???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Castro Loureiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Multimédia em Educação em 2013/06 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Multimédia em Educação em 2006 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em 1998 pelo(a) Universidade de Aveiro. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Investigador no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Investigador no(a) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Coordenadora do Mestrado de Recursos Digitais em Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Coordenadora da Comissão de Horários no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Secretária da Assembleia da Escola Superior de Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Subdiretora da Revista Interacções no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Conselho pedagógico no(a) Instituto Politécnico de Santarém, Coordenadora Interina da Licenciatura Produção Multimédia em Educação no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém e Investigador no(a) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning. Publicou 50 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 4 evento(s). Orientou 4 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 9 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 8 projeto(s), Investigador responsável em 5 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 100 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: mundos virtuais; erasmus intensive programme; Metodologia de investigação; ICT; E-learning; Investigação virtual; orchestration learning; Natural User Interfaces; Technology Enhanced Learning; mobile technology; Virtual worlds; Investigação online; 21st century skills; Teaching and Learning; second life; ensino superior; Investigação qualitativa; E-portfolio; Yvision; Factores críticos de sucesso; information age; collaborative tools; Factores de motivação; realidade aumentada; Digital Classroom; construção de conhecimento; Online scientific volunteering; literacy skills; Education; interfaces naturais; Social networks; web 2.0; game-based learning; educação; Comunidade de prática; Técnicas de recolha de dados; personal information management; Barreiras; Augmented Reality; Comunidade virtual de aprendizagem; ict skills education; digital literacies; e-skills; autonomia intelectual; educação de jovens e adultos; informática; pensamento crítico; youth and adult education; computer science; critical thinking; intellectual autonomy; NEET; digital employability; jobs; new technologies; digital competences; inclusion; equitity; integration of refugees; educação ambiental; educação social; estatística; interdisciplinaridade; TIC; environmental education; interdisciplinary; social education; statistics; digital literacy; social web; personal learning network; virtual learning environment; i-generation; digital age; learning profile; augmented reality; natural user interfaces; education; yvision; active ageing; elderly citizens; inclusão; literacia digital; seniores; cidadania ativa; envelhecimento ativo; virtual environments; extended classroom; adult learners; Second Life; tertiary education; b-learning; Aprendizagem em ambientes virtuais; Ensino à distância; Ensino superior; Ensino multimédia;
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Castro Loureiro

Nomes de citação

  • Loureiro, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
9E13-E4A0-3ABE
ORCID iD
0000-0003-1322-3070
Google Scholar ID
X0uXamIAAAAJ
Researcher Id
A-4104-2012
Scopus Author Id
36662433400

Endereços de correio eletrónico

  • ana.loureiro@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • accloureiro@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 243309180 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Superior Politécnico de Santarem - Escola Superior de Educação. Complexo Andaluz (CP:131), 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2013/06
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Construção de conhecimento em ambientes virtuais - influência das relações interpessoais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2011/10/03
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovada por Unanimidade
2004 - 2006
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagem híbrida - b-Learning: da sala de aula ao ciberespaço" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2001
Concluído
Gestão da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1998
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Projecto Intranet RTP" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

2019 - Atual Investigador (Investigação)
Instituição de acolhimento Empregador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018 - Atual Investigador (Investigação)
Empregador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2009 - Atual Investigador (Investigação)
Empregador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

2011/10/04 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/10/01 - 2018/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/03 - 2011/10/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999/03/01 - 2007/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2020/03 - Atual Coordenadora Interina da Licenciatura Produção Multimédia em Educação
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/07/08 - Atual Subdiretora da Revista Interacções
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Coordenadora do Mestrado de Recursos Digitais em Educação
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/11/14 - Atual Secretária da Assembleia da Escola Superior de Educação
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - Atual Conselho pedagógico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2015/11 - Atual Coordenadora da Comissão de Horários
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/06/25 - 2020/03 Subcoordenadora da Licenciatura Produção Multimédia em Educação
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/12/07 - 2019/12 Coordenadora do Centro Tecnológico
Empregador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outros

1998/11 - 1999/02 Estagiária
Empregador
ProGer, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022/08/31 #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém
POCI-05-5762-FSE-000254
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019 - 2022/08/31 Hanging OUT! - Outdoor education as a way to enhance the quality of early childhood education and care and to promote active citizenship
2019-1-BE02-KA203-060221
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Thomas More Hogeschool, Bélgica
Erasmus Plus
2017 - 2020 WineWATERFootprint
POCI-01-0145-FEDER-023360
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária, Portugal
European Regional Development Fund
2017 - 2019/12/01 Avaliação da pegada hídrica na fileira vitivinícola
SAICT-POL/23360/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Portugal

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2019/08/31 #TV T21 COMmunity# e-Skills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
2017-2-PT02-KA205-004354
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2015 VisualyzARt – Ferramenta de programação visual para realidade aumentada e interfaces naturais de utilizador ubíqua
23201 - VisualYzARt
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Regional Development Fund
2013 - 2014 E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
2013-1-PT1-ERA10-16683
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2012 - 2014 TECH4ALL - Investigating teachers' practices in using technology for Adult Language Learning (ALL)
2012-1-CY1-GRU06-02397 6
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2012 - 2013 E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
2012-1-PT1-ERA 10-12552
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Commission

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2020/06 2BinIPSantarém - Mentoria e Tutoria Interpares
2BinIPSantarém
Outra
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2015/07 Cidadania Ativa | Avós 2.0
s/refª
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2014 Laboratório Comunicacional Hipermédia: da Real Life (RL) a Second Life (SL)
ALENT-07-0262-FEDER-001790
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2006 - 2007 Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne
226720-CP-1-2005-1-FR-COMENIUS
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2001 - 2007 Projecto CBTIC@EB1 – Competências Básicas em TIC nas EB1
Internet@EB1
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2001 - 2007 Programa Internet@EB1 – Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet
CBTIC@EB1
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rocha, Dina; Loureiro, Ana. "Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarém". 2019.
  2. Loureiro, Ana. "Digital Resources in Education - a master program in b-Learning". 2019.
  3. Saraiva, Artur; Oliveira, Adelaide; Ferreira, Albertina; Loureiro, Ana; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Ribeiro, António; et al. "Projeto WineWATERFootprint – determinação da pegada hídrica na fileira vitivinícola". 2019.
  4. Loureiro, Ana. "Saberes partilhados e conhecimento coletivo como motores de práticas pedagógicas ativas no ensino superior". 2019.
  5. Loureiro, Ana; Rocha, Dina. "Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos". 2019.
  6. Loureiro, Ana. "Digital resources in education: a master program in b-Learning". 2019.
  7. Rocha, Dina; Loureiro, Ana. "Ciência aberta e recursos educacionais abertos: uma estratégia no IP de Santarém". 2019.
  8. Loureiro, Ana. "Digital Resources in Education - a master program in b-Learning". 2019.
  9. Rocha, Dina; Loureiro, Ana. "Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarém". 2019.
  10. Saraiva, Artur; Oliveira, Adelaide; Ferreira, Albertina; Loureiro, Ana; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Ribeiro, António; et al. "Projeto WineWATERFootprint – determinação da pegada hídrica na fileira vitivinícola". 2019.
  11. Loureiro, Ana; Rocha, Dina. "Literacia Digital e Literacia da Informação - competências de uma era digital". 2012.
  12. Loureiro, A.; Costa, C.; Oliveira, N.; Barbas, M.. "E-moderation in virtual environments - enhancing e-learning contexts in higher education". Trabalho apresentado em ICERI2011-4th International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2011.
    Publicado
  13. Moreira, António; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Nogueira, Fernanda; Pombo, Lúcia; Pedro, Luis; Almeida, Pedro Ferreira. "Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference". 2011.
  14. Loureiro, A.. "Building knowledge in virtual environments - Influence of interpersonal relationships: The outlined research". 2010.
  15. Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Loureiro, Ana; Barbosa, Isabel; Antunes, Paula; Rodrigues, Maria Rosário. "Técnicas de recolha de dados de investigação qualitativa". 2009.
    Publicado
  16. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Campiche, Jean; Barbas, Maria Potes. "SLESES - Second Life na Escola Superior de Educação de Santarém". 2008.
  17. Barbas, Maria; Campiche, Jean; Loureiro, Ana; Barbas, Maria Potes. "SLESES - Metodologia de construção de um espaço em Second Life". 2008.
  18. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Barbas, Maria Potes. "Implicações das aprendizagens híbridas – extensão do Moodle à sala de aula". 2008.
  19. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Barbas, Maria Potes. "Sloodle – ambiente tridimensional de gestão de aprendizagens". 2008.
  20. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Barbas, Maria Potes. "Aprendizagem híbrida: b-learning - da sala de aula ao ciberespaço". 2007.
Artigo em revista
  1. Loureiro, Ana. "Pedagogical Use of ICT - Strengthening Teacher Skills in a B-Learning Master’s Program". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2840.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970128
  2. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, José; Loureiro, Ana. "The T21 Project: a european initiative for young people with special educational needs". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2856.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  3. Martins, Elena Bettencourt; Loureiro, Ana. "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3004.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668
  4. Loureiro, Ana; Rodrigues, Elsa da Piedade; Mattar, João. "Editorial - Educação Online em Tempos de Pandemia: Desafios e Oportunidades para uma Escola Inclusiva". (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21999.
    10.25755/int.21999
  5. Martins, Elena Bettencourt; Loureiro, Ana. "DIGITAL TRANSFORMATION AND DIGITAL INCLUSION - A case study with adults attending training programs in the EFA modality". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20668.
    10.25746/ruiips.v8.i2.20668
  6. Loureiro, Ana. "Pedagogical Use of ICT - Strengthening Teacher Skills in a B-Learning Master’s Program". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2840.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970128
  7. Barbas, Maria Potes; Leal, Susana; Loureiro, Ana. "Editorial". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20659.
    10.25746/ruiips.v8.i2.20659
  8. Martins, Elena Bettencourt; Loureiro, Ana. "Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10261.
    10.25746/ruiips.v8.i2.20668
  9. Mattar, João; Loureiro, Ana; Rodrigues, Elsa da Piedade. "Editorial - Educação online em tempos de pandemia: Desafios e oportunidades para professores e alunos". (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/22001.
    10.25755/int.22001
  10. Matos, Pedro; Barbas, Maria; Novo, Cristina; Dias, Maurício; Loureiro, Ana. "THE T21 PROJECT: A EUROPEAN INITIATIVE FOR YOUNG PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19269.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  11. Martins, Elena Bettencourt; Loureiro, Ana. "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO DIGITAL - Um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3004.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20668
  12. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, José; Loureiro, Ana. "The T21 Project: a european initiative for young people with special educational needs". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2856.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  13. Loureiro, Ana. "Digital technologies and virtual learning environments - Active methodologies to promote digital education". Journal of the Comenius Association 28 (2019): http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Loureiro, Ana. "Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2746.
  15. Saraiva, Artur; Oliveira, Adelaide; Ferreira, Albertina; Loureiro, Ana; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Ribeiro, António; et al. "WineWATERFootprint project – Water footprint assessment in the wine chain". (2019): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/18294.
  16. Mattar, João; Ramos, Daniela karine; Loureiro, Ana. "Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2771.
    10.17143/ciaed/XXVCIAED.2019.35121
  17. Loureiro, Ana. "Digital technologies and virtual learning environments - Active methodologies to promote digital education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2855.
  18. Loureiro, Ana. "Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2746.
  19. Mattar, João; Ramos, Daniela karine; Loureiro, Ana. "Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2771.
    10.17143/ciaed/XXVCIAED.2019.35121
  20. Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Cardona, Maria João. "EDITORIAL: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/19158.
    10.25755/int.19158
  21. Saraiva, Artur; Oliveira, Adelaide; Ferreira, Albertina; Loureiro, Ana; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Ribeiro, António; et al. "PROJETO WineWATERFootprint – DETERMINAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA NA FILEIRA VITIVINÍCOLA". (2019): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/18294.
    10.25746/ruiips.v7.i1.18294
  22. Barbas, Maria; Branco, Paulo; Loureiro, Ana; Matos, Pedro; Barbas, Maria Potes. "NEETin with ICT". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/1991.
    Acesso aberto • 10.13189/ujer.2017.050402
  23. Melo, Antongnioni Pereira de; Loureiro, Ana. "Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/1969.
  24. Melo, Antongnioni Pereira; Loureiro, Ana. "IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL". (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14530.
    10.25746/ruiips.v5.i3.14530
  25. Melo, Antongnioni Pereira; Loureiro, Ana. "IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL". (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14530.
    10.25746/ruiips.v5.i3.14530
  26. Melo, Antongnioni Pereira de; Loureiro, Ana. "Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/1969.
  27. Barbas, Maria Potes; Branco, Paulo; Loureiro, Ana; Matos, Pedro. "NEETin with ICT". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/1991.
    10.13189/ujer.2017.050402
  28. Correia, Marisa; Santos, Raquel; Loureiro, Ana. "Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior". (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/1789.
  29. Loureiro, Ana. "E-SKILLS IP – MASTERING THE 21ST CENTURY SKILLS". INTED2015 Proceedings 1 (2015): 132-140. http://hdl.handle.net/10400.15/2063.
    Publicado
  30. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Pacheco, Nuno; Nuno Pacheco; Barbas, Maria Potes; Messias, Ines. "Visualyzart Project – The role in education". Procedia Social and Behavioral Sciences 191 1 (2015): 2829-2834. http://hdl.handle.net/10400.15/2059.
    Acesso aberto • Publicado • Maria Barbas, Ana Loureiro, Inês Messias, Nuno Pacheco, Visualyzart Project – The Role in Education, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 191, 2015, Pages 2829-2834, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.256. (http://www.sc
  31. Loureiro, Ana. "Editorial of the Special Issue on Learning Analytics". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 2 (2014): 99-105. http://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2013&vol=5&issue=2.
    Publicado
  32. Messias, Inês; Loureiro, Ana. "Competences for collaboration and knowledge sharing in digital society - a case study with an erasmus intensive programme". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/2058.
    Acesso aberto
  33. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa; Bettencourt da Cruz, Teresa Maria. "The use of virtual environments as an extended classroom – A case study with adult learners in tertiary education". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/2060.
    Acesso aberto • Ana Loureiro, Teresa Bettencourt, The Use of Virtual Environments as an Extended Classroom – A Case Study with Adult Learners in Tertiary Education, Procedia Technology, Volume 13, 2014, Pages 97-106, ISSN 2212-0173, https://doi.org/10.1016/j.protcy.2014.
  34. Messias, Ines; Loureiro, Ana. "COMPETENCES FOR COLLABORATION AND KNOWLEDGE SHARING IN DIGITAL SOCIETY - A CASE STUDY WITH AN ERASMUS INTENSIVE PROGRAMME". INTED2017: 11TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE (2014): https://publons.com/publon/17563620/.
  35. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. "Active Ageing - Enhancing Digital Literacies in Elderly Citizens". Lecture Notes in Computer Science (2014): https://publons.com/publon/31401175/.
  36. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barbas, Maria Potes. "Projeto VISUALYZART - testagem da plataforma yvision, visões e perceções dos participantes". Revista da UIIPS 1 3 (2013): 56-67. http://hdl.handle.net/10400.15/2065.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Rivera-Pelayo, V.; Rodríguez-Triana, M.J.; Petrushyna, Z.; Braun, S.; Loureiro, A.; Kawase, R.. "Editorial". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 2 (2013): 97-106. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893510663&partnerID=MN8TOARS.
  38. Rivera-Pelayo, Veronica; Jesus Rodriguez-Triana, Maria; Petrushyna, Zinayida; Braun, Simone; Loureiro, Ana; Kawase, Ricardo. "Special Issue on Learning Analytics Editorial". International Journal of Technology Enhanced Learning (2013): https://publons.com/publon/31401176/.
  39. Kraker, Peter; Leiba, Moshe; Prieto, Luis; Loureiro, Ana; Pustovalova, Olga; Perifanou, Maria. "Special Issue on Ground-Breaking Fresh Ideas in Technology Enhanced Learning - Editorial". International Journal of Technology Enhanced Learning 3 6 (2012): 551-554.
    Publicado
  40. Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barbas, Maria Potes; Loureiro, A.; Messias, I.; Barbas, M.; Barbas, Maria. "Embracing Web 2.0 & 3.0 tools to support lifelong learning - Let learners connect". 46 (2012): 532-537. http://hdl.handle.net/10400.15/722.
    10.1016/j.sbspro.2012.05.155
  41. Loureiro, Ana; Messias, Inês; Potes Barbas, Maria. "Learning in Knowledge Society: the different roles of VLEs & PLEs". (2012): http://hdl.handle.net/10400.15/2881.
  42. Loureiro, Ana. "Book Review: Better Teaching and Learning in the Digital Classroom". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/2156.
    Acesso aberto • Loureiro, A. (2011) Book Review, Gordon, D. (2003). Better Teaching and Learning in the Digital Classroom. Cambridge, Harvard Education Press, 170 pages. In E-Learning and Digital Media, 8(1)(pp. 95-99). (ISSN 2042-7530). http://dx.doi.org/10.2304/elea.20
  43. Loureiro, Ana; Bettencourt da Cruz, Teresa Maria; Santos, Ana. "Extending collaborative learning beyong the boundaries of the physical classroom through virtual environments". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/2860.
  44. Loureiro, Ana; Costa, Cátia; Oliveira, Nuno Ricardo; Potes Barbas, Maria. "e-Moderation in Virtual Environments - Enhancing e-Learning Contexts in Higher Education". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/2880.
  45. Santos, Ana; Loureiro, Ana. "Immersive learning: the use of a virtual simulated newsroom on Second Life". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/2867.
  46. Rito, Pedro; Loureiro, Ana. "Tangible storytelling: let children play with the bits". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/2332.
  47. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. "The Extended Classroom: meeting students' needs using a virtual environment". Procedia - Social and Behavioral Sciences 15 (2011): 2667-2672. https://publons.com/publon/31401179/.
    Publicado • 10.1016/J.SBSPRO.2011.04.167
  48. Santos, Ana Amsellem; Loureiro, Ana. "WEB-PRESS CLASSROOM INTEGRATION TO IMPROVE EDUCATION". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2011): https://publons.com/publon/31401178/.
  49. Santos, Ana Amsellem; Loureiro, Ana. "TECHNOLOGY INTEGRATION BY TEACHERS IN BASIC EDUCATION". EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES (2011): https://publons.com/publon/31401177/.
  50. Loureiro, Ana; Teresa Bettencourt; Bettencourt, Teresa; Bettencourt Da Cruz, Teresa Maria. "Building Knowledge in the Virtual World – Influence of Real Life Relationships". Journal of Virtual Worlds Research 2 5 (2010): 0-0. https://journals.tdl.org/jvwr/article/view/844/710.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Loureiro, Ana. "Pedagogical use of ICT: strengthening teacher skills in a B-Learning Master’s Program". IEEE, 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970128
  2. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net, 2018.
  3. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net, 2018.
  4. Loureiro, Ana; Messias, Inês. "Competences and learning profiles of digital age's students". Portugal: IGI Global, 2016.
    10.4018/978-1-5225-0039-1.ch008
  5. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Barbas, Maria Potes. "Active ageing – Enhancing digital literacies in elderly citizens". Portugal: Springer, Cham, 2014.
    10.1007/978-3-319-07485-6_44
  6. Loureiro, Ana; Santos, Ana; Bettencourt, Teresa. "Virtual Worlds as an extended classroom". Portugal, 2012.
    10.5772/34959
  7. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. "Construção e Partilha de Conhecimento em Ambientes Virtuais - Influência das relações interpessoais". In Aprendizagem (In)Formal na Web Social, 193-220. Braga: Centro de Competência, Universidade do Minho, 2011.
    Publicado
  8. Barbas, Maria; Cabrita, Isabel; Loureiro, Ana; Barbas, Maria Potes. "Online Scientific Volunteering: the technological immersion for the co-construction of knowledge, employability, entrepreneurship and innovation in a logic of inclusion". In Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference, 381-389. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2011.
    Publicado
  9. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. "Immersive Environments – A Connectivist Approach". In Knowledge Management, Information Systems, E-Learning, and Sustainability Research, 202-214. Berlin, Heidelberg, Alemanha: Springer Berlin Heidelberg, 2010.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-16318-0_24
  10. Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria João; Rodrigues, Maria do Rosário. "Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores online". Portugal: Universidade do Minho, 2009.
Edição de número de revista
  1. Loureiro, Ana. "Educação Online em Tempos de Pandemia Desafios e Oportunidades para uma Escola Inclusiva". Interacções 16 54 (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1102.
    Publicado
  2. Loureiro, Ana. "Educação online em tempos de pandemia Desafios e oportunidades para professores e alunos". Interacções 16 55 (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1115.
    Publicado
  3. Loureiro, Ana. "Edição temática: Ciências Sociais e Humanas". Revista da UI_IPSantarém 8 2 (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1052.
    Publicado
  4. Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Cardona, Maria João. "Práticas Educativas no Ensino Superior". Interacções 15 52 (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/19158.
    Publicado • 10.25755/int.19158
  5. Verónica Rivera-Pelayo; María Jesús Rodríguez-Triana; Zinayida Petrushyna; Simone Braun; Loureiro, Ana; Ricardo Kawase. "Special Issue on Learning Analytics". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 2 (2013): https://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2013&vol=5&issue=2.
    Publicado
  6. Kraker, Peter; Leiba, Moshe; Prieto, Luis P.; Loureiro, Ana; Pustovalova, Olga; Perifanou, Maria. "Ground-breaking fresh ideas: introduction to the special issue for young researchers". International Journal of Technology Enhanced Learning 3 6 (2011): https://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2011&vol=3&issue=6.
    Publicado
Livro
  1. Loureiro, Ana; Dina Maria Gomes Rocha (F013-5482-2276); Maria João Cardona (4D12-1F2D-04E4). CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém. 2020.
    Publicado
  2. Santos, A. A.; Loureiro, A.. JOURNALISM PRACTICES: CASE STUDY USING A VIRTUAL SIMULATED NEWSROOM ON SECOND LIFE. 2010.
  3. Loureiro, A.; Bettencourt, T.. THE USE OF IMMERSIVE WORLDS FOR LEARNING CONTEXTS: - A CONNECTIVISM APPROACH. 2010.
  4. Loureiro, A.; Bettencourt, T.; Santos, A.. E-LEARNING 2.0-MAXIMIZING COLLABORATION IN A TUTORIAL SETTING. 2010.
Recurso online
  1. Loureiro, Ana. Acesso Aberto e Formação ao Longo da Vida - Perspetivas. 2021. https://www.slideshare.net/accloureiro/acesso-aberto-e-formao-ao-longo-da-vida-perspetivas.
Tese / Dissertação
  1. Martins, Elena Isabel Rodrigues Bettencourt. "O papel das competências digitais para a inclusão digital e social de adultos/as - um estudo de caso em cursos EFA". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/3021.
  2. Duarte, Mário Alexandre Martins. "PROJETO PCPCE - Plataforma de Centralização e Partilha de Conhecimento e Experiências". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2281.
  3. Loureiro, Ana Cristina de Castro. "Construção de conhecimento em ambientes virtuais : influência das relações interpessoais". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11532.
  4. Loureiro, Ana Cristina de Castro. "Aprendizagem híbrida : b-Learning". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1335.

Outros

Outra produção
  1. Loureiro, Ana. 2016. EaD e b-learning: oportunidades e desafios: vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede. Apresentação eletrónica e vídeo da comunicação "Vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede" no eL@IES 2016 — Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, painel 3. http://hdl.handle.net/10400.15/2392.
  2. Loureiro, Ana. 2012. Young Researcher Special Issue on: "Ground-breaking Ideas in Technology Enhanced Learning". http://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2011&vol=3&issue=6.
  3. Loureiro (Loirie), Ana (Anitia); Sequeira (Reisman), Pedro (Twins); Loureiro, Ana; Sequeira, Pedro. 2008. eprac@SL :espaço de partilha de recursos académicos e científicos em second life. Projecto apoiado pelo Instituto Politécnico de Santarém (ESES, ESDRM), CIDESD,CEF^SL08,in SL.. Incentivar a comunidade académica e científica da ESES e da ESDRM a pesquisar sobre SL;Promover a partilha da informação, de conteúdos e de recursos sobre a SL;Desenvolver conteúdos e recursos sobre a SL;Disponibilizar documentos, artigos, notícias e links que considere pertinentes e úteis no auxilio à i. http://hdl.handle.net/10400.15/411.
  4. Loureiro, Ana. 2005. Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne. Software. http://www.odaceurope.net/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/03/24 Acesso Aberto e Formação ao Longo da Vida - Perspetivas VIII Congresso Nacional das Universidades Seniores
RUTIS
2020/11/20 Transformação digital no ensino superior: desafios e contradições 10.ª Conferência FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa)
Universidade de Évora | Escola Superior de Saúde de Alcoitão (Portugal)
2019/10/22 Mesa Redonda | Panorama da Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância em Portugal: O mestrado em Recursos Digitais em Educação [RDE] 25.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
ABED (Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil)
2019/04/26 Freedom and Citizenship - open educational resources (workshop) [https://bit.ly/2ZG0wai] Comenius Association International Week
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/01/26 Workshop (BYOD) Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos. [https://www.slideshare.net/accloureiro/cincia-aberta-e-rea] Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais e Ambientes Educativos Inovadores)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020/07/10 O papel das Competências Digitais para a Inclusão Digital e Social de Adultos/as - um estudo de caso em cursos EFA
Orientador de Elena Isabel Rodrigues Bettencourt Martins
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018/06/14 PROJETO PCPCE - Plataforma de Centralização e Partilha de Conhecimento e Experiências
Orientador de Mário Alexandre Martins Duarte
Educação e Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017/12/13 Educação à distância no ensino superior em Moçambique: Uma realidade, um desafio
Orientador de Narciso Amoroso Salomão Lumbela
Educação e Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017/05/09 Informática na Educação de Jovens e Adultos: Contribuição para Incentivo à Pesquisa, a Autonomia Intelectual e Promoção do Pensamento Crítico
Orientador de Antongnioni Pereira de Melo
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04/06 - 2019/04/06 Seminário (BYOD) "Jogos Digitais, Cognição e Aprendizagem" no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Professora convidada: Professora Doutora Daniela Ramos (UF Santa Catarina, Brasil) (2019/04/06 - 2019/04/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/03/23 - 2019/03/23 Workshop (BYOD) "Ferramentas Digitais no Ensino - A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagens através de apps móveis" no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Professora convidada: Professora Doutora Inês Messias (ISCTE-IUL) (2019/03/23 - 2019/03/23)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/01/26 - 2019/01/26 Workshop (BYOD) Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Dinamizado pelas docentes Ana Loureiro e Dina Rocha. (2019/01/26 - 2019/01/26)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/01/12 - 2019/01/12 Workshop (BYOD) Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais e Ambientes Educativos Inovadores). Professor convidado: Professor Doutor João Mattar (PUC-SP e UNINTER, Brasil) (2019/01/12 - 2019/01/12)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12/09 Ferramentas documentais no suporte à Gestão de Projetos: criação de tutoriais para a plataforma Projektron
Arguente principal
André Ferreira dos Santos Neto Pinheiro (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Tecnologias e Arquitectura, Portugal
2020/09/29 The potential of using smartphone in teaching and learning in secondary school: a descriptive study of selected schools in Maputo City
Arguente principal
Mphatso Imwa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/07/17 Viver sem segredos - A privacidade dos dados pessoais na era dos Smartphones
Arguente principal
Bruno Tomé de Oliveira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Tecnologias e Arquitectura, Portugal
2018/05/16 Importância do tempo de recreio: Papel do educador(a)/professor(a) no tempo de brincar ao ar livre
Arguente principal
Carolina Isabel dos Reis Moreira Rangel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/07/15 Provas de Especialista na área científica de Audio-visuais e Produção dos Media, subárea de Produção multimédia (CNAEF 213)
Arguente principal
Tiago José Caldas Nunes (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Relatos de pesquisas em aprendizagem baseada em games Artesanato Educacional Ltda

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/01/16 - Atual Júri dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Scholarship to participate in the 9th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 27 to 31 May 2013 in Limassol, Cyprus
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2012 Scholarship to participate in the 8th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 21 to 25 May 2012 in Estoril, Portugal
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2011 Scholarship to participate in the 7th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 30 May to 3 June 2011 in Chania, Crete - Greece
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2010 Scholarship to participate in the Doctoral Joint European Summer School on Technology Enhanced Learning 2010, Ohrid - Republic of Macedónia, July 2010
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2010 Selected paper from SLActions 2009 Conference to be published at the Journal of Virtual Worlds Research (JVWR) – volume 2, number 5. (ISSN 1941-8477).
Universidade do Minho, Portugal
2010 Selected paper from the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009 to be included in a book chapter. In: Dias, P. & Osório, A. (Eds.). Aprendizagem (In)Formal. Universidade do Minho.
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 Scholarship to participate at the Doctoral Consortium ECTEL 2010, from 29 September to 1 October - Barcelona, Spain
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2009 Grant for Doctoral research thesis (SFRH/BD/48629/2008)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004 Master Dissertation Grant
Universidade de Aveiro, Portugal