???global.info.a_carregar???
Carlos Miguel Marques da Costa Caires. Concluiu o(a) Doctorat em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 2006 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, Maîtrise em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 1999 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique e DEA em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 2000 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). Nas suas atividades profissionais interagiu com 2 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Coreomusicologia; Bolaborações criativas; Cognição corporizada; Composição musical; Interacção humano-computador (HCI); Gesto; Experiências de flow; Metáfora conceptual; Choreomusicology; Creative collaborations; Embodied cognition; Music composition; Human-Computer Interaction (HCI); Gesture; Flow experiences; Conceptual metaphor; Música; Composição; Orquestração; Perceção; Eletrónica; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CARLOS MIGUEL MARQUES DA COSTA CAIRES

Nomes de citação

  • Caires, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
AF16-98CC-0C90
ORCID iD
0000-0003-1545-3873

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Doctorat)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"Algorithmes de composition: exemples d´outils informatiques de génération et manipulation du matériau musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Bien avec félicitations
2000
Concluído
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (DEA)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"Composer: Un environnement de CAO écrit en langage Max" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Bien
1999
Concluído
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Maîtrise)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França
"L´aleatoire et le temps réel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Bien
1991/12/02
Concluído
Composição (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/10 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/01/01 - 2020/12/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2020/12 LabSens - sensores de movimento e criação artística
ipl/2019/labsens_esml
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2019 - 2020/05 Estudos de Jazz: Interpretação, Teoria e Ensino
ipl/2019/jazzite_esml
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2018 - 2019/09 Performance e Contexto
ipl/2018/PerfCtx_esml
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2017 - 2019/03/05 Criação, circulação, registo e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva (áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música)
SAICT-POL/23453/2016
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011/02/28 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
PTDC/EAT/73817/2006
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2007/12/31 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
POCI/EAT/55896/2004
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Caires, Carlos. "IRIN: Micromontage in Graphical Sound Editing and Mixing Tool". Trabalho apresentado em International Computer Music Conference, Miami, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Caires, Carlos. "Composição e informática musical: breve relato do percurso de um compositor na primeira pessoa". Ideas Sónicas 22 11 (2019): 18-26. https://sonicideas.org/index.php?vol=11&num=20.
    Publicado
  2. Pinheiro, Ricardo; Caires, Carlos. "Projecto de investigação performance e contexto". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/11220.
Relatório
  1. Pinheiro, Ricardo; Caires, Carlos. 2019. Performance e contexto. http://hdl.handle.net/10400.21/11565.
Tese / Dissertação
  1. Caires, Carlos. "Algorithmes de composition : exemples d'outils informatiques de génération et manipulation du matériau musical : parcours entre l'instrumental et l'électroacoustique". Doutoramento, Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, 2006. http://octaviana.fr/document/143284983#?c=0&m=0&s=0&cv=0.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Caires, Carlos. Ludwig. Associação Arte no Tempo, 2020.
  2. Caires, Carlos. Uníssono. Associação Arte no Tempo, 2020.
  3. Caires, Carlos. 5P_in4.4&Loop. Associação Arte no Tempo, 2020.
  4. Caires, Carlos. Os sons em volta (v2). Centro de Informação da Música Portuguesa, 2019.
  5. Caires, Carlos. Vai e vem. 2018.
  6. Caires, Carlos. Quattro (Rev 2018): Revisão da partitura e atualização do sistema informático da eletrónica em tempo real. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2018.
  7. Caires, Carlos. Pianíssimo. MPMP, 2017.
  8. Caires, Carlos. 4 Estados da Matéria. Festival Monstra 2017, 2017.
  9. Caires, Carlos. 4 Estados da Matéria: Banda sonora para curta metragem de animação. Praça Filmes, 2017.
  10. Caires, Carlos. Procissão. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2016.
  11. Caires, Carlos. Bamarim-marim-im-im. Associação Arte no Tempo, 2016.
  12. Caires, Carlos. Formigas. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2016.
  13. Caires, Carlos. O Prato, sobre um poema de Salette Tavares ".. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2014.
  14. Caires, Carlos. Canto o Presente, e também o passado e o Futuro. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2013.
  15. Caires, Carlos. All-in-one expanded. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2012.
  16. Caires, Carlos. SAH. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2012.
  17. Caires, Carlos. Compositio III. Festival Monstra 2012, 2012.
  18. Caires, Carlos. Compositio III: Banda sonora para curta metragem de animação. 2012.
  19. Caires, Carlos. Instante. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2011.
  20. Caires, Carlos. All-in-one. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2010.
  21. Caires, Carlos. Frentic minute. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2010.
  22. Caires, Carlos. Painting wordpainting. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2009.
  23. Caires, Carlos. Crossfade. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2009.
  24. Caires, Carlos. Horizon. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2008.
  25. Caires, Carlos. Quattro, para 4 percussionistas e electrónica. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2005.
  26. Caires, Carlos. Limiar. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2002.
  27. Caires, Carlos. Duetto. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2001.
  28. Caires, Carlos. Retábulo-Melodrama. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1998.
  29. Caires, Carlos. Clepsidra. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1998.
  30. Caires, Carlos. Indícios de oiro. Musicoteca, 1997.
  31. Caires, Carlos. Wordpainting. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1996.
  32. Caires, Carlos. Al Niente.... Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1995.
  33. Caires, Carlos. Tchim e a Sida é assim..... Ministério da Educação e Ministério da Saúde, 1992.

Outros

Outra produção
  1. Caires, Carlos. 2006. IRIN. Software de composição electroacústica vocacionado para a técnica de micromontagem. https://irin.carloscaires.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/05 Música Escrita: apresentação de obras recentes SEmana da Composição
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03 A Música Electroacústica no Ensino da Música: O contexto actual na ESML Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
Conservatório de Música de Coimbra e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) (Coimbra, Portugal)
2014 IRIN Current development state
Universidade de Manitoba (Winnipeg, Canadá)
2014 Relações entre escrita instrumental e Eletrónica, propostas e resultados Seminário de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento da Faculdade de Letras da UL
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Apresentação do software IRIN Seminário no Mestrado em Multime´dia: Si´ntese Avanc¸ada de Som
, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 A tecnologia enquanto novo meio de produção musical e enquanto fator crucial nas novas ontologias da música Estética e Media: sonoridades e visualidades contemporâneas
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens -FSCH (Lisboa, Portugal)
2011 Exemplos de organização rítmica em música instrumental e música eletroacústica ou mista Seminário de Mestrado de Composição
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011 IRIN: estado atual da investigação Eletrónica e Instrumentos digitais - Ciclo de Conferências
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 New techniques for interactive Mixing Shanghai Electroacoustic Music Week
Shanghai Conservatory of Music (Xangai, China)
2008 Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
2007 Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido. Portugal
Escola Superior de Música de Lisbioa (Lisboa, Portugal)
2005 From Instrumental Composition to Computer tools
Centre for Music and Technology: Sibelius Academy (Helsínquia, Finlândia)
2004 Irin: software for micromontage. V Encontro Prisma
IRCAM (Paris, França)
2004 Irin: software for micromontage IV Encontro Prisma
Centro Tempo Reale (Florença, Itália)
2004 Système de mixage d’échantillons III Encontro Prisma
École de Musique de Montbéliard (Montbéliard, França)
2003 Graphical Instruments in Sound Manipulation Olhares de Outono
Centro de Investigação Em Ciência e Tecnologia das Artes - UCP (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2019 Forma Macro-Mosaico em Ensembles de Instrumentos Iguais
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Música que se vê
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 A eletrónica como elemento comum em obras para formações diversificadas: a sua versatilidade, estratégias composicionais e soluções performativas
Coorientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2017 Danças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc.XXI
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Música e arquitectura: contributos para uma visão integrada da composição
Coorientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 O papel das Ferramentas para Gerar e Gerir a Figura como material de base do discurso musical
Coorientador
Mestrado (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009 - 2010 Aspectos Morfológicos do Ritmo em Composição
Coorientador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/27 Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa selecção de obras escritas por trompistas
Arguente
Ricardo Matosinhos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/10/11 Analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
Arguente principal
Inês de Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2021 Sampling e as múltiplas vidas do amen break
Arguente principal
David Simões (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 Repertório para violão e eletrónica: Narrativas históricas, representação, permanência e performance
Arguente
Belquior Guerrero Santos Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Os Estilos de Ensino dos Professores de Formação Musical
Arguente principal
António Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 O papel do maestro de orquestra na preparação da performance de um bailado
Arguente principal
Jorge Leiria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 A influência da escrita de Shakespeare na obra de Mendelssohn
Vogal
Ivo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 A textura como elemento chave na abordagem analítica no âmbito da disciplina de ATC
Vogal
Ana Luísa Soares Seara (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 Forma macro-mosaico em ensembles de instrumentos iguais
Vogal
Manuel Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 Música que se vê
Vogal
João Damas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018 A força do atrito: Um estudo da música de Luciano Berio, a propósito da sua ópera 'La vera storia'
Vogal
João Madureira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 A aplicação de quatro noções de minimalismo de hci no sistema musical: uma introdução e contribuição para a disciplina de ATC
Vogal
Tomás Borralho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 Música Mista e Sistemas de Relações Dinâmicas,
Arguente principal
José Luís Ferreira (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
Arguente principal
Samuel van Ransbeeck (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 Uma proposta de enriquecimento curricular propedêutico para a disciplina de análise e técnicas de composição, através de 24 canções infanto-juvenis para coro S, SA & SAT
Vogal
Cristóvão Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 A Sinfonia antes e hoje – Condição sociológica e estética de música no séc. XXI,
Vogal
Daniel Tadeo Davis da Mata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2015 Martulus e a questão polimétrica
Vogal
Glauco César de Lima e Silva Segundo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2014 Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de Análise e Técnicas de Composição
Vogal
Nuno Miguel Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 Revisão Axiomática da Teoria da Música e sua Consequência na Composição
Vogal
Zoltan Paulini (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 Ressonâncias: processos de escrita musical
Vogal
Tiago Cabrita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 Interação Entre Técnicas Compositivas e Programação para Obras Mistas
Arguente principal
Igor Sílva (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 Reflexões acerca do processo criativo
Vogal
Sofia Margarida Castro Sousa da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2011 Interação entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental vocal
Arguente principal
Carlos Marecos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Música e Arquitetura: contributos para visão integrada da composição
Vogal
Diogo D'Aguiar de Sousa Alvim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2009 Lindembergue Cardoso, Técnicas e Atitudes composicionais, o estudante e o compositor
Vogal
Roberto Alejandro Pere (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual Musica Analitica Universidade Católica Portuguesa
2018 - Atual International Conference on Live Interfaces Porto
2016 - Atual Old is New: The Presence of the Past in the Music of the Present Universidade Nova de Lisboa/CESEM e ESML

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/02/21 - Atual Música Hoje Mesa redonda dedicada ao compositor José Luís Ferreira. Uma conversa moderada por Pedro Boléo com alguns compositores e músicos amigos seus, como António de Sousa Dias, Carlos Caires, Miguel Azguime e Philippe Trovão.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música ¿ Composição - Composição Eletroacústica: Jaime Reis Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016 - Atual Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música – Composição - Composição Eletroacústica, 2016: Rui Sampaio Dias. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Distinções

Prémio

1998 Prémio Acarte - Madalena Perdigão
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996 Prémio Cláudio Carneyro
1995 Prémio Joly Braga Santos
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2020 Composition of the week, World Association for Symphonic Bands & Ensembles