???global.info.a_carregar???
É professor de Física na carreira EBTT no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo. Atualmente está em doutoramento no Instituto de Educação pela Universidade de Lisboa na especialidade Didática das Ciências, possui Mestrado em Ensino de Ciências - Física (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Licenciatura em Física (2006) pelo Centro Universitário de Caratinga. Tem experiência na área de Ensino de Física, Políticas Educacionais ligadas ao Ensino de Física, Avaliação de exames de Larga Escala e Olimpíadas Brasileiras de Física, Percepção e Análise dos Aspectos da Cognição mobilizados pelos Estudantes na resolução de tarefas de Física, Práticas Educativas com abordagem STEM, Formação de Professores em Práticas STEM, Percepção das Progressões das Aprendizagens (Learning Progressions) nos conteúdos de Física.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Paulo de Castro Costa
Data de nascimento
1986/02/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Costa, João Paulo
  • Costa, João Paulo de Castro

Identificadores de autor

Ciência ID
911F-BD5D-22C7
ORCID iD
0000-0002-6861-5613

Endereços de correio eletrónico

  • joaopaulo@cefetmg.br (Profissional)
  • joaopaulo.fisico@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/16 - 2022/09/15
Em curso
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011/01/10 - 2013/06/13
Concluído
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (Master)
Especialização em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
"As questões do ENADE para a Licenciatura em Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre
2004/02/01 - 2006/12/15
Concluído
Licenciatura em Física (Graduado)
Centro Universitário de Caratinga, Brasil
"Elementos de Motivação para o Ensino de Física." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Licenciado em Física
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/05 - Atual Professor de Física Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/15 - 2023/12/15 Projeto 3C4Life
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/09 - 2021/02 Projeto Let´s GoSTEM Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Os conteúdos e os tipos de itens avaliados nas Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas nas edições entre 2014 a 2018". Trabalho apresentado em 2ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, Timóteo, 2019.
    Publicado
  2. Costa, João Paulo de Castro; Martins, Maria Inês. "Evolução da complexidade do ENADE para a Licenciatura em Física: edições de 2005 a 2017". Trabalho apresentado em XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Campos do Jordão, 2018.
    Publicado
  3. "O ENADE 2014 para a Licenciatura em Física: identificação de fragilidades curriculares a partir do Relatório de Curso". Trabalho apresentado em XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Natal, 2016.
    Publicado
  4. "O ENADE na perspectiva de professores de Física". Trabalho apresentado em XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Uberlândia, 2015.
    Publicado
  5. "Matriz de Referência para a Licenciatura em Física: atualização de dados do ENADE 2014". Trabalho apresentado em X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Águas de Lindóia, 2015.
    Publicado
  6. "Uma proposta de matriz de referência para o ENADE da Licenciatura em Física". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Maresias, 2014.
    Publicado
  7. "O despertar da motivação, para o profissional da educação, em operações nas aulas práticas de física". Trabalho apresentado em XL IGIP International Symposium on Engineering Education, Santos, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. João Paulo de Castro Costa; Silvânia Aparecida de Freitas Souza; Amanda Késsila de Matos Santos; Ana Maria Silva Souza. "Categorization of the texts present in the Physics textbooks of the PNLEM 2018, adopted at CEFET-MG: connections with the history of Physics". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA (2024): http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n2-017.
    10.55905/oelv22n2-017
  2. Maria Ines Martins; João Paulo de Castro Costa. "METHODOLOGY FOR IDENTIFYING CURRICULAR WEAKNESSES FROM ENADE COURSE REPORT: PERFORMANCE OF A PHYSICS DEGREE IN ENADE 2021". Journal of Engineering Research (2024): http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.558442430011.
    10.22533/at.ed.558442430011
  3. João Paulo Costa; Mónica Baptista; Teresa Conceição; Paulo Maurício. "Construct map development for the propagation of sound in the air". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13510.
    10.29333/ejmste/13510
  4. Costa, João Paulo de Castro; Isenmann, Sofia Lopes; Morais, Lara Melanie Bastos. "Conhecimentos mobilizados nos itens objetivos da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física na óptica da Taxonomia de Bloom Revisada". Latin American Journal of Science Education 6 (2019): 1-10.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Costa, João Paulo de Castro; Morais, Lara Melanie Bastos; Isenmann, Sofia Lopes. "Os conteúdos e os tipos de itens avaliados nas Olimpíadas Brasileiras de Física: Edições entre 2014 e 2018". Latin American Journal of Science Education 6 (2019): 1-13.
    Publicado
  6. João Paulo De Castro Costa; Maria Inês Martins. "Análise da complexidade de itens do ENADE à luz da Taxonomia de Bloom Revisada: contributos ao ensino de Física". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 34 3 (2017): 697-724. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p697.
    10.5007/2175-7941.2017v34n3p697
  7. Costa, João. "O ENADE para a licenciatura em física: uma proposta de Matriz de Referência". Revista Brasileira de Ensino de Física (2014): http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172014000300012.
    10.1590/s1806-11172014000300012
Capítulo de livro
  1. Marica Liotino; João ``Paulo de Castro Costa; Daniela Bicalho; Lívia Cruz. "Digital Competece Development in Higher Education - Political Infuence and Student Experience in Portugal and Italy". In Global Perspectives on Participation, Sustainability and Digitalisation, editado por Lisa Breitschwerdt; Jörg Schwarz; Sabine Schmidt-Lauff. Alemanha: wbv Publikation, 2023.
    10.3278/9783763971336
  2. Costa, João Paulo de Castro; Rodrigues, Aline. "Desafio: Exatas ou Humanas?". In #Adolescente de quase tudo um pouco. Cachoeira Paulista, Brasil: Editora Canção Nova, 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "Categorização dos textos presentes nos livros didáticos de Física aprovados no PNLEM 2018 e adotados no CEFET-MG: Conexões com a história da Física.". Trabalho apresentado em XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, online, 2021.
    Publicado
  2. "Primeira Fase da Olimpíada Brasileira de Física 2019: Análise dos itens e dos conhecimentos mobilizados na prova, na ótica da Taxonomia de Bloom Revisada". Trabalho apresentado em XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, online, 2021.
    Publicado
  3. "Contributos da Educação STEM para as Progressões das Aprendizagens dos alunos sobre o Som". Trabalho apresentado em XI Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2021.
    Publicado
  4. "Os conteúdos e os tipos de itens avaliados nas Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas nas edições entre 2014 a 2018". Trabalho apresentado em 2ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, Timóteo, 2019.
    Publicado
  5. "ENADE items analysis for a degree in Teaching Physics based on the Bloom Taxonomy Revised". Trabalho apresentado em II World Conference on Physics Education, São Paulo, 2016.
    Publicado