???global.info.a_carregar???
Ricardo Machado has a PhD in Science Education, in 2014, awarded by Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Master in Education (specialization in Didactics of Mathematics), in 2009, awarded by Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, and a Graduation in Mathematics Teaching, in 2007, awarded by Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. He also has a Master in Statistics and Operational Research (specialization in Statistics), in 2024, awarded by Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Research interests: Teaching and learning Mathematics and Statistics; Collaborative work; Intercultural and inclusive education; and teacher pre-/in-service education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Jorge da Rocha Machado

Nomes de citação

  • Machado, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
9E1E-5CF3-982D
ORCID iD
0000-0002-1289-8255

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024
Concluído
Mestrado em Estatística e Investigação Operacional, especialização em Estatística / Master in Statistics and Operational Research, specialization in Statistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelação da distribuição espacial de algumas espécies de tubarões de profundidade: Uma abordagem com recurso a processos pontuais espaciais / Modelling the spatial distribution of some species of deep-water sharks: A point process approach" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores ( dissertação - 18 valores)
2014
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação / PhD in Science of Education (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Trabalho colaborativo e matemática: Um estudo de caso sobre o instrumento de avaliação de capacidades e competências do projeto Interacção e Conhecimento / Collaborative work and Mathematics: A case study about an instrument to evaluate students’ abilitie" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade [Classificação máxima, ne
2009
Concluído
Mestrado em Educação, especialização em Didáctica da Matemática / Master in Education, specialization in Didactics of Mathematics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Brócolos e matemática: Representações sociais da matemática de alunos do 8.º ano de escolaridade / Broccoli and Mathematics: Students’ social representations about Mathematics in the 8th grade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2007
Concluído
Licenciatura em Ensino da Matemática / Graduation in Mathematics Teaching (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Licenciatura de 5 anos; 5.º ano - estágio pedagógico; sem tese incluída no plano curricular / 5-year graduation; 5th year - teaching internship; no thesis included in the syllabus" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 - 2024 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2019 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Externato Nossa Senhora do Rosário, Portugal
Externato Nossa Senhora do Rosário, Portugal
2007 - 2009 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio São João de Brito, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2024 Membro da Comissão Técnico-Científica da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano / Member of the Scientific-Technical Committee of the School of Education and Human Development Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2024 Membro do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa / Member of the Scientific-Technical Council of ISEC Lisboa Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2024 Coordenador do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico / Coordinator of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School T Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2020 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2020 Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola de Educação / Member of the Scientific-Technical Council (School of Education) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2019 - 2021 Monitorização do projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”
POCH-04-5267-FSE-000112 e POCH-04-5267-FSE-000111
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Concluído
2018 - 2020 O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa
.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 FAMA – Family Maths for Adult Learners
504135-LLP-1-2009-1-ES-GRUNDTIVG-GMP
Research assistant
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Concluído
2008 - 2009 Educação Inclusiva e Processos de Formação
.
Research assistant
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2007 - 2009 Interacção e Conhecimento
.
Research assistant
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Caseiro; Machado, Ricardo; Tiago Tempera; RIBEIRO, SANDRA. "Developing critical citizens for sustainability through data analysis". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus, 2024.
  2. Hugo Castanheira; Patrícia Morgado; Raquel Pereira; A. A. Cruz; Machado, Ricardo. "Vermicomposting: An idea to work Science and Mathematics in primary education". Trabalho apresentado em 13th International Conference New Perspective in Science Education., 2024.
  3. Machado, Ricardo. "Can a snail be a pet? An activity proposal based on research activities". Trabalho apresentado em 9th International Conference New Perspective in Science Education, 2020.
  4. Caseiro, Ana; Machado, Ricardo. "A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019.
    Publicado
  5. Caseiro, Ana; Machado, Ricardo; Tempera, Tiago. "The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
    Publicado
  6. Caseiro, Ana; Machado, Ricardo; Tempera, Tiago. "A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2018.
    Publicado
  7. Caseiro, Ana; Machado, Ricardo; Tempera, Tiago. "O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXIX SIEM), 2018.
    Publicado
  8. Domingos, António; Santiago, Ana; Ventura, Cláudia; Costa, Maria da Conceição; Matos, José Manuel; Machado, Ricardo; Teixeira, Paula. "Monitoring a technological based approach in mathematics in Portugal - the case of Khan Academy". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, 2017.
    Publicado
  9. Domingos, António; Santiago, Ana; Ventura, Cláudia; Costa, Maria da Conceição; Matos, José Manuel; Teixeira, Paula; Machado, Ricardo. "Monitorização de uma abordagem tecnológica em matemática - A academia de Khan em Portugal". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. César, Margarida; Machado, Ricardo. "Promoting an Inclusive Education through Collaborative and Dialogical Work in Mathematics Classes and in Research". GAS Journal of Education and Literature (GASJEL) 2 2 (2025):
    Publicado
  2. Margarida César and Ricardo Machado. "Respecting Cultural Diversity in Mathematics Classes". GAS Publishers (2024): https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.14131090.
    10.5281/ZENODO.14131090
  3. Margarida César; Ricardo Machado. "Different Languages, Different Mathematics Learning". Journal of Research in Mathematics Education (2024): http://dx.doi.org/10.17583/redimat.14421.
    10.17583/redimat.14421
  4. Almeida, Ana Patrícia ; Boléo, Ana; Machado, Ricardo. "Cooperação internacional e formação de professores: Relatos de uma experiência num Colégio no Lubango". Medi@ções 11 2 (2023): 43-60.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Machado, Ricardo; Ana Caseiro. "Medidas de tendência central de um conjunto de dados: Conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 15 2 (2022): 125-131.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Machado, R.; César, M.; Matos, J.M.. "PROMOVER A INCLUSÃO E EQUIDADE EM MATEMÁTICA". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 914-918. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991515520&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1471-3802.12349
  7. Machado, Ricardo; César, Margarida. "Contributos das representações sociais e do trabalho colaborativo para o acesso às ferramentas culturais da matemática". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 6 1 (2013): 96-146.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Machado, Ricardo; César, Margarida. "La Fontaine and mathematics: Contributions for learning functions in the 8th grade". Quaderni di ricerca in didattica (Mathematics) 22 (2012): 414-418.
    Publicado
  9. César, Margarida; Machado, Ricardo; Ventura, Cláudia. "Praticar a inclusão e não apenas falar de inclusão". Interacções 10 33 (2012): 18-72.
    Publicado
  10. Machado, Ricardo; César, Margarida. "Trabalho colaborativo e representações sociais: Contributos para a promoção de sucesso escolar em matemática.". Interacções 8 20 (2012): 98-140.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Machado, Ricardo. "Matemática e cidadania europeia participativa: Os desafios da Educação". In Dicionário dos Valores e Cidadania Europeia. Portugal: Petrony Editores, 2025.
    Publicado
  2. César, Margarida; Machado, Ricardo. "Listening to different voices about mathematics learning: Teachers’, students’ and families’ accounts". In Family and community in and out of the classroom: Ways to improve mathematics’ achievement, 89-100. Espanha: Universitat Autònoma de Barcelona, 2012.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Machado, Ricardo. "Desafios no ensino e na aprendizagem da Matemática". Interacções 8 20 (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/Desafios%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem%20da%20Matem%C3%A1tica.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Machado, Ricardo. Trabalho colaborativo e matemática: Um estudo de caso sobre o instrumento de avaliação de capacidades e competências do projecto Interacção e Conhecimento.. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2014.
    Publicado
  2. Machado, Ricardo. Brócolos e matemática: Representações sociais da matemática de alunos do 8.º ano de escolaridade.. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2008.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Developing critical citizens for sustainability through data analysis 1st International Conference of FEE EcoCampus “Getting Higher Level Education Climate Ready”
2024 Células à escala: Interdisciplinaridade entre Ciências e Matemática na formação de professores 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
2024 Descobrir e explorar a Estatística de forma lúdica e divertida! Exemplos práticos para a formação de professores. Aula Aberta
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2024 A importância da Matemática na Educação Pré-Escolar II Encontro do Projeto "Viva a Matemática no Pré-Escolar"
Colégio Atlântico (Portugal)
2023 “Mundo Jurássico” e a Estatística: Que relação? Aula Aberta
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2022/09 As perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola no contexto de pandemia: Como foi? O que mudou?. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
2020/11 Alguns contributos de um robô para uma aprendizagem interdisciplinar! XXIII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos”
(Portugal)
2020/07 Potencialidades na utilização de um robô na aprendizagem matemática…e não só 9.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental
(Portugal)
2020 Can a snail be a pet? An activity proposal based on research activities 9th International Conference New Perspective in Science Education
International Pixel Conferences (Itália)
2020 Podemos aprender matemática fora da aula? Uma experiência além-portas! Conferência “Práticas Educativas no Exterior... Porque não? Novos Desafios e Reflexões”,
Instituto Superior de Educação e Ciências (Portugal)
2019 Conhecer capacidades e competências para aprender melhor XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos
APM e Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2019 A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos III CIVEEST – III Congresso Internacional Virtual de Educación Estadística
Grupo de Investigación de Educación Estadística de la Universidad de Granada. (Espanha)
2019 The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years CERME 11 – Eleventh Conference of the European Society for Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education.
2018 A (re)construção do conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores dos primeiros anos EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2018 On-line platform as an artefact for teaching and learning mathematics, poster interaivo PME42 – 42nd Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
International Group for the Psychology of Mathematics Education (Suécia)
2017 Que estratégia escolho eu? A importância da resolução de problemas e das interações sociais para a aprendizagem matemática 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa. (Portugal)
2017 Different languages, different mathematical reasoning? Young Researchers Conference
Centre for Research on Social Interaction (CRSI) da Université de Neuchâtel (Suiça)
2016 Elaborating mathematical tasks through neo-Vygotskian lens IV Estoril Vigotsky Conference
Associação Lev Vegotsky de Formação (Portugal)
2014 Promoting social interactions and learning through innovative mathematical tasks SIG 10 - Social Interactions on Learning and Instruction and SIG 21 – Learning and Teaching in Culturally Diverse Settings Meeting
Special Interest Groups (SIGs) 10 e 21 da EARLI – European Association for Research on Learning and Instruction. (Itália)
2013 Knowing students’ abilities and competencies to promote meaningful learning experiences 15th EARLI Conference – Fifteenth Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction
pela European Association for Research on Learning and Instruction. (Alemanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Construção de um tapete: A aprendizagem do perímetro e da área através de um projeto numa turma do 3º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Construindo desafios: A formulação de problemas matemáticos num 3.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 - 2024 A aprendizagem da Matemática em contexto outdoor: Um estudo com uma turma de 2.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2022 - 2023 Educação financeira no 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - 2022 A resolução de problemas e o ensino exploratório: Um estudo numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - 2022 "Mundo Jurássico": Desenvolvimento da literacia estatística num grupo de crianças da Educação Pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - 2022 Será que é possível aprender com o calendário? Um estudo com uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Conceções dos Encarregados de Educação e Educadores de Infância sobre a importância da Matemática na Educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2018 A importância da comunicação matemática na promoção de aprendizagens significativas num grupo de crianças do pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 Aprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2017 A integração do livro-jogo como recurso didático no ensino e na aprendizagem da matemática no 2.º ano do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2017 Os trabalhos para casa e a matemática: Perspetivas e práticas de alunos, encarregados de educação e professores num 1.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2017 Da Biblioteca Escolar para as aprendizagens matemáticas: Um estudo com crianças da creche e pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2017 A importância das histórias na aprendizagem da matemática: Um estudo com crianças da creche
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2016 Vamos descomplicar a Matemática!: Contributos do material manipulável na aprendizagem da matemática no pré-escolar e 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2016 Errei e agora? O erro como construtor do conhecimento matemático
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 Que estratégia escolho eu? A importância da resolução de problemas e das interações sociais para a aprendizagem matemática
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do 8.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental. (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Elemento da Comissão científica e organizadora do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2018 Elemento da Comissão Científica do EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática. (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2012 - 2013 Symposium Tema: Responsible teaching in mathematics education Organizadores: Ricardo Machado (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e Paul Cobb (Vanderbilt University, USA) Chair: Anna Sfard (University of Haifa, Israel) Discussant: Anna Sfard (University of Haifa, Israel) (2013)
Simpósio (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Projetos ERASMUS+ como Instrumentos de Gestão para o Desenvolvimento do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Arguente
Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de Sousa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024 Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade
Arguente
Carla Sofia Terrão Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2024 Educação em/ pela Arte. As Artes Visuais no ensino da Matemática e do Português no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Rita Margarida Filipe Moura (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2024 Desenvolvimento de competências estatísticas em alunos do 5.º ano: Um estudo através de investigações estatísticas
Arguente
Beatriz Simões Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 Conexões matemática: Uma experiência numa turma de 1.º ano
Arguente
Ana Carolina Pinto Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A Dança Criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1.º CEB
Arguente
Andreia Filipa Lopes Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente
Sílvia Margarida Ferreira de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07 A liderança escolar como promotora de uma cultura de avaliação e de melhoria organizacional
Vogal
Mariana Francisca Baptista Magalhães (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Aplicação da Taxonomia SOLO na análise da qualidade da avaliação. Validação do método analítico por aplicação aos exames nacionais de Matemática entre 2006 e 2014.
Arguente
Verónica Carla de Almeida Santos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: Um estudo numa turma de 2.º ano.
Arguente
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Plataforma de Osteopatia: Plataforma colaborativa e cooperativa de Osteopatia.
Presidente do júri
Margarida Maria Viegas das Neves Martins (Mestrado)
2017 Do concreto ao abstrato: Uma experiência didática no pré-escolar e no 1.º ciclo com matemática
Arguente
Mariana Neves da Fonseca Zilhão e Serpa (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 Impacto do clube de proteção civil nos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico.
Arguente principal
Emanuel Covas Pestana (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2019 European Association for Research on Learning and Instruction - EARLI 2019 Conference
2018 - 2018 Special Interest Group 10 and 21 – SIG Conference 2018
2017 - 2017 European Association for Research on Learning and Instruction - EARLI 2017 Conference Finlândia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Journal of Research in Mathematics Education
2023/04 - Atual Frontiers in Psychology
2023 - Atual Frontline Learning Research
2023 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Escola Superior de Educação
2022 - Atual Dialogic Pedagogy
2018 - Atual Science Journal of Education Science Publishing Group

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual ERME – European Association for Research in Mathematics Education
2008 - Atual EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction
2006 - Atual APM – Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/07/13 - 2023/07/13 Membro da Comissão Científica do 12.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/05 - 2022/07/05 Membro da comissão científica do 11.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/15 - 2021/07/15 Membro da comissão científica do 10.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/09 - 2020/07/09 Membro da comissão científica do 9.º Seminário de Matemática e Ciência Experimental.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal