???global.info.a_carregar???
Zélia de Jesus Calvário RaposoSantos. She completed her PhD in Information Management in 2022/04/28 at Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Master in Statistics and Information Management in 1998/10/12 by Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, an undergraduate in Applied Mathematics in 1990 by Universidade Lusíada de Lisboa and DEA in Comunicación Social in 2003 by Universidad Complutense de Madrid. Is Adjunct Teacher at Instituto Politécnico de Lisboa, Sub-coordinator of the master course in Advertising and Marketing at Instituto Politécnico de Lisboa, Bureau of Quality Support at Instituto Politécnico de Lisboa and Invited Associate Professor at Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS. She published some articles in TOP journals, participates and participated as Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Exact Sciences with emphasis on Mathematics with emphasis on Applied Mathematics, Social Sciences with emphasis on Media and Communications with emphasis on Information Science, Social Sciences with emphasis on Media and Communications with emphasis on Journalism and Social Media and Social Sciences with emphasis on Economics and Business. In their professional activities interacted with several collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are Jornalismo; notícias; Literacia; social media; marketing; consumer behaviour; brand community; brand loyalty; brand community; virtual environment; brand attitude; Brand outcome.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Zélia de Jesus Calvário RaposoSantos

Nomes de citação

  • Santos, Zélia Raposo

Identificadores de autor

Ciência ID
A115-4D53-4B0F
ORCID iD
0000-0003-3858-311X

Endereços de correio eletrónico

  • zsantos@escs.ipl.pt (Profissional)
  • zsantos@novaims.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2022/04/28
Concluído
Information Management (Doutoramento)
Especialização em Data Driven Marketing
Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Portugal
"The importance of social media brand communities for brands of fast-moving consumer goods" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and praise by unanimity
2001 - 2003
Concluído
Comunicación Social (DEA)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"Consumer satisfaction model applied to television programms" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995/10/01 - 1998/10/12
Concluído
Statistics and Information Management (Mestrado)
Especialização em Statistics
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
"Advanced Economic Indicators: an Application to the Portuguese Economy" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1985 - 1990
Concluído
Applied Mathematics (Licenciatura)
Especialização em Statistics and Operational Research
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Portugal
2000/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1997/09/01 - 2000/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1990/09 - 2000/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
1996/09 - 1997/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990 - 1994 Técnico Superior (Técnico Superior) Galp Energia SGPS SA, Portugal
1990 - 1990 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11 - Atual Sub-coordinator of the master course in Advertising and Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012/01 - Atual Bureau of Quality Support Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10 - Atual Academy for Reading the World: Journalism, Communication and I
1223
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2022/01/02 - 2025/12/31 SHIFT - Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism
PTDC/EGE-OGE/2146/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2018 Journalism Academy: room for news literacy
2674406
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Nunes, Sandra; Severino, Filipe. "The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends". Trabalho apresentado em 6th International Conference onTourism Research, Pafos, 2023.
  2. Bonacho, Fernanda ; Raposo Santos, Zélia. Autor correspondente: Bonacho, Fernanda. "Habits of inquiry and skills of expression needed to be critical thinkers". Trabalho apresentado em 4th International Media Literacy Research Symposium, Pyle Center, Michigan, Madison, 2022.
  3. Raposo Santos, Zélia. "ELeituras de um mundo transmedia: desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil., Rio de Janeiro, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Raposo Santos, Zélia; Simões Coelho, Pedro; Rita, Paulo. Autor correspondente: Raposo Santos, Zélia. "Consumer engagement in social media brand communities: A literature review". International Journal of Information Management 63 (2022): 102457-102457. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102457.
    10.1016/j.ijinfomgt.2021.102457
  2. Rita, Paulo; Simões Coelho, Pedro; Raposo Santos, Zélia. Autor correspondente: Raposo Santos, Zélia. "Fostering Consumer–Brand Relationships through social media brand communities". Journal of Marketing Communications (2021): 1-31. http://dx.doi.org/10.1080/13527266.2021.1950199.
    10.1080/13527266.2021.1950199
  3. Raposo Santos, Zélia; Coelho, Pedro Simões; Rita, Paulo. "On the relationship between consumer-brand identification, brand community, and brand loyalty". Journal of Retailing and Consumer Services 43 March (2018): 101-110. http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0969698916305240.
    Publicado
Livro
  1. Raposo Santos, Zélia; Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Ferreira do Rosário, João; Nunes, Sandra; Severino, Filipe; et al. SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Setúbal: Instituto Politécnico de setúbal. 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/27 Trends and Events for Future Tourism
Escola Universitària Formatic Barcelona (Barcelona, Espanha)
2023/06/08 The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends 6th International Conference on Tourism Research, ICTR 2023
(Pafos, Chipre)
2023/04/21 Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas: desafios da leitura mediática do mundo VI Congresso Literacia, Media e Cidadania
ESCS - IPL (Lisboa)
2021/11/26 Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) na ESCS-IPL e os desafios lançados pela pandemia 11ª Conferência Forges
Forges
2021/04/13 ELeituras de um mundo transmedia: Desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. (Rio de Janeiro)
2019/12/04 New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the world Conferência Internacional: Media Literacy in a Media-Rich Ecology, ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal
ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022/10/31 O efeito do cultivo no consumo informativo durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022/10/31 ATIVISMO CORPORATIVO, MARCA E CAUSAS SOCIAIS: O CASO BEN & JERRY’S
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Estágio Curricular na Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Fatores determinantes na escolha de uma Transportadora Aérea: A importância do programa de Fidelização
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02/15 - 2023/02/15 Organizing committee and the scientific committee of The Future of Tourism: International Meeting, Lisbon, 15th February, 2023 (2023/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Científica)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/18 Plano de Comunicação Integrada em Marketing para a Marca Filmin
Presidente do júri
Beatriz Lomba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/11/01 - Atual Review of Communication Research (2255-4165)
2020 - Atual Journal of Research in Interactive Marketing Emerald Publishing
2019 - Atual Journal of Brand Management Springer
2018 - 2018 ALLIED Jornals Scientific Research Publishing
2018 - 2018 Eurasian Bussiness Review Springer
2018 - 2018 The Service Industries Journal Taylor and Francis Online