???global.info.a_carregar???
He has a degree in Basic Education - 1st Cycle of Basic Education; a Master's degree in Educational Sciences - Specialisation in Special Education. He has a PhD in Teacher Training and Supervision from the Institute of Education at the University of Lisbon. He works as coordinator of a specialised support team and special education teacher at Colégio Pedro Arrupe. He is also a guest lecturer at the Higher Institute of Education and Sciences (ISEC) in the Postgraduate Programme in Special Education: Cognitive-Motor Domain and at the Lusófona University in the Master's Degree in Educational Sciences: Special Education. In November 2024, I started as a collaborating researcher at CeiED and a researcher at ReLeCo - Public Policy and Governance in Education, CeiED, at Universidade Lusófona.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nelson David Ferreira Santos
Data de nascimento
1982/10/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Santos, Nelson

Identificadores de autor

Ciência ID
8018-ADBC-7A22
ORCID iD
0000-0002-1610-2955

Endereços de correio eletrónico

  • neldav25@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/07/01
Concluído
Education (Doutoramento)
Especialização em Teacher Training and Supervision
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico para atender à Educação Inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2009 - 2012
Concluído
Master's in Educational Sciences - Special Education (Educational Sciences) (Mestrado)
Especialização em Special Education
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
"Perceção dos encarregados de educação, de uma escola do 1º ciclo do ensino básico, do Concelho de Sintra, relativamente à perturbação de hiperatividade e défice de atenção: estudo exploratório" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2003 - 2007
Concluído
Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura)
Especialização em Degree in Primary School Teachers
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Ensino Lusófona, Portugal
Ensino Lusófona, Portugal
2019 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Special Education Teacher and Coordinator of the Specialised Intervention Project Colégio Pedro Arrupe, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual 4StuDi Project
KA201-9D53421F
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2022 - 2023 ‘Transformative Learning Communities for Educational Inclusion (CATIE)’
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Daniela Semião; Maria João Mogarro; Filipe Brás Pinto; Maria José D. Martins; Nelson Santos; Otilia Sousa; Amélia Marchão; et al. "Teachers’ Perspectives on Students’ Cultural Diversity: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13121215.
    10.3390/educsci13121215
  2. Santos, Nelson; Mogarro, M. J.. "Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico para a Educação Inclusiva: Como percecionam os professores as suas práticas?". Revista Educação Especial em Debate 8 16 (2023): 05-17. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41759/28836.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Santos, Nelson; Mogarro, Maria João. Autor correspondente: Santos, Nelson. "Se queremos práticas inclusivas poderemos continuar a conceptualizar a diferenciação pedagógica como medida?". Revista COCAR 16 (2023): 1-17. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5815.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Santos, Nelson; Mogarro, M. J.. Autor correspondente: Santos, Nelson. "A Falta de Professores em Portugal: Um Desafio Inesperado?". In EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: TENSÕES E POSSIBILIDADES, 85-98. Brasil: Editora SCHREIBEN, 2024.
    Publicado
  2. Santos, Nelson. "Teremos uma escola inclusiva sem o trabalho especializado dos professores de educação especial?". In Educação Inclusiva – Um direito Inegociável. Lisboa, Portugal: ISEC Lisboa, 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico para atender à Educação Inclusiva". Doutoramento, 2024. https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10400.5/96292.
  2. Santos, Nelson David Ferreira. "Perceção dos encarregados de educação, de uma escola do 1º ciclo do ensino básico, do Concelho de Sintra, relativamente à perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estudo exploratório". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/18006.