???global.info.a_carregar???
Marta é licenciada em Ciências da Arte e do Património e mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente frequenta o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património. A investigação é direcionada para o estudo dos materiais, para o processo da reintegração cromática a seco em pintura contemporânea. Tem em vista o estudo e a análise de fixativos assim como a sua acessibilidade e ecologia relativamente às diferentes partes: obra, conservador-restaurador ou técnico de conservação e restauro e ambiente. A investigação de Doutoramento, aprofunda os conhecimentos na área da reintegração cromática adquiridos durante o projeto da dissertação de mestrado. Este projeto conciliou a produção artística com as intervenções de conservação e restauro, nomeadamente a reintegração cromática. Ao longo do percurso académico, iniciado na licenciatura, integrou diferentes programas de voluntariado em museus através de candidaturas espontâneas. Desenvolveu tarefas de conservação preventiva nas reservas na Fundação Museu do Oriente durante três meses, à qual foi convidada a prolongar os trabalhos por um período de estágio de mais três meses. Realizou voluntariado nas reservas do Museu Nacional do Azulejo e na empresa Edge-Group Responsible Investments, no núcle da EDGE ARTS, onde realizou o inventário total de parte de coleção privada dos jogos e livros Majora. Marta, trabalhou durante dois anos como técnica de conservação e restauro em duas empresas distintas. Realizou principalmente intervenções em painéis azulejares. Destacam-se os trabalhos de reintegração cromática realizadas na sala das Bicas e escadas de acesso, na Presidência do Palácio de Belém.
Identification

Personal identification

Full name
Marta Sofia Marques Aleixo

Author identifiers

Ciência ID
AC16-1051-1267

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2017/09/01 - 2020/08/20
Concluded
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado integrado)
Major in Pintura contemporânea; Reintegração cromática
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Estratégias de reintegração cromática na pintura de Jorge Martins, no período de 1960 a 1980" (THESIS/DISSERTATION)
19
2013 - 2017
Concluded
Ciências da Arte e do Património (regime pós-laboral) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
14
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Aleixo, Marta. "The use of Tri-Funori as a binding medium for chromatic reintegration in contemporary unvarnished paintings". Paper presented in International Student Conference: ART AND ARCHITECTURE CONSERVATION TRAINING IN EUROPE: Relevant Experiences and Mastering of Conservation Methods (Online), Vilnius, 2021.
Journal article
  1. Aleixo, Marta. "Os materiais e as técnicas pictóricas na obra pictórica de Jorge Martins". Ge-conservacion/ lll congresso ibero-americano investigações em conservação do património (icp) (2022): http://www.belasartes.ulisboa.pt/lll-congresso-ibero-americano-investigacoes-em-conservacao-do-patrimonio-lcp/.
    Under revision
  2. Marques Aleixo, Marta; Bailão, Ana; Gomes, Andreia; Linhares, João; San Andrés, Margarita; Nascimento, Sérgio. "Chromatic reintegration in contemporary monochromatic unvarnished paintings: a case study based on artwork from Jorge Martins". Ge-conservacion 18 1 (2020): 328-338. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v18i1.817.
    Open access • Published • 10.37558/gec.v18i1.817
  3. Bailão, Ana; Carvalho, Carina; Albuquerque, Marina; Aleixo, Marta; Matos, Miguel; Varela, Patrícia; Torres, Sónia; Porpora, Daniela. "La entrevista como herramienta de conservación de arte contemporáneo: artista versus conservador-restaurador". Ge-conservacion 15 (2019): 172-182. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v15i0.634.
    Open access • Published • 10.37558/gec.v15i0.634
Activities

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/03/17 - 2021/05/26 HERITAGE LAB TALKS is a cycle of online lectures organized by the HERITAGE LAB group to talk about Heritage. It aims to address different topics. Coordination: Prof. Ana Bailão Organization and moderation of PhD master´s students of FBAUL: Ana Guerin, Ana Sofia, Joana Moita and Marta Aleixo Março / March 17/ 03 – Francesca Tonini - The chromatic reintegration in sculpture. An anthropological point of view 24/03 – Séverine Françoise - The “Grisaille reconstruction” as retouching method 31/ 03 – Leonel Costa - A produção de tintas para artista (2021/03/07 - 2021/05)
Conference (Co-organisor)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal