???global.info.a_carregar???
Daniel Tércio Ramos Guimarães (Daniel Tércio) holds a BA in Philosophy and another in Fine Arts, a MA in Art History and a PhD in Human Motricity, Dance. He is Associated Professor at the University of Lisbon, Faculdade de Motricidade Humana and researcher at INET-md, Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança. As member of the board of directors, he coordinates the branch of INET-md at Faculdade de Motricidade Humana, leading the group on Dance Studies. He published more than 20 articles in specialized journals, such as Performance Research (UK) and Repertório (Brazil). He authored several book chapters, some of which in volumes published by prestigious publishing houses such as Peter Lang and SAGE. As principal Investigator he coordinated one project - technologically expanded dance - and he presently coordinates two projects: "Terpsicore", an archive on dance and performing arts, and the FCT funded project "Technologically Expanded Performance", this one in partnership with Brazilian Universidade Federal do Ceará. He also led two exchange projects with French Universities. He is author of two science fiction novels and several short stories issued by Portuguese and Brazilian publishers. As a critic, his dance reviews appear regularly in the Portuguese press since 2004. In his Ciência Vitae CV the most frequent keywords are: methodology, politics, technology, music, ethnography, masks, performance, choreography, treatises, education, iconography, body, criticism, drawing, agency, and dramaturgy. Currently, his interests range from aesthetics and dance history, to cultural studies, iconography, digital technologies, and urban studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniel Tércio Ramos Guimarães

Nomes de citação

  • Tércio, Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
9217-462F-3A76
ORCID iD
0000-0003-2632-1630

Websites

  • http://tercius.wordpress.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1991 - 1997
Concluído
Motricidade Humana - Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"História da Dança em Portugal: dos 'Pátios das Comédias' à fundação do Teatro São Carlos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado
1989 - 1992
Concluído
Mestrado em História da Arte (parte curricular) (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1990
Concluído
Provas de aptidão pedagógica e capacidade cientifica (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"História da dança em Portugal no período do Antigo Regime" (TESE/DISSERTAÇÃO)
muito bom
1983
Concluído
Artes Plásticas na especialidade de Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"(não se aplica)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
1976
Concluído
Filosofia (Bacharelato)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"(não se aplica)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2000/10/27 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1998/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário)
Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança, Portugal

Cargos e Funções

2008/01 - Atual Vogal do Conselho Directivo do INET-MD
Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança, Portugal
2016/05 - 2018/09 Presid. Dep. de Educ, Ciências Sociais e Humanidad
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005/07 - 2007/07 Vice-Presidente do Conselho Científico da FMH
Universidade de Lisboa, Portugal
2001/07 - 2003/09 Presidente da Unidade Científico-Pedagógica de Dança na Faculdade de Motricidade Humana
Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010 - Atual TERPSICORE - dance and Performative Arts Database. Archival development project with several partnerships with dance structures
UID/EAT/00472/2013
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
2018 - 2021 Technologically Expanded Performance (TEPe)
PTDC/ART-PER/31263/2017
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013 - 2015 Practice-based Research: the states of the body and the body as archive
Pessoa Project 441.00
Investigador responsável
2010 - 2013 Études en Danse Européennes in Progress: Methodologies et Interdisciplinarités.
Pessoa Project 227433D
Investigador responsável
2005 - 2007/12 Technologically Expanded Dance
Provided by PTCRIS: 61564
POCI/EAT/61564/2004
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tércio, Daniel. 2015. "O desenho enquanto exercício performativo". In Arte e Desenvolvimento Humano. 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART. 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Aveiro, Portugal, 483-485. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.
    Publicado
  2. Tércio, Daniel. 2009. "“Floating Depictions. ‘Sociologists’ and ‘caricaturists’ from the Ria de Aveiro”". In Sharing Cultures 2009.: Sharing Cultures. International Conference on Intangible Heritage, Pico Island, Azores, Portugal, 285-292. Barcelos, Portugal: Green Lines Institute.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel. 2008. "“Performative Bodies and Fragmented Space”". In Monitoring Scenography 2: Space and Truth / Raum und Warheit: Monitoring Scenography 2: Space and Truth / Raum und Warheit, Zurich, Suiça. Zurich, Suiça: Zurich University of the Arts.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. 2008. "“From Escape Points to the Vertigo Points”". In ARTECH2008. Proceedings of the 4th International Conference on Digital Arts: ARTECH2008, Porto, Portugal, 55-60. Portugal: Universidade Católica.
    Publicado
  5. Tércio, Daniel. 2006. "“Victory or defeat? Moreschi dances in the History of Portugal”". In Masks, masques and masquerades: a living tradition: Masks, masques and masquerades: a living tradition, London, Reino Unido. London, Reino Unido.
    Publicado
  6. Tércio, Daniel. 2002. "“Bewegungschöre e Kunstfigure: Laban e Schlemmer na Sociedade Alemã dos anos 20 e 30”". In Encontro Laban 2002: Encontro Laban 2002, Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro, Brasil.
    Publicado
  7. Tércio, Daniel. 1999. "“A Fundamentação Enigmática do Poder: Interpretação de Dois Textos-visuais da 1ª Metade do Século XVIII”". In Encontro sobre o Enigma: Encontro sobre o Enigma, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas da Fronteira e Alorna.
    Publicado
  8. Tércio, Daniel. 1999. "“Dance Theatre in Portugal in the Time of Marquis de Pombal”". In ance Theatre: an International Investigation. Proceedings: Dance Theatre: an International Investigation, Manchester, Reino Unido. Manchester, Reino Unido: Manchester Metropolitan University.
    Publicado
  9. Tércio, Daniel. 1998. "“Morescha and Mattaccino in Portugal”". In Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança / The Meeting of Cultures in Dance History: Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: edições FMH.
    Publicado
  10. Tércio, Daniel; Araújo, Renata. 1995. "“Relação de Vários Prodígios, Monstros, Feras e Outras Bizarrias do século XVIII”". In Conferência sobre Metamorfose: Conferência sobre Metamorfose, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
    Publicado
  11. Tércio, Daniel. 1994. "“A Geometrização dos Gestos no Espaço Barroco Português”". In Encontro "Dos Alvores do Barroco à Agonia do Rococó": Dos Alvores do Barroco à Agonia do Rococó, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
    Publicado
  12. Tércio, Daniel. 1992. "“Lisboas Alternativas”". In Encontro Sobre Mundos Alternativos na Literatura: Encontro Sobre Mundos Alternativos na Literatura, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
    Publicado
  13. Tércio, Daniel. 1992. "“A Dança e a Cortesia na Azulejaria Portuguesa do século XVIII”". In Actas da Conferência Internacional “Dança: cursos e discursos”: Dança: Cursos e Discursos, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: edições FMH.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Tércio, Daniel. 2009. "AS ALTAS VOLTAGENS DE VANDEKEYBUS". Público, 2009/05/03: 00-00.
  2. Tércio, Daniel. 2005. "Rever o Património". Expresso, 2005/12/23: 28-28.
  3. Tércio, Daniel. 2005. "Dançar sobre as Ruínas". Expresso, 2005/10/22: 18-20.
  4. Tércio, Daniel. 2005. "Cravos". Expresso, 2005/10/07: 37-37.
  5. Tércio, Daniel. 2005. "Concerto Coreográfico". Expresso, 2005/10/07: 36-36.
  6. Tércio, Daniel. 2005. "Pensar a Dança em Português". Expresso, 2005/10/01: 37-37.
  7. Tércio, Daniel. 2005. "A Fórmula Pina Bausch". Expresso, 2005/09/24: 00-00.
  8. Tércio, Daniel. 2005. "Acerca da “Danztheater”". Expresso, 2005/09/24: 00-00.
  9. Tércio, Daniel. 2005. "Da Ecologia do Baile". Expresso, 2005/08/13: 00-00.
  10. Tércio, Daniel. 2005. "Paisagens Coreográficas". Expresso, 2005/07/16: 30-30.
  11. Tércio, Daniel. 2005. "O Fundo de uma Politica". Expresso, 2005/07/16: 00-00.
  12. Tércio, Daniel. 2005. "Dança Literal". Expresso, 2005/07/09: 00-00.
  13. Tércio, Daniel. 2005. "Invasões Literárias". Expresso, 2005/07/09: 00-00.
  14. Tércio, Daniel. 2005. "Corpos (in)vulgares". Expresso, 2005/07/02: 00-00.
  15. Tércio, Daniel. 2005. "Sob Pele Contemporânea". Expresso, 2005/06/25: 00-00.
  16. Tércio, Daniel. 2005. "Excesso de Movimentos". Expresso, 2005/06/25: 00-00.
  17. Tércio, Daniel. 2005. "Monólogo do Corpo". Expresso, 2005/06/18: 00-00.
  18. Tércio, Daniel. 2005. "Dança Familiar". Expresso, 2005/06/10: 00-00.
  19. Tércio, Daniel. 2005. "Dos Ângulos dos Corpos". Expresso, 2005/05/28: 00-00.
  20. Tércio, Daniel. 2005. "Do Aparecimento à Aparição". Expresso, 2005/05/21: 00-00.
  21. Tércio, Daniel. 2005. "A Película e o Corpo". Expresso, 2005/04/30: 50-50.
  22. Tércio, Daniel. 2005. "As Cartas de Noverre". Expresso, 2005/04/23: 53-53.
  23. Tércio, Daniel. 2005. "Vestido de “Kitsch”". Expresso, 2005/04/16: 43-43.
  24. Tércio, Daniel. 2005. "Diferentes Densidades". Expresso, 2005/03/25: 00-00.
  25. Tércio, Daniel. 2005. "Da Cadência do Tempo". Expresso, 2005/03/19: 00-00.
  26. Tércio, Daniel. 2005. "Sem Coreografia". Público, 2005/02/16: 00-00.
  27. Tércio, Daniel. 2005. "SEM EXALTAÇÕES". Público, 2005/01/08: 00-00.
  28. Tércio, Daniel. 2004. "PLATAFORMAS FLUTUANTES". Público, 2004/11/17: 00-00.
  29. Tércio, Daniel. 2004. "MUNDOS PRÓXIMOS E DISTANTES". Público, 2004/11/12: 00-00.
  30. Tércio, Daniel. 2004. "JARDINS PROJECTADOS". Público, 2004/11/09: 00-00.
  31. Tércio, Daniel. 2004. "ESPAÇOS DE SUSPENSÃO DO CORPO". Público, 2004/10/29: 00-00.
  32. Tércio, Daniel. 2004. "DISCIPLINAS EM COLISÃO". Público, 2004/10/20: 00-00.
  33. Tércio, Daniel. 2004. "INDISCIPLINAS DO TEMPO". Público, 2004/10/06: 00-00.
  34. Tércio, Daniel. 2004. "SOBRE UM TAPETE DE TERRA E DE FLORES". Público, 2004/09/20: 00-00.
  35. Tércio, Daniel. 2004. "AS CAMADAS DE UMA MEMÓRIA SINGULAR". Público, 2004/07/26: 00-00.
  36. Tércio, Daniel. 2004. "ANJOS DE PENAS NEGRAS". Público, 2004/06/21: 00-00.
  37. Tércio, Daniel. 2004. "UM BOSQUE DE ENGANOS". Público, 2004/06/07: 00-00.
  38. Tércio, Daniel. 2004. "DANÇAR A PULSAÇÃO DO TEMPO". Público, 2004/06/05: 00-00.
  39. Tércio, Daniel. 2004. "DANÇAR NO FIO DA NAVALHA". Público, 2004/05/31: 00-00.
  40. Tércio, Daniel. 2004. "O DILEMA DO GATO DE SCHRÖDINGER". Público, 2004/05/16: 00-00.
  41. Tércio, Daniel. 2004. "CORPOS ESCULPIDOS EM ÁFRICA". Público, 2004/04/18: 00-00.
  42. Tércio, Daniel. 2004. "SENTIMENTOS ÍNTIMOS E LUMINOSOS". Público, 2004/03/29: 00-00.
  43. Tércio, Daniel. 2004. "HABITAR O ESPAÇO COM TIAGO GUEDES". Público, 2004/03/21: 00-00.
  44. Tércio, Daniel. 2004. "BOXEURS, CLICHÉS E VIAGENS DE SONHO". Público, 2004/03/19: 00-00.
  45. Tércio, Daniel. 2004. "A ÁRVORE INVERTIDA DE FRANCESCA LATTUADA". Público, 2004/03/14: 00-00.
  46. Tércio, Daniel. 2004. "A HISTÓRIA DA DANÇA COMO MATERIAL COREOGRÁFICO". Público, 2004/02/22: 00-00.
  47. Tércio, Daniel. 2004. "DO GÉNERO DAS PARTÍCULAS". Público, 2004/01/23: 00-00.
  48. Tércio, Daniel. 2004. "DANÇAR NA NAVE-MUND0". Público, 2004/01/08: 00-00.
Artigo em revista
  1. Tércio, Daniel. 2017. "Arquivar performances ou os paradoxos do corpo-arquivo". REPERTÓRIO (28). https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25001.
    Acesso aberto
  2. Tércio, Daniel. 2012. "Ligações, trilhos e cruzamentos entre Portugal e Brasil nos universos da dança". Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas (21): 26-37.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel. 2010. "Martyrium as Performance". Performance Research 15 (1): 90-99. http://dx.doi.org/10.1080/13528165.2010.485768.
    10.1080/13528165.2010.485768
  4. Tércio, Daniel; Tércio, Daniel. 2009. ""Mascarados e comportamentos de transgressão nas celebrações de Inverno em Portugal"". KARPA. Dissident Theatricalities, Visual Arts and Culture 2 (2): 0-6. http://www.calstatela.edu/misc/karpa//Karpa2.2/Site%20Folder/danieltercio.html.
    Publicado
  5. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2008. "“Das Técnicas Ilusionísticas à Tecnologia do Abismo”". Sinais de Cena (10): 28-31. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=10.
    Publicado
  6. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2008. "“Seis anotações sobre a Escrita e a Dança”". Textos e Pretextos — Coreo-grafias. Literatura e Dança (11): 93-96. http://www.comparatistas.edu.pt/publicacoes/textos-e-pretextos/coreo-grafias.literatura-e-danca.html.
    Publicado
  7. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2008. "“Devoção, Fartura e Transgressões na Festa de São Gonçalinho em Aveiro”". etno-folk. Revista Galega de Etnomusicoloxía (12): 69-85.
    Publicado
  8. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2006. "“Crítica de dança: uma crítica em processo”". Sinais de Cena (6): 23-27. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=6.
    Publicado
  9. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2005. "“Acerca da formação e-learning”". Ensino Superior. Revista do SNESup (15): 10-14. http://www.snesup.pt/htmls/EEZyZFuZlkprWVgabs.shtml.
    Publicado
  10. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2005. "“(Des)centralidades: Considerações sobre a Novíssima Dança Portuguesa”". Sinais de Cena (4): 21-25. http://www.apcteatro.org/output/index.asp?o=7&ol=4.
    Publicado
  11. Guimarães, Daniel Tércio Ramos; Pereira, Miguel. 2004. "“Fragmento de uma Conversa sem Regras (projecto mapas)”". Artinsite. Arte vs Local (1): 132-143.
    Publicado
  12. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2004. "“Clio e Terpsicore: para uma teoria de cruzamentos entre a História e a Dança”". Estudos de Dança (7/8): 219-227.
    Publicado
  13. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1996. "“Dança em azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII: um grupo de fontes iconográficas para História da Dança”". Cairon, Revista de Ciencias de la Danza (2): 71-83.
    Publicado
  14. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1996. "“Ape dances and popular dances on Portuguese figurative tile panels from the seventeenth and eighteenth centuries”". Imago Musicae. International Yearbook of Musical Iconography 13 (1): 131-144.
    Publicado
  15. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1995. "“Em memória: os Ballets Russes de Diaghilev em Lisboa”". Estudos de Dança (4): 19-31.
    Publicado
  16. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1994. "“As três memórias da dança”". Estudos de Dança (2): 7-16.
    Publicado
  17. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1994. "“Ler Cunningham”". Estudos de Dança (3): 13-16.
    Publicado
  18. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1994. "“Dança nos espectáculos promovidos pela Companhia de Jesus na cidade de Lisboa”". Forum Dança 4 (3/4): 51-57.
    Publicado
  19. Guimarães, Daniel Tércio Ramos; Ferreira, Ana Cruz. 1994. "“O Ballet Gulbenkian sob a Direcção Artística de Jorge Salavisa”". Estudos de Dança (3): 39-50.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Tércio, Daniel. 2009. "“Notas sobre a Judson Dance Group”". OBSCENA. Revista de Artes Performativas, 2009/07/20: 62-63. http://revistaobscena.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=11&lang=pt.
  2. Tércio, Daniel. 2009. "Recensão crítica da obra "Feelings are facts: A life", de Yvonne Rainer". OBSCENA. Revista de Artes Performativas, 2009/07/20: 128-129. http://revistaobscena.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18&Itemid=16&lang=pt.
  3. Tércio, Daniel. 2009. ""Da Globalização à Descentralização"". pontes vírgulas, 2009/06/20: 4-4.
Capítulo de livro
  1. Tércio, Daniel. 2017. "The Body in Descent: Catastrophes, feelings and choreographies in the Portuguese landscape". In Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, 137-160. Reino Unido: Peter Lang UK.
    Publicado • 10.3726/b11641
  2. Tércio, Daniel. 2015. "Did Sleeping Beauty have Dreams ?". In Dreams, phantasms and Memories, 321-327. Gdansk, Polónia: Gdansk University Press.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel. 2014. "Como (des)construir o corpo-arquivo?". In As Artes na Educação, 125-128. Chaves, Portugal: Intervenção.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. 2014. "Relíquias, relicários e ressurreição: pistas para a performance contemporânea". In Discursos do corpo na arte, 49-68. Santa Maria, Brasil: ufsm.
    Publicado
  5. Tércio, Daniel. 2014. "Contemporary Portuguese Dance and its Audiences". 201-216. Paris: Les Solitaires Intempestifs.
    Publicado
  6. Tércio, Daniel. 2013. "Da possibilidade da representação da viagem nas artes performativas". In O Imaginário das Viagens, 234-244. Braga, Portugal: Humus.
    Publicado
  7. Tércio, Daniel. 2013. "La Danse Contemporaine Portugaise et ses Publics". In Le Théâtre et ses publics. La création partagée, 209-225. Paris, França: Les Solitaires Intempestifs éditions.
    Publicado
  8. Tércio, Daniel. 2011. "A mecanização na preparação corporal em Laban e Schlemmer". In O corpo em cena. Brasil.
  9. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2009. "Dança e Tecnologia: Cruzamentos com Sotaque Português / Dance and Technology with Portuguese Accent at the Crossroads". In TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance, 209-215. Lisboa, Portugal: FMH edições.
    Publicado
  10. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2009. "A Criatura de Frankenstein, a Marioneta e o Ciborgue: Elementos para uma Análise Crítica dos Procedimentos MOCAP” / Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of MOCAP Procedures". In TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance, 61-72. Lisboa, Portugal: edições FMH.
    Publicado
  11. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2007. "Objectos inteligentes e corpos velozes / Intelligent objects and swift bodies". In Arquitecturas em Palco / Architectures on Stage, 43-58. Lisboa, Portugal: Instituto das Artes / Livr. Almedina.
    Publicado
  12. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2007. "Educação estética ou educação artística?". In Dança em Contextos Educativos, 23-32. Lisboa, Portugal: edições FMH.
    Publicado
  13. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2006. "Lançar o futuro (dança e desfolclorização)". In Contra Danças não há argumentos, 47-53. Lisboa, Portugal: PédeXumbo.
    Publicado
  14. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2006. "Para uma teoria do frémito". In Encontro de Saberes. Três gerações de bolseiros da Gulbenkian, 95-105. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian.
    Publicado
  15. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2005. "Da Autenticidade do Corpo na Dança". In O Corpo que (des)conhecemos, 49-63. Lisboa, Portugal: FMH edições.
    Publicado
  16. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1991. "Portugal". In A Dança e o Bailado. Guia Histórico; das origens a Béjart, 215-222. Lisboa, Portugal: Caminho.
    Publicado
Edição de livro
  1. Tércio, Daniel. 2010. Dançar para a República. Portugal.
  2. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2009. TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance. Lisboa, Portugal: edições FMH.
  3. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2004. A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa, Portugal: edições FMH.
  4. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1999. Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança / The Meeting of Cultures in Dance History. Lisboa, Portugal: edições FMH.
Entrada de enciclopédia
  1. Tércio, Daniel. 2019. "Technology". In The SAGE International Encyclopedia of Music and Culture. SAGE Publications, Inc.. http://dx.doi.org/10.4135/9781483317731.n719.
    10.4135/9781483317731.n719
Livro
  1. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1999. Dança e Azulejaria no teatro do Mundo. Lisboa, Portugal: editorial Inapa.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Tércio, Daniel. 2013. "A Thousand Machines". The European Legacy 18 (3): 391-392. http://dx.doi.org/10.1080/10848770.2013.773507.
    Publicado • 10.1080/10848770.2013.773507
  2. Tércio, Daniel. 2012. "Performing Femininity: Dance and Literature in German Modernism. By Alexandra Kolb". The European Legacy 17 (4): 564-566. http://dx.doi.org/10.1080/10848770.2012.686771.
    10.1080/10848770.2012.686771
  3. Tércio, Daniel. 2010. "Negative Horizon: an Essay in Dromoscopy". European Legacy – towards new paradigms 15 (7): 946-947.
    Publicado
  4. Tércio, Daniel. 2010. "National Theatres in a Changing Europe". European Legacy – towards new paradigms 15 (2): 278-270.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Tércio, Daniel. 2009. Introdução / Introduction. Introdução, Editorial.
  2. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2005. Docência na Universidade Nacional Timor Lorosa'e.
  3. Tércio, Daniel. 2004. “A Dança no Sistema Educativo Nacional. Razões para um Encontro Nacional”. Introdução, Editorial.
  4. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 2000. Acção de cooperação docente do Estado Português com Timor Leste.
  5. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1998. Pedra de Lúcifer.
  6. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1993. O Demónio de Maxwell.
  7. Guimarães, Daniel Tércio Ramos. 1984. A Vocação do Círculo.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2005/04 - Atual História da Dança Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Estética e Filosofia da Arte Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Dança e Tecnologias Multimédia Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Movimento e Expressão plástica Licenciatura em Dança na FMH / UTL (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual História da Arte Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Estética Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Dança e Novas Tecnologias Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005/04 - Atual Trabalho de Projecto Mestrado em Performance Artística - Dança (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1984 - Atual Sociedade Portuguesa de Autores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/12 - 2009/05 Membro efectivo da Assembleia Estatutária da Faculdade de Motricidade Humana
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2008 Programa de Apoio Complementar na Área da Edição - 2007