Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ricardo Jorge da Rocha Machado
Nomes de citação
- Machado, Ricardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9E1E-5CF3-982D
- ORCID iD
- 0000-0002-1289-8255
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024
Concluído
|
Mestrado em Estatística e Investigação Operacional, especialização em Estatística / Master in Statistics and Operational Research,
specialization in Statistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelação da distribuição espacial de algumas espécies de tubarões de profundidade: Uma abordagem com recurso a processos
pontuais espaciais / Modelling the spatial distribution of some species of deep-water sharks: A point process approach" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores ( dissertação - 18 valores) |
2014
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação / PhD in Science of Education (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Trabalho colaborativo e matemática: Um estudo de caso sobre o instrumento de avaliação de capacidades e competências do projeto
Interacção e Conhecimento / Collaborative work and Mathematics: A case study about an instrument to evaluate students’ abilitie" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade [Classificação máxima, ne |
2009
Concluído
|
Mestrado em Educação, especialização em Didáctica da Matemática / Master in Education, specialization in Didactics of Mathematics
(Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Brócolos e matemática: Representações sociais da matemática de alunos do 8.º ano de escolaridade / Broccoli and Mathematics:
Students’ social representations about Mathematics in the 8th grade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
2007
Concluído
|
Licenciatura em Ensino da Matemática / Graduation in Mathematics Teaching (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Licenciatura de 5 anos; 5.º ano - estágio pedagógico; sem tese incluída no plano curricular / 5-year graduation; 5th year
- teaching internship; no thesis included in the syllabus" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2024 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2014 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2019 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Externato Nossa Senhora do Rosário, Portugal |
Externato Nossa Senhora do Rosário, Portugal | ||
2007 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio São João de Brito, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2024 | Membro da Comissão Técnico-Científica da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano / Member of the Scientific-Technical Committee of the School of Education and Human Development | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2020 - 2024 | Membro do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa / Member of the Scientific-Technical Council of ISEC Lisboa | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2019 - 2024 | Coordenador do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico / Coordinator of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School T | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2018 - 2020 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2017 - 2020 | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola de Educação / Member of the Scientific-Technical Council (School of Education) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2021 | Monitorização do projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”
POCH-04-5267-FSE-000112 e POCH-04-5267-FSE-000111
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2020 | O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior
de Educação de Lisboa
.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2011 | FAMA – Family Maths for Adult Learners
504135-LLP-1-2009-1-ES-GRUNDTIVG-GMP
Research assistant
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2008 - 2009 | Educação Inclusiva e Processos de Formação
.
Research assistant
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2007 - 2009 | Interacção e Conhecimento
.
Research assistant
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Developing critical citizens for sustainability through data analysis | 1st International Conference of FEE EcoCampus “Getting Higher Level Education Climate Ready” |
2024 | Células à escala: Interdisciplinaridade entre Ciências e Matemática na formação de professores | 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. |
2024 | Descobrir e explorar a Estatística de forma lúdica e divertida! Exemplos práticos para a formação de professores. | Aula Aberta
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2024 | A importância da Matemática na Educação Pré-Escolar | II Encontro do Projeto "Viva a Matemática no Pré-Escolar"
Colégio Atlântico (Portugal)
|
2023 | “Mundo Jurássico” e a Estatística: Que relação? | Aula Aberta
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2022/09 | As perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola no contexto de pandemia: Como foi? O que mudou?. | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
|
2020/11 | Alguns contributos de um robô para uma aprendizagem interdisciplinar! | XXIII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos”
(Portugal)
|
2020/07 | Potencialidades na utilização de um robô na aprendizagem matemática…e não só | 9.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental
(Portugal)
|
2020 | Can a snail be a pet? An activity proposal based on research activities | 9th International Conference New Perspective in Science Education
International Pixel Conferences (Itália)
|
2020 | Podemos aprender matemática fora da aula? Uma experiência além-portas! | Conferência “Práticas Educativas no Exterior... Porque não? Novos Desafios e Reflexões”,
Instituto Superior de Educação e Ciências (Portugal)
|
2019 | Conhecer capacidades e competências para aprender melhor | XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos
APM e Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2019 | A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | III CIVEEST – III Congresso Internacional Virtual de Educación Estadística
Grupo de Investigación de Educación Estadística de la Universidad de Granada. (Espanha)
|
2019 | The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years | CERME 11 – Eleventh Conference of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education.
|
2018 | A (re)construção do conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores dos primeiros anos | EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Coimbra (Portugal)
|
2018 | On-line platform as an artefact for teaching and learning mathematics, poster interaivo | PME42 – 42nd Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
International Group for the Psychology of Mathematics Education (Suécia)
|
2017 | Que estratégia escolho eu? A importância da resolução de problemas e das interações sociais para a aprendizagem matemática | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa. (Portugal)
|
2017 | Different languages, different mathematical reasoning? | Young Researchers Conference
Centre for Research on Social Interaction (CRSI) da Université de Neuchâtel (Suiça)
|
2016 | Elaborating mathematical tasks through neo-Vygotskian lens | IV Estoril Vigotsky Conference
Associação Lev Vegotsky de Formação (Portugal)
|
2014 | Promoting social interactions and learning through innovative mathematical tasks | SIG 10 - Social Interactions on Learning and Instruction and SIG 21 – Learning and Teaching in Culturally Diverse Settings
Meeting
Special Interest Groups (SIGs) 10 e 21 da EARLI – European Association for Research on Learning and Instruction. (Itália)
|
2013 | Knowing students’ abilities and competencies to promote meaningful learning experiences | 15th EARLI Conference – Fifteenth Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction
pela European Association for Research on Learning and Instruction. (Alemanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Construção de um tapete: A aprendizagem do perímetro e da área através de um projeto numa turma do 3º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2024 | Construindo desafios: A formulação de problemas matemáticos num 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 - 2024 | A aprendizagem da Matemática em contexto outdoor: Um estudo com uma turma de 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022 - 2023 | Educação financeira no 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021 - 2022 | A resolução de problemas e o ensino exploratório: Um estudo numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021 - 2022 | "Mundo Jurássico": Desenvolvimento da literacia estatística num grupo de crianças da Educação Pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021 - 2022 | Será que é possível aprender com o calendário? Um estudo com uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino
básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018 - 2019 | Conceções dos Encarregados de Educação e Educadores de Infância sobre a importância da Matemática na Educação Pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2018 | A importância da comunicação matemática na promoção de aprendizagens significativas num grupo de crianças do pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | Aprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2017 | A integração do livro-jogo como recurso didático no ensino e na aprendizagem da matemática no 2.º ano do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2017 | Os trabalhos para casa e a matemática: Perspetivas e práticas de alunos, encarregados de educação e professores num 1.º ano
de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2017 | Da Biblioteca Escolar para as aprendizagens matemáticas: Um estudo com crianças da creche e pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2017 | A importância das histórias na aprendizagem da matemática: Um estudo com crianças da creche
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2016 | Vamos descomplicar a Matemática!: Contributos do material manipulável na aprendizagem da matemática no pré-escolar e 4.º ano
de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2016 | Errei e agora? O erro como construtor do conhecimento matemático
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2014 - 2015 | Que estratégia escolho eu? A importância da resolução de problemas e das interações sociais para a aprendizagem matemática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do 8.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental. (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Elemento da Comissão científica e organizadora do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática
(2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2017 - 2018 | Elemento da Comissão Científica do EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática. (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2012 - 2013 | Symposium
Tema: Responsible teaching in mathematics education
Organizadores: Ricardo Machado (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e Paul Cobb (Vanderbilt University, USA)
Chair: Anna Sfard (University of Haifa, Israel)
Discussant: Anna Sfard (University of Haifa, Israel) (2013)
Simpósio (Coorganizador)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Projetos ERASMUS+ como Instrumentos de Gestão para o Desenvolvimento do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Arguente
|
Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de Sousa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024 | Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade
Arguente
|
Carla Sofia Terrão Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2024 | Educação em/ pela Arte. As Artes Visuais no ensino da Matemática e do Português no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Rita Margarida Filipe Moura (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2024 | Desenvolvimento de competências estatísticas em alunos do 5.º ano: Um estudo através de investigações estatísticas
Arguente
|
Beatriz Simões Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Conexões matemática: Uma experiência numa turma de 1.º ano
Arguente
|
Ana Carolina Pinto Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A Dança Criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1.º CEB
Arguente
|
Andreia Filipa Lopes Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023 | Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente
|
Sílvia Margarida Ferreira de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07 | A liderança escolar como promotora de uma cultura de avaliação e de melhoria organizacional
Vogal
|
Mariana Francisca Baptista Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Aplicação da Taxonomia SOLO na análise da qualidade da avaliação. Validação do método analítico por aplicação aos exames nacionais
de Matemática entre 2006 e 2014.
Arguente
|
Verónica Carla de Almeida Santos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: Um estudo numa turma de 2.º ano.
Arguente
|
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Plataforma de Osteopatia: Plataforma colaborativa e cooperativa de Osteopatia.
Presidente do júri
|
Margarida Maria Viegas das Neves Martins (Mestrado) |
2017 | Do concreto ao abstrato: Uma experiência didática no pré-escolar e no 1.º ciclo com matemática
Arguente
|
Mariana Neves da Fonseca Zilhão e Serpa (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2014 | Impacto do clube de proteção civil nos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico.
Arguente principal
|
Emanuel Covas Pestana (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | European Association for Research on Learning and Instruction - EARLI 2019 Conference | |
2018 - 2018 | Special Interest Group 10 and 21 – SIG Conference 2018 | |
2017 - 2017 | European Association for Research on Learning and Instruction - EARLI 2017 Conference | Finlândia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Journal of Research in Mathematics Education | |
2023/04 - Atual | Frontiers in Psychology | |
2023 - Atual | Frontline Learning Research | |
2023 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Escola Superior de Educação |
2022 - Atual | Dialogic Pedagogy | |
2018 - Atual | Science Journal of Education | Science Publishing Group |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | ERME – European Association for Research in Mathematics Education | |
2008 - Atual | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction | |
2006 - Atual | APM – Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/13 - 2023/07/13 | Membro da Comissão Científica do 12.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/07/05 - 2022/07/05 | Membro da comissão científica do 11.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/07/15 - 2021/07/15 | Membro da comissão científica do 10.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/07/09 - 2020/07/09 | Membro da comissão científica do 9.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |