???global.info.a_carregar???
Rosa Serradas Duarte, PhD in Sciences de l'Education from the University Lyon2-France, graduated in Physical Education, with a postgraduate degree in Special Education and in Education Law. Master's Degree in Analysis and Organization of Teaching . Professional path in which work on innovative pedagogical experiences and participation in research projects stands out Teacher at ULHT since 1999 and deputy director of the PhD in Education since 2011. The areas of Educational Policies, Trade Unionism and Teacher Training are the main investigative focus She won,with 2 othetrs colleagues, a prize in 2020 for the best Innovative Practice under COFAC Fazer+ programme
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Maria da Silva Serradas Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Rosa
  • Duarte, R.S.

Identificadores de autor

Ciência ID
9D15-3B81-C005

Endereços de correio eletrónico

  • rosa.serradas@ulusofona.pt (Profissional)
  • rosaserradas@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217515500 (Profissional)

Moradas

  • Campo Grande 376, 1749-024 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Av EUA nº 130 4º esq, 1700-180, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doctorat en Sciences de l'Éducation (Doutoramento)
Université Lumière Lyon 2, França
"La formation continue des enseignants au Portugal (1992-2002) -contraintes et paradoxes engendrés par le lien entre crédits de formation et progression dans la carrière" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable
2001
Concluído
1º Curso de pós graduação em Direito da Educação (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
"O Enquadramento jurídico da Formação contínua de Professores - análise e perspectiva de uma professora" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
1992
Concluído
Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Concepções e práticas avaliativas dos professores de uma escola do 2º ciclo do Ensino Básico . um estudo exploratório" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1980
Concluído
Curso de Especialização de Professores em ensino Especial (Especialização pós-licenciatura)
Ex-Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, Portugal
"A percepção visual " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
1975
Concluído
Curso de Professores de Educação Física (Licenciatura)
Ex- Instituto Nacional de Educação Física, Portugal
"Esquema corporal - a fundamentação teórica da Educação Física no jardim de infância - Lisboa -(1972)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1970/10/01 - 2012/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/01 - Atual Subdiretora do Doutoramento em Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - Atual Professora Associada de Ciências da Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1999/10/01 - 2019/05/01 Co-coordenadora de curso de Pósgraduação em E.Especial Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09/01 - 2011/12/01 Professora de Educação Física e Coordenadora do departamento de expressões do Agrupamento de Escolas Luís de Camões Ministério da Educação, Portugal
1989/10/01 - 1992/12/31 Professora Equiparada a Bolseira a frequentar Curso de Mestrado Ministério da Educação, Portugal
1979/10/01 - 1988/09/01 Professora de Apoio Educativo Ministério da Educação, Portugal
1977/05/01 - 1979/05/01 Professora destacada a frequentar Curso de Pósgraduação Ex-Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, Portugal
1974/11/01 - 1976/09/01 Profª Destacada em funções técnico/pedagógicas Ministério da Educação, Portugal
1970/10/01 - 1973/07/01 Profª de Psicomotricidade- regime de experiência Pedagógica Ministério da Saúde e Assistência, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/03/04 - 2013/04/01 Percursos do Associativismo e Sindicalismo Docentes em Portugal (1890-1990)
PTDC/CPE-PEC/103101/2008
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído
2008 - 2011 Os professores do ensino público e associativismo docente em Portugal: a reconstrução de identidades e discursos
PTDC/CS-SOC/100589/2008
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído
2000 - 2004 A Construção da Profissão docente no Ensino Secundário. Formação Percursos Identidades (1947-1974)
xxxxxxxxxx
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1991 - 1994 Investigação Reflexão Acção- IRA
xxxxxxx
Investigador
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
1992 - 1993 Projeto PEPAC (1992/93) - Programa de Estimulação Perceptiva Assistido por Computador .
xxxxxxx
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/11/01 - Atual CNTE, FENPROF e as disputas da política educacional: a luta de professores brasileiros e portugueses no período democrático recente.
xxxxxxxxxxx
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duarte, Rosa; Coimbra, M.N.; Martins, A.M.; Pinto;. "Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Educação Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Duarte, Rosa; Coimbra, M. N.; Martins, A. O.. "How teachers experience practical reflexivity in schools. A case study.". American Journal of Educational Research 3 7 (2015): 918-922.
    Publicado
  2. Duarte, Rosa; Coimbra, M. N.; Martins, A.O.; Pinto, I. P.. "Practical reflectivity as a contexto for teachers’professional development: a mixed-methods study". 1 8 (2014):
    Publicado
  3. Duarte, Rosa; Gonçalves, M. N.; Brás, J.. "Associativismo e sindicalismo em educação. Organização e lutas". Revista Lusófona de Educação 18 (2011): 195-197.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "Portugal". In Graduating around the globe: protocols, princiles and tradition for the PHD graduations. Examples from the learning sciences, 104-109. Amsterdão, Países Baixos, 2021.
  2. Duarte, Rosa. "Alguns aspetos da luta pela profissionalidade docente em Portugal (1974/1996) - o caso específico da Formação Contínua". In O sindicalismo docente e a construção da profissão na Europa e na América Latina - contribuição dos sindicatos, da Investigação e perspetivas, 52-66. Lisboa, Portugal, 2020.
    Publicado
  3. Duarte, Rosa; Carita, A.; Cau, M.; Mofate, O.. "Teacher Training in Mozambique". In International Handbook of Teacher Education Worldwide – Revised and Augmented Edition, 511-531. Nicosia: HM Studies and Publishing, 2019.
    Publicado
  4. Duarte, Rosa. "O protagonismo dos sindicatos na formação e na construção da profissão docente (1974/1992)". Colibri, 2014.
    Publicado
  5. Duarte, Rosa. "O sindicato nacional dos professores: o associativismo docente no ensino particular (1939-1974)". Edições Universitárias Lusófonas, 2013.
  6. Duarte, Rosa; Teodoro, António; Gonçalves, M. N.. "Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s) : algumas particularidades do percurso português". In Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos. Rio de Janeiro, Brasil, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Duarte, Rosa. O Sindicalismo Docente e a Construção da Profissão na Europa e na América Latina- contribuição dos sindicatos, estado da investigação e perspetivas. Universidade Lusófona. 2020.
    Publicado • Editor
  2. O Sindicalismo Docente e a Construção da Profissão na Europa e na América Latina: contribuições dos sindicatos, estado da investigação e perspetivas. Lisboa, Portugal: Universidade Lusófona. 2020.
    Publicado
  3. Duarte, Rosa. Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal, 1890-1990. Edições Universitárias Lusófona. 2013.
    Editor
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/12/01 - 2019/07/31 Políticas LGBT+ em Sindicatos de trabalhadoras/ es em Educação
Coorientador
Estágio Doutoral (Doutoramento)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/09/01 - 2019/01/08 Espaço Escolar e Inclusão: a intervenção da Parque Escolar em Escolas Secundárias (2007/2011)
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/05/11 - 2018 Análise de Necessidades de Formação de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Timor-Leste
Coorientador
Doutoramento em educação (Doutoramento)
2013/01/01 - 2016/07/16 Motivações experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de Professores: um estudo nas Escolas Secundárias do Município da Matola- Moçambique
Coorientador
Doutoramento em Educação
2012 - 2016 A Formação de Professores e Profissionalização Docente em Contexto Militar- um estudo para proposta de um modelo de formação de professores no Instituto Superior de Estudos de Defesa em Moçambique
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2013 Os Tempos que o Tempo Tem :o conhecimento Trivium dos professores de Matemática em tempo de mudança
Coorientador
Doutoramento em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2012 Da Intencionalidade de um modelo de um modelo de formação contínua à sua concretização num Centro de Formação no Algarve
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/22 Gramática para quê? Produção textual argumentativa -Perspectiva linguística sistémico-funcional
Presidente do júri
Márcione Teles de Melo Barros (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/09/01 A Avaliação do desempenho Docente em Portugal - Contradições e Paradoxos (2012-2021)
Orientador
Teresa Cristina Melo Guedes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/07/24 Justiça Social da Educação e contributo do Programa Bolsa Família para a Universalização da Educação Básica no Brasil (2004-2016)
Presidente do júri
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/04/23 Satisfação Profissional e a qualidade da Prática letiva do professor de Educação Física
Arguente
Rosiméria Maria Braga de Carvalho (Doutoramento)
Ensino Lusófona, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/03/23 Avaliação da Política de Tecnologia em Educação no RN-Brasil
Presidente do júri
Solange Sara Pontes Teixeira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023/01/23 Motivação materna para o envolvimento na escolarização na perspectiva da Educação Inclusiva
Presidente do júri
Eliana Gavillon Barbosa da Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2022/12/07 A Raiz do Problema do Pensamento Reflexivo: A aprendizagem Experencial- colaborativa de Kolbe em Estudantes de Marketing
Presidente do júri
Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo Bogas (Doutoramento)
Ensino Lusófona, Portugal
2022/10/22 O Ensino da origem e da evolução da vida : conceções de Ciência e Religião de professores e alunos no Ensino Médio e Superior
Presidente do júri
Júlio de Fátimo Rodrigues de Melo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2022/09/22 Do livro Didático à leitura Literária Mediação e recepção na formação do leitor EJA
Presidente do júri
Jeanne Sousa Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2022/09/20 As dimensões e as Causas do Insucesso Escolar no Ensino Secundário em Moçambique - um estudo no distrito urbano de Kamavota
Presidente do júri
Pedro Laso Sinre (Doutoramento)
Ensino Lusófona, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2022/07/22 As Artes Marciais e Desportos de Combate no contexto de Ensino da Educação Física Escolar- efeitos da prática Pedagógica na concepção de estudantes
Presidente do júri
Éder Rodrigues Mariano (Doutoramento)
2022/06/24 Estudo de um programa com Unidade Virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas com dificuldades de aprendizagem - um estudo controlado aleatorizado
Presidente do júri
Lucileide Vieira Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2020/10/20 Tecnologias da informação e comunicação nos cursos de graduação presencial no Instituto Federal de Educação do Maranhão
Presidente do júri
Alídia Cíclica Silva Sodré (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/02/20 O dito e o não dito na Educação: Políticas públicas educacionais de género à luz do curso género e diversidade na Escola GDE
Vogal
Teodora Torres (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/12/17 Violência doméstica e envolvimento parental na escola: perspetivas de mães e filhos
Vogal
Miguel Oliveira Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/11/02 Liderança na Escola de hoje. Competências essenciais à liderança do diretor de Escola
Presidente do júri
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/10/18 Novos paradigmas organizacionais . O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da Organização escolar
Presidente do júri
Maria Clara Lopes ferreira Boavista (Doutoramento)
2018/05/18 Análise de necessidades de Formação de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário Geral em timor-Leste
Orientador
Lúcio Ximenes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/04/18 Conhecimentos e habilidade dos Professores para a avaliação das aprendizagens em Física e Química A: um modelo para a optimização das competências necessárias no processo avaliativo
Presidente do júri
Jorge Vitor de Jesus Amador (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/01/18 Gestão da sala de aula em turmas grandes. Estudo de caso do E.S.G.1, disciplina de História numa Escola do Município da Matola - Moçambique
Presidente do júri
Óscar Luís Mofate (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/01/05 Sincronizar relógios otimizar aprendizagens. Matutinidade, vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças de idade escolar
Presidente do júri
Hugo Miguel Fernandes Cruz (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/12/17 Aprender a crescer: desenvolvimento transdisciplinar de leitura em monodocência coadjuvada no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Carla Dimitri Alves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/11/17 Projeto de colaboração intergeracional "Encontro entre gerações na sala de aula"
Presidente do júri
António João Conchinha Ginja do Carmo (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/07/16 Motivações experiências e oportunidades de desenvolvimento de Professores: um estudo nas Escolas Secundárias do Município da Matola- Moçambique
Orientador
Moisés Manuel Cau (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/06/16 A interação entre os docentes de Educação Especial e os docentes titulares de turma nas perspetivas de atores educativos de escolas do Funchal
Presidente do júri
Carla Patrícia Câmara Leme Mendonça Flôr Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1988 - 1993 Conselho Coordenador do Ensino Particular e Cooperativo, ao abrigo do decreto-lei nº 484/88 de 29 de Dezembro A este conselho, na sequência do Conselho Consultivo do Ensino Particular e Cooperativo, presidido pelo Ministro da Educação (ou seu delegado) compete dar parecer sobre diversos aspetos da política Educativa para o Ensino Particular engloba representantes das Associações Patronais, Associações Sindicais, Associações de Pais , dos alunos e do Ministério da Educação Ministério da Educação, Portugal
1988 - 1993 Conselho Coordenador do Ensino Particular e Cooperativo, ao abrigo do decreto-lei nº 484/88 de 29 de Dezembro A este conselho, na sequência do Conselho Consultivo do Ensino Particular e Cooperativo, presidido pelo Ministro da Educação (ou seu delegado) compete dar parecer sobre diversos aspetos da política Educativa para o Ensino Particular engloba representantes das Associações Patronais, Associações Sindicais, Associações de Pais , dos alunos e do Ministério da Educação Consultoria / Parecer realizado(a) entre 1988 e 1993
1980 - 1983 Conselho consultivo do Ensino Particular e Cooperativo, criado ao abrigo do Decreto-lei nº 553/80 de 21 de novembro (em representação da Associações Sindicais). Órgão Consultivo do Ministério da Educação para as Políticas do Ensino Particular. Órgão que reunia as Associações patronais, sindicais, e departamentos do Ministério da Educação. Emitia pareceres para o Ministro da Educação Ministério da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual Rede de Pesquisadores e Investigadores de Sindicalismo em Educação _Rede ASTE Membro do Comité Científico
1991 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócia
1990 - Atual Association International de Pédagogie Experimental de Langue Française -AIEPLF/AFIRSE Sócia
1988 - 2007 Instituto Irene Lisboa Sócia Fundadora
1990 - 1993 Confederação Portuguesa de Quadros Técnicos e Científicos Membro da direção
1985/01/01 - 1990/01/01 Sociedade Portuguesa de Educação Física -SPEF Presidente da Direção
1978/06/01 - 1986/06/01 1978/86 - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa Membro da direção

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2014 - 2015 Estágio de Doutoramento Márcia Andreia Grochoska
2012/04/01 - 2012/08/31 Estágio de Doutoramento. Robson Câmara
Distinções

Prémio

2020 A melhor prática pedagógica inovadora – (E.Estrela; R. S. Duarte; V. Teodoro) Prog. Fazer mais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal