Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marília José do Gago Alves Quintal
Nomes de citação
- Gago, Marília
- Marília Gago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 961B-79C3-FADE
- ORCID iD
- 0000-0002-3109-8915
Endereços de correio eletrónico
- mgago@ie.uminho.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007 - 2011
Concluído
|
Historical Consciousness: theory and practices (Pós-doutoramento)
Especialização em History Education
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Education, History and Social Sciences Methodology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously Aproved |
2001
Concluído
|
Education, Pedagogical Supervision in History Teaching - History Education (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Students conceptions about historical narratives: a study with students of the initial years of the 2nd and 3rd cycle of
the basic school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998
Concluído
|
History and Social Sciences (teaching of) (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
|
15,4 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/11/24 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal | ||
2014/09/01 - 2024/11/23 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2018/09/01 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2019/02/11 - 2019/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/09/01 - 2016/12/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2007/09/01 - 2010/03/31 | Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/10/26 - 2010/10/26 | Membro da Direção | Associação de Professores de História, Portugal |
2008/02/01 - 2010/07/31 | Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação em Supervisão Clínica | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2005/04/06 - 2007/02/28 | Vice-Presidente do Conselho Científico | Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | History Textbooks Author | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/01/21 - Atual | Formadora | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2016/01/04 - 2018/08/31 | History Teacher | Colégio Marista de Carcavelos, Portugal |
2017/10/01 - 2018/06/01 | Formadora de Formadores "Flexibilidade e Integração Curricular" | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | History teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Portugal | ||
2010/09/01 - 2011/08/31 | History Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Portuguesa de Moçambique, Moçambique | ||
2007/11/01 - 2011/03/31 | Post-Doctoral Grant on Research Project Historical Counsciousness: theory and practices II, PTDC/CED/67763/2006 by FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2007 - 2011 | Revisora Pedagógica | Texto Editora, Portugal |
Texto Editora, Portugal | ||
2009/10/01 - 2010/10/01 | Membro da Equipa para a Definição de Metas de Aprendizagem de História | Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2006/09/01 - 2009/08/31 | Scientific consultant of History Textbooks. | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/10/01 - 2007/01/31 | PhD Grant - Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | Universidade do Minho, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Coordinator | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Supervisor of Prospective teachers | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09/01 - 2002/08/31 | History Teacher | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2011 | Hicon - Historical consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/72623/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2002 - 2007 | Concepções de professores sobre a variância da narrativa histórica
BD/8289/2002
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Projeto RECEB - Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau
Outra
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian World Bank UNICEF Em curso
|
2018 - Atual | Metodologia de ensino e aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição ao
desenvolvimento social
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil |
Em curso
|
2022 - 2024 | Educação histórica e os lugares de aprendizagem
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2007 - 2011 | Consciência Histórica: teoria e práticas II - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/67763/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2003/10/01 - 2007/10/01 | Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Professional Development of Teachers
Investigador
Association for Teacher Education in Europe, Bélgica
|
Em curso
|
2022 - 2025 | O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na formação de professores para a promoção do ensino e aprendizagem
histórica no contexto do desenvolvimento social dos países ibero-americanos
Processo n. 421709/2021-9
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em avaliação
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025 | Consciência histórica e social visando a cidadania participativa | 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/08 | Greek and Portuguese Prospective History Teachers’ Ideas about Teaching History: Epistemology vs Pedagogy | HEIRNET 2023 - “History education in times of uncertainty” - History Educators International Research Network
Karlstad University and Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
|
2023/05 | Pensar a Revolução Industrial e as Alterações Climáticas: a Teia Explicativa como promotora de raciocínio histórico causal | XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital
Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2023 | Diferentes olhares acerca da II Guerra Mundial: atenção entre as ideias da história pública e a história disciplinar escolar | XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital
Universidad de Murcia (Sevilha, Espanha)
|
2022/10 | Renascimento no feminino e a rede social Instagram: ideias de estudantes acerca da Multiperspetiva Contextualizada | IV Congreso La Historia Moderna y la Enseñanza Secundaria – Experiencias Iberoamericanas en red
Facultad de Geografía e Historia. Universidad de Sevilla. (Sevilha, Espanha)
|
2022 | The understanding of historical interpretations: what is the role of historians in producing the “stories” they write? The look of Henri Moniot | Historien et Didacticien Colloque - IRAHSSE
’Association Internationale de Recherche en Didactique de l’Histoire et des Sciences Sociales et le Centre d’histoire de Sciences (Paris, França)
|
2022 | O Novo Humanismo como princípio de sentido da Consciência Histórica | The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Ciberland president considers that Uberland government should be dismissed! Portuguesese students ideas’ about democracy and interculturality | HEIRNET 2022: Connecting the past to present to future
University of Applied Sciences (Amesterdão, Países Baixos)
|
2021/11 | A compreensão das interpretações históricas pelos jovens: os historiadores são ativos na produção das “histórias” que escrevem? | In I Congresso Internacional de Educação – Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação
Faculdade de Unina (Curitiba, Brasil)
|
2021/11 | E, agora, na sala de aula de história? Da planificação à ação educativa: uma experiência colaborativa entre teoria(s), experiências(s) e prática(s) de estudantes e professores | I Congresso Internacional de Educação – Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação.
Faculdade de Unina (Curitiba, Brasil)
|
2021/10 | A (re)interpretação de memes e a cultura e consciência histórica dos jovens. | XXXVII SEMANA DE HISTÓRIA - Cultura e Consciência Histórica: Paulo Freire e os desafios para o Século XXI
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (São Paulo, Brasil)
|
2021/08 | The interpretation of historical evidence and the construction of historical narratives articulated with the proposals of the Multiple Intelligences theory: a singular path for the reflection and development of historical consciousness | HEIRNET Online: Annual Conference 2021
HEIRNET
|
2021/07 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica: Pensamento
histórico e Humanismo.
FLUP/CITCEM (Porto, Portugal)
|
2021/07 | A significância histórica: o valor atribuído aos ideais iluministas liberais ontem e hoje | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica: Pensamento
histórico e Humanismo.
FLUP/CITCEM (Porto, Portugal)
|
2021/05 | O contributo das novas tecnologias na formação de professores: o Renascimento e os memes didáticos | X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el âmbito ibero-americano
Facultad de Educación da Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2021 | History teacher education process in Portugal: professionalism development in a longitudinal study | HEIRNET Online: Annual Conference 2021
HEIRNET
|
2020/11/11 | Portuguese and British History Teachers' Historical Consciousness and Identity - different Perspectives and Profiles | The Graz Conference 2020 - Historical consciousness – Historical thinking – Historical culture: Core Concepts of History Didactics
and Historical Education in Intercultural Perspectives
University of Graz (Graz, Áustria)
|
2019/09/03 | “Why Thinking Historically? Teachers' ideas about historical narrative and historical consciousness” | HEIRNET 2019 - 16th ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
The University of Vienna, Austria (Viena, Áustria)
|
2019/07/12 | Painel, mesa redonda "Educação histórica e patrimonial: do local ao global. | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
CITCEM e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
CITCEM (Porto, Portugal)
|
2019/04/27 | Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores, mesa redonda | V Seminário de Educação Histórica - A Educaão histórica, resposta(s) aos desafios atuais - o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/30 | Reflexos da consciência histórica de professores na aula de História | Oficinas de Investigação do CITCEM 2018/2019 - Perspetivas em Ensino da História
CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço & Memória" (Porto, Portugal)
|
2018/09/08 | SPA - Sei, Perguntei e Aprendi...25 de abril de 1974 - Ideias de alunos do 2º ano de escolaridade | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor de la Historia"
Universidade de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2018/09/08 | Descolonização - ensinar o que (ainda) dói | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor social de la Historia
Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
|
2017/08/03 | Ser Professor de História na demanda do Humanismo integrada na Mesa Redonda "Saberes, práticas e concepções de professores de História" | XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Integração Latino-Americana (Foz do Iguaçu, Brasil)
|
2016/09/13 | Moderadora do eixo, intitulado, Leituras Históricas em Contexto | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em História | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica (2016): Epistemologias e Ensino de História
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | Moderador do Eixo, intitulado, Humanismo e Educação Histórica | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/07 | Between Pride And Shame: An Exploratory Study | 13th International conference history educators international research network [Heirnet], History Education in a changing
world: The past as a tool for the future
Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
|
2015/09/23 | Repercussões do pensamento de Jörn Rüsen em Portugal – Conferência de Encerramento | VIII Seminário de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2015/07/21 | Desafios, possibilidades…uma proposta: Educação histórica e formação de professores | XV Congresso Internacional das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Mato Grosso (Curitiba, Brasil)
|
2015/07/21 | Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2013/09/21 | Meta-História e Consciência Histórica - mesa redonda | III Seminário de Edcuação Histórica - Investigação em Educação Histórica e Social
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/04/29 | Educação histórica e metas de aprendizagem | A (re) contrução da História
Centro de Formação Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
|
2011/07/17 | Símbolos de Identidade - alunos de 9º ano de escolaridade e de Professores de História | XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Consciência histórica na Era da Gloablização
Museu D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal)
|
2009/09 | A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal | IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2009/02/07 | Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos | X Congresso Luos-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/07/28 | Concepções de professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação? | VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - Metodologias e Novos Horizontes
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2007/09/21 | A História serve para...ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico | IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
|
2007/07/13 | “A História está em constante construção”: Concepções de professores de narrativa e consciência histórica | Congresso Nacional Associação de Professores de História: A História é importante!
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007/07/07 | Estudos de Consicência Histórica em Portugal: Projeto HICON | VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Estudos de Consciência Hsitórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007/07/06 | Narrativa e Consciência Histórica | VII Jornadas Internacionais em Educação Histórica: Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12/07 | Consciência Histórica e Narrativa Histórica - dialógos() | Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006/12/06 | Coordenação de Painel - Cognição, Aprendizagem e Consciência Histórica | Seminário de Investigação em Educação Hsitórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12 | A História/narrativa e a sua utilidade nas decisões do quotidiano, na mesa redonda intitulada “Consciência Histórica: Identidade, narrativa e interculturalidade” | Seminário de Consciência Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/08/05 | A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos | VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2006/05/23 | Para que serve a História no meu dia-a-dia? | Palestras Divertidas
Escola EB 2,3 do Cerco do Porto (Porto, Portugal)
|
2006 | O currículo de formação e a consciência histórica de professores | VII Colóquio sobre Questões Curriculares - III Colóquio Luso Brasileiro sobres Questões Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005/11/25 | Consciência histórica e social visando a cidadania participativa | 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/04/29 | Sorrisos com som, uma abordagem construtivista na educação em saúde oral | XIX Jornadas de Medicina Oral
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/03/03 | A aula-oficina: desafios e potencialidades | Encontro Regional de Professores de História
Câmara Municipal da Câmara de Lobos e APH (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2005 | ”Our” identities: one of the multiple faces of historical consciousness” | Annual Meetiing of AERA -American Educational Research Association
AERA - Montreal, Canada (Montereal, Canadá)
|
2004/10/07 | Uma abordagem construtivista e um projeto de saúde oral | II Fórum de Saúde do ISAVE, Saúde Infantil, um olhar global
ISAVE (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2004/07/11 | Sounds of smiles - a construtivist approach on Oral Health Education | XVI Syposium Internacional de Higiene Oral
IFDH (Madrid, Espanha)
|
2004/05 | Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? | Educação para o desenvolvimento sustentável
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Usos da narrativa em História | Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? | Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Universiade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Usos da narrativa em História. In Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos | Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003/09/26 | Rumor ou verdade em História? Concepções de Alunos Portugueses | VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
|
2003/06 | Ninguém pode mudar o passado”: ideias de alunos do Ensino Básico acerca da História | VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “ O Estado da Arte”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2003 | A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade | III Jornadas Internacionais em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/10/18 | A narrativa histórica na sala de aula | Congresso - A época moderna, patrimónios para o século XXI
Torre do Tombo e APH (Lisboa, Portugal)
|
2002/06/07 | Ideias de alunos de 5º e 7º anos de escolaridade acerca da variância da narrativa histórica | III Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/04/04 | Direct Observation and History: The Ideas of Portuguese students and prospective teachers | 2002 Annual Meeting of AERA - Validity and Value in Education Research
American Educational Research Association (New Orleans, Estados Unidos)
|
2002/04 | Portuguese students’ ideas of historical narrative | Annual Meeting of The AERA Association, em New Orleans
AERA - New Orleans (New Orleans, Estados Unidos)
|
2002 | As ideias dos alunos de 5º e 7º ano de escolaridade acerca da narrativa histórica | Congresso Nacional da Associação de Professores de História – A época Moderna: Património para o século XXI
APH (Lisboa, Portugal)
|
2002 | As Competências Específicas da História em Contexto de Aula - Planificação de experiências educativas em aula oficina | Jornadas Reorganização curricular do ensino básico – As competências específicas da História em contexto de aula
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2000/10/19 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Porto, Portugal)
|
2000/10/12 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000/06/16 | Coordenação do painel "O papel das ideias tácitas na construção do conhecimento histórico" | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História- Educação histórica em debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História: Educação histórica em debate
APH (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/01/01 - Atual | Dignidade Humana, Interculturalidade e Consciência Histórica: conceções e práticas educativas de professores e estudantes
de História
Orientador de Filipe Oliveira
|
Ciências da Educação - Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Associação de Professores de História, Portugal |
2024/12/18 - Atual | Consciência Histórica na vida prática: Ideias de Estudantes, Professores de História e Historiadores
Orientador
|
Ciências da Educação : Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal |
2024/09/24 - Atual | Educação Histórica em Tempos de (Des)Informação: Conceções de alunos e professores de História acerca de Falsificação Histórica
Orientador
|
Ciências da Educação : Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal |
2022 - 2023 | Avaliação e validação da narrativa histórica de evidências audiovisuais com diferentes estatutos no Youtube - Um estudo com
estudantes do 12º. Ano de escolaridade
Orientador de Douglas Fagundes Murta
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Conta-me como foi: De que forma a Narrativa Histórica forma ou enforma a Identidade Histórica de estudantes do 7º ano de escolaridade?
Orientador de Nuno Fillipe Gonçalves Ferreira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Pensando o ensino do conceito de género na disciplina de História: as ideias dos estudantes acerca dos conceitos de Mudança
e Permanência no papel da mulher em Portugal durante o século XX
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | As relações entre os seres humanos e a Natureza ao longo do tempo: como é que os estudantes do 9.º ano de escolaridade situam-se
nesse contexto?
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Caminhos da Arte no Modernismo Português: a Narrativa Histórica como sentido da apropriação das obras de arte
Orientador de Raquel Brochado Teixeira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Modos de ver as "outras" fontes: a construção de evidência e explicação histórica acerca do Renascimento Italiano
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Romantismo e Realismo: a construção de Evidência Histórica por estudantes do 11º ano de História da Cultura e das Artes
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Literacia histórica: construção de evidência histórica a partir de fontes mass media com estudantes do Ensino Secundário
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Propaganda do Estado Novo como Evidência Histórica: ideias de estudantes do 12º ano de escolaridade
Orientador de José Pedro da Costa e Lopes
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Renascimento nos séculos XV, XVI e XXI: Construção de Evidência Histórica por estudantes do 8º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O Património para (en)formar a identidade: a propaganda no Estado Novo - um estudo com estudantes de 12.º ano de escolaridade
Orientador de Vítor Rafael Sampaio Pereira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | A “intemporalidade” da revolução do Renascimento Italiano- os meios digitais e a gamificação articulados com o conceito Tempo-Mudança
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Revoluções em Causa: as Explicações de Estudantes do 8º ano de Escolaridade como Espelho da sua Consciência Histórica
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Desconstruir e reconstruir a lógica das interpretações históricas baseadas em evidência através das propostas da Teoria das
inteligências múltiplas
Orientador de Flávio Filipe Soares Oliveira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Os diferentes significados de um mesmo espaço ao longo do tempo: da unidade do Império Romano à realidade medieval
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Entre o Concelho e o Senhorio medieval português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | A construção de identidade fundada em evidência histórica – da formação de Portugal à Restauração da Independência
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Ideias de mudança histórica na “era das revoluções"
Orientador de Marco Rafael Baptista Almeida
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Construção do pensamento histórico sobre a Romanização da Península Ibérica: Um estudo apoiado na arqueologia e em fontes
arqueológicas
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Heróis e vilões da Segunda Guerra Mundial – ideias de alunos de 12º ano de escolaridade no âmbito da significância histórica
Orientador de Sara Isabel Machado Oliveira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | A sociedade do Antigo Regime - uma abordagem multiperspetivada
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A multiperspetiva em História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020 | A transição da Idade Clássica para a Idade Média - explicação histórica em tempos de mudança. Mestrado em Ensino de História
do 3º Ciclo e Secundário.
Orientador de João Paulo Pinto Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A construção do conhecimento histórico através da compreensão de mudança em História
Orientador de Bruna Silva
|
Mestrado em ensino da História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador de Daniela Alves
|
Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Uma Visão Multiperspetivada d ‘A Segunda Guerra Mundial: Vencedores e Vencidos da História
Orientador de Dmitri Pinto
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Retornados, “Passados difíceis” de uma ou várias histórias?
Orientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
|
2019 - 2020 | A significância histórica – os ideais iluministas liberais e a atualidade.
Orientador de Maria Manuela Ferreira da Cunha
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | ““Ler” as intencionalidades de fontes diversas – um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador de Rui Silva
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A Explicação Causal no Contexto da Educação Histórica
Orientador de Pedro Martins
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Orientador de Bruna Magalhães
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A transição da Idade Clássica para a Idade Média: Explicação histórica em tempos de mudança
Orientador de João Paulo Pinto Ribeiro
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/09/01 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Coorientador
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/10/31 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Coorientador
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/05 - Atual | Aula Aberta, no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia do Ensino da História II, intitulada “Desenho e avaliação de unidades
didáticas sobre pensamento histórico ” proferida po Pedro Miralles Sanches. (2024/03/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Todas as atividades logísticas. (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009/04 - Atual | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2009/10/15 - 2009/10/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal |
2025/01/14 - 2025/01/14 | Seminário da UC de Avaliação e Concepção de Materiais Didáticos de História: Do Espaço da Cidade ao Espaço Escolar – A educação
patrimonial e o projeto “De Famalicão para o Mundo” proferida pelo Doutor Luis Alberto Marques Alves, Professor Associado
da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Mestre Arminda Esmeralda de Araújo Ferreira. (2025/01/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/10/19 - 2024/10/19 | Webinar - EDHILAB: A propósito da "Revolução dos Cravos": narrativas de alunos do Ensino Básico, contou com a conferencista
Ana Isabel Moreira. (2024/10/19 - 2024/10/19)
Conferência
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/11/17 - 2023/11/17 | Webinar - 1.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/11/17 - 2023/11/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/28 | Teacher Professional Development in Times of Global and Glocal Transformations - The ATEE Winter Conference in 2023 will focus
on teacher professional development in times of global and glocal shifts. The conference will offer a platform for the scholars
from around the world to present and discuss research on teacher education and teacher professional development considering
various social, psychological, and pedagogical challenges. (2023/10/26 - 2023/10/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
2022/04/20 - 2023/04/20 | Conferência online “Novo Humanismo e Educação Histórica”, contou com o conferencista Lucas Pydd Nechi. (2023/04/20 - 2023/04/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/02/23 - 2023/02/23 | Webinar - 3.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/02/19 - 2023/02/19)
Conferência
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/02/19 - 2023/02/19 | Webinar - 2.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/02/19 - 2023/02/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/05/18 - 2022/05/18 | Conferência online “ 'They didn't know how to be cured': primary students ideas of historical empathy”, contou com o conferencista
Lukas Perikleous. (2022/05/18 - 2022/05/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/03/09 - 2022/03/09 | Conferência online “História, Culturas e Democracia - Passados Dolorosos na História”, contou com o conferencista Luis Alberto
Marques Alves. (2022/03/19 - 2022/03/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/02/23 - 2022/02/23 | Conferência online “Youtube como Mobilizador de Evidências Audiovisuais na Aprendizagem Histórica”, contou com o conferencista
Marcelo Fronza. (2022/02/23 - 2022/02/23)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/02/10 - 2022/02/10 | Conferência online “O Património Cultural no Ensino e Aprendizagem de História: da teoria à prática”, contou com a conferencista
Helena Pinto. (2022/02/10 - 2022/02/10)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/11/22 - 2021/11/22 | Conferência online “A consciência histórica e a aula histórica”, contou com a conferencista Maria Auxiliadora Schmidt. (2021/11/22 - 2021/11/22)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/10/21 - 2021/10/21 | Webinar – Oportunidades e Desafios da Profissão de Docente? contou com a conferencista Rosa Maria Sá em representação do Sindicato
Independente de Professores e Educadores (SIPE). (2021/10/21 - 2021/10/21)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/10/20 - 2021/10/20 | Conferência online “Que práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação se destacam em sala de aula?” contou com a conferencista
Mariana Lagarto. (2021/10/20 - 2021/10/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2020/03 - 2020/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2020/07/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/01 - 2020 | Procedimentos logísticos necessários para a realização do evento científico. (2020/07/27 - 2020/07/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04 - 2019/08/01 | Avaliação de resumos submetidos para a apresentação de comunicação. (2019/08/14 - 2019/08/16) | |
2019/04/01 - 2019/07/13 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/07/12 - 2019/07/13)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/04/26 - 2019/04/28 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/03 - 2019/04/28 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016 - 2016 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2010/04/10 - 2010/04/10)
Seminário
|
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2008/10 - 2008/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2008/10/25 - 2008/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil |
2000/01 - 2000/06 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2000/06/15 - 2000/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/12 - Atual | Oradora convidada no Painel 2: Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores com a comunicação
“Educação Histórica e Formação de Professores de História – ciência histórica, investigação e práticas”
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/05/17 - Atual | Oradora convidada da Mesa Redonda intitulada - Do 2.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico: Como desenvolver o pensamento histórico?
no Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Encontro
|
Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07/13 - 2021/07/15 | Conferência de Abertura proferida, intitulada "Educação histórica e Consciência histórica: desafios atuais e contributos para
agir na sociedade".
Conferência
|
III Seminário Nacional de Ensino de História Educação Histórica, História Pública e os enfrentamentos à tecnocracia em tempos
de ensino remoto
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2021/05/14 - 2021/05/14 | Conferência proferida intitulada “O ensino de história português em tempos de pandemia".
Conferência
|
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
|
2020/10/20 - 2020/10/20 | Conferência proferida, intitulada “O Conceito de consciência histórica e ensino: contribuições de pesquisa em educação histórica".
Conferência
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2020/02/11 - 2020/02/12 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Outro
|
I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Encontro
|
Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/28 | Oradora convidada para dinamizar a Mesa Redonda intitulada - Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos
e professores.
Seminário
|
V Seminário de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12/06 - 2018/12/06 | Conferência proferida, intitulada “Formação de Professores: humanismo e interculturalidade”.
Conferência
|
XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores – Interculturalidade e pós-colonialidade
Universidade Federal de Goiás, Brasil
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Portugal |
2018/05/31 - 2018/06/01 | Seminário do Conselho da Europa "Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What
should teachers be concerned about?"
Seminário
|
"Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Council of Europe, França |
2018/02/09 - 2018/02/09 | Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Encontro
|
Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Ministério da Educação, Portugal
|
2018/01/19 - 2018/01/19 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/09/27 - 2017/09/27 | Formação de Liderança
Oficina (workshop)
|
Formação de Liderança
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/01/20 - 2017/01/20 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2016/09/11 - 2016/09/13 | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Congresso
|
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2016/02/26 - 2016/02/26 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2015/09/21 - 2015/09/23 | Conferência de Encerramento proferida, intitulada “Repercussões do Pensamento de Jörn Rüsen em Portugal”.
Conferência
|
Jörn Rüsen e o ensino de História no Brasil
Universidade Federal do Paraná, Brasil
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil |
2015/07/10 - 2015/07/12 | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade (15 horas)
Congresso
|
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/10/15 - 2009/10/17 | Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Seminário
|
Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal
|
2009/02/04 - 2009/07/07 | X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto
Congresso
|
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/07/28 - 2008/07/31 | VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (32 horas)
Encontro
|
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil
|
2008/07/24 - 2008/07/24 | Linhas de Investigação
Oficina (workshop)
|
1º Workshop CICS-UnIPSa-CITS - Linhas de investigação
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2008/07/04 - 2008/07/04 | II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Projetos - Consciência Histórica, Consciência Social e Educação Histórica e Social para o desenvolvimento
Seminário
|
II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008/04/15 - 2008/04/16 | 1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Congresso
|
1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2007/09/19 - 2007/09/21 | IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia (30 horas)
Congresso
|
IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia
Universidade da Coruña, Espanha
|
2006/08/02 - 2006/08/05 | VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica - Perspetivas de Investigação em Educação Histórica
Congresso
|
VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2003/03/07 - 2003/03/07 | IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Congresso
|
IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2002/05/28 - 2002/05/31 | I Congresso Internacional sobre Literacias
Congresso
|
I Congresso Internacional sobre Literacias
Universidade de Évora, Portugal
|
2001/11/21 - 2001/11/23 | Congresso Anual da APH - Portugal no século XX
Congresso
|
Congresso Portugal no século XX
Associação de Professores de História, Portugal
|
2001/05 - 2001/07/31 | Ação de Formação "As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira", 50 horas que corresponde a 2 unidades
de crédito
Oficina (workshop)
|
As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira
Centro de Formação Associação Criança, Portugal
|
2001/06/07 - 2001/06/08 | II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Congresso
|
II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2000/11/11 - 2000/11/11 | Ação de Formação "A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Oficina (workshop)
|
"A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Sindicato dos Professores da Zona Norte - Secretariado Regional de Braga Norte, Portugal
|
2000/06/15 - 2000/06/16 | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Congresso
|
I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
1999/12/06 - 1999/12/06 | Seminário "Uma escola de todos...para todos?" - Deficiência e abordagem plurinstitucional
Seminário
|
Seminário "Uma escola de todos...para todos?"
Câmara Municipal de Vila do Conde, Portugal
|
1999/11/11 - 1999/11/11 | Simpósio "Valores para o III Milénio"
Simpósio
|
Valores para o III Milénio
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
|
1999/03/11 - 1999/03/11 | Colóquio "Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Outro
|
"Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/03/04 | A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
Arguente
|
Bruna Filipa Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Orientador
|
Júlio José Peixoto Barbosa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico – a construção do conhecimento histórico através da produção de narrativa,
numa lógica de autorregulação da aprendizagem.
Orientador
|
Maria Vieira Esteves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/19 | A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do 9ºano
Arguente
|
Márcia Filipa Silva Vasconcelos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/13 | Construção dos conhecimentos em história
Arguente principal
|
Cátia Raquel Pereira Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/14 | O Desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Cristiana Salomé Teixeira Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/02 | Teorias epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseno y validación de una prueba | Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia, Espanha
|
2019/03/28 | Estaline nos manuais escolares de Brasil e Portugal
Arguente principal
|
Paulo Oisiovici (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 | A sociedade do Antigo Regime - Uma abordagem multiperspetivada
Orientador
|
Juliana Sofia Gonçalves Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A multiperspetiva no ensino da História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
|
Rafaela Cristina Peixoto Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A caricatura como evidência histórica um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Sara Cristina Ribeiro de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
Arguente principal
|
Maria de Lurdes Correia Pato (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia
Arguente principal
|
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Orientador
|
Margarida Chaves (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/11 | Políticas curriculares, juventudes, aprendizagens e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses
Arguente
|
Lidiane Camila Lourençato (Doutoramento)
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
|
2015 | Baseado em fatos reais: imaginário, tempo e narrativa na aprendizagem histórica
Arguente
|
Alexandre Rodrigues de Barbosa (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015 | Museu da lembrança: história ensinada, narratividade e memória
Arguente
|
Leandro Rosseti de Almeida (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2014 | Alunos para a História - Percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
|
Vitor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Orientador
|
Nádia Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 | Alunos para a História: percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
|
Vítor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência: um estudo com alunos do ensino secundário
Vogal
|
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Conceções dos Alunos no Estudo da História e da Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico
Vogal
|
Maria de Fátima Gonçalves Tavares (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9o ano
Arguente principal
|
Paula Cristina Murteira Mangerico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Estórias da nossa História: um projeto de educação histórica e para o património da cidade de Vila Nova de Famalicão
Arguente principal
|
Catarina Elisa dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A visita de estudo virtual como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano
de escolaridade.
Arguente principal
|
Carla Daniela Matos de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 | O cinema como recurso pedagógico na aula de história
Arguente principal
|
Henriqueta Alface (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | Revista de Educação Histórica - REDUH- LAPEDUH -UFPR | LAPEDUH -UFPR |
2019/08 - 2019/10 | History Education Research Journal | HEIRNET |
2019/04 - 2019/06 | Revista Historia y Espacio (2357-6448) | Departamento de Historia, Facultad de Humanidades, Universidad del Valle |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Consultora especialista em educação histórica convidada para apreciar a grelha de análise Programas da disciplina de História no Ensino Primário (5ª e 6ª classe) em Angola, no âmbito do Doutoramento de Vita Gouveia Emanuel do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2021 | Coautoria, em equipa com a Doutora Glória Solé e a Doutora Cristiana Martinha, de duas unidades curriculares: Metodologia do Ensino das Ciências Sociais no Ensino Primário I e II, no âmbito do Mestrado em Metodologia de Ensino Primário (parceria Universidade do Minho e ISCE de Benguela, Angola). | Universidade do Minho, Portugal Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2015 - 2015 | Coautoria das unidades curriculares Educação, Espaço e Sociedade, Oficina de História e Geografia e Prática de Ensino Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Superior de Ciências Educativas. | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2008 - 2010 | Funções enquanto coordenadora pedagógica do curso de Pós-graduação de Supervisão Clínica em Enfermagem, no Instituto Politécnico de Saúde do Norte – CESPU. | Instituto Politécnico de Saúde do Norte, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/11 - 2020/01 | Aula Oficina | Formação de Professores (Outros) | Centro de Formação Braga Sul, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/14 | Aula Aberta no Mestrado em ensino da História dinamizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada “Narrativa e consciência histórica: desafios na aula de História” | Mestrado em ensino de História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Funções enquanto membro da Associação Iberoamericana de pesquisadora da Educação Histórica - AIPEDH. | Membro ativo |
2015/07 - Atual | Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica | Membro |
2005/07 - Atual | History Educators International Research Network - HEIRNET | Membro |
2000 - Atual | Associação de Professores de História |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025 - Atual | Funções enquanto membro da Comissão Editorial da Revista Portuguesa de Educação.
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2024 - Atual | Funções enquanto membro da Comissão de Doutoramento em Educação em História e Ciências Sociais.
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Funções enquanto membro do Conselho Consultivo Editorial da History Education Research Journal, publicada pela University
College London, Faculty of Education and Society.
Membro
|
University College London, Reino Unido |
2012 - Atual | Funções enquanto membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2024/09/25 - 2024/09/27 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXIII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Natureza,
Diversidade e os Desafios para a Cultura Histórica.
Membro
|
Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2023/10/31 - 2023/11/04 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica. XIII Seminário Internacional
Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação da Educação Histórica nos Países Ibero-americanos.
Membro
|
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil |
2023/05/31 - 2023/06/02 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamento histórico,
compromisso cívico y alfabetización digital.
Membro
|
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha |
2022/07/27 - 2022/07/30 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, VI Congresso
Iberoamericano e IV Seminário Nacional de Ensino de História: “Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias:
teorias, práticas e pesquisas”
Membro
|
Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2022/07/27 - 2022/07/30 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, VI Congresso
Iberoamericano e IV Seminário Nacional de Ensino de História: “Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias:
teorias, práticas e pesquisas”.
Membro
|
Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2021/07/26 - 2021/07/28 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XX Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica, V Congresso
Iberoamericano:“Pensamento histórico e humanismo”.
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/07/12 - 2019/07/13 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais “Educação Histórica
e Patrimonial: do Local ao Global”.
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2018/11/14 - 2018/11/17 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: III Congresso Ibero-Americano de Educação Histórica e XI Seminários Internacional
de Educação Histórica: “Temas Controversos e os Desafios da Educação Histórica”.
Membro
|
Universidade Federal do Paraná, Brasil LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil |
2016/10/11 - 2016/10/13 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XVI Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica: “Epistemologias
e ensino da História”.
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2014 - 2016 | Funções enquanto membro da Comissão do Curso de Mestrado em Ensino no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
de Português e História e Geografia de Portugal, no Instituto Superior de Ciências Educativas, nos anos letivos 2014/2015
e 2015/2016.
Membro
|
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2012/07/18 - 2012/07/21 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: “Consciência
Histórica e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”.
Membro
|
Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2010/04 - 2010/04 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Supervisão Clínica.
Membro
|
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Portugal |
2009/09 - 2009/09 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica: “Educação
Histórica e Educação Geográfica”.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008/10/25 - 2008/10/25 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: I Seminário de Educação Histórica.
Membro
|
Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2008/08 - 2008/08 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: VIII Jornadas Internacionais de Educação Histórica: “Reflexões sobre o pensamento
dos jovens”.
Membro
|
Universidade Federal do Ceará, Brasil |
2008/07 - 2008/07 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: II Seminário de Investigação em Educação Histórica.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Distinções
Prémio
1997 | Prémio de Mérito Académico
Universidade do Minho, Portugal
|
Outra distinção
1997 | Merit Pryze
Universidade do Minho, Portugal
|