???global.info.a_carregar???
Anna Carolina Boechat completed her PhD in Strategic Communication with the highest grade at University NOVA of Lisbon, and has worked as an Assistant Professor at prestigious Portuguese institutions such as IADE, University NOVA of Lisbon, Lusíada University of Lisbon, and the Portuguese Catholic University. She is also Marketing & Communication Scientific and Pedagogical Coordinator at IADE, Academic Supervisor, and participates in national and international scientific events as a speaker/conferencist. She develops Business Consulting projects in the areas of Marketing and Strategic Communication and is specialized in the following topics: Marketing, Strategic Marketing, Sports Marketing, Advertising, Communication, Strategic Communication, Project Management, Consumer Psychology, Market Research, Brand Management, and Corporate Social Responsibility. As an Integrated Researcher at UNIDCOM/IADE, Anna Carolina Boechat has been developing projects and publications in the areas of Strategic Communication, Marketing, Brands, Consumer Behavior, Corporate Social Responsibility, Sustainability, and Metaverse. Complementing the academic spectrum, she has over 10 years of exclusive professional experience in Marketing and Communication, having contributed to companies in different markets, assuming various roles over time.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anna Carolina Boechat

Nomes de citação

  • Boechat, Anna Carolina

Identificadores de autor

Ciência ID
851F-C7B6-1392
ORCID iD
0000-0002-9252-6602

Endereços de correio eletrónico

  • anna.boechat@universidadeeuropeia.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Estratégica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2015
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Comunicação Estratégica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Gestão de imagem e inteligência competitiva em mercados concorrenciais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2021/08/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/02/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2020/02/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2020/02/01 - 2020/08/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Scientific & Pedagogical Coordinator for Marketing and Communication areas Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2023/09/01 - Atual Bachelor Coordinator (Communication Sciences) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2021/09/01 - 2023/08/01 Bachelor Coordinator Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Boechat, Anna Carolina. "Mind Map as a Creative Tool in the Advertising Context: A Teaching Methodology". Trabalho apresentado em Conference EDULearn 2023 - 15th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
  2. Anna Carolina Boechat; Nuno Baptista. "MIND MAP AS A CREATIVE TOOL IN THE ADVERTISING CONTEXT: A TEACHING METHODOLOGY". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0932
Artigo em revista
  1. Ana Margarida Barreto; Nuno Correia de Brito; Anna Carolina Boechat; Luís Oliveira Martins; Fernando Martins. "Why don’t we consume energy more efficiently? a Lisbon Parish council case study". Frontiers in Energy Efficiency 1 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fenef.2023.1250795.
    10.3389/fenef.2023.1250795
  2. Anna Carolina Boechat. "The impact of corporate social responsibility on brand loyalty and brand attachment : an analysis of the Portuguese brand Delta cafés". Universidade Lusíada (2022): http://hdl.handle.net/11067/6321.
    10.34628/YS2P-EE30
  3. Boechat, Anna Caroliona; Barreto, Ana Margarida. "Uma reflexão conceptual sobre a Responsabilidade Social Corporativa e a sua relação com a Comunicação Estratégica". (2018): http://hdl.handle.net/10362/59122.
    https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_2
Capítulo de livro
  1. Michael Nobre Martins; Nuno Baptista; Anna Carolina Boechat. "Consumerism and Blockchain Technology". In The Application of Technology to Improve Market Equalization. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1.ch015
  2. Martins, M.; Baptista, N.; Boechat, Anna Carolina. "Consumerism and blockchain technology: The application of technology to improve market equalization". In Confronting Security and Privacy Challenges in Digital Marketing. Hershey, Estados Unidos: IGI, 2023.
    Publicado
  3. Baptista, N.; Boechat, Anna Carolina. "O Marketing social no contexto da intervenção social". In Planeamento da Intervenção Social ¿ Conceção, Ação e Avaliação, editado por Casquilho-Martins, Inês; J. Fialho. Portugal: Edições Sílabo, 2023.
    No prelo
  4. Torgal, M.; Boechat, Anna Carolina; Baptista, N.. "When Sustainability Goes Wrong: A Critical Perspective about Consumer Behavior, Greenwashing, and its Impact on Sustainability". In Effective Digital Marketing for Improving Society Behavior Toward DEI and SDGs. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    No prelo
  5. Anna Carolina Boechat; Nuno Baptista; Mariana dos Reis Torgal. "When Sustainability Goes Wrong". In A Critical Perspective About Consumer Behaviour, Greenwashing, and its Impact on Sustainability. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8984-0.ch013
  6. Boechat, Anna Carolina; Morais, João; Moura, Andreia; Barreto, Ana Margarida. "The impact of corporate social responsibility on brand loyalty and brand attachment : an analysis of the Portuguese brand Delta cafés". 2022.
    https://doi.org/10.34628/ys2p-ee30
Edição de livro
  1. Rosário, Albérico; Boechat, Anna Carolina. Impact of Digitalization on Communication Dynamics. IGI Global. 2025.
    Em revisão • Editor
  2. Confronting Security and Privacy Challenges in Digital Marketing. {IGI. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1
Entrada de dicionário
  1. Negre, Y.; Boechat, Anna Carolina; Ricarte, Élmano. "Metaverso". In Dicionário de Comunicação Organizacional, 2024. https://revistagalo.com.br/selo-bo/dic-com-org/book.pdf.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Kubetzek, Paula. "The impact of brand activism on brand equity among Generation Z consumers". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.14/40083.
  2. Guerreiro, João Fernandes, 1991-. "Marketing digital : estratégias para impulsionamento comercial das organizações". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/11067/6490.
  3. Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves. "Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/107817.
  4. Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves. "Gestão de Imagem e Inteligência Competitiva em Mercados Concorrenciais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10362/15432.

Outros

Outra produção
  1. Educational Content - Universidade Europeia Online (Communication Sciences Bachelor). Curricular Unit: Strategic Communication Educational Content - Theoretical (3.500 words) and practical content 14 theoretical lessons + 7 practical exercises. 2023. Boechat, Anna Carolina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/05 Mind Map as a Creative Tool in the Advertising Context: A Teaching Methodology Conference EDULearn 2023 - 15th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED - International Academy of Technology, Education and Development
2023/05/10 Big Tech’s Corporate Social Responsibility and Greenwashing Conference ‘BIGTECHCon - “O ativismo pró-consumidor e o anti-consumo em contextos de poder de mercado significativo por parte das grandes empresas tecnológicas”
Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2023/04/26 Sustainability under a Green Marketing and a Green Branding perspective • Seminar ‘European Talk Hub – A economia comportamental e os facilitadores da sustentabilidade’
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
2022/05/17 Metaverse and the future of Marketing Open Class
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/12/10 CSR, Marketing, and Covid-19: current contexts and outlook for the future Open Class
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/12/07 - Atual Does Gen Z Trust in Instagram Fashion Influencers? – An Analysis of the Portuguese Context
Orientador
Communication Studies (Communication, Marketing & Advertising) (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/12/05 - Atual The art of plating: Examining the influence of food presentation on brand experience
Orientador
Communication Studies (Communication, Marketing & Advertising (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2024/09/30 Supervisor of 19 Master Thesis in development
Orientador
Marketing & Communication
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2024/01/18 - 2024/01/18 O impacto da sustentabilidade da ‘The Body Shop’ na reputação, intenção de compra, qualidade percebida e lealdade à marca
Orientador de Mariana Oliveira Gonçalves dos Reis Torgal
Communication, Marketing and Advertising (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2024 - 2024 O impacto da Sustentabilidade da ‘The Body Shop’ na reputação, intenção de compra, qualidade percebida e lealdade à marca
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2023/07/30 Supervisor of 75 Internship Reports - Marketing Bachelor
Orientador
Marketing (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Marketing digital : estratégias para impulsionamento comercial das organizações
Orientador
Gestão (Mestrado)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05 - Atual Lusíada Open Day 2023 (2023/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2024/03/13 - 2024/03/13 Mkt&Com Talks - Leadership 3.0 - gestão de equipas e de vendas na era digital (2024/03/13 - 2024/03/13)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2023/12/12 - 2023/12/12 Mkt&Com Talks - Celebrity Branding (Organization & Speaker) (2023/12/12 - 2023/12/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2023/06/01 - 2023/06/01 The importance of social media in the tourism sector (2023/06/01 - 2023/06/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/01 - Atual • Marketing Experience – Antigos alunos: Um testemunho” Role: Organizer & Moderator
Simpósio
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2024/03/11 - 2024/03/11 Special Lecture - Metaverse and Maketing (Hogeschool van Amsterdam | Amsterdam University of Applied Sciences)
Outro
COIL Lecture
Hogeschool van Amsterdam, Países Baixos
2024/02/17 - 2024/02/19 10th International Paris Congress on Social Sciences and Humanities
Conferência
EXPLORING COOPETITION AS A STRATEGY FOR SMALL AND MEDIUM SIZE COMPANIES (Baptista et al.)
Ankara Bilim Üniversitesi, Turquia
2024/02/17 - 2024/02/17 10th International Paris Congress on Social Sciences and Humanities
Conferência
A SOCIAL CAPITAL APPROACH TO STUDY COOPETITION INVOLVING SMES (Baptista et al.)
Ankara Bilim Üniversitesi, Turquia
2023/12/26 - 2023/12/26 Scientific Conference 9th ANKARA INTERNATIONAL CONGRESS ON SCIENTIFIC RESEARCH
Conferência
INCLUSIVE FUTURES: EMPLOYER BRANDING TO PROMOTE THE EMPLOYABILITY OF WORKERS WITH DOWN SYNDROME
2023/07/15 - 2023/07/15 VIII-INTERNATIONAL EUROPEAN CONFERENCE ON INTERDISCIPLINARY SCIENTIFIC RESEARCH
Conferência
CONSUMER ACTIVISM AND ANTI-CONSUMPTION OF GENERATION Z CONSUMERS IN A CONTEXT OF SIGNIFICANT MARKET POWER BY BIG-TECH COMPANIES
2023/07/15 - 2023/07/15 Moderator - VIII-INTERNATIONAL EUROPEAN CONFERENCE ON INTERDISCIPLINARY SCIENTIFIC RESEARCH
Conferência
• VIII-INTERNATIONAL EUROPEAN CONFERENCE ON INTERDISCIPLINARY SCIENTIFIC RESEARCH
2023/07/10 - 2023/07/10 AN ANALYSIS OF SOCIAL CAPITAL IN ONLINE FORUMS IN WHICH USERS ARE SUBJECT TO TREATMENT UNCERTAINTY
2023/05/24 - 2023/05/24 Seminar “Master Thesis Development” Role: Keynote Speaker (“How to prepare an attractive and efficient presentation”)
Seminário
Seminar “Master Thesis Development”
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2022/10/14 - 2022/10/15 Lecture, COIL Project, and Research Activities with Universidad CEU San Pablo, Spain
Outro
Marketing Trends
Universidad CEU San Pablo, Espanha
2022/05/13 - 2022/05/13 Presentation of the article "The impact of Corporate Social Responsibility on brand loyalty and brand attachment: an analysis of the Portuguese brand Delta Cafés"
Oficina (workshop)
1st International Workshop on Marketing
Fundação Minerva, Portugal

Universidade Lusíada Porto, Portugal
2022/03/29 - 2022/04/01 International Lecturer - Pázmány Catholic University
Oficina (workshop)
Marketing Trends + CSR Workshop
Pázmány Péter Katolikus Egyetem, Hungria

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/01 El uso de bloqueadores de anuncios y la respuesta a los anti-bloqueadores desde la perspectiva de los usuarios
Arguente principal
Gloria Aznar Fdez-Montesinos (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
2024/01/15 TRANSFORMING HEALTHCARE THROUGH PERSONALIZATION – THE POWER OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN PRECISION MEDICINE
Arguente principal
Leandra Sicking (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA School of Business and Economics, Portugal
2024/01/15 The Human Element of New Work - a multidimensional study on the sustainable implementation of new work dynamics in organizations
Arguente principal
Lea Allegra Koenig (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA School of Business and Economics, Portugal
2024/01/15 Transforming Service Industry Rewards in the Cashless Era: Exploring 'BetterTip' as a Digital Tipping Solution through the Lens of Disciplined Entrepreneurship
Arguente principal
Moritz Paul Hinnerk Geschke (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA School of Business and Economics, Portugal
2024/01/03 Publicidade com um propósito social: contributos para compreender o impacto do social advertising no comportamento do consumidor
Arguente principal
Alexandra Pinho Silva (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2021/12/10 Impacto de anúncios com apelo emocional no engagement em social media
Arguente
Rafaela Lobato da Silva Lopes (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/05/13 - Atual 1st International Workshop on Marketing Universidade Lusíada de Lisboa / COMEGI

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/05/30 - 2023/05/30 Seminar “Master Thesis Development” – Dissertation Day
Avaliador
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/01 - Atual Marketing Sports (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2022/09 - Atual Market Research (Licenciatura)
2024/03/01 - 2024/04/30 Storytelling and Creative Content Communication & Marketing 5.0 (Pós-Graduação) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2023/11/14 - 2023/11/21 Marketing for Sustainability and Social Causes workshop - TISE Program (NOVA FCSH and University for Continuing Education Krems (Danube University Krems), Austria) Marketing for Sustainability and Social Causes (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/10/01 - 2022/06/30 Communication Theories (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
2021/10/01 - 2022/02/01 Strategic Marketing Communication Science (Master) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/10/01 - 2022/02/01 Marketing Estratégico Ciências da Comunicação (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/01 Advertising & Markets - Complements Gestão (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/01 Consumer Psychology Gestão (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/01 Project Management - Communication Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/01 Marketing & Advertising Communication Sciences (Bachelor) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020/02/01 - 2021/07/01 Brand Management Gestão (Mestrado integrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2019/09/01 - 2020/02/01 Marketing Comunicação Estratégica (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03/25 - 2024/03/25 Data-Driven Marketing for Strategic Success IGI Global
2024/03/24 - 2024/03/24 Global Perspectives on Social Media Influencers and Strategic Business Communication IGI Global
2024/02/10 - 2024/02/11 Global Perspectives on Social Media Influencers and Strategic Business Communication (9798369309124) IGI Global
2024/02/01 - 2024/02/02 Global Perspectives on Social Media Influencers and Strategic Business Communication (9798369309124 ) IGI Global
2023/11/01 - 2023/11/02 Journal of Advertising Education SAGE Publications

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/05 - Atual Creative Challenge CERELAC by IADE Bachelor Students
Distinções

Prémio

2022 2nd Place - Pearson-Praxar Business Simulation (European Competition)

Outra distinção

2020 Maximum Evaluation - PhD
Universidade Nova de Lisboa, Portugal