???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Mafalda Coelho da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
B110-CAA0-43B7
ORCID iD
0000-0003-4075-6198

Endereços de correio eletrónico

  • mmafaldasilva@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 910160731 (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/15 - 2024/07/31
Em curso
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Pedagogia
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017/09/01 - 2019/06/01
Concluído
2º Ciclo em Ensino Básico da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
19
2014/09/01 - 2017/06/01
Concluído
Ciências do Desporto (Licenciatura)
Especialização em Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
18
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2021 Treinadora Sporting Clube de Espinho, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/01 Treinadora Academia José Moreira / Futebol Clube do Porto, Portugal
2010/09/01 - 2018/07/01 Atleta Federação Portuguesa de Voleibol, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/01 Treinadora Castêlo da Maia Ginásio Clube, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - Atual | Empowering pre-service teachers as practitioner researchers toward PE inclusive practices | - Apoiar os estudantes estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva
2022.09013.PTDC
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Silva, Ana; Daniel Vieira; Rita Costa; Batista, Paula. "| The application of a Physical Fitness program in Physical Education | - Aplicação de um programa de Aptidão Física em Educação Física: Estudo em alunos do ensino secundário". Journal of Sport Pedagogy and Research 8 2 (2022): 13-23. https://doi.org/10.47863/ASIW4983.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Moura, André; Silva, Ana; Batista, Paula; Graça, Amândio. "| The value of assessment for learning in the teaching of physical education | - O valor da avaliação para a aprendizagem no ensino da educação física". E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2021):
    Aceite para publicação
  3. Joana Batista; Silva, Ana (B110-CAA0-43B7); Corte-Real, Nuno. Autor correspondente: Joana Batista. "| Physical activity and sports practice in Portugal: A habit to develop | - A atividade física e a prática desportiva em Portugal: Um hábito a desenvolver". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 3 (2021): 36-53. https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2021-3/2021-3-03.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Silva, Ana; Moura, André; Batista, Paula. "| Assessment for Learning in teaching of acrobatic gymnastics in an intership context | - Avaliar para aprender no ensino da ginástica acrobática em contexto de estágio". Journal of Sport Pedagogy and Research 5 (2019): 36-45. http://www.ipg.pt/scpd/files/JSPR_SE_5_3_2019_doi.pdf.
Resumo em conferência
  1. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula. "| Re(build) the notion of "being Fit" within the schope of a Physical Fitness program in Physical Education: Study in the context of an internship with secondary school students | - Re(construir) a noção de "ser Fit" no âmbito de um programa de Aptidão Física em Educação Física: Estudo em contexto de estágio com alunos do ensino secundário". Trabalho apresentado em 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula. "| The use of technology in teaching Physical Fitness in the context of Physical Education | - O uso da tecnologia no ensino da Aptidão Física no contexto da Educação Física". Trabalho apresentado em 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula. "| Perspectives on a physical fitness program in Physical Education to promote active habits | - Olhares sobre um programa de aptidão física em Educação Física para a promoção de hábitos ativos". Trabalho apresentado em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa, Coimbra, 2023.
    Publicado
  4. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula. "| The relevance of training devices in building a physical fitness program in Physical Education | - A relevância dos dispositivos formativos na edificação de um programa de aptidão física em Educação Física". Trabalho apresentado em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa, Coimbra, 2023.
    Publicado
  5. Batista, Paula; Graça, Amândio; Estriga, Luísa; Silva, Ana; Seabra, André Filipe Teixeira; Barreira, Daniel; Cunha, Paulo; et al. "| Preservice teachers as researchers of their practice oriented towards an Inclusive Physical Education: A research project | - Estudantes-estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva: Um projeto de investigação". Trabalho apresentado em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa, Coimbra, 2023.
    Publicado
  6. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula (A01B-DCA5-DB63). Autor correspondente: Silva, Ana. "| Physical Fitness in Physical Education: Perceptions of three Preservice Teachers | - A componente da aptidão física no contexto da Educação Física: Perceções de três Estudantes Estagiários". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Educação Física, Leiria, 2022.
    Publicado
  7. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula (A01B-DCA5-DB63). Autor correspondente: Silva, Ana. "| Relational dynamics and students diversity in the applicaton of a physical fitness program in Physical Education | - Dinâmicas relacionais e diversidade dos alunos na aplicação de um programa de aptidão física no contexto da Educação Física". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Educação Física, Leiria, 2022.
    Publicado
  8. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula (A01B-DCA5-DB63). "| Preparing teachers for a salutogenic approach to Physical Education: Implementation of a physical fitness program in a professional internship context | - Preparar professores para uma abordagem salutogénica da Educação Física: Implementação de um programa de aptidão física em contexto de estágio profissional". Trabalho apresentado em I Congresso Escola, Identidades e Democracia, Porto, 2022.
    Publicado
  9. Silva, Ana; Moura, André; Graça, Amândio; Batista, Paula. "| Towards a pedagogy of training Physical Education teachers from the perspective of two doctoral students | - Para uma pedagogia de formação de professores de Educação Física na perspetiva de dois doutorandos". Trabalho apresentado em I Congresso Escola, Identidades e Democracia, Porto, 2022.
    Publicado
  10. Silva, Ana; Graça, Amândio; Batista, Paula. Autor correspondente: Silva, Ana. "| Physical Education as vehicle for promoting active lifestyle habits | - A Educação Física enquanto veículo de promoção de hábitos de vida ativa". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2022.
    Publicado
  11. Silva, Ana. "| Teaching models and assessment: A reflection focused on learning | - Os modelos de ensino e a avaliação: Uma reflexão focada na aprendizagem". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação, Coimbra, 2021.
    Aceite para publicação
  12. Silva, Ana; Batista, Paula (A01B-DCA5-DB63). "| Uses of technology and physical fitness assessment in Physical Education | - Usos da tecnologia e da avaliação da aptidão física em Educação Física". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação, Coimbra, 2021.
    Aceite para publicação
  13. Moura, André; Silva, Ana; Martins, Catarina; Batista, Paula. "| Enhancing learning through peer evaluation in an acrobatic gymnastics unit: Study in the context of an internship in Physical Education | - Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de ginástica acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física". Trabalho apresentado em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFe): II Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  14. Moura, André; Silva, Ana; Batista, Paula. "| How do students perceive the use of assessment for learning in Physical Education classes? | - Como é que os alunos percebem o uso da avaliação para a aprendizagem nas aulas de Educação Física?". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física do CNAPEF e SPEF, Figueira da Foz, 2019.
  15. Silva, Ana; Batista, Paula. "| The Formative value of Assessment for Learning: Perceptions of a pre-service teacher | - O valor Formativo da avaliação para a aprendizagem: Perceções de uma estudante-estagiária". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física do CNAPEF e SPEF, Figueira da Foz, 2019.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04 | Re(build) the notion of "being Fit" within the schope of a Physical Fitness program in Physical Education: Study in the context of an internship with secondary school students | - Re(construir) a noção de "ser Fit" no âmbito de um programa de Aptidão Física em Educação Física: Estudo em contexto de estágio com alunos do ensino secundário 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Escola Superior de Educação do Porto (ESE) (Porto, Portugal)
2023/04 | The use of technology in teaching Physical Fitness in the context of Physical Education | - O uso da tecnologia no ensino da Aptidão Física no contexto da Educação Física 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Escola Superior de Educação do Porto (ESE) (Porto, Portugal)
2023/01 | The relevance of training devices in building a physical fitness program in Physical Education | - A relevância dos dispositivos formativos na edificação de um programa de aptidão física em Educação Física XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/01 | Preservice teachers as researchers of their practice oriented towards an Inclusive Physical Education: A research project | - Estudantes-estagiários como investigadores da sua prática orientada para uma Educação Física Inclusiva: Um projeto de investigação XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/01 | Perspectives on a physical fitness program in Physical Education to promote active habits | - Olhares sobre um programa de aptidão física em Educação Física para a promoção de hábitos ativos XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos países de Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/10 | Physical Fitness in Physical Education: Perceptions of three Preservice Teachers | - A componente da aptidão física no contexto da Educação Física: Perceções de três Estudantes Estagiários 12º Congresso Nacional de Educação Física
(Leiria, Portugal)
2022/10 | Relational dynamics and students diversity in the applicaton of a physical fitness program in Physical Education | - Dinâmicas relacionais e diversidade dos alunos na aplicação de um programa de aptidão física no contexto da Educação Física 12º Congresso Nacional de Educação Física
(Leiria, Portugal)
2022/10 | Physical Fitness in Physical Education | - A aptidão física no contexto da Educação Física [Workshop] 12º Congresso Nacional de Educação Física
(Leiria, Portugal)
2022/07 | Preparing teachers for a salutogenic approach to Physical Education: Implementation of a physical fitness program in a professional internship context | - Preparar professores para uma abordagem salutogénica da Educação Física: Implementação de um programa de aptidão física em contexto de estágio profissional I Congresso Escola, Identidades e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/07 | Towards a pedagogy of training Physical Education teachers from the perspective of two doctoral students | - Para uma pedagogia de formação de professores de Educação Física na perspetiva de dois doutorandos I Congresso Escola, Identidades e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2022/06 | Physical Education as vehicle for promoting active lifestyle habits | - A Educação Física enquanto veículo de promoção de hábitos de vida ativa Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2021/06 | Teaching models and assessment: A reflection focused on learning | - Os modelos de ensino e a avaliação: Uma reflexão focada na aprendizagem XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/06 | Uses of technology and physical fitness assessment in Physical Education | - Usos da tecnologia e da avaliação da aptidão física em Educação Física XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020/12/03 | The Use of Assessment for Learning to promote Fitness for Life in Physical Education classes | - O uso do Assessment for Learning para promover a aptidão física para a vida nas aulas de Educação Física Health and Physical Education Education Special Interest Group
Australian Association for Research in Education (Melbourne, Austrália)
2019/10/31 | The Formative value of Assessment for Learning: Perceptions of a pre-service teacher | - O valor Formativo da avaliação para a aprendizagem: Perceções de uma estudante-estagiária 11º Congresso Nacional de Educação Física - Avaliar para Melhorar
(Figueira da Foz, Portugal)
2019/10/31 | How do students perceive the use of assessment for learning in Physical Education classes? | - Como é que os alunos percebem o uso da avaliação para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? 11º Congresso Nacional de Educação Física - Avaliar para Melhorar
(Figueira da Foz, Portugal)
Distinções

Prémio

2017 Bolsa de Mérito 2016/2017 (Aluna)
Universidade do Porto, Portugal
2016 Melhor Aluna - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Universidade do Porto, Portugal
2016 Bolsa de Mérito 2015/2016 (Aluna)
Universidade do Porto, Portugal