Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Patrícia Almeida
Nomes de citação
- Almeida, Ana Patrícia
- Ana Patrícia Tavares de Almeida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8A16-E8FD-FBB0
- ORCID iD
- 0000-0001-5242-8285
Endereços de correio eletrónico
- AnaP.Almeida@uab.pt (Profissional)
- anap.almeida@uab.pt (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 962946518 (Pessoal)
Moradas
- Rua Almirante Barroso, n.º 38, 1000 - 013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://portal.uab.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências Políticas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/12
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
|
2007 - 2015
Concluído
|
Políticas Educativas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal : as escolas de área aberta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2005/05
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
|
1999/09
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - 2022/02/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2022/02/12 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2001 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2008/09 - 2014/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/13 - Atual | Grupo da Qualidade do DEED | Universidade Aberta, Portugal |
2020/07/01 - 2022/02/12 | Comissão de Autoavaliação do processo de Auditoria e Certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do ISEC Lisboa | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2018 - 2022/02/12 | Membro do Conselho da Qualidade | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2016/09 - 2022/02/12 | Director de Unidade | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10 - Atual | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
101094052 — AECED
Investigador
|
European Union
Em curso
|
2022/10 - Atual | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
101094052 AECED
|
European Union |
2021/03/01 - 2022/12/31 | Teaching to Be: Supporting Teachers’ Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador responsável
|
N/A
Em curso
|
2009/09/01 - 2013/12/31 | POLÍTICAS DE CONSTRUÇÕES ESCOLARES COMO ANALISADOR DA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, DECISÃO POLÍTICA E ACÇÃO PÚBLICA
SFRH/BD/47249/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Projeto Já sei Ler - Leitura em Voz Alta
ISEC-PJSL2019
Investigador
|
Em curso
|
2021/02 - 2023/02 | Liderança dos Professores
Investigador responsável
|
Universitas, CrL
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Territorialização e Descentralização: Projetos Municipais de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2017 - 2017 | EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO,
BRASIL
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do municipio de São Luís
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional
Gustave Eiffel –
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprender Inglês? Porquê? Contributo da aprendizagem precoce da Língua Inglesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Prevenção do bullying em contexto escolar: A sala de aula sem bullying
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação da Linguagem Oral de
um grupo de 4 e 6 anos de idade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A dinamização da biblioteca escolar: Um Contributo Para a Promoção da Leitura
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O papel da equipa multidisciplinar no acompanhamento de uma criança autista
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O lugar da expressão plástica na educação pré-escolar e no ensino do 1.º Ciclo: Concepções de educadores e professores de
1.º Ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | É Tobias e não Todias...certo? Representações de vários atores sobre a Dislexia - Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Métodos de ensino da leitura e da escrita: onceções de docentes do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Utilização de peças (do) lego em atividades de investigação em matemática: Uma experiência pedagógica em Educação Pré-Escolar
e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | A formação em osteopatia na Europa: unidade ou diversidade? Os casos da Bélgica, França, Inglaterra e Portugal
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Construção da Identidade profissional do osteopata
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Plataforma de osteopatia. Plataforma colaborativa e cooperativa de osteopatia
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO OSTEOPATA Representações de profissionais em início de carreira
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância do desenvolvimento de atividades de expressão motora: Acompanhamento de um grupo de educação pré-escolar e o
desenvolvimento da sua motricidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2001/10 - Atual | Planeamento educativo | (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2005 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2001 - Atual | Forum Português de Administração Educacional | Vice-Presidente |
Distinções
Outra distinção
2016 | Prémio Melhor Tese Doutoramento 2015 na área da Administração e Política Educacional
Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos, Portugal
|
2014 | Bolsa do Conselho da Europa
Conselho da Europa, França
|
2006 | Prémio no âmbito da medida 4 do SIQE, de edição e financiamento da Dissertação de Mestrado.
Ministério da Educação, Portugal
|