Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Phil Lopes
 
Nomes de citação
- Lopes, Phil
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - 8018-E267-2165
 - ORCID iD
 - 0000-0002-9567-5806
 
Endereços de correio eletrónico
- phil.lopes@ulusofona.pt (Profissional)
 
Websites
- http://phil-lopes.com (Pessoal)
 - https://scholar.google.com/citations?user=VjbpJCEAAAAJ&hl=en (Académico)
 
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
 - Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
 - Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
 
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês (Idioma materno) | |||||
| Português (Idioma materno) | |||||
| Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2017/12/04 
                                 Concluído 
                               | 
                              Artificial Intelligence in Digital Games (Doctor of Philosophy)
                                  University of Malta, Malta 
                                 "Generating Multifaceted Content in Games: A study on Levels and Sound" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/07/01 
                                 Concluído 
                               | 
                              Engenharia Informática (Mestrado)
                                  Especialização em Intelligencia Artificial 
                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2010/07/01 
                                 Concluído 
                               | 
                              Engenharia Informática (Licenciatura)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal 
                               | 
                              
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2019/01/01 - 2020/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça | 
| École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça | ||
| 2017/04/01 - 2018/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça | 
| Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça | ||
| 2013/10/30 - 2016/12/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | University of Malta, Malta | 
| University of Malta, Malta | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/07/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal | 
| Universidade Lusófona, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/01/20 - Atual | Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments: youth imagining, creating and exchanging cultural
                                 values and heritage through game-making
                                 
                                  Investigador
                                     
                              Horizon Europe, Bélgica 
                                  | 
                              
                                  Em curso 
                               | 
                           
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/01/03 - 2024/01/02 | PlayersAll: media agency and empowerment<br>
                                  EXPL/COM-OUT/0882/2021 
                                 Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Poster em conferência | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2024/01/01 - Atual | Evaluating the CineDESK - The new age of teaching movie-making
                                  Orientador 
                               | 
                              Cinematography, Human-Computer Interaction, Learning Technologies (Doutoramento)
                                  Zürcher Hochschule der Künste, Suiça 
                              Universidade Lusófona, Portugal  | 
                           
| 2023/09/01 - Atual | New Wave of Horror - Analyzing the Evolution of Horror Games in the Contemporary World
                                  Orientador 
                               | 
                              Game Studies, Humanities, Game Design (Doutoramento)
                                  Universidade Lusófona, Portugal 
                               | 
                           
| 2022/04/01 - Atual | Player Profiling in Tabletop Roleplaying Games
                                  Orientador 
                               | 
                              Machine Learning, Game Design and Boardgames (Doutoramento)
                                  Universidade Lusófona, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/09/01 - Atual | Virtual Reality project: Exploring interaction and movement and its impact on emotional intensity
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências Biomédicas (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                              Universidade Lusófona, Portugal  | 
                           
| 2021/09/01 - 2022/06/09 | Development of a statistical model for dynamic difficulty adjustment of a VR game for upper-limb rehabilitation
                                  Orientador 
                               | 
                              Ciências Biomédicas (Mestrado)
                                  Universidade Nova de Lisboa, Portugal 
                              Universidade Lusófona, Portugal  | 
                           
| 2021/09/16 - 2022/06/03 | Behind the Door: Exploring Horror VR Game Interaction and its Influence on Anxiety
                                  Orientador 
                               | 
                              Affective Computing, Biomedical Analysis, HCI (Mestrado)
                                  Universidade Lusófona, Portugal 
                              Universidade Nova de Lisboa, Portugal  | 
                           
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/05/06 - 2024/05/06 | AI in Games is an Event Organised by the Masters in AI for Games @ Lusófona University, and in collaboration with Game Design
                                 and Playful Media and REPLAY Master Courses.
                                 The event brings together industry, academics, students and enthusiasts alike to reflect on the current landscape of artificial
                                 intelligence in the field of digital games. This event looks at the current trends, including topics such as Procedural Content
                                 Generation, NPC Behaviours, LLMs for Interactive Narratives, Player Profiling, Automatic QA testing and Mixed-Initiative Tools. (2024/05/06 - 2024/05/06)
                                  Simpósio (Coorganizador) 
                               | 
                              Universidade Lusófona, Portugal | 
| 2021/10/01 - 2023/04/20 | Phil Lopes is the General Chair of the Internacional Conference on the Foundation of Digital Games, which will take place
                                 in April 2023, in Lisbon, Portugal. (2022/12/31 - 2023/04/16)
                                  Conferência (Presidente da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Universidade Lusófona, Portugal | 
| 2019/10/01 - 2020/09/20 | Proceedings Chair at the IEEE Foundations of Digital Games 2020 (2020/09/15 - 2020/09/18)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              IEEE, Estados Unidos | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/09/01 - Atual | Director of the M.Sc. in Artificial Intelligence for Games | Artificial Intelligence for Games (Mestrado) | Universidade Lusófona, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017/07/01 - 2019/07/01 | Organization Assistant for Conference and Journal matters
                                  Membro 
                               | 
                              Association for the Advancement of Affective Computing, Reino Unido | 
Distinções
            Prémio
| 2024 | The 2024 IEEE Transactions on Games Outstanding Paper Award for the Paper "Impact of visual and sound orchestration on physiological
                                 arousal and tension in a horror game"
                                  IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos 
                               | 
                           
| 2024 | The 2024 IEEE Transactions on Games Best Reviewer Award
                                  IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos 
                               | 
                           
