???global.info.a_carregar???
Pedro Duarte Barbosa Gomes Pereira is an academic at the Escola Superior de Educação (ESE) of the Instituto Politécnico do Porto. He completed his Bachelor’s degree in Basic Education in 2013, followed by two Master’s degrees from the same institution: one in Teaching for 1st and 2nd Cycles of Basic Education in 2015 and another in Professional Specialized Studies in Education in 2017. He earned his Doctorate in Education from the University of Santiago de Compostela in 2021. His pedagogical activity and research focus on ‘Curriculum Design and Development’, ‘Educational Policies and School Administration/Organization’, and ‘Teacher Education’. He also conducts research in ‘1st Cycle of Basic Education (primary education)’ and ‘Education for/in Democratic Citizenship’. Pedro is an integrated researcher at inED (Research & Innovation Center in Education) and a collaborating researcher at CITCEM (Transdisciplinary Research Center “Culture, Space and Memory”).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Duarte Barbosa Gomes Pereira

Nomes de citação

  • Duarte, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
8B15-7C50-C2AD
ORCID iD
0000-0002-3048-6959
Google Scholar ID
g2IoVxEAAAAJ&hl
Scopus Author Id
57189381332

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017 - 2021/02/26
Concluído
Doctorado en Educación (Doctor)
Universidade de Santiago de Compostela - Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Espanha
"A escola como espaço de construção de cidadania: contributos do currículo para a educação para cidadania em contexto escolar " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015 - 2017
Concluído
Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Propostas para o Desenvolvido nas Institucições de Ensino Superior: A Supervisão Pedagógica na Formação inicial de professores e Educadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013 - 2015
Concluído
Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Antes de se chamar um professor de professor..." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2013
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2017 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2018/10 - 2020 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10 - 2024/01/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2021/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/12 - 2018/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/10 - 2021/02 A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: CONTRIBUTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO CONTEXTO ESCOLAR PORTUGUÊS
SFRH/BD/136027/2018
Bolseiro de Doutoramento
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual O potencial educativo da velomobilidade [BIPEDAL]
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Porto Rico
Em curso
2019 - Atual Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
Investigador
O Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual Aprender a Aprender: Estudo sobre a integração e formação dos estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, expectativas e desafios
..
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
O Centro de Investigação e Inovação em Educação
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Queirós, João; Rothes, Luís; Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "A promoção de competências de literacia de adultos em Portugal: fatores críticos de sucesso analisados à luz de iniciativas locais". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2021.
    Publicado
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, 2020.
    Publicado
  3. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro; Luís Alberto Alves. "Da consciência histórica à formação de professores (de ciências sociais)". Trabalho apresentado em XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Lisboa, 2019.
    Publicado
  4. Duarte, Pedro; Ana Isabel Moreira. "A relação entre o currículo e a formação inicial de professores (de Ciências Sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didática". Trabalho apresentado em XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, 2019.
    Publicado
  5. Duarte, Pedro; Rosales López, Carlos; Fernando Luís Teixeira Diogo; Cebreiro López, Beatriz. "O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania". Trabalho apresentado em O 1.º Seminário: O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?, Porto, 2019.
    Publicado
  6. Duarte, Pedro; Ana Isabel Moreira; Raquel Gomes. ""Eu continuo a ser...": A identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo que trabalham na educação de adultos". Trabalho apresentado em 1.º Seminário: O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?, Port, 2019.
    Publicado
  7. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro. ""As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência". Trabalho apresentado em 1.º Seminário: O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?, Porto, 2019.
    Publicado
  8. Juliana Ferreira; Duarte, Pedro. "A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, 2019.
    Publicado
  9. Duarte, Pedro; Ana Isabel Moreira. "A planificação como dimensão da ação docente: especificidades na formação de professores de história". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, 2019.
    Publicado
  10. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro; Luís Alberto Alves; Isabel Barca. "Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania". Trabalho apresentado em IX Simposio Internacional de didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano, 2019.
    Publicado
  11. Diogo, Vera ; Diogo, Fernando; Duarte, Pedro. "Visão de escola ¿ cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas,ISBN: 978-989-704-354-3 (http://www.fpae.pt/publication/atas-do-vi-congresso-ibero-americano-e-o-ix-congresso-luso-brasileiro-de-politica-e-administracao-da-educacao/)". Trabalho apresentado em VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018.
    Publicado
  12. Beatriz Araújo; Duarte, Pedro. "O currículo do 2.º Ciclo no Ensino Básico". Trabalho apresentado em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), 2018.
    Publicado
  13. Duarte, Pedro; Diogo, Fernando; Guedes, António José; Fernandes, Dárida. "Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Seminário sobre Currículo Inovação e Flexibilização, Braga, 2018.
    Publicado
  14. Diogo, Vera ; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês; Duarte, Pedro. "Visão de escola – cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas". Trabalho apresentado em IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018.
    Publicado • 10.5753/cbie.wie.2016.407
  15. Inês Teixeira; Fernando Luís Teixeira Diogo; Duarte, Pedro. "Gestão curricular como prestação de serviço educativo". Trabalho apresentado em Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018.
    Publicado
  16. Duarte, Pedro; Dárida Fernandes; António José Guedes. "Integração Curricular: A Filosofia nas Malhas de um Problema". Trabalho apresentado em XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2017.
    Publicado
  17. Duarte, Pedro; Bernardo Canha. "Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), Braga, 2017.
    Publicado
  18. Manuel Montenegro; Duarte, Pedro. "Desenvolvimento e integração curricular: Como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12, Viana do Castelo, 2016.
    Publicado
  19. Maia-Lima, Claudia; Silva, Armando; Duarte, Pedro. "Geometry teaching, smartphones and QR Codes". Trabalho apresentado em 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setubal, 2015.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2015.7451659
  20. António José Guedes; Duarte, Pedro. "Filosofia para Crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades da Articulação Curricular". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2015.
    Publicado
  21. Dárida Fernandes; Inês Pinho; Isabel Cabrita; Luísa Alves; Jaime Carvalho e Silva; Duarte, Pedro. "Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2015.
    Publicado
  22. Maia-Lima, Claudia; Silva, Armando; Duarte, Pedro. "Os  QR  Codes  no  ensino da Geometria". Trabalho apresentado em 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Paulo Delgado; Carina Coelho; João M. S. Carvalho; Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira. "Educação e proteção. A articulação das escolas com as comissões de proteção de crianças e jovens". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2024): https://doi.org/10.7179/PSRI_2024.44.07.
    10.7179/PSRI_2024.44.07
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)". História: Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade Do Porto 13 2 (2024): 5-23. https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405.
    Publicado
  3. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Sensitivities of past and present in the curriculum: History in Portuguese basic education". Revista Brasileira de Educação 28 (2023): 1-23.
    Publicado
  4. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Quem avalia os futuros professores? Perceções a partir dos relatórios de estágio". REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales 13 (2023): 122-138. http://dx.doi.org/10.17398/2531-0968.13.08.
    Publicado • 10.17398/2531-0968.13.08
  5. Pedro Duarte; Dora Fonseca. "A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura". Education Policy Analysis Archives (2023): https://doi.org/10.14507/epaa.31.7875.
    10.14507/epaa.31.7875
  6. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. Autor correspondente: Moreira, Ana Isabel. "Sensibilidades do passado e do presente no currículo: a história no ensino básico português". Revista Brasileira de Educação 28 (2023): https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7jYrVfSDQSzLf3W6wGz4MpG/.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português". Clío. History and History Teaching 49 (2023): 1-14.
    Publicado
  8. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "O Estudo do Meio como espaço de implicação social e ambiental: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas". Momento: Diálogos em Educação (2023): 74-94.
    Publicado
  9. Sara Paredes; Pedro Duarte. "E tu, o que achas que é a escola?
    And you, what do you think school is?". Saber & Educar (2022): https://doi.org/10.17346/se.vol2.472.
    10.17346/se.vol2.472
  10. Pedro Duarte; Ana Isabel Moreira; Luís Alberto Alves. "POLÍTICAS EDUCATIVO-CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O CASO DO ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL". Jornal de Políticas Educacionais (2022): https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87808.
    10.5380/jpe.v16i1.87808
  11. Ana Isabel Moreira; Luís Alberto Alves; Pedro Duarte. "Teaching (History) in the 21st Century". Estudos Ibero-Americanos (2022): https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.42928.
    10.15448/1980-864X.2022.1.42928
  12. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro. "Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã". Da Investigação às Práticas (2022): 249-276.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25757/invep.v12i1.310
  13. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Que História há na educação de adultos? Análise das orientações curriculares portuguesas". Revista Cocar 11 (2022): 1-20.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Ana Isabel Moreira; Maria Elisa Sousa; Pedro Duarte. "Uma flor com História: ensinar o fim da ditadura em Portugal a partir de uma narrativa literária". Revista Tempo e Argumento (2021): https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0106.
    10.5965/2175180313332021e0106
  15. Pedro Duarte. "Por um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de covid 19". Saber & Educar (2021): https://doi.org/10.17346/se.vol29.398.
    10.17346/se.vol29.398
  16. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Planificar (n)o ensino à distância: opções pedagógico-curriculares para o 1.º Ciclo". Revista Iberoamericana de Educación 85 1 (2021): 205-225. http://dx.doi.org/10.35362/rie8514057.
    Acesso aberto • 10.35362/rie8514057
  17. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Marlene Magalhães; Maria José Araújo. "Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Sensos-E 8 4 (2021): 64-76. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3788.
    Publicado • 10.34630/sensose.v8i1.3788
  18. Duarte, Pedro. "A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos". Medi@ções: Revista OnLine 9 9 (2021): 102-117. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/313.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Uma educação com futuro: princípios com presente". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2021): 175-189. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8082.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle53.10
  20. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Lusófona de Educação 50 (2020): 161-176. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7550.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle50.11
  21. Ana Isabel Moreira; Pedro Duarte; Luís Rothes; Fernando Diogo. "“Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar". Educação (UFSM) (2020): https://doi.org/10.5902/1984644439626.
    10.5902/1984644439626
  22. Teixeira, Andreia; Fernandes, Dárida Maria; Duarte, Pedro. "O poder de uma imagem na resolução de problemas". Indagatio Didactica 12 3 (2020): 383-410. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20103.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20103
  23. Duarte, Pedro; Ana Isabel Moreira. "Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes". Da Investigação às Práticas 10 1 (2020): 78-98. http://hdl.handle.net/10400.22/15869.
    Publicado • 10.25757/invep.v10i1.204
  24. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica". Revista CEM / Cultura 12 (2020): 113-133. https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10497.
    Publicado • 10.21747/21821097/cem12a8
  25. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro; Isabel Barca. "Evaluar en historia: por los exámenes ¿qué conocimientos?". Grafía 17 1 (2020): 1-23. http://hdl.handle.net/10400.22/19104.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Ana Isabel Moreira; Duarte, Pedro. "A planificação na formação inicial de professores: um retrato a partir dos contributos da educação histórica". Indagatio Didactica 11 4 (2019): 41-60. http://hdl.handle.net/10400.22/15582.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel. "Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 13 esp3 (2018): 1964-1994. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324
  28. João Gomes Reis; Pedro Duarte. "O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música". Revista da ABEM 26 41 (2018): 5-20. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/765.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33054/ABEM2018b4101
  29. Duarte, Pedro; Diogo, Fernando. "Uma instituição de ensino superior na formação de professores: uma metáfora construída por dentro". Revista Internacional de Educação Superior 4 1 (2017): 197-197. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650897.
    Publicado • 10.22348/riesup.v4i1.8650897
  30. Duarte, Pedro. "A construção de comunidades educativas e pedagógicas: para uma formação e prática pedagógica articulada". Revista Internacional de Educação Superior 2 3 (2016): 405-405.
    Publicado • 10.22348/riesup.v2i3.7609
  31. Maia-Lima, Claudia; Silva, Armando; Duarte, Pedro. "Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas". Medi@ções - Revista Online da ESE/IPS 4 1 (2016): 19-34. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/119/pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Duarte, Pedro. "(Re)Encontrar Paulo Freire "como educador e, portanto, como político": nos trilhos da organização escolar, do currículo e das políticas educativas". In Paulo Freire: democracia, educação, liberdade, 91-110. Porto, Portugal: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e DG Edições, 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "A partir de uma análise do currículo prescrito para o ensino básico: que história (não) nos contam na Escola?". In Pensamento histórico e humanismo, 232-250. Curitiba, Brasil: WAS Edições, 2022.
    Publicado
  3. Pedro Duarte; Susana Lopes; Maria José Araújo. "Pedagogy and Curriculum in Higher Education". In Dialogues Around Distance Learning Experiences. 2022.
    10.4018/978-1-6684-6071-9.ch003
  4. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. "As práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentes". Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2018.
  5. Duarte, Pedro; Bernardo Canha. "Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formaçã". In O Tempo dos Professores, 355-372. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educati vas (CIIE), 2017.
    Publicado
  6. Maria do Carmo Duarte; Duarte, Pedro. "A perspectiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico sobre a Avaliação". In O Tempo dos professores, 471-758. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educati vas (CIIE), 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Duarte, Pedro. Livro de Resumos: 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do P.Porto. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Duarte, Pedro; Ana Isabel Moreira; Fernando Luís Teixeira Diogo; Dárida Fernandes; Deolinda Ribeiro; José António Costa; Manuel Bernardo Queiroz Canha. O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Duarte, Pedro. Olhar, pensar e ouvir a escola: rutura com o senso comum, ética e pluralidade metodológica. Vila Nova de Gaia, Portugal: Furar o Cerco. 2023.
    Publicado
  2. Duarte, Pedro. Felizmente há Escola!: a escola como espaço para e em cidadania. Vila Nova de Gaia: Furar o Cerco. 2023.
    Publicado
  3. Duarte, Pedro. Viagens pela escola: organização e funcionamento da instituição escolar portuguesa. Vila Nova de Gaia, Portugal: Furar o Ceco. 2023.
    Publicado
  4. Duarte, Pedro. Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Porto.. 2021.
    Publicado
Manual
  1. Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro. Dossiê do Professor - Geografia - 7.ª, 8.ª, 9.ª Classes. Angola: Porto Editora. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Maia-Lima, Claudia; Duarte, Pedro. "Os Quadriláteros no Geogebra". Trabalho apresentado em 2.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/03/14 Toma lá, dá cá: um ensaio sobre o trabalho reprodutivo em casa, na perspetiva das crianças e dos familiares cuidadores. Trabalho Reprodutivo, Cuidados e Serviço Doméstico
(Portugal)
2021/08/31 History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? History Educators International Research Network [HEIRNET]
2021/07 A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM (Portugal)
2020 Pelos relatórios de estágio, a investigação-ação na formação inicial de professores INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
2020 O poder de uma imagem na resolução de problemas INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança, (Portugal)
2019/10 Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
’Institut de Desenvolupament Professional de la Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/08 Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? XIX Congresso Internacional de Educación Histórica
Associación Iberoamericana de Investigadores en Educación Histórica (Santiago de Cali, Colômbia)
2019/07/19 Entre a formação inicial e a construção da identidade docente: o discurso de futuros professores 2nd International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal)
2019/07 O currículo prescrito no Ensino Básico português – que “cidadania curricular”? 2nd International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2019/04/11 “As professoras escrevem muito!”: representações de estudantes do 1.º ciclo sobre a docência 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2019/04/11 Eu continuo a ser…”após uma experiência de educação de adultos, identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/10 O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/04 A relação entre o currículo e a formação de professores (de ciências sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didática XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (Lisboa, Portugal)
2019/04 Da consciência histórica à formação de professores (de Ciências Sociais) XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales
2018/10/13 O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino da música Seminário “CIPEM – 20 anos de Investigação e Prática”
CIPEM (Porto, Portugal)
2018 Visão da Escola - Responsabilidade e estratégia organizacional. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha)
2018 Gestão curricular como prestação do serviço educativo VI Congresso Ibero-Americano e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha)
2017 Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 A perspectiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico sobre a Avaliação O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 + LITERACIA: Na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
2017 Avaliação em contexto escolar: A perspetiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
2017 Uma Instituição do Ensino Superior de Formação de Professores: Uma metáfora construída por dentro Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
2017 Integração curricular: A Filosofia nas malhas de um problema SIEM 2017
Associação de Professores de Matemática (VISEU, Portugal)
2017 Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico II Colóquio sobre Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2016 Desenvolvimento e Integração Curricular: Como incluir a Educação Cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Brasil)
2016 Educação para a Cidadania: do Currículo à Escola como Espaço de Construção de Cidadania I Seminário Internacional - Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos
Grupo de Estudos Jovens e Educação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP (FPCEUP, Portugal)
2016 O Smartphone na sala de aula: dias experiências didáticas Seminário “Que Educação para Portugal?”
REDE para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação (Educação da Universidade de Lisboa, Portugal)
2015 Filosofia para Crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades de Articulação Curricular 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
2015 Geometry Teaching, Smarthphones and QR Codes 17.ª edição do Simpósio Internacional de Informa tica Educativa (SIIE)
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2015 Os QRCodes no Ensino da Geometria 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
2014 Expressões Numéricas e a Arte 2.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021/07/22 Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - 2021 No caminho da construção
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2021 Aprender a ser professora e a educar com valores
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2021 Aprender com (c)alma
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2021 Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
Orientador
Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Ser professor uma eterna aprendizagem colaborativa (Relatório de Estágio)
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/21 - Atual Palestra de Jurjo Torres Santomé - "A adulteración da educación en tempos de capitalismo cognitivo e a construción de ignorancias interessadas" (2021/06/21)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/05 O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente (2019/03/10 - 2019/03/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2019 Organizou o II Currículo à Mesa: Entre fronteiras e diálogos - A didática e o currículo. https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa-1 (2019/04/03 - 2019/04/03)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/10 Organizou o I Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo: https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa (2018/12/10 - 2018/12/10)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 European Exchange Week (colaboração na organização)
Encontro (Outra)
Comenius Networl PAEDEIA, Portugal
2014 - 2014 IV Dia Geogebra Portugal: Para além de Euclides (colaboração na organização)
Encontro (Outra)
IGP e ESE-IPP, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/07/26 - Atual Moderar da sessão de comunicações B – Temas invisíveis e sensíveis I
Congresso
XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/04/11 - Atual Participação como relator na sessão plenária final
Congresso
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/04/10 - Atual Moderação da mesa-redonda plenária: "Currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Congresso
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/07/17 - 2019/07/19 Chair, at the session Thematic Session I - TS3: Society Challenges and Education
Congresso
2nd International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/17 Moderação de uma mesa redonda: Entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: Que consciência histórica? http://paracomecar.mozello.pt/
Encontro
Para começar, educação histórica dos 3 aos 15...
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/04/10 - 2019/04/11 Moderação do grupo de discussão: "A flexibilidade(zação?) curricular: conceções e práticas
Congresso
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/10 Moderador - Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Mesa-redonda
Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 Intervenção Junto das Comunidades Ciganas: experiências e desafios (participação como orador convidado numa mesa redonda)
Mesa-redonda
Seminário Final do Projeto Europeu PRES | Estratégias de Intervenção com e para as comunidades ciganas
eapm | resite | a3s, Portugal
2017 - 2017 Moderador de sessões paralelas - Porto International Conference on Research in Education
Congresso
Porto International Conference on Research in Education
ESE-P.Porto, Portugal
2015 - 2015 Geogebrabook; Geogebra Tube e os Applets no apoio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Básico
Seminário
Ensinar com o Geogebra

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/12/20 Práticas para a igualdade de género em contexto de Educação de Infância.
Arguente principal
Celina Beatriz Santos Barbosa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/12/17 DigitalizARTE Projeto de Intervenção com formandas da Universidade Popular do Porto
Arguente principal
Inês Margarida Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/24 A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
Presidente do júri
Marilvana Giacomelli Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/21 O Decreto-Lei n.º 55/2018 - um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Arguente
Ana Isabel Campos de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/17 Aprender a ser professora e a educar com valores
Orientador
Inês Massa Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/22 Relatório de Estágio
Arguente
Inês de Freitas Machado Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/22 Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias – uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
Orientador
Sofia Marlena da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio
Arguente
Catarina Pinto de Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Sensos-e
2015 - 2015/03/31 XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (Atas)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/09/17 - Atual Participação na Reunião com docentes do Mestrado em Educação Musical, no âmbito da Visita da Comissão de Avaliação Externa da A3ES
Outro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Flexibilidade curricular e da educação cidadã - de Vila Nova de Famalicão
2021 - Atual Amigo crítico do projeto +Literacia
2021 - Atual Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Avaliação pedagógica - de Vila Nova de Famalicão

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/12 - Atual Projeto +Literacia (desenvolvimento das literacias básicas: leitura e escrita; literacia matemática; literacia digital; conhecimento do mundo) em adultos (Outros) Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal
2020/05/11 - 2020/07/21 Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_6) Gestão Flexível do Currículo Porto Editora, Portugal
2020/05/11 - 2020/07/21 Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_7) Gestão Flexível do Currículo Porto Editora, Portugal
2020/04/13 - 2020/06/23 Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_3) Gestão Flexível do Currículo (Outros) Porto Editora, Portugal
2020/04/13 - 2020/06/23 Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_4) Gestão Flexível do Currículo (Outros) Porto Editora, Portugal
2018 - 2018 Métodos e técnicas de estudo para otimizar os apoios Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2015 - 2015 Filosofia Crianças e Articulação Curricular Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Associação de Escolas – Vila Nova de Famalicão, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2017/11 Entrevista no âmbito da notícia: "Estimular a liberdade de poder assinar por baixo" Revista Aprender ao Longo da Vida
2017/03/12 Entrevista no âmbito da notícia "Albina não precisava de ler para cortar cabeças de peixe. Agora voltou à escola" Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2017/03/14 - Atual Grandes Manhãs Alfabetização

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/11 - 2017/07 Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/07/12 - 2019/07/13 Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais https://gmaiamarques.wixsite.com/encontroeduchist
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Distinções

Outra distinção

2015 Menção Honrosa no Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 1.º Prémio no Concurso Literário em Igualdade de Género
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal