???global.info.a_carregar???
Pedro Castro holds a PhD in Music from the University of Aveiro, a Masters degree in Musical Arts from the FSCH Universidade Nova de Lisboa, bachelors in recorder and baroque oboe from the Royal Conservatory of The Hague. He teaches at the Escola Superior de Musica de Lisboa and Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto. He is the principal oboist at the Orquestra Barroca Casa da Música and performs as a freelance with prominent early music ensembles across Europe. He directed and produced the first world recording of "Serenata L'Angelica" by João de Sousa Carvalho in 2016. His doctoral investigation was devoted to the Serenata during the reign of queen Maria I and his research interests include political uses of royal patronage in the field of dramatic music (especially through the study of the plots, allegorical content and the characters portrayed in librettos) as well as the performance practices of 17h an18th century music. He published the article "A Música para a troca das Princesas" (Music for the exchange of the Princesses) in the Revista Portuguesa de Musicologia (2018), devoted to the musical works performed in Portugal and Spain to celebrate the double marriage between the Iberian courts in 1785.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO LOPES E CASTRO

Nomes de citação

  • Castro, Pedro Lopes e

Identificadores de autor

Ciência ID
891F-F05D-72D4
ORCID iD
0000-0003-4337-9025

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/04/07
Concluído
Música (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A serenata na corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2009
Concluído
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A serenata L'Angelica de João de Sousa Carvalho - uma reflexão performativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Licenciatura em oboé barroco (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
" - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (8,5 em 10 valores)
2002
Concluído
Flauta de Bisel (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
" - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1998
Concluído
Flauta de Bisel (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
" - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2016 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2015 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2012 - 2013 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2011 - 2011 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2010 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/10/01 - Atual docente de oboé barroco Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007/09/01 - Atual docente de oboé barroco, flauta de bisel e música de câmara Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2007/09/01 - 2012/09/01 docente de oboé barroco, flauta de bisel e música de câmara Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/10/01 - 2012/09/01 Professor de flauta de bisel Academia de Música de Santa Cecília, Portugal
1997/09/01 - 1998/08/31 Professor da classe de flauta de bisel Conservatorio de Música de Coimbra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Castro, Pedro Lopes e. "Música para a troca das princesas: Estudo comparativo das obras dramáticas comemorativas do duplo enlace entre as monarquias ibéricas (1785)". Revista Portuguesa de Musicologia 5 1 (2018): 39-59. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/338.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castro, Pedro Lopes e. "Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder". In «D'alma tua trare un imago», a representação da realeza nas obras dramáticas no tempo de D. Maria I, editado por Isabel Cristina Fernandes, 71-92. Madrid, Espanha: SEdeM - Sociedad Española de Musicología, 2023.
    Publicado

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Castro, Pedro Lopes e; Winter And Winter (Produtor). 2023. ""La Caramba"". In "La Caramba", Winter And Winter.
  2. Castro, Pedro Lopes e; Pedro Lopes e Castro (Produtor). 2016. "Maestro e director musical". In L'Angelica Serenata per Musica, Naxos.
Interpretação artística
  1. 2020. Direcção artística do espetaculo "Uma serenata para sopros" pelo agrupamento Concerto Campestre. Palácio de Queluz integrado no festival Noites de Queluz.
Interpretação musical
  1. Direcção artística do espetaculo "Mas No Puede Ser" pelo agrupamento Concerto Campestre. 2022.
    Maestro
  2. Concerto para oboé e violino em dó menor de J.S. Bach com a solista Rachel Podger e a Orquestra Barroca Casa da Música. 2020.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015/12/11 “A problemática da realização moderna das serenatas de João de Sousa Carvalho, uma perspectiva prática, integrado no painel Livre Arbítrio versus "Prudente advertência": questões interpretativas na música portuguesa da 2a metade do século XVIII”. 3o Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-ip’15,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/10/11 " L'Angelica de João de Sousa Carvalho, uma típica serenata de corte" Congresso Internacional de Musicologia Histórica
APARM (Almada, Portugal)
2014/10/07 "A problemática de classificação das serenatas no tempo de D. Maria I: exemplos ibéricos e italianos" Jornada de estudo do Grupo de Investigação Estudos Históricos e Culturais em Música
Casa Museu Anastácio Gonçalves (Lisboa, Portugal)
2014/06/14 A influência de Jommelli na composição de múscica dramática para a corte de Lisboa Colóquio Internacional "Niccolò Jommelli, Christoph Willibald Gluck e Pedro António Avondano, 300 anos do nascimento: A circulação de repertórios na Europa na segunda metade do séc. XVIII"
Palácio Nacional de Queluz (Lisboa, Portugal)
2012/11/18 "A música para a troca das princesas" Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Castelo Branco, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/11/19 Quintetos con dos violas de José Palomino (1753-1810)
Arguente principal
Adrián Linares Reyes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/11/21 La pace fra la virtù e la bellezza: Theoria, poiesis e praxis em uma obra de David Perez (1711-1778)
Arguente
Charles Bruno Roussin (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/05/28 A problemática das dedilhações de forquilha no ensino básico de flauta de bisel
Arguente principal
Filipa Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2002 foi seleccionado para oboísta principal da Orquestra Barroca da União Europeia