???global.info.a_carregar???
Mariana Valente. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação em 1999 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestrado em Educação e Desenvolvimento em 1993 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia e Licenciatura em Física em 1975 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professora Auxiliar na Universidade de Évora e investigadora do Instituto de História Contemporânea (Polo de Évora). Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Colaborou em 14 capítulos de livros e co-editou 2 livro(s). Organizou 3 eventos. Orientou 1 tese(s) de doutoramento e coorientou outra. Orientou 6 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participou como Investigadora em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais na interface entre Ciências da Educação e História e Filosofia da Ciência. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: valorização pedagógica da História e Filosofia da Ciência, Lavoisier; energy; nature; science education.; Kepler; koestler; Whitehead; Environmental Education; Sustainability; Modos de utilização de um Recurso Educacional Aberto; experiência digital; experiência fenomenológica; encontros educacionais; objeto/instrumento de ensino; redes de saber; Recurso Digital Aberto; Aula Invertida; Encontros Educativos; Meteorologia em linha; Scientific objects; Culturas Experimentais; natureza da ciência; Experiência de Oersted; flying classroom; artistic lesson; beauty of physics; delicate empiriscm.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Valente

Nomes de citação

  • Valente, Mariana de Jesus Pedreira
  • Valente, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
951F-1118-53E1
ORCID iD
0000-0002-1180-9193

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
1999
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Teoria Curricular e Ensino das Ciências
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Uma Leitura Pedagógica da Construção Histórica do Conceito de Energia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993
Concluído
Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
18 componente curricular/Muito Bom por unanimidade
1970 - 1975
Concluído
Física (Licenciatura)
Especialização em Geofísica
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
1987/09/01 - 1995/07/08 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Departamento de Física, Portugal
1985/11/04 - 1987/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1978/11/28 - 1985/04/15 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1976/06/23 - 1978/11/27 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2014 Diretora do Centro de tecnologias Educativas para o lançamento do Ensino a Distância na Universidade de Évora e pela formação de docentes Universidade de Évora, Portugal
1988 - 1994 Coordenadora do Projecto MINERVA do Polo da Universidade de Évora - Projeto Nacional que introduziu as TIC nas Escolas de todos os graus de ensino (à excepção do universitário) numa perspetiva pedagóg Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual investigadora do Instituto de História Contemporânea - pólo Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica Universidade de Évora, Portugal
2019/12 - 2020/02 co-curadoria exposição de fotografia Phenomena...sobre alterações climáticas Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
1974/03/26 - 1975/09/30 monitora Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2015 Partilha e Divulgação de Experiência com Inovação Didática no Ensino Superior
92/ID/2014
Investigador
Concluído
2009 - 2012 A investigação científica em Portugal no período entre as duas guerras mundiais e a JEN
HC/0077/2009
Investigador
Concluído
2004 - 2006 MASTER - multimedia advanced teaching
POSI 869/2.2/C/ALE.
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual UIDB/04209/2020 e UIDP/04209/2020
UIDB/04209/2020 e UIDP/042092020
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Valente, Mariana; Ilhéu, Maria (571B-4E39-AC58). "Coming to age - Experiences in (environmental) education". Trabalho apresentado em XXIII Conference of the Society for Human Ecology, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Valente, Mariana. "As cores estão na luz?". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real, 2017.
  3. Valente, Mariana. "Energia: da unificação das artes à unificação da natureza". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2009.
  4. Valente, Mariana. "A História da Ciência no Desenvolvimento do Gosto pelo Conhecimento Científico". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2005.
Artigo em revista
  1. Valente, Mariana. "Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 395-407. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407
  2. Castro, Luís; Cadima, Rita. "Da produção de um recurso digital à arte da sua utilização: contributo para a reflexão dos efeitos da era digital no ensino superior". (2016): http://cnappes.org/files/2014/03/FULLbookCNaPPES2016-1.pdf.
  3. Asociación Nacional para la Defensa del Patrimonio de los Institutos Históricos. ""Objetos que falam" - o caso da coleção histórica de objetos de Ensino da Física da ESAG". (2014): https://drive.google.com/file/d/0B34YLF1irl09UGE0QVJtTmQtemc/edit.
  4. Valente, Mariana. "DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA". Revista de Educação XVII 1 (2010): Revista da Educação,-DA “RESPIRAÇÃO DOS A. http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVII_1/Artigo6_MarianaValente_Form.pdf.
    Publicado
  5. Valente, M.. "Natureza e educação científica: a insustentabilidade da ausência dos sentires.". Educação - Temas e Problemas (2007):
  6. Valente, Mariana; Krom, Marjoke; Janeira, Ana luísa; Novais, M.H.. "O natural e o cultural - entre os saberes e os fazeres". 14/15 (2006): 134-143.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ilhéu, Maria (571B-4E39-AC58); Valente, Mariana de Jesus Pedreira. "O "Empirismo Delicado" e o "Romance" na educação para a sustentabilidade". In Ensaiar Arte e Ciência para religar natureza e cultura, 58-69. Porto, Portugal: Teatro do Frio, 2019.
    Publicado
  2. Valente, Mariana. "“The Most Artistic Lesson I Ever Heard” – A Contribution to the Reflection on a Comment Made by William James Regarding a Lesson by Ernst Mach". In Ernst Mach – Life, Work, Influence, editado por Friedrich Stadler, 537-549. Viena, Áustria: Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-04378-0_38
  3. Nielson, Allison; da Silva, José Eduardo. "Delicate empiricism and romance in education for sustainability". ER#2 Pesquisa, Experimentação, Reflexão. Porto: Teatro do Frio, 2019.
    Publicado
  4. Gomes Ferreira, José. "A produção de um dispositivo técnico-pedagógico em linha contributo para o enriquecimento dos modos de aprender". Ministério da Educação e Ciência, 2015.
  5. Valente, Mariana; Rosado, Fernando; Costa, Célia. ""Modos de Vida" dos instrumentos históricos de Ensino da Física". In Culturas Experimentais - Teorias, Coisas e Experiências, editado por Mariana Valente; Jorge Rivera, 187-201. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2014.
    Publicado
  6. Valente, Mariana; Rivera, Jorge. "[Culturas Experimentais] PREFÁCIO". Caleidoscópio, 2014.
  7. Valente, Mariana. "Objetos Científicos – Confluências de saberes, olhares e sentires". 42-46. Universidade de Évora, 2013.
    Publicado
  8. Valente, Mariana; Rosado, Fernando Jorge Anão. "Obectos que falam". In Colégio do Espírito Santo - Guia histórico, 56-59. Universidade de Évora, 2011.
    Publicado
  9. Valente, Mariana. "Energia, natureza e sociedade nos textos de Lavoisier". In Jornadas de Física por ocasião da jubilação do Professor Rui namorado Rosa. Universidade de évora, 2010.
  10. Valente, Mariana; Krom, Marjoke. "Arregalar os olhos - deambulações por uma paisagem-jardim.". In Jardin - Sentidos, 3-15. Apenas livros, 2010.
    Publicado
  11. Valente, Mariana; Candeias, António; Rosado, Fernando Jorge Anão. ""O Olho e a Mão" na arte de ensinar Física". In O Olho e a Mão - a arte de medir. 2008.
    Publicado
  12. Krom, Marjoke; Valente, Mariana. "Habitar o belo Natural: os "jardins" e os "sentidos" na arte e na ciência". In Jardins do Mundo - discursos e práticas, editado por José Eduardo Franco, 185-194. Gradiva, 2008.
  13. Valente, Mariana. "Cor: da natureza para as artes e as ciências". 77-88. Brasil, 2006.
    Publicado
  14. Valente, Mariana. "Didáctica das ciências: um mosaico de saberes?". 567-572. universidade de Évora, 2003.
    Publicado
  15. Valente, Mariana. "Duas visões sobre o conhecimento do mundo: a “controvérsia” entre Planck e Mach olhada pela pedagogia". 151-184. 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Valente, Mariana. Évora com Ciência - Percursos. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2019.
    Publicado
  2. Valente, Mariana. Culturas Experimentais - Teorias, Coisas e Experiências. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2014.
    Publicado • Editor
  3. Valente, Mariana. O olho e a mão - a arte de medir. Portugal. 2008.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Conde, Antónia Fialho; Galacho, Cristina; Rosado, Fernando; Figueiredo, Margarida; Valente, Mariana; Mendes, Paulo; Ferreira, Teresa. Chimica: a arte de transformar a matéria. Universidade de Évora. 2013.
Relatório
  1. Galacho, Cristina; Valente, Mariana; Filipe, Ana; Carraça, Graça. 2015. Criação, produção e divulgação online de um curso de Meteorologia. http://hdl.handle.net/10174/17076.
Tese / Dissertação
  1. Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho. "O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10174/15703.

Outros

Outra produção
  1. Meteorologia em linha. DISPOSITIVO TÉCNICO-PEDAGÓGICO: CURSO DE METEOROLOGIA EM LINHA. Designamos por curso o sistema que resulta da relação entre um conjunto de componentes, dando unidade e identidade ao mesmo, incorporados na plataforma Versal: conjunto de 30 lições em vídeo, recursos complementares, valorização e contextualização do curso, orientação e acompanhamento desenhados e previstos, interação com os utilizado. 2015. Corte-Real, João; Valente, Mariana; Galacho, Cristina. https://versal.com/c/1fzwaz/meteorologia.
  2. Kepler and 'the irreducible and obstinate facts'. 2013. Valente, Mariana.
  3. Scientific objects in the exhibition CHIMICA| the art of transforming Matter. Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Liceu de Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu Nacional d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Liceu a. 2013. Mendes, Paulo J.; Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Caldeira, Ana Teresa; Candeias, António; Conde, Antónia Fialho; Figueiredo, Margarida; Galacho, Cristina; Valente, Mariana. http://www.inart2013conference.uevora.pt/.
  4. A valorização pedagógica da experiência de Oersted. A Experiência de Oersted está na base de uma importante revolução tecnológica. Sem ela a nossa vida, hoje, seria substancialmente diferente. A Física escolar dá-lhe pouca relevância, perdendo uma boa oportunidade de, através dela, contactar com alguns passos da descoberta científica. Esta experiência histórica contém uma série de sessenta experiências, de natureza qualitativa, que nos ajudam a apr. 2012. Valente, Mariana; Caldeira, Nazaré. http://www.oei.es/seminarioctsm/C_Comunic_Resumen.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/27 Narrativas sobre a máquina a vapor - tecnologia, ciência e cultura na relação com a natureza
realização conjunta com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em cooperação com a Universidade do Por
2021/10/15 Criança e natureza – o empirismo delicado na aproximação à natureza
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/05/06 Esta Árvore! Como Viver Juntos: Colóquio de Ética Animal e Ambiental
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019 Romances com a Terra: diálogos sobre Educação 3ªEncontro Regional de Braga
Associação de Profissionais de Educadores para a Infância
2016 Valente, M. (2016). Kepler: de uma estrutura feliz a uma valorização dolorosa dos "factos obstinados e irredutíveis". Évora’s 7th Symposium on Philosophy and History of Science and Technology - “Structuralism: Roots, Plurality and Contemporary debates”. Universidade de Évora. Évora’s 7th Symposium on Philosophy and History of Science and Technology
Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (Évora)
2015 contas e contos na formação em ciências - cruzamentos entre arte e ciência XVI ENEC Ciência como cultura
ENEC (Lisboa, Portugal)
2015 Narrações do Abstracto - Física e Contemplação Vita Contemplativa
2015 Valente, M. (2015). Os átomos existem porque os podemos contar. - 6th Symposium in Philosophy and History of Science and Technology - “A priori, thought experiments and atomism”
Universidade de Évora.
2014 (2014) The Beauty of Physics in Berenice Abbott's Photographs. International Conference Philosophy of Science in the 21st Century - Challenges and Tasks. CFCUL, Lisboa: 4-6 december. International Conference Philosophy of Science in the 21st Century - Challenges and Tasks
CFCUL
2013 Narrativas da Máquina a Vapor Colóquio O Património Industrial; dos objetos ao território
Universidade de Évora
2013 Valente, M. (2013). "Conhecimento e Erro" na Educação Científica. Colóquio Internacional Culturas Experimentais II - Tentativas, Erros e Acertos. CEHFCi-Universidade de Évora: 29 e 30 de Novembro. Colóquio Internacional de culturas experimentais II
CEHFCi Universidade de Évora
2013 Histórias de objetos e do ensino da Física. . Universidade de Évora. 18 de Abril de 2013 dia Internacional dos Monumentos e Sítios - o Património da Educação
Universidade de Évora
2008 Física e Representações do mundo – polémica Planck/Mach. Seminário - Círculo de Estudos da Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro
2008 Valente, M., Candeias, A. e Krom, M. (2008). Évora – City of Science and Sustainable Technology. Some Reflections on the Goals and Development of the Project. 9th SIEF Congress. University of Ulster. Participação no painel “Exploring Europe through Science and Technology Exhibits”. 9th SIEF Congress
University of Ulster
2007 Valente, M. (2007). Arregalar os Olhos – deambulações por uma “paisagem-jardim”. Colóquio Natureza e Jardins, Biblioteca Pública de Évora. Colóquio Natureza e Jardins
Biblioteca Pública de Évora
1999 A Pedagogical Approach to the Historical Development of Energy Science as Culture – 5th International History, Philosophy and Science Teaching Conference
(Como, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - 2013 Algumas notas sobre a coleção dos objetos científicos de Física em um século de ensino no Liceu de Évora (1841-1941).
Orientador
Mestrado em Química para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Da prática de química à química prática: desenvolvimento da prática de Química no ensino português (1852-1889)
Orientador
História e Filosofia das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2008 - 2011 Física e Contemporaneidade no Ensino Secundário – Um Contributo no Âmbito da Formação de Professores.
Coorientador
Curso de doutoramento em Didáctica das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2009 Um olhar sobre o "Bau" do laboratório de Física da ESNA : Contributo para a valorização da herança do Colégio de S. Fiel
Orientador
Mestrado em Química para o Ensino (Mestrado)
2006 - 2008 As Cidades, os Castelos e a Onda: diálogos interdisciplinares em Calvino, Escher e Bohr
Coorientador
Mestrado em Criações Literárias (Mestrado)
2005 - 2007 Uma valorização educativa da actividade do 10ºano com células fotovoltaicas
Orientador
Mestrado em Física para o Ensino (Mestrado)
2004 - 2007 Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
Orientador
Mestrado em física para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2003 - 2005 Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
Orientador
Mestrado em Física para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2002 - 2004 O ensino-aprendizagem da Luz – Contributo da História das Ciências para a sua valorização
Orientador
Mestrado em Supervisão pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual 7ª Encontro Nacional de Professores de Física e de Química (2019/09/05)
Congresso (Coorganizador)
2011 - Atual 3.º Simpósio Internacional de Filosofia da Ciência, subordinado ao tema "Culturas Experimentais: Teorias, Coisas e Experiências" (2011/05/09 - 2011/05/11)
Congresso
Universidade de Évora, Portugal
2019/12/12 - 2020/02/14 Co-curadoria da exposição de fotografia Phenomena...sobre alterações climáticas (2019/12/12 - 2020/02/14)
Exposição
Universidade de Évora, Portugal
2013/11/29 - 2013/11/30 Culturas Experimentais II - tentativas, erros e acertos - Colóquio em História e Filosofia da Ciência (2013/11/29 - 2013/11/30)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2009/11/01 - 2009/12/18 Co-curadora de exposição com instrumentos de Ensino da Física do Liceu Nacional de Évora (2009/11/01 - 2009/12/18)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/09/14 - Atual XVII Encontro Nacional para a Educação em Ciências Escola Superior de Viana do Castelo
2021/07/12 - 2021/07/16 Universidade de Aveiro

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2006 - 2009 Formadora em curso de ensino experimental das ciências para os professores do 1ºciclo financiados pelo PRODEP

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual APEDUC associada

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Conferência internacional "A Voz dos Professores" Membro da comissão científica e referee de alguns textos
Membro
2016 - Atual Comissão de programa dos congressos CNaPPES (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Membro
2014 - Atual Comissão de doutoramento em História e Filosofia da Ciência
Membro
Universidade de Évora, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 louvor pelo trabalho desenvolvido no lançamento e na promoção do ensino a distãncia na Universidade de Évora
Universidade de Évora, Portugal