Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Almeida Rocha
Nomes de citação
- Almeida Rocha, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9D1C-45A1-CB30
- ORCID iD
- 0000-0002-4037-5996
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2019/03/26
Concluído
|
Psychology/Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Developmental Psychology/Psicologia do Desenvolvimento
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
|
2000
Concluído
|
Educational Psychology/Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1989
Concluído
|
Applied Psychology/Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Especialização em Educational Psychology/Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2000/10 - 2019/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1995/10 - 2000/09 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1991/10 - 1994 | Psychologist (Higher Technician)/Psicóloga (Técnica Superior) | Prevenção Rodoviária Portuguesa, Portugal |
1990/10 - 1991 | Psychologist (Higher Technician)/Psicóloga (Técnica Superior) | Centro Psicopedagógico da ACM, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1999 - 2001 | Cognition and context in counterfactual thinking
Ref: PRAXIS/C/PSI/13057/1998
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/12/22 - Atual | Impact of the ProgestArt project (Aesthetic Development and Artistic Education Program) on Aesthetic Development and Creativity.
I/041/12/2020
Investigador
|
Em curso
|
1998 - Atual | Cognição e contexto no pensamento contrafactual
PRAXIS/C/PSI/13057/1998
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/08/21 | Applying an adapted theory of planned behavior to visiting art exhibitions |
Education, research & Development 15th International Conference, Burgas, Bulgária.
|
2019 | “O programa progestArt e o seu impacto no desenvolvimento estético e na criatividade” | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/09 | ProgestArt: impacto no desenvolvimento estético e na criatividade (Poster) | XIV Colóquio internacional de Psicologia e Educação
ISPA_ Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2017/06/05 | O desenvolvimento estético e a criatividade (Poster) apresentado no Encontro com Ciência e tecnologia em Portugal, 3-5 Julho, FCT. | Encontro com Ciência e tecnologia em Portugal
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/12 | As obras de arte e o olhar em diferentes idades (Poster) | II Congresso Internacional do Envolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Criatividade e processos criativos | Aula Aberta
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Á Conversa com o pintor I: o inconsciente e consciente na obra de Luís Geraldes |
(Portugal)
|
2015/05/25 | De Renoir a Picasso: O desenvolvimento e a educação estética e artística | Colóquio Internacional, Diversidade e Educação: Desafios actuais
Ipsa- Instituto Universitário
|
2011 | Pensar e fazer arte I |
Ispa-IU
|
2011 | Pensar e fazer arte II |
Ispa-IU
|
2011 | Pensar e fazer arte III |
Ispa-IU
|
2011 | Pensar e fazer arte IV |
Ispa-IU
|
2011 | Pensar e fazer arte V |
Ispa-IU
|
2011 | Perspectivas de futuro I |
Ispa-IU
|
2011 | Perspectivas de futuro II |
Ispa-IU
|
2007 | A musicalidade do silêncio | A musicalidade do silêncio
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A gestualidade da cor | A gestualidade da cor
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A caixa das emoções | A caixa das emoções
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A caixa das emoções |
(Portugal)
|
2007 | A corrente de emoções | A corrente de emoções
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Iniciação à gravura |
(Portugal)
|
2006/03 | The artistic education and the development of aesthetic apprehension | International Insea Congress: “Interdisciplinary Dialogues in Arts Education
Insea (Viseu, Portugal)
|
2006 | The artistic education and the development of aesthetic apprehension | International InSea Congress: " Interdisciplinary Dialogues in Arts Education"
(Viseu, Portugal)
|
2006 | Pensar e fazer arte no século XXI | Pensar e fazer arte no século XXI
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Espaço no Espaço | Espaço no Espaço
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2005 | O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de Portugal | O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2005 | O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal | O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de portugal
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2005 | As vozes do silêncio | As vozes do silêncio
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2004 | O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores | O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2004 | O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores | O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores
Ispa-IU (Lisboa, Portugal)
|
2000 | O pensamento contrafactual e os comportamentos de risco em contexto rodoviário: um caminho para a prevenção | I Jornadas de Psicologia do Tráfego
(Évora, Portugal)
|
1999 | Cognition and Context: Risk-taking models and counterfactual reasoning | European Conference on Transport Psychology
(Toulouse, França)
|
1999 | Conditional reasoning in different ages and mental models | IXth European Conference on Development Psychology
(Atenas, Grécia)
|
1994 | Tráfego e segurança Rodoviárias | Tráfego e segurança Rodoviárias
Ispa-IU (Portugal)
|
1994 | Aquisição escolares e psicologia | Aquisição escolares e psicologia
(Portugal)
|
1992 | O actual sistema de ensino: uma abordagem sistémica | III Congresso de Prevenção e Segurança Rodoviária
(Madeira, Portugal)
|
1989 | As atitudes dos professores do ensino regular face à integração de alunos com necessidades educativas especiais | XII Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Pensar, sentir e fazer arte
Oficina (workshop)
|
Pensar, sentir e fazer arte
Ispa-iu, Portugal
|
2014 - 2014 | Sentir e fazer arte I
Oficina (workshop)
|
“Sentir e fazer arte I”
Ispa-iu, Portugal
|
2014 - 2014 | Sentir e fazer arte II
Oficina (workshop)
|
“Sentir e fazer arte II”
Ispa-iu, Portugal
|
2014 - 2014 | Sentir e fazer arte III
Oficina (workshop)
|
“Sentir e fazer arte III"
Ispa-iu, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2002 - 2002 | Estimular para desenvolver (o aos 3 anos) | Especialização (Curso médio) | |
2002 - 2002 | Estimular para desenvolver (3 aos 6 anos) | Especialização (Curso médio) | |
1991 - 1991 | O desenvolvimento da criança em contextos de privação: O hospital, a família e a escola | Especialização (Curso médio) | Centro Médico de Reabilitação de Alcoitão, Portugal |
1991 - 1991 | A necessidade de abordagens pluridisciplinares e inter-relacionadas: Escola, família e comunidade | Especialização (Curso médio) | |
1991 - 1991 | Alfebatização de adultos pelo método de Paulo Freire | Especialização (Curso médio) |