???global.info.a_carregar???
Marília Gago, doutora em Educação, Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho, em 2007; mestre em Educação, Supervisão Pedagógica e Metodologia do ensino de História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho, em 2001; e licenciada em História e Ciências Sociais (ensino de), pela Universidade do Minho, em 1998. É professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, do Departamento Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, responsável pelas Unidades Curriculares alocadas às áreas de Metodologia do Ensino de História e Supervisão Pedagógica, investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação – CIEd, do Instituto de Educação da Universidade do Minho; colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; e colaboradora como investigadora estrangeira, do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH da Universidade Federal do Paraná e do Grupo de Investigação de Didáctica das Ciencias Sociales, da Universidade de Múrcia. Foi bolseira Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), investigadora auxiliar e investigadora em Pós-Doutoramento, entre 2002 e 2011 no âmbito dos projetos de investigação “Consciência histórica: teoria e práticas - Historical counsciousness: theory and practices I and II”, coordenados pela Prof. Doutora Isabel Barca, projetos financiados pela Fundação para Ciência e a Tecnologia. Foi membro da equipa de definição das Metas de Aprendizagem promovidas pelo Ministério de Educação de Portugal. Integrou um grupo de especialistas para desenvolver o Currículo de um Mestrado em Metodologia do Ensino Primário em Angola, e é docente das unidades curriculares de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais I e II, Oficinas de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais e Projeto de Mestrado desde 2019. É investigadora em vários projetos europeus e com países de língua oficial brasileira. Destaca-se, a nível europeu, atualmente a colaboração com Conselho da Europa, Observatório Europeu de Ensino de História - OHTE, num projeto acerca de Currículo e Manuais Escolares em articulação com o Goeth-Ecke Institut, e num projeto acerca de Educação Histórica para combater a Desinformação e Fake news em articulação com o grupo DICSO da Universidade de Múrcia. A nível dos PALOP, destaca-se a longa e contínua colaboração em projetos de investigação financiados pela Capes-CnpQ acerca de Educação histórica e Consciência histórica com a Universidade Federal do Paraná-Brasil (LAPEDUH), e do projeto Reforma Curricular de História da Guiné-Bissau financiado pela Unicef e Fundação Calouste Gulbenkian, financiado pelo Global Partnership for Education, UNICEF, Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade do Minho. Integra equipas de avaliação externa de Escolas e Agrupamento de Escolas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, como perita externa. É membro do Conselho Consultivo Editorial da revista History Education Research Journal da University College London, Faculdade de Educação e Sociedade, e Editora da “Revista da Associação Internacional de Educação Histórica – AIPED”, Brasil. É membro da History Educators International Research Network - HEIRNET, da International Research Association for History and Social Sciences Education – IRAHSSE, da Associação Internacional de Pesquisa de Educação – AIPED, Brasil, e da Associação de Professores de História – Portugal. É autora de várias publicações no âmbito da Formação de Professores e Educação Histórica, sendo autora e consultora de manuais escolares da Texto Editores (Grupo LeYa) desde 2011. Foi membro da Direção da Associação de Professores de História (2008-2010), sendo neste momento uma consultadora da mesma, e Formadora em várias ações de formação contínua de professores (2002-atualidade). Orienta vários estudos de Doutoramento e de Mestrado em Educação Histórica e Formação de Professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marília José do Gago Alves Quintal

Nomes de citação

  • Gago, Marília
  • Marília Gago

Identificadores de autor

Ciência ID
961B-79C3-FADE
ORCID iD
0000-0002-3109-8915

Endereços de correio eletrónico

  • mgago@ie.uminho.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2011
Concluído
Historical Consciousness: theory and practices (Pós-doutoramento)
Especialização em History Education
Universidade do Minho, Portugal
2007
Concluído
Education, History and Social Sciences Methodology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously Aproved
2001
Concluído
Education, Pedagogical Supervision in History Teaching - History Education (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Students conceptions about historical narratives: a study with students of the initial years of the 2nd and 3rd cycle of the basic school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
History and Social Sciences (teaching of) (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
15,4
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2019/02/11 - 2019/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/09/01 - 2016/12/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2007/09/01 - 2010/03/31 Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10/26 - 2010/10/26 Membro da Direção Associação de Professores de História, Portugal
2008/02/01 - 2010/07/31 Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação em Supervisão Clínica Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2005/04/06 - 2007/02/28 Vice-Presidente do Conselho Científico Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual History Textbooks Author Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal
2002/01/21 - Atual Formadora Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2016/01/04 - 2018/08/31 History Teacher Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
2017/10/01 - 2018/06/01 Formadora de Formadores "Flexibilidade e Integração Curricular" Direção-Geral da Educação, Portugal
2012/09/01 - 2013/08/31 History teacher Ministério da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 History Teacher Ministério da Educação, Portugal
2007/11/01 - 2011/03/31 Post-Doctoral Grant on Research Project Historical Counsciousness: theory and practices II, PTDC/CED/67763/2006 by FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007 - 2011 Revisora Pedagógica Texto Editora, Portugal
Texto Editora, Portugal
2009/10/01 - 2010/10/01 Membro da Equipa para a Definição de Metas de Aprendizagem de História Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2006/09/01 - 2009/08/31 Scientific consultant of History Textbooks. Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal
2002/10/01 - 2007/01/31 PhD Grant - Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Universidade do Minho, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Coordinator Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Supervisor of Prospective teachers Universidade do Minho, Portugal
1996/09/01 - 2002/08/31 History Teacher Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2011 Hicon - Historical consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/72623/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2002 - 2007 Concepções de professores sobre a variância da narrativa histórica
BD/8289/2002
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Projeto RECEB - Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

World Bank

UNICEF
Em curso
2018 - Atual Metodologia de ensino e aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição ao desenvolvimento social
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil
Em curso
2007 - 2011 Consciência Histórica: teoria e práticas II - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/67763/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2003/10/01 - 2007/10/01 Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2003/10 - 2007/10 Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
N/A
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Maria Assunção Flores; Alexandra Barros; Ana Margarida Veiga Simão; Diana Pereira; Marília Gago; Eva Lopes Fernandes; Paula da Costa Ferreira; Luís Costa. "Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation". Technology, Pedagogy and Education (2024): https://doi.org/10.1080/1475939X.2023.2270491.
    10.1080/1475939X.2023.2270491
  2. Marília Gago. "A aprendizagem Histórica Intercultural em diálogo com a Epistemologia da História". Revista de Historia (Concepción) (2024): https://doi.org/10.29393/RH31-6AHMG10006.
    10.29393/RH31-6AHMG10006
  3. Elsa Pacheco; Glória Solé; Laura Soares; Marília Gago. "Conceitos de “Geografia” e “História” do ensino básico ao superior – ensaio no NW de Portugal". Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales (2023): https://doi.org/10.6018/areas.528121.
    10.6018/areas.528121
  4. Sara Dias-Trindade; Marília José do Gago Alves Quintal; Nélson Rodrigues Paulo. "“Inteligências artificiais não substituem o papel do professor”- ChatGPT em entrevista". EmRede - Revista de Educação a Distância (2023): https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.960.
    10.53628/emrede.v10i.960
  5. Ana Beatriz Accorsi Thomson; Marília Gago; Marlene Rosa Cainelli. "Uma análise dos currículos português e brasileiro sob o olhar da educação histórica". Práxis Educacional (2022): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11353.
    10.22481/praxisedu.v18i49.11353
  6. Ana Isabel Ribeiro; Marília Gago. "História e Educação Histórica". Revista Portuguesa de História (2022): https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3.
    10.14195/0870-4147_53_3
  7. Solé, G.; Gago, M.. "The history teacher education process in Portugal: a mixed method study about professionalism development". Humanities and Social Sciences Communications 8 1 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85101266722&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41599-021-00726-9
  8. Gago, Marília. "OPINIÃO, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVA - A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA E AS QUESTÕES DE OBJETIVIDADE/VERDADE EM HISTÓRIA". OPSIS 20 1 (2020): 1-13. https://revistas.ufg.br/Opsis/article/view/63859/35512.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Assunção Flores, Maria; Gago, Marília. "Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses". Journal of Education for Teaching (2020): 1-10. http://dx.doi.org/10.1080/02607476.2020.1799709.
    10.1080/02607476.2020.1799709
  10. Gago, Marília. "A aula oficina na caminhada de aprender a ser professor de História". Roteiro 45 (2020): http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i0.21736.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v45i0.21736
  11. Gago, Marilia. "Ser Professor de História em tempos difíceis – início de um processo formativo.". Antíteses 11 22 (2019): 505-515. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p505.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5433/1984-3356.2018v11n22p505
  12. Gago, Marília. "SER PROFESSOR DE HISTÓRIA NA PALETA DE CORES DE UM PROFISSIONALISMO COMPLEXO". REVISTA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA 1 1 (2018): 107-125. https://aipedh.files.wordpress.com/2019/07/ribeh_v.1_n.1.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Gago, Marilia. "Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process". ANTITESES (2018): https://publons.com/wos-op/publon/58363830/.
    10.5433/1984-3356.2018V11N22P507
  14. Gago, Marília. "Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal". Revista História Hoje 5 9 (2016): 76-93. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.239.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20949/rhhj.v5i9.239
  15. Gago, Marília. "Interview – Jörn Rüsen Some ideas on the intersection of metahistory and history didactics". Revista História Hoje 5 9 (2016): 159-170. https://doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20949/rhhj.v5i9.245
  16. Gago, Marília. "Consciência e narrativa histórica: desafios educativos aos professores". LICENCIA&ACTURAS 3 (2015): http://isei.edu.br/assets/arquivos/publicacoes/revista_academica_v3_n2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Gago, Marília; Magalhães, Olga. "Crossing voices: History seen by Portuguese teachers". Journal of Historical Learning. Teaching and Research 1 8 (2009): 140-149.
    Publicado
  18. Gago, Marília. "Concepções de passado como expressão de consciência histórica". Revista Currículo Sem Fronteiras 7 1 (2007): 127-136. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol7iss1articles/gago.htm.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Gago, Marília. "Aprender a Pensar em História". Revista Portuguesa de Educação 14 1 (2001): 239-260. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/563.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Gago, Marília. "Os alunos de 5º e 7º ano são competentes perante diferentes versões do passado?", Boletim O ensino da História , 2003
Capítulo de livro
  1. Gago, Marília. "Diálogo(s) Epistemologia(s) e Educação Histórica – um primeiro olhar". In Diálogo(s) Epistemologia(s) e Educação Histórica. Porto, Portugal: CITCEM, 2020.
    No prelo
  2. Gago, Marília. "Consciência Histórica de professores no fluir do tempo e de olhares". In Educação Histórica - Ousadia e Inovação em Educação e em História, 73-84. Curitiba, Brasil: W.A. Editores, 2018.
    Publicado
  3. Gago, Marília. "Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades". In Consciência Histórica e Interculturalidade, 99-108. Curitiba, Brasil: W.A. Editores, 2016.
    Publicado
  4. Gago, Marília; Chaves, Margarida; Farinho, Paula. "O jogo na aula de História". In Epistemologias e ensino da História. Porto, Portugal: CITCEM, 2016.
    Publicado
  5. Leite, Rosely Cavalcante; Marcião, Malinalia Inês da Rocha; Camelo, Maria dos Reis; Alencar, Margareth Leite. "Do Espelho do passado à sua reconstrução: ideias de alunos de 6º ano acerca de evidência histórica". In Anais do Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Editora Poisson, 2015.
    10.36229/978-85-7042-226-2.cap.08
  6. Gago, Marília. "““Uso(s)” e “Utilidade(s)” da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes". In Aprender História, 175-196. Curitiba, Brasil: W.A. Editores, 2009.
    Publicado
  7. Gago, Marília. "“Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos". In Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro. 2009.
    Publicado • Editor
  8. Gago, Marília. "“A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal”". In Actas IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica – Educação Histórica e Educação Geográfica. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2009.
    Publicado
  9. Gago, Marília. "“Teachers’ Conceptions on Historical Narrative and how to deal with it in fhe History Classroom”". In ICET International Yearbook on Teacher Education., 693. Estados Unidos: ICET, 2008.
    Publicado
  10. Gago, Marília. "“Concepções de Professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação?". In Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.. São Paulo, Brasil: USP, 2008.
    Publicado
  11. Gago, Marília. "A História serve para…Ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico". In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2448-3201. Corunha, Espanha: Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2007.
    Publicado
  12. Gago, Marília. "A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos". In Perspectivas de investigação em Educação Histórica: Actas das VI Jornadas Internacionais em Educação Histórica. Curitiba: UFPR, 2006.
    Publicado
  13. Gago, Marília. "Rumor ou Verdade em História? Concepções de alunos portugueses". In Actas do VII Internacional Congreso Galego-Portugues de Psicopedagoxia, 786-796. Corunha, Espanha: Universidade da Corunha, 2006.
    Publicado
  14. Gago, Marília. "A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade". In Questões de Epistemologia e Investigação em Educação Histórica, 55-71. 2006.
    Publicado
  15. Gago, Marília. "Portuguese Children understands of Historical narrative in Portugal". In Understanding history. Recent research in history education, 83-97. Routledge, 2005.
    Publicado
  16. Gago, M.. "Children's understanding of historical narrative in Portugal". 77-90. 2005.
  17. Gago, Marília. "Usos da narrativa em História". In Actas de Encontro de Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos, 29-39. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gago, Marília. Diálogo(s) Epistemologia(s) e Educação Histórica. Porto: CITCEM. 2020.
    No prelo • Editor
  2. Gago, Marília. Epistemologias e Ensino da História / XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Porto: CITCEM. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Gago, Marília. Questões de epistemologia e Investigação em Ensino da História - Actas das III Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Portugal: CIED -Universidade do Minho. 2006.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Gago, Marília. Consciência histórica e narrativa na aula de História. Porto, Portugal: FLUP/CITCEM. 2018.
    Publicado • 10.21747/978-989-8970-00-8/cons
  2. Gago, Marília; Marinho, Paula. Era uma vez... 6 : história e geografia de Portugal 6º ano, 2º ciclo do ensino básico. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2017.
    Publicado
  3. Gago, Marília; Marinho, Paula. Era uma vez... 6 : história e geografia de Portugal 6º ano, 2º ciclo, ensino básico : caderno de atividade, caderno do historiógrafo. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2017.
    Publicado
  4. Gago, Marília; Marinho, Paula. Era uma vez... 5 : história e geografia de Portugal 5º ano : 2º ciclo, ensino básico. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2016.
    Publicado
  5. Gago, Marília. Era uma vez... 5 : história e geografia de Portugal 5º ano : caderno de atividades : caderno dos sábios : 2º ciclo, ensino básico. Lisboa, Portugal: Raiz editora. 2016.
    Publicado
  6. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 9º ano : o fio do estudo. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2015.
    Publicado
  7. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 9º ano : livro de fichas. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2015.
    Publicado
  8. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 9º ano : manual do professor. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2015.
    Publicado
  9. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 9º ano : caderno de apoio ao professor. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2015.
    Publicado • 10.24824/978854443062.0
  10. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 9º ano : caderno de atividades. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2015.
    Publicado
  11. Gago, Marília; Costa, Alice; Marinho, Paula. Horizonte da história : história A, 11º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2014.
    Publicado
  12. Gago, Marília; Costa, Alice; Marinho, Paula. Caderno de atividades : horizonte da história : história A, 11º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2014.
    Publicado
  13. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : caderno de apoio ao professor : história, 8º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2014.
    Publicado
  14. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : caderno de atividades : história, 8º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2014.
    Publicado
  15. Gago, Marília; Costa, Alice; Marinho, Paula. Horizonte da história : caderno de apoio ao professor : história A, 10º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores - Grupo LeYa. 2013.
    Publicado
  16. Gago, Marília; Costa, Alice; Marinho, Paula. Caderno de atividades : horizonte da história : história A, 10º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores - Grupo LeYa. 2013.
    Publicado
  17. Gago, Marília; Costa, Alice; Marinho, Paula. Horizonte da história : história A, 10º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2013.
    Publicado
  18. Gago, Marília. Pluralidade de Olhares: Construtivismo e Multiperspetiva no Processo de Aprendizagem.. 2012.
  19. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : caderno de atividades : história, 7º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2012.
    Publicado
  20. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : história, 7º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2012.
    Publicado
  21. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : livro de fichas : história, 7º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2012.
    Publicado
  22. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : caderno de apoio ao professor : história, 7º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2012.
    Publicado
  23. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana; Catarino, Isabel; Torrão, Paula. O fio da história : manual do professor : história, 8º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editora. 2012.
    Publicado
  24. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana. Caderno de apoio ao professor : HGP, 6º ano : história e geografia de Portugal. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2011.
    Publicado
  25. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco. HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2010.
    Publicado
  26. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana. HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano : livro de fichas diferenciadas. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2010.
    Publicado
  27. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco; Oliveira, Ana. HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano : caderno de apoio ao professor. Texto Editores. 2010.
    Publicado
  28. Gago, Marília; Cantanhede, Francisco. HGP : história e geografia de Portugal : caderno de actividades : 5º ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2010.
    Publicado
  29. Gago, Marília; Maria Isabel Gomes Barca de Oliveira. De pequenino se aprende a pensar – formar opinião na aula de História e Geografia de Portugal. Lisboa, Portugal: APH. 2000.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Gago, Marília. "Revisão da Tradução". Revisão de Desenvolvendo o Pensamento Histórico - Abordagens conceituais e estratégias didáticas 1, 1 (2018): 1-329. https://lapeduh.wordpress.com/venda-de-livros/.
    Publicado
  2. Gago, Marília. "Revisora Pedagógica - HGP : história e geografia de Portugal : 6º ano : manual do professor". Revisão de HGP : história e geografia de Portugal : 6º ano : manual do professor 1, 1 (2011): 1-207. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1796448.
    Publicado
  3. Gago, Marília. "Revisora pedagógica - Novo história 9 : 9º ano". Revisão de Novo história 9 : 9º ano 1, 1 (2009): 1-208. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1758360.
    Publicado
  4. Gago, Marília. "Revisora Pedagógica de Novo história 8 : história : 8º ano". Revisão de Novo história 8 : história : 8º ano 1, 1 (2007): 1-191. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1699832.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gago, Marília. "Consciência histórica e narrativa na aula de história: concepções de professores". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6752.
  2. Gago, Marília. "Concepções dos alunos acerca da variância da narrativa histórica: um estudo com alunos em anos iniciais do 2º e 3º ciclos do ensino básico". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2001.
Tradução
  1. Gago, Marília. Entrevista – Jörn Rüsen. Algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história. Brasil. 2016.
    Publicado
  2. Gago, Marília. Jörn Rüsen e o ensino de História no Brasil. Curitiba, Brasil: LAPEDUH. 2015.
    Publicado
  3. Gago, Marília. "Nós fabricamos carros e eles tinham de andar a pé" - Compreensão da vida no passado. Braga, Portugal: CIED. 2003.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/03 “Why Thinking Historically? Teachers' ideas about historical narrative and historical consciousness” HEIRNET 2019 - 16th ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
The University of Vienna, Austria (Viena, Áustria)
2019/07/12 Painel, mesa redonda "Educação histórica e patrimonial: do local ao global. I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
CITCEM e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/17 Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
CITCEM (Porto, Portugal)
2019/04/27 Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores, mesa redonda V Seminário de Educação Histórica - A Educaão histórica, resposta(s) aos desafios atuais - o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11/30 Reflexos da consciência histórica de professores na aula de História Oficinas de Investigação do CITCEM 2018/2019 - Perspetivas em Ensino da História
CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço & Memória" (Porto, Portugal)
2018/09/08 SPA - Sei, Perguntei e Aprendi...25 de abril de 1974 - Ideias de alunos do 2º ano de escolaridade XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor de la Historia"
Universidade de Murcia (Murcia, Espanha)
2018/09/08 Descolonização - ensinar o que (ainda) dói XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor social de la Historia
Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
2017/08/03 Ser Professor de História na demanda do Humanismo integrada na Mesa Redonda "Saberes, práticas e concepções de professores de História" XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Integração Latino-Americana (Foz do Iguaçu, Brasil)
2016/09/13 Moderadora do eixo, intitulado, Leituras Históricas em Contexto XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/09/12 O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em História XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica (2016): Epistemologias e Ensino de História
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/09/12 Moderador do Eixo, intitulado, Humanismo e Educação Histórica XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/09/07 Between Pride And Shame: An Exploratory Study 13th International conference history educators international research network [Heirnet], History Education in a changing world: The past as a tool for the future
Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
2015/09/23 Repercussões do pensamento de Jörn Rüsen em Portugal – Conferência de Encerramento VIII Seminário de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2015/07/21 Desafios, possibilidades…uma proposta: Educação histórica e formação de professores XV Congresso Internacional das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Mato Grosso (Curitiba, Brasil)
2015/07/21 Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2013/09/21 Meta-História e Consciência Histórica - mesa redonda III Seminário de Edcuação Histórica - Investigação em Educação Histórica e Social
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/04/29 Educação histórica e metas de aprendizagem A (re) contrução da História
Centro de Formação Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
2011/07/17 Símbolos de Identidade - alunos de 9º ano de escolaridade e de Professores de História XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Consciência histórica na Era da Gloablização
Museu D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal)
2009/09 A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2009/02/07 Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos X Congresso Luos-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008/07/28 Concepções de professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação? VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - Metodologias e Novos Horizontes
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2007/09/21 A História serve para...ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
2007/07/13 “A História está em constante construção”: Concepções de professores de narrativa e consciência histórica Congresso Nacional Associação de Professores de História: A História é importante!
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2007/07/07 Estudos de Consicência Histórica em Portugal: Projeto HICON VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Estudos de Consciência Hsitórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/07/06 Narrativa e Consciência Histórica VII Jornadas Internacionais em Educação Histórica: Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2006/12/07 Consciência Histórica e Narrativa Histórica - dialógos() Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2006/12/06 Coordenação de Painel - Cognição, Aprendizagem e Consciência Histórica Seminário de Investigação em Educação Hsitórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2006/12 A História/narrativa e a sua utilidade nas decisões do quotidiano, na mesa redonda intitulada “Consciência Histórica: Identidade, narrativa e interculturalidade” Seminário de Consciência Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2006/08/05 A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2006/05/23 Para que serve a História no meu dia-a-dia? Palestras Divertidas
Escola EB 2,3 do Cerco do Porto (Porto, Portugal)
2006 O currículo de formação e a consciência histórica de professores VII Colóquio sobre Questões Curriculares - III Colóquio Luso Brasileiro sobres Questões Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005/11/25 Consciência histórica e social visando a cidadania participativa 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005/04/29 Sorrisos com som, uma abordagem construtivista na educação em saúde oral XIX Jornadas de Medicina Oral
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005/03/03 A aula-oficina: desafios e potencialidades Encontro Regional de Professores de História
Câmara Municipal da Câmara de Lobos e APH (Câmara de Lobos, Portugal)
2005 ”Our” identities: one of the multiple faces of historical consciousness” Annual Meetiing of AERA -American Educational Research Association
AERA - Montreal, Canada (Montereal, Canadá)
2004/10/07 Uma abordagem construtivista e um projeto de saúde oral II Fórum de Saúde do ISAVE, Saúde Infantil, um olhar global
ISAVE (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
2004/07/11 Sounds of smiles - a construtivist approach on Oral Health Education XVI Syposium Internacional de Higiene Oral
IFDH (Madrid, Espanha)
2004/05 Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? Educação para o desenvolvimento sustentável
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2004 Usos da narrativa em História Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2003/09/26 Rumor ou verdade em História? Concepções de Alunos Portugueses VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
2003/06 Ninguém pode mudar o passado”: ideias de alunos do Ensino Básico acerca da História VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “ O Estado da Arte”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2003 A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade III Jornadas Internacionais em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2002/10/18 A narrativa histórica na sala de aula Congresso - A época moderna, patrimónios para o século XXI
Torre do Tombo e APH (Lisboa, Portugal)
2002/06/07 Ideias de alunos de 5º e 7º anos de escolaridade acerca da variância da narrativa histórica III Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2002/04/04 Direct Observation and History: The Ideas of Portuguese students and prospective teachers 2002 Annual Meeting of AERA - Validity and Value in Education Research
American Educational Research Association (New Orleans, Estados Unidos)
2002/04 Portuguese students’ ideas of historical narrative Annual Meeting of The AERA Association, em New Orleans
AERA - New Orleans (New Orleans, Estados Unidos)
2002 As ideias dos alunos de 5º e 7º ano de escolaridade acerca da narrativa histórica Congresso Nacional da Associação de Professores de História – A época Moderna: Património para o século XXI
APH (Lisboa, Portugal)
2002 As Competências Específicas da História em Contexto de Aula - Planificação de experiências educativas em aula oficina Jornadas Reorganização curricular do ensino básico – As competências específicas da História em contexto de aula
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2000/10/19 Investigação Educacional Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Porto, Portugal)
2000/10/12 Investigação Educacional Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Lisboa, Portugal)
2000/06/16 Coordenação do painel "O papel das ideias tácitas na construção do conhecimento histórico" I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2000 As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial Congresso Nacional da Associação de Professores de História- Educação histórica em debate
APH (Lisboa, Portugal)
2000 As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial Congresso Nacional da Associação de Professores de História: Educação histórica em debate
APH (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 A sociedade do Antigo Regime - uma abordagem multiperspetivada
Orientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 A multiperspetiva em História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula
Orientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 A transição da Idade Clássica para a Idade Média - explicação histórica em tempos de mudança. Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo e Secundário.
Orientador de João Paulo Pinto Ribeiro
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 A construção do conhecimento histórico através da compreensão de mudança em História
Orientador de Bruna Silva
Mestrado em ensino da História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019 - 2020 Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador de Daniela Alves
Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Uma Visão Multiperspetivada d ‘A Segunda Guerra Mundial: Vencedores e Vencidos da História
Orientador
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 Retornados, “Passados difíceis” de uma ou várias histórias?
Orientador
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
2019 - 2020 A significância histórica – os ideais iluministas liberais e a atualidade.
Orientador de Maria Manuela Ferreira da Cunha
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 ““Ler” as intencionalidades de fontes diversas – um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador de Rui Silva
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2020 A Explicação Causal no Contexto da Educação Histórica
Orientador de Pedro Martins
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Orientador de Bruna Magalhães
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/09/01 - 2016/09/01 O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Coorientador
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2013/09/01 - 2014/10/31 A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Coorientador
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - Atual Todas as atividades logísticas. (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2009/04 - Atual Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2009/10/15 - 2009/10/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal
2020/03 - 2020/10 Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2020/07/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020/01 - 2020 Procedimentos logísticos necessários para a realização do evento científico. (2020/07/27 - 2020/07/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/04 - 2019/08/01 Avaliação de resumos submetidos para a apresentação de comunicação. (2019/08/14 - 2019/08/16)
2019/04/01 - 2019/07/13 Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/07/12 - 2019/07/13)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/04/26 - 2019/04/28 Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/03 - 2019/04/28 Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016 - 2016 Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016 - 2016 Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2015/01 - 2015/07 Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 - 2010 Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2010/04/10 - 2010/04/10)
Seminário
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2008/10 - 2008/10 Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2008/10/25 - 2008/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
2000/01 - 2000/06 Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste género. (2000/06/15 - 2000/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/12 - Atual Oradora convidada no Painel 2: Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores com a comunicação “Educação Histórica e Formação de Professores de História – ciência histórica, investigação e práticas”
Encontro
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/05/17 - Atual Oradora convidada da Mesa Redonda intitulada - Do 2.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico: Como desenvolver o pensamento histórico? no Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Encontro
Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/02/11 - 2020/02/12 I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Outro
I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/17 Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Encontro
Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/04/26 - 2019/04/28 Oradora convidada para dinamizar a Mesa Redonda intitulada - Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores.
Seminário
V Seminário de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/05/31 - 2018/06/01 Seminário do Conselho da Europa "Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?"
Seminário
"Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Council of Europe, França
2018/02/09 - 2018/02/09 Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Encontro
Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Ministério da Educação, Portugal
2018/01/19 - 2018/01/19 Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Outro
Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
2017/09/27 - 2017/09/27 Formação de Liderança
Oficina (workshop)
Formação de Liderança
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
2017/01/20 - 2017/01/20 Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Outro
Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
2016/09/11 - 2016/09/13 XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Congresso
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016/02/26 - 2016/02/26 Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Outro
Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
2015/07/10 - 2015/07/12 XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade (15 horas)
Congresso
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009/10/15 - 2009/10/17 Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Seminário
Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal
2009/02/04 - 2009/07/07 X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto
Congresso
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
2008/07/28 - 2008/07/31 VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (32 horas)
Encontro
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil
2008/07/24 - 2008/07/24 Linhas de Investigação
Oficina (workshop)
1º Workshop CICS-UnIPSa-CITS - Linhas de investigação
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2008/07/04 - 2008/07/04 II Seminário de Investigação em Educação Histórica Projetos - Consciência Histórica, Consciência Social e Educação Histórica e Social para o desenvolvimento
Seminário
II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2008/04/15 - 2008/04/16 1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Congresso
1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2007/09/19 - 2007/09/21 IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia (30 horas)
Congresso
IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia
Universidade da Coruña, Espanha
2006/08/02 - 2006/08/05 VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica - Perspetivas de Investigação em Educação Histórica
Congresso
VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2003/03/07 - 2003/03/07 IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Congresso
IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2002/05/28 - 2002/05/31 I Congresso Internacional sobre Literacias
Congresso
I Congresso Internacional sobre Literacias
Universidade de Évora, Portugal
2001/11/21 - 2001/11/23 Congresso Anual da APH - Portugal no século XX
Congresso
Congresso Portugal no século XX
Associação de Professores de História, Portugal
2001/05 - 2001/07/31 Ação de Formação "As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira", 50 horas que corresponde a 2 unidades de crédito
Oficina (workshop)
As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira
Centro de Formação Associação Criança, Portugal
2001/06/07 - 2001/06/08 II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Congresso
II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2000/11/11 - 2000/11/11 Ação de Formação "A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Oficina (workshop)
"A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Sindicato dos Professores da Zona Norte - Secretariado Regional de Braga Norte, Portugal
2000/06/15 - 2000/06/16 I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Congresso
I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1999/12/06 - 1999/12/06 Seminário "Uma escola de todos...para todos?" - Deficiência e abordagem plurinstitucional
Seminário
Seminário "Uma escola de todos...para todos?"
Câmara Municipal de Vila do Conde, Portugal
1999/11/11 - 1999/11/11 Simpósio "Valores para o III Milénio"
Simpósio
Valores para o III Milénio
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
1999/03/11 - 1999/03/11 Colóquio "Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Outro
"Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/03/04 A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
Arguente
Bruna Filipa Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Orientador
Júlio José Peixoto Barbosa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020 Aprender e Apreender História no Ensino Básico – a construção do conhecimento histórico através da produção de narrativa, numa lógica de autorregulação da aprendizagem.
Orientador
Maria Vieira Esteves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/12/19 A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do 9ºano
Arguente
Márcia Filipa Silva Vasconcelos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/12/13 Construção dos conhecimentos em história
Arguente principal
Cátia Raquel Pereira Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10/14 O Desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Cristiana Salomé Teixeira Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/02 Teorias epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseno y validación de una prueba Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia, Espanha
2019/03/28 Estaline nos manuais escolares de Brasil e Portugal
Arguente principal
Paulo Oisiovici (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 A sociedade do Antigo Regime - Uma abordagem multiperspetivada
Orientador
Juliana Sofia Gonçalves Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 A multiperspetiva no ensino da História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
Rafaela Cristina Peixoto Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 A caricatura como evidência histórica um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
Sara Cristina Ribeiro de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
Arguente principal
Maria de Lurdes Correia Pato (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia
Arguente principal
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Orientador
Margarida Chaves (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015/11 Políticas curriculares, juventudes, aprendizagens e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses
Arguente
Lidiane Camila Lourençato (Doutoramento)
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
2015 Baseado em fatos reais: imaginário, tempo e narrativa na aprendizagem histórica
Arguente
Alexandre Rodrigues de Barbosa (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Museu da lembrança: história ensinada, narratividade e memória
Arguente
Leandro Rosseti de Almeida (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2014 Alunos para a História - Percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
Vitor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014 A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Orientador
Nádia Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 Alunos para a História: percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
Vítor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência: um estudo com alunos do ensino secundário
Vogal
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 Conceções dos Alunos no Estudo da História e da Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico
Vogal
Maria de Fátima Gonçalves Tavares (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9o ano
Arguente principal
Paula Cristina Murteira Mangerico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 Estórias da nossa História: um projeto de educação histórica e para o património da cidade de Vila Nova de Famalicão
Arguente principal
Catarina Elisa dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A visita de estudo virtual como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano de escolaridade.
Arguente principal
Carla Daniela Matos de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 O cinema como recurso pedagógico na aula de história
Arguente principal
Henriqueta Alface (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012 - Atual Revista de Educação Histórica - REDUH- LAPEDUH -UFPR LAPEDUH -UFPR
2019/08 - 2019/10 History Education Research Journal HEIRNET
2019/04 - 2019/06 Revista Historia y Espacio (2357-6448) Departamento de Historia, Facultad de Humanidades, Universidad del Valle

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Consultora especialista em educação histórica convidada para apreciar a grelha de análise Programas da disciplina de História no Ensino Primário (5ª e 6ª classe) em Angola, no âmbito do Doutoramento de Vita Gouveia Emanuel do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/11 - 2020/01 Aula Oficina Formação de Professores (Outros) Centro de Formação Braga Sul, Portugal
2019/10/14 - 2019/10/14 Aula Aberta no Mestrado em ensino da História dinamizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada “Narrativa e consciência histórica: desafios na aula de História” Mestrado em ensino de História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/07 - Atual Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica Membro
2005/07 - Atual History Educators International Research Network - HEIRNET Membro
2000 - Atual Associação de Professores de História
Distinções

Prémio

1997 Prémio de Mérito Académico
Universidade do Minho, Portugal

Outra distinção

1997 Merit Pryze
Universidade do Minho, Portugal