???global.info.a_carregar???
Susana is coordinating professor at the Higher Institute of Accounting and Administration, University of Aveiro, where she has been teaching Services Marketing, Strategic Management, Marketing for Tourism and Sustainability & Social Responsibility. She received her PhD in Marketing from the University of Stirling, Scotland, in 2008 and her research work is focused on the transference of relationship marketing to social marketing multifaceted and complex programs. Further research interests include marketing education and, in particular, marketing curricula design, consumption dynamics during recessions, the intersection of business and social value creation, social change frameworks and sustainability.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Vasconcelos Marques

Nomes de citação

  • Marques, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
8C1B-D4FF-69B4
ORCID iD
0000-0003-4354-0659
Researcher Id
AAD-3588-2022
Scopus Author Id
57216073611

Endereços de correio eletrónico

  • susana.vasconcelos@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Rua Associação Humanitária dos Bombeiros de Aveiro, 3811-902, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2003/10/30 - 2008/07/29
Concluído
PhD Marketing (Doctor of Philosophy)
Universidade de Stirling (Scotland -UK), Reino Unido
"“Creating Value through Relationships: a Critical Contribution from Social Marketing”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002/10/30 - 2003/09/30
Concluído
Postgraduate Diploma in Research Methodology in Business and Management (Postgraduate Certificate)
Universidade de Strathclyde (Escócia-UK), Reino Unido
1996/09 - 1999/09
Concluído
Master in Management - specialization in Marketing (Mestrado)
Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão, Portugal
Muito Bom
1987/09 - 1991/07
Concluído
International Relations - Cultural and Political (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/08 - 2023/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014/09 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2009/09 - 2014/07 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2008/09 - 2009/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
1997/09 - 2002/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Member of CAe - Doctoral Programme in Tourism Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - Atual Director of the Master in Digital Marketing and Communication Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - Atual Member of the Council for the Quality and Evaluation of the Teaching System Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - Atual Member of the School Council Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 - 2018 PEP - Self -assessment of 1st cycle degree in Marketing (Agency for Evaluation and Accreditation of Higher Education) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2018 Director of the 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - 2018 Member of the Council for the Quality and Evaluation of the Teaching System Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2010 - 2014 Member of the Technical and Scientific Council ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2019 Refining Higher Education Apprenticeships with Enterprises in Europe ¿ ApprEnt¿ (Erasmus+, 585163-EPP-1-2017-1-BE-EPPKA3-VET-APPREN)
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2003 - 2006 Blueprint Drugs Education
-
Investigador
University of Strathclyde, Reino Unido
Home Office
Concluído
1995 - 1996 Projeto Pronorte - O Comércio de Braga face à Proximidade Geográfica das cidades de Porto e Vigo
-
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Susana; Estima, Ana. "A Project Management, Communication, and Language Contribution to Enhancing Higher Education Internships". Trabalho apresentado em ProjMAN - International Conference on Project MANagement, Porto, 2023.
  2. Simões, S; Pais, A.; Cunha, V.; Marques, Susana. "AUTENTICIDADE, PAISAGENS ALIMENTARES E MARCA DOS DESTINOS: UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO DO TURISMO GASTRONÓMICO". Trabalho apresentado em Conference on Diversity and Sustainability - Opportunities and Threats DSOTT23, 2023.
  3. Susana Marques; Ana Estima. "MARKETING FOR HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: UNLEASHING THE POWER OF PART-TIME MARKETERS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1055
  4. Susana Marques; Ana Estima. "STUDENTS OVER23 IN MARKETING EDUCATION: AN EMPATHY MAPPING APPROACH". 2022.
    10.21125/inted.2022.1644
  5. Soares, B.; Rodrigues, V.; Catarino, M.; Caramalho, M.; Marques, S.. "As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços: um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2022.
  6. Correia, V.; Marques, Susana. "O papel da comunicação no ponto de venda e dos eventos para a retail brand experience - o caso da FNAC". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2022.
  7. Ana Estima; Susana Marques; Joaquim Marques. "THEATER-BASED LEARNING IN SALES EDUCATION: A LAB OF EMOTIONS AND SELF-DISCOVERY". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0517
  8. Ana Estima; Susana Marques. "EXAMINING THE EVOLUTION OF MARKETING CURRICULA IN PORTUGAL – A LONGITUDINAL STUDY". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0516
  9. Susana Marques; Ana Estima. "MARKETING INTERNSHIPS IN TIMES OF PANDEMICS - THE EMPLOYERS PERSPECTIVE". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0519
  10. Ana Estima; Susana Marques. "REDESIGNING MARKETING CURRICULUM: THE ART OF MAKING CHOICES". 2021.
    10.21125/inted.2021.0870
  11. Lira, D.; Ferreira, S.; Marques, Susana. "Marketing de Recrutamento, Felicidade e Propósito na Indústria High-Tech: o caso da Critical TechWorks". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2021.
    Publicado
  12. Souza, V.; Marques, S.; Veríssimo, M.; Costa, C.. "Gamification as a research strategy to promote sustainable urban tourism". 2020.
    10.34190/ERM.20.132
  13. Rocha, M.; Marques, Susana. "Internacionalização de PME: o papel da diversidade, da distância e da inteligência cultural.". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2020.
  14. Mendes,A.; Marques, Susana. "Peculiaridades do Health Care Marketing: uma abordagem teórica focada no Marketing Interno e na Gestão das Pessoas". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2020.
  15. Figueiredo, I.; Marques, Susana. "Auditar para fidelizar-diagnóstico à estratégia de gestão de relacionamento com clientes na aglux®". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2020.
  16. Magalhães, M.J.; De Magalhães, S.T.; Rodrigues, C.; Marques, S.. "Acceptance criteria in a Promotional Tourism Demarketing Plan". Trabalho apresentado em ProjMAN - International Conference on Project MANagement, 2017.
    10.1016/j.procs.2017.11.121
  17. Heath T; Heath, M.; Marques, Susana. "Living is easy with eyes closed: Thoughts on Critical Marketing and Education". Trabalho apresentado em Academy of Marketing Conference, 2011.
  18. Marques, Susana; Hastings, G.. "Relationship marketing in social marketing: a value creation process". Trabalho apresentado em Academy of Marketing Conference, 2006.
  19. Farhangmehr, M.; Marques, Susana. "Consumers and Retailers Perceptions: a comparative analysis". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference (EMAC), 2000.
  20. Farhangmehr, M.; Marques, Susana. "Hypermarkets and Traditional Retail: Consumers Perceptions and Behaviour,". Trabalho apresentado em International Conference on Recent Advances in Retailing and Services Science, 2000.
Artigo em revista
  1. Souza, V.; Marques, Susana. "Urban tourists´receptivity to ecogamification: a technology, environment, and entertainment-based typology". European Journal of Tourism Research (2024):
    No prelo
  2. M. Mercedes Galan-Ladero; Maria Sarmento; Susana Marques. "Social Marketing to achieve the Sustainable Development Goals (SDGs) in 2030 Agenda by the United Nations". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s12208-023-00381-7.
    10.1007/s12208-023-00381-7
  3. Souza, Viviane Silva; Marques, Susana Regina Bacelar de Vasconcelos. "Factors influencing urban tourists’ receptivity to ecogamified applications: a study on transports and mobility". International Journal of Tourism Cities 8 4 (2022): 820-843. http://dx.doi.org/10.1108/ijtc-08-2021-0165.
    10.1108/ijtc-08-2021-0165
  4. Souza, V.S.; Marques, S.. "Potential of urban tourist receptivity to ecogamification: Framework and research propositions,Potencial de recetividade do turista urbano à ecogamificação: Framework e proposições de investigação". Journal of Tourism and Development 36 2 (2021): 553-574. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85120345028&partnerID=MN8TOARS.
    10.34624/rtd.v36i2.9207
  5. Estima, A. ; Marques, Susana. "A Reflection on Marketing Innovation: Theory, Practice, Education and All of Us". Revista Portuguesa de Marketing 19 38 (2021): 8-17.
    Publicado
  6. Souza, V.S.; Marques, S.R.B.V.; Veríssimo, M.. "How can gamification contribute to achieve SDGs? : Exploring the opportunities and challenges of ecogamification for tourism". Journal of Hospitality and Tourism Technology 11 2 (2020): 255-276. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85082200489&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JHTT-05-2019-0081
  7. Sarmento, M.; Marques, S.; Galan - Ladero, M.. "Consumption dynamics during recession and recovery: A learning journey". Journal of Retailing and Consumer Services 50 (2019): 226-234. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066142660&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2019.04.021
  8. Souza, Viviane; Marques, Susana. "Gamificação e Marketing para um turismo sustentável: uma revisão exploratória". Revista Turismo & Desenvolvimento [Journal of Tourism and Development 1 27/28 (2017): 773-788.
    Publicado
  9. Santos, A.; Sousa, A.; Marques, Susana. "Perfil e segmentação do visitante de festivais de vinho: O evento EV-Essência do Vinho - Porto". Journal of Tourism and Development 21/22 (2014): 95-109.
    Publicado
  10. Marques, Susana; -. "Creating value through relationships: A critical contribution from social marketing (PhD Thesis Review)". International Review on Public and Nonprofit Marketing 6 1 (2009): 95-96.
    Publicado
  11. Farhangmehr, M.; Marques, S.; Silva, J.. "Hypermarkets versus traditional retail stores — consumers’ and retailers’ perspectives in Braga: a case study". Journal of Retailing and Consumer Services 8 4 (2001): 189-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-14844358408&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0969-6989(00)00020-5
  12. Farhangmehr, M.; Marques, S.; Silva, J.. "Consumer and retailer perceptions of hypermarkets and traditional retail stores in Portugal". Journal of Retailing and Consumer Services 7 4 (2000): 197-206. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033847896&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0969-6989(00)00019-9
Capítulo de livro
  1. Ricardo Grilo; Vera Teixeira Vale; Susana Marques. "LGBT Brand Activism: A Research Agenda on How to Be Committed to the LGBT Conversation". 2023.
    10.1007/978-3-031-29020-6_2
  2. Marques, Susana; Estima, A. ; Santos, E.; Laranjeira C.; MesquitaA; Couceiro C.; Marques, Susana; et al. "Acting on the climate change crisis through the art and culture: a social innovation journey at the city of Águeda". In Social Marketing: Principles and Practice for delivering global change, editado por Hastings, Gerard; Domegan, Christine, 195-203. Londres, Reino Unido: Routledge, 2023.
    Publicado
  3. Magalhães M.J; Marques, Susana. "Marketing/Demarketing Strategies for Sustainability of Hotel Operations.". In COVID-19 and the Tourism Industry, Sustainability, Resilience and New Directions. Routledge, 2022.
    Publicado
  4. Sarmento, M; Marques, Susana; Galan-Ladero, M. Mercedes. "Private label and national brands: A dive into consumers’ minds and wallets". In Consumer-First Marketing: Cuidar al Cliente como Leitmotiv Empresarial. Cátedra Fundación Ramón Areces de Distribución Comercial, Universidad de Oviedo, 2022.
  5. Sarmento, Maria; Marques, Susana; Galan-Ladeiro, Mercedes. "Consumer Behavior during Recessions: A Qualitative Approach: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 407-408. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-42545-6_136
  6. Sarmento, Maria; Galan-Ladero, Mercedes; Marques, Susana. "Consumer Attitudes During Periods of Economic Downturn: Embodying Responsible Behaviors". In Advances in National Brand and Private Label Marketing, 17-22. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-92084-9_3
  7. Balonas, S.; Marques, S.. "Food waste in higher education institutions: ‘Smaller eyes than belly movement’". In Social Marketing – A Rebel with a Cause, 453-461. Routledge, 2017.
  8. Marques, Susana. "Relationship Marketing involves parents in drug prevention, but how easy is it?". In Social Marketing – From Tunes to Symphonies. Routledge, 2014.
  9. Balonas, S; Marques, Susana. "Saving lifes: involving citizens in the chain of survival - the critical role of placement.". In Social Marketing – From Tunes to Symphonies, 421-428. Routledge, 2014.
  10. Marques, S.. "New thinking for social marketing". In Psychology of Thinking, 139-154. ), Nova Science Publishers, 2011.
  11. Marques, S.; Domegan, C.. "Relationship marketing and social marketing". In SAGE Handbook of Social Marketing, 44-60. SAGE, 2011.
Edição de número de revista
  1. Galan-Ladero, Mercedes; Sarmento, M.L.; Marques, Susana. "Social Marketing to achieve the Sustainable Development Goals (SDGs) in 2030 Agenda by the United Nations". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2023): https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85165971847&origin=resultslist.
    10.1007/s12208-023-00381-7 • Co-editor
Livro
  1. Pinheiro, M.; Estima, A. ; Marques, Susana. Evaluating the Gaps and Intersections Between Marketing Education and the Marketing Profession. IGI GLOBAL. 2019.
    Editor
Resumo em conferência
  1. Balonas. S.; Marques, Susana. "The elephant in the room - the role of advertising in social marketing". Trabalho apresentado em European Social Marketing Conference, 2022.
  2. Nunes, C; Marques, Susana. "Corporate Social Responsibility and Green Marketing Strategy towards Organizational Sustainable Development". Trabalho apresentado em International Conference on Sustainability, Ethics and Sustainable Business, 2019.
  3. Marques, S.,; Sarmento, M.; Estima, A.. "The implications of sustainability for marketing departments and marketing professionals: a theoretical perspective". Trabalho apresentado em International Conference on Sustainability, Ethics and Sustainable Business, 2019.
  4. Mahamad, D. ; Marques, Susana. "Updating the Internal Marketing Framework: A case study of the Hilti Corporation". Trabalho apresentado em Eurasia Business and Economics Society (EBES) Conference, 2015.
  5. Marques, Susana. "New priorities and new competencies for social marketers". Trabalho apresentado em European Social Marketing Conference, 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014/01 Identidade corporativa e comunicação integrada/Corporate Identity and Integrated communications Seminar
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (ISTEC)
2013/06 Marketing Social: problemas e soluções/Social Marketing: problems and solutions Seminar
Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF)
2012/06 Implicações do paradigma relacional no ensino do marketing/Implications of relationship paradigm in marketing education Seminar
Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto,
2011/09 Marketing social: especificidades e potencialidades/Social Marketing: specificities and potentialities Workshop
Empresa B+ Comunicação
2011/05 Empreendedorismo e Criatividade/Entrepreneurship and creativity Seminar
Escola Profissional de Gaia
2011/04 Marketing: How to achieve a broader perspective? Seminar (doctoral programme in Marketing and Strategy)
Universidade do Minho
2010/07 Social Marketing: relevance, scope and evolution Seminar (Master in Social Economy)
Universidade do Minho
2010 Empreendedorismo e o processo de geração de ideias/Entrepreneurship and the ideation process
Gabinete de Apoio ao Empreendedor/Cidade das Profissões

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Tourism work and employment: a service ecosystem approach
Orientador
Doctoral Program in Tourism (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2020 - Atual From brand allyship to brand activism
Coorientador
Doctoral Program in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Otimização do ecossistema digital Amorim Cork Flooring
Orientador
Master in Digital Marketing and Communication (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Avaliação da satisfação na consultoria B2B de serviços: Desenvolvimento de uma metodologia prática para a VLM Consultores
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 O comportamento verde dos colaboradores no local de trabalho: um estudo na Extrusal
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 - 2023 Ecogamificação para a promoção de comportamentos sustentáveis dos turistas
Orientador
Doctoral Program in Tourism (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2021 - 2022 Estratégias comerciais e de Marketing para o negócio do coworking – aprendizagens e contribuições para a Feel Porto
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 Motivações e Barreiras Para o Consumo Colaborativo de Roupa. Um Estudo Qualitativo Com Consumidores Portugueses
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 O papel da comunicação no ponto de venda e dos eventos para a Retail brand experience - o caso da FNAC do Gaia Shopping
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 - 2021 Gestão de tensões entre turismo e indústria em distritos industriais: contribuições do Marketing/Demarketing
Coorientador
Doctoral Program in Tourism (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2018 - 2019 Atitudes dos Millennials Portugueses face à Responsabilidade Social Empresarial
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - 2019 Auditar para Fidelizar: Diagnóstico à Estratégia de Gestão do Relacionamento com os Clientes na Aglux
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 - 2019 O Desafio da Comunicação de Responsabilidade Social Corporativa: o caso da Coca-Cola
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 - 2018 Comunicação Digital em contexto de PME e B2b Marketing: um estudo de caso
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 - 2018 Estudo das Associações da Marca na Perspetiva do Consumidor: Aplicação da Metodologia Brand Concept Map à Marca Yämmi
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - 2016 Marketing Sensorial Aplicado à Banca – Uma Ferramenta de Fidelização, Mestrado em Marketing da Universidade de Aveiro
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - 2015 Updating the Internal Marketing Framework - a Case Study of the Hilti Corporation
Orientador
Master in Marketing and Sales Management (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2014 - 2015 Determinação do Posicionamento B2B - Decflex Sodeca Group
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2014 - 2015 O papel das convenções na resolução de sinistros e a sua influência nas reclamações: o caso da Fidelidade Companhia de Seguros, SA
Orientador
Master in Banking and Insurances (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2013 - 2014 A função Marketing em contexto de PME – uma experiência no setor têxtil e de vestuário
Orientador
Master in Marketing and Sales Management (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2012 - 2013 Recetividade à publicidade nas redes sociais: estudo empírico com utilizadores portugueses
Orientador
Master in Marketing and Sales Management (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2012 - 2013 O Marketing como ferramenta de fidelização de clientes e de internacionalização na empresa CIMACA,
Orientador
Marketing and Sales Management (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2009 - 2013 Publicidade, Sociedade, Cidadania: mapeamento da publicidade a favor de causas sociais em Portugal
Coorientador
Doctoral Program in Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 A orientação para o mercado das Start Up Portuguesas
Orientador
Master in Marketing (Mestrado)
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
2011 - 2012 Do Marketing à Publicidade: Experiência numa Agência de Comunicação
Orientador
Marketing and Sales Management (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Conference Integrated into the APPM National Marketing Week-SHARING ECONOMY ROADSHOW (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2012 - 2012 Professional tools for a global world (2012 - 2012)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2011 - 2011 Workshop Agarrar o Mercado de Trabalho , in partnership with Gabinete de Apoio ao Empreendedor/Cidade das Profissões (2011 - 2011)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2010 - 2010 Member of the organizing committee of Conference Entrepreneurship - a solution for handling crisis (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2002 - 2002 Member of the Organizing Committee of the European Marketing Academy (EMAC) Annual Conference - Marketing in a Changing World: Scope, opportunities and challenges. (2002 - 2002)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 A importância do pequeno-almoço para a satisfação, intenção de retorno e fidelização dos hóspedes na hotelaria
Arguente
Fernanda Leite (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2023 Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa VR2P – consultoria estratégica
Arguente
Ana Rita Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2023 Proposta de um Plano de Marketing para o Centro Histórico de Mbanza Kongo
Arguente
Hélio Nirene Quinheme (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2023 Análise concorrencial para implementação do novo website do Grupo MCoutinho
Arguente
Pedro Monteiro (Mestrado)
ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020 O impacto do Visual Merchandising no Comportamento de Compra por Impulso
Arguente
Liliana Jorge (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 Análise do eWOM do mercado chinês em relação ao município do Porto
Arguente
Ana Rita Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2019 Consumo consciente: comunicação de moda online
Arguente
Renata Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 The Green Consumer Identity Formation Process: the Context of Organic Food Consumption
Arguente
Artur Vieira Saraiva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Adaptação das Marcas Ocidentais na Transmissão da mensagem publicitária na China
Arguente
Maria do Céu Guerra (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
2016 Capacidade de um Destino para satisfazer as necessidades e exigências dos Millenials: o caso do Centro de Portugal
Arguente
Tiago Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2015 O Impacto da Qualidade na Satisfação do Utente e nas Dimensões da Confiança Pública nos Serviços de Saúde
Arguente
Teresa Josefino Lopes Esquerdo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Uma Análise ao Comportamento de Compras do Turista Internacional no Porto
Arguente
Rui José Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2014 Práticas de cocriação de valor no consumo de uma oferta tangível suportada por recursos intangíveis: a perspetiva do cliente
Arguente
Joaquim Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Satisfação do cliente interno: o caso da Rede Telefónica EDP
Arguente
Carolina Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Pursuit of competitive advantage for Online Travel Agencies: driving from price to value
Arguente
Tiago Vilarinho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2014 A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social facebook na perspetiva do perfil pessoal
Arguente
Daniela Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 President of more than 20 juries
Presidente do júri
Since 2014 until present (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013 O impacto do marketing relacional na auscultação do mercado na força de vendas - Estudo de caso
Arguente
Cristiana Silva Mendes (Mestrado)
Instituto Superior da Maia, Portugal
2013 O comportamento do consumidor - processo de decisão de compra em ginásios
Arguente
Cristiana Silva Mendes (Mestrado)
Instituto Superior da Maia, Portugal
2013 Fatores determinantes da satisfação dos clientes de ginásios desportivos - um estudo de caso
Arguente
Joana Isabel Caetano (Mestrado)
Instituto Superior da Maia, Portugal
2011 Linhas de comunicação para regiões: o caso do Minho
Arguente
Isabel Ferraz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour University of Aveiro (ISCA-UA)
2021 - 2021 INVTUR 2021, Tourism and the SDGs University of Aveiro (DEGEIT)
2018 - 2021 International Conference of Applied Business and Management Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG)
2017 - 2017 INVTUR 2017, Co-creating the future of tourism University of Aveiro (DEGEIT)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual International Journal of Business Innovation University of Aveiro (ISCA-UA)
2014 - Atual Journal of Tourism and Development University of Aveiro (DEGEIT)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Seminars in Digital Marketing Master in Digital Marketing and Communication Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - Atual Sustainability and Social Responsibility Master in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - Atual Services and B2B Marketing 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - Atual Marketing For Tourism PhD Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal
2014 - Atual Professional Project - Supervision of more than forty internships reports/professional projects 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2022 Marketing Seminars 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2020 - 2021 Marketing and Promotion for Tourism (CTeSP) Applied Management to the development of Tourism Products Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - 2020 Strategic Management 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - 2019 Marketing and Sustainability Master in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013 - 2015 Services Marketing Master in Services Management Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 - 2014 Relationship Marketing International MBA Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2013 - 2013 Entrepreneurial Skills Post-graduation in Human Resources ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2013 - 2013 Diversification of new business opportunities and markets Post-graduation in management accounting and corporate strategy Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2011 - 2013 Tourism Marketing 1st cycle degree in Tourism ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2009 - 2013 Relationship Marketing Master in Marketing and Sales Management ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2009 - 2013 Entrepreneurship 1st cycle degree in Management ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2008 - 2009 Organizations Management 1st cycles degrees in Distribution & logistics and Informatics for Management Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2008 - 2009 Strategy and Competitiveness 1st cycle degree in Distribution & Logistics and Informatics for management Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
1999 - 2002 Corporate Strategy and Planning 1st degree cycle in Management Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
1997 - 2000 Marketing 1st cycles degrees in International Relations and Sociology of Organizations Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/06 - 2021/11 Coordination of a teaching team for the creation and development of two new specialization courses in Digital Markting (Aveiro Education and Social Alliance)
Coordenador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 - 2018 Coordination of the Teaching Team that Developed a profound reformulation of the 1st cycle degree in Marketing
Coordenador
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2015/01 - 2015/08 Collaboration in the Team that Developed the New CTeSP in Sales and Marketing Management at ISCA-UA
Membro
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2008/01 - 2008/07 Creation and development of the new 1st cycle degree in Marketing and Corporate Communication
Coordenador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Arguer (Internship Reports/Professional Projects); more than 20 students (1st cycle degree in Marketing) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2014 - Atual President of the jury more than 40 examinations (Internship Reports and Professional Projects); 1st cycle degree in Marketing Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2022 Member of the evaluation panel - Research Summitt 2022 (students´pitch/Doctoral Proramme in Marketing and Strategy) Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2022 Member of the jury - Over 23 - Assessing the ability to attend Higher Education Courses at the University of Aveiro (1st cycle Degree in Marketing). Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021 - 2021 Discussant - First year project presentation (thesis project), Doctoral Programme in Marketing and Strategy, Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing de Luís Veríssimo Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2018 President of the jury - Over 23 - Assessing the ability to attend Higher Education Courses at the University of Aveiro (1st cycle Degree in Marketing). Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2015 - 2015 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing of Judite Maria Manso e Silva Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing of José Magano Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2012 - 2012 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing of Paulo Rui Lopes Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2012 - 2012 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing of Gilda Veloso Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2012 - 2012 Member of the Jury for the Specialist Title Examinations in Marketing of José Santos Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Cities Elsevier
2021 - 2021 Journal of Hospitality and Tourism Technology Emerald
2021 - 2021 International Journal of Contemporary Hospitality Management Emerald
2021 - 2021 Journal of Financial Reporting and Accounting Emerald
2020 - 2020 Journal of Retailing and Consumer Services Elsevier

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2017 - 2017 Mentoring - Ph.D Workshop- Are You Lost in your Ph.D? (University of Aveiro - DEGEIT) .
Distinções

Outra distinção

2002 Research Grant - Doctoral Studies
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1996 Research Grant - Master
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal