Identification
Personal identification
- Full name
- Marília José do Gago Alves Quintal
Citation names
- Gago, Marília
- Marília Gago
Author identifiers
- Ciência ID
- 961B-79C3-FADE
- ORCID iD
- 0000-0002-3109-8915
Email addresses
- mgago@ie.uminho.pt (Professional)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2007 - 2011
Concluded
|
Historical Consciousness: theory and practices (Pós-doutoramento)
Major in History Education
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2007
Concluded
|
Education, History and Social Sciences Methodology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores. " (THESIS/DISSERTATION)
|
Unanimously Aproved |
2001
Concluded
|
Education, Pedagogical Supervision in History Teaching - History Education (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Students conceptions about historical narratives: a study with students of the initial years of the 2nd and 3rd cycle of
the basic school" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1998
Concluded
|
History and Social Sciences (teaching of) (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
|
15,4 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/11/24 - Current | Researcher (Research) | Universidade do Minho, Portugal |
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal | ||
2014/09/01 - 2024/11/23 | Researcher (Research) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/09/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2018/09/01 - 2024/08/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2019/02/11 - 2019/07/31 | Invited Assistant (University Teacher) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/09/01 - 2016/12/31 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2007/09/01 - 2010/03/31 | Invited Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/10/26 - 2010/10/26 | Membro da Direção | Associação de Professores de História, Portugal |
2008/02/01 - 2010/07/31 | Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação em Supervisão Clínica | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2005/04/06 - 2007/02/28 | Vice-Presidente do Conselho Científico | Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/09/01 - Current | History Textbooks Author | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/01/21 - Current | Formadora | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2016/01/04 - 2018/08/31 | History Teacher | Colégio Marista de Carcavelos, Portugal |
2017/10/01 - 2018/06/01 | Formadora de Formadores "Flexibilidade e Integração Curricular" | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | History teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Portugal | ||
2010/09/01 - 2011/08/31 | History Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Portuguesa de Moçambique, Mozambique | ||
2007/11/01 - 2011/03/31 | Post-Doctoral Grant on Research Project Historical Counsciousness: theory and practices II, PTDC/CED/67763/2006 by FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2007 - 2011 | Revisora Pedagógica | Texto Editora, Portugal |
Texto Editora, Portugal | ||
2009/10/01 - 2010/10/01 | Membro da Equipa para a Definição de Metas de Aprendizagem de História | Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2006/09/01 - 2009/08/31 | Scientific consultant of History Textbooks. | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/10/01 - 2007/01/31 | PhD Grant - Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | Universidade do Minho, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Coordinator | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Supervisor of Prospective teachers | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09/01 - 2002/08/31 | History Teacher | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2007 - 2011 | Hicon - Historical consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/72623/2006
Post-doc Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluded
|
2002 - 2007 | Concepções de professores sobre a variância da narrativa histórica
BD/8289/2002
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/09/01 - Current | RECEB-ProgsCompl
Principal investigator
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
UNICEF, United States |
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
|
2019 - Current | Projeto RECEB - Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau
Other
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian World Bank UNICEF Ongoing
|
2018 - Current | Metodologia de ensino e aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição ao
desenvolvimento social
Researcher
Universidade Federal do Paraná, Brazil
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brazil |
Ongoing
|
2022 - 2024 | Educação histórica e os lugares de aprendizagem
Researcher
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
2016 - 2020 | RECEB - Reorganização Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau
Principal investigator
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
UNICEF, United States |
Concluded
|
2007 - 2011 | Consciência Histórica: teoria e práticas II - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/67763/2006
Post-doc Fellow
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2003/10/01 - 2007/10/01 | Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021 - Current | Professional Development of Teachers
Researcher
Association for Teacher Education in Europe, Belgium
|
Ongoing
|
2022 - 2025 | O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na formação de professores para a promoção do ensino e aprendizagem
histórica no contexto do desenvolvimento social dos países ibero-americanos
Processo n. 421709/2021-9
Researcher
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Under evaluation
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Book review |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Manual |
|
Newspaper article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Translation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025 | Consciência histórica e social visando a cidadania participativa | 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/08 | Greek and Portuguese Prospective History Teachers’ Ideas about Teaching History: Epistemology vs Pedagogy | HEIRNET 2023 - “History education in times of uncertainty” - History Educators International Research Network
Karlstad University and Globala Gymnasiet (Estocolmo, Sweden)
|
2023/05 | Pensar a Revolução Industrial e as Alterações Climáticas: a Teia Explicativa como promotora de raciocínio histórico causal | XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital
Universidad de Murcia (Murcia, Spain)
|
2023 | Diferentes olhares acerca da II Guerra Mundial: atenção entre as ideias da história pública e a história disciplinar escolar | XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital
Universidad de Murcia (Sevilha, Spain)
|
2022/10 | Renascimento no feminino e a rede social Instagram: ideias de estudantes acerca da Multiperspetiva Contextualizada | IV Congreso La Historia Moderna y la Enseñanza Secundaria – Experiencias Iberoamericanas en red
Facultad de Geografía e Historia. Universidad de Sevilla. (Sevilha, Spain)
|
2022 | The understanding of historical interpretations: what is the role of historians in producing the “stories” they write? The look of Henri Moniot | Historien et Didacticien Colloque - IRAHSSE
’Association Internationale de Recherche en Didactique de l’Histoire et des Sciences Sociales et le Centre d’histoire de Sciences (Paris, France)
|
2022 | O Novo Humanismo como princípio de sentido da Consciência Histórica | The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Ciberland president considers that Uberland government should be dismissed! Portuguesese students ideas’ about democracy and interculturality | HEIRNET 2022: Connecting the past to present to future
University of Applied Sciences (Amesterdão, Netherlands)
|
2021/11 | A compreensão das interpretações históricas pelos jovens: os historiadores são ativos na produção das “histórias” que escrevem? | In I Congresso Internacional de Educação – Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação
Faculdade de Unina (Curitiba, Brazil)
|
2021/11 | E, agora, na sala de aula de história? Da planificação à ação educativa: uma experiência colaborativa entre teoria(s), experiências(s) e prática(s) de estudantes e professores | I Congresso Internacional de Educação – Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação.
Faculdade de Unina (Curitiba, Brazil)
|
2021/10 | A (re)interpretação de memes e a cultura e consciência histórica dos jovens. | XXXVII SEMANA DE HISTÓRIA - Cultura e Consciência Histórica: Paulo Freire e os desafios para o Século XXI
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (São Paulo, Brazil)
|
2021/08 | The interpretation of historical evidence and the construction of historical narratives articulated with the proposals of the Multiple Intelligences theory: a singular path for the reflection and development of historical consciousness | HEIRNET Online: Annual Conference 2021
HEIRNET
|
2021/07 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica: Pensamento
histórico e Humanismo.
FLUP/CITCEM (Porto, Portugal)
|
2021/07 | A significância histórica: o valor atribuído aos ideais iluministas liberais ontem e hoje | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica: Pensamento
histórico e Humanismo.
FLUP/CITCEM (Porto, Portugal)
|
2021/05 | O contributo das novas tecnologias na formação de professores: o Renascimento e os memes didáticos | X Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el âmbito ibero-americano
Facultad de Educación da Universidad de Murcia (Murcia, Spain)
|
2021 | History teacher education process in Portugal: professionalism development in a longitudinal study | HEIRNET Online: Annual Conference 2021
HEIRNET
|
2020/11/11 | Portuguese and British History Teachers' Historical Consciousness and Identity - different Perspectives and Profiles | The Graz Conference 2020 - Historical consciousness – Historical thinking – Historical culture: Core Concepts of History Didactics
and Historical Education in Intercultural Perspectives
University of Graz (Graz, Austria)
|
2019/09/03 | “Why Thinking Historically? Teachers' ideas about historical narrative and historical consciousness” | HEIRNET 2019 - 16th ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
The University of Vienna, Austria (Viena, Austria)
|
2019/07/12 | Painel, mesa redonda "Educação histórica e patrimonial: do local ao global. | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
CITCEM e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
CITCEM (Porto, Portugal)
|
2019/04/27 | Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores, mesa redonda | V Seminário de Educação Histórica - A Educaão histórica, resposta(s) aos desafios atuais - o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/30 | Reflexos da consciência histórica de professores na aula de História | Oficinas de Investigação do CITCEM 2018/2019 - Perspetivas em Ensino da História
CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço & Memória" (Porto, Portugal)
|
2018/09/08 | SPA - Sei, Perguntei e Aprendi...25 de abril de 1974 - Ideias de alunos do 2º ano de escolaridade | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor de la Historia"
Universidade de Murcia (Murcia, Spain)
|
2018/09/08 | Descolonização - ensinar o que (ainda) dói | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor social de la Historia
Universidade de Múrcia (Múrcia, Spain)
|
2017/08/03 | Ser Professor de História na demanda do Humanismo integrada na Mesa Redonda "Saberes, práticas e concepções de professores de História" | XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Integração Latino-Americana (Foz do Iguaçu, Brazil)
|
2016/09/13 | Moderadora do eixo, intitulado, Leituras Históricas em Contexto | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em História | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica (2016): Epistemologias e Ensino de História
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | Moderador do Eixo, intitulado, Humanismo e Educação Histórica | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/07 | Between Pride And Shame: An Exploratory Study | 13th International conference history educators international research network [Heirnet], History Education in a changing
world: The past as a tool for the future
Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia (Múrcia, Spain)
|
2015/09/23 | Repercussões do pensamento de Jörn Rüsen em Portugal – Conferência de Encerramento | VIII Seminário de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
|
2015/07/21 | Desafios, possibilidades…uma proposta: Educação histórica e formação de professores | XV Congresso Internacional das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Mato Grosso (Curitiba, Brazil)
|
2015/07/21 | Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
|
2013/09/21 | Meta-História e Consciência Histórica - mesa redonda | III Seminário de Edcuação Histórica - Investigação em Educação Histórica e Social
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/04/29 | Educação histórica e metas de aprendizagem | A (re) contrução da História
Centro de Formação Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
|
2011/07/17 | Símbolos de Identidade - alunos de 9º ano de escolaridade e de Professores de História | XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Consciência histórica na Era da Gloablização
Museu D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal)
|
2009/09 | A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal | IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2009/02/07 | Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos | X Congresso Luos-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/07/28 | Concepções de professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação? | VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - Metodologias e Novos Horizontes
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
|
2007/09/21 | A História serve para...ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico | IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Spain)
|
2007/07/13 | “A História está em constante construção”: Concepções de professores de narrativa e consciência histórica | Congresso Nacional Associação de Professores de História: A História é importante!
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007/07/07 | Estudos de Consicência Histórica em Portugal: Projeto HICON | VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Estudos de Consciência Hsitórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007/07/06 | Narrativa e Consciência Histórica | VII Jornadas Internacionais em Educação Histórica: Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12/07 | Consciência Histórica e Narrativa Histórica - dialógos() | Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006/12/06 | Coordenação de Painel - Cognição, Aprendizagem e Consciência Histórica | Seminário de Investigação em Educação Hsitórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12 | A História/narrativa e a sua utilidade nas decisões do quotidiano, na mesa redonda intitulada “Consciência Histórica: Identidade, narrativa e interculturalidade” | Seminário de Consciência Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/08/05 | A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos | VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
|
2006/05/23 | Para que serve a História no meu dia-a-dia? | Palestras Divertidas
Escola EB 2,3 do Cerco do Porto (Porto, Portugal)
|
2006 | O currículo de formação e a consciência histórica de professores | VII Colóquio sobre Questões Curriculares - III Colóquio Luso Brasileiro sobres Questões Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005/11/25 | Consciência histórica e social visando a cidadania participativa | 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/04/29 | Sorrisos com som, uma abordagem construtivista na educação em saúde oral | XIX Jornadas de Medicina Oral
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/03/03 | A aula-oficina: desafios e potencialidades | Encontro Regional de Professores de História
Câmara Municipal da Câmara de Lobos e APH (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2005 | ”Our” identities: one of the multiple faces of historical consciousness” | Annual Meetiing of AERA -American Educational Research Association
AERA - Montreal, Canada (Montereal, Canada)
|
2004/10/07 | Uma abordagem construtivista e um projeto de saúde oral | II Fórum de Saúde do ISAVE, Saúde Infantil, um olhar global
ISAVE (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2004/07/11 | Sounds of smiles - a construtivist approach on Oral Health Education | XVI Syposium Internacional de Higiene Oral
IFDH (Madrid, Spain)
|
2004/05 | Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? | Educação para o desenvolvimento sustentável
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Usos da narrativa em História | Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? | Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Universiade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Usos da narrativa em História. In Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos | Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003/09/26 | Rumor ou verdade em História? Concepções de Alunos Portugueses | VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Spain)
|
2003/06 | Ninguém pode mudar o passado”: ideias de alunos do Ensino Básico acerca da História | VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “ O Estado da Arte”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2003 | A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade | III Jornadas Internacionais em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/10/18 | A narrativa histórica na sala de aula | Congresso - A época moderna, patrimónios para o século XXI
Torre do Tombo e APH (Lisboa, Portugal)
|
2002/06/07 | Ideias de alunos de 5º e 7º anos de escolaridade acerca da variância da narrativa histórica | III Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/04/04 | Direct Observation and History: The Ideas of Portuguese students and prospective teachers | 2002 Annual Meeting of AERA - Validity and Value in Education Research
American Educational Research Association (New Orleans, United States)
|
2002/04 | Portuguese students’ ideas of historical narrative | Annual Meeting of The AERA Association, em New Orleans
AERA - New Orleans (New Orleans, United States)
|
2002 | As ideias dos alunos de 5º e 7º ano de escolaridade acerca da narrativa histórica | Congresso Nacional da Associação de Professores de História – A época Moderna: Património para o século XXI
APH (Lisboa, Portugal)
|
2002 | As Competências Específicas da História em Contexto de Aula - Planificação de experiências educativas em aula oficina | Jornadas Reorganização curricular do ensino básico – As competências específicas da História em contexto de aula
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2000/10/19 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Porto, Portugal)
|
2000/10/12 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000/06/16 | Coordenação do painel "O papel das ideias tácitas na construção do conhecimento histórico" | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História- Educação histórica em debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História: Educação histórica em debate
APH (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025/01/01 - Current | Dignidade Humana, Interculturalidade e Consciência Histórica: conceções e práticas educativas de professores e estudantes
de História
Supervisor of Filipe Oliveira
|
Ciências da Educação - Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (PhD)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Associação de Professores de História, Portugal |
2024/12/18 - Current | Consciência Histórica na vida prática: Ideias de Estudantes, Professores de História e Historiadores
Supervisor
|
Ciências da Educação : Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal |
2024/09/24 - Current | Educação Histórica em Tempos de (Des)Informação: Conceções de alunos e professores de História acerca de Falsificação Histórica
Supervisor
|
Ciências da Educação : Especialidade: Educação em História e Ciências Sociais (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Centro de Investigação em Educação - CIEd, Portugal |
2022 - 2023 | Avaliação e validação da narrativa histórica de evidências audiovisuais com diferentes estatutos no Youtube - Um estudo com
estudantes do 12º. Ano de escolaridade
Supervisor of Douglas Fagundes Murta
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Conta-me como foi: De que forma a Narrativa Histórica forma ou enforma a Identidade Histórica de estudantes do 7º ano de escolaridade?
Supervisor of Nuno Fillipe Gonçalves Ferreira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Pensando o ensino do conceito de género na disciplina de História: as ideias dos estudantes acerca dos conceitos de Mudança
e Permanência no papel da mulher em Portugal durante o século XX
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | As relações entre os seres humanos e a Natureza ao longo do tempo: como é que os estudantes do 9.º ano de escolaridade situam-se
nesse contexto?
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Caminhos da Arte no Modernismo Português: a Narrativa Histórica como sentido da apropriação das obras de arte
Supervisor of Raquel Brochado Teixeira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Modos de ver as "outras" fontes: a construção de evidência e explicação histórica acerca do Renascimento Italiano
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Romantismo e Realismo: a construção de Evidência Histórica por estudantes do 11º ano de História da Cultura e das Artes
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Literacia histórica: construção de evidência histórica a partir de fontes mass media com estudantes do Ensino Secundário
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Propaganda do Estado Novo como Evidência Histórica: ideias de estudantes do 12º ano de escolaridade
Supervisor of José Pedro da Costa e Lopes
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Renascimento nos séculos XV, XVI e XXI: Construção de Evidência Histórica por estudantes do 8º ano de escolaridade
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O Património para (en)formar a identidade: a propaganda no Estado Novo - um estudo com estudantes de 12.º ano de escolaridade
Supervisor of Vítor Rafael Sampaio Pereira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | A “intemporalidade” da revolução do Renascimento Italiano- os meios digitais e a gamificação articulados com o conceito Tempo-Mudança
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Revoluções em Causa: as Explicações de Estudantes do 8º ano de Escolaridade como Espelho da sua Consciência Histórica
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Desconstruir e reconstruir a lógica das interpretações históricas baseadas em evidência através das propostas da Teoria das
inteligências múltiplas
Supervisor of Flávio Filipe Soares Oliveira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Os diferentes significados de um mesmo espaço ao longo do tempo: da unidade do Império Romano à realidade medieval
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Entre o Concelho e o Senhorio medieval português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | A construção de identidade fundada em evidência histórica – da formação de Portugal à Restauração da Independência
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Ideias de mudança histórica na “era das revoluções"
Supervisor of Marco Rafael Baptista Almeida
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Construção do pensamento histórico sobre a Romanização da Península Ibérica: Um estudo apoiado na arqueologia e em fontes
arqueológicas
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Heróis e vilões da Segunda Guerra Mundial – ideias de alunos de 12º ano de escolaridade no âmbito da significância histórica
Supervisor of Sara Isabel Machado Oliveira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/01/02 - 2021/12/30 | Humanismo e Didática: contribuições para o ensino e a aprendizagem da História
Co-supervisor of Ana Beatriz Accorsi Thomson
|
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | A sociedade do Antigo Regime - uma abordagem multiperspetivada
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A multiperspetiva em História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020 | A transição da Idade Clássica para a Idade Média - explicação histórica em tempos de mudança. Mestrado em Ensino de História
do 3º Ciclo e Secundário.
Supervisor of João Paulo Pinto Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A construção do conhecimento histórico através da compreensão de mudança em História
Supervisor of Bruna Silva
|
Mestrado em ensino da História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Supervisor of Daniela Alves
|
Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Uma Visão Multiperspetivada d ‘A Segunda Guerra Mundial: Vencedores e Vencidos da História
Supervisor of Dmitri Pinto
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Retornados, “Passados difíceis” de uma ou várias histórias?
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
|
2019 - 2020 | A significância histórica – os ideais iluministas liberais e a atualidade.
Supervisor of Maria Manuela Ferreira da Cunha
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | ““Ler” as intencionalidades de fontes diversas – um estudo com alunos do ensino secundário
Supervisor of Rui Silva
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A Explicação Causal no Contexto da Educação Histórica
Supervisor of Pedro Martins
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Supervisor of Bruna Magalhães
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Supervisor
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A transição da Idade Clássica para a Idade Média: Explicação histórica em tempos de mudança
Supervisor of João Paulo Pinto Ribeiro
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/09/01 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Co-supervisor
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Master)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/10/31 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Co-supervisor
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Master)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/03/05 - Current | Aula Aberta, no âmbito da Unidade Curricular de Metodologia do Ensino da História II, intitulada “Desenho e avaliação de unidades
didáticas sobre pensamento histórico ” proferida po Pedro Miralles Sanches. (2024/03/05)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - Current | Todas as atividades logísticas. (2020)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009/04 - Current | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2009/10/15 - 2009/10/17)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal |
2025/01/14 - 2025/01/14 | Seminário da UC de Avaliação e Concepção de Materiais Didáticos de História: Do Espaço da Cidade ao Espaço Escolar – A educação
patrimonial e o projeto “De Famalicão para o Mundo” proferida pelo Doutor Luis Alberto Marques Alves, Professor Associado
da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Mestre Arminda Esmeralda de Araújo Ferreira. (2025/01/14)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/10/19 - 2024/10/19 | Webinar - EDHILAB: A propósito da "Revolução dos Cravos": narrativas de alunos do Ensino Básico, contou com a conferencista
Ana Isabel Moreira. (2024/10/19 - 2024/10/19)
Conference
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/11/17 - 2023/11/17 | Webinar - 1.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/11/17 - 2023/11/17)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/28 | Teacher Professional Development in Times of Global and Glocal Transformations - The ATEE Winter Conference in 2023 will focus
on teacher professional development in times of global and glocal shifts. The conference will offer a platform for the scholars
from around the world to present and discuss research on teacher education and teacher professional development considering
various social, psychological, and pedagogical challenges. (2023/10/26 - 2023/10/28)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Association for Teacher Education in Europe, Belgium |
2022/04/20 - 2023/04/20 | Conferência online “Novo Humanismo e Educação Histórica”, contou com o conferencista Lucas Pydd Nechi. (2023/04/20 - 2023/04/20)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/02/23 - 2023/02/23 | Webinar - 3.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/02/19 - 2023/02/19)
Conference
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2023/02/19 - 2023/02/19 | Webinar - 2.ª Sessão EDHILAB: Educação Histórica: experiências de Aprendizagem e de Investigação. (2023/02/19 - 2023/02/19)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/05/18 - 2022/05/18 | Conferência online “ 'They didn't know how to be cured': primary students ideas of historical empathy”, contou com o conferencista
Lukas Perikleous. (2022/05/18 - 2022/05/18)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/03/09 - 2022/03/09 | Conferência online “História, Culturas e Democracia - Passados Dolorosos na História”, contou com o conferencista Luis Alberto
Marques Alves. (2022/03/19 - 2022/03/19)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/02/23 - 2022/02/23 | Conferência online “Youtube como Mobilizador de Evidências Audiovisuais na Aprendizagem Histórica”, contou com o conferencista
Marcelo Fronza. (2022/02/23 - 2022/02/23)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2022/02/10 - 2022/02/10 | Conferência online “O Património Cultural no Ensino e Aprendizagem de História: da teoria à prática”, contou com a conferencista
Helena Pinto. (2022/02/10 - 2022/02/10)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/11/22 - 2021/11/22 | Conferência online “A consciência histórica e a aula histórica”, contou com a conferencista Maria Auxiliadora Schmidt. (2021/11/22 - 2021/11/22)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/11/10 - 2021/11/10 | Conferência online Interpretation and re/de/construction of historical reality, contou com o conferencista Arthur Chapman. (2021/11/10 - 2021/11/10)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/10/21 - 2021/10/21 | Webinar – Oportunidades e Desafios da Profissão de Docente? contou com a conferencista Rosa Maria Sá em representação do Sindicato
Independente de Professores e Educadores (SIPE). (2021/10/21 - 2021/10/21)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2021/10/20 - 2021/10/20 | Conferência online “Que práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação se destacam em sala de aula?” contou com a conferencista
Mariana Lagarto. (2021/10/20 - 2021/10/20)
Conference (President of the Organising Committee)
|
EDHILAB - Educação Histórica: Laboratório, Portugal |
2020/03 - 2020/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2020/07/27)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/01 - 2020 | Procedimentos logísticos necessários para a realização do evento científico. (2020/07/27 - 2020/07/29)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04 - 2019/08/01 | Avaliação de resumos submetidos para a apresentação de comunicação. (2019/08/14 - 2019/08/16) | |
2019/04/01 - 2019/07/13 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/07/12 - 2019/07/13)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/04/26 - 2019/04/28 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminar (Co-organisor)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/03 - 2019/04/28 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016 - 2016 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2010/04/10 - 2010/04/10)
Seminar
|
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2008/10 - 2008/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2008/10/25 - 2008/10/25)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
|
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brazil |
2000/01 - 2000/06 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2000/06/15 - 2000/06/16)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/07/12 - Current | Oradora convidada no painel: Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores com a comunicação “Educação
Histórica e Formação de Professores de História – ciência histórica, investigação e práticas”
Meeting
|
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/05/17 - Current | Oradora convidada da Mesa Redonda intitulada - Do 2.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico: Como desenvolver o pensamento histórico?
no Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Meeting
|
Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/12/05 - 2024/12/06 | Participação na Plenary Session 4: Why Teach the History of Economic Crises? na 4th Europe Annual Conference - "History in
Crisi(e)s?" do OHTE - Observatory on History Teaching in Europe, organizado pelo Conselho da Europa.
Round table
|
4th Europe Annual Conference - "History in Crisi(e)s?
OHTE - Observatory on History Teaching in Europe, France
|
2024/09/25 - 2024/09/27 | Participação na Mesa Redonda 1, no XXIII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Natureza, Diversidade
e os Desafios para a Cultura Histórica.
Congress
|
XXIII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Natureza, Diversidade e os Desafios para a Cultura Histórica
Universidade Federal de Goiás, Brazil
|
2024/04/24 - 2024/04/24 | 27 abril 2024 – comunicação relacionada com o “Educação histórica dos jovens” no âmbito do projeto “EDA|50 da nossa Escola”
desenvolvido pela Escola Secundária Henrique Medina.
Conference
|
EDA|50 da nossa Escola
Câmara Municipal de Esposende, Portugal
|
2024/03/07 - 2024/03/07 | Participação em mesa redonda, moderando-a, com o Doutor José Milhazes e Doutor Eduardo Duque, no âmbito do “Ciclo de Encontros
Temáticos das Sextas ao Centro - 25 de abril – 50 anos de liberdade e desafios para a educação. Como educar para o presente?
O que é realmente importante aprender?”.
Round table
|
Ciclo de Encontros Temáticos das Sextas ao Centro
Centro de Formação Braga Sul, Portugal
|
2024/01/10 - 2024/01/10 | Participação como palestrante na sessão de esclarecimento alusiva ao tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola
plural e participativa” no âmbito do Projeto do Parlamento dos Jovens, organizado pelo Núcleo de Estágio de História da Escola
Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Conference
|
Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa
Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Portugal
|
2023/10/31 - 2023/11/04 | Participação na mesa redonda Desafios Metodológicos da Pesquisa em Educação Histórica. V Congresso Ibero-americano de Educação
Histórica. XIII Seminário Internacional Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação da Educação Histórica nos Países Ibero-americanos.
Congress
|
V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica. XIII Seminário Internacional Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação
da Educação Histórica nos Países Ibero-americanos.
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2022/11/22 - 2022/11/22 | Moderação da mesa, Taller: Historia Moderna y Enseñanza Secundaria en Portugal en el IV Congreso Internacional La Historia
Moderna y la Enseñanza Secundaria. Experiencias iberoamericanas en red, Sevilha.
Round table
|
IV Congreso Internacional La Historia Moderna y la Enseñanza Secundaria
Universidad de Sevilla, Spain
|
2022/05/31 - 2022/06/02 | Participação na mesa redonda Pensamiento histórico y uso de nuevas tecnologías en la formación del profesorado. Un proyecto
iberoamericano. XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización
digital.
Congress
|
XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital.
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Spain
|
2022/03/12 - 2022/03/12 | Participação no painel de discussão “Que historiografia e que ensino da História? Sobre a presença do ensino da História no
sistema de ensino português?”.
Workshop
|
Que historiografia e que ensino da História? Sobre a presença do ensino da História no sistema de ensino português?
Associação de Professores de História, Portugal
|
2022/01/08 - 2022/01/08 | Participação no painel de discussão “Avaliação em História. Exames nacionais das disciplinas de História”.
Workshop
|
Avaliação em História. Exames nacionais das disciplinas de História
Associação de Professores de História, Portugal
|
2021/07/13 - 2021/07/15 | Conferência de Abertura proferida, intitulada "Educação histórica e Consciência histórica: desafios atuais e contributos para
agir na sociedade".
Conference
|
III Seminário Nacional de Ensino de História Educação Histórica, História Pública e os enfrentamentos à tecnocracia em tempos
de ensino remoto
Universidade Federal de Alagoas, Brazil
|
2021/05/14 - 2021/05/14 | Conferência proferida, intitulada “O ensino de história português em tempos de pandemia".
Conference
|
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal do Rio Grande, Brazil
|
2020/10/20 - 2020/10/20 | Conferência proferida, intitulada “O Conceito de consciência histórica e ensino: contribuições de pesquisa em educação histórica".
Conference
|
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
|
2020/02/11 - 2020/02/12 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Other
|
I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Meeting
|
Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/28 | Oradora convidada para dinamizar a Mesa Redonda intitulada - Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos
e professores.
Seminar
|
V Seminário de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12/06 - 2018/12/06 | Conferência proferida, intitulada “Formação de Professores: humanismo e interculturalidade e pós-colonialidade.
Conference
|
XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores – Interculturalidade e pós-colonialidade
Universidade Federal de Goiás, Brazil
|
2018/05/31 - 2018/06/01 | Seminário do Conselho da Europa "Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What
should teachers be concerned about?"
Seminar
|
"Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Council of Europe, France |
2018/02/09 - 2018/02/09 | Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Meeting
|
Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Ministério da Educação, Portugal
|
2018/01/19 - 2018/01/19 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Other
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/09/27 - 2017/09/27 | Formação de Liderança
Workshop
|
Formação de Liderança
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/01/20 - 2017/01/20 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Other
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2016/09/11 - 2016/09/13 | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Congress
|
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2016/02/26 - 2016/02/26 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Other
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2015/09/21 - 2015/09/23 | Conferência de Encerramento proferida, intitulada “Repercussões do Pensamento de Jörn Rüsen em Portugal”.
Conference
|
Jörn Rüsen e o ensino de História no Brasil
Universidade Federal do Paraná, Brazil
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brazil |
2015/09/21 - 2015/09/21 | Tradução da Conferência de Jörn Rüsen no VIII Seminário de Educação Histórica LAPEDUH-UFPR “Jörn Rüsen e o ensino de História
no Brasil”.
Seminar
|
VIII Seminário de Educação Histórica LAPEDUH-UFPR
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brazil
|
2015/07/10 - 2015/07/12 | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade (15 horas)
Congress
|
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/10/15 - 2009/10/17 | Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Seminar
|
Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal
|
2009/02/04 - 2009/07/07 | X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto
Congress
|
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/07/28 - 2008/07/31 | VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (32 horas)
Meeting
|
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brazil
|
2008/07/24 - 2008/07/24 | Linhas de Investigação
Workshop
|
1º Workshop CICS-UnIPSa-CITS - Linhas de investigação
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2008/07/04 - 2008/07/04 | II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Projetos - Consciência Histórica, Consciência Social e Educação Histórica e Social para o desenvolvimento
Seminar
|
II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008/04/15 - 2008/04/16 | 1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Congress
|
1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2007/09/19 - 2007/09/21 | IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia (30 horas)
Congress
|
IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia
Universidade da Coruña, Spain
|
2006/08/02 - 2006/08/05 | VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica - Perspetivas de Investigação em Educação Histórica
Congress
|
VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2003/03/07 - 2003/03/07 | IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Congress
|
IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2002/05/28 - 2002/05/31 | I Congresso Internacional sobre Literacias
Congress
|
I Congresso Internacional sobre Literacias
Universidade de Évora, Portugal
|
2001/11/21 - 2001/11/23 | Congresso Anual da APH - Portugal no século XX
Congress
|
Congresso Portugal no século XX
Associação de Professores de História, Portugal
|
2001/05 - 2001/07/31 | Ação de Formação "As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira", 50 horas que corresponde a 2 unidades
de crédito
Workshop
|
As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira
Centro de Formação Associação Criança, Portugal
|
2001/06/07 - 2001/06/08 | II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Congress
|
II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2000/11/11 - 2000/11/11 | Ação de Formação "A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Workshop
|
"A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Sindicato dos Professores da Zona Norte - Secretariado Regional de Braga Norte, Portugal
|
2000/06/15 - 2000/06/16 | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Congress
|
I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
1999/12/06 - 1999/12/06 | Seminário "Uma escola de todos...para todos?" - Deficiência e abordagem plurinstitucional
Seminar
|
Seminário "Uma escola de todos...para todos?"
Câmara Municipal de Vila do Conde, Portugal
|
1999/11/11 - 1999/11/11 | Simpósio "Valores para o III Milénio"
Symposium
|
Valores para o III Milénio
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
|
1999/03/11 - 1999/03/11 | Colóquio "Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Other
|
"Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Universidade do Minho, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/06/27 | Avaliação das aprendizagens: um estudo numa escola de 2º ciclo na Guiné-Bissau.
(Thesis) Arguer
|
Ivanildo Nancassa (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2024/06/20 | Currículo e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino das Ciências Sociais no Ensino Primário.
(Thesis) Arguer
|
Rafael Mateus António (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
|
2024/06/20 | Currículo e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino das Ciências Sociais no Ensino Primário.
(Thesis) Arguer
|
Estevão Brás Conde Bambi (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
|
2024/03/06 | Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica: um estudo de caso com alunos do
1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
(Thesis) Arguer
|
Vânia Gabriela Dias Graça (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/10/11 | Ensino de história: implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia.
(Thesis) Arguer
|
Jades Daniel Nogalha de Lima (Master)
Universidade Estadual de Goiás, Brazil
|
2023/08/30 | Concepções de pessoas com Deficiência e a relação com o conhecimento: o caso da história
(Thesis) Arguer
|
Rosangela Gehrke Seger (PhD)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2023/08/24 | Intervenções pedagógicas na Educação Histórica. uma revisão sistemática. | Vivian Maria Korb (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2023/06/30 | A aprendizagem histórica de jovens estudantes surdos.
(Thesis) Arguer
|
Eli Prestes de Aguiar (Master)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2023/05/29 | Intervenções pedagógicas na educação histórica: uma revisão sistemática.
(Thesis) Arguer
|
Vivian Maria Korb (Master)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2023/04/17 | A aprendizagem histórica de jovens estudantes surdos.
(Thesis) Arguer
|
Eli Prestes de Aguiar (Master)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2023/03/08 | Multiletramentos no ensino de História: implicações da formação e do trabalho docente.
(Thesis) Arguer
|
Jades Daniel Nogalha de Lima (Master)
Universidade Estadual de Goiás, Brazil
|
2022/09/28 | A natureza da relação de professores de história com o AVA: consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
(Thesis) Arguer
|
Cláudia Senra Caramez (PhD)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
2022/02/02 | As possibilidades de uso da didática rüseniana na formação do pensamento humanista: um estudo com jovens do Brasil e de Portugal.
(Thesis) Arguer
|
Ana Beatriz Accorsi Thomson (PhD)
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
|
2021/10/13 | A utilização de fontes iconográficas na aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do ensino básico.
(Thesis) Arguer
|
Léandre Cruz Aurélio (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07/30 | Narrativa Histórica – a conceção dos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
(Thesis) Arguer
|
Ana Paula de Sousa Santos (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/05/19 | Afinal o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio.
(Thesis) Arguer
|
Ana Paula Rodrigues Carvalho (PhD)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
|
2021/03/10 | Disciplina de história no ensino primário angolano: do currículo instituído e implementado à apresentação de propostas de
melhoria.
(Thesis) Arguer
|
Vita Gouveia Emanuel (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/17 | A evidência histórica na construção do ensino e da aprendizagem na aula de História.
(Thesis) Arguer
|
Diana Filipa Dias Trindade Lobo (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/03/04 | A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
(Thesis) Arguer
|
Bruna Filipa Andrade Ferreira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Supervisor
|
Júlio José Peixoto Barbosa Vieira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico – a construção do conhecimento histórico através da produção de narrativa,
numa lógica de autorregulação da aprendizagem.
Supervisor
|
Maria Vieira Esteves (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/19 | A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do 9ºano
(Thesis) Arguer
|
Márcia Filipa Silva Vasconcelos (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/13 | Construção dos conhecimentos em história
(Thesis) Main arguer
|
Cátia Raquel Pereira Luís (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/12/13 | A construção dos conhecimentos em História.
(Thesis) Arguer
|
Cátia Raquel Pereira Luís (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/14 | O Desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Cristiana Salomé Teixeira Almeida (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/14 | O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7 º ano do 3 º ciclo do ensino básico.
(Thesis) Arguer
|
Cristiana Salomé Teixeira Almeida (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/02 | Teorias epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseno y validación de una prueba | Ana Isabel Ponce Gea (PhD)
Universidad de Murcia, Spain
|
2019/03/28 | Estaline nos manuais escolares de Brasil e Portugal
(Thesis) Main arguer
|
Paulo Oisiovici (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/03/28 | Estaline nos manuais de Portugal e Brasil.
(Thesis) Arguer
|
Paulo Oisiovici (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 | A sociedade do Antigo Regime - Uma abordagem multiperspetivada
Supervisor
|
Juliana Sofia Gonçalves Dias (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A multiperspetiva no ensino da História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Supervisor
|
Rafaela Cristina Peixoto Moreira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A caricatura como evidência histórica um estudo com alunos do ensino secundário
Supervisor
|
Sara Cristina Ribeiro de Oliveira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/02 | Metodologia de Trabalho por Projeto: uma estratégia de promoção para o ensino da História no 1º ciclo do Ensino Básico.
(Thesis) Arguer
|
Tânia Franco Lourenço, (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017/05/18 | A Consciência histórica nos jovens a partir da narrativa histórica.
(Thesis) Arguer
|
Maria de Lurdes Correia Pato (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
(Thesis) Main arguer
|
Maria de Lurdes Correia Pato (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016/01/16 | A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia.
(Thesis) Arguer
|
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto, (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia
(Thesis) Main arguer
|
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Supervisor
|
Margarida Chaves (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/12/02 | Museu da lembrança: história ensinada, narratividade e memória.
(Thesis) Arguer
|
Leandro Rosseti de Almeida (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
2015/12/02 | Baseado em fatos reais: imaginário, tempo e narrativa na aprendizagem histórica.
(Thesis) Arguer
|
Alexandre Rodrigues de Barbosa (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
2015/11 | Políticas curriculares, juventudes, aprendizagens e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses
(Thesis) Arguer
|
Lidiane Camila Lourençato (PhD)
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brazil
|
2015 | Baseado em fatos reais: imaginário, tempo e narrativa na aprendizagem histórica
(Thesis) Arguer
|
Alexandre Rodrigues de Barbosa (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
2015 | Museu da lembrança: história ensinada, narratividade e memória
(Thesis) Arguer
|
Leandro Rosseti de Almeida (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
2014/06/25 | Alunos para a História: percepções de estudantes da Universidade de Évora sobre a História e o seu ensino.
(Thesis) Arguer
|
Vítor Queiroz Prates (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | Alunos para a História - Percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
(Thesis) Main arguer
|
Vitor Queiroz Prates (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Supervisor
|
Nádia Fernandes (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 | Alunos para a História: percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
(Thesis) Main arguer
|
Vítor Queiroz Prates (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/10/14 | A Avaliação de Competências Históricas através da Interpretação da Evidência: um Estudo com Alunos do Ensino Secundário.
(Thesis) Arguer
|
Maria Helena Ângelo Veríssimo (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência: um estudo com alunos do ensino secundário
Thesis Member
|
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Conceções dos Alunos no Estudo da História e da Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico
Thesis Member
|
Maria de Fátima Gonçalves Tavares (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/05/30 | A visita de estudo virtual como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano.
(Thesis) Arguer
|
Carla Daniela Matos de Oliveira (Master)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9o ano
(Thesis) Main arguer
|
Paula Cristina Murteira Mangerico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Estórias da nossa História: um projeto de educação histórica e para o património da cidade de Vila Nova de Famalicão
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Elisa dos Santos Ferreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A visita de estudo virtual como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano
de escolaridade.
(Thesis) Main arguer
|
Carla Daniela Matos de Oliveira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 | O cinema como recurso pedagógico na aula de história
(Thesis) Main arguer
|
Henriqueta Alface (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2018 - Current | Funções enquanto membro da Associação Iberoamericana de pesquisadora da Educação Histórica - AIPEDH. | Membro ativo |
2015/07 - Current | Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica | Membro |
2005/07 - Current | History Educators International Research Network - HEIRNET | Membro |
2000 - Current | Associação de Professores de História |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2025 - Current | Funções enquanto membro da Comissão Editorial da Revista Portuguesa de Educação.
Member
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2024 - Current | Funções enquanto membro da Comissão de Doutoramento em Educação em História e Ciências Sociais.
Member
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2024 - Current | Membro da equipa de peritos externos para a avaliação externa de Escolas e Agrupamento de Escolas da Inspeção-Geral da Educação
e Ciência de Escolas e Agrupamentos.
Member
|
Direção-Geral da Educação, Portugal |
2023 - Current | Membro da equipa de revisão das Aprendizagens Essenciais da Associação de Professores de História - APH.
Member
|
Associação de Professores de História, Portugal |
2019 - Current | Funções enquanto membro do Conselho Consultivo Editorial da History Education Research Journal, publicada pela University
College London, Faculty of Education and Society.
Member
|
University College London, United Kingdom |
2012 - Current | Funções enquanto membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Member
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2024/09/25 - 2024/09/27 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXIII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Natureza,
Diversidade e os Desafios para a Cultura Histórica.
Member
|
Universidade Federal de Goiás, Brazil |
2023/10/31 - 2023/11/04 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica. XIII Seminário Internacional
Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação da Educação Histórica nos Países Ibero-americanos.
Member
|
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brazil |
2023/05/31 - 2023/06/02 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXII Congreso Internacional de Educación Histórica: pensamento histórico,
compromisso cívico y alfabetización digital.
Member
|
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Spain |
2022/07/27 - 2022/07/30 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, VI Congresso
Iberoamericano e IV Seminário Nacional de Ensino de História: “Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias:
teorias, práticas e pesquisas”
Member
|
Universidade Federal de Alagoas, Brazil |
2022/07/27 - 2022/07/30 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, VI Congresso
Iberoamericano e IV Seminário Nacional de Ensino de História: “Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias:
teorias, práticas e pesquisas”.
Member
|
Universidade Federal de Alagoas, Brazil |
2021/07/26 - 2021/07/28 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XX Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica, V Congresso
Iberoamericano:“Pensamento histórico e humanismo”.
Member
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/07/12 - 2019/07/13 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais “Educação Histórica
e Patrimonial: do Local ao Global”.
Member
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2018/11/14 - 2018/11/17 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: III Congresso Ibero-Americano de Educação Histórica e XI Seminários Internacional
de Educação Histórica: “Temas Controversos e os Desafios da Educação Histórica”.
Member
|
Universidade Federal do Paraná, Brazil LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brazil |
2016/10/11 - 2016/10/13 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XVI Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica: “Epistemologias
e ensino da História”.
Member
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2014 - 2016 | Funções enquanto membro da Comissão do Curso de Mestrado em Ensino no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
de Português e História e Geografia de Portugal, no Instituto Superior de Ciências Educativas, nos anos letivos 2014/2015
e 2015/2016.
Member
|
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2012/07/18 - 2012/07/21 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: “Consciência
Histórica e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”.
Member
|
Universidade Federal do Paraná, Brazil |
2010 - 2011 | Membro da equipa para a definição das Metas de Aprendizagem de História para o Ensino Básico, coordenada pela Professora Doutora
Isabel Barca, solicitado pela Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular – DGIC Ministério da Educação de Portugal.
Member
|
Ministério da Educação, Portugal |
2010/04 - 2010/04 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Supervisão Clínica.
Member
|
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Portugal |
2009/09 - 2009/09 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica: “Educação
Histórica e Educação Geográfica”.
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008/10/25 - 2008/10/25 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: I Seminário de Educação Histórica.
Member
|
Universidade Federal do Paraná, Brazil |
2008/08 - 2008/08 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: VIII Jornadas Internacionais de Educação Histórica: “Reflexões sobre o pensamento
dos jovens”.
Member
|
Universidade Federal do Ceará, Brazil |
2008/07 - 2008/07 | Funções enquanto membro da Comissão Científica: II Seminário de Investigação em Educação Histórica.
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - Current | Consultora especialista em educação histórica convidada para apreciar a grelha de análise Programas da disciplina de História no Ensino Primário (5ª e 6ª classe) em Angola, no âmbito do Doutoramento de Vita Gouveia Emanuel do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2021 | Coautoria, em equipa com a Doutora Glória Solé e a Doutora Cristiana Martinha, de duas unidades curriculares: Metodologia do Ensino das Ciências Sociais no Ensino Primário I e II, no âmbito do Mestrado em Metodologia de Ensino Primário (parceria Universidade do Minho e ISCE de Benguela, Angola). | Universidade do Minho, Portugal Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2015 - 2015 | Coautoria das unidades curriculares Educação, Espaço e Sociedade, Oficina de História e Geografia e Prática de Ensino Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto Superior de Ciências Educativas. | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2008 - 2010 | Funções enquanto coordenadora pedagógica do curso de Pós-graduação de Supervisão Clínica em Enfermagem, no Instituto Politécnico de Saúde do Norte – CESPU. | Instituto Politécnico de Saúde do Norte, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2019/11 - 2020/01 | Aula Oficina | Formação de Professores (Outros) | Centro de Formação Braga Sul, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/14 | Aula Aberta no Mestrado em ensino da História dinamizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada “Narrativa e consciência histórica: desafios na aula de História” | Mestrado em ensino de História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2019 | No ano letivo 2018/2019, lecionou as unidades curriculares semestrais: Didática do Estudo do Meio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo e do Mestrado em Educação Pré-Escolar; Educação e Património Histórico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo; e História, Arquivos e Museologia – Opção III, na Licenciatura em Educação Básica. | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2012 - Current | Revista de Educação Histórica - REDUH- LAPEDUH -UFPR | LAPEDUH -UFPR |
2019/08 - 2019/10 | History Education Research Journal | HEIRNET |
2019/04 - 2019/06 | Revista Historia y Espacio (2357-6448) | Departamento de Historia, Facultad de Humanidades, Universidad del Valle |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/08/14 - 2024/08/14 | Vogal-arguente externa de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Giovana Maria Carvalho Martins, «História difícil e empatia histórica nas aulas de história: Uma abordagem pelos quadrinhos “O diário de Anne Frank” e “Maus”». | Universidade Estadual de Londrina, Brazil |
2024/06/22 - 2024/06/22 | Vogal-arguente externa de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Duarte Nuno Tomé Guerreiro, “O passado em primeira mão”. O contributo testemunhal da violência da ditadura em Portugal nas narrativas dos alunos". | Universidade de Évora, Portugal |
2024/06/12 - 2024/06/12 | Vogal-arguente de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Sofia Marques, "A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal". | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/06/12 - 2024/06/12 | Vogal-arguente de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Francisco Samolé Tomás António, "Explicação Histórica Multiperspetivada acerca da Guerra Civil Angolana: Um estudo centrado em alunos e professores do Ensino Primário Angolano". | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2022/12/15 - 2022/12/15 | Vogal-arguente externa de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Rosangela Gehrke Seger, “Concepções de pessoas com Deficiência e a relação com o conhecimento: o caso da história". | Universidade Federal do Paraná, Brazil |
2022/04/27 - 2022/04/27 | Vogal-arguente externa de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Cláudia Senra Caramez, "A natureza da relação de professores de história com o AVA: consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço". | Universidade Federal do Paraná, Brazil |
2015/10/23 - 2015/10/23 | Vogal-arguente externa de júri de qualificação de Projeto de Tese de Doutoramento - Lidiane Camila Lourençato, "Políticas curriculares, juventudes, aprendizagem e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses". | Universidade Federal do Paraná, Brazil |
Distinctions
Award
1997 | Prémio de Mérito Académico
Universidade do Minho, Portugal
|
Other distinction
1997 | Merit Pryze
Universidade do Minho, Portugal
|