???global.info.a_carregar???
Luís Gouveia. Concluiu o(a) Doutoramento em Sociologia em 2017 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Sociologia em 2011 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É Investigador no(a) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.
Identification

Personal identification

Full name
Luís Gouveia

Citation names

  • Gouveia, Luís

Author identifiers

Ciência ID
A818-4D1B-9EC7
ORCID iD
0000-0002-6518-2330

Knowledge fields

  • Social Sciences - Sociology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2011/09/01 - 2017/09/12
Concluded
Sociologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos docentes do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um 'bom profissional de ensino num contexto de incerteza'" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por unanimidade
2008/09/01 - 2011/06/30
Concluded
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Post-Bologna Degree" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2018/01/01 - Current Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2013 - 2015 Membro do Conselho de Redação da revista científica Forum Sociológico Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2013 Assessoria científica na revista Forum Sociológico Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2012 - 2016/04/30 Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos docentes do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um 'bom profissional de ensino num contexto de incerteza'
SFRH/BD/80811/2011
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia

Contract

Designation Funders
2019 - Current Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano 'in vitro' no contexto de Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica
PTDC/SOC-SOC/29764/2017
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
2018 - 2019 Tackling football-related violence and disorder
N/A
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2018 Juventude(s). Do local ao nacional – que intervenção?
IPDJ
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I. P.
2017 - 2017 Projeto Educativo Municipal do Concelho de Odivelas
PEMO
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Odivelas
2008 - 2012 Género, Desigualdade e Humilhação: sentimentos de injustiça nas escolas
PIHM/GC/0085/2008
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Outputs

Publications

Book chapter
  1. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante. "O programa de justiça escolar e as mutações no mandato docente: as perceções de crise na composição da ordem escolar". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, edited by Resende, José Manuel; Caetano, Pedro, 275-303. Carviçais: Lema d'Origem, 2020.
  2. José Manuel Resende; David Beirante; Luís Gouveia. "Entre o risco e o arriscar: educação sexual como cuidado de si ou vigilância dos corpos?". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, edited by Resende, José Manuel; Caetano, Pedro, 107-138. Carviçais: Lema d'Origem, 2020.
  3. José Manuel Resende; David Beirante; Luís Gouveia. "A escola virou casa: dilemas do habitar a escola em Portugal". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, edited by Resende, José Manuel; Caetano, Pedro, 329-353. Carviçais: Lema d'Origem, 2020.
  4. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "A avaliação da prática docente no quadro de uma escola governada por normas estandardizadas: críticas, tensões e dilemas". In A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas, edited by Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David; Gouveia, Luís, 197-223. Carviçais: Lema d'Origem, 2019.
  5. José Manuel Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. "A democracia ajuizada através das experiências escolares: dilemas e desafios na sua perscrutação". In Entre a escola e a vida - A condição de jovem para além do ofício de aluno, edited by Afonso, Almerindo Janela, 93-118. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
  6. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "Os apelos da governação escolar: o que as atividades docentes trazem à profissão num contexto político contingente, incerto e potencialmente aberto". In A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas, edited by Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David, 283-326. Carviçais: Lema d'Origem, 2019.
  7. Luís Gouveia. "Problemas, prioridades e propostas municipais na área da juventude". In Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?, edited by Vieira, Maria Manuel; Ferreira, Vítor Sérgio, 97-169. Porto: Edições Afrontamento, 2019.
  8. José Manuel Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. "O insuportável e o intolerável na educação para a sexualidade e para os afetos: por entre conflitos, constrangimentos e embaraços". In A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas, edited by Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David; Gouveia, Luís, 169-193. Carviçais: Lema d'Origem, 2019.
  9. José Manuel Resende; Luís Gouveia; Beirante, David; Ana Inês Pedro Martins Vicente. "A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in)suportável e do (in)tolerável das políticas e das ações públicas". In A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas, edited by Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David; Gouveia, Luís, 9-16. Carviçais, Portugal: Lema d’Origem, 2019.
  10. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "Quando os sinos dobram: o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário". In Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação, edited by Leopoldo Cabrera, 152-169. Valência: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de Valencia, 2018.
  11. José Manuel Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. "The relational adventure in school's day-to-day life: the discomfort of misunderstandings and the comfort of understandings". In The challenges of communication in a context of crisis: troubles, misunderstandings and discords, edited by José Manuel Vieira Soares Resende; Alexandre Cotovio Martins; Marc Breviglieri; Delaunay, Catarina, 124-147. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
  12. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "The relational challenges in face of the school governance by norms: misunderstandings, disagreements and criticisms". In The challenges of communication in a context of crisis: troubles, misunderstandings and discords, edited by Resende, José Manuel; Martins, Alexandre Cotovio; Breviglieri, Marc; Delaunay, Catarina, 54-82. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
  13. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. "Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade: controvérsias sobre os sentidos da atividade docente". In Democracia, promessas, utopias e (des)ilusões: dilemas e disputas nas arenas públicas, edited by Resende, José Manuel; Delaunay, Catarina, 193-221. Carviçais, Portugal: Lema d'Origem, 2017.
  14. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. "O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita". In Portugal, território de territórios – Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
  15. Resende, José Manuel; Beirante, David; Gouveia, Luís. "Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e o público em confronto na educação sexual escolar". In Portugal, território de territórios - Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
    Published
  16. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça escolar em questão". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos, edited by Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro, 1035-1052. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, 2016.
  17. José Manuel Vieira Soares Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. "É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos, edited by Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro, 981-1001. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, 2016.
  18. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. "The public educational policies facing the figure of the fair: the principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal". In The Making of the Common in Social Relations, edited by Resende, José Manuel; Martins, Alexandre Cotovio, 22-52. Newcastle: Cambridge Scolars Publishing, 2015.
  19. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "O mandato e a licença profissional à prova das mutações no Estatuto da Carreira Docente: Controvérsias em torno do mandato profissional". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, edited by Melo, Benedita Portugal e, 149-169. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.
  20. José Manuel Resende; Luís Gouveia. "A sociabilidade escolar à prova do reconhecimento no regime da philia: o (in) aceitável do insulto moral na relação entre pares". In Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas, edited by Guedes, Simoni Lahud; Cipiniuk, Tatiana Arnaud, 97-130. FAPERJ/Editora Alternativa, 2014.
  21. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. "Porque se mobilizam os Professores? Juízos Plurais sobre o que é ser ‘um profissional de ensino’. Análise exploratória". In Atas do VII Congresso de Sociologia - Sociedade: crise e reconfigurações. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2012.
Edited book
  1. Resende, José Manuel; Vicente, Inês Pedro; Beirante, David; Gouveia, Luís. A Governação à Lupa das Operações Críticas: Os Limites do (In)Suportável e do (In)Tolerável das Políticas e das Ações Públicas. Carviçais, Portugal: Lema d'Origem. 2019.
    Published
Journal article
  1. Luís Gouveia. "O interesse individual como justificação: a gramática liberal na construção da colegialidade dos professores do ensino Básico e Secundário". Revista Vértices 23 3 (2021): 734-755. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p734-755.
    10.19180/1809-2667.v23n32021p734-755
  2. Catarina Delaunay; Gouveia, Luís. "Avaliação, Classificação e Decisões sobre Embriões In Vitro: As (Re)Apropriações das Normas pelos Embriologistas". Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia 52 (2021): https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48671.
    10.22409/antropolitica2021.i52.a48671
  3. Catarina Delaunay; Mário JDS Santos; Luís Gouveia. "In-vitro metaphors: ART beneficiaries’ meaning-making on human embryos in the context of IFV in Portugal". Reproductive Biomedicine & Society Online 13 (2021): 62-74. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/cd572e64-e684-4415-91e6-5bc24c97b7a8.
    10.1016/j.rbms.2021.05.003
  4. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante; Lucas Freitas de Souza. "Compor o reconhecimento: explorar laços com os outros na escola". Educacao e Pesquisa 47 (2021): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/10ad232a-efda-463c-8227-f48af1d6ad87.
    10.1590/S1678-4634202147238697
  5. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. "Hospitalidade e integração na arquitetura do comum nas sociabilidades escolares". Cadernos de Pesquisa 50 177 (2020): 641-659. http://dx.doi.org/10.1590/198053146808.
    10.1590/198053146808
  6. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante; David Alexandre Assunção da Paz Beirante. "Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação". SOCIOLOGIA ON LINE 21 21 (2019): 11-35. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2019.21.1.
    10.30553/sociologiaonline.2019.21.1
  7. Gouveia, Luís. "A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores". ETD - Educação Temática Digital 20 2 (2018): 434-454. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672.
    10.20396/etd.v20i2.8650672
  8. José Manuel Resende; Luís Gouveia; David Beirante. "A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos encarregados de educação no processo educativo". Forum Sociológico 32 (2018): 7-17. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6b14b9d4-fc78-402a-acdc-33d282b0a0bd.
    10.4000/sociologico.1861
  9. José Manuel Resende; David Alexandre Assunção da Paz Beirante; Luís Gouveia. "Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar?". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 1 (2018): 101-115. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/815c6cf5-2184-4c2a-8262-fa9343d9b354.
    10.7203/rase.11.1.10622
  10. Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David. "Les jugements moraux sur l'humiliation et l'insulte morale: une méthodologie pragmatique sur l'analyse de la sociabilité scolaire". Revue Sciences et Actions Sociales 3 (2016): http://www.sas-revue.org/index.php/17-varia/25-les-jugements-moraux-sur-l-humiliation-et-l-insulte-morale-une-methodologie-pragmatique-sur-l-analyse-de-la-sociabilite-scolaire.
    Published
  11. Pedro Caetano; Luís Gouveia. "Entre o modelo magistral e a responsabilidade social: controvérsias em torno da avaliação dos professores e a conceção 'justa' do mandato docente". Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política 6 1 (2016): 236-265. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/459a1d5d-e9cc-484e-b2f1-1406165862b5.
  12. José Manuel Vieira Soares Resende; Luís Gouveia. "As artes de fazer o comum nos estabelecimentos de ensino: outras aberturas sociológicas sobre os estabelecimentos de ensino". Forum Sociológico 23 NA (2013): 97-106. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/689ff9b8-5302-46fb-81ad-cf66720e8731.
    10.4000/sociologico.853
Report
  1. Noémia Lopes; Liliana Pascueiro; Luís Gouveia. 2020. Projeto ESup – A passagem para um modelo de E-Learning num contexto de crise pandémica. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/14042a71-f732-43d1-9db0-5b942553807c.
  2. Paulo Machado; João Sedas Nunes; Gouveia, Luís. 2019. "A powder keg situation? Contribution for a refreshed framework on violence around football matches".
  3. Maria Manuel Vieira; Vítor Sérgio Ferreira; Luena Marinho; Gouveia, Luís; Tatiana Ferreira. 2018. "Juventude(s). Do local ao nacional – que intervenção?" - Relatório final.
  4. Teresa Seabra; Sandra Mateus; Leonor Duarte Castro; Fernanda Pinheiro; Luís Gouveia. 2018. "Projeto Educativo Municipal do Concelho de Odivelas: diagnóstico e contributos para a sua definição" - Relatório Técnico.
    10.5935/ref.20160156
  5. José Manuel Resende; Bruno Dionísio; Alexandre Martins; Pedro Caetano; Cristina Cotovio; Inês Pedro Vicente; Gouveia, Luís; Regina Carvalho; Flávio Martins. 2012. "Género, Desigualdade e Humilhação: sentimentos de injustiça nas escolas" - Relatório final.
Thesis / Dissertation
  1. Gouveia, Luís. "Porque se mobilizam os professores? Representações coletivas e coordenações de ações públicas dos professores do Ensino Básico e Secundário em função de juízos plurais sobre o que é um bom profissional de ensino". PhD, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, 2017.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/10/15 Para lá da gramática liberal: o "tato profissional" à prova nas interações em contexto de procriação medicamente assistida Seminário do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento (nascer.pt)
Nascer.pt (Online)
2021/09/02 Acting Underneath Conventions - Extensions To Familiar Engagements In The World Of Assisted Reproductive Technology 15th ESA Conference – Sociological Knowledges for Alternative Futures
European Sociological Association
2021/09 Entre a "hospitalidade" e o "inóspito" na relação profissionais-utentes em contexto de Procriação Medicamente Assistida XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro – Utopias pós-crise. Artes de saberes em movimento
CES-Centro de Estudos Sociais (Online)
2021/09 Ressignificar embriões in vitro: entre a criatividade e o rigor científico no discurso de profissionais para com beneficiárias/os de PMA XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro – Utopias pós-crise. Artes de saberes em movimento
CES-Centro de Estudos Sociais (Online)
2021/08/31 Avaliação, Classificação e Decisões sobre Embriões In Vitro: As (Re)Apropriações das Normas pelos Embriologistas “Um Mundo em Recomposição: Uma Análise Antropológica das Novas Formas de Regulação e Certificação de Objetos e Pessoas na Contemporaneidade” - Ciclo Antropolítica no Ar
Antropolítica (PPGA/UFF)
2021/06/18 "Focusing and defocusing" - emotional and evaluative dynamics in the relationship with the human embryo among ART beneficiaries 5th International Congress of CiiEM (IC CiiEM) - Reducing inequalities in Health and Society
Centro de investigação interdisciplinar Egas Moniz (Online)
2021/05/26 (Dis)engaging, (dis)affection, (dis)interest: testing the excitement of school (dis)order Sociology of Education in Southern Europe: a Step Forward
Associazione Italiana di Sociologia (Online)
2021/03 Compor identidades, comunalidades e diferenças numa educação para os afetos com afetos XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Associação Portuguesa de Sociologia (Online)
2021/03 Entre a "gramática liberal" e o "bem comum" na gestão da diferença nas lógicas atuantes dos docentes nos estabelecimentos de ensino XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Associação Portuguesa de Sociologia (Online)
2021/03 Na(s) fronteira(s) entre "material biológico" e "filho potencial": conceções plurais em torno do embrião humano entre beneficiários de FIV XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Associação Portuguesa de Sociologia (Online)
2021/02/19 Between the public and the intimate throughout the involvement in the parental project: (dis)engagements and gender dynamics among MAP's beneficiary couples ESA RN16 Mid-Term Conference in Kraków, Poland – Health and health care in Europe: between inequalities and new opportunities
European Sociological Association (Online)
2020/06/15 Metaphors as communication devices in infertility care and assisted reproductive technologies in Portugal 2nd Caring Discourse conference – Conceptual, ethical and practical challenges to the shared decision-making paradigm
Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/06 Etnografia com embriões - avanços e recuos numa pesquisa em curso Seminário/Webinar Etnografia em serviços de saúde: passado, presente e futuro
CICS.NOVA
2020/03/12 Os mundos sociais do embrião 'in vitro': reflexões a partir de uma pesquisa em curso Aula Aberta realizada na Universidade da Beira Interior
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019/05/04 Entre instruir, formar e educar: entendimentos plurais do mandato da profissão docente IV Encontro Internacional de Formação na Docência – “Educar para a autonomia: desafios atuais na educação e na formação”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Bragança, Portugal)
2018/11/26 Formas de habitar a escola e os dispositivos de hospitalidade na relação pedagógica VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/12 Está o governo da escola sob o comando da norma padronizada? Quando a crítica mordaz curto-circuita as ordens de grandeza das formas de governação X Congresso Português de Sociologia – Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
(Covilhã, Portugal)
2018/07/12 Silêncios, sombras e zombarias: uns e outros na fronteira do (in)tolerável nas discussões sobre a sexualidade X Congresso Português de Sociologia – Na era da pós-verdade? Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
(Covilhã, Portugal)
2018/05/05 Formas identitárias e a colegialidade docente em questão III Encontro Internacional de Formação na Docência
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/02 A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/02 Guia prático para educar uma sexualidade feliz III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07/13 Quando os sinos dobram: o assalto das (in)civilidades juvenis em viagens de finalistas do Ensino Secundário? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Spain)
2017/07/13 A evolução das políticas educativas e as repercussões no mandato e licença profissional dos professores: a profissão e as práticas docentes face às novas morfologias da instituição escolar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Spain)
2017/07/13 Educação sexual entre a escola e a família: afinidades difíceis de afinar? II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação
Universidade de Córdova (Córdoba, Spain)
2017/05/06 Entre a Escola e o Bairro: estranheza, estranhamento e hospitalidade 1ª Conferência Internacional Ética, Política e Cultura
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL (Lisboa, Portugal)
2016/11/24 A profissionalidade docente num contexto de massificação da escolarização: o modelo da profissão enquanto magistério posto à prova Seminário Temático – Temas & Debates: Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/09/09 O modelo profissional docente posto à prova pelas reconfigurações no sistema de ensino: os incentivos à colegialidade e as resistências dos professores à participação Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação
Casa da Escrita (Coimbra, Portugal)
2016/07/08 O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
2016/07/07 Entre o público e o íntimo: tensões perante as fronteiras incertas do íntimo e o público em confronto na educação sexual escolar IX Congresso Português de Sociologia – Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
2015/09/10 Relational challenges facing the school governance by norms: misunderstandings, disagreements and criticisms VII Encontros de Portalegre – Os desafios da comunicação em contextos societais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/09/10 Liens qui affectent, (des)afféctions qui négligent VII Encontros de Portalegre – Os desafios da comunicação em contextos societais afetados pela crise
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2015/07/11 Dilemas e controvérsias no mandato e licença profissional: o programa de justiça em questão I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07/10 É possível usar a pedagogia na educação sexual? A qualificação política professoral das sexualidades e dos afetos em questão I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação – A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/09/03 What School Brings to Conceptions of Fair: a Pragmatic Sociology on the Modes of Acting in the Portuguese High School ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/02 Accountability Under the Paradigm of Effective School: the Controversy Surrounding the Evaluation of Teachers and the Fair Conception of Teaching ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/02 Between Risk and Risking: Sex Education as Prevention and Care or as Body Vigilance? ECER 2014 – European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/06/20 Mutações no mandato e licença profissional dos professores face à demanda de uma escola eficaz: a controvérsia em torno da avaliação de desempenho docente e da performance educativa no quadro da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007 IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/04/15 Entre o íntimo e a publicitação: a figura do justo em questionamento na escola secundária portuguesa VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04 Os desafios à atividade dos professores no contexto do novo paradigma de gestão na escola pública: controvérsias em torno do mandato profissional à luz da reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007 Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/04 O que a valorização da sexualidade e dos afetos trazem aos projetos de educar sexualmente os adolescentes e jovens na escola? Uma análise exploratória de uma temática complexa Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/01 Injustiça(s) nas escolas: o olhar dos alunos Workshop Juventude, Escola e Modernidade
Observatório Português da Juventude do ICS-UL (Lisboa, Portugal)
2013/11/30 Under the rule os measuring school effectiveness? Challenges on the school governance and (re) construction of the teaching profession ISA RC 52 Interim Conference – “Challenging Professionalism: New Directions in Policies, Publics and the Professions”
Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/09/17 Controvérsias em torno da conceção do funcionamento da instituição escolar no quadro reforma do Estatuto da Carreira Docente de 2007: a coartação da espontaneidade na atividade docente pela imposição das «evidências» V Encontros de Portalegre – “A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas”
Escola Superior de Educação integrada no Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2013/09 O reconhecimento da diversidade na saúde paliativa: perspetivas socioculturais no cuidado aos doentes terminais V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – A Antropologia em contraponto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013/08/31 The Portuguese high school resistant to the imagined project of inclusive school 11th European Sociological Association Conference – Crisis, Critique and Change
University of Torino (Turim, Italy)
2013/07/04 Educational public policies facing the figure of just: the principles of justice in the acceleration of schooling in Portugal 8th International Interpretative Policy Analysis Conference IPA – Societies in conflitct: experts, publics and Democracy
Universidade de Viena (Viena, Austria)
2013/06/10 The oppressive effect of the efficacy paradigm in the teachers’ qualification work: the difficult composition of the common in the school as a public arena 41st World Congress of the International Institute of Sociology
Uppsala University (Uppsala, Sweden)
2013/05/31 A difícil arte de composição do trabalho docente na escola massificada: incerteza e sentidos díspares no mandato conferido aos professores Workshop 2º ano – Programas de Doutoramento em Sociologia
Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa, Portugal)
2013/04/10 A difícil arte de composição do trabalho docente: Os constrangimentos da ação de proximidade na escola «governada por normas estandardizadas» Seminário Juventude, Escola e Modernidade
Observatório Permanente para a Juventude (ICS-UL) (Lisboa, Portugal)
2013/02/08 The school sociability tested by the recognition in the regimes of philia : the (un) acceptable of the moral insult in the relationship between peers Colóquio Internacional Normes, déviances et réactions sociales: méthodes d’enquête et expérience de recherche
Maison Méditerranéenne des Sciences de l’Homme (Aix-en-Provence, France)
2013/01/25 Daquilo que os atores são capazes de fazer: modos de socialização política na experiência escolar e nas artes de fazer o comum Colóquio Internacional – Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades intermédias
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL (Lisboa, Portugal)
2012/12/10 Moral judgements on humiliations and insults: a methodology for studying school sociability Colóquio Internacional Normes, déviances et réactions sociales: méthodes d’enquête et expérience de recherche
Université Bordeaux Segalen (Bordéus, France)
2012/09/18 Entre o desempenho eficaz e a gestão da diversidade: controvérsias sobre os sentidos da atividade docente IV Encontros de Portalegre – A democracia, promessas, utopia e (des)ilusões: dilemas e disputas nas arenas públicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2012/06/21 Porque se mobilizam os professores? Juízos plurais sobre o que é ser um bom profissional de ensino. Análise exploratória VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia – Sociedade: crise e reconfigurações
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2020 - 2020 Membro da Comissão Organizadora do Seminário/Webinar Etnografia em serviços de saúde: passado, presente e futuro, realizado entre os dias 16 e 24 de junho. (2020/06/16 - 2020/06/24)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Técnicas Internacionais - "Proteger, reparar, garantir: Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens" (2017/06/16 - 2017/06/17)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Organizadora do Seminário "Temático Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa" (2017/04/19 - 2017/04/21)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora do Seminário Temático "Temas & Debates – Envolver, comprometer, pertencer: os interstícios de uma inclusão escolar em permanência" (2016/11/23 - 2016/11/25)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 Membro da comissão organizadora dos Encontros de Coimbra – Os dilemas da participação (2016/09/07 - 2016/09/09)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Membro da comissão organizadora dos V Encontros de Portalegre, intitulado “A governação à lupa das operações críticas: os limites do (in) suportável e do (in) tolerável das políticas e das ações públicas” (2013/09/16 - 2013/09/18)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/07/07 - 2021/07/09 Participação, com José Manuel Resende e David Beirante, no I Congresso Internacional sobre Metodologia (On-Line), na qualidade de coorganizador do Grupo de Trabalho "Criatividade e inovação metodológica para objetos e problemáticas incomuns".
Conference
I Congresso Internacional sobre Metodologia
DEE, Portugal

Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, Portugal
2020/10/24 - 2020/10/24 Participação no âmbito do CICS.NOVA Open Day, realizado no dia 24 de outubro, via Zoom, com a comunicação intitulada "Acasos, oportunidades e obstáculos - breve revisitar de um percurso de doutoramento". CICS.NOVA Open Day
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2019/02/28 - 2019/02/28 Seminário de apresentação pública do estudo “Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?”, no Teatro Thalia.
Seminar
Seminário “Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?”
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I. P., Portugal
2017/11/28 - 2018/11/30 Participação na qualidade de moderador.
Seminar
Temas & Debates – A gestão política do corpo difícil pelos profissionais de Saúde
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2017/04/19 - 2017/04/21 Participação na qualidade de moderador.
Seminar
Temas & Debates – A Escola e as Metamorfoses da Justiça Educativa
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2013/07/02 - 2013/07/15 Coorganização com Patrícia Pereira de um estágio na revista “Forum Sociológico” no âmbito do “Programa Ocupação científica de jovens nas férias” da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Workshop
Vem ser editor de uma revista! Estágio na Forum Sociológico
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal
2012/11/20 - 2012/11/20 Participação no âmbito da “Semana da C&T”, coordenada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Sessão realizada no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, juntamente com José Manuel Resende, Rute Gomes e Inês Pedro Vicente.
Workshop
Laboratório da Sociologia nas Sociedades Modernas: questionar, explorar e responder a partir das controvérsias
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021/03/01 - 2021/08/31 Sociologia da Saúde Ciências Biomédicas Laboratoriais (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2020/03/01 - 2020/08/31 Sociologia da Saúde Ciências Biomédicas Laboratoriais (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2019/09/01 - 2020/02/29 Sociologia da Saúde Enfermagem (Licenciatura) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2017/09/01 - 2018/02/28 Classes e Estruturas Sociais Sociologia (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2021 - 2021 Membro do júri, coordenado por Maria Manuel Vieira e Ana Sofia Santos, das provas escritas do concurso de acesso ao 37º Curso de Formação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos".
Evaluator
Centro de Estudos Judiciários - Ministério da Justiça, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Membro do júri no Social Research Call 2021 da Fundação "la Caixa". Fundação "la Caixa", Spain
2021 - 2021 Membro do júri, coordenado por Maria Manuel Vieira e Ana Sofia Santos, das provas escritas do concurso de acesso ao 8º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos".
Evaluator
Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Membro do júri, coordenado por Maria Manuel Vieira e Ana Sofia Ribeiro, das provas escritas do concurso de acesso ao 36º Curso de Formação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos".
Evaluator
Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Membro do júri, coordenado por Maria Manuel Vieira e Ana Sofia Santos, das provas escritas do concurso de acesso ao 7º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos". Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 35º Curso de Formação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos".
Evaluator
Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 6º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos". Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 34º Curso de Formação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos".
Evaluator
Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro do júri, coordenado por Ana Nunes de Almeida e Ana Delicado, das provas escritas do concurso de acesso ao 5º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, na vertente "Desenvolvimento de temas culturais, sociais ou económicos". Centro de Estudos Judiciários, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - 2021 Forum Sociológico (2182-7427) CICS.NOVA
2020 - 2020 SOCIOLOGIA ON LINE (1647-3337) Associação Portuguesa de Sociologia
2017 - 2017 SOCIOLOGIA ON LINE (1647-3337) Associacão Portuguesa de Sociologia
Distinctions

Other distinction

2012 Prémio Mérito e Excelência - FCSH