???global.info.a_carregar???
I am an Adjunct Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança since September 2024. From 2006 to 2024, I was a Lecturer for Camões - Institute for Cooperation and Language at the Faculty of Sciences and Humanities of the University of the Republic, in Uruguay. I have a PhD in Education from the University of Aveiro, where I am also a researcher at the Center for Research in Didactics and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF). My main interests are plurilingualism, hope-based collaborations between schools, families, communities, museums and cultural institutions, participatory and (auto)ethnographic research, creative and visual research methods, learning and teaching Portuguese as a foreign/second language, Portuguese as a border language.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Carinhas

Nomes de citação

  • Carinhas, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
861E-C02D-FC03
ORCID iD
0000-0001-9234-2435

Endereços de correio eletrónico

  • raquelcarinhas@ipb.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança no Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Latim Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/01/26
Concluído
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2012/07/27
Concluído
Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O processo de revisão da escrita em português língua estrangeira: propostas didáticas para o tratamento do erro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2006/06/16
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Licenciatura em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa, Portugal
2004/08/02
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2024/08/31 Leitor (Docente Universitário) Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - 2024/08 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Centro de Língua Portuguesa Camões-Udelar, Uruguai
2022/03 - 2024/03 Presidente European Union National Institutes for Culture, Bélgica
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguai
2016/05 - 2017/05 Presidente European Union National Institutes for Culture, Bélgica
Cluster EUNIC-Montevideo, Uruguai

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/01 - 2024/08/31 Coordenadora do Local de Aplicação de Exames de Português na Embaixada de Portugal em Montevideu Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguai
2006/09/01 - 2024/08/31 Encarregada dos Assuntos Culturais Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Embaixada de Portugal em Montevideu, Uruguai
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/10/01 - Atual BOLD- Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities
Investigador
Universität Hamburg, Alemanha

Universidade de Aveiro, Portugal

Rijksuniversiteit Groningen, Países Baixos

Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha

Aix-Marseille Université - Campus d'Aix-en-Provence, França
Erasmus Plus
Em curso
2019 - 2022 LOCALL - LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Investigador
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual Vozes das Margens - un documental sobre el portugués uruguayo
N/A
Investigador
The University of Arizona, Estados Unidos
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Instituto Guimarães Rosa
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Neves, Alexandra das; Andrade, Ana Isabel; Simões, Ana Raquel; Batista, Bruna; Martins, Filomena; et al. "The LoCALL App: learning to “read” the world while playing with linguistic landscapes". 2021.
  2. Carinhas, Raquel; Araújo e Sá, Maria Helena; Moore, Danièle. "Plurilinguismes et partenariats éducatifs école, famille et institutions muséales: une recension des études pour de nouveaux questionnements". 2019.
Artigo em revista
  1. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Vivre le plurilinguisme au/par le musée :". Babylonia Journal of Language Education (2023): http://dx.doi.org/10.55393/babylonia.v3i.293.
    10.55393/babylonia.v3i.293
  2. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Re-voicing conceptualizations of plurilingual education: ‘El plurilingüismo, este concepto de … ¿cómo se puede decir?’". Journal of Multicultural Discourses (2023): https://doi.org/10.1080/17447143.2023.2207094.
    10.1080/17447143.2023.2207094
  3. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Danièle Moore. "Plurilinguismes, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative pluri-située et multi-sites". OLBI Journal (2022): https://doi.org/10.18192/olbij.v12i1.5993.
    10.18192/olbij.v12i1.5993
  4. Raquel Carinhas; Maria Helena Araújo e Sá; Sílvia Melo-Pfeifer. "De la rue aux pupitres : l’éducation au plurilinguisme à travers les paysages linguistiques vue par les enseignants de langues". Recherches en didactique des langues et des cultures 20-1 20-1 (2022): http://dx.doi.org/10.4000/rdlc.11637.
    10.4000/rdlc.11637
  5. "Mi calle favorita: a reconstrução multimodal da paisagem da Ciudad Vieja de Montevideu num projeto plurilíngue entre a escola, os museus e as famílias". Domínios de Lingu@gem (2020): http://dx.doi.org/10.14393/dl44-v14n4a2020-2.
    10.14393/dl44-v14n4a2020-2
  6. "Le partenariat comme déclencheur de la recherche participative dans un projet école-musée-famille pour/par le plurilinguisme". Recherches en didactique des langues et des cultures (2020): http://dx.doi.org/10.4000/rdlc.8112.
    10.4000/rdlc.8112
Capítulo de livro
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Carinhas, Raquel; Melo-Pfeifer, Sílvia; Simões, Ana Raquel. "The Co-Construction of the Concept “Linguistic Landscape” by Language Educators in an Online Course". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education, 223-239. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-22867-4_12
Relatório
  1. Benitez,María; Carinhas, Raquel; Cartagena, Lorena; Fernández, Natalia; Gutiérrez, Verónica; Haretche, Carmen; Lorenzo, Patricia; et al. 2023. Informe de resultados de DocenteAcreditado 2023. www.ineed.edu.uy/images/publicaciones/ docenteacreditado/informe-resultados-docenteacreditado-2023.pdf.
Tese / Dissertação
  1. Carinhas, Raquel João de Almeida Santos Gonçalves. "Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias". Doutoramento, 2023. http://hdl.handle.net/10773/36450.
  2. Raquel João de Almeida Santos Gonçalves Carinhas. "O processo de revisão da escrita em português língua estrangeira: propostas didáticas para o tratamento do erro". Mestrado, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76050.

Outros

Outra produção
  1. A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. | The LoCALL App: a digital resource developed in partnership with. Lourenço, M. , Melo-Pfeifer, S. , Laranjeiro, D. , Laranjeiro, J. , Pombo, L. , Mouta, L. , et al.. (2022). A LoCALL App: um recurso digital desenvolvido em parceria. VI Fórum CIDTFF: CIDTFF e parceiros não académicos - que relações e com que finalidades. Aveiro: CIDTFF-UA. 2022. Lourenço, Mónica; Melo-Pfeifer, Sílvia; Laranjeiro, Dionísia; João Laranjeiro; Pombo, Lucia; Luís Mouta; Marques, Margarida M.; et al.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/02 Promoting culturally and linguistically responsive teaching in initial teacher education programmes at the University of Aveiro SRHE International Conference 2024 : Higher Education: A Place for Activism and Resistance?
East Midlands Conference Centre (Nottingham, Reino Unido)
2024/11/29 C.Art.ographisations sensibles comme reliance en didactique Colloque du DILTEC: La relation en didactique des langues
Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2024/07/22 Quando falo portuñol na minha cabeça tenho a minha família: o documentário sociolinguístico como celebração do português de fronteira XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/05/23 Mi calle favorita
Organización de los Estados Ibero-americanos (Assunção, Paraguai)
2022/11/18 Multicentrer la didactique des plurilinguismes : un regard en trois volets sur une expérience de recherche participative liant école, familles, musées et chercheures.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/09/27 Plurilinguismos indígenas: experiências etnográficas conectando escolas, famílias e museus.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2022/09/10 Plurilinguismos e paisagens identitárias na reconfiguração multimodal e imaginária da Ciudad Vieja: um projeto educativo implementado entre a escola, as famílias e os museus.
CERP - NORTE (Rivera, Uruguai)
2022/07/06 Las ganas de estar juntos: um olhar sobre as redes desde a relacionalidade
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/07/10 Mi calle favorita: linguistic multimodal landscapes in a plurilingual project with School, Families and Museums
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
2021/07/06 Plurilinguismes indigènes : interventions multimodales et identitaires au musée et à l’école. Une étude ethnographique avec enfants, familles et musées en Uruguay.
Universidade de Salónica (Salónica, Grécia)
2021/07/06 A sustentabilidade da investigação sob o prisma da responsabilidade social: a experiência de uma rede educativa intercultural
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/04/30 Plurilinguismes, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative multi-située
University of Ottawa (Ottawa, Canadá)
2021/04/17 Interpelações ao conceito de ‘responsabilidade social’ desde uma experiência de investigação com uma rede educativa intercultural
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/11/27 Pelas línguas da cidade: o espaço urbano mobilizador de aprendizagens plurilingues
Instituto Português do Oriente (Macau, China)
2020/10/14 Ciudad Vieja - mapas lingüísticos: o uso de tecnologias digitais num projeto plurilingue entre escola, museus e famílias
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/10/08 O Eu e o Outro: representações da lusofonia em estudantes uruguaios de português Noveno Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2015/11/12 Fronteiras e representações culturais da lusofonia IV Congresso da Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU): Cartografias do português. Literatura, língua, cultura e didática nos espaços lusófonos
Universidade da Estremadura (Cáceres, Espanha)
2015/10/10 Novas abordagens da gramática. A consciência metalinguística na produção escrita Octavo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2015/10/08 Como me/te vejo. Representaciones de la lusofonia en estudiantes de portugués
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
2014/10/13 Variedades do português e a formação de professores Séptimo Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2013/10/12 O processo de revisão de escrita em português. Sexto Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2013/10/09 Reflexiones y vivencias del Culturafest
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
2012/10/13 Projeto Avós e Netos
Casa de Portugal em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2012/05/07 Utopías y distopías en la narrativa contemporánea africana Seminário Preparatório do FESTLATINO
Centro Cultural de Espanha (Montevideu, Uruguai)
2011/11/14 Bom dia, camaradas de Ondjaki: a leitura da obra literária na aula de português língua estrangeira. Percursos didáticos II Jornadas- Descobrindo Culturas em Português
Universidad Nacional de Cordoba (Córdoba, Argentina)
2011/11/09 La transferencia en el aprendizaje del portugués lengua extranjera
Universidad de la República (Montevideu, Uruguai)
2011/10/09 A transferência na aprendizagem de português língua estrangeira. Estudo de caso
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2010/10/10 Desenvolver a competência de produção oral. O caso da dêixis e dos actos ilocutórios
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2010/10/08 El lugar de la gramática en la enseñanza de la lengua materna y las lenguas extranjeras (painel) Tercer Foro de Lenguas de ANEP
Instituto de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores em Montevideu (Montevideu, Uruguai)
2010/06/02 A gramática do texto na aula de PLE: bases teóricas e práticas para o desenvolvimento da competência de produção escrita
Instituto Superior em Línguas Vivas Juan Ramón Fernández (Buenos Aires, Argentina)
2009/06/06 La traducción: el panorama portugués I Encuentro Internacional de Traductores en Lenguas Occidentales y Orientales
Academia Peruana de Traducción (Lima, Peru)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/09/08 - 2023/12/08 Consultora - especialista de português do Instituto Nacional de Avaliação Educativa do Uruguai. Projeto: responsável pela revisão científico-linguística das provas de português de Certificação da Formação Docente do Uruguai. DocenteAcreditado. Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Uruguai
2023 - 2023 Especialista avaliadora de projetos de iniciação à investigação da Comisión Sectorial de Investigación de la Universidad de la República. Universidad de la República Comisión Sectorial de Investigación, Uruguai

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09/16 - 2025/02/15 Conversação I Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/16 - 2025/02/15 Conversação Curso não conferente de grau (Outros) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/16 - 2025/01/24 Técnicas de Expressão Escrita Licenciatura em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/09 - 2024/09/20 Curso Intensivo de Português A1.1. Cursos livres de língua (Outros) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2024/03/06 - 2024/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2024/07/01 - 2024/07/05 El portugués uruguayo como territorio de exploración didáctica en lenguas y en artes. Curso de educação permanente (Outros) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2023/08/01 - 2023/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2023/03/01 - 2023/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2022/08/01 - 2022/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2022/03/01 - 2022/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2021/08/01 - 2021/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2021/03/01 - 2021/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2021/03/01 - 2021/07/07 Temas de gramática do português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2020/08/01 - 2020/12/22 Compreensão leitora em português orientada ao direito 2 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2020/03/01 - 2020/07/31 Compreensão leitora em português -orientada ao direito 1 Licenciaturas em Direito e em Notariado (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Derecho, Uruguai
2020/01/01 - 2020/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2019/03/01 - 2019/07/07 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2018/03/01 - 2018/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2017/03/01 - 2017/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2015/03/01 - 2015/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2014/03/01 - 2014/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2013/03/01 - 2013/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2012/03/01 - 2012/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2011/03/01 - 2011/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2010/09/24 - 2010/09/25 Variedades do Português – A Língua Portuguesa: Unidade e Diversidade (Outros) Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina
2010/03/01 - 2010/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2009/10/16 - 2009/10/17 Curso intensivo de formação de professores de português língua estrangeira “Como abordar a gramática na aula de PLE?” Curso de Atualização de Professores de PLE (Outros) Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg, Argentina
2009/03/01 - 2009/07/08 Português III (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2009/03/01 - 2009/07/06 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2008/03/01 - 2008/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - Opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai
2008/03/13 - 2008/03/15 Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras (Outros) Academia Dante Alliguieri, Costa Rica
2008/03/10 - 2008/03/12 Taller de Mejoramiento de Didáctica de Lenguas Extranjeras (Outros) Universidad de San Carlos de Guatemala, Guatemala
2007/03/01 - 2007/07/08 Morfossintaxe do Português Licenciatura em Linguística - opção docência do português (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidad de la Republica Uruguay Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/07 - Atual LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora integrada doutorada
2023/05 - 2024/07 LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora colaboradora doutorada
2021 - 2023 LabELing - Laboratório de Educação às Línguas é uma estutura do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. A sua missão assenta numa perspetiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para uma literacia plurilingue e intercultural que conduza a práticas comunicativas potenciadoras de identidades mais solidárias e plurais. Membro e investigadora integrada não doutorada
2018 - 2020 LALE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras), estrutura de investigação, formação e intervenção do CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia para a Formação de Formadores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Membro e investigadora integrada não doutorada

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/28 - 2023/07/28 Arguente das provas públicas de defesa de projeto de doutoramento de LUÍS DANTAS no âmbito do Programa Doutoral em Educação. Título: Correntes do encontro: percursos multimodais através da paisagem linguística da cidade de Aveiro. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2021 Nomeada para a categoria de “Melhor comunicação” - V ENJIE: Investigação em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal