???global.info.a_carregar???
Carlos Miguel Marques da Costa Caires. Concluiu o(a) Doctorat em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 2006 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, Maîtrise em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 1999 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique e DEA em Esthètique, Sciences et Technologies des Arts em 2000 pelo(a) Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). Nas suas atividades profissionais interagiu com 2 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Coreomusicologia; Bolaborações criativas; Cognição corporizada; Composição musical; Interacção humano-computador (HCI); Gesto; Experiências de flow; Metáfora conceptual; Choreomusicology; Creative collaborations; Embodied cognition; Music composition; Human-Computer Interaction (HCI); Gesture; Flow experiences; Conceptual metaphor; Música; Composição; Orquestração; Perceção; Eletrónica; .
Identification

Personal identification

Full name
CARLOS MIGUEL MARQUES DA COSTA CAIRES

Citation names

  • Caires, Carlos

Author identifiers

Ciência ID
AF16-98CC-0C90
ORCID iD
0000-0003-1545-3873

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2006
Concluded
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Doctorat)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
"Algorithmes de composition: exemples d´outils informatiques de génération et manipulation du matériau musical" (THESIS/DISSERTATION)
Très Bien avec félicitations
2000
Concluded
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (DEA)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
"Composer: Un environnement de CAO écrit en langage Max" (THESIS/DISSERTATION)
Très Bien
1999
Concluded
Esthètique, Sciences et Technologies des Arts (Maîtrise)
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France
"L´aleatoire et le temps réel" (THESIS/DISSERTATION)
Très Bien
1991/12/02
Concluded
Composição (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/12/10 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/01/01 - 2020/12/09 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 President of the Pedagogic Council Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019 - 2020/12 LabSens - sensores de movimento e criação artística
ipl/2019/labsens_esml
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2019 - 2020/05 Estudos de Jazz: Interpretação, Teoria e Ensino
ipl/2019/jazzite_esml
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2018 - 2019/09 Performance e Contexto
ipl/2018/PerfCtx_esml
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
2017 - 2019/03/05 Criação, circulação, registo e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva (áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música)
SAICT-POL/23453/2016
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011/02/28 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
PTDC/EAT/73817/2006
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2007/12/31 Projecto de Investigação em Interfaces e Instrumentos de Expressão/Criação Musical
POCI/EAT/55896/2004
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Caires, Carlos. "IRIN: Micromontage in Graphical Sound Editing and Mixing Tool". Paper presented in International Computer Music Conference, Miami, 2004.
    Published
Journal article
  1. Caires, Carlos. "Composição e informática musical: breve relato do percurso de um compositor na primeira pessoa". Ideas Sónicas 22 11 (2019): 18-26. https://sonicideas.org/index.php?vol=11&num=20.
    Published
  2. Pinheiro, Ricardo; Caires, Carlos. "Projecto de investigação performance e contexto". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/11220.
Report
  1. Pinheiro, Ricardo; Caires, Carlos. 2019. Performance e contexto. http://hdl.handle.net/10400.21/11565.
Thesis / Dissertation
  1. Caires, Carlos. "Algorithmes de composition : exemples d'outils informatiques de génération et manipulation du matériau musical : parcours entre l'instrumental et l'électroacoustique". PhD, Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, 2006. http://octaviana.fr/document/143284983#?c=0&m=0&s=0&cv=0.

Artistic / Performance

Musical composition
  1. Caires, Carlos. Ludwig. Associação Arte no Tempo, 2020.
  2. Caires, Carlos. Uníssono. Associação Arte no Tempo, 2020.
  3. Caires, Carlos. 5P_in4.4&Loop. Associação Arte no Tempo, 2020.
  4. Caires, Carlos. Os sons em volta (v2). Centro de Informação da Música Portuguesa, 2019.
  5. Caires, Carlos. Vai e vem. 2018.
  6. Caires, Carlos. Quattro (Rev 2018): Revisão da partitura e atualização do sistema informático da eletrónica em tempo real. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2018.
  7. Caires, Carlos. Pianíssimo. MPMP, 2017.
  8. Caires, Carlos. 4 Estados da Matéria. Festival Monstra 2017, 2017.
  9. Caires, Carlos. 4 Estados da Matéria: Banda sonora para curta metragem de animação. Praça Filmes, 2017.
  10. Caires, Carlos. Procissão. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2016.
  11. Caires, Carlos. Bamarim-marim-im-im. Associação Arte no Tempo, 2016.
  12. Caires, Carlos. Formigas. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2016.
  13. Caires, Carlos. O Prato, sobre um poema de Salette Tavares ".. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2014.
  14. Caires, Carlos. Canto o Presente, e também o passado e o Futuro. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2013.
  15. Caires, Carlos. All-in-one expanded. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2012.
  16. Caires, Carlos. SAH. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2012.
  17. Caires, Carlos. Compositio III. Festival Monstra 2012, 2012.
  18. Caires, Carlos. Compositio III: Banda sonora para curta metragem de animação. 2012.
  19. Caires, Carlos. Instante. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2011.
  20. Caires, Carlos. All-in-one. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2010.
  21. Caires, Carlos. Frentic minute. Centro de Informação da Música Portuguesa, 2010.
  22. Caires, Carlos. Painting wordpainting. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2009.
  23. Caires, Carlos. Crossfade. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2009.
  24. Caires, Carlos. Horizon. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2008.
  25. Caires, Carlos. Quattro, para 4 percussionistas e electrónica. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2005.
  26. Caires, Carlos. Limiar. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2002.
  27. Caires, Carlos. Duetto. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 2001.
  28. Caires, Carlos. Retábulo-Melodrama. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1998.
  29. Caires, Carlos. Clepsidra. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1998.
  30. Caires, Carlos. Indícios de oiro. Musicoteca, 1997.
  31. Caires, Carlos. Wordpainting. Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1996.
  32. Caires, Carlos. Al Niente.... Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, 1995.
  33. Caires, Carlos. Tchim e a Sida é assim..... Ministério da Educação e Ministério da Saúde, 1992.

Other

Other output
  1. Caires, Carlos. 2006. IRIN. Software de composição electroacústica vocacionado para a técnica de micromontagem. https://irin.carloscaires.com/.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2018/05 Música Escrita: apresentação de obras recentes SEmana da Composição
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03 A Música Electroacústica no Ensino da Música: O contexto actual na ESML Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais
Conservatório de Música de Coimbra e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) (Coimbra, Portugal)
2014 IRIN Current development state
Universidade de Manitoba (Winnipeg, Canada)
2014 Relações entre escrita instrumental e Eletrónica, propostas e resultados Seminário de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento da Faculdade de Letras da UL
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Apresentação do software IRIN Seminário no Mestrado em Multime´dia: Si´ntese Avanc¸ada de Som
, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 A tecnologia enquanto novo meio de produção musical e enquanto fator crucial nas novas ontologias da música Estética e Media: sonoridades e visualidades contemporâneas
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens -FSCH (Lisboa, Portugal)
2011 Exemplos de organização rítmica em música instrumental e música eletroacústica ou mista Seminário de Mestrado de Composição
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011 IRIN: estado atual da investigação Eletrónica e Instrumentos digitais - Ciclo de Conferências
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 New techniques for interactive Mixing Shanghai Electroacoustic Music Week
Shanghai Conservatory of Music (Xangai, China)
2008 Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
2007 Construção de ferramentas informáticas para a composição: Max/MSP em tempo diferido. Portugal
Escola Superior de Música de Lisbioa (Lisboa, Portugal)
2005 From Instrumental Composition to Computer tools
Centre for Music and Technology: Sibelius Academy (Helsínquia, Finland)
2004 Irin: software for micromontage. V Encontro Prisma
IRCAM (Paris, France)
2004 Irin: software for micromontage IV Encontro Prisma
Centro Tempo Reale (Florença, Italy)
2004 Système de mixage d’échantillons III Encontro Prisma
École de Musique de Montbéliard (Montbéliard, France)
2003 Graphical Instruments in Sound Manipulation Olhares de Outono
Centro de Investigação Em Ciência e Tecnologia das Artes - UCP (Porto, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2019 Forma Macro-Mosaico em Ensembles de Instrumentos Iguais
Supervisor
Mestrado em Música (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Música que se vê
Supervisor
Mestrado em Música (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 A eletrónica como elemento comum em obras para formações diversificadas: a sua versatilidade, estratégias composicionais e soluções performativas
Co-supervisor
Mestrado em Música (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2017 Danças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc.XXI
Supervisor
Mestrado em Música (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Música e arquitectura: contributos para uma visão integrada da composição
Co-supervisor
Mestrado em Música (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 O papel das Ferramentas para Gerar e Gerir a Figura como material de base do discurso musical
Co-supervisor
Mestrado (Master)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009 - 2010 Aspectos Morfológicos do Ritmo em Composição
Co-supervisor
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/10/27 Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa selecção de obras escritas por trompistas
(Thesis) Arguer
Ricardo Matosinhos (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2021/10/11 Analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
(Thesis) Main arguer
Inês de Brito (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2021 Sampling e as múltiplas vidas do amen break
(Thesis) Main arguer
David Simões (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 Repertório para violão e eletrónica: Narrativas históricas, representação, permanência e performance
(Thesis) Arguer
Belquior Guerrero Santos Marques (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Os Estilos de Ensino dos Professores de Formação Musical
(Thesis) Main arguer
António Santos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 O papel do maestro de orquestra na preparação da performance de um bailado
(Thesis) Main arguer
Jorge Leiria (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 A influência da escrita de Shakespeare na obra de Mendelssohn
Thesis Member
Ivo Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020 A textura como elemento chave na abordagem analítica no âmbito da disciplina de ATC
Thesis Member
Ana Luísa Soares Seara (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 Forma macro-mosaico em ensembles de instrumentos iguais
Thesis Member
Manuel Moreira (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 Música que se vê
Thesis Member
João Damas (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2018 A força do atrito: Um estudo da música de Luciano Berio, a propósito da sua ópera 'La vera storia'
Thesis Member
João Madureira (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 A aplicação de quatro noções de minimalismo de hci no sistema musical: uma introdução e contribuição para a disciplina de ATC
Thesis Member
Tomás Borralho (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 Música Mista e Sistemas de Relações Dinâmicas,
(Thesis) Main arguer
José Luís Ferreira (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 Composition with Complex Data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
(Thesis) Main arguer
Samuel van Ransbeeck (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 Uma proposta de enriquecimento curricular propedêutico para a disciplina de análise e técnicas de composição, através de 24 canções infanto-juvenis para coro S, SA & SAT
Thesis Member
Cristóvão Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 A Sinfonia antes e hoje – Condição sociológica e estética de música no séc. XXI,
Thesis Member
Daniel Tadeo Davis da Mata (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2015 Martulus e a questão polimétrica
Thesis Member
Glauco César de Lima e Silva Segundo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2014 Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de Análise e Técnicas de Composição
Thesis Member
Nuno Miguel Henriques (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 Revisão Axiomática da Teoria da Música e sua Consequência na Composição
Thesis Member
Zoltan Paulini (PhD)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 Ressonâncias: processos de escrita musical
Thesis Member
Tiago Cabrita (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 Interação Entre Técnicas Compositivas e Programação para Obras Mistas
(Thesis) Main arguer
Igor Sílva (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 Reflexões acerca do processo criativo
Thesis Member
Sofia Margarida Castro Sousa da Rocha (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2011 Interação entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental vocal
(Thesis) Main arguer
Carlos Marecos (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Música e Arquitetura: contributos para visão integrada da composição
Thesis Member
Diogo D'Aguiar de Sousa Alvim (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2009 Lindembergue Cardoso, Técnicas e Atitudes composicionais, o estudante e o compositor
Thesis Member
Roberto Alejandro Pere (PhD)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019 - Current Musica Analitica Universidade Católica Portuguesa
2018 - Current International Conference on Live Interfaces Porto
2016 - Current Old is New: The Presence of the Past in the Music of the Present Universidade Nova de Lisboa/CESEM e ESML

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2019/02/21 - Current Música Hoje Mesa redonda dedicada ao compositor José Luís Ferreira. Uma conversa moderada por Pedro Boléo com alguns compositores e músicos amigos seus, como António de Sousa Dias, Carlos Caires, Miguel Azguime e Philippe Trovão.

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2017 - Current Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música ¿ Composição - Composição Eletroacústica: Jaime Reis Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016 - Current Participação no júri Reconhecimento da Qualidade de Especialista na Área de Música – Composição - Composição Eletroacústica, 2016: Rui Sampaio Dias. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Distinctions

Award

1998 Prémio Acarte - Madalena Perdigão
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996 Prémio Cláudio Carneyro
1995 Prémio Joly Braga Santos
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Other distinction

2020 Composition of the week, World Association for Symphonic Bands & Ensembles