???global.info.a_carregar???
Ana Patrícia Almeida. Concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação - Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. No Instituto Superior de Educação e Ciências exerceu o cargo de diretora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. É atualmente Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores. Ana Patrícia Almeida has completed her PhD in Education, in the area of Educational Administration and Policy in 2015 by the Institute of Education of the University of Lisbon. She received her Master's degree in Educational Administration in 2005 from the FPCE - University of Lisbon and her Bachelor's degree in Education Sciences - Educational Administration in 1999 from the FPCE - University of Lisbon. At ISEC Lisboa she held the position of Director of the School of Education and Human Development. She is currently an Assistant Professor at Universidade Aberta (Open University - Portugal). She has received two awards, one of them for Best Doctoral Thesis in the area, in 2015. She has published and done research in the areas of Public Policy on Education, Educational Administration, and Teacher Training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Patrícia Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Ana Patrícia
  • Ana Patrícia Tavares de Almeida
  • Almeida, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
8A16-E8FD-FBB0
ORCID iD
0000-0001-5242-8285
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=VXNWh6gAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
Web of Science ResearcherID: IZP-9386-2023
Scopus Author Id
58114704100

Endereços de correio eletrónico

  • anap.almeida@uab.pt (Profissional)
  • AnaP.Almeida@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (351) 962946518 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Almirante Barroso, n.º 38, 1000 - 013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências Políticas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/12
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Praise and Honours
2007 - 2015
Concluído
Políticas Educativas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal : as escolas de área aberta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2009
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Administração e Organização Educacional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Atores, Regulação e Conhecimento nas Politicas Públicas de Construções Escolares em Portugal: As Escolas de Área Aberta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2005/05
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
1999/09
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2007 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015/09 - 2022/02/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2022/02/12 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2017 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2008/09 - 2014/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2001 - 2013 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2009/09 - 2011/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/13 - Atual Grupo da Qualidade do DEED | DEED's Quality Group Universidade Aberta, Portugal
2020/07/01 - 2022/02/12 Membro do Comité de Auto-Avaliação do Sistema de Garantia da Qualidade do ISEC | Self-Assessment Committee for the Audit and Certification Process of ISEC Lisboa's Internal Quality Assurance System Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2022/02/12 Membro do Comité de Qualidade | Member of the Quality Committee Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016/09 - 2022/02/12 Dean of the ISEC Lisbon School of Education and Human Development Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2019 Member of the Technical-Scientific Council Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015/07 - 2016/09 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Membro do Conselho Coordenador de Centro de Investigação | Member of the Coordinating Council of a research centre Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/10 - Atual Coordenador do Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Coordinator of the Master's Degree in Educational Administration and Management Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta - Departamento de Educação e Ensino a Distância , Portugal
2022 - Atual Membro Conselho Científico UID | Member of the Research Centre Scientific Council Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017 - Atual External expert for the Quality Assurance in Vocational Education and Training Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
2022/09 - 2023/09 Member of the Coordinating Council of a research centre Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2022 Member of the Technical-Scientific Council Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2022 President of the Technical-Scientific Committee of the ISEC Lisbon School of Education and Human Development Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2022 Responsible of the Teaching-Learning Macro-process, within the scope of ISEC Lisboa's Quality Assurance System Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2022 Member of the Coordinating Council for the Evaluation of Academic Staff Performance. Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2022 Member of the Scientific Committee of the Directorate-General for Research and Development of the Higher Institute of Education and Sciences Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2020 Member of the Erasmus+ Programme evaluators (KA1/KA2) Erasmus Plus, Bélgica
Agência Nacional Erasmus+, Portugal
2016 - 2020 Member of the Scientific Technical Council of the ISEC Lisbon School of Education Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2019 Coordenadora do Curso de Mestrado de Qualificação para a Docência na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2018 Membro da Comissão de Autoavaliação Institucional do Instituto Superior de Educação e Ciências Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2008 - 2015 Coordenadora do Curso de Mestrado em Administração Educacional Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2007 - 2009 Membro do Gabinete de Avaliação e Garantia da Qualidade, do Instituto Superior de Educação e Ciências. Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1999 - 2001 Avaliação Externa do "Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115/A-98, de 4 de Maio
0000
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1998 - 1999 Estudo de Investigação-Ação Uma Visão Prospectiva da Relação Escola/Família/Comunidade
0000
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação

Fundo Social Europeu - PRODEP
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/03/01 - Atual Aqui me encontro e confundo com gente de todo o mundo, que a todo o mundo pertence | Here I find myself in a mix with people from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/10 - Atual Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
101094052 — AECED
Investigador
European Union
Em curso
2023/03 - 2026 UNESCO Chair - "A city that educates and transforms"
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
2024/04/01 - 2025/03/30 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos DIGENDER2PALOP
DIGENDER2PALOP
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2021/03/01 - 2022/12/31 Teaching to Be: Supporting Teachers’ Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
626155-EPP-1-2020-2-LT-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador responsável
N/A
Em curso
2017 - 2020 A administração educacional na formação inicial de docentes para os ‘primeiros anos'
ESEXL/IPL-CIED/2016/A04
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
2017 - 2020 A administração educacional na formação inicial de docentes para os ¿primeiros anos'
ESEXL/IPL-CIED/2016/A04
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2017 «Children identity and citizenship best practices».
553177-EEP-1-2014-UK-EPPJMO-Network
Investigador
European Union
Concluído
2009/09/01 - 2013/12/31 POLÍTICAS DE CONSTRUÇÕES ESCOLARES COMO ANALISADOR DA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, DECISÃO POLÍTICA E ACÇÃO PÚBLICA
SFRH/BD/47249/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01 - Atual Projeto Já sei Ler - Leitura em Voz Alta
ISEC-PJSL2019
Investigador
Em curso
2021/02 - 2023/02 Teachers Leadership
Investigador responsável
Universitas, CrL
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Paulo; Martins, Andreia. "Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional em contexto escolar". 2022.
  2. Oliveira, Nuno Ricardo; Almeida, Ana Patrícia. "WhatsApp como ferramenta no contexto educativo". 2020.
  3. Almeida, Ana Patrícia. "Reading Out Loud: Perceptions and Practices of Primary School Teachers". Trabalho apresentado em Innovation in Language Learning International Conference, Florença, 2019.
    Publicado
  4. Almeida, Ana Patrícia ; Esteves, Sandrina. "Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do Projeto JÁ SEI LER – Leitura em Voz Alta". Trabalho apresentado em XV CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, Corunha, 2019.
    Publicado
  5. Oliveira, Ana P.; Jorge Costa; Almeida, Ana Patrícia. "Aquaponia como estratégia de integração curricular: relatos de um projeto". Trabalho apresentado em 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas em Ensino Superior (CNaPPES 2019), 2019.
    Publicado
  6. Almeida, Ana Patrícia ; Esteves, Sandrina. "Reading Aloud: Perceptions and Practices of Primary School Teachers.". Trabalho apresentado em Innovation in Language Learning International Conference, Florença, 2019.
    Publicado
  7. Almeida, Ana Patrícia. "Políticas de Construções Escolares: Conhecimento, decisão política e acção pública". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
  8. Almeida, Ana Patrícia. "Os fluxos escolares dos alunos como analisador dos modos de regulação local do Sistema Educativo". Trabalho apresentado em Actas do XIV Colóquio Internacional da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa, 2006.
  9. Almeida, Ana Patrícia. "Modos de regulação local do sistema educativo: um estudo de caso". Trabalho apresentado em Políticas e gestão local da educação, Actas do III Simpósio sobre organização e gestão escolar, Aveiro, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. José Castro Silva; Ana Patricia Almeida; Patricia Pacheco; Marco Ferreira. "Resilience and purpose as predictors of Portuguese school leaders' work well-being". Journal of Educational Administration (2024): https://doi.org/10.1108/JEA-06-2023-0140.
    10.1108/JEA-06-2023-0140
  2. Almeida, Ana Patrícia ; Machado, Ricardo; Boléo, Ana. "Cooperação Internacional e Formação de Professores: relatos de uma experiência num Colégio no Lubango". Medi@ções 11 2 (2023): 43-60. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/394.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Castro Silva, José; Ferreira, Marco; Pacheco, Patricia; Almeida, Ana Patrícia. "School leadership engagement: validation of the Portuguese version of UWES scale". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1217806.
    10.3389/feduc.2023.1217806
  4. Ana Patrícia Almeida; Patrícia Pacheco. "O envolvimento parental durante a pandemia covid-19: Perceções e crenças dos pais em Portugal". Revista Colombiana de Educación (2023): https://doi.org/10.17227/rce.num89-13812.
    10.17227/rce.num89-13812
  5. Cláudia Neves; Ana Patrícia Almeida; Marco Ferreira. "Headteachers and Inclusion: Setting the Tone for an Inclusive School". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020129.
    10.3390/educsci13020129
  6. Almeida, Ana Patrícia ; Almeida, Ana Patrícia. "Además del acogimiento... Políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas". DYLE - Revista sobre educación y liderazgo educativo Ano 1 Nº 1 (2019): 36-40. file:///C:/Escola%20de%20Educação/Publicações/revista-dyle-numero-1.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Esteves, Sandrina; Almeida, Ana Patricia. "Reading Out Loud: Perceptions and Practices of Primary School Teachers". International Conference Innovation in Language Learning (2019): https://publons.com/wos-op/publon/55257584/.
  8. Almeida, Ana Patrícia. "Os fluxos escolares dos alunos como analisadores dos modos de regulação local do Sistema Educativo". Revista Ibero-Americana de Educação (2007):
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, Ana Patrícia ; Matos, Fernando Pedro Canas Nunes de. "PERCEÇÕES DA MUDANÇA. ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO MESMO AGRUPAMENTO". In CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL, editado por Henriques, Susana; Neves, Claudia, 108-131. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Publicado
  2. Almeida, Ana Patrícia ; Matos, Simão; Neves, Claudia. "SER PELAS ARTES: CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO PELA ARTE E A MUDANÇA DO CLIMA ORGANIZACIONAL". In CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL, editado por Henriques, Susana; Neves, Claudia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Publicado
  3. Nuno Ricardo Oliveira; Ana Patricia Almeida. "Informal Communication in a Formal Context". In Practices in Higher Education. 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch016
  4. Esteves, Sandrina; Almeida, Ana Patrícia. "Reading Aloud: Practices in School, Family, and Community – Reports From an Intervention Project". In Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community, 1-24. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9750-7.ch001
  5. Almeida, Ana Patrícia; Esteves, Sandrina. "Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do "projeto Já Sei Ler - Leitura em Voz Alta". Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.21521120115
  6. Almeida, Ana Patrícia. "Para além do acolhimento ... Políticas de integração de crianças refugiadas sírias nas escolas portuguesas.". In Justiça Social e as Demandas da Educação, 57-73. Curitiba, Brasil: Appris, 2019.
    Publicado
  7. Almeida, Ana Patrícia. "As boas escolhas ... dos bons estabelecimentos de ensino: lógicas de ação de alunos e famílias no momento da escolha do estabelecimento de ensino.". In Escolas, competição e colaboração: que perspectivas?, editado por Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre; Neto Mendes, Augusto, 635-648. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Almeida, Ana Patrícia. Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community. IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9750-7
  2. Almeida, Ana Patrícia. Edição Comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Polítécnico de Lisboa e Forum Português de Administração Educacional. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Almeida, Ana Patrícia. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO IBERO-AMERICANA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Portugal: Fórum Português de Administração Educacional. 2018.
    Publicado • Editor
  4. Almeida, Ana Patrícia ; Elzbieta WESOLOWSKA; KARAKATSANI, D; JONSSON, K. ; WOODCOCK, P. Democratic participation in early school years and primary school.. Booklet publicado como resultado do Projeto financiado pelo Programa Erasmus+ Jean Monnet Project 553177-EEP-1-2014-UK-EPPJMO-Network. «Children identity and citizenship best practices».. 2017.
    Publicado
  5. Almeida, Ana Patrícia ; Dinis, Luís Leandro. Espaço Público da Educação: emergência de políticas e práticas de gestão local, regional e nacional. Actas do I Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional. 2012.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Silva, Guilherme Rego da; Almeida, Ana Patrícia. "Administração Educacional, nº 9". Administração Educacional, nº 9. Revista do Fórum Português de Administração Educacional. 9 (2016):
    Publicado • Co-editor
  2. Almeida, Ana Patrícia ; Chavarria, Xavier. "European Studies on Educational Management". European Studies on Educational Management 2 2 (2013):
    Publicado • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Almeida, Ana Patrícia ; Carlos, Rogério; Santos, Sofia. "Agudo, Francisco Dias". In Dicionário de Educadores Portugueses, editado por António Nóvoa. Edições ASA, 2003.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Oliveira, Paulo; Pacheco, Patrícia; Almeida, Ana Patrícia ; Martins, Andreia. "Museu das Emoções.". Trabalho apresentado em I Colóquio internacional de reflexão sobre práticas integradas em educação, 2023.
  2. Almeida, Ana Patrícia ; Esteves, Sandrina. "Já sei Ler: Leitura em Voz Alta.". Trabalho apresentado em 4º Encontro de Literatura para a Infância Asas para Ler, 2019.
  3. Moreira, Luís; Almeida, Ana Patrícia ; Costa, Jorge. "Metodologias ativas no ensino do Cálculo Integral Triplo.". Trabalho apresentado em VI Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2019, 2019.
  4. Almeida, Ana Patrícia ; Oliveira, Paulo. "Pézudo: atreves-te a andar a pé?". Trabalho apresentado em Seminário Fora de Portas - Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores, 2014.
  5. Almeida, Ana Patrícia. "Políticas de construções escolares: conhecimento, decisão política e ação pública.". Trabalho apresentado em III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
  6. Almeida, Ana Patrícia ; Pratas, Maria Helena. "Interculturality and intercultural dialogue in Portugal.". Trabalho apresentado em 5ª Conferência Eurodiv “Dynamics of diversity in the globalisation Era, 2009.
Prefácio / Posfácio
  1. Almeida, Ana Patrícia ; Pacheco, Patrícia. "Prefácio". Prefácio para Problemas Emocionais e Comportamentais na Escola – Teoria e Prática. Lisboa, Portugal: ISEC Lisboa. 2022.
    Publicado
Relatório
  1. José João Ramos Paz Barroso; Almeida, Ana Patrícia ; Homem, Maria Luísa. 2001. As assembleias de escola em Discurso Directo. Relatório Sectorial 7 - Painéis de opinião de representantes de assembleias de escola de cinco concelhos das zonas centro e sul do país..
  2. José João Ramos Paz Barroso; Almeida, Ana Patrícia. 2001. Imagens em confronto. Relatório Sectorial 1 - A opinião de representantes das direcções regionais de educação, de associações sindicais, de pais e encarregados de educação e de alunos..
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Ana Patrícia. "Atores, regulação e conhecimento nas políticas públicas de construções escolares em Portugal : as escolas de área aberta". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2015. http://hdl.handle.net/10451/22512.
  2. "Os fluxos escolares dos alunos como analisador dos modos de regulação local do sistema educativo: um estudo de caso.". Mestrado, Universidade de Lisboa, 2005.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/20 Os diretores e a inclusão: como marcar o ritmo para uma escola verdadeiramente inclusiva? I Encontro de Inverno do FPAE.
Universidade de Évora e CIEP-Univ. Évora (Évora, Portugal)
2024/01 Uma visita ao museu das emoções: explorar e desenvolver a literacia emocional. Congresso A Boa educação na escola. Perspetivas, Práticas e Desafios
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2023/11 Os edifícios escolares: entre uma Gramática Escolar e a regulação do território Congresso de Educação "Cidades que educam, se transformam"
Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/11 Na sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas. XVIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional.
Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Centro Paula Souza. São Paulo (São Paulo, Brasil)
2023/08 Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at UNISINOS (Brazil) Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at UNISINOS (Brazil)
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo (São Leopoldo, Brasil)
2023/08 Papel das associações e iniciativas comunitárias na resposta a territórios desfavorecidos. Quando a resposta vem de dentro… IV Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens
Universidade Franciscana - Santa Maria (Brazil) (Santa Maria, Brasil)
2023/05/29 Políticas de autonomia das escolas I Encontro de Primavera do FPAE
FPAE e Associação Regional de Administração Educacional (Funchal, Portugal)
2023 A escola e os professores numa cidade que educa e transforma. Convidada para Keynote Speaker nas IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente, realizadas a 11 de setembro de 2023. Organização: Município de Benavente e CFE Centro Educatis. IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente
Município de Benavente e CFE Centro Educatis (Benavente, Portugal)
2023 Fatores explicativos do bem-estar em líderes escolares VII Congresso Ibero-americano e X Congresso Luso-brasileiro de políticas e administração da educação – “Políticas e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano
FPAE e Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023 Research to enhance democracy through Aesthetic and Embodied learning. 2º MeetUp – 2º encontro de investigadores do Le@d
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2023 Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at the University of Passo Fundo (Brazil) Launch of the UNESCO Chair "City that educates and transforms" at the University of Passo Fundo (Brazil)
Universidade Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
2022 Do presencial ao bLearning: (re)desenho de uma Pós-Graduação em Intervenção Assistida por Animais. 2nd International Congress on 21st Century Literacies
IP Santarém (Santarém, Portugal)
2022 Museu das Emoções: um projeto de literacia emocional no contexto escolar. 2nd International Congress on 21st Century Literacies
IP Santarém (Santarém, Portugal)
2022 As perceções dos pais sobre o seu envolvimento na escola no contexto de pandemia: Como foi? O que mudou?. I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022 A formação de líderes escolares. Pistas para a reformulação da oferta formativa de líderes escolares no Ensino Superior a distância. X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES 2022
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2021 Atividades de expressão musical no jardim de infância e no 1º CEB: conceções e práticas. XXVIII colóquio AFIRSE, Educação e Idades da Vida,
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2021 O envolvimento parental durante a pandemia COVID19: perceções e crenças dos pais. XXVIII colóquio AFIRSE, Educação e Idades da Vida
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2020 Convidada para as LE@D Talks sobre a Ação do Diretores escolares em tempo de pandemia. LE@D Talks sobre a Ação do Diretores escolares em tempo de pandemia.
Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2020 WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. IETIC 2020/Açores
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2019 Projeto Pézudo de Belas ClimACT Final Event.
ESTeSL (Lisboa, Portugal)
2019 Aquaponia como estratégia de integração curricular: relatos de um projeto. VI Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES 2019
IP Santarém (Santarém, Portugal)
2019 Actors, Regulatory processes & Knowlegde in Educational Public Policies: the case of Open Plan Schools in Portugal. 77th Annual MPSA Conference
MPSA (Chicago, Estados Unidos)
2019 Práticas de leitura em voz alta na escola, Família e comunidade: a experiência do projeto Já sei ler – leitura em voz alta. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2019 Avaliação de Desempenho Docente numa IES: relatos de um processo colaborativo e reflexivo. IX Congresso Internacional RIAICES
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Conferência na mesa de Encerramento dedicada a Educação e Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Inclusão Social. Conferencista convidada no VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política Administração da Educação VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política Administração da Educação
Fórum Europeo de Administradores de la Educación (LLeida, Espanha)
2018 Tolerance as a value in citizenship education/Tolerance HR & Citizenship”. 20th Annual Children’s Identity and Citizenship European Association & 2nd Joint CITIZED Association Conference
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
2018 What about tolerance? Voices of students and teachers about tolerance 20th Annual Children’s Identity and Citizenship European Association & 2nd Joint CITIZED Association Conference
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
2018 O ensino da administração educacional nos cursos de formação de professores: perfil e representações dos docentes e dos coordenadores da disciplina VI Congreso Iberoamericano de Política Y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
2018 Para além do acolhimento… Políticas de integração de crianças sírias nas escolas portuguesas VI Congreso Iberoamericano de Política Y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
2018 Regulação das Políticas de Construções Escolares em Portugal: O caso das escolas de área-aberta. XIV Congresso SPCE 2018
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/03 Management of Innovations in Education, Keynote Speaker no European Intervisitation Program (EIP) | Barcelona | 25 de março 2017. European Intervisitation Program (EIP)
EFEA - European Forum Educational Administration (Barcelona, Espanha)
2017 Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores: os contributos da oferta formativa no campo da administração educacional II Seminário Internacional Educação, territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Contributos para o estudo da tradução da ‘agenda política’ na formação inicial de docentes, a partir do campo da administração educacional: a descentralização, a autonomia e a gestão das escolas VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: rede escolar (re)configurações, tensões e desafios
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/10 A avaliação das escolas como processo social. Conferencista convidada nas XXV Jornadas Estatales – Madrid do Fórum Europeo de Administradores de la Educación, que tiveram lugar entre 2 e 3 de Outubro sob a temática La evaluación social de la educacion. XXV Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación
Fórum Europeo de Administradores de la Educación - Madrid (Madrid, Espanha)
2015 Democracy and Educational Leadership: A European Perspective BELMAS (British Education Leadership, Management & administration Society) conference
Reading University (Reading, Reino Unido)
2012 As boas escolhas ... dos bons estabelecimentos de ensino: lógicas de acção de alunos e famílias no momento da escolha do estabelecimento de ensino. VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011/10 A avaliação de desempenho docente em Portugal: evolução e perspectivas futuras. Conferência final apresentada nas XXII Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación, que tiveram lugar entre 13 e 16 de Outubro sob a temática La evaluación para la mejora profesional. XXII Jornadas Estatales - Lleida do Fórum Europeo de Administradores de la Educación
Fórum Europeo de Administradores de la Educación - Universidade de LLeida (LLeida, Espanha)
2010/05 O Papel das redes de investigação na definição das políticas de formação inicial de professores. Conferencista convidada na mesa-redonda Políticas e práticas de formação e avaliação do trabalho docente. I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação, que decorreu em Elvas e Cáceres nos dias 29 de Abril a 2 de Maio de 2010. I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
IP Portalegre (Lisboa, Portugal)
2010 A Emergência da gestão intermédia: a complexidade de funções do cargo de coordenador de departamento curricular I Congresso Ibero-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
FPAE e Instituto Politécnico de Portalegre (Elvas, Portugal)
2010 Políticas de construções escolares: conhecimento, decisão política e acção pública. Comunicação V Congresso da Associação de Ciência Política
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Processos de Empregabilidade em Ciências da Educação II Jornadas de Empregabilidade Interactiva,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Políticas de Construções Escolares. I Jornadas de Investigação do ISEC
ISEC Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Políticas de Construções Escolares: Conhecimento, decisão política e acção pública. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Bragança e Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Bragança, Portugal)
2006 Os fluxos escolares dos alunos como analisador dos modos de regulação local do Sistema Educativo XIV Colóquio Internacional da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2004 Modos de Regulação Local do Sistema Educativo: um estudo de caso. VIII Jornadas Pedagógicas, subordinadas ao tema Educação e Sociedade: Contextos Educativos no século XXI
Escola Superior de Éducação do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2004 Modos de Regulação Local do Sistema Educativo: um estudo de caso. III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2003 Gestão das Escolas: novas perspectivas, novos desafios. Novas Políticas na Gestão Escolar: Aplicações Práticas
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa, Portugal)
2000 Do Prazer de Ouvir/Ver, ao prazer de contar, ler e Escrever. A Importância das TIC na Aprendizagem da Leitura e da Escrita das crianças com Perturbações Neuropsicológicas. X Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF,
AFIRSE (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 O Ensino Doméstico - Um Estudo Exploratório sobre o Ensino Alternativo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2022 - 2022 Turmas Multinível no 1º CEB: Perceções sobre Gestão Curricular, Potencialidades e Limitações
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2022 - 2022 O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2022 Flexibilização curricular e o processo de ensino-aprendizagem. Um estudo numa escola não agrupada do Distrito de Lisboa
Orientador de Micaela Cardoso Rogão
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
2020 - 2022 Perceções da mudança: estudo de caso sobre as perceções da mudança em duas escolas do mesmo agrupamento.
Orientador de Fernando Pedro Canas Nunes De Matos
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
2019 - 2022 A liderança distribuída nos cargos de liderança intermédia: um estudo exploratório
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 Educar para as Emoções - Relatos de um projeto de intervenção
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - 2021 O INSUCESSO ESCOLAR NO CONCELHO DE SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS (CSLO) E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: Estudo de caso - Escola Secundária Luciano Garcia
Orientador
Gestão Autárquica (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - 2021 A Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular - As representações de diferentes atores educativos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 SER pelas ARTES - O Contributo da Educação pela Arte para a Mudança do Clima Organizacional. Papel e Relevância da Direção
Orientador
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Turmas Mistas - Práticas e Conceções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Atividades de Enriquecimento Curricular: Perspetivas dos atores sobre a sua importância no 1º CEB - Importância das Actividades de Enriquecimento Curricular no Ensino
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Brincar Heurístico e o Cesto dos Tesouros - A Abordagem à Brincadeira Espontânea em Contextos de Creche
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Relação Escola - Família, Envolvimento Parental e o Sucesso Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Educar para os afetos, relatos de um Projeto de Intervenção
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 EDUCAÇÃO FORA DE PORTAS O contacto com o ambiente exterior e a natureza em contexto da educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 Metodologia de Trabalho Projeto
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 Gestão das Emoções em Crianças de Creche (0-3 anos)
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 COMO CONSTRÕEM AS EDUCADORAS A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPETRO DO AUTISMO?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 Territorialização e Descentralização: Projetos Municipais de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - 2018 Inclusão de Alunos com Necessidades Eduactivas Especiais no Ensino Profissional - Inclusão e Integração de Alunos com NEE na EPGE - Estudo de Caso
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO EM CONTEXTO HOSPITALAR
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASIL
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do municipio de São Luís
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel –
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 AGIR PARA MUDAR – UMA ESCOLA PARA TODOS
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 - 2017 Pedagogia de Projetos - estudo de caso das escolas do município de São Luís no Estado do Maranhão, das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal e da rede particular
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Aprender Inglês? Porquê? Contributo da aprendizagem precoce da Língua Inglesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Prevenção do bullying em contexto escolar: A sala de aula sem bullying
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação da Linguagem Oral de um grupo de 4 e 6 anos de idade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A dinamização da biblioteca escolar: Um Contributo Para a Promoção da Leitura
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 O papel da equipa multidisciplinar no acompanhamento de uma criança autista
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 O lugar da expressão plástica na educação pré-escolar e no ensino do 1.º Ciclo: Concepções de educadores e professores de 1.º Ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 É Tobias e não Todias...certo? Representações de vários atores sobre a Dislexia - Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Inclusão de uma criança com trissomia 21 numa sala pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Métodos de ensino da leitura e da escrita: onceções de docentes do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Utilização de peças (do) lego em atividades de investigação em matemática: Uma experiência pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A formação em osteopatia na Europa: unidade ou diversidade? Os casos da Bélgica, França, Inglaterra e Portugal
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Construção da Identidade profissional do osteopata
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Plataforma de osteopatia. Plataforma colaborativa e cooperativa de osteopatia
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO OSTEOPATA Representações de profissionais em início de carreira
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 Relatório Final da Prática Supervisionada. Provas Finais: Conceções de professores do 1.º Ciclo sobre a avaliação externa ao nível do Português e da Matemática
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A abordagem por projectos e a aquisição de competências no Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 O papel dos adultos na construção de um projecto de vida em crianças e jovens institucionalizados
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A importância da afetividade do educador na gestão de conflitos na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 O bolso, o saco e as histórias com as galáxias dentro
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A importância de brincar. Brincar e jogar na infância.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 Relatório de estágio. Prática de Pedagógica Supervisionada. Como vamos aprender a estudar?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A arte na educação infantil. A importância para o desenvolvimento infantil
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A importância da criatividade no desenvolvimento da autoestima da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 «Não fui eu!»:A Mentira na Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 - 2015 A importância do desenvolvimento de atividades de expressão motora: Acompanhamento de um grupo de educação pré-escolar e o desenvolvimento da sua motricidade
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Modos de equivalência e integração dos alunos estrangeiros no sistema educativo português
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Cultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professores
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 O papel do projecto “Academia Escola Mais” na mediação familiar
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Percursos formativos ao longo da vida: Três percursos, três histórias de vida
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 O plano de segurança nas escolas de 2º e 3º ciclos: um estudo de caso
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Articulação curricular entre o pré-escolar e o 1,º ciclo: contributos para a eficácia escolar
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 O estado e a autonomia das escolas: relatório de actividade e desenvolvimento profissional
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Relatório de atividade e desenvolvimento profissional.A Importância da Comunicação para a Construção da Imagem da Escola
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 A organização da formação docente. Uma nova perspectiva centrada na escola.
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Políticas de integração de alunos que têm o português como língua não materna Projeto de Intervenção Contributo para a integração dos alunos de PLNM no 1ºCiclo
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Relatório de actividade e desenvolvimento profissional. Entre o gestor e o líder educativo
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2011 - 2011 O Conselho Geral: representações dos actores e participação
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2011 - 2011 Plano TIC: promotor de mudança?
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04 - Atual 4º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar: Políticas de Qualidade em Educação (2019/11/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/03 - Atual Conversas à quinta. Mudanças na organização pedagógica da escola. Convidados:Eulália Alexandre (Subdiretora Geral, Direção Geral de Educação) e Ana Pina (Diretora, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto de Almada) Moderador: Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro (2019/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal
2018/03 - Atual Políticas públicas e gestão escolar: Trajetórias de autonomia e descentralização. O encontro é uma organização conjunta do grupo de investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar. (2018/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/01/20 I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “o papel do diretor, entre a gestão e a criatividade pedagógica” (2024/01/20 - 2024/01/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023/05 - 2023/10 VIII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional “Novas Competências dos Municípios na Educação” (2023/10/28 - 2023/10/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2023/01 - 2023/07 I Encontro de verão do Fórum português de Administração Educacional: Descentralização ou transferência de competências para as autarquias e autonomia das escolas (2023/07/14 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro Educatis - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos, Portugal

Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2023/01 - 2023/05 I Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE): A Autonomia das Escolas Três décadas após as propostas da Comissão de Reforma do Sistema Educativo e as lógicas atuais (2023/05/29 - 2023/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Associação Regional de Administração Educacional, Portugal
2022/05 - 2022/11 VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional. Encontro Encontro organizado pelo Fórum Português de Administração Educacional, dedicado ao tema «Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo?» (2022/11/26 - 2022/11/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2022/05/01 - 2022/10/31 EduSummit2022 «Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na Era Digital?», promoveu a discussão de questões relacionadas com o Currículo e desenho curricular, a digitalização da escola, a literacia digital, entre outras. (2022/09/30 - 2022/10/01)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta, Portugal

Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, Portugal

Federação Nacional da Educação, Portugal
2022/05/01 - 2022/10/31 EduSummit2022 , «Pensar a Educação: que experiências, tendências e desafios na Era Digital?», discutiu questões relacionadas com o Currículo e desenho curricular, a digitalização da escola, a literacia digital. (2022/09/30 - 2022/10/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, Portugal

Federação Nacional da Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2020/03 - 2020/09 5º Encontro de Políticas Públicas e Gestão Escolar: Políticas de Educação em tempos de pandemia (2020/09/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/10/09 - 2018/10/09 II Intervisitas Internacional: As Escolas Públicas Portuguesas e V Encontro de Outono do FPAE (2018/10/09 - 2018/10/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - 2015 Encontro «Administração da Educação: Relações Ministério/Município» (2015/06/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/28 - 2015 Colóquio: A Administração Educacional em Portugal: 40 anos depois de Abril e os 20 Anos do FPAE (2014/06/28)
Encontro
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/02 - 2014/02 1º Colóquio Transfronteiriço (Portugal/Espanha). Encontros na Fronteira: Troca de ideias e experiências educativas no local de encontro dos países ibéricos (2014/02/15 - 2014/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Forum Europeo de Administradores de la Educación del Estado Español, Espanha
2013/11/30 - 2013/11/30 I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional A Nova Gestão Pública na Organização Escolar (2013/11/30 - 2013/11/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2013 - 2013 Resultados dos alunos portugueses em provas internacionais de língua e matemática. Colóquio (2013/05/14 - 2013/05/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/01/17 Uma perspetiva sobre a abordagem dos números em educação pré-escolar nos manuais escolares Singapura
Presidente do júri
Lúcia de Jesus Messias Simões (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017/01/11 QUAL O CONTRIBUTO do DESPERTAR PARA AS ClÊNCIAS, NAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ: ESCOLAR
Presidente do júri
ELISABETH RUAS VASQUES (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 A administração local da educação no concelho de palmela: a gestão das competências no campo educacional
Vogal
Sandra Filipa Silva Coelho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 Associação de base local: um contributo para o desenvolvimento local e comunitário
Vogal
Tânia Pereira de Lacerda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 A gestão das CASE e das AEC em Cascais: relação Autarquia-Escola-Família
Vogal
Joana Soage Ribeiro Bárcia Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 Gestão e práticas de formação numa corporação de bombeiros
Arguente principal
Maria José Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2024 A Boa Educação na Escola (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) Onlie

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Sisyphus Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2023 - Atual Frontiers in Education (2504284X) Frontiers
2023 - Atual Frontiers in Psichology (2504284X) Frontiers
2023 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) ESELx
2022 - Atual Education Scicences (2227-7102) MDPI
2016/01 - Atual Alameda, Revista de Educação, Artes e Ciência ISEC Lisboa
2015/01 - Atual Educare Revista Eletrónica, da Universidade Nacional da Costa Rica

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2001/10 - Atual Planeamento educativo (Outros) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2001 - 2007 Organização e Administração Escolar Licenciatura de Professores do Ensino Básico 1º ciclo (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2004 - 2006 Planeamento Educativo Pós-Graduação em Administração Educacional (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2004 - 2006 Planeamento Educativo Administração Educacional (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2000 - 2005 Elaboração e Gestão de Projetos Educativos Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2000 - 2005 Seminário I (Elaboração e gestão de Projetos Educativos) Licenciatura de Professores do Ensino Básico do 1º Ciclo (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2003 - 2004 Desenvolvimento Curricular Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2002 - 2003 Organização e Legislação Escolar Licenciatura de Professores do 2º ciclo, Variante Matemática/Ciências da Natureza e Variante Português/Inglês (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2001 - 2002 Autonomia, Administração e Gestão das Escolas Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2000 - 2002 Elaboração e Gestão de Projetos Educativos Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2005 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2001 - Atual Forum Português de Administração Educacional Vice-Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2001/09 - 2002 2001-2002 Membro da Comissão responsável pelo processo de acreditação e respetiva elaboração dos relatórios, da Licenciatura em Educação de Infância do Instituto Superior de Educação e Ciências, no âmbito do processo de acreditação destes cursos pelo INAFOP.
Membro
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2001/09 - 2002 Membro da Comissão responsável pelo processo de acreditação e respetiva elaboração dos relatórios, da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências, no âmbito do processo de acreditação destes cursos pelo INAFOP
Membro
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Selo de Qualidade para o EaD 2022-2023 | Quality Award in EaD 2022-2023
Universidade Aberta, Portugal

Outra distinção

2019 Bolsa para Participação em Conferência nos EUA
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2016 Prémio Melhor Tese Doutoramento 2015 na área da Administração e Política Educacional
Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2014 Bolsa do Conselho da Europa
Conselho da Europa, França
2009 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006 Prémio no âmbito da medida 4 do SIQE, de edição e financiamento da Dissertação de Mestrado.
Ministério da Educação, Portugal
1999 Bolsa de Iniciação à Investigação
Universidade de Lisboa, Portugal