???global.info.a_carregar???
Marta é licenciada em Ciências da Arte e do Património e mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente frequenta o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património. A investigação é direcionada para o estudo dos materiais, para o processo da reintegração cromática a seco em pintura contemporânea. Tem em vista o estudo e a análise de fixativos assim como a sua acessibilidade e ecologia relativamente às diferentes partes: obra, conservador-restaurador ou técnico de conservação e restauro e ambiente. A investigação de Doutoramento, aprofunda os conhecimentos na área da reintegração cromática adquiridos durante o projeto da dissertação de mestrado. Este projeto conciliou a produção artística com as intervenções de conservação e restauro, nomeadamente a reintegração cromática. Ao longo do percurso académico, iniciado na licenciatura, integrou diferentes programas de voluntariado em museus através de candidaturas espontâneas. Desenvolveu tarefas de conservação preventiva nas reservas na Fundação Museu do Oriente durante três meses, à qual foi convidada a prolongar os trabalhos por um período de estágio de mais três meses. Realizou voluntariado nas reservas do Museu Nacional do Azulejo e na empresa Edge-Group Responsible Investments, no núcle da EDGE ARTS, onde realizou o inventário total de parte de coleção privada dos jogos e livros Majora. Marta, trabalhou durante dois anos como técnica de conservação e restauro em duas empresas distintas. Realizou principalmente intervenções em painéis azulejares. Destacam-se os trabalhos de reintegração cromática realizadas na sala das Bicas e escadas de acesso, na Presidência do Palácio de Belém.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Sofia Marques Aleixo

Identificadores de autor

Ciência ID
AC16-1051-1267

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2020/08/20
Concluído
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado integrado)
Especialização em Pintura contemporânea; Reintegração cromática
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Estratégias de reintegração cromática na pintura de Jorge Martins, no período de 1960 a 1980" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2013 - 2017
Concluído
Ciências da Arte e do Património (regime pós-laboral) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
14
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aleixo, Marta. "The use of Tri-Funori as a binding medium for chromatic reintegration in contemporary unvarnished paintings". Trabalho apresentado em International Student Conference: ART AND ARCHITECTURE CONSERVATION TRAINING IN EUROPE: Relevant Experiences and Mastering of Conservation Methods (Online), Vilnius, 2021.
Artigo em revista
  1. Aleixo, Marta. "Os materiais e as técnicas pictóricas na obra pictórica de Jorge Martins". Ge-conservacion/ lll congresso ibero-americano investigações em conservação do património (icp) (2022): http://www.belasartes.ulisboa.pt/lll-congresso-ibero-americano-investigacoes-em-conservacao-do-patrimonio-lcp/.
    Em revisão
  2. Marques Aleixo, Marta; Bailão, Ana; Gomes, Andreia; Linhares, João; San Andrés, Margarita; Nascimento, Sérgio. "Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins". Ge-conservacion 18 1 (2020): 328-338. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v18i1.817.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37558/gec.v18i1.817
  3. Bailão, Ana; Carvalho, Carina; Albuquerque, Marina; Aleixo, Marta; Matos, Miguel; Varela, Patrícia; Torres, Sónia; Porpora, Daniela. "La entrevista como herramienta de conservación de arte contemporáneo: artista versus conservador-restaurador". Ge-conservacion 15 (2019): 172-182. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v15i0.634.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37558/gec.v15i0.634
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/03/17 - 2021/05/26 HERITAGE LAB TALKS is a cycle of online lectures organized by the HERITAGE LAB group to talk about Heritage. It aims to address different topics. Coordination: Prof. Ana Bailão Organization and moderation of PhD master´s students of FBAUL: Ana Guerin, Ana Sofia, Joana Moita and Marta Aleixo Março / March 17/ 03 – Francesca Tonini - The chromatic reintegration in sculpture. An anthropological point of view 24/03 – Séverine Françoise - The “Grisaille reconstruction” as retouching method 31/ 03 – Leonel Costa - A produção de tintas para artista (2021/03/07 - 2021/05)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal