review.
Coorientador
Management (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020/09 - 2021/11 O Impacto das Social Media no Setor Hoteleiro
Orientador
Turismo (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2019/09 - 2021/02 A importância na utilização das mídias sociais no processo de tomada de decisão de viagem
Coorientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/09 - 2020/01 Plano de Marketing Faro Albacor Residence: O Estudo de Caso de uma Unidade de Alojamento Local
Coorientador
Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2018/09 - 2020/01 A Gestão de Recursos Humanos no VILA VITA Parc Resort & Spa
Orientador
Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2017/09 - 2018/12 Areias Village: Uma nova imagem digital
Orientador
Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2015/09 - 2017/04 A experiência Turística nas Redes Sociais: Motivações, Implicações e Impactes da Geração de Conteúdos
Orientador
Marketing Turístico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2014/09 - 2016/05 As Redes Sociais Online na Hotelaria
Coorientador
Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2013/09 - 2015/06 A criação de uma Empresa: Reserva Online – Agência de Marketing Digital
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual TMS Algarve 2018 Management Studies International Conference (2018/11/14 - 2018/11/17)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2019 - 2019 X Post-Graduate Conference (2019/07/06 - 2019/07/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2018 - 2018 II International Forum on Management, subordinado ao tema “Global management: From theory to practice” (2018/02/16 - 2018/02/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 8th International Conference on Software Developmen and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2018/06/20 - 2018/06/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 VIII Post-Graduate Conference (2017/07/07 - 2017/07/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2017 - 2017 XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial (2017/11/09 - 2017/11/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2016 - 2016 VII Post-Graduate Conference (2016/07/15 - 2016/07/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2016 - 2016 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2016/11/09 - 2016/11/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 TMS Algarve 2016 Management Studies International Conference (2016/11/16 - 2016/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2014 - 2014 TMS Algarve 2014 Management Studies International Conference (2014/11/26 - 2014/11/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2013 - 2013 TMS Algarve 2013 Management Studies International Conference (2013/11/13 - 2013/11/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2005 - 2005 11º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) (2005/09/16 - 2005/09/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2000 - 2000 X Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica (2000/02/02 - 2000/02/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Associação Portuguesa de Sistemas de Informação Sócia
2000 - 2004 Associação Portuguesa de Sistemas de Informação Sócia
Distinções

Prémio

2008 Algarve Maximus 2008 - 1st Prize on the Category -Research, Development and Innovation, with the project IMPACTUR - Indicators for the Monitoring and Forecast of Tourist Activity www.impactur.pt (second phase)¿ (team member)

Outra distinção

2015 Best Paper Award