???global.info.a_carregar???
Luís Gouveia. Concluiu o(a) Doutoramento em Sociologia em 2017 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Sociologia em 2011 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É Investigador no(a) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Gouveia

Nomes de citação

  • Gouveia, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
A818-4D1B-9EC7
ORCID iD
0000-0002-6518-2330

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011/09/01 - 2017/09/12
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos docentes do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um 'bom profissional de ensino num contexto de incerteza'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2008/09/01 - 2011/06/30
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Post-Bologna Degree" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

2018/01/01 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Outros

2013 - 2015 Membro do Conselho de Redação da revista científica Forum Sociológico
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2013 Assessoria científica na revista Forum Sociológico
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2016/04/30 Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos docentes do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um 'bom profissional de ensino num contexto de incerteza'
SFRH/BD/80811/2011
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano 'in vitro' no contexto de Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica
PTDC/SOC-SOC/29764/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
2018 - 2019 Tackling football-related violence and disorder
N/A
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2018 Juventude(s). Do local ao nacional – que intervenção?
IPDJ
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I. P.
2017 - 2017 Projeto Educativo Municipal do Concelho de Odivelas
PEMO
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Odivelas
2008 - 2012 Género, Desigualdade e Humilhação: sentimentos de injustiça nas escolas
PIHM/GC/0085/2008
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luís Gouveia. 2018. "Formas identitárias profissionais e a colegialidade docente em questão". trabalho apresentado em Lopes, {Rui Pedro, 655-662. Instituto Polit{\'e.
Artigo em revista
  1. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2019. "Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação". SOCIOLOGIA ON LINE 21: 11-35.
    Publicado
  2. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2018. "A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo". Forum Sociológico 32: 7-17. http://dx.doi.org/10.4000/sociologico.1898.
    10.4000/sociologico.1898
  3. Gouveia, Luís. 2018. "A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores". ETD - Educação Temática Digital 20 (2): 434-454. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672.
    10.20396/etd.v20i2.8650672
  4. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2018. "Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar?". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 (1): 101-115. http://dx.doi.org/10.7203/rase.11.1.10622.
    10.7203/rase.11.1.10622
  5. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante. 2018. "A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo". Forum Sociológico (32): 7-17. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6b14b9d4-fc78-402a-acdc-33d282b0a0bd.
    10.4000/sociologico.1861
  6. José Manuel Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. 2018. "Educação sexual entre a escola e a família". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 (1): 101-115. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/815c6cf5-2184-4c2a-8262-fa9343d9b354.
  7. Caetano, Pedro; Gouveia, Luís. 2017. "Entre o modelo magistral e a responsabilidade social: controvérsias em torno da avaliação dos professores e a conceção “justa” do mandato docente". Terceiro Milénio: Revista Crítica de Sociologia e Política 6 (1): 236-265. http://www.cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/86.
  8. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2016. "Les jugements moraux sur l'humiliation et l'insulte morale: une méthodologie pragmatique sur l'analyse de la sociabilité scolaire". Revue Sciences et Actions Sociales 3. http://www.sas-revue.org/index.php/17-varia/25-les-jugements-moraux-sur-l-humiliation-et-l-insulte-morale-une-methodologie-pragmatique-sur-l-analyse-de-la-sociabilite-scolaire.
    Publicado
  9. Pedro Jorge da Costa Caetano; Luís Gouveia. 2016. "Entre o modelo magistral e a responsabilidade social". Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política 6 (1): 236-265. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/459a1d5d-e9cc-484e-b2f1-1406165862b5.
  10. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. 2013. "As artes de fazer o comum nos estabelecimentos de ensino: outras aberturas sociológicas sobre os mundos escolares". Forum Sociológico 23: 97-106.
    10.4000/sociologico.853
  11. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. 2013. "As artes de fazer o comum nos estabelecimentos de ensino: outras aberturas sociológicas sobre os estabelecimentos de ensino". Forum Sociológico 23 (NA): 97-106. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/689ff9b8-5302-46fb-81ad-cf66720e8731.
Capítulo de livro
  1. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2019. "Silêncios, sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade". In X Congresso Português de Sociologia – Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.
    Em revisão
  2. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2019. "A autoridade docente e os modos de agir na interação professor-aluno". In Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.
    No prelo
  3. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2019. "Guia prático para uma sexualidade feliz". In Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.
    No prelo
  4. Gouveia, Luís. 2019. "Entre instruir, formar e educar: entendimentos plurais do mandato da profissão docente". In IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019): Livro de atas, editado por Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Silva, Elisabete Mendes; Santos, Graça; Patrício, Raquel; Castanheira, Luís, 71-80. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.
    Publicado
  5. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2019. "A democracia ajuizada através das experiências escolares: dilemas e desafios na sua perscrutação". In Entre a escola e a vida - A condição de jovem para além do ofício de aluno, editado por Almerindo Janela Afonso; José Augusto Palhares, 93-118. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão.
    Publicado
  6. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2018. "Quando os sinos dobram: o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário?". In Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación, editado por Leopoldo Cabrera, 152-169. Valência, Espanha: Institut de Creatividat e Innovacions Educatives de la Universitat de València.
    Publicado
  7. Gouveia, Luís. 2018. "Formas identitárias profissionais e a colegialidade docente em questão". In Livro de atas do III Encontro Internacional de formação na docência, INCTE 2018, 655-662. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.
    Publicado
  8. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. 2018. "Quando os sinos dobram". In o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário, editado por Leopoldo Cabrera, 152-169. Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de Valencia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/0ffc1147-2cea-414a-83f3-fef417f8910e.
  9. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. 2018. "Sexual Education at school". In misunderstandings in communication by personal affinities and Common Places, editado por Resende, {Jos{\'e, 124-147. Cambridge Scholars Publishing. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/906950d7-0d93-42f9-a3a8-3111b30a1cd9.
  10. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. 2018. "The relational challenges in face of the school governance by norms". In misunderstandings, disagreements and criticisms, editado por Resende, {Jos{\'e, 54-82. Cambridge Scholars Publishing. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d87ffaac-2c39-42a3-8d2f-9a642e3ce041.
  11. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. 2017. "Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade: controvérsias sobre os sentidos da atividade docente". In Das promessas (u) tópicas às (des) ilusões: daquilo que as experiências democráticas nos trazem para as pensarmos a partir dos seus dilemas e disputas, editado por Resende, José Manuel; Martins, Alexandre Cotovio; Dionísio, Bruno; Delaunay, Catarina, 201-229. Carviçais, Portugal: Editora Lema d’Origem.
    Publicado
  12. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. 2017. "Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade". In controvérsias sobre os sentidos da atividade docente, editado por Resende, {Jos{\'e, 193-221. Lema d’Origem. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/9d74e109-56c2-4ba7-a910-5ec8e669f4b0.
  13. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2016. "O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita". In Portugal, território de territórios – Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia. http://www.aps.pt/ix_congresso/actas.
  14. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2016. "Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e o público em confronto na educação sexual escolar". In Portugal, território de territórios – Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia. http://www.aps.pt/ix_congresso/actas.
    Publicado
  15. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. 2016. "É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos, editado por Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro, 1035-1053. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
    Publicado
  16. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2016. "Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça escolar em questão". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos, editado por Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro, 981-1001. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
    Publicado
  17. José Manuel Vieira Soares Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. 2016. "Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional". In o programa de justiça escolar em questão, editado por Alves, {Mariana Gaio, 1035-1054. Faculdade de Ci{\^e. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2fd9fff8-8b7d-46ce-b13b-08491d979b0a.
  18. José Manuel Vieira Soares Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. 2016. "É possível usar a pedagogia na educação sexual?". In A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão, editado por Alves, {Mariana Gaio, 985-1005. Faculdade de Ci{\^e. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/46466f1f-7955-4bdd-8179-24c50f0df2b2.
  19. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. 2015. "The public educational policies facing the figure of the fair: the principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal". In The Making of the Common in Social Relations, editado por Resende, José Manuel; Martins, Alexandre Cotovio, 24-52. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishers.
    Publicado
  20. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. 2015. "The public educational policies facing the figure of the fair: the principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal". 22-52. Cambridge Scolars Publishers. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/bb8682f9-67a2-4684-b08f-950a4a5b3055.
  21. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. 2014. "O mandato e a licença profissional à prova das mutações no Estatuto da Carreira Docente: Controvérsias em torno do mandato profissional". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, editado por Melo, Benedita Portugal e; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira; Gomes, Elias Evangelista, 149-169. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
    Publicado
  22. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. 2014. "A sociabilidade escolar à prova do reconhecimento no regime da philia: o (in)aceitável do insulto moral na relação entre pares". In Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas, editado por Guedes, Simoni Lahud; Cipiniuk, Tatiana Arnaud, 97-130. Niterói, Brasil: Editora Alternativa.
    Publicado
  23. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. 2014. "O mandato e a licença profissional à prova das mutações no estatuto da carreira docente". In controvérsias em torno do trabalho professoral, 149-170. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/096312c4-290d-4c70-aad8-c061bc45053d.
  24. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís. 2012. "Porque se mobilizam os Professores? Juízos Plurais sobre o que é ser «um profissional de ensino». Análise exploratória". In Atas do VII Congresso de Sociologia – Sociedade: crise e reconfigurações. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.
    Publicado
  25. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. 2012. "Porque se mobilizam os Professores? Juízos Plurais sobre o que é ser ‘um profissional de ensino’. Análise exploratória". 1-10. Associa{\cc. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/19a7de3d-a8d7-4c3c-aef6-75308a9b10fc.
Edição de livro
  1. Gouveia, Luís. 2019. A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas. Editado por Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David; Gouveia, Luís. Carviçais, Portugal: Lema d'Origem.
    Publicado
Relatório
  1. Paulo Machado; João Sedas Nunes; Gouveia, Luís. 2019. "A powder keg situation? Contribution for a refreshed framework on violence around football matches".
  2. Maria Manuel Vieira; Vítor Sérgio Ferreira; Luena Marinho; Gouveia, Luís; Tatiana Ferreira. 2018. "Juventude(s). Do local ao nacional – que intervenção?" - Relatório final.
  3. Teresa Seabra; Sandra Mateus; Leonor Duarte Castro; Fernanda Pinheiro; Luís Gouveia. 2018. "Projeto Educativo Municipal do Concelho de Odivelas: diagnóstico e contributos para a sua definição" - Relatório Técnico.
    10.5935/ref.20160156
  4. José Manuel Resende; Bruno Dionísio; Alexandre Martins; Pedro Caetano; Cristina Cotovio; Inês Pedro Vicente; Gouveia, Luís; Regina Carvalho; Flávio Martins. 2012. "Género, Desigualdade e Humilhação: sentimentos de injustiça nas escolas" - Relatório final.
Tese / Dissertação
  1. Gouveia, Luís. 2017. "Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos professores do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um bom profissional de ensino". Tese de Doutoramento.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/04 Entre instruir, formar e educar: entendimentos plurais do mandato da profissão docente IV Encontro Internacional de Formação na Docência – “Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Bragança, Portugal)
2018/11/26 Formas de habitar a escola e os dispositivos de hospitalidade na relação pedagógica VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/12 Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação X Congresso Português de Sociologia – Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
(Covilhã, Portugal)
2018/07/12 Silêncios, sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade X Congresso Português de Sociologia – Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
(Covilhã, Portugal)
2018/05/05 Formas identitárias e a colegialidade docente em questão III Encontro Internacional de Formação na Docência
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/02 A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/02 Guia prático para educar uma sexualidade feliz III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07/13 Quando os sinos dobram: o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Espanha)
2017/07/13 A evolução das políticas educativas e as repercussões no mandato e licença profissional dos professores: a profissão e as práticas docentes face às novas morfologias da instituição escolar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Espanha)
2017/07/13 Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Espanha)
2017/05/06 Entre a Escola e o Bairro: estranheza, estranhamento e hospitalidade 1ª Conferência Internacional Ética, Política e Cultura
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL (Lisboa, Portugal)
2016/11/24 A profissionalidade docente num contexto de massificação da escolarização: o modelo da profissão enquanto magistério posto à prova Seminário Temático – Temas & Debates: Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/09/09 O modelo profissional docente posto à prova pelas reconfigurações no sistema de ensino: os incentivos à colegialidade e as resistências dos professores à participação Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação
Casa da Escrita (Coimbra, Portugal)
2016/07/08 O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
2016/07/07 Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e o público em confronto na educação sexual escolar IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
2015/09/10 Relational challenges facing the school governance by norms: misunderstandings, disagreements and criticisms VII Encontros de Portalegre – Os desafios da comunicação em contextos societais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/09/10 Liens qui affectent, (des)afféctions qui négligent VII Encontros de Portalegre – Os desafios da comunicação em contextos societais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/07/11 Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça em questão I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07/10 É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/09/03 What School Brings to Conceptions of Fair: a Pragmatic Sociology on the Modes of Acting in the Portuguese High School ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/02 Accountability Under the Paradigm of Effective School: the Controversy Surrounding the Evaluation of Teachers and the Fair Conception of Teaching ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/02 Between Risk and Risking: Sex Education as Prevention and Care or as Body Vigilance? ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/06/20 Mutações no mandato e licença profissional dos professores face à demanda de uma escola eficaz: a controvérsia em torno da avaliação de desempenho docente e da performance educativa no quadro da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007 IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/04/15 Entre o íntimo e a publicitação: a figura do justo em questionamento na escola secundária portuguesa VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04 Os desafios à atividade dos professores no contexto do novo paradigma de gestão na escola pública: controvérsias em torno do mandato profissional à luz da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007 Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04 O que a valorização da sexualidade e dos afetos trazem aos projetos de educar sexualmente os adolescentes e jovens na escola? Uma análise exploratória de uma temática complexa Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/01 Injustiça(s) nas escolas: o olhar dos alunos Workshop Juventude, Escola e Modernidade
Observatório Português da Juventude do ICS-UL (Lisboa, Portugal)
2013/11/30 Under the rule os measuring school effectiveness? Challenges on the school governance and (re) construction of the teaching profession ISA RC 52 Interim Conference – “Challenging Professionalism: New Directions in Policies, Publics and the Professions”
Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/09/17 Controvérsias em torno da conceção do funcionamento da instituição escolar no quadro reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007: a coartação da espontaneidade na atividade docente pela imposição das «evidências» V Encontros de Portalegre – “A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas”
Escola Superior de Educação integrada no Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2013/09 O reconhecimento da diversidade na saúde paliativa: perspetivas socioculturais no cuidado aos doentes terminais V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – A Antropologia em contraponto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013/08/31 The Portuguese high school resistant to the imagined project of inclusive school 11th European Sociological Association Conference – Crisis, Critique and Change
University of Torino (Turim, Itália)
2013/07/04 Educational public policies facing the figure of just: the principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal 8th International Interpretative Policy Analysis Conference IPA – Societies in conflitct: experts, publics and Democracy
Universidade de Viena (Viena, Áustria)
2013/06/10 The oppressive effect of the efficacy paradigm in the teachers’ qualification work: the difficult composition of the common in the school as a public arena 41st World Congress of the International Institute of Sociology
Uppsala University (Uppsala, Suécia)
2013/05/31 A difícil arte de composição do trabalho docente na escola massificada: incerteza e sentidos díspares no mandato conferido aos professores Workshop 2º ano – Programas de Doutoramento em Sociologia
Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa, Portugal)
2013/04/10 A difícil arte de composição do trabalho docente: Os constrangimentos da ação de proximidade na escola «governada por normas estandardizadas» Seminário Juventude, Escola e Modernidade
Observatório Permanente para a Juventude (ICS-UL) (Lisboa, Portugal)
2013/02/08 The school sociability tested by the recognition in the regimes of philia : the (un) acceptable of the moral insult in the relationship between peers Colóquio Internacional Normes, déviances et réactions sociales: méthodes d’enquête et expérience de recherche
Maison Méditerranéenne des Sciences de l’Homme (Aix-en-Provence, França)
2013/01/25 Daquilo que os atores são capazes de fazer: modos de socialização política na experiência escolar e nas artes de fazer o comum Colóquio Internacional – Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades intermédias
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL (Lisboa, Portugal)
2012/12/10 Moral judgements on humiliations and insults: a methodology for studying school sociability Colóquio Internacional Normes, déviances et réactions sociales: méthodes d’enquête et expérience de recherche
Université Bordeaux Segalen (Bordéus, França)
2012/09/18 Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade: controvérsias sobre os sentidos da atividade docente IV Encontros de Portalegre – A democracia, promessas, utopia e (des)ilusões: dilemas e disputas nas arenas públicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012/06/21 Porque se mobilizam os professores? Juízos plurais sobre o que é ser um bom profissional de ensino. Análise exploratória VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia – Sociedade: crise e reconfigurações
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - Atual Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Técnicas Internacionais – "Proteger, reparar, garantir: Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens" (2017/06/16 - 2017/06/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Organizadora do Seminário "Temático Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa" (2017/04/19 - 2017/04/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora do Seminário Temático "Temas & Debates – Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência" (2016/11/23 - 2016/11/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Membro da comissão organizadora dos V Encontros de Portalegre, intitulado “A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas” (2013/09/16 - 2013/09/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/28 - 2019/02/28 Seminário de apresentação pública do estudo “Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?”, no Teatro Thalia.
Seminário
Seminário “Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?”
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I. P., Portugal
2017/11/28 - 2018/11/30 Participação na qualidade de moderador.
Seminário
Temas & Debates – A gestão política do corpo difícil pelos profissionais de Saúde
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017/04/19 - 2017/04/21 Participação na qualidade de moderador.
Seminário
Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2013/07/02 - 2013/07/15 Coorganização com Patrícia Pereira de um estágio na revista “Forum Sociológico” no âmbito do “Programa Ocupação científica de jovens nas férias” da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Oficina (workshop)
Vem ser editor de uma revista! Estágio na Forum Sociológico
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2012/11/20 - 2012/11/20 Participação no âmbito da “Semana da C&T”, coordenada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Sessão realizada no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, juntamente com José Manuel Resende, Rute Gomes e Inês Pedro Vicente.
Oficina (workshop)
Laboratório da Sociologia nas Sociedades Modernas: questionar, explorar e responder a partir das controvérsias
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2017 SOCIOLOGIA ON LINE (1647-3337) Associacao Portuguesa de Sociologia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 6º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, na vertente “Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos”.
Avaliador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 5º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, na vertente “Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos”.
Avaliador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Sociologia da Saúde Enfermagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2017/09/01 - 2018/02/28 Classes e Estruturas Sociais Sociologia (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Prémio Mérito e Excelência - FCSH